minha moto não pega na partida só no pedal
+17
Péricles
DEIA
Speed
pablodemelo
Cassius
Edu Clown
rp_araujo
Ill be back
Familia
Adam
Cássio Fernandes
Simone1
Dan Floripa
A Matraca
jeff
TUTRC
wandao.a
21 participantes
Página 1 de 5
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Estava usando minha Kansas normalmente, certo dia liguei ela pela manhã na partida elétrica, tudo normal, andei com ela, mas quando fui ligar novamente. tic. e não pegou. Agora toda vez é tic e nada, tenho de ligar no pedal. Passei em uma motopeças perto de casa e o rapaz testei a buzina, farol e tudo funciona, só a partida elétrica que não, ele disse que pode ser algum problema com a mesa do motor de partida. Alguém já passou por isso ?
Re: minha moto não pega na partida só no pedal
Escova do arranque é provavel também, mole de resolver catuca umas das ybrs e cgs que tu deve arrumar sim.. do mais é tranquilo abriu a capa tirou o eixo central arranca tudo que tem em volta e leva na loja pra arrumar um igual.
do mais devirta-se
do mais devirta-se
TUTRC- Novato
- Número de Mensagens : 41
Moto : Speed 150cc
Aproveitando o tópico, porque não lembro onde o assunto foi comentado:
Estive tendo problemas com a bateria de minha Kansas (ela tem 1 ano), andou difícil de dar partida pela manhã.
Mas descobri que isso só acontece porque ultimamente ando fazendo trajetos curtos (8 km ida e volta). Quando rodo trajetos mais longos, a partida é normal no dia seguinte. Um trajeto mais longo corresponde a uma carga lenta, e a bateria consegue recuperar a carga depois do esforço da partida.
Ou seja, talvez uma bateria não precise ser trocada apenas porque começou a dar problemas de partida. Uma esticada para um passeio antes de voltar para casa pode solucionar o problema...
Um abraço,
Jeff
Estive tendo problemas com a bateria de minha Kansas (ela tem 1 ano), andou difícil de dar partida pela manhã.
Mas descobri que isso só acontece porque ultimamente ando fazendo trajetos curtos (8 km ida e volta). Quando rodo trajetos mais longos, a partida é normal no dia seguinte. Um trajeto mais longo corresponde a uma carga lenta, e a bateria consegue recuperar a carga depois do esforço da partida.
Ou seja, talvez uma bateria não precise ser trocada apenas porque começou a dar problemas de partida. Uma esticada para um passeio antes de voltar para casa pode solucionar o problema...
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc
A princípio achei que fosse a bateria, mas o mecânico disse que se o problema estivesse na bateria as setas, farol e buzina também não funcionariam com o motor desligado. Já rodei trajetos de mais de 30 km e mesmo assim não funcionou.
Wandao,
Minha Speed tava preguiçosa pra pegar de manhã, ou seja, só pegava na partida e com o afogador acionado, no pedal nem pensar, só pegava no pedal qdo a moto estava quente.
Segunda de manhã repeti este ritual e, quando estava na rua a partida elétrica foi pro espaço, nem o neutro acendia. Porém, setas e farol sim.
Levei aqui num amigo de confiança e, pelo sintomas narrados ele sentenciou: é a bateria que pifou. Não deu outra, troquei a bateria e, agora, a moto pega tanto no pedal quanto na partida.
Agora uma curiosidade: Quando foi mencionada a hipotese de trocar a bateria, claro que eu n ia comprar uma nova, haja vista que a moto ainda tá na garantia. Daí, corri na concessionária e falei com o consultor João Kleber, aqui em Recife é BOX DAFRA, só que, por eles liberarem baterias a troco de banana, agora, há toda uma burocracia pra acontecer a troca. Detalhe, na Loja não tem bateria e, a espera pode durar até 10 dias!
Frustrado, voltei na oficina e mandei o cara trocar por uma nova. Simples assim, surpresas Dafra que todos nós estamos carecas de saber...
Abraço,
A Matraca
Minha Speed tava preguiçosa pra pegar de manhã, ou seja, só pegava na partida e com o afogador acionado, no pedal nem pensar, só pegava no pedal qdo a moto estava quente.
Segunda de manhã repeti este ritual e, quando estava na rua a partida elétrica foi pro espaço, nem o neutro acendia. Porém, setas e farol sim.
Levei aqui num amigo de confiança e, pelo sintomas narrados ele sentenciou: é a bateria que pifou. Não deu outra, troquei a bateria e, agora, a moto pega tanto no pedal quanto na partida.
Agora uma curiosidade: Quando foi mencionada a hipotese de trocar a bateria, claro que eu n ia comprar uma nova, haja vista que a moto ainda tá na garantia. Daí, corri na concessionária e falei com o consultor João Kleber, aqui em Recife é BOX DAFRA, só que, por eles liberarem baterias a troco de banana, agora, há toda uma burocracia pra acontecer a troca. Detalhe, na Loja não tem bateria e, a espera pode durar até 10 dias!
Frustrado, voltei na oficina e mandei o cara trocar por uma nova. Simples assim, surpresas Dafra que todos nós estamos carecas de saber...
Abraço,
A Matraca
A Matraca- Forista
- Número de Mensagens : 130
wandao.a escreveu:A princípio achei que fosse a bateria, mas o mecânico disse que se o problema estivesse na bateria as setas, farol e buzina também não funcionariam com o motor desligado. Já rodei trajetos de mais de 30 km e mesmo assim não funcionou.
Faça o seguinte teste, pegue uma chave de fenda e bata com o cabo, em cima do arranque, dê uma batidas, pois se as escovas colaram, poderão se soltar, teste o arranque novamente, continuou o "tec", pegue a chave de fenda e encoste nos 2 polos do relê de partida (veja bem relê de partida, não nos bornes da bateria!) ele deve de estar em baixo do banco, ´se você não sabe como ele é, é uma peça preta, redonda tem 02 fios ligados a ele um preto e um vermelho que vem direto da bateria, então encoste a chave nos 2 polos, se o arranque virar, troque o relê de partida.
O relê de partida quando pifa, constuma fazer esses "tec".
Abraços!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Simone1- Novato
- Número de Mensagens : 39
Moto : Zig 110cc
Como a Simone apagou a mensagem conforme explicado abaixo, vou editar a minha porque há informações úteis para este tópico que não fariam sentido sem uma introdução. Então também estou eliminando as informações que a Simone optou por eliminar, mas procurando manter o sentido.
Quanto ao fato de a kansas que a Simone falou que o dono nunca conseguia fazer pegar na partida elétrica, mas funcionou de primeira com ela, acho que foi coincidência.
O que talvez tenha acontecido é que o dono desistiu de usar a partida elétrica porque a moto estava em outra condição (inverno, alta umidade, regulagem de marcha lenta, bateria fraca, vela desgastada, etc.) e quando você tentou a partida elétrica a condição estava normalizada.
Por exemplo, a kansas é enjoada para pegar de primeira com a rotação de marcha lenta baixa. No verão, com a moto quente, pega fácil, mas a primeira partida, se a pessoa não tiver a manha, pode demorar.
Então, ou se mantém a moto sempre com a marcha lenta elevada (o que gasta mais combustível e faz a moto esquentar mais que o normal), ou então ajusta a rotação todo dia no carburador, em função da temperatura do dia e da rotação do motor, como eu faço.
E isso não é só kansas, não. Aprendi esse truque há 30 anos.
Tudo de bom,
Jeff
Quanto ao fato de a kansas que a Simone falou que o dono nunca conseguia fazer pegar na partida elétrica, mas funcionou de primeira com ela, acho que foi coincidência.
O que talvez tenha acontecido é que o dono desistiu de usar a partida elétrica porque a moto estava em outra condição (inverno, alta umidade, regulagem de marcha lenta, bateria fraca, vela desgastada, etc.) e quando você tentou a partida elétrica a condição estava normalizada.
Por exemplo, a kansas é enjoada para pegar de primeira com a rotação de marcha lenta baixa. No verão, com a moto quente, pega fácil, mas a primeira partida, se a pessoa não tiver a manha, pode demorar.
Então, ou se mantém a moto sempre com a marcha lenta elevada (o que gasta mais combustível e faz a moto esquentar mais que o normal), ou então ajusta a rotação todo dia no carburador, em função da temperatura do dia e da rotação do motor, como eu faço.
E isso não é só kansas, não. Aprendi esse truque há 30 anos.
Tudo de bom,
Jeff
Última edição por jeff em Sex Dez 10, 2010 7:20 am, editado 1 vez(es)
jeff- Jedi
A minha Kansas pela manhã, quando o dia estava mais frio, eu acionava o afogador e apertava o clique e ela pegava, depois de uns 2 minutos, eu ia reduzindo o afogador e pronto, era só andar.
Nos anos 70, 80 e até metade dos 90 o uso do afogador fazia parte do ritual diário de se ligar um carro ou uma moto.
Hoje, com os carros e algumas motos com injeção eletrônica, usar o afogador parece coisa do século passado
E pior que é... mas não troco.
Um abraço,
Jeff
Hoje, com os carros e algumas motos com injeção eletrônica, usar o afogador parece coisa do século passado
E pior que é... mas não troco.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Hum, estranho...
em 15 dias de relação se usei o afogador umas 2 vezes foi muito, pela manha pega tranquilo
haha, goiânia também...
em 15 dias de relação se usei o afogador umas 2 vezes foi muito, pela manha pega tranquilo
haha, goiânia também...
A minha pega normalmente de manhã, é raro usar o afogador, mesmo quando esta frio, porem, uma vez eu tive q usar o afogador em um dia q não estava frio era umas 4\5 horas da tarde, tava quente, muito quente, e ela só pegou depois de acionar o afogador.
Com relação a partida no pedal, dou a dica de colocarem um óleo nas partes móveis do pedal, eu tinha dificuldades em dar partida no pedal, mas um dia coloquei um óleo nele(nas juntas) e pareçe q ficou melhor,
não sei! pode ser coincidencia, mas não custa nada tentar!
Com relação a partida no pedal, dou a dica de colocarem um óleo nas partes móveis do pedal, eu tinha dificuldades em dar partida no pedal, mas um dia coloquei um óleo nele(nas juntas) e pareçe q ficou melhor,
não sei! pode ser coincidencia, mas não custa nada tentar!
Adam- Forista
- Número de Mensagens : 330
70% de chances do problema la em cima citado ser amperagem baixa na bateria, tire-a do lugar e de carga usando carregador de bateria, se a amperagem esta baixa a moto nao liga na partida e ainda faz o famoso "tec", mas mesmo assim ela funciona a buzina, os farois, piscas e tudo o mais, menos o motor de partida.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc
Isso mesmo, o consumo do motor de partida é muito mais alto que o das lâmpadas e buzina. Então as luzes até se acendem, mas necas de o motor de partida ter força para fazer girar o motor da moto.
Um abraço,
Jeff
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Tudo oq sei, sobre o motor de partida e a bateria da kansas, é q a bateria original é ruim, não segura carga(palavra do mecanico da dafra) ele disse pra FUGIR dela! caso for trocar, e com relação ao motor de partida o mesmo me disse q o da kansas é muito bom, e as possibilidades dele dar pau, são muuuito poucas, ou seja, é BATERIA mesmo, parte elétrica, e convenhamos não precisamos pesquisar muito pra achar problemas elétricos na kansas né!
Adam- Forista
- Número de Mensagens : 330
Amigo.
Quando você aciona o botão de partida (da sua moto, de um carro, de um caminhão etc etc.) na verdade você não liga o motor de partida, você liga o “rele de partida”. O rele de partida faz um sonoro “tec” fechando o circuito da bateria com o motor de partida e acionando o motor.
E porque não ligo direto o motor de partida??? Porque a “amperagem” (consumo do motor de partida e muito alto....derreteria facilmente os fios do botão de partida.
Se você aciona o botão de partida e o rele de partida faz um “TAC” e não acontece nada é porque ou o rele esta com defeito ou o motor de partida não esta funcionando ou a bateria “foi para o espaço”...”já era”.
A sua bateria provavelmente é de 7 amperes. Eu coloquei na minha moto uma bateria de 9 amperes de “nobrack” na minha moto...ficou muito bom....basta “triscar”. a partida ficou violenta....hehehe...NÂO aconselho a miguem a fazer isto....a bateria é muito mais barato e muito mais resistente e muito mais forte e durável....NÃO ESTOU DIZENDO PARA FAZER. ESTOU DIZENDO QUE EU FIZ.
