Limpeza de carburador
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Limpeza de carburador
Olá pessoal!, vou mostrar como é simples limpar um carburador, façam esse serviço em local aberto, ventilado e longe de fagulhas, gasolina é toxica e inflamável. As imagens ficaram um pouco tremidas ou desfocadas por causa do estabilizador de imgem da máquina está com mal de Parkinson, espero que gostem:
Feche a torneira do combustível e solte a mangueira do combustível
solte o cabo do afogador.
solte os parafusos que fixam o carburador no coletor.
solte a abraçadeira que fixa o carburador a caixa do filtro de ar.
Drene a gasolina da cuba do carburador, feche-o apos a drenagem.
Solte o parafuso que fixa o carburdor ao coletor.
Solte o cabo do sistema ecco
Solte e remova o pistonete
Aqui vemos o pistonete removido, repare nessa ranhura, é aqui que o parafuso da marcha lenta atua.
Aqui vemos os componentes do conjunto do pistonete: anel de vedação da tampa do pistonete, mola de retorno, pistonete e agulha. A trava da agulha deve estar na 3° ranhura.
Aqui vemos o carburador já removido, vamos desmontalo para análise e limpeza.
Iniciamos a desmontagem pela cuba.
Cuba removida, faça a análise quanto a desgaste/corrosão e limpeza.
Remova a tampa da bomba de aceleração, remova a mola e o diafragma.
aqui vemos o diafragma sendo removido, analise quanto a desgaste e faça a limpesa.
Cuba com diafragma removido.
Remova o parafuso de passagem de combustível e inspecione e limpe
Aqui vemos a tampa sem o parafuso de passagem, cuidado para não perder a esfera que tem aqui dentro, é ela que controla a passagem de combustível.
Agora vamos para o corpo do carburador, iniciamos com a remoção dos giclês com uma chave de fenda.
Aqui já com os giclês removidos. Para limpar os gicles use ar comprimido (nunca use arames para limpar os gicles, pois pode arranha-lo por dentro e consequentemente perdendo sua medida).
Aqui os 2 giclês O maior é o giclê da alta e seu difusor, o menor é o giclê de baixa.
Esse aqui é o parafuso da mistura: parafuso, mola arruela e anel de vedação (não é nessessário mexer nele em uma limpeza). Caso o remova, instale-o no lugar e parafuse até o final sem apertar, apenas encoste-o no final e abra 2 voltas.
Aqui a remoção do conjunto bóia e válvula.
Aqui o conjunto removido.
Aqui o corpo do carburador sem seus componentes.
Para montar o carburador, basta seguir a ordem inversa.
Na montagem teste o retorno da válvula da bóia e sua estanquiedade (basta colocar o carburador em posição normal de trabalho (em pé), com o dedo levante a bóia, e sopre pela mangueira de combustível, não poderá passar ar.
Analize o O-ring de vedação carburador/coletor para evitar entrada de ar falsa, troque se nessessário.
Após a montagem e instalação do carburador, abra a torneira da gasolina,e veja se á vazamentos.
Para regular mistura ar/combustível: 1° ligue o motor, deixe aquecer +ou- 5 minutos, baixe a lenta +ou-
1100/1200RPM e vá fechando o parafuso da mistura até o motor morrer, depois abra de 1 volta e meia a 2 voltas o parafuso da mistura, feito isso, ligue o motor e regule a lenta 1400/1500RPM.
No caso de você ligar a moto após a limpeza do carburador,e o motor ficar acelerado, desligue, remova o pistonete, e instale-o com a ranhura da base do pistonete virada para o parafuso de regulagem da marcha lenta(voltada para o lado direito).
Abraço!
Dan.
Feche a torneira do combustível e solte a mangueira do combustível
solte o cabo do afogador.
solte os parafusos que fixam o carburador no coletor.
solte a abraçadeira que fixa o carburador a caixa do filtro de ar.
Drene a gasolina da cuba do carburador, feche-o apos a drenagem.
Solte o parafuso que fixa o carburdor ao coletor.
Solte o cabo do sistema ecco
Solte e remova o pistonete
Aqui vemos o pistonete removido, repare nessa ranhura, é aqui que o parafuso da marcha lenta atua.
Aqui vemos os componentes do conjunto do pistonete: anel de vedação da tampa do pistonete, mola de retorno, pistonete e agulha. A trava da agulha deve estar na 3° ranhura.
Aqui vemos o carburador já removido, vamos desmontalo para análise e limpeza.
Iniciamos a desmontagem pela cuba.
Cuba removida, faça a análise quanto a desgaste/corrosão e limpeza.
Remova a tampa da bomba de aceleração, remova a mola e o diafragma.
aqui vemos o diafragma sendo removido, analise quanto a desgaste e faça a limpesa.
Cuba com diafragma removido.
Remova o parafuso de passagem de combustível e inspecione e limpe
Aqui vemos a tampa sem o parafuso de passagem, cuidado para não perder a esfera que tem aqui dentro, é ela que controla a passagem de combustível.
Agora vamos para o corpo do carburador, iniciamos com a remoção dos giclês com uma chave de fenda.
Aqui já com os giclês removidos. Para limpar os gicles use ar comprimido (nunca use arames para limpar os gicles, pois pode arranha-lo por dentro e consequentemente perdendo sua medida).
Aqui os 2 giclês O maior é o giclê da alta e seu difusor, o menor é o giclê de baixa.
Esse aqui é o parafuso da mistura: parafuso, mola arruela e anel de vedação (não é nessessário mexer nele em uma limpeza). Caso o remova, instale-o no lugar e parafuse até o final sem apertar, apenas encoste-o no final e abra 2 voltas.
Aqui a remoção do conjunto bóia e válvula.
Aqui o conjunto removido.
Aqui o corpo do carburador sem seus componentes.
Para montar o carburador, basta seguir a ordem inversa.
Na montagem teste o retorno da válvula da bóia e sua estanquiedade (basta colocar o carburador em posição normal de trabalho (em pé), com o dedo levante a bóia, e sopre pela mangueira de combustível, não poderá passar ar.
Analize o O-ring de vedação carburador/coletor para evitar entrada de ar falsa, troque se nessessário.
Após a montagem e instalação do carburador, abra a torneira da gasolina,e veja se á vazamentos.
Para regular mistura ar/combustível: 1° ligue o motor, deixe aquecer +ou- 5 minutos, baixe a lenta +ou-
1100/1200RPM e vá fechando o parafuso da mistura até o motor morrer, depois abra de 1 volta e meia a 2 voltas o parafuso da mistura, feito isso, ligue o motor e regule a lenta 1400/1500RPM.
No caso de você ligar a moto após a limpeza do carburador,e o motor ficar acelerado, desligue, remova o pistonete, e instale-o com a ranhura da base do pistonete virada para o parafuso de regulagem da marcha lenta(voltada para o lado direito).
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: Limpeza de carburador
Amigo. Parabéns.
Ficou muito bom o seu tutorial de limpeza do carburador PZ 27 (se não me engano).
Este carburador é muito “parecido" com o carburador das antigas CG modelo de 1994 ate o modelo 1999. A diferença é que o da CG é o modelo PD e não PZ.
O amigo só esqueceu de dois detalhes:
Regular a altura da agulha no pistonete (são basicamente 5 a 6 “ranhuras”) muda radicalmente a quantidade de combustível consumida pela moto, e sua regulagem e consumo.
Regular a altura da bóia/agulha de vedação (existe uma altura padrão, fora da altura do “nível na “cuba” a moto fica com reação mais lenta ou mais rápida, alem de “afogar” com muita freqüência.
Mota: A Honda abandonou o sistema “ECCO” desenvolvida por ela mesma e parece que não usa este sistema desde o modelo 1999.O sistema “ECCO” é uma bomba auxiliar que “injeta” gasolina a mais em toda aceleração( ex. se você acelerar a moto parada 5 vezes ela vai injetar 5 vazes gasolina pura no coletor.
Muito bom o seu tutorial.merece um (+)
Ficou muito bom o seu tutorial de limpeza do carburador PZ 27 (se não me engano).
Este carburador é muito “parecido" com o carburador das antigas CG modelo de 1994 ate o modelo 1999. A diferença é que o da CG é o modelo PD e não PZ.
O amigo só esqueceu de dois detalhes:
Regular a altura da agulha no pistonete (são basicamente 5 a 6 “ranhuras”) muda radicalmente a quantidade de combustível consumida pela moto, e sua regulagem e consumo.
Regular a altura da bóia/agulha de vedação (existe uma altura padrão, fora da altura do “nível na “cuba” a moto fica com reação mais lenta ou mais rápida, alem de “afogar” com muita freqüência.
Mota: A Honda abandonou o sistema “ECCO” desenvolvida por ela mesma e parece que não usa este sistema desde o modelo 1999.O sistema “ECCO” é uma bomba auxiliar que “injeta” gasolina a mais em toda aceleração( ex. se você acelerar a moto parada 5 vezes ela vai injetar 5 vazes gasolina pura no coletor.
Muito bom o seu tutorial.merece um (+)
Convidad- Convidado
Re: Limpeza de carburador
affonso escreveu:Amigo. Parabéns.
Ficou muito bom o seu tutorial de limpeza do carburador PZ 27 (se não me engano).
Este carburador é muito “parecido" com o carburador das antigas CG modelo de 1994 ate o modelo 1999. A diferença é que o da CG é o modelo PD e não PZ.
O amigo só esqueceu de dois detalhes:
Regular a altura da agulha no pistonete (são basicamente 5 a 6 “ranhuras”) muda radicalmente a quantidade de combustível consumida pela moto, e sua regulagem e consumo.
Regular a altura da bóia/agulha de vedação (existe uma altura padrão, fora da altura do “nível na “cuba” a moto fica com reação mais lenta ou mais rápida, alem de “afogar” com muita freqüência.
Mota: A Honda abandonou o sistema “ECCO” desenvolvida por ela mesma e parece que não usa este sistema desde o modelo 1999.O sistema “ECCO” é uma bomba auxiliar que “injeta” gasolina a mais em toda aceleração( ex. se você acelerar a moto parada 5 vezes ela vai injetar 5 vazes gasolina pura no coletor.
Muito bom o seu tutorial.merece um (+)
Valeu Affonso!!
Foi falha minha esquecer de botar sobre a bóia, botei apenas sobre a estanquiedade, porém sobre a agulha (do pistonete) postei que atrava deve ficar na 3° ranhura (posição original de fábrica). Estou esperando chegar o reparo de um carburador a vácuo, para postar também.
Abraço!
Dan!
Dan Floripa- Guru
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Re: Limpeza de carburador
Amigo.
O carburador a vácuo é diferente, e o reparo também.
No carburador a vácuo quem “levanta” o pistonete é uma membrana de borracha que funciona com o vácuo do próprio carburador, dando assim uma resposta mais precisa do que o carburador mecânico onde quem move o pistonete é o cabo de aço, e só depois é que o carburador “reage” ao movimento do pistonete/agulha.
Os carburadores a vácuo são muito superiores aos carburadores mecânicos. Existe modelos que podem equipar (opcional) as Speed 150cc e dão um desempenho, economia e precisão muito maior.São os modelos que equipam as Honda com carburador a vácuo, a CG 150 esporte, por exemplo.
Ainda não “vi” nenhuma Speed com carburador a vácuo, mais acredito que colocando um carburador a vácuo o desempenho, e a potencia da moto deve melhorar bastante.
Nota. Já “vi” algumas CG 150 com carburador de twister (250) a vácuo e o motor ficou um “mostro” de bom, só tem de “encontrar” uma nova medida dos giclês.
Boa sorte.
O carburador a vácuo é diferente, e o reparo também.
No carburador a vácuo quem “levanta” o pistonete é uma membrana de borracha que funciona com o vácuo do próprio carburador, dando assim uma resposta mais precisa do que o carburador mecânico onde quem move o pistonete é o cabo de aço, e só depois é que o carburador “reage” ao movimento do pistonete/agulha.
Os carburadores a vácuo são muito superiores aos carburadores mecânicos. Existe modelos que podem equipar (opcional) as Speed 150cc e dão um desempenho, economia e precisão muito maior.São os modelos que equipam as Honda com carburador a vácuo, a CG 150 esporte, por exemplo.
Ainda não “vi” nenhuma Speed com carburador a vácuo, mais acredito que colocando um carburador a vácuo o desempenho, e a potencia da moto deve melhorar bastante.
Nota. Já “vi” algumas CG 150 com carburador de twister (250) a vácuo e o motor ficou um “mostro” de bom, só tem de “encontrar” uma nova medida dos giclês.
Boa sorte.
Convidad- Convidado
Re: Limpeza de carburador
affonso escreveu:Amigo.
O carburador a vácuo é diferente, e o reparo também.
No carburador a vácuo quem “levanta” o pistonete é uma membrana de borracha que funciona com o vácuo do próprio carburador, dando assim uma resposta mais precisa do que o carburador mecânico onde quem move o pistonete é o cabo de aço, e só depois é que o carburador “reage” ao movimento do pistonete/agulha.
Os carburadores a vácuo são muito superiores aos carburadores mecânicos. Existe modelos que podem equipar (opcional) as Speed 150cc e dão um desempenho, economia e precisão muito maior.São os modelos que equipam as Honda com carburador a vácuo, a CG 150 esporte, por exemplo.
Ainda não “vi” nenhuma Speed com carburador a vácuo, mais acredito que colocando um carburador a vácuo o desempenho, e a potencia da moto deve melhorar bastante.
Nota. Já “vi” algumas CG 150 com carburador de twister (250) a vácuo e o motor ficou um “mostro” de bom, só tem de “encontrar” uma nova medida dos giclês.
Boa sorte.
Eu tenho um carbura de 150 sport, estou apenas esperando o reparo
Dan Floripa- Guru
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Re: Limpeza de carburador
Nossa meu amigo, você esta com uma preciosidade na não, o carburador da CG esporte é o que há de melhor para deixar a moto boa, rápida, econômica, com regulagem estável e andando muito.
Só tem um probleminha, Existe o carburador ORIGINAL (de boa qualidade) e o de origem Asiática (digo “origem asiática” porque tem pessoas que não gosta de ouvir que a moto e suas peças é chinesa). Tenho um grande amigo que esta “preparando” uma XL-R 200cc para trilhas. O carburador das primeiras XLR era mecânico e colocou o carburador a vácuo “genérico”chinês, vagabundo, a moto ficou MUITO pior, alem de não pegar uma boa regulagem nunca. Ele comprou um carburador ORIGINAL (de Twister, usado, mais de boa procedência) colocou um reparo novo e a moto esta muito boa (moto de competição).
Nota 01. Segue abaixo um texto que pequei na internet.....mais precisamente no fórum... WWW.pequenasnotaveis.com.br ..... O texto acima NÃO é meu, retirei e os créditos são todos do fórum WWW.pequenasnotaveis.com.br (http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=2410.0)
Nota 02. Não vou nem falar da procedência, pois sei que o amigo comprou um de boa procedência, original novo (uma fortuna $$), original usado de boa procedência ou um “paralelo”, “genérico” (espero que não seja esta ultima opção).
Estamos todos curiosos para ver o bom resultado final. Post o mais rápido possível, se possível, com fotos e preços.
........................................................................................................................................................................................
No carburador comum não há borboleta e a subida do pistonete e conseqüente abertura da passagem do ar é feita diretamente pelo cabo ligado no pistonete...
No carburador a vácuo o pistonete é ligado a um diafragma somente. Na boca do carburador tem uma passagem de ar que com o fluxo presuriza o diafragma e este levanta o pistonete. O controle da abertura é por borboleta...
Nessa figura:
+ 10: borboleta
+ 03: pistonete
+ 02: diafragma
Nessa figura:
+ 04: diafragma
+ embaixo dele um pistonete flat slide
........................................................................................................................................................................................
Só tem um probleminha, Existe o carburador ORIGINAL (de boa qualidade) e o de origem Asiática (digo “origem asiática” porque tem pessoas que não gosta de ouvir que a moto e suas peças é chinesa). Tenho um grande amigo que esta “preparando” uma XL-R 200cc para trilhas. O carburador das primeiras XLR era mecânico e colocou o carburador a vácuo “genérico”
Nota 01. Segue abaixo um texto que pequei na internet.....mais precisamente no fórum... WWW.pequenasnotaveis.com.br ..... O texto acima NÃO é meu, retirei e os créditos são todos do fórum WWW.pequenasnotaveis.com.br (http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=2410.0)
Nota 02. Não vou nem falar da procedência, pois sei que o amigo comprou um de boa procedência, original novo (uma fortuna $$), original usado de boa procedência ou um “paralelo”, “genérico” (espero que não seja esta ultima opção).
Estamos todos curiosos para ver o bom resultado final. Post o mais rápido possível, se possível, com fotos e preços.
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No carburador comum não há borboleta e a subida do pistonete e conseqüente abertura da passagem do ar é feita diretamente pelo cabo ligado no pistonete...
No carburador a vácuo o pistonete é ligado a um diafragma somente. Na boca do carburador tem uma passagem de ar que com o fluxo presuriza o diafragma e este levanta o pistonete. O controle da abertura é por borboleta...
Nessa figura:
+ 10: borboleta
+ 03: pistonete
+ 02: diafragma
Nessa figura:
+ 04: diafragma
+ embaixo dele um pistonete flat slide
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Convidad- Convidado
Re: Limpeza de carburador
Dan,
Quando chega esse reparo?
Quero ver como fica!
Quando chega esse reparo?
Quero ver como fica!
Whootdf- Novato
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Re: Limpeza de carburador
Whootdf escreveu:Dan,
Quando chega esse reparo?
Quero ver como fica!
Já era para estar em minhas mãos, mas ainda estou no aguardo...
Dan Floripa- Guru
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Re: Limpeza de carburador
Olá Dan...
... queria um ajuda sobre como regular a mistura de ar/combustível!!!
Havia pedido ao mecânico pra deixar a motoka mais econômica, porem ela não estava passando de 100 Km, então voltei na oficina e pedi pro mesmo regular novamente. Ele mexeu no pistonete e disse que deixou como tava antes, quando a moto está quente fica blz, mas depois que esfria ela tá demorando pra pega... queria saber se mexendo na mistura de ar isso pode melhorar e como devo fazer!!!
abçs
Magdiel
... queria um ajuda sobre como regular a mistura de ar/combustível!!!
Havia pedido ao mecânico pra deixar a motoka mais econômica, porem ela não estava passando de 100 Km, então voltei na oficina e pedi pro mesmo regular novamente. Ele mexeu no pistonete e disse que deixou como tava antes, quando a moto está quente fica blz, mas depois que esfria ela tá demorando pra pega... queria saber se mexendo na mistura de ar isso pode melhorar e como devo fazer!!!
abçs
Magdiel
Magdiel- Forista
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
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Re: Limpeza de carburador
Magdiel escreveu:Olá Dan...
... queria um ajuda sobre como regular a mistura de ar/combustível!!!
Havia pedido ao mecânico pra deixar a motoka mais econômica, porem ela não estava passando de 100 Km, então voltei na oficina e pedi pro mesmo regular novamente. Ele mexeu no pistonete e disse que deixou como tava antes, quando a moto está quente fica blz, mas depois que esfria ela tá demorando pra pega... queria saber se mexendo na mistura de ar isso pode melhorar e como devo fazer!!!
abçs
Magdiel
Olá MAgdiel!
Você liga a moto com o afogador acionado? No inverno é normal usar afogador para partida a frio, tente usar o afogador que deve facilitar a partida a frio.
1° Olhe a vela, ela sempre dá a resposta de como a mistura está, se o eletrodo estiver esbranquiçado é sinal de mistura pobre, se o eletrodo estiver marrom (cor parecida com a de tijolo) mistura correta e se o eletrodo estiver preto mistura está muito rica.
Para regular a mistura ar/combustível 1° aqueça o motor (uns 10 min. na lenta já é o suficiente), 2° baixe a lenta até cerca de 1100/1200 (baixe a lenta de modo que o motor funcione sem morrer), 3° com o motor ligado, vá fechando (apertando) o parafuso da mistura até o motor morrer (tem que ser sem força para não danificar a vedação do parafuso da mistura), 4° abra o parafuso da mistura 2 voltas, pronto regulagem feita!
Se caso você regule a mistura e depois de uns dias você olhe a vela e ver que a mistura está pobre (eletrodo esbranquiçado) abra o parafuso da mistura cerca de 1/4 ou 1/2 volta, se a mistura estiver rica (eletrodo preto) feche o parafuso da mistura cerca de 1/4 ou 1/2 volta, faça isso até que chegue a mistura correta.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: Limpeza de carburador
Dan Floripa escreveu:
Eu tenho um carbura de 150 sport, estou apenas esperando o reparo
Estamos todos aguardando o teste do seu carburador a vácuo de CG 150 esporte.
Acredito que vai dar um “UP” muito bom.
Convidad- Convidado
Re: Limpeza de carburador
affonso escreveu:Dan Floripa escreveu:
Eu tenho um carbura de 150 sport, estou apenas esperando o reparo
Estamos todos aguardando o teste do seu carburador a vácuo de CG 150 esporte.
Acredito que vai dar um “UP” muito bom.
Estou esperando o giclê de baixa (muito difícil de achar), mas não vou botar só o carburador, vou colocar mais umas peças no motor/moto resalto bravo WGK, vou botar + 1 disco de freio dianteiro e um traseiro, só esperando entrar o $$ para fazer essas alterações.
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
Olá Dan... fiz conforme você falou, mas acho que fiz errado, pois não entendi se devo fechar todo o parafuso de ar e depois abrir duas volta ou se devo fechar até a moto morrer e apartir desse ponto ai sim abrir duas ou três voltas???
Obs: Liguei a GERUSA pela manhã e deixei-a ligada por 10 minutos e depois baixei a rotação da lenta, deixei bem baixa (tipo... quase morrendo) ai fui fechando o parafuso do ar, mas quando a moto morreu eu continuei fechando a té o fim e depois abri quase três volta, na hora ficou bom... aumentei um pouquinho a rotação da lenta e fui embora, porém na hora de vir embora foi difícil liga-lá com o motor frio (Curitiba 7ºc), mesmo puxando o afogador... e depois que ligou ficou boa de novo, acho que o problema está sendo na explosão inicial... oque você acha???
abçs
Magdiel
Obs: Liguei a GERUSA pela manhã e deixei-a ligada por 10 minutos e depois baixei a rotação da lenta, deixei bem baixa (tipo... quase morrendo) ai fui fechando o parafuso do ar, mas quando a moto morreu eu continuei fechando a té o fim e depois abri quase três volta, na hora ficou bom... aumentei um pouquinho a rotação da lenta e fui embora, porém na hora de vir embora foi difícil liga-lá com o motor frio (Curitiba 7ºc), mesmo puxando o afogador... e depois que ligou ficou boa de novo, acho que o problema está sendo na explosão inicial... oque você acha???
abçs
Magdiel
Magdiel- Forista
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Re: Limpeza de carburador
Magdiel escreveu:Olá Dan... fiz conforme você falou, mas acho que fiz errado, pois não entendi se devo fechar todo o parafuso de ar e depois abrir duas volta ou se devo fechar até a moto morrer e apartir desse ponto ai sim abrir duas ou três voltas???
Obs: Liguei a GERUSA pela manhã e deixei-a ligada por 10 minutos e depois baixei a rotação da lenta, deixei bem baixa (tipo... quase morrendo) ai fui fechando o parafuso do ar, mas quando a moto morreu eu continuei fechando a té o fim e depois abri quase três volta, na hora ficou bom... aumentei um pouquinho a rotação da lenta e fui embora, porém na hora de vir embora foi difícil liga-lá com o motor frio (Curitiba 7ºc), mesmo puxando o afogador... e depois que ligou ficou boa de novo, acho que o problema está sendo na explosão inicial... oque você acha???
abçs
Magdiel
Olá Magdiel!
Seria até o motor morrer, mas para não ter que fazer tudo de novo abra 1/2 voltar no parafuso da mistura e teste, se ficar bom deixe assim, se não abra + 1/4 ou 1/2 volta até achar o ponto.
Lembre-se de depois de acertar a mistura rodar uns dias com a moto, dar uma olhada na vela para saber como a mistura está. (minha moto está com 3 3/4 voltas pois está sem o redutor de admissão).
Abraço.
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: Limpeza de carburador
Pois é Dan, na verdade fiz o processo novamente e hoje ao sair do trabalho a Gerusa pegou normalmente (Puxeio o afogador um pouco...ñ até o final) tá frio pra caralh... aqui em Curitiba!!!
Obs: Depois que a moto morreu eu abri 3,5 voltas e deixei a lenta numa rotação baixa, não gosto da lenta acelerada e mesmo assim ficou boa... valeu mesmo pela dica, vamos ver amanhã cedo... parece que vai tá uns 3° aki em Curita!!!
abçs
Magdiel
Obs: Depois que a moto morreu eu abri 3,5 voltas e deixei a lenta numa rotação baixa, não gosto da lenta acelerada e mesmo assim ficou boa... valeu mesmo pela dica, vamos ver amanhã cedo... parece que vai tá uns 3° aki em Curita!!!
abçs
Magdiel
Magdiel- Forista
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Re: Limpeza de carburador
Magdiel escreveu:Pois é Dan, na verdade fiz o processo novamente e hoje ao sair do trabalho a Gerusa pegou normalmente (Puxeio o afogador um pouco...ñ até o final) tá frio pra caralh... aqui em Curitiba!!!
Obs: Depois que a moto morreu eu abri 3,5 voltas e deixei a lenta numa rotação baixa, não gosto da lenta acelerada e mesmo assim ficou boa... valeu mesmo pela dica, vamos ver amanhã cedo... parece que vai tá uns 3° aki em Curita!!!
abçs
Magdiel
Olá Magdiel!
Sei muito bem como é o frio por aí, tenho parentes que moram em São José dos Pinhais, aqui onde moro em São José tem feito temperaturas entre 05° e 09° pela manhã, e a minha pega de primeira, mas uso o afogador para não ficar forçando o arranque.
Não esqueça de dar uma olhada na vela depois de uns dias para ver se a mistura está boa.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: Limpeza de carburador
Olá Dan... hoje foi um parto pra danada pega, tô achando que o mecânico mexeu em alguma outra coisa no carbura que deixou a partida complicada, ou o pistonete está mau regulado.
Não sei se deveria ter trocado a vela também!!!
E se eu abrir mais o ar, tipo umas 5 voltas, isso vai aumentar o consumo, ñ é???
att
Magdiel
Não sei se deveria ter trocado a vela também!!!
E se eu abrir mais o ar, tipo umas 5 voltas, isso vai aumentar o consumo, ñ é???
att
Magdiel
Magdiel- Forista
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/04/2010
Re: Limpeza de carburador
Olá Magdiel desculpe não ter te dado este toque antes, sabe comé o caso aqui tava meio complicado, más vamos lá depois que você ligar a moto e ela já estiver com o motor quente, estabilize a lenta entre o minimo e o maximo do manual( 1.200+- 1400 rpms) então vá no atuador de mistura( o parafuso embaixo do carburador)vá fexando ou abrindo de maneira que consigas a melhor lenta a mais estavel, se ficou acima da maxima regule o parafuso da lenta e idem se o contrário acontecer, é assim que achamos o melhor ajuste, creio que o Dan também concorde. Qualquer dúvida dê um toque , espero ter ajudado.
José Luiz.
José Luiz.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: Limpeza de carburador
Olá Nego e Dan... hoje retirei o Pistonete para dar uma olhada, a agulha do mesmo tem 5 ranhuras e estava travada na 4ª ranhunha... achei que estava uma mistura pobre e talves por isso a dificuldade de achar uma lenta estável, agora coloquei na 3ª ranhura e continuarei testando.
Gostaria de saber a opinião de vocês que são mais experientes!!!
att
Magdiel
Gostaria de saber a opinião de vocês que são mais experientes!!!
att
Magdiel
Magdiel- Forista
- Número de Mensagens : 224
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Localização : Curitiba, Pr
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/04/2010
Re: Limpeza de carburador
Olá Magdiel!!
A trava da agulha tem que ficar na 3° ranhura mesmo, essa é a posição correta, refaça a regulagem da mistura, você perceberá que ela vai pegar melhor, a mistura estava pobre, com isso dificultando a partida a frio.
Abraço!
Dan.
A trava da agulha tem que ficar na 3° ranhura mesmo, essa é a posição correta, refaça a regulagem da mistura, você perceberá que ela vai pegar melhor, a mistura estava pobre, com isso dificultando a partida a frio.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
pois é Dan, mas depois de recolocado a motoka ficou acelerada...mas com paciência consegui achar a posição correta, o pior veio depois...
... como achei complicado mecher no pistonete e na Kansas ele fica muito perto do tanque, resolvi tirar o tanque... depois de tudo recolocado no lugar fui mexer na regulagem da lenta, mexi mexi e nada... já tava até discutindo com a GERUSA quando percebi que havia esquecido de abrir a torneira de combustivel... barbaridade, o tico e o teco ja tava batendo biela, mas... consegui regular certinho. Agora vou andar uns dias e ver a vela pra ver se ficou uma mistura boa!!!
Agradeço a você e ao Nego pelas dicas!!!
Magdiel
... como achei complicado mecher no pistonete e na Kansas ele fica muito perto do tanque, resolvi tirar o tanque... depois de tudo recolocado no lugar fui mexer na regulagem da lenta, mexi mexi e nada... já tava até discutindo com a GERUSA quando percebi que havia esquecido de abrir a torneira de combustivel... barbaridade, o tico e o teco ja tava batendo biela, mas... consegui regular certinho. Agora vou andar uns dias e ver a vela pra ver se ficou uma mistura boa!!!
Agradeço a você e ao Nego pelas dicas!!!
Magdiel
Magdiel- Forista
- Número de Mensagens : 224
Idade : 45
Localização : Curitiba, Pr
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/04/2010
Re: Limpeza de carburador
kkkkkkk putz sem gasosa num vai mermo!!!!!
Estamos aqui para ajudar!!
Cuida bem da Gerusa!!
Abraço!
Dan.
Estamos aqui para ajudar!!
Cuida bem da Gerusa!!
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
amigo Dan
Estamos todos esperando o amigo.
Já recebeu o reparo do seu carburador novo de CG ESPORTE 150.
Aguardamos o resultado do seu teste
Dan Floripa escreveu:affonso escreveu:Amigo.
O carburador a vácuo é diferente, e o reparo também.
No carburador a vácuo quem “levanta” o pistonete é uma membrana de borracha que funciona com o vácuo do próprio carburador, dando assim uma resposta mais precisa do que o carburador mecânico onde quem move o pistonete é o cabo de aço, e só depois é que o carburador “reage” ao movimento do pistonete/agulha.
Os carburadores a vácuo são muito superiores aos carburadores mecânicos. Existe modelos que podem equipar (opcional) as Speed 150cc e dão um desempenho, economia e precisão muito maior.São os modelos que equipam as Honda com carburador a vácuo, a CG 150 esporte, por exemplo.
Ainda não “vi” nenhuma Speed com carburador a vácuo, mais acredito que colocando um carburador a vácuo o desempenho, e a potencia da moto deve melhorar bastante.
Nota. Já “vi” algumas CG 150 com carburador de twister (250) a vácuo e o motor ficou um “mostro” de bom, só tem de “encontrar” uma nova medida dos giclês.
Boa sorte.
Eu tenho um carbura de 150 sport, estou apenas esperando o reparo
Estamos todos esperando o amigo.
Já recebeu o reparo do seu carburador novo de CG ESPORTE 150.
Aguardamos o resultado do seu teste
Convidad- Convidado
Re: Limpeza de carburador
Já estou com o carburador quase pronto, falta o giclê de baixa, pois não encontrei aqui, os giclês alta/baixa, são diferentes dos outros caburadores; são específicos para esse carbura tornando difícil de encontra-los. Só vou instalar o carburador, quando entrar $$, pois vou instalar junto, um comando WGK bravo e vou trabalhar os dutos de admissão e exaustão, botar escape cg sport.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
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