FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PIPOCO NO ESCAPE

+10
Dan Floripa
Familia
L340
PUNISHER
oalexandre
tecnicomauricio
jeff
danieldesign
SergioSSR
lucasmeca3
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

PIPOCO NO ESCAPE Empty PIPOCO NO ESCAPE

Mensagem  lucasmeca3 Sex Abr 23, 2010 10:13 am

Ola a todos, tenho certeza que alguem podera me ajudar, minha moto tem dado uns pipocos no escape quando estou em movimento e em uma descida por exemplo deixo de acelerar para que ela desça no embalo, neste momento ela da us PAAAA PAAAA no escape rs.
Pessoal o estouro é muito semelhante a aqueles quando se desliga a moto em movimento e liga de novo fazendo isso rapidamente.
Não sei o que pode estar causando estes estouros, mas sei que tem me irritado muito se isso acontecer na frente de algum policial ele pode invocar comigo, pensando que estou fazendo o pipoco de proposito, o que não procede.
levei na dafra e relclamei nada fizeram ou não conseguiram arrumar tinha reclamado disto a primeira vez com uns 6 mil km agora estou entrando nos 19 mil e não resolveram ainda.
Vou apelar para outro mecanico, mas antes seria importante ter a opinião de voces, para não ser enrrolado.
qualquer duvida sobre o meu problema so falar ae que respondo.
Grato. sunny
lucasmeca3
lucasmeca3
Forista
Forista

Número de Mensagens : 315
Moto : Outra marca ou ainda não tenho

Ir para o topo Ir para baixo

PIPOCO NO ESCAPE Empty Re: PIPOCO NO ESCAPE

Mensagem  SergioSSR Sex Abr 23, 2010 10:26 am

Bem amigo,

Se fosse na minha fuka, eu diria que está fora de ponto, agora na moto...não faço idéia

lucasmeca3 escreveu:Ola a todos, tenho certeza que alguem podera me ajudar, minha moto tem dado uns pipocos no escape quando estou em movimento e em uma descida por exemplo deixo de acelerar para que ela desça no embalo, neste momento ela da us PAAAA PAAAA no escape rs.
Pessoal o estouro é muito semelhante a aqueles quando se desliga a moto em movimento e liga de novo fazendo isso rapidamente.
Não sei o que pode estar causando estes estouros, mas sei que tem me irritado muito se isso acontecer na frente de algum policial ele pode invocar comigo, pensando que estou fazendo o pipoco de proposito, o que não procede.
levei na dafra e relclamei nada fizeram ou não conseguiram arrumar tinha reclamado disto a primeira vez com uns 6 mil km agora estou entrando nos 19 mil e não resolveram ainda.
Vou apelar para outro mecanico, mas antes seria importante ter a opinião de voces, para não ser enrrolado.
qualquer duvida sobre o meu problema so falar ae que respondo.
Grato. sunny
SergioSSR
SergioSSR
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 517
Moto : Kansas 150cc

Mensagem  danieldesign Sex Abr 23, 2010 10:57 am

troque o filtro de ar (só o elemento filtrante) e a vela e se ainda não resolver, volte no mecanico, pq na minha resolveu.

danieldesign
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13

PIPOCO NO ESCAPE Empty Obrigado

Mensagem  lucasmeca3 Sex Abr 23, 2010 11:23 am

Vou verificar depois dou um retorno.
Obrigado.
lucasmeca3
lucasmeca3
Forista
Forista

Mensagem  jeff Sex Abr 23, 2010 11:24 am

Pipoco (estouro) no escapamento é causado por mistura ar+combustível muito rica de combustível (o excesso de gasolina na mistura chega à câmara de combustão, não é completamente queimado e vai se incendiar no escapamento por causa da grande temperatura).

Isso pode ser causado por:

- filtro de ar sujo (diminui a quantidade proporcional de ar, e o carburador acaba enriquecendo a mistura com excesso de gasolina)

- faísca fraca (a mistura não queima totalmente e chega ao escapamento)

- carburador desregulado.

- tudo isso ao mesmo tempo.

Tente a solução proposta pelo Daniel. Se não resolver, troque a vela. Se ainda assim estiver ruim, faça uma regulagem do carburador que isso resolverá definitivamente.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955

Mensagem  danieldesign Sex Abr 23, 2010 11:31 am

Valeu Jeff, não sabia desta parte teórica. Só sabia disso pq fui no mecanico e ele me falou o que eu teria de fazer.

danieldesign
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13

PIPOCO NO ESCAPE Empty Valeu Jeff

Mensagem  lucasmeca3 Sex Abr 23, 2010 11:39 am

Valeu Jeff mais uma vez voce sempre muito conclusivo, obrigado por contribuir a tanto tempo com as duvidas que surgem aqui, mesmo não sendo as minhas duvidas sempre me ajuda.
Grato.
lucasmeca3
lucasmeca3
Forista
Forista

Mensagem  tecnicomauricio Sex Abr 23, 2010 12:40 pm

o filtro de ar da kansas é de espuma ou aqueles de papel (aqueles que tem uma sanfoninha feita com um material parecido com filtro mellita)?

o filtro de ar da speed é de espuma, alguém sabe dizer se é "lavável"? e qual seria o procedimento correto pra tal proeza??
valew!
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355
Moto : Speed 150cc

Mensagem  jeff Sex Abr 23, 2010 1:05 pm

Fala, Mauricio velho de guerra!

O filtro da Kansas é de papel, descartável.

O filtro de espuma da Speed pode ser lavado com querosene, espremido, secado e depois embebido com óleo para motor e bem espremido para remover o excesso.

Depois de algumas lavagens (3 ou 4) é aconselhável trocar a espuma. Não esqueça de embeber com óleo a espuma nova.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  tecnicomauricio Sex Abr 23, 2010 1:13 pm

Valew grande Mestre Jedi Jeff !

vou lavar o meu, eu tinha dado uma olhada nele e apesar de eu pegar uns trechos de estrada de chão..(koff, koff ..quanta poeira!)aparentemente o apescto do filtro é bom, não apresentou acúmulo de pó, nem desgaste da espuma, mais vou providenciar uma lavagem nele, obrigado e salve o Jeff!! cheers
tecnicomauricio
tecnicomauricio
Forista
Forista

Número de Mensagens : 355

Mensagem  jeff Sex Abr 23, 2010 1:17 pm

E aproveite para aplicar wd40 no interior e vizinhanças da caixa de ar, isso ajuda a prender a poeira antes que ela chegue na espuma.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  oalexandre Sex Abr 23, 2010 7:29 pm

Dá pra acreditar que comentei que estava acontecendo isso na minha moto com o cara da autorizada e ele disse que isso é normal pra kansas e que é caracteristico do modelo....Pior é que eu acreditei...... pale
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881

http://www.reclameaqui.com.br/

Mensagem  jeff Sáb Abr 24, 2010 12:19 am

Ínfelizmente, é normal para o pessoal das autorizadas saírem falando barbaridade.

Não devia ser...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

PIPOCO NO ESCAPE Empty RISCOS?

Mensagem  lucasmeca3 Seg Abr 26, 2010 11:30 am

mas esse problema traz algum risco para a motocicleta ?
vlw lol!
lucasmeca3
lucasmeca3
Forista
Forista

Mensagem  jeff Seg Abr 26, 2010 1:50 pm

O maior problema é para o bolso do dono... gasolina está cara pra dedéu.... What a Face
jeff
jeff
Jedi
Jedi

PIPOCO NO ESCAPE Empty Valeu

Mensagem  lucasmeca3 Seg Abr 26, 2010 3:17 pm

Obrigado pessoal.
lucasmeca3
lucasmeca3
Forista
Forista

Mensagem  PUNISHER Sáb Jul 03, 2010 2:26 pm

Esse negócio do mecânico fdp dizer que o pipoco é normal é um absurdo. De tanto queimar fora do tempo podia ter causado um dano no pistão ou na haste das válvulas. Esse mecânico de bicicleta é um criminoso.

PUNISHER
Novato
Novato

Número de Mensagens : 18

Mensagem  jeff Sáb Jul 03, 2010 2:50 pm

Ops,

Não se trata da mistura estar queimando dentro do cilindro fora do tempo, por causa de uma faísca fora de ponto, porque aí sim traria esses danos graves que você falou.

Esse pipoco acontece no escapamento, então não traz dano ao pistão ou às válvulas. Pelo menos, acho que não.

E complementando o que disse anteriormente, esse excesso de gasolina vai pesar no bolso não só por causa do consumo excessivo.

Nas motos novas, que usam catalisador, ele vai pro brejo rapidinho quando exposto a uma mistura muito rica. E catalisador é caro pra dedéu, a moto não vai passar no teste de emissões se foi fabricada com ele e o mesmo estiver danificado. Ou seja, o dono vai ter que arcar com as despesas de um novo + instalação.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  L340 Sex Mar 04, 2011 9:39 pm

oalexandre escreveu:Dá pra acreditar que comentei que estava acontecendo isso na minha moto com o cara da autorizada e ele disse que isso é normal pra kansas e que é caracteristico do modelo....Pior é que eu acreditei...... pale
velho, pra tirar o deles da reta eles falam até mal da própria mãe.
Eu sei bem disso pq eu briguei demais com a Concessionária de Guarulhos.
Até hoje tenho raiva daquele lugar, se eu ver o mecânico na rua eu passo em cima, ahhhhh se passo.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Mensagem  Familia Sex Mar 04, 2011 11:02 pm

jeff escreveu:Fala, Mauricio velho de guerra!

O filtro da Kansas é de papel, descartável.

O filtro de espuma da Speed pode ser lavado com querosene, espremido, secado e depois embebido com óleo para motor e bem espremido para remover o excesso.

Depois de algumas lavagens (3 ou 4) é aconselhável trocar a espuma. Não esqueça de embeber com óleo a espuma nova.

Um abraço,

Jeff

Nao aconselho lavar com querosene como informa o Jeff, desculpa ai Jeff, o melhor e lavar usando detergente liquido neutro, na sequencia ele pode ser espremido normalmente e em seguida ao invez de usar o oleo de motor que e muito grosso, use o oleo de maquina destes "singer", umedeça bem com ele e deixe escorrer naturalmente por alguns minutos, depois pode montar o conjunto.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc

Mensagem  L340 Sex Mar 04, 2011 11:05 pm

jeff escreveu:Pipoco (estouro) no escapamento é causado por mistura ar+combustível muito rica de combustível (o excesso de gasolina na mistura chega à câmara de combustão, não é completamente queimado e vai se incendiar no escapamento por causa da grande temperatura).

Isso pode ser causado por:

- filtro de ar sujo (diminui a quantidade proporcional de ar, e o carburador acaba enriquecendo a mistura com excesso de gasolina)

- faísca fraca (a mistura não queima totalmente e chega ao escapamento)

- carburador desregulado.

- tudo isso ao mesmo tempo.

Tente a solução proposta pelo Daniel. Se não resolver, troque a vela. Se ainda assim estiver ruim, faça uma regulagem do carburador que isso resolverá definitivamente.

Um abraço,

Jeff

Estou pensando em diminiur a gasolina da mistura.
Eu estou usando atualmente a regulagem da CG, ou seja duas voltas e meia antes do final.
No manual da Kansas (não que eu tenha uma cópia dele, me contaram isso) diz que é duas voltas e uma quarto.
Isso significa que estou usando um quarto de volta a mais do ajuste original, somente isso pode originar esses tais pipocos nas reduzidas?
L340
L340
Guru
Guru

Mensagem  Familia Sex Mar 04, 2011 11:10 pm

O bom e velho pipoco no escape, antes de mais nada deve-se saber o tempo de uso da vela, se a vela tem muito tempo de uso o bom e trocar a mesma, outra coisa e o chicote da vela (cabo de vela), verifique se o mesmo esta em bom estado e se nao apresenta desgaste nos terminais, se apresentar alguns desgaste nas pontas voce pode cortar 1/2 centimetro para melhor conexao, outra coisa e o cachimbo da vela, o cachimbo de nossas kansas e resistivo, com o tempo ele pode perder suas propriedades e causar a má passagem de eletricidade para formação da centelha causando o pipoco.

Antes de verificar alguma coisa dentro do motor verifique estas primeiro.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc

Mensagem  L340 Sáb Mar 05, 2011 12:18 pm

Familia escreveu:...antes de mais nada deve-se saber o tempo de uso da vela, se a vela tem muito tempo de uso o bom e trocar a mesma...
troquei a minha faz pouco tempo, no Manual diz pra trocar com 6 mil, certo?
Pois bem, na revisão não foi trocada e eu nem percebi, alguns quilometros pra frente eu mesmo troquei, senti a moto um pouco melhor, mas nenhuma mudança em relação aos pipocos.
Aliás, de quanto em quanto tempo devemos trocar as velas? Ou depende de cada moto e cada uso?
Alguém já colocou a tal Iridium?
Familia escreveu:...outra coisa e o chicote da vela (cabo de vela), verifique se o mesmo esta em bom estado e se nao apresenta desgaste nos terminais, se apresentar alguns desgaste nas pontas voce pode cortar 1/2 centimetro para melhor conexao, outra coisa e o cachimbo da vela, o cachimbo de nossas kansas e resistivo, com o tempo ele pode perder suas propriedades e causar a má passagem de eletricidade para formação da centelha causando o pipoco.
Eu troquei Bobina por uma Magnetron de CG Titan 03 ED (que segundo o cara da loja é a mesma coisa) e cachimbo por um NGK de CG 150 (VD05FMH). Mas essa alteração não está ligada aos pipocos, já que eles existiam antes. O sistema elétrico está ok (na verdade já estava, essas peças troquei por desconfiança de defeitos intermitentes).
Válvulas já foram reguladas, carburador limpo.
Além do filtro de ar e do quarto de volta a mais na mistura, existe mais alguma coisa que possa causar o pipoco?
L340
L340
Guru
Guru

Mensagem  Dan Floripa Sáb Mar 05, 2011 1:43 pm

Esses pipocos (estouros) geralmente são causados por: carburação suja, mistura pobre, entrada de ar na junta do escape, sendo essas apenas umas (as mais comuns) sendo mistura pobre a que mais acontece.

L340, você está usando 2 voltas no parafuso da mistura? Nos carburadores das Kansas/Speed a mistura boa fica entre 3 a 3 1/2 voltas (não sei o porque), você pode retirar a vela e ver o eletrodo, se estiver esbranquiçado a mistura está pobre e eis aí o motivo dos pipocos (a cor do eletrodo em uma mistura correta é uma cor marrom).

Abraço!

Dan.

Ps. Você pode ir abrindo o parafuso de ar 1/2 volta por vez até acertar a mistura, abra meia volta no parafuso dê umas voltas com a moto. É chatinho de se fazer mas é eficiente.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118

Mensagem  L340 Sáb Mar 05, 2011 2:04 pm

Dan Floripa escreveu:Esses pipocos (estouros) geralmente são causados por: carburação suja...
A carburação está beleza, foi limpo recentemente, eu mesmo limpei com 6 mil e o pessoal da GPS limpou com 9 se não me engano.
Dan Floripa escreveu:mistura pobre...
Eu sempre ouvi dizer que era o oposto, mistura muito rica, estava até pensando em empobrecer a mistura.
Dan Floripa escreveu:
entrada de ar na junta do escape, sendo essas apenas umas (as mais comuns) sendo mistura pobre a que mais acontece.
Está aí, lembro de quando era moleque ter visto isso num fusca justamente por isso, entrava ar no escape, mas onde pode entrar ar no escape da Kansas? Ela tem duas pecinhas que encaixam naquele ressalto do escape, mais uma peça por onde passa o escape com os dois furos dos parafusos. onde dessas peças pode entrar ar?
Será que falta alguma coisa entre o escape e o motor?
Dan Floripa escreveu:
L340, você está usando 2 voltas no parafuso da mistura? Nos carburadores das Kansas/Speed a mistura boa fica entre 3 a 3 1/2 voltas (não sei o porque)
Caramba, e eu precocupado com um quarto de volta entre a mistura original e a da CG.
O pior é que a moto veio da revisão de 6000 com menos que isso, pois pra melhorar a partida e manter em marcha lenta, eu precisei abrir um pouco a mistura.
Dan Floripa escreveu:
você pode retirar a vela e ver o eletrodo, se estiver esbranquiçado a mistura está pobre e eis aí o motivo dos pipocos (a cor do eletrodo em uma mistura correta é uma cor marrom).

Abraço!

Dan.

Ps. Você pode ir abrindo o parafuso de ar 1/2 volta por vez até acertar a mistura, abra meia volta no parafuso dê umas voltas com a moto. É chatinho de se fazer mas é eficiente.
Vou conferir a vela e a mistura depois, por enquanto estou de molho por causa de outra mistura, que foi Chuva + Frio + Jaqueta que não aguentou a chuva + trabalhar o dia todo molhado + voltar pra casa molhado com mais frio ainda (a Dutra é gelaaaaaada).
Então a Dona Gripe me colocou de castigo por mau comportamento.
Quando eu sair do castigo vou tentar uma série de coisas que estou lendo por aqui.
Obrigado pelas informações.
L340
L340
Guru
Guru

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado