FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

+8
wilson alves macedo filho
jeferod83
jorge luiz ferreira
cristianobj470
Eduard62
wagner mota
jeff
CounterRoachSK8
12 participantes

Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  CounterRoachSK8 Qua Jan 12, 2011 8:32 am

Bom dia pessoal, possuo minha Dafra Apache RTR 150 a 10 meses e rodo com ela praticamente todos os dias desde que a comprei. Bem como estou um tanto quanto ocioso aqui no serviço e encontrei este fórum rsrs gostaria de compartilhar com os companheiros os ocorridos com minha moto, já que estou vendo que muitos estão com dúvidas. Segue abaixo a lista.

1º - Gancho preso na mesa inferior que segura o flexível de freio:
Quando retirei a minha da cc este gancho veio reto para baixo, desse jeito --> |, o resultado foi q o flexível ficou pegando no pára-lama dianteiro quando a suspensão se contraía, o que acabou desgastando o adesivo preto fosco do pára-lama.

A solução foi virar o gancho um pouco para fora da moto, assim --> \, e pronto o problema desapareceu por completo.

2º - Pedal do freio traseiro:
Até hoje este problema me incomoda, já pensei em possíveis soluções (mas como a preguiça não deixa rsrs).
O problema é o seguinte, não sei se vocês repararam isto ou é só na minha Apache, mas o pedal do freio traseiro com o tempo vai comendo a descarga da moto, isso mesmo, a medida que a lona se desgasta e o uso continuo do mesmo ele se atrita com o escapamento, que com o tempo vai desgastando e posteriormente enferruja.

A solução possível que eu penso que possa dar certo é calçar o mesmo com uma arruela para que ele fique mais para fora da moto e longe do escape.

Enquanto não faço isso, ando sempre com o freio regulado um pouco mais alto.

3º - Painel:
Sim a famosa batida seca, isso é praticamente natural da apache, sempre que eu tenho o azar de acertar algum buraco a frente da moto soca e da esse bendito barulho. Nunca me preocupei em corrigir o mesmo, já que eu não saio por ai colhendo buracos no asfalto. Uma das possíveis causas pode ser a forma um tanto quanto precária que o conjunto dianteiro da moto é fixado (painel, carenagem e farol).

4º - Luz do neutro:
Há pouco tempo atrás o sensor do neutro da minha moto começou a se comportar de forma estranha, piscando de acordo com a vibração do motor, chegando às vezes até a ficar aceso por completo enquanto a moto estava engrenada, com isso ao apertar a partida ela também tentava ligar e saia pulando rsrs

A solução foi "fácil", tive de desmontar a moto quase inteira, chegando a pensar que o problema estava no sensor dentro da carcaça do motor, mas no fim era apenas um cabo que estava mal encaixado, o mesmo passa por baixo do tanque da moto perto de uma caixinha vermelha que é a central do carburador (já que o ele é eletrônico assim como o da falcon), se isto ocorrer de uma revisada na conexão deles e pronto.

5º - Marchas escapando:
Quando comecei a passear por ai na minha moto, as marchas escapavam demaaaaaaaaiiiiissssss, cheguei a me arrepender de ter comprado a moto Crying or Very sad, mas como um bom motociclista rsrs Smile relevei o tal problema, passados 1 500km (isso quase em 2 semanas kkkkk) reparei que o problema começou a desaparecer, chegado aos 2 700km já havia desaparecido por completo, atualmente as vezes ela escapa as marchas, mas muitooo raramente.

Causa atual do problema, a Apache com óleo Mobil quando chega aos 700km rodados bate tudo!!! e até escapa marcha, não sei se é paranóia minha ou se o óleo que eu uso é muito ruim, mas aconselho de exatos 1 000 em 1 000 km trocar o óleo da moto. Ela vira outra!!! Fica hiper macia, da vontade de trocar o óleo todos os dias.
A regulagem da embreagem também causa este problema, ela não deve ser muito alta, mas também não deve ser muito baixa, faça uma média.
Calçado, sim ele tambéeemmm influencia rsrs, quando uso tênis/sapatos de solado muito baixo costumo não pressionar bem o pedal de cambio... Claro isso por causa da regulagem do mesmo.

6º - Corrente de transmissão:
A relação da Apache é muito sensível, e faz aquele mesmo barulho famoso das Twisters sabe qual é?

Para evitar isto e posteriores transtornos eu aconselho a vocês lubrificarem a corrente todos os dias, se isso não for possível pelo menos 3 vezes na semana pois ela dilata muito facilmente, e acaba ficando "folgada", o que causa desgaste prematuro da coroa e do pinhão.

7º - Luz de revisão:
Isso não é um problema, mas para alguém que assim como eu da às revisões de sua própria moto, chega há incomodar um pouco, até hoje não sei como desativar essa tal dessa luz (também nem procurei) então deixo em aberto caso alguém saiba como desativar a mesma.

8º - Distância do solo:
O fato de a Apache ser mais baixa que as outras motos, é um fator prejudicial, já que vivemos no Brasil neh...
Eu graças a isso tive a infelicidade de estrear a minha Sad, peguei uma rotatória em uma descida a uns 50km/h e o asfalto tinha um rebaixo, devido a um buraco mal tapado Evil or Very Mad , como não sou leve (na época estava com 85kg) o descanso central da moto pegou no chão e travou em uma ranhura do asfalto... resultado, ela descendo arrastando na minha frente e eu tentando levantar arrastando sentado atrás... no fim ela se saiu bem ao teste de resistência, o peso de guidão fez seu papel segurando a moto, a alça do garupa e a pedaleira do garupa também, meu retrovisor como ando com eles um pouco frouxos (sei que é mais fácil pra roubar mas quem quer roubar leva de qualquer jeito neh) se fechou e nada aconteceu com ele, as setas ralaram bem e a dianteira chegou a quebrar, a única parte carenada q foi danificada foi um ralado minúsculo na carenagem frontal da moto... Lembrando que eu cai para a esquerda, se fosse para o lado do escape o prejuízo seria maior.

Direto e reto com 2 pessoas na moto o central pega no asfalto, então galera muito cuidado com isso...

9º - Semi guidão:
Com o tempo a vibração da própria moto vai desatarraxando os parafusos que predem os semi guidões, então recomendo uma verificadinha às vezes pra não correr o risco de sair por ai com o guidão na mão kkkkkk Razz

10º - Luz do farol alto:
Sim galera, essa luz só acende no painel quando o farol está realmente ligado, no nível três do controle da manopla direita.

11º - Trava de guidão:
No primeiro dia com minha Apache, a 5km da cc eis que surge a duvida, pow minha trava de guidão está estragada kkkkkkkk na verdade não era isso, o que acontece na Apache é que a trava não é igual nas Hondas (no fundo do tambor) ela é meio termo então você não pressiona a chave nem demais nem de menos, mas com o tempo você acaba se acostumando, hoje eu travo o guidão da moto até sem ver.

12º - Consumo:
A Apache até os 5 000 giros +/- economiza que é uma beleza em média 30 a 40km/l, mas se você é como eu (moto 150, piloto 1100) não esquente a cabeça que ela vai beber sim e muito!! é gritante o quanto ela bebe em giros mais altos...

13º - Engasgar ao ligar:
Assim que eu ligo minha moto nas 4 primeiras aceleradas (7mil giros +/-) ela engasga um pouco, coisa de segundos, a impressão que eu tenho é que a cuba do carburador se esvazia durante a noite (a gasolina evapora) e de manhã ela demora a chegar até o carburador novamente. Até hoje nunca utilizei o afogador da moto...

14º - Desligar na lenta ou ao acelerar e soltar rapidamente o acelerador:
Eu sofri bastante com isso no inicio, até que resolvi fuçar na moto... Sempre que eu parava em um sinal a moto desligava... eu ia a loucura rsrs nem quando ela voltou da primeira revisão (única vez que ela voltou a uma cc da Dafra) ela voltou bem regulada, aliás ela voltou pior Sad foi dai que eu resolvi procurar a causa do problema.
A Apache quando você acelera, por exemplo, a lenta está em 1 000 giros, você acelera até 7 000 e solta o acelerador, ela cai para 500 giros e depois sobe para 1 000 novamente, dependendo das condições se a moto estiver fria ao chegar nesses 500 giros o motor apaga por completo.

A solução que eu encontrei foi ajustar a lenta em +/- 1 500 giros e pronto!! Nunca mais moto desligando em sinal =]

Enfim é isso que eu tinha para compartilhar com vocês, espero que este tópico seja útil a vocês que assim como eu quando peguei minha Apache, estavam perdidos Very Happy

PS: Já fiz 142km/h reais na minha, marcando 149km/h no painel... Alguém já fez mais? No dia até que dava pra dar mais uma esticada, mas os carros começaram a frear na minha frente ai já viu neh x.x

Caso alguém for postar isto em outro fórum, por favor, coloque os direitos autorais Very Happy

William Magno... Very Happy
Dafra Apache RTR 150cc possível futura Apache RTR 200/250cc

CounterRoachSK8
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte - MG
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 12/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Re: Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  jeff Qua Jan 12, 2011 11:02 am

Beleza de postagem, Magno!

Esse é o espírito, grande colaboração para o pessoal das apache!

Sobre o óleo, não é paranóia não. O problema é o tipo de óleo que é SF, não funciona bem em motos.

Mude para o Yamalube ou outro bom óleo SL que esses problemas desaparecem. Aos 700 km eu já tinha passado tanta raiva com um óleo Havoline SF que joguei fora. E olha que o Havoline e o Yamalube são ambos fabricados pela Texaco.

O Havoline SL é ótimo, mas o SF é um desastre, como todo SF em motos.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Re: Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  wagner mota Qui Jan 13, 2011 1:17 pm

Muito bom CounterRoachSK8...valeu!!

acertei o gancho (flexível de freio) não tinha reparado que fica pegando no para-lama.

suas outras dicas minha apache ainda não apresentou os problemas mas ficarei atendo.

abraços

wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Re: Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  Eduard62 Qui Jan 13, 2011 1:33 pm

wagner mota escreveu:Muito bom CounterRoachSK8...valeu!!

acertei o gancho (flexível de freio) não tinha reparado que fica pegando no para-lama.

suas outras dicas minha apache ainda não apresentou os problemas mas ficarei atendo.

abraços


O meu pega na buzina direita
Eduard62
Eduard62
Forista
Forista

Número de Mensagens : 122
Idade : 56
Localização : São Paulo
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 24/04/2010

http://www.restauracaocb450.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Re: Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  cristianobj470 Qui Jan 13, 2011 6:12 pm

minha speed tambem acontecia isso passei a buzina para lateral acabou problema

cristianobj470
Forista
Forista

Número de Mensagens : 306
Idade : 36
Localização : Porto Alegre/RS
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty escape

Mensagem  jorge luiz ferreira Dom Fev 27, 2011 8:10 pm

Vcs esqueceram que o escape da apache se sollta sempre reapertar ..
E como vcs sofrem com os mechanicos da dafra em..
O melhor óleo que encontrei para colocar em motores de moto é o motul 3000.
melhor oleo troco com 1.500 klm.. e vc vai até essa km sem ter problemas de engates.
é um pouco caro mas vale a pena , o engate fica uma dilicia

abraço
jorge luiz ferreira
jorge luiz ferreira
Forista
Forista

Número de Mensagens : 255
Idade : 57
Localização : Diadema
Moto : Next 250
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Re: Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  CounterRoachSK8 Dom Fev 27, 2011 8:29 pm

Fala galera a eu aqui denovo rsrsrs
Primeiramente obrigado a todos pelos elogios e sempre que eu puder ajudar eu vou estar aqui.

Agora quanto ao escape da Apache se soltar, a minha até hoje só afroxou o guidão esquerdo e nada mais!!! Oque ocorreu com o escape mesmo foi o problema que eu já citei aqui, do pedal de freio pegar nele e agora um novo:

A borracha que fica embaixo da ponteira amortecendo o descanso central se foi u.u ai acima de 5000 giros eu escutava um barulho de lata batendo, a solução até comprar outra porque to muitoooooo sem tempo foi colar um pedaço de borracha no lugar, eu cortei no formato certinho e colei ficou uma beleza.

Enfim e isso ai e até a proxima galera!!!!

CounterRoachSK8
Novato
Novato

Número de Mensagens : 4
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte - MG
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 12/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Re: Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  jeferod83 Sex Mar 11, 2011 10:10 am

Vamos então compartilhar os defeitos, mas eu vou fazer algumas observações antes nos comentários do CounterRoachSK8.

CounterRoachSK8 escreveu:2º - Pedal do freio traseiro:
Eu tive um problema, mas com relação à partida no pedal, que a alavanca travava, perto do pedal do freio, na pedaleira.

CounterRoachSK8 escreveu:4º - Luz do neutro:
Eu já vi o contrário na minha, estar em neutro e não acender a luz.

CounterRoachSK8 escreveu:5º - Marchas escapando:
Eu acho estranho, não acho lógico, mas às vezes acontece de, por exemplo, eu estar em 3ª, e quando vou engatar a 4ª entra o neutro. Muito estranho, mas aconteceu já.

CounterRoachSK8 escreveu:6º - Corrente de transmissão:
A minha já tá chegando quase na última esticada.

CounterRoachSK8 escreveu:Para evitar isto e posteriores transtornos eu aconselho a vocês lubrificarem a corrente todos os dias
Qual óleo utilizar????

CounterRoachSK8 escreveu:7º - Luz de revisão:
O Marcelo postou uma possível solução para este problema:
https://dafra.forumeiros.com/t2810-indicador-de-revisao-servico#47853

CounterRoachSK8 escreveu:8º - Distância do solo:
Isso eu já observei também... mas achei que fosse normal, afinal não tenho um ano como motociclista.

CounterRoachSK8 escreveu:11º - Trava de guidão:
Na verdade vc está fazendo errado, o próprio manual da Apache fala. Com a chave no desligado, pressiona ela para baixo, e uma mola empurra ela para cima, sem vc apertar (sem meio termo), gire para a esquerda, aí dá pra fazer até com o dedim miguim =D

CounterRoachSK8 escreveu:12º - Consumo:
Tipo 28Km/l? A minha média é essa, eu até tava pensando que fosse algum problema, mas se vc está afirmando já somos 2 então... hehehehe

CounterRoachSK8 escreveu:13º - Engasgar ao ligar:
Às vezes eu sofro para ligar ela... tou com medo quando tiver fazendo bastante frio aki em Curitiba. Eu já usei o afogador da minha várias vezes, pois quando ligava a moto, e ia dar uma aceleradinha, por menor que seja, ela engasgava e morria. Então eu ligava já com o acelerador puxado, ela dava uma aceleradinha, e dava uma puxada no acelerador, para dar uma "esquentadinha", daí eu conseguia arrancar com ela.

CounterRoachSK8 escreveu:PS: Já fiz 142km/h reais na minha, marcando 149km/h no painel...
Eu já fiz 161Kmph.... ah desculpe.... troquei os dígitos, na verdade 116 hehehehe...
Na verdade na verdade mesmooooo, 118, numa reta de uma rodovia que pego para ir para o meu trabalho, mas é curta e tem um sinaleiro com um pardal de 70Kmph lá, daí não consigo ir mais além, mas o que está marcado no painel é 116 mesmo...

Agora eu vou colocar os meus "problemas"

1) Botões do painel difíceis de manusear.
Eles são complicados, delicados, devem ser tratados com jeitinho carinhoso, se não não fazem o que vc quer. São umas moças!!! hehehehe

2) Falhas em rotações altas.
Quando estou em rotação muito alta, acima dos 9000 giros, a motoca dá umas falhadas (não é o corte de giro), é como se existissem bolhas de ar no combustível. Não chega a ser um incômodo, mas eu penso que possa ser alguma coisa suja ou mal encaixada, sei lá. Na próxima revisão vou relatar isso.

3) Barulho de grilo ao acelerar.
Quando estou em neutro, ou segurando a embreagem, e parado, dou uma aceleradinha e solto e quando a motoca diminui a rotação, quase chegando no ponto, escuto um crrrrrrrrriiiiiiiiiiiiiii, e pára. Acho que o problema seja o páralamas da minha motoca que está quebrado (um indivíduo deu uma ré comigo parado atrás, com sensor de distância e tudo e não viu), e está gerando vibração quando abaixa a rotação. Depois que eu trocar a peça eu vejo se realmente é isso.

4) Iluminação fraca.
Eu considero bem fraca a iluminação da Apache. Tava pensando até em colocar um xenon nela =DDD

5) Marcador de combustível com vida própria (em alguns casos)
Às vezes, ligo a motoca para dar uma esquentada, e o marcador está nos 50%, daí desligo-a para pegar alguma coisa no baúleto, e quando ligo baixa para 30%, sem mexer ela do lugar. Mas no final sempre marca o certo. De qualquer forma ajuda pakas, pois tem mta motoka aí que nem tem!

E acho que é só.

Abraços
jeferod83
jeferod83
Novato
Novato

Número de Mensagens : 33
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty apache 150

Mensagem  wilson alves macedo filho Qua Jul 27, 2011 9:24 pm

tenho uma apache a sete meses desde o primeiro dia que peguei na consc que é só pau direto não teve essa de amaciar não eu amaciei no punho botei logo tudo que ela era pra dar deu 130km agora acreditem ja coloquei até 137km mas ela botando os fatos pela descarga numa descida não tenho nada q falar da moto em termo de problema pra falar a verdade ela deu essa velocidade de 137km porque eu troquei o pinhão coloquei um pinhaõ de 14 dentes pois o dela é de 13 dentes e troquei a coroa a dela é de 44 dentes coçloquei uma coroa da ybr yamaha que é de 43 dentes a moto ficou show já esta com 7.000km rodados já viajei umas quatro vezes com ela. é só o filé

wilson alves macedo filho
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Idade : 60
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 05/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty 125 por hora!!

Mensagem  marcosdafra Qua Ago 24, 2011 8:34 pm

Consegui 125 por hora na dutra sentido sao paulo ...mas sinceramente pelo peso dela nao é muito legal pro que os venots laterais desanimam. Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Razz
marcosdafra
marcosdafra
Forista
Forista

Número de Mensagens : 151
Idade : 35
Localização : Duque de Caxias
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 04/05/2011

http://dafracarioca.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Re: Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  Robinhoo Qui Ago 25, 2011 9:35 pm

resposta pata a 7

Robinhoo
Robinhoo
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 53
Idade : 33
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 18/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Re: Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  geniusartes Qua Set 14, 2011 10:18 am

Bom dia amigo,

Para você resolver este problema abaixo:

7º - Luz de revisão:
Isso não é um problema, mas para alguém que assim como eu da às revisões de sua própria moto, chega há incomodar um pouco, até hoje não sei como desativar essa tal dessa luz (também nem procurei) então deixo em aberto caso alguém saiba como desativar a mesma.

Segue os 2 botões do painel com a chave desligada, vire a chave para ligar e segue os botões pressionados por 5 segundos.
geniusartes
geniusartes
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 88
Localização : Santo André/ SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 11/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Velocidade

Mensagem  Vandré Silva Alves Qua Set 14, 2011 11:40 am

Bah, o maximo que eu fui com a minha APACHE foi 123,124 km por hora 8500rpm affraid

Vandré Silva Alves
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 51
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso. Empty Re: Defeitos ocorridos, constatados e experiências em 10 meses de uso.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos