aumento de cilindrada
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Kansas 150 :: Kansas 150 :: Dicas Úteis
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aumento de cilindrada
to pensando em aumentar o diametro do cilindro. retificar a camisa,para erceber um pistão da xt225. (71mm)..vai para 195cc
ganho de +/- 3cv..ficando com 16,5cv. vou ter um gasto com um gicle maior.retifica do cilindro e pistão com pino da xt225
vou gastar 450,00 reais com tudo ..e mão de obra incluido..
eis a questão
alguem ja teve ou fez essa ideia?
quanto gastou R$?
fico bom?
valeu pessoal!!
ganho de +/- 3cv..ficando com 16,5cv. vou ter um gasto com um gicle maior.retifica do cilindro e pistão com pino da xt225
vou gastar 450,00 reais com tudo ..e mão de obra incluido..
eis a questão
alguem ja teve ou fez essa ideia?
quanto gastou R$?
fico bom?
valeu pessoal!!
diegocolvara- Forista
- Número de Mensagens : 140
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/03/2009
Re: aumento de cilindrada
Não é bem assim não.
Fiz isto a uns dois anos atrás e quebrei a cara.
Tive de parar para analisar em que errei e chegue a esta conclusão:
1) O aumento de potencia não é proporcional, é muito inferior.
2) Aumentando o espaço (CC) e não aumentando a câmera de combustão (cabeçote), você terá uma taxa de compressão muito maior e a moto não funcionara direito com gasolina comum, isto é muito usado em moto de trilha, mais ai ela vai ficar consumindo álcool para não bater pino.
3) Vai forçar muito a parte inferior da moto (parte de força) motos de trilhas que é aumentada a cilindrada o motor dura muito pouco, são usados só final de semana e tem que abrir o motor com muita freqüência.
4) O motor esquenta muito, pois aumenta a cilindrada é não aumenta o sistema de resfriamento do motor (impossível aumentar aletas de alumínio do motor).
5) Não existe espaço na camisa do cilindro para tal corte. O diâmetro do cilindro original e de 62mm e geralmente a tolerância para futuras retificas e de 1mm(0,00 -0,25-0,50-1,00) no Maximo diâmetro de 63mm
6) O mecânico que lhe indicou este UP esta um pouco desinformando
7) A moto vai beber MUITO, porque vai ter mais cc, maior compressão e esquentar mais, ai vai ter de enriquecer a mistura para não bater pino (pré detonação).
08) O sistema de freio vai ficar sub dimensionado( perigo de vida)
Finalmente: peque este dinheiro e faça um fim melhor, pague as prestações que ainda falta da moto ou junte mais grana para passar para uma moto maior
Fiz isto a uns dois anos atrás e quebrei a cara.
Tive de parar para analisar em que errei e chegue a esta conclusão:
1) O aumento de potencia não é proporcional, é muito inferior.
2) Aumentando o espaço (CC) e não aumentando a câmera de combustão (cabeçote), você terá uma taxa de compressão muito maior e a moto não funcionara direito com gasolina comum, isto é muito usado em moto de trilha, mais ai ela vai ficar consumindo álcool para não bater pino.
3) Vai forçar muito a parte inferior da moto (parte de força) motos de trilhas que é aumentada a cilindrada o motor dura muito pouco, são usados só final de semana e tem que abrir o motor com muita freqüência.
4) O motor esquenta muito, pois aumenta a cilindrada é não aumenta o sistema de resfriamento do motor (impossível aumentar aletas de alumínio do motor).
5) Não existe espaço na camisa do cilindro para tal corte. O diâmetro do cilindro original e de 62mm e geralmente a tolerância para futuras retificas e de 1mm(0,00 -0,25-0,50-1,00) no Maximo diâmetro de 63mm
6) O mecânico que lhe indicou este UP esta um pouco desinformando
7) A moto vai beber MUITO, porque vai ter mais cc, maior compressão e esquentar mais, ai vai ter de enriquecer a mistura para não bater pino (pré detonação).
08) O sistema de freio vai ficar sub dimensionado( perigo de vida)
Finalmente: peque este dinheiro e faça um fim melhor, pague as prestações que ainda falta da moto ou junte mais grana para passar para uma moto maior
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
Esqueci de dizer:
A massa do pistão novo (peso em gramas) e maior que o peso do pistão antigo, isto provoca um desbalanceamento dinâmico. A moto vai vibrar com força.( vibra MUITO mais) quando os amigos do fórum poder, experimente uma moto preparado para trilha e vai ver ao vivo tudo isto que lhe disse.
Gosto de motos de trilha. Fazer o que ne??!!
A massa do pistão novo (peso em gramas) e maior que o peso do pistão antigo, isto provoca um desbalanceamento dinâmico. A moto vai vibrar com força.( vibra MUITO mais) quando os amigos do fórum poder, experimente uma moto preparado para trilha e vai ver ao vivo tudo isto que lhe disse.
Gosto de motos de trilha. Fazer o que ne??!!
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
Creio que isso só teria alguma chance de dar certo se houvesse um conjunto de cilindro completo (cabeçote, comando, pistão) da mesma família de motores (mesmo fabricante).
Mesmo assim, se tudo coincidisse (dentro daquele esquema de peças intercambiáveis que os chineses adotam), a biela e os componentes da parte inferior do motor e a transmissão não aguentariam o esforço a médio prazo.
A vibração se tornaria um problema, porque o balanceiro não compensaria mais o peso dinâmico do pistão, como disse o Affonso.
O motor realmente iria esquentar bem mais, não consigo imaginar esse motor funcionando sem um radiador de óleo. Que para ser eficiente ia depender de modificar a circulação a partir da saída da bomba, não é qualquer mecânico que tem gabarito para fazer isso.
E não esqueça de considerar todos os riscos: quando esse motor travar, sua vida estará em risco.
Mesmo assim, se tudo coincidisse (dentro daquele esquema de peças intercambiáveis que os chineses adotam), a biela e os componentes da parte inferior do motor e a transmissão não aguentariam o esforço a médio prazo.
A vibração se tornaria um problema, porque o balanceiro não compensaria mais o peso dinâmico do pistão, como disse o Affonso.
O motor realmente iria esquentar bem mais, não consigo imaginar esse motor funcionando sem um radiador de óleo. Que para ser eficiente ia depender de modificar a circulação a partir da saída da bomba, não é qualquer mecânico que tem gabarito para fazer isso.
E não esqueça de considerar todos os riscos: quando esse motor travar, sua vida estará em risco.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: aumento de cilindrada
É bom lembrar que lá na china o modelo base para a nossa Spped 150 é oferecida em duas versões 125cc e uma versão 150cc.
http://www.lifan.com/en/product_list.asp?parentid=8406&id=860
Portanto o motor já esta na sua capacidade máxima de expansão.
Outro dado importante. La na china os modelos saem de fabrica com pneus 110/90.
http://www.lifan.com/en/product_list.asp?parentid=8406&id=860
Portanto o motor já esta na sua capacidade máxima de expansão.
Outro dado importante. La na china os modelos saem de fabrica com pneus 110/90.
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
Para passar a NX 150 pra 200cc me disserem que é só trocar o cilindro pelo da NX 200...
Como o Pistão da NX 150 cabe na speed, será que o cilindro também da NX 200 também dá nela? Apesar de todos os motivos para não se fazer isso...
Como o Pistão da NX 150 cabe na speed, será que o cilindro também da NX 200 também dá nela? Apesar de todos os motivos para não se fazer isso...
nandinho- Forista
- Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009
Re: aumento de cilindrada
Amigo.
O que “faz” a cilindrada (centimrtros CUBICOS) não é só o diâmetro do cilindro, é o diâmetro do cilindro E O CUSRO do pistão dentro do cilindro.
Acontece que o cilindro das Speed tem medidas bem parecidas com o da CBX200 Estrada e CBX 150 Aero (vou verificar....depois posto com mais precisão as medidas) mais o corso (caminho percorrido pelo pistão dentro do cilindro é menor. Daí que o cilindro é de “200” mais o total da cilindrada é de 150cc.
Tem gente que sem saber, ou mecânico burro, troca o cilindro por um de “200” e pensa que o motor vai “dar” 200cc.Acontece que o corso do pistão é menor (biela com o curso menor da menor cilindrada, maior rotação e maior vibração, mais potencia e menor torque/força).
Gostei da foto da sua identificação. Que moto é ?? parece uma xl 250 ou uma xl350!!!
O que “faz” a cilindrada (centimrtros CUBICOS) não é só o diâmetro do cilindro, é o diâmetro do cilindro E O CUSRO do pistão dentro do cilindro.
Acontece que o cilindro das Speed tem medidas bem parecidas com o da CBX200 Estrada e CBX 150 Aero (vou verificar....depois posto com mais precisão as medidas) mais o corso (caminho percorrido pelo pistão dentro do cilindro é menor. Daí que o cilindro é de “200” mais o total da cilindrada é de 150cc.
Tem gente que sem saber, ou mecânico burro, troca o cilindro por um de “200” e pensa que o motor vai “dar” 200cc.Acontece que o corso do pistão é menor (biela com o curso menor da menor cilindrada, maior rotação e maior vibração, mais potencia e menor torque/força).
Gostei da foto da sua identificação. Que moto é ?? parece uma xl 250 ou uma xl350!!!
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
É a foto de uma XLX 250 reformada, achei na net, gosto desse tipo de moto.
A Biela da Speed é a mesma da NX 150, por isso levantei a questão para o aumento de cilindrada. Se a Biela for a mesma... ou troca-se o cilindro completo, ou faz-se um encamisamento... eis a questão! Será que dá?
A Biela da Speed é a mesma da NX 150, por isso levantei a questão para o aumento de cilindrada. Se a Biela for a mesma... ou troca-se o cilindro completo, ou faz-se um encamisamento... eis a questão! Será que dá?
nandinho- Forista
- Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009
Re: aumento de cilindrada
A questão não é o tamanho da biela, É O CURSO DA BIELA, QUE E DADO PELO VIRABREQUIM.
Estamos falando de “cilindrada”, centímetros “cúbicos” que é nada mais, nada menos que a “área” do cilindro multiplicado pelo curso (caminho percorrido).
Quanto a xl250 é um motão, nas trilhas é um trator.
Estamos falando de “cilindrada”, centímetros “cúbicos” que é nada mais, nada menos que a “área” do cilindro multiplicado pelo curso (caminho percorrido).
Quanto a xl250 é um motão, nas trilhas é um trator.
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
Fera, o que eu tô querendo dizer é que o curso do Pistão, ou seja, a Biela, é a mesma na NX 150, NX 200 e Dafra Speed.
Para Preparação levantei a Hipotese de conseguir aumentar o diâmetro do Cilindro da Speed colocando o cilindro e pistão da NX 200, já que a biela é exatamente a mesma!
Mesmo Curso do Pistão x Maior Diâmetro na Camisa = Maior cilindrada
Flw.
Para Preparação levantei a Hipotese de conseguir aumentar o diâmetro do Cilindro da Speed colocando o cilindro e pistão da NX 200, já que a biela é exatamente a mesma!
Mesmo Curso do Pistão x Maior Diâmetro na Camisa = Maior cilindrada
Flw.
nandinho- Forista
- Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009
Re: aumento de cilindrada
Desculpem eu me meter nesta conversa, más voces estão falando de motores de configuraçõs completamente diferentes, um (nx 200) motor OHC ( comando por corrente), outro (speed 150) motor OHV (comando por vareta, as peças não tem nada a ver um com o outro ( peso das peças simetria etc....
José Luiz.
José Luiz.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: aumento de cilindrada
Amigo.
Cilindrada é o “Tamanho” do motor “por dentro”, o tamanho de sua “câmara de combustão.
Primeiramente vamos aprender calcular a cilindrada de uma moto. É muito simples, você só tem de saber o “diâmetro” do pistão (grossura, a grosso modo hehehe) e o curso do cilindro dentro do pistão (distancia que percorre de cima a baixo em cada ciclo do motor).
A formula é muito simples (lembre-se apenas que vai usar um valor determinado como PI (PI = 3,1416..... o numero é infinito, por isto agente arredonda)
Cilindrada=PI x diâmetro do cilindro x diâmetro do cilindro x curso do cilindro / 4
Para finalizar, como exemplo de monocilíndrico, a moto Honda CG Titan:
56,5 x 49,5 mm,
3,1416 x 5,65 x 5,65 x 4,95 / 4 = 124,1cm3
Muita gente diz que passou a moto pra 200cc e tal, mas na verdade nem chegou perto disso, pois o q fazem é abrir o cilindo e colocar o pistão da strada( 63,5mm de diâmetro), é raro ouvir alguem dizer que aumentou o curso do pistão
Se você observar o site do fabricante da Dafra.
http://www.lifan.com/en/product_list.asp?parentid=8406&id=860
tem motores 125cc e 150cc.....tudo a mesma coisa, o que muda para o motor 125 virar um 150 é o o diâmetro do cilindro que é maior.
O motor da Dafra na verdade é projetado para ser 125cc eles apenas aumentam o diâmetro do cilindro para aumentar a cilindrada.......por isto que a moto se comporta como uma 125cc. ESTE MOTOR JÁ ESTA NO LIMITE.
O mesmo motor no site: apenas o diâmetro do cilindro das 125cc é de 56,5mm (igual as antigas CG 125) e as 150cc tem o diâmetro do cilindros de 62,0mm (quase igual a da estrada 200cc, mais nas Honda estrada o curso do pistão é maior tambem).
Se você por um pistão de Honda estrada 63,5(200cc vai ficar assim).
3,1416 x 6,35 x 6,35 x 4,95 / 4 = 156,7cm3
O seu motor é o calculo abaixo.
3,1416 x 6,2 x 6,2 x 4,95 / 4 = 149,4cm3
Quanto a observação do Nego, ele esta só um pouco desinformando. O calculo de cilindrada e UNIVERSAL serve para calcular ate a cilindrada de um navio ou locomotiva. Concordo que o acionamento do comando é diferente, mais muitos outros componentes são iguais, inclusive cilindro e pistões, quanto ao peso das peças????? Simetria das peças????, Conheço poucas peças assimétricas dentro do motor!!!!
Desculpe o tamanho do post.....qualquer coisa é só perguntar.
Cilindrada é o “Tamanho” do motor “por dentro”, o tamanho de sua “câmara de combustão.
Primeiramente vamos aprender calcular a cilindrada de uma moto. É muito simples, você só tem de saber o “diâmetro” do pistão (grossura, a grosso modo hehehe) e o curso do cilindro dentro do pistão (distancia que percorre de cima a baixo em cada ciclo do motor).
A formula é muito simples (lembre-se apenas que vai usar um valor determinado como PI (PI = 3,1416..... o numero é infinito, por isto agente arredonda)
Cilindrada=PI x diâmetro do cilindro x diâmetro do cilindro x curso do cilindro / 4
Para finalizar, como exemplo de monocilíndrico, a moto Honda CG Titan:
56,5 x 49,5 mm,
3,1416 x 5,65 x 5,65 x 4,95 / 4 = 124,1cm3
Muita gente diz que passou a moto pra 200cc e tal, mas na verdade nem chegou perto disso, pois o q fazem é abrir o cilindo e colocar o pistão da strada( 63,5mm de diâmetro), é raro ouvir alguem dizer que aumentou o curso do pistão
Se você observar o site do fabricante da Dafra.
http://www.lifan.com/en/product_list.asp?parentid=8406&id=860
tem motores 125cc e 150cc.....tudo a mesma coisa, o que muda para o motor 125 virar um 150 é o o diâmetro do cilindro que é maior.
O motor da Dafra na verdade é projetado para ser 125cc eles apenas aumentam o diâmetro do cilindro para aumentar a cilindrada.......por isto que a moto se comporta como uma 125cc. ESTE MOTOR JÁ ESTA NO LIMITE.
O mesmo motor no site: apenas o diâmetro do cilindro das 125cc é de 56,5mm (igual as antigas CG 125) e as 150cc tem o diâmetro do cilindros de 62,0mm (quase igual a da estrada 200cc, mais nas Honda estrada o curso do pistão é maior tambem).
Se você por um pistão de Honda estrada 63,5(200cc vai ficar assim).
3,1416 x 6,35 x 6,35 x 4,95 / 4 = 156,7cm3
O seu motor é o calculo abaixo.
3,1416 x 6,2 x 6,2 x 4,95 / 4 = 149,4cm3
Quanto a observação do Nego, ele esta só um pouco desinformando. O calculo de cilindrada e UNIVERSAL serve para calcular ate a cilindrada de um navio ou locomotiva. Concordo que o acionamento do comando é diferente, mais muitos outros componentes são iguais, inclusive cilindro e pistões, quanto ao peso das peças????? Simetria das peças????, Conheço poucas peças assimétricas dentro do motor!!!!
Desculpe o tamanho do post.....qualquer coisa é só perguntar.
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
Tudo em um motor é micrometricamente preciso.
O peso do pistão é equilibrado (balanceado) na casa dos gramas pelos contrapesos do virabrequim. O próprio pistão não é perfeitamente circular e simétrico, mas ligeiramente oval, a fim de compensar os efeitos da dilatação do motor e da direção de giro do motor. A biela também não é simétrica, tem lado certo de montagem. Montá-la invertida destrói o motor.
Colocar um conjunto de pistão e biela de peso diferente, para mais ou para menos, vai causar aumento de vibração e diminuir a vida útil do motor.
E esta é a última vez que falo sobre isto.
Um abraço,
Jeff
O peso do pistão é equilibrado (balanceado) na casa dos gramas pelos contrapesos do virabrequim. O próprio pistão não é perfeitamente circular e simétrico, mas ligeiramente oval, a fim de compensar os efeitos da dilatação do motor e da direção de giro do motor. A biela também não é simétrica, tem lado certo de montagem. Montá-la invertida destrói o motor.
Colocar um conjunto de pistão e biela de peso diferente, para mais ou para menos, vai causar aumento de vibração e diminuir a vida útil do motor.
E esta é a última vez que falo sobre isto.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: aumento de cilindrada
Jeff ja vi postes aqui sobre a biela da cbx 150 aero servi na speed dizem que são idênticas porem a da cbw é um pouco mais curta que a da speed segundo relatos aqui mos posts agora oque aconteceria ou poderia contecer se eu trocasse a biela original e colocasse a da cbx aero por ser um pouco mais curta,oque poderia acontecer com o motorzinho da speed ele teria um pouco mais de melhora no desempenho duraria menos ou continuaria sendo a mesma coisajeff escreveu:Tudo em um motor é micrometricamente preciso.
O peso do pistão é equilibrado (balanceado) na casa dos gramas pelos contrapesos do virabrequim. O próprio pistão não é perfeitamente circular e simétrico, mas ligeiramente oval, a fim de compensar os efeitos da dilatação do motor e da direção de giro do motor. A biela também não é simétrica, tem lado certo de montagem. Montá-la invertida destrói o motor.
Colocar um conjunto de pistão e biela de peso diferente, para mais ou para menos, vai causar aumento de vibração e diminuir a vida útil do motor.
E esta é a última vez que falo sobre isto.
Um abraço,
Jeff
alex china- Novato Avançado
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Idade : 41
Localização : jd carumbé São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/05/2009
Re: aumento de cilindrada
Pergunta ao “guru” jeff. Ele sabe com certeza.!!!
Vai te explicar bem direitinho.
Vai te explicar bem direitinho.
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
ao Jeff ou a qualquer um que saiba,agora em vez de voce ter respondido com ironia tivesse respondido essa pergunta que eu fiz, eu ia lhe agradeçer muito ,parece minha namorada com ciumes quando eu faço pergunta pra outra pessoa a não ser pra ela eu num sô ciumento aceito respostas de todos até de voce mesmoaffonso escreveu:Pergunta ao “guru” jeff. Ele sabe com certeza.!!!
Vai te explicar bem direitinho.
alex china- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 65
Idade : 41
Localização : jd carumbé São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/05/2009
Re: aumento de cilindrada
Affonso, Parabéns cara!!!
Tirou todas as minhas dúvidas, apesar da biela ser a mesma na NX 200 e na Speed, o curso do pistão não é o mesmo devido a confecção do virabrequim! Pelo cálculo que vc fez, esse tipo de adaptação pode até diminuir a taxa de compressão, certo?
Valeu! Abraço.
Tirou todas as minhas dúvidas, apesar da biela ser a mesma na NX 200 e na Speed, o curso do pistão não é o mesmo devido a confecção do virabrequim! Pelo cálculo que vc fez, esse tipo de adaptação pode até diminuir a taxa de compressão, certo?
Valeu! Abraço.
nandinho- Forista
- Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009
Re: aumento de cilindrada
balanceamento d motores eh algo BEM complicado
um amigo aspirou o tigra dele (tah, o carro jah eh aspirado, ele apenas preparou o carro sem turbinar)
aumentou ateh o limite de giro do motor pra 8k rpm
mas ve s ele nao fez o carro com o msm preparador da formula clio...
ve s nao passou 2 meses com o motor na bancada... fazendo contas de fluxo e com cada peça milimetricamente medida e pesada...
hj ele eh o feliz proprietario de um tigra de 165cv sem roubos e sem nem mexer no documento
mas eh trabalho de ENGENHEIRO... nao vai inventar com "mexanico"... imagina q lindo aquele pistao varando a camisa do motor e trombando com o tanque e o quadro a uns 600 graus...
pouco estrago com vc andando...
bem mais facil (e s bobear, mais barato) vc meter um outro motor inteiro legalizado... mas ainda teria q ver peso do motor e outras coisas
[]s
um amigo aspirou o tigra dele (tah, o carro jah eh aspirado, ele apenas preparou o carro sem turbinar)
aumentou ateh o limite de giro do motor pra 8k rpm
mas ve s ele nao fez o carro com o msm preparador da formula clio...
ve s nao passou 2 meses com o motor na bancada... fazendo contas de fluxo e com cada peça milimetricamente medida e pesada...
hj ele eh o feliz proprietario de um tigra de 165cv sem roubos e sem nem mexer no documento
mas eh trabalho de ENGENHEIRO... nao vai inventar com "mexanico"... imagina q lindo aquele pistao varando a camisa do motor e trombando com o tanque e o quadro a uns 600 graus...
pouco estrago com vc andando...
bem mais facil (e s bobear, mais barato) vc meter um outro motor inteiro legalizado... mas ainda teria q ver peso do motor e outras coisas
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: aumento de cilindrada
alex china escreveu:ao Jeff ou a qualquer um que saiba,agora em vez de voce ter respondido com ironia tivesse respondido essa pergunta que eu fiz, eu ia lhe agradeçer muito ,parece minha namorada com ciumes quando eu faço pergunta pra outra pessoa a não ser pra ela eu num sô ciumento aceito respostas de todos até de voce mesmoaffonso escreveu:Pergunta ao “guru” jeff. Ele sabe com certeza.!!!
Vai te explicar bem direitinho.
Amigo.
Desculpe-me se fui grosseiro ou indelicado.
É que neste fórum (participo ativamente de mais 4 fórum de motos). Tudo o quanto eu “falar” tem sempre uns sujeitos (sempre os mesmos....sempre), que “implica” na hora, posso estar ajudando, posso estar elogiando, posso estar dando dicas e posso estar criticando. Tem sempre uns sujeitos que vem contra o que digo (nem ao menos verifica se estou certo, ou se estou errado, se estou tentando ajudar um irmão em dificuldade).
Acredito que tem um que tem ate problemas “mau resolvidos”, sei la o que se passa na cabeça dele, e só eu falar que o sujeito vem de contra o que “falo”. Acho que é necessidade de chamar atenção, Problemas “domésticos” mau resolvido.......sei La.. Tomara Deus que eu esteja errado.
Mais uma vez, desculpe-me, é que é sempre assim.......veja os meus post .....eles sempre “batem” no que eu “falo”.
Espere e veja a replica deste post.
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
Campineiro escreveu:Affonso, Parabéns cara!!!
Tirou todas as minhas dúvidas, apesar da biela ser a mesma na NX 200 e na Speed, o curso do pistão não é o mesmo devido a confecção do virabrequim! Pelo cálculo que vc fez, esse tipo de adaptação pode até diminuir a taxa de compressão, certo?
Valeu! Abraço.
Certo meu amigo.
Viu como é fácil calcular a cilindrada!!!
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
ok exagerei na réplica tambem,lhe peço desculpinhas,agora oque voce me diria da pergunta que eu fiz posts acima,e outra pergunta peças pra motor paralela vale realmente a penaaffonso escreveu:alex china escreveu:ao Jeff ou a qualquer um que saiba,agora em vez de voce ter respondido com ironia tivesse respondido essa pergunta que eu fiz, eu ia lhe agradeçer muito ,parece minha namorada com ciumes quando eu faço pergunta pra outra pessoa a não ser pra ela eu num sô ciumento aceito respostas de todos até de voce mesmoaffonso escreveu:Pergunta ao “guru” jeff. Ele sabe com certeza.!!!
Vai te explicar bem direitinho.
Amigo.
Desculpe-me se fui grosseiro ou indelicado.
É que neste fórum (participo ativamente de mais 4 fórum de motos). Tudo o quanto eu “falar” tem sempre uns sujeitos (sempre os mesmos....sempre), que “implica” na hora, posso estar ajudando, posso estar elogiando, posso estar dando dicas e posso estar criticando. Tem sempre uns sujeitos que vem contra o que digo (nem ao menos verifica se estou certo, ou se estou errado, se estou tentando ajudar um irmão em dificuldade).
Acredito que tem um que tem ate problemas “mau resolvidos”, sei la o que se passa na cabeça dele, e só eu falar que o sujeito vem de contra o que “falo”. Acho que é necessidade de chamar atenção, Problemas “domésticos” mau resolvido.......sei La.. Tomara Deus que eu esteja errado.
Mais uma vez, desculpe-me, é que é sempre assim.......veja os meus post .....eles sempre “batem” no que eu “falo”.
Espere e veja a replica deste post.
alex china- Novato Avançado
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Localização : jd carumbé São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/05/2009
Re: aumento de cilindrada
Amigo.
A receita mais fácil para ganhar potencia é o aumento da “ cilindrada”, tamanho do motor por dentro. E o jeito mais fácil de fazer isto é “retificando” o cilindro e colocando um pistão maior.
Segue uma foto de uma cg 125 com o pistão 125 (56,5mm) na não do mecânico e um pistão gigante instalado na camisa do cilindro(pela foto vai ser mais de 200cc o total).
O jeito melhor e mais difícil de aumentar a cilindrada e por um virabrequim com um curso maior. Existem motos que usam este recurso, melhor e bem mais caro, é o caso da CBX 150 Aero e a CBX 200 estrada. Como o curso do cilindro dentro do pistão é maior, se colocar a biela do modelo de curso menor (49,5mm) vai alterar muito a taxa de compressão (momento em que o cilindro esta no ponto superior, comprimindo a mistura).
Portanto não use uma biela de medida diferente da sua, pois a taxa de compressão vai ser totalmente diferente. Se for mais curta vai perder compressão ( e força) e se for mais longa vai comprimir demais a mistura (perigoso) e pode “bater”nas válvulas.
As medidas das Speed é:diâmetro do cilindro de 62,00mm e curso do pistão de 49,50mm.( eu acho!!!)
Existem muitos recursos para envenenar uma moto, veja:
Escape mais aberto...... + regulagem diferente no carburador.
Filtro de ar esportivo..... + regulagem diferente no carburador
Comando com maior duração.... + regulagem de válvulas diferente + ruído de válvulas
Carburador melhor e se possível a vácuo....+ nova regulagem e novo acerto de giclês.
Aumentar taxa de compressão.....+ regularem mais rica
Tudo com suas vantagen e desvantagens
NOTA. O carburador das Dafra é um tal de PZ......me desculpe a sinceridade, mais é muito ruim, uma cópia mau feita dos carburadores PD da Honda. Não tem mecânico no mundo que ache a regulagem boa e quando acha a regulagem “foge” em pouco tempo. Desta vez eu tiro a culpa dos mecânicos da Dafra.
A mais de 10 anos que a Honda (foi quem inventou o sistema ECO, aquela bombinha que injeta gasolina pura nas aceleradas para tentar compensar a mistura ruim) tirou de linha o sistema ECO.
Coloque um carburador PD e tire o PZ que a moto já melhora bastante, agora se você tiver um carburador a vácuo da cg 150cc, ai fica muuuuito melhor.
Veja o post do nosso amigo Dan que vai por um carburador de CG 150 esporte (carburador a vácuo).
Com o carburador PZ ficaimpossível difícil deixar a moto boa.
https://dafra.forumeiros.com/tutoriais-f72/limpeza-de-carburador-t2534.htm?highlight=carburador
Quanto a peças paralelas. Sei que alguns vão brigar comigo mais,....não ponha peças paralelas (chinesas ) na sua moto, Existe centenas de post aqui mesmo do fórum que aprovam e comprovou que peças nacionais (CG, YBR) são melhores, mais duráveis e muito mais baratas.
Boa sorte e espero ter respondido sua pergunta, se não por favor, reformule a pergunta e eu tentarei explicar melhor
Boa sorte amigo
A receita mais fácil para ganhar potencia é o aumento da “ cilindrada”, tamanho do motor por dentro. E o jeito mais fácil de fazer isto é “retificando” o cilindro e colocando um pistão maior.
Segue uma foto de uma cg 125 com o pistão 125 (56,5mm) na não do mecânico e um pistão gigante instalado na camisa do cilindro(pela foto vai ser mais de 200cc o total).
O jeito melhor e mais difícil de aumentar a cilindrada e por um virabrequim com um curso maior. Existem motos que usam este recurso, melhor e bem mais caro, é o caso da CBX 150 Aero e a CBX 200 estrada. Como o curso do cilindro dentro do pistão é maior, se colocar a biela do modelo de curso menor (49,5mm) vai alterar muito a taxa de compressão (momento em que o cilindro esta no ponto superior, comprimindo a mistura).
Portanto não use uma biela de medida diferente da sua, pois a taxa de compressão vai ser totalmente diferente. Se for mais curta vai perder compressão ( e força) e se for mais longa vai comprimir demais a mistura (perigoso) e pode “bater”nas válvulas.
As medidas das Speed é:diâmetro do cilindro de 62,00mm e curso do pistão de 49,50mm.( eu acho!!!)
Existem muitos recursos para envenenar uma moto, veja:
Escape mais aberto...... + regulagem diferente no carburador.
Filtro de ar esportivo..... + regulagem diferente no carburador
Comando com maior duração.... + regulagem de válvulas diferente + ruído de válvulas
Carburador melhor e se possível a vácuo....+ nova regulagem e novo acerto de giclês.
Aumentar taxa de compressão.....+ regularem mais rica
Tudo com suas vantagen e desvantagens
NOTA. O carburador das Dafra é um tal de PZ......me desculpe a sinceridade, mais é muito ruim, uma cópia mau feita dos carburadores PD da Honda. Não tem mecânico no mundo que ache a regulagem boa e quando acha a regulagem “foge” em pouco tempo. Desta vez eu tiro a culpa dos mecânicos da Dafra.
A mais de 10 anos que a Honda (foi quem inventou o sistema ECO, aquela bombinha que injeta gasolina pura nas aceleradas para tentar compensar a mistura ruim) tirou de linha o sistema ECO.
Coloque um carburador PD e tire o PZ que a moto já melhora bastante, agora se você tiver um carburador a vácuo da cg 150cc, ai fica muuuuito melhor.
Veja o post do nosso amigo Dan que vai por um carburador de CG 150 esporte (carburador a vácuo).
Com o carburador PZ fica
https://dafra.forumeiros.com/tutoriais-f72/limpeza-de-carburador-t2534.htm?highlight=carburador
Quanto a peças paralelas. Sei que alguns vão brigar comigo mais,....não ponha peças paralelas (chinesas ) na sua moto, Existe centenas de post aqui mesmo do fórum que aprovam e comprovou que peças nacionais (CG, YBR) são melhores, mais duráveis e muito mais baratas.
Boa sorte e espero ter respondido sua pergunta, se não por favor, reformule a pergunta e eu tentarei explicar melhor
Boa sorte amigo
Convidad- Convidado
Re: aumento de cilindrada
Olha só o que encontrei na internet:
http://www.thdmotopreparacoes.com/produto.php?cod_produto=809999
um kit de aumento da cilindrada para Kansas...
http://www.thdmotopreparacoes.com/produto.php?cod_produto=809999
um kit de aumento da cilindrada para Kansas...
Ill be back- Forista
- Número de Mensagens : 218
Idade : 63
Localização : Nordeste
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 28/11/2010
Re: aumento de cilindrada
Alguém já colocou aquele kit de aumento de cilindrada da CG 125 na dafra speed, que aumenta pra 160 CC? Será que dá certo o cilindro?
Valeu!
Valeu!
nandinho- Forista
- Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009
Re: aumento de cilindrada
nandinho escreveu:Alguém já colocou aquele kit de aumento de cilindrada da CG 125 na dafra speed, que aumenta pra 160 CC? Será que dá certo o cilindro?
Valeu!
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
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