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Bucha da coroa

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Mensagem  Bruno dafra Sex Jul 17, 2009 10:37 am

galera andao soltando que a bucha da coroa da da kansas e iagua da titan 99..nao tem nada a haver a bucha da coroa da tit99 e bem menor que a da kansas. Twisted Evil

Bruno dafra
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Mensagem  Vicentini Sex Jul 17, 2009 11:54 am

Bruno dafra escreveu:galera andao soltando que a bucha da coroa da da kansas e iagua da titan 99..nao tem nada a haver a bucha da coroa da tit99 e bem menor que a da kansas. Twisted Evil

Sabe qual é similar para efetuar a troca?
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Mensagem  jeff Sáb Jun 11, 2011 8:55 am

Bom, preciso relatar um problema sério que pode acarretar um risco grave em relação às buchas da coroa, e talvez este tópico possa informar a todos.

Há uma discussão bem evoluída sobre uma bucha de coroa alternativa para as kansas lá naquele fórum, e a bucha que pode ser usada aparentemente (há dúvidas sobre a durabilidade) seria a da NX 150 instalada dentro da camisa de aço da bucha original (sem removê-la do cubo da roda).

Mas o motivo de minha postagem é o seguinte:

O risco de andar com buchas desgastadas é fazer a corrente pular fora da coroa, o que pode causar um tombo inescapável (não dá tempo de fazer nada). Tive a sorte de a corrente pular fora e encavalar sobre os dentes, causando um ruído anormal. Ruído anormal nunca é boa coisa, tem de parar e conferir bem. Continuar a rodar só irá piorar a situação, e pode ter consequências extremas.

Parei imediatamente, verifiquei o problema e reajustei a corrente. Estranhei, porque a corrente não estava com folga excessiva, a roda estava bem apertada, e mesmo assim a corrente pulou fora sem motivo aparente. A relação tem apenas 5 mil km e estava bem lubrificada.

O ajuste permitiu voltar para casa, distância de 30 km, mas a corrente encavalou novamente na rua de casa. Reajustei tudo e percebi que a corrente apresentava um ponto que abraçava a coroa de maneira diferente, mal se encaixando ao redor dela. Colocada para girar no cavalete, em marcha lenta, saltou fora novamente. Impossível sair com a moto nessas condições, tive de chamar resgate.

Diagnóstico: a corrente foi danificada (corrente torcida) por causa das buchas da coroa detonadas, que permitiram que ela encavalasse. Acontece somente com as dafra? Não, segundo o rapaz da oficina, isso é muito comum com todas as motos. Por que? "Ah, desgaste normal das buchas."

Não concordo. Na minha moto, as buchas originais foram trocadas por outras originais há cerca de 2 meses. Daquela vez morri com 104 reais na brincadeira, somente em buchas, um absurdo, mas tinha a garantia de usar peças originais.

Meu primeiro pensamento foi que essas buchas originais não valem nada.

Meu segundo pensamento é que elas foram danificadas por sobrecarga. Andei rodando bastante com a moto muito pesada... mas elas não poderiam ter se danificado em tão pouco tempo, a menos que fossem de muito má qualidade.

Aí o meu terceiro pensamento foi a lembrança daquelas duas vezes que tentei sair com a moto sem lembrar de tirar o cadeado da roda traseira...

As buchas não são feitas para aguentar isso, de forma alguma. A roda travada danificou as buchas, o que fez a coroa oscilar e a corrente saltar fora depois de algumas centenas de km.

Corrente torcida não tem recuperação. E não se deve trocar apenas a corrente, por segurança é necessário trocar também o pinhão e a coroa. Prejuízo grande, mas poderia ter sido muito maior.

Portanto, fica a lição: cadeado é uma solução barata que pode causar muito prejuízo. Se eu tivesse caído por conta do problema que ocorreu nas buchas, poderia ter morrido.

Qualquer coisa que se faça em uma moto acarreta riscos. Mesmo coisas simples e aparentemente inócuas, como usar uma trava.

Um abraço,

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Mensagem  renegado Sáb Jun 11, 2011 3:09 pm

jeff. to tendo um problema que ainda não consegui descobrir oq pode ta ocasionando! troquei as buchas e coloquei as originais, mas dia 09/06/2011 os quatro parafusos da coroa cisalharam de uma so vez me deixando na mão! hoje coloquei os novos mas a corrente pulava da coroa toda hora! meu kit é original, trocado a um més junto tinha trocado as buchas! ajustei a corrente até o talo p chegar em casa mas to muito preocupado! agora vou ajustar o real novamente e depois digo o q pode ser!
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Mensagem  jeff Sáb Jun 11, 2011 3:18 pm

Renegado, foi mais ou menos isso que aconteceu comigo.

Depois que a corrente encavala, um trecho dela fica alongado e não casa mais com a coroa, e toda vez que esse trecho passa por ela a corrente ameaça saltar fora, e volta e meia ela consegue.

O que deve ter acontecido no seu caso é que o cisalhamento dos parafusos deu um tranco na corrente (ou vice-versa), e aí a corrente já era. Basta uma travada dessas para inutilizá-la...

Não arrisque não, nossas vidas valem mais que esses 200 reais do custo da relação e buchas novas.

Um abraço,

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Mensagem  renegado Sáb Jun 11, 2011 3:26 pm

verdade ! to encostando ela para fazer uma geral em agosto to utilizando bem pouco pois a empresa que eu trabalho alem de me pegar em casa me leva ao meu curso a tarde! vou pintar e fazer uma revisão geral trocarei essas peças por desencargo de consciência! logo nos últimos meses desse ano farei o mais difícil negocio p mim! venderei ela p comprar uma maior! se algum capixaba tiver interesse ja pode ir falando que ja começamos a negociar! rsrsrsrs
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Mensagem  Ailton e Karina Qua Jun 15, 2011 8:20 pm

comprei as buchas de silicone da titan.... será que dá certo?quero ter uma certeza porque se eu remover as buchas e se não for essas ai lasca tudo.


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Mensagem  xazinho Qui Jun 16, 2011 11:18 am

Se for a da titan 99 serve certinho.Eu ja coloquei.
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Mensagem  marisco Qui Jun 16, 2011 2:25 pm

Escolha uma moto com transmissão á eixo e terás todos os problemas de bucha resolvidos.
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Mensagem  will_santana Qui Jun 16, 2011 2:29 pm

Ailton e Karina escreveu:comprei as buchas de silicone da titan.... será que dá certo?quero ter uma certeza porque se eu remover as buchas e se não for essas ai lasca tudo.



se estah falalando da kansas, NÃO, ELAS NÃO SERVEM
jah foi discutido no topico citado pelo jeff e verificado na prática

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Mensagem  L340 Sex Jun 17, 2011 9:14 pm

Buchas de CG?
Está aí o faça você mesmo e o resultado:
Adaptação
https://dafra.forumeiros.com/t533p330-pecas-genericas-da-kansas#50867
O sonho acabou:
https://dafra.forumeiros.com/t533p360-pecas-genericas-da-kansas#51194
O que está levando:
Até agora, bucha de Nylon da Strada.
Mas já está abrindo o bico.
Teve um doido que adaptou as de FIAT Uno, mas não sei se ainda está de boa.
Por enquanto estamos na mão de peça original.
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Mensagem  Cassius Seg Jun 20, 2011 3:45 pm

Ae, a minha coroa tá estalando e a impressão que tenho quando coloco a moto no cavalete central e deixo em marcha lenta é que a qualquer momento a corrente vai saltar, prender, agarrar ou quebrar, sei lá, e uns estalos altos e frequentes... o mecânico da autorizada que eu deixei para fazer a revisão dos 3000 disse que é normal, mas ainda não está na hora de trocar, mas honestamente a impressão é que tem algo errado...
Como ter certeza que a folga existente é normal ou já é algo absurdo? não tenho essa noção do aceitável...
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Mensagem  will_santana Seg Jun 20, 2011 4:05 pm

troquei finalmente as buchas (pelas originais)

mas vou fazer um topico soh sobre a saga com banguela nos ultimos meses e conto tudo

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Mensagem  Dom Luiz Seg Jun 20, 2011 5:11 pm

Cassius,

Se você acelerar um pouquinho, pára de fazer o barulho?

Considere se não é o barulho devido à velocidade inconstante do motor quando está em lenta -- o barulho, neste caso, é da roda tentando girar mais rápido que o motor em uma hora e o motor tentando girar mais rápido que a roda em outra... aí você escuta o barulho das engrenagens lutando umas com as outras e da corrente lutando para manter a sincronia entre pinhão e coroa ...

Se for este o caso, o barulho não deve acontecer se você acelerar um pouco mais (ouvindo que o motor está em marcha constante) e nem deve acontecer quando você anda ou gira a roda com a mão em ponto morto.

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Mensagem  Cassius Ter Jun 21, 2011 7:24 am

Vou fazer o teste antes de tirar a moto da cc, mas se eu não estou enganado é só quando coloco em marcha lenta no cavalete central, não lembro de ter ouvido com ela andando (mas também não fiquei prestando atenção) e lembro bem de ter girado a roda em ponto morto mas não vi a corrente tentando pular.
Espero que seja isso. Já não tenho mais saco para brigar com a Dafra por conta da má vontade das oficinas.
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Mensagem  will_santana Ter Jun 21, 2011 7:13 pm

folga na coroa basta pegar ela e sacudir lateralmente como s fosse tirar. se ela se mover QUALQUER coisa, tem folga
já a causa da folga... dá uma olhada no tópico que eu criei sobre a novela com a banguela (a rima continua) que falo bastante sobre isso)

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Mensagem  Cassius Sáb Jun 25, 2011 1:14 pm

Só hoje peguei a criança na creche e o mecânico falou que colocou arruelas para tirar a folga. ele pegou e sacudiu a coroa de forma que quase derruba a moto e não mexeu nem um pouco.
E a corrente ainda nao ví dar aqueles saltos malucos.
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Mensagem  rodrigostaley Ter Nov 01, 2011 8:55 am

Qual a melhor bucha da coroa para a Dafra Speed? São as de nylon??
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Mensagem  Dan Floripa Ter Nov 01, 2011 9:45 am

rodrigostayle escreveu:Qual a melhor bucha da coroa para a Dafra Speed? São as de nylon??



Oi Rodrigo!

Use as da CG as de metal/borracha, são muito superiores e menos danosas ao cubo do que as de nylon.

Abraço!

Dan.
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Mensagem  jeff Ter Nov 01, 2011 3:30 pm

as buchas de nylon que instalei na kansas há bem poucos km já estão com folga, foram elas que quase me derrubaram...

reprovadas no teste.

um abraço,

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Mensagem  L340 Ter Nov 01, 2011 3:48 pm

Nossa, as ainda estão firmes, será que é pela diferença de qualidade do nylon ou pela diferença do pneu.
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Mensagem  jeff Ter Nov 01, 2011 4:05 pm

Vinicius,

Aposto no pneu.

E aproveitando, por favor, coloque uma observação na lista de peças genéricas: as sapatas de freio Fabreck me derrubaram numa freada de emergência em pista molhada.

Tenho certeza de que eu não teria caído com as sapatas originais.

Um abraço,

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Mensagem  Convidad Ter Nov 01, 2011 4:44 pm

jeff escreveu:Vinicius,

Aposto no pneu.

E aproveitando, por favor, coloque uma observação na lista de peças genéricas: as sapatas de freio Fabreck me derrubaram numa freada de emergência em pista molhada.

Tenho certeza de que eu não teria caído com as sapatas originais.

Um abraço,

Jeff

Opa,

Será que não foi "aquela peça entre o tanque e o guidão"???

kkkkk

Que bom que a nova pochete serviu muito bem nesse exato momento... E você tinha xingado ela uns quilômetros antes hein... Ela se ofendeu e te mostrou seu real valor.


Abraço,

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Mensagem  jeff Ter Nov 01, 2011 5:10 pm

é fato...a pochete valeu ouro...

e a peça entre o banco e o guidão vacilou por não passar cera na viseira (a previsão do tempo disse que não precisava...).

Com a luz dos faróis dos carros no sentido oposto nas gotas da viseira, não enxergava nada, e quando enxerguei foi a placa Bucha da coroa Placalc
bem na minha cara...

Rotatória perto da komatsu em suzano.

Aí cravei os freios e ploft shshshshsh!

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  Convidad Qua Nov 02, 2011 6:51 pm

jeff escreveu:
e a peça entre o banco e o guidão vacilou por não passar cera na viseira

Opa,

Desse mal também sofri E MUITO!!!!!
Já sou cego por natureza Shocked , ainda mais numa condição dessas sofri um bocado pale pale pale pale

Brincadeiras a parte o bom foi mesmo que não se machucou!!!


Abraço,

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