FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

cuidado na hora de travar a direção

+5
will_santana
Dan Floripa
wagner mota
nego
jeff
9 participantes

Ir para baixo

cuidado na hora de travar a direção Empty cuidado na hora de travar a direção

Mensagem  jeff Dom Ago 22, 2010 7:14 pm

Pessoal, um alerta para ninguém repetir meu erro bobo de hoje:

Fiz um bate-e-volta em Campinas. Voltando para casa, parei no último posto antes do rodoanel (aquele que nem nome tem). Travei (na verdade, pensei ter travado) a direção, mas não reparei que ela estava fora de posição. Quando saí, nem lembrei de destravar, porque o guidão estava livre. Peguei a estrada e vim embora.

Segui pelo rodoanel (um tapete, mas aumentou meu percurso em 60 km...) e tudo veio normalmente até o final dele aqui em Mauá, onde ele acaba de maneira um tanto abrupta e mal sinalizada à noite. Como estava reconhecendo o local, mas não o caminho que foi muito modificado, parei a moto junto à calçada em um cruzamento a fim de ler as placas e me localizar.

Vou sair com a moto e o guidão só gira para a direita.... a trava de direção estava na posição travada, mas o pino não estava encaixado no alojamento do chassi (burro! burro! burro!).

Por incrível que pareça, fiz todo esse percurso (acho que uns 80-90 km) sem necessidade de virar o guidão, só inclinando a moto. Se precisasse ter feito uma manobra mais brusca, que exigisse virar o guidão para a esquerda, teria entrado na traseira de algum caminhão ou ido pro chão, sem dó.

Fica o alerta para nunca fazer as coisas no automático. De moto, a gente tem que prestar atenção até nas coisas mais banais, como travar o guidão.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc

Ir para o topo Ir para baixo

cuidado na hora de travar a direção Empty Re: cuidado na hora de travar a direção

Mensagem  nego Dom Ago 22, 2010 11:11 pm

Pô Jeff, essa foi um presente de Deus, agradeça mil vezes por ter feito este percurso sem a necessidade de fazer movimentos extremos, eu fico aqui imaginando a cena, já pensou no estrago?, valeu pelo alerta, ontem um dos meus filhos comprou na Makro uma trava de disco e a gente estava comentando de nunca esquecer de travar e destravar, pois caso de esquecimento é um tombo besta e o estrago é grande, um abaço meu amigo e boa noite.
José Luiz.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Moto : Super100

cuidado na hora de travar a direção Empty Re: cuidado na hora de travar a direção

Mensagem  wagner mota Seg Ago 23, 2010 7:22 am

Jeff

Realmente assino o que disse o Nego....agradeça a Deus por nada de pior ter acontecido!
Numa ocasião eu passei a corrente na roda na kansada e esqueci de tirar quando fui sair....resultado...como a corrente era fina escutei um estrondo...ela estourou...perdi apenas a corrente mas poderia ter sido pior.
Quanto ao que disse o Nego sobre a trava, é a mais pura verdade!
Quando fizemos o encontro no shopping foi o que aconteceu com um motoqueiro.....colocou o filho pequeno na garupa e saiu com a moto e levou capote...isso porque esqueceu de tirar a trava de disco! (resultado: quebrou o manete, arranhou a moto....fora o susto)
Então temos mesmo que ficar esperto com tudo na hora de sair coma moto pra não cometer essas falhas banais!

abraços
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Moto : Apache 150cc

Mensagem  Dan Floripa Seg Ago 23, 2010 7:58 am

Poxa Jeff, que vacilo!! Graças a Deus ocorreu tudo bem!!
Já aconteceu isso comigo algumas vezes (quando eu era moto-boy com uma cg) mas no meu caso, percebi imediatamente, pois ia sair e o guidom não virava, quase ia para o chão, mas estava prarado e não chegava a rodar 2 metros e você percorreu um bom trajeto!!!! affraid Na Speed a trava fica junto com a ignição e não corro esse risco exceto quando ponho o cadeado no disco de feio e as vezes esqueço de remove-lo antes de sair.
Fica para o pessoal o alerta!!

Abraço!!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Moto : Speed 150cc

Mensagem  will_santana Seg Ago 23, 2010 11:01 am

aff...
imagina o susto s precisa fazer 1 manobra mais seria
ainda bem q nao aconteceu nada d d+

essa trava eh meio complicada msm
ela solta tb, tomem cuidado
jah ouvi alguns casos dela "travar sozinha"

s ela fosse na ignição como eh na speed ou em outras motos (na fazer tb eh), seria otimo

alias, eh algo a s pensar...

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060

Mensagem  Convidad Seg Ago 23, 2010 12:40 pm

Bom re-retorno ao forum.

Very Happy Smile Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  oalexandre Seg Ago 23, 2010 6:39 pm

Affonso?!?!?!?!?
cuidado na hora de travar a direção HomeAlone2003

Voce também voltou?!?!?!?!?
oalexandre
oalexandre
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 881

http://www.reclameaqui.com.br/

Mensagem  bernardo Seg Ago 23, 2010 7:25 pm

cara no meu caso não tive tanta sorte como voce e tomei chão por causa do esquecimento da trava , foi ai que resolvi não usar mais a trava e comprei aquelas travas do freio a disco, o burro aqui esqueceu varias vezes de tirar e toma chão de novo , ai desisti e pus um alarme , e não é que as vezes esqueço de desligalo e o mesmo toca , menos mal é só desligar e boa .
bernardo
bernardo
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 90

Mensagem  jeff Qua Ago 25, 2010 12:31 pm

Lançaram uma trava interessante, ela vai fixada e funciona como uma pedaleira. Na hora de usar, você retira do quadro com a chave (chave mesmo, não ferramenta) e prende no disco de freio.

Quando volta e não acha a pedaleira, lembra de remover a trava antes de ir pro chão. E não custa caro, se não me engano por aqui está na faixa dos 60 reais.

Chama Xmart.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  jeff Qua Ago 25, 2010 12:32 pm

Affonso escreveu:
Bom re-retorno ao forum.

Very Happy Smile Very Happy
Que parte de "não quero contato contigo" você não entendeu?
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  wagner mota Qua Ago 25, 2010 12:35 pm

bernardo escreveu:cara no meu caso não tive tanta sorte como voce e tomei chão por causa do esquecimento da trava , foi ai que resolvi não usar mais a trava e comprei aquelas travas do freio a disco, o burro aqui esqueceu varias vezes de tirar e toma chão de novo , ai desisti e pus um alarme , e não é que as vezes esqueço de desligalo e o mesmo toca , menos mal é só desligar e boa .

hahahahahahahahahahha
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Moto : Apache 150cc

Mensagem  Cássio Fernandes Qui Dez 16, 2010 6:00 pm

Apenas retornando aos caros colegas, esse problema foi resolvido, agora a trava fica fixa mesmo, não tem como sair com ela lá, garanto.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914

http://cassiofernandes.blogspot.com

cuidado na hora de travar a direção Empty Uma solução.

Mensagem  Familia Qui Dez 16, 2010 8:31 pm

Olha eu aqui de novo.
Primeiro foi realmente muita sorte nao ter acontecido nada.

Agora vamos a uma solução para este problema, vou começar pelo acontecido, meu primo tambem tem uma kansas, e houve um problema semelhante com ele, ele rodou cerca de 15 km com este pino ativado, nao aconteceu nada com ele, isso foi a primeira vez, na segunda vez ele nem rodou 50 metros a moto travou e ele quase caiu, a partir dai ele se revoltou com a trava e passou a nao usar mais, so que ele ficou com a pulga atras da orelha, porque ele nunca ouviu eu falar nada de semelhante que tenha acontecido comigo, certo dia ele me questionou e foi quando ele relatou os dois episodios.
Vendo que era um problemão e ele tambem decidimos pensar em algum tipo de solução, apos uma breve visualização chegamos a conclusão que um seguemento feito com uma barra de ferro de 5/8 soldado na linha do pino poderia ser a sulução.

Explico-lhes: Para o pino ser ativado ele precisa ter um espaço livre para que o mesmo desça ate o compartimento de trava, se voces observarem as kansas ela tem um espaço vago demais, que fica justamente fora do compartimento da trava, este espaço permite que o pino da trava desça, só nao permite que o guidão seja manobrado para a direita ou para a esquerda, se neste espaço for soldado um pequeno pedaço de ferro de 5/8 de bitola o problema fica resolvido, pois nao tem como o pino desçer e gerar este problemão.
Se baseando no que eu falei e vendo suas kansas logo entenderao tudo o que eu disse.

IMPORTANTE 1: Na moto do meu primo deu certo que foi uma beleza, na minha nao tem este dispositivo ante trava.
IMPORTANTE 2: O serviço poderá ser feito num serralheiro ou oficina de lanternagem.
IMPORTANTE 3: Se o cara que for fazer a solda for desemrolado ele faz sem desmontar a moto, mais se for para desmontar o trabalho compensa pela segurança.

PS.: Estarei indo na casa do meu primo na proxima semana, pois moramos em cidades distantes 140 km, la eu tiro fotos do dispositivo.

Espero ter ajudado.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc

Mensagem  Dan Floripa Sex Dez 17, 2010 5:23 am

Idéia legal, assim evita acidentes.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Moto : Speed 150cc

Mensagem  jeff Sex Dez 17, 2010 7:00 am

Oba!!!

Lamento pelo seu primo ter caído, mas descobri que pelo menos não fui o único....

Eu não fiquei revoltado com a trava, mas comigo mesmo... hehehe

Mas concordo que essa é uma modificação simples que pode evitar esse tipo de descuido, que pode ter conseqüências potencialmente graves. Fica a sugestão para que o fabricante incorpore essa solução já de fábrica.

Agora, Família, visualizei mais ou menos o que você falou, sua foto vai ajudar. Tenho a impressão que não, mas é importante verificar se essa solução não tem risco de trazer problemas a longo prazo, tipo esse calço passar a interferir com o uso da moto, aumento da folga do guidão, se soltar com o tempo ... aquelas coisas que a gente não imagina logo no início.

Um abraço,

Jeff

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Mensagem  Familia Sex Dez 17, 2010 2:35 pm

jeff escreveu:Oba!!!

Lamento pelo seu primo ter caí...

Ele nem caiu foi quase segundo ele mesmo, a solução acredito que não tenha problemas a longo prazo, pois na dele ja tem cerca de 1 ano que foi feito, e ate hoje ta la normal e funcionando que e uma beleza.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Moto : Super 50cc

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo