Limpeza de carburador
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Re: Limpeza de carburador
Se uma pancada seca no carburador com o cabo de uma chave de fenda não desencantar a bóia, será necessário desmontar e limpar o carburador, verificar se há necessidade de trocar a bóia (normalmente não há) e instalar um filtro de gasolina na mangueira do carburador para evitar que sujeira continue entrando ali.
É simples, mas recomendável que um mecânico faça o serviço para você aprender.
Um abraço,
Jeff
É simples, mas recomendável que um mecânico faça o serviço para você aprender.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Limpeza de carburador
Olá pessoal,
Hoje dando aquela revisada rápida na moto, percebi que acima do afogador no carburador tem uma pequena mangueira que está solta e enfiada entre o motor. Alguém sabe me dizer que mangueira é essa e onde ela deveria estar presa, ou ela deve estar ali mesmo? Liguei a moto e fechei a entrada da mangueira com o dedo e não notei diferença alguma... porém onde ela está "presa" no motor, está ficando meio amarelado, como se tivesse derramado combustivel ali ou coisa parecida....
Um abraço
Hoje dando aquela revisada rápida na moto, percebi que acima do afogador no carburador tem uma pequena mangueira que está solta e enfiada entre o motor. Alguém sabe me dizer que mangueira é essa e onde ela deveria estar presa, ou ela deve estar ali mesmo? Liguei a moto e fechei a entrada da mangueira com o dedo e não notei diferença alguma... porém onde ela está "presa" no motor, está ficando meio amarelado, como se tivesse derramado combustivel ali ou coisa parecida....
Um abraço
Re: Limpeza de carburador
sauer_santos escreveu:Olá pessoal,
Hoje dando aquela revisada rápida na moto, percebi que acima do afogador no carburador tem uma pequena mangueira que está solta e enfiada entre o motor. Alguém sabe me dizer que mangueira é essa e onde ela deveria estar presa, ou ela deve estar ali mesmo? Liguei a moto e fechei a entrada da mangueira com o dedo e não notei diferença alguma... porém onde ela está "presa" no motor, está ficando meio amarelado, como se tivesse derramado combustivel ali ou coisa parecida....
Um abraço
Olá Sauer!
Essa mangueira é de respiro do carburador, pode deixa-la onde está.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
fala galera ! primeiro parabens pelas dicas bastantes uteis que voces trazem. ja estou me sentindo seguro a limpar o carburador mais antes me tirem essas duvidas restantes:
1- toda vez que for limpar tenho que regular o parafuso de ar combustivel? é por que quero deixar com a regulagem de fabrica, eu penso que se eu nao mexer no parafuso durante a limpeza ela nao vai desrregular, esta certo?
2- que regulagem e essa da agulha do pistonete? isso e perceptivel aos leigos ou so aos experientes.
3- como e que se regula o nivel da boia? eu pensava que era so tirar o pino e depois coloca-lo novamente e a boia ja estaria no lugar certo.
entao e isso conto com voces para poder dar um descanço ao meu bolsinho que ja esta magro que so!
1- toda vez que for limpar tenho que regular o parafuso de ar combustivel? é por que quero deixar com a regulagem de fabrica, eu penso que se eu nao mexer no parafuso durante a limpeza ela nao vai desrregular, esta certo?
2- que regulagem e essa da agulha do pistonete? isso e perceptivel aos leigos ou so aos experientes.
3- como e que se regula o nivel da boia? eu pensava que era so tirar o pino e depois coloca-lo novamente e a boia ja estaria no lugar certo.
entao e isso conto com voces para poder dar um descanço ao meu bolsinho que ja esta magro que so!
Tiago Leal- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 78
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/01/2011
Re: Limpeza de carburador
Tiago Leal escreveu:fala galera ! primeiro parabens pelas dicas bastantes uteis que voces trazem. ja estou me sentindo seguro a limpar o carburador mais antes me tirem essas duvidas restantes:
1- toda vez que for limpar tenho que regular o parafuso de ar combustivel? é por que quero deixar com a regulagem de fabrica, eu penso que se eu nao mexer no parafuso durante a limpeza ela nao vai desrregular, esta certo?
2- que regulagem e essa da agulha do pistonete? isso e perceptivel aos leigos ou so aos experientes.
3- como e que se regula o nivel da boia? eu pensava que era so tirar o pino e depois coloca-lo novamente e a boia ja estaria no lugar certo.
entao e isso conto com voces para poder dar um descanço ao meu bolsinho que ja esta magro que so!
Tiago, não precisa mexer no parafuso do ar (mistura), se não mexer ele não desregula.
A agulha do pistonete também não precisa mexer, exceto se tua moto estiver com um alto consumo, mas nesse caso leve para um mecânico.
O nível da boia só deve ser regulado se estiver muito baixa (dando falta) ou muito alta afogando e/ou vazando gasolina pelo respiro, leve a um mecânico e veja como ele faz par regular a altura.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
valeu Dan!
1- mas quando ce diz muito alta , quer dizer que mesmo enchendo a cuba a boaia nao impedira que mais um pouco de combustivel passe , vazando pelo respiro. estou certo???
2- e com relaçao a agulha do pistonete. entao quer dizer que se eu so desenrroscar a tampa de cima do carburador sem mexer(na agulha) nao vou prescisar regular nao e???
1- mas quando ce diz muito alta , quer dizer que mesmo enchendo a cuba a boaia nao impedira que mais um pouco de combustivel passe , vazando pelo respiro. estou certo???
2- e com relaçao a agulha do pistonete. entao quer dizer que se eu so desenrroscar a tampa de cima do carburador sem mexer(na agulha) nao vou prescisar regular nao e???
Tiago Leal- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 78
Idade : 37
Localização : salvador BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/01/2011
Re: Limpeza de carburador
Tiago Leal escreveu:valeu Dan!
1- mas quando ce diz muito alta , quer dizer que mesmo enchendo a cuba a boaia nao impedira que mais um pouco de combustivel passe , vazando pelo respiro. estou certo???
2- e com relaçao a agulha do pistonete. entao quer dizer que se eu so desenrroscar a tampa de cima do carburador sem mexer(na agulha) nao vou prescisar regular nao e???
1- Certo!!
2- Certo!!
É isso aí Tiago!
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
entao valeu cara to mais confiante
Tiago Leal- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 78
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/01/2011
Re: Limpeza de carburador
através das dicas recebidas aqui no forum consegui fazer a limpeza do carburador obs: QUANTA BORRA E ESSA , so pensei que para tirar o pino da boia seria mais facil .para nao ariscar limpei sem tirar o ditucujo mais enfim, limpei todo e realmente fez a diferença ela esta bemmmm mais redonda. aproveitei e coloquei tambem logo um filtro sei que nao vai impedir toda a sujeira da gasolina, mas espero no proximo ano que limpar tenha menos sujeira. entao valeu galera pelas dicas
Tiago Leal- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 78
Idade : 37
Localização : salvador BA
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/01/2011
Re: Limpeza de carburador
Tiago Leal escreveu:através das dicas recebidas aqui no forum consegui fazer a limpeza do carburador obs: QUANTA BORRA E ESSA , so pensei que para tirar o pino da boia seria mais facil .para nao ariscar limpei sem tirar o ditucujo mais enfim, limpei todo e realmente fez a diferença ela esta bemmmm mais redonda. aproveitei e coloquei tambem logo um filtro sei que nao vai impedir toda a sujeira da gasolina, mas espero no proximo ano que limpar tenha menos sujeira. entao valeu galera pelas dicas
Parecia ser mais difícil do que realmente é, não é verdade??
Aconselho todos sempre prestar atenção no que o mecânico e como o mecânico faz os trabalhos de reparação, para que depois saberem como se faz.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
fui verificar a posição da agulha e estava na última de baixo,mudei para a 3 ranhura e quando liguei a moto ficou muito acelerada quase 10 rpm vou ter que mecher na regulagem da lenta e da mistura?
é que na ultima revisão que fiz ela voltou boa de pegar no frio mas depois que a moto tava quente ficava um sufoco para ligar,então mechi nas regulagem de mistura até que consegui fazer ela pegar bem quando fria e também quando quente.
é que na ultima revisão que fiz ela voltou boa de pegar no frio mas depois que a moto tava quente ficava um sufoco para ligar,então mechi nas regulagem de mistura até que consegui fazer ela pegar bem quando fria e também quando quente.
andré- Novato Avançado
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/05/2012
Re: Limpeza de carburador
andré escreveu:fui verificar a posição da agulha e estava na última de baixo,mudei para a 3 ranhura e quando liguei a moto ficou muito acelerada quase 10 rpm vou ter que mecher na regulagem da lenta e da mistura?
é que na ultima revisão que fiz ela voltou boa de pegar no frio mas depois que a moto tava quente ficava um sufoco para ligar,então mechi nas regulagem de mistura até que consegui fazer ela pegar bem quando fria e também quando quente.
É bem provável que tu montou o pistonete invertido, ele tem uma ranhura quase de cima a baixo, e no outro lado uma pequena entrada, essa pequena entrada na base do pistonete tem que ficar virada e alinhada com o parafuso da lenta, apenas fazendo isso a moto volta ao normal.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
Quantas rpm?
10.000 rpm o seu carburador foi montado errado e o pistonete travou aberto, ou o cabo do acelerador enroscou, isso não é por causa da posição da agulha. O jeito é desmontar e montar de novo.
Se for 1.000 rpm é pouco, deve ficar perto dos 1300 - 1500.
Mas 10 não dá...
Um abraço,
Jeff
PS: O Dan matou a charada, você instalou o pistonete fora de posição. A ranhura que ele tem na parte de baixo tem que se encaixar no parafuso de aceleração na lateral do carburador. Vá girando o pistonete até achar a posição.
10.000 rpm o seu carburador foi montado errado e o pistonete travou aberto, ou o cabo do acelerador enroscou, isso não é por causa da posição da agulha. O jeito é desmontar e montar de novo.
Se for 1.000 rpm é pouco, deve ficar perto dos 1300 - 1500.
Mas 10 não dá...
Um abraço,
Jeff
PS: O Dan matou a charada, você instalou o pistonete fora de posição. A ranhura que ele tem na parte de baixo tem que se encaixar no parafuso de aceleração na lateral do carburador. Vá girando o pistonete até achar a posição.
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Limpeza de carburador
valeu pela ajuda vou verificar e depois posto os resultados
andré- Novato Avançado
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Data de inscrição : 29/05/2012
Re: Limpeza de carburador
andré escreveu:valeu pela ajuda vou verificar e depois posto os resultados
é só remover a tampa do pistonete e alinhar o recorte inferior do pistonete com o do parafuso da lenta.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
Alinhe esta entrada com o parafuso de regulagem da lenta:
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
realmente eu tinha montado invertido agora esta ok .
não disparou o rpm, deixe com +ou- 1200,obrigado pela ajuda.
não disparou o rpm, deixe com +ou- 1200,obrigado pela ajuda.
andré- Novato Avançado
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/05/2012
Re: Limpeza de carburador
andré escreveu:realmente eu tinha montado invertido agora esta ok .
não disparou o rpm, deixe com +ou- 1200,obrigado pela ajuda.
Normal, isso acontece!!!
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
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Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Limpeza de carburador
bem vindo ao clube...
Um abraço,
Jeff
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Limpeza de carburador
Ola Dan ,
o eu denovo.
Fui reprovado na inspeção da controlar,como to sem trabalho e pouca grana eu mesmo to limpando o carburador,surgiu uma duvida é que tem 3 mangueiras no carburador : a da gasolina,a que vai pro chão(quando da excesso de gasolina eu acho),e a outra tava indo em direção ao banco da moto e não tava ligada em nada. pra que ela serve?
aproveitando a oportunidade minha moto não se mantem em marcha lenta se estiver abaixo dos 1500rpm .Olhei a vela e ela está tom de marrom, ela foi trocada na revisão de 6000 agora a moto ta com 10200km.
Fui reprovado no seguinte item da inspeção:
COc limite 6,00%vol
valor medido COc 7,34%vol marcha lenta estava a 1460rpm outros itens estavam bem abaixo.Desde ja agradecido.
o eu denovo.
Fui reprovado na inspeção da controlar,como to sem trabalho e pouca grana eu mesmo to limpando o carburador,surgiu uma duvida é que tem 3 mangueiras no carburador : a da gasolina,a que vai pro chão(quando da excesso de gasolina eu acho),e a outra tava indo em direção ao banco da moto e não tava ligada em nada. pra que ela serve?
aproveitando a oportunidade minha moto não se mantem em marcha lenta se estiver abaixo dos 1500rpm .Olhei a vela e ela está tom de marrom, ela foi trocada na revisão de 6000 agora a moto ta com 10200km.
Fui reprovado no seguinte item da inspeção:
COc limite 6,00%vol
valor medido COc 7,34%vol marcha lenta estava a 1460rpm outros itens estavam bem abaixo.Desde ja agradecido.
andré- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 67
Idade : 39
Localização : são paulo - são paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/05/2012
AJUDA!!!
Primeiramente Obrigado DAN, que nos brindou com esse tuto excelente...
Se eu tivesse lido ele ontem não teria incomodado meu mecânico hoje...
Enfim, Preciso de uma ajuda de vcs...
Sexta passada, 14/09 troquei meu guidão original por um mais alto de CGzinha... Ok!
O cabo do acelerador está agora por fora das bengalas...
Percebi que a moto ficava com o RPM lá em cima quando eu reduzia... Até aí td bem, pois o mecânico mexeu na agulha do pistonete e resolveu...
Mas tô com uma pulga atrás da orelha aqui...
Ele me disse que a parede do meu carburador está gasta(???)
A moto tem 1 ano e 2 meses... 5.700 Km rodados... Usada na cidade, cerca de 30 km por semana (quando dá isso) e apenas umas 3 viagens curtas de 70 km cada...
Será que procede?
Ou o cara tá aplicando pois sabe que quero dar uma mexida pra moto ficar mais esperta?
Detalhe... A agulha do pistonete tá igualzinha a essa do Dan aí na foto...
Me ajudem aí...
Se eu tivesse lido ele ontem não teria incomodado meu mecânico hoje...
Enfim, Preciso de uma ajuda de vcs...
Sexta passada, 14/09 troquei meu guidão original por um mais alto de CGzinha... Ok!
O cabo do acelerador está agora por fora das bengalas...
Percebi que a moto ficava com o RPM lá em cima quando eu reduzia... Até aí td bem, pois o mecânico mexeu na agulha do pistonete e resolveu...
Mas tô com uma pulga atrás da orelha aqui...
Ele me disse que a parede do meu carburador está gasta(???)
A moto tem 1 ano e 2 meses... 5.700 Km rodados... Usada na cidade, cerca de 30 km por semana (quando dá isso) e apenas umas 3 viagens curtas de 70 km cada...
Será que procede?
Ou o cara tá aplicando pois sabe que quero dar uma mexida pra moto ficar mais esperta?
Detalhe... A agulha do pistonete tá igualzinha a essa do Dan aí na foto...
Me ajudem aí...
Gabriel Nogueira- Forista
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Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
Re: Limpeza de carburador
Gabriel,
Isso pode acontecer quando tem alguma peça empenada, ai pode gastar a parede sim, em funcionamento normal, é raro ou em motos muito rodadas, a Carol está com mais de 22 mil km e nunca troquei nada do carburador, nem cabo, só o filtro que procuro trocar toda vez que dou uma geral no carbura, por conta do tempo, já fazem mais de 6 mil km que não mecho com carburador.
Uma pergunta, o acelerador trava em algum ponto quando acelera? Caso sim, pode ser o que seu mecânico falou, por via das dúvidas, procure uma segunda opinião, peça pra dar uma olhada em outra oficina e não diga nada, se outro mecânico indicar isso, então pode começar a considerar isso.
Abraços
Isso pode acontecer quando tem alguma peça empenada, ai pode gastar a parede sim, em funcionamento normal, é raro ou em motos muito rodadas, a Carol está com mais de 22 mil km e nunca troquei nada do carburador, nem cabo, só o filtro que procuro trocar toda vez que dou uma geral no carbura, por conta do tempo, já fazem mais de 6 mil km que não mecho com carburador.
Uma pergunta, o acelerador trava em algum ponto quando acelera? Caso sim, pode ser o que seu mecânico falou, por via das dúvidas, procure uma segunda opinião, peça pra dar uma olhada em outra oficina e não diga nada, se outro mecânico indicar isso, então pode começar a considerar isso.
Abraços
Re: Limpeza de carburador
Cássio Fernandes escreveu:Gabriel,
Isso pode acontecer quando tem alguma peça empenada, ai pode gastar a parede sim, em funcionamento normal, é raro ou em motos muito rodadas, a Carol está com mais de 22 mil km e nunca troquei nada do carburador, nem cabo, só o filtro que procuro trocar toda vez que dou uma geral no carbura, por conta do tempo, já fazem mais de 6 mil km que não mecho com carburador.
Uma pergunta, o acelerador trava em algum ponto quando acelera? Caso sim, pode ser o que seu mecânico falou, por via das dúvidas, procure uma segunda opinião, peça pra dar uma olhada em outra oficina e não diga nada, se outro mecânico indicar isso, então pode começar a considerar isso.
Abraços
Grato Cassio...
Já havia percebido essa demora em retornar à RPM normal após a desaceleração ou freada... Começou a ficar mais notório, quando o cabo do acelerador ficou "por fora" das bengalas...
Eu estava em 50 km/h em 3ªmarcha... Reduzi e com a moto parada no neutro, o RPM estava em 4 mil...
Muito estranho...
Será que a troca do escape original por um esportivo, ocasionou esse desgaste???
E tem mais...
A moto tá tipo engasgando... se afogando quando acelero...
E poxa... só o cabo do acelerador por fora, ia ocasionar isso, ou será que "sabotaram" meu carburador?
Tô desesperado, preocupado em detonar mais alguma coisa se rodar assim...
Gabriel Nogueira- Forista
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Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
Re: Limpeza de carburador
Problema assim no carbura tão cedo só pode ser uma coisa, montagem errada ou a pessoa que montou tentou montar de forma errada, viu que tava fazendo merva e depois consertou, nessa de forçar a peça ela pode empenar.
O caso do acelerador travar acelerado pode ser falta de lubrificação também, fique atento a isso, fique atento ao mecânico também, tenha sempre um bom mecânico de confiança ou seja você o mecânico.
Abraços
O caso do acelerador travar acelerado pode ser falta de lubrificação também, fique atento a isso, fique atento ao mecânico também, tenha sempre um bom mecânico de confiança ou seja você o mecânico.
Abraços
Re: Limpeza de carburador
Cássio Fernandes escreveu:Problema assim no carbura tão cedo só pode ser uma coisa, montagem errada ou a pessoa que montou tentou montar de forma errada, viu que tava fazendo merva e depois consertou, nessa de forçar a peça ela pode empenar.
O caso do acelerador travar acelerado pode ser falta de lubrificação também, fique atento a isso, fique atento ao mecânico também, tenha sempre um bom mecânico de confiança ou seja você o mecânico.
Abraços
Que aporrinhação!!! Maldita hora em que resolvi trocar esse guidão...
E o barulho de "afogamento" ao acelerar o que será que é?
Gabriel Nogueira- Forista
- Número de Mensagens : 175
Idade : 36
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
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