Quando você aciona o botão de partida (da sua moto, de um carro, de um caminhão etc etc.) na verdade você não liga o motor de partida, você liga o “rele de partida”. O rele de partida faz um sonoro “tec” fechando o circuito da bateria com o motor de partida e acionando o motor.
E porque não ligo direto o motor de partida??? Porque a “amperagem” (consumo do motor de partida e muito alto....derreteria facilmente os fios do botão de partida.
Se você aciona o botão de partida e o rele de partida faz um “TAC” e não acontece nada é porque ou o rele esta com defeito ou o motor de partida não esta funcionando ou a bateria “foi para o espaço”...”já era”.
A sua bateria provavelmente é de 7 amperes. Eu coloquei na minha moto uma bateria de 9 amperes de “nobrack” na minha moto...ficou muito bom....basta “triscar”. a partida ficou violenta....hehehe...NÂO aconselho a miguem a fazer isto....a bateria é muito mais barato e muito mais resistente e muito mais forte e durável....NÃO ESTOU DIZENDO PARA FAZER. ESTOU DIZENDO QUE EU FIZ.
Ill be back- Forista
- Número de Mensagens : 218
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Ratificando o que Família e Jeff falaram:
Certa vez, apesar de buzinas e lâmpadas funcionarem, só conseguia dar partida pelo kick. A causa do problema foi ter trocado a H4 do farol por uma de 55W. Assim, no uso urbano, a bateria ñ recarregava o suficiente.
Então, antes de atacar motor de partida e bateria, veja se ñ está sobrecarregando o sistema elétrico (faróis auxiliares, alarmes, etc).
Certa vez, apesar de buzinas e lâmpadas funcionarem, só conseguia dar partida pelo kick. A causa do problema foi ter trocado a H4 do farol por uma de 55W. Assim, no uso urbano, a bateria ñ recarregava o suficiente.
Então, antes de atacar motor de partida e bateria, veja se ñ está sobrecarregando o sistema elétrico (faróis auxiliares, alarmes, etc).
rp_araujo- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 65
wandao.a escreveu:Estava usando minha Kansas normalmente, certo dia liguei ela pela manhã na partida elétrica, tudo normal, andei com ela, mas quando fui ligar novamente. tic. e não pegou. Agora toda vez é tic e nada, tenho de ligar no pedal. Passei em uma motopeças perto de casa e o rapaz testei a buzina, farol e tudo funciona, só a partida elétrica que não, ele disse que pode ser algum problema com a mesa do motor de partida. Alguém já passou por isso ?
Wandao, peça para verificarem a carga da bateria; para a bateria estar com uma carga boa, tem que ter entre 12,8v a 13,3v, se ela estiver com carga dentro do padrão, teste o relê como mencionei antes, se não for o relê, veja se chega energia ao arranque, se chega provavelmente são as escovas. Mas continuo apostando no relê.
Dan Floripa- Guru
Olá, Adam,
Quanto à parte elétrica, o chicote das antigas realmente é problema, mas não acho que essa bateria seja exatamente fraca. Para mim, ela está dimensionada no limite mínimo para fazer o trabalho dela. Acho mais problemático o afogador ser pouco eficiente, o que acaba exigindo mais de uma ou duas tentativas, e é isso que acaba com a carga.
Mas também não estou defendendo. Uma capacidade maior seria muito bem vinda para que não fosse necessário ficar usando macetes para economizá-la. Quando acabar a minha, vou experimentar outra marca para ver se ela retém carga por mais tempo. A kansas é minha primeira moto com partida elétrica, então não tenho essa referência.
Talvez uma forma de fazer a bateria render mais seja usar a partida a pedal quando for fazer um trajeto curto, daqueles que não dá tempo dela se recarregar. E deixar a elétrica apenas para os percursos mais longos.
Xiii, criei outro macete...
Um abraço,
Jeff
Quanto à parte elétrica, o chicote das antigas realmente é problema, mas não acho que essa bateria seja exatamente fraca. Para mim, ela está dimensionada no limite mínimo para fazer o trabalho dela. Acho mais problemático o afogador ser pouco eficiente, o que acaba exigindo mais de uma ou duas tentativas, e é isso que acaba com a carga.
Mas também não estou defendendo. Uma capacidade maior seria muito bem vinda para que não fosse necessário ficar usando macetes para economizá-la. Quando acabar a minha, vou experimentar outra marca para ver se ela retém carga por mais tempo. A kansas é minha primeira moto com partida elétrica, então não tenho essa referência.
Talvez uma forma de fazer a bateria render mais seja usar a partida a pedal quando for fazer um trajeto curto, daqueles que não dá tempo dela se recarregar. E deixar a elétrica apenas para os percursos mais longos.
Xiii, criei outro macete...
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Haha, se a minha bateria durar menos de 1 ano, arranco o motor de partida do lugar e uso só o pedal mesmo, pelo menos 3 anos com uma cgzoca só no pedal, até acostumei, mas, partida elétrica é bom demais, lembro dos tempos em que o pedal escorregava (principalmente na chuva), pegava na canela e ficava o roxo na panturrilha, bons tempos, talvez o pessoal poderia usar uma bateria de maior amperagem, assim resolveris o problema, não sei se existem baterias para moto de gel, se tiver, é certeza de problema resolvido (a bateria de gel demora muito menos pra carregar), o pessoal aqui de Goiás que tem som automotivo sabe do que eu to falando
Abraços
Abraços
Eu estou a quase um ano usando bateria de no-break, tive que trocar o conectores e fazer um suporte novo para a bateria. Quando fui ver os preços das baterias em torno de R$80,00 a mais barata, vi o encarte de uma loja de informática "Bateria no-break 12v- 7A R$40,00 a vista, foi ela mesmo!!
Não tenho do que reclamar.
Dan.
Dan.
Dan Floripa- Guru
Dan Floripa escreveu:Eu estou a quase um ano usando bateria de no-break, tive que trocar o conectores e fazer um suporte novo para a bateria. Quando fui ver os preços das baterias em torno de R$80,00 a mais barata, vi o encarte de uma loja de informática "Bateria no-break 12v- 7A R$40,00 a vista, foi ela mesmo!!
Dan.
Em 1 ano usando essa bateria de nobreak ela nunca trincou?
Já vi casos dessas baterias trincarem até no transporte, acho que caso o amigo autor do topico queira instalar a bateria de nobreak, faça, mas da uma olhada nela de vez em quando pra evitar acidentes ou dores de cabeça futuramente (é sério, essa bagaça pode explodir, a perna fica ali do lado, é queimadura na certa) .
Abraços
Não Cassio, nunca houve nada, nem trincas, nem estufou, nadinha, a bateria na moto não é tão usada (a carga), pois o estator das motos pequenas e carburadas se não me engano tem 8 bobinas, 1 de excitação, 1 para bobina de ignição, 3 para carregar a bateria e 3 para alimentar o farol, então a energia utilizada é somente na partida e a bateria fica em carga ou repouso. Eu sempre tomei cuidado com motor com partida elétrica: para dar a partida sempre no neutro e com o farol desligado.
Dan.
Obs: Postei umas fotos do carburador de 150 sport que tentei instalar esse findi na minha moto, e dá de ver a bateria em uma ou 2 fotos.
Dan.
Obs: Postei umas fotos do carburador de 150 sport que tentei instalar esse findi na minha moto, e dá de ver a bateria em uma ou 2 fotos.
Dan Floripa- Guru
Só complementando a outra menssagemque postei anteriormente (para não ficar editando)
A bateria está em carga com o motor funcionando e em repouso quando o motor está desligado.
Dan.
A bateria está em carga com o motor funcionando e em repouso quando o motor está desligado.
Dan.
Dan Floripa- Guru
Hehehe
Até sei de onde o Cassio tirou essa informação dos riscos das baterias de no-break....
Confesso que estou surpreso de ouvir o relato do Dan de que nunca teve problemas de quebra da carcaça da bateria. Mas acho difícil que todas as baterias de no-break tenham essa mesma boa qualidade.
Mas nada como a experiência pessoal para se chegar a uma conclusão.
Um abraço,
Jeff
Até sei de onde o Cassio tirou essa informação dos riscos das baterias de no-break....
Confesso que estou surpreso de ouvir o relato do Dan de que nunca teve problemas de quebra da carcaça da bateria. Mas acho difícil que todas as baterias de no-break tenham essa mesma boa qualidade.
Mas nada como a experiência pessoal para se chegar a uma conclusão.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5