Nível do óleo baixo em moto zero?
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Nível do óleo baixo em moto zero?
Amigos,
pegei minha Kansar há praticamente uma semana e rodei uns 200km. Hoje de manhã (com uns 180km rodados) resolvi, sei lá por que, verificar o óleo. O medidor nem ao menos ficava molhado na ponta, o que siginifca que rodei boa parte desses 180km com o motor quase seco.
A questão é: isso é normal acontecer ou o fdp do mecânico Dafra não completou? Devo notificar a fábrica com uma reclamação formal?
abç
pegei minha Kansar há praticamente uma semana e rodei uns 200km. Hoje de manhã (com uns 180km rodados) resolvi, sei lá por que, verificar o óleo. O medidor nem ao menos ficava molhado na ponta, o que siginifca que rodei boa parte desses 180km com o motor quase seco.
A questão é: isso é normal acontecer ou o fdp do mecânico Dafra não completou? Devo notificar a fábrica com uma reclamação formal?
abç
woody1sp- Novato
- Número de Mensagens : 19
Idade : 50
Localização : Embu
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/08/2010
Re: Nível do óleo baixo em moto zero?
É Woodyeu acho que você não fez uma pesquisa no fórum, pois se fizesse iria encontrar as matérias que o Jeff postou sobre a quantidade de óleo que deve ser colocado no motor da Kansas,
Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Hehehe
Isso me lembra que eu havia prometido medir a medição que eu ia fazer, e esqueci de postar.
Não tem jeito, é 1,2 litro para chegar ao meio da vareta e 1,4 para chegar ao máximo.
Mas tenho a sensação de que já postei isso...
Xô, idade...
Um abraço,
Jeff
Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Olá, pessoal
Vou aproveitar para explicar algo que pode ser uma dúvida comum para muita gente.
A transmissão, virabrequim/biela, balanceiro estão engrenados entre si (lógico), mas há um outro fator comum a esses componentes:
Todos seus rolamentos são lubrificados diretamente pelo óleo do motor (ou seja, não precisam necessariamente de bomba, o próprio nível de óleo correto é que garante a lubrificação desses mancais de esferas ou de agulhas).
Para isso, o nível de óleo tem que chegar no mínimo até a metade da pista de esferas na parte inferior de todos os rolamentos, na parte mais baixa da carcaça*. Os que necessitam ficar mais elevados por razões construtivas têm de contar com algum caminho alternativo para receber o óleo, o que acaba encarecendo o projeto. Todo projeto de motor/caixa de câmbio leva isso em consideração (projetar uma caixa de câmbio simples era um dos trabalhos do 2º ano do curso técnico em Mecânica... bons tempos aqueles....).
Essa faixa que atinge a parte inferior dos rolamentos na pior das condições será muito estreita, cerca de uns 15 a 20 mm disponíveis, e corresponde à faixa de nível da vareta medidora de óleo. Quando a moto roda com o óleo no nível mínimo, os rolamentos são os primeiros que sentem o efeito, ficando sem lubrificação adequada, superaquecendo e se desgastando muito rapidamente.
Já as engrenagens não sofrem tanto porque são maiores, mergulham mais fundo e as de baixo lubrificam às outras mais altas na carcaça do motor. É por esse motivo que bato tanto na tecla do nível de óleo, o nível correto eliminaria a maior parte de todos esses problemas de rolamentos que os donos de dafra estão tendo.
Um abraço,
Jeff
*PS: explicado de maneira simplificada. Essas são condições ideais. O nível de óleo na carcaça do motor irá variar durante o funcionamento até mesmo em função do número de giros, mas é necessário manter um nível suficiente que permita atingir essa condição ideal pelo tempo máximo possível.
por jeff
em Qua Jun 30, 2010 12:37 pm
Buscar em: Dicas Úteis
Tópico: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Respostas: 38
Visto: 703
Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Hehehe
Isso me lembra que eu havia prometido medir a medição que eu ia fazer, e esqueci de postar.
Não tem jeito, é 1,2 litro para chegar ao meio da vareta e 1,4 para chegar ao máximo.
Mas tenho a sensação de que já postei isso...
Xô, idade...
Um abraço,
Jeff
Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Olá, pessoal
Vou aproveitar para explicar algo que pode ser uma dúvida comum para muita gente.
A transmissão, virabrequim/biela, balanceiro estão engrenados entre si (lógico), mas há um outro fator comum a esses componentes:
Todos seus rolamentos são lubrificados diretamente pelo óleo do motor (ou seja, não precisam necessariamente de bomba, o próprio nível de óleo correto é que garante a lubrificação desses mancais de esferas ou de agulhas).
Para isso, o nível de óleo tem que chegar no mínimo até a metade da pista de esferas na parte inferior de todos os rolamentos, na parte mais baixa da carcaça*. Os que necessitam ficar mais elevados por razões construtivas têm de contar com algum caminho alternativo para receber o óleo, o que acaba encarecendo o projeto. Todo projeto de motor/caixa de câmbio leva isso em consideração (projetar uma caixa de câmbio simples era um dos trabalhos do 2º ano do curso técnico em Mecânica... bons tempos aqueles....).
Essa faixa que atinge a parte inferior dos rolamentos na pior das condições será muito estreita, cerca de uns 15 a 20 mm disponíveis, e corresponde à faixa de nível da vareta medidora de óleo. Quando a moto roda com o óleo no nível mínimo, os rolamentos são os primeiros que sentem o efeito, ficando sem lubrificação adequada, superaquecendo e se desgastando muito rapidamente.
Já as engrenagens não sofrem tanto porque são maiores, mergulham mais fundo e as de baixo lubrificam às outras mais altas na carcaça do motor. É por esse motivo que bato tanto na tecla do nível de óleo, o nível correto eliminaria a maior parte de todos esses problemas de rolamentos que os donos de dafra estão tendo.
Um abraço,
Jeff
*PS: explicado de maneira simplificada. Essas são condições ideais. O nível de óleo na carcaça do motor irá variar durante o funcionamento até mesmo em função do número de giros, mas é necessário manter um nível suficiente que permita atingir essa condição ideal pelo tempo máximo possível.
por jeff
em Qua Jun 30, 2010 12:37 pm
Buscar em: Dicas Úteis
Tópico: Medição do Óleo do Motor e Caixa (Kansas 150)
Respostas: 38
Visto: 703
nego- Admin
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Re: Nível do óleo baixo em moto zero?
É, irmão, não li o tópico do óleo mesmo. A última coisa que eu imaginaria na vida é que uma moto nova viesse com pouco óleo. ISso é que chamo de contenção de gastos...
A propósito, aquele visor de vidro do nível do óleo é confiável? Mesmo tendo completado hoje de manhã está baixo agora, mas ao verificar a vareta ele está normal. É porque o motor não está frio?
abç
A propósito, aquele visor de vidro do nível do óleo é confiável? Mesmo tendo completado hoje de manhã está baixo agora, mas ao verificar a vareta ele está normal. É porque o motor não está frio?
abç
woody1sp- Novato
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Localização : Embu
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/08/2010
Re: Nível do óleo baixo em moto zero?
sim pra realmente verificar nivel de oleo tem que está o motor frio e a moto no cavalete central reta você pode medir pela vareta que é o mais confiavel algumas pessoas na troca colocão 1L E 200ML mas eu não recomendo usar um litro de oleo é sempre o normal de qualquer moto lembrando que esse de oleo detona juntas do motor ou retentor até mesmo motor e o motor so estora se faltar oleo ou por desgaste ta ai a dica e minha opinião
cristianobj470- Forista
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Localização : Porto Alegre/RS
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/02/2010
Re: Nível do óleo baixo em moto zero?
Não ler sobre a necessidade de mais óleo eu até entendo, mas fico triste de ver que o pessoal lê e não acredita.... paciência.
Negócio é o seguinte:
O raciocínio de que toda moto usa 1 litro de óleo está totalmente furado. Primeiro, porque o motor da Kansas/Speed não é igual ao motor Honda. Não precisa ser engenheiro para ver que o motor das dafra é maior, portanto precisa de mais óleo. Ele é maior por causa do balanceiro. CG/Titan das antigas não tem balanceiro, portanto não tem espaço a mais que precisa ser preenchido com mais óleo.
Segundo, minha afirmação de que o motor precisa de mais óleo não vem de preferência pessoal ou vidência mediúnica, mas de fazer a medição exatamente de acordo com o procedimento descrito no manual do proprietário. Faça a medição exatamente da maneira descrita pelo manual e você verá que é impossível 1 litro de óleo atingir a metade da vareta. Se é que atinge a vareta...
O visor cheio de óleo, pela manhã e com a moto nivelada, indica que o nível de óleo está correto. Faça a medição nessas condições conforme o procedimento do manual e você encontrará o óleo no nível máximo da vareta.
Só posso dizer que estou rodando há quase um ano com Bebél, sempre com 1,4 litro de óleo, e ela continua em perfeitas condições. Mas ninguém é obrigado a acreditar, quem quiser que continue rodando com um litro de óleo porque "toda moto usa 1 litro".
Mas depois de um ano venha aqui no fórum contar o resultado.
Um abraço,
Jeff
PS: Ah, ia esquecendo de falar:
Dê uma olhada na quantidade de óleo recomendada na ficha técnica da Kasinski Mirage 150. A Mirage é praticamente a nossa Kansas, só que trazida diretamente pelos fabricantes chineses da Zongshen. Depois você me diz.
Negócio é o seguinte:
O raciocínio de que toda moto usa 1 litro de óleo está totalmente furado. Primeiro, porque o motor da Kansas/Speed não é igual ao motor Honda. Não precisa ser engenheiro para ver que o motor das dafra é maior, portanto precisa de mais óleo. Ele é maior por causa do balanceiro. CG/Titan das antigas não tem balanceiro, portanto não tem espaço a mais que precisa ser preenchido com mais óleo.
Segundo, minha afirmação de que o motor precisa de mais óleo não vem de preferência pessoal ou vidência mediúnica, mas de fazer a medição exatamente de acordo com o procedimento descrito no manual do proprietário. Faça a medição exatamente da maneira descrita pelo manual e você verá que é impossível 1 litro de óleo atingir a metade da vareta. Se é que atinge a vareta...
O visor cheio de óleo, pela manhã e com a moto nivelada, indica que o nível de óleo está correto. Faça a medição nessas condições conforme o procedimento do manual e você encontrará o óleo no nível máximo da vareta.
Só posso dizer que estou rodando há quase um ano com Bebél, sempre com 1,4 litro de óleo, e ela continua em perfeitas condições. Mas ninguém é obrigado a acreditar, quem quiser que continue rodando com um litro de óleo porque "toda moto usa 1 litro".
Mas depois de um ano venha aqui no fórum contar o resultado.
Um abraço,
Jeff
PS: Ah, ia esquecendo de falar:
Dê uma olhada na quantidade de óleo recomendada na ficha técnica da Kasinski Mirage 150. A Mirage é praticamente a nossa Kansas, só que trazida diretamente pelos fabricantes chineses da Zongshen. Depois você me diz.
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Nível do óleo baixo em moto zero?
bom cada um tem uma maneira de pensar se for olhar o manual pelo menos da speed ta assim
motor DESMONTADO 1L ,200ML
TROCA DE OLEO 1L
claro se for demostado o motor e sem nenhum residuo de oleo vai precisar mais agora em troca sempre fica oleo dentro nunca fica 100% drenado oleo agora cada um tem uma maneira de trata sua moto com carinho ao meu jeito acho sempre melhor 1litro lembrando que botar excesso de oleo não vai ajudar em nada so a estorar juntas e retentores agora falta de oleo sim detona motor sempre vi pessoal estorar motor por falta de oleo ou viver dando pau na moto agora essa é minha conclução cada um tem sua maneira
motor DESMONTADO 1L ,200ML
TROCA DE OLEO 1L
claro se for demostado o motor e sem nenhum residuo de oleo vai precisar mais agora em troca sempre fica oleo dentro nunca fica 100% drenado oleo agora cada um tem uma maneira de trata sua moto com carinho ao meu jeito acho sempre melhor 1litro lembrando que botar excesso de oleo não vai ajudar em nada so a estorar juntas e retentores agora falta de oleo sim detona motor sempre vi pessoal estorar motor por falta de oleo ou viver dando pau na moto agora essa é minha conclução cada um tem sua maneira
cristianobj470- Forista
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/02/2010
Re: Nível do óleo baixo em moto zero?
Cristiano,
O manual da Kansas manda medir o óleo a quente (depois de ligar e funcionar o motor) e mesmo assim também manda colocar só 1 litro de óleo na troca e 1,2 litro com o motor desmontado.
Como é o procedimento recomendado no manual da Speed? Por esse procedimento o nível de óleo chega ao meio da vareta com 1 litro de óleo? Se chegar, então não há problema.
Só que na Kansas isso não acontece, o óleo mal chega ao final da vareta. Então há uma contradição aí, porque as informações do próprio manual são incoerentes.
E eu prefiro acreditar naquilo que eu vejo e comprovo na prática. Tive uma experiência muito ruim por falta de óleo, apesar de o motor estar com 1 litro de óleo e no nível "correto" da vareta medidora (leia o tópico O Novo Avatar, quando comprei e viajei com Bebél logo de cara).
Foi aí que eu descobri que estava medindo o óleo da maneira errada, como estava acostumado a fazer na minha antiga CG.
Recomendo apenas isso, se baseie exclusivamente no procedimento do manual do proprietário. E verifique se uma coisa (quantidade) bate com a outra (nível).
Um abraço,
Jeff
O manual da Kansas manda medir o óleo a quente (depois de ligar e funcionar o motor) e mesmo assim também manda colocar só 1 litro de óleo na troca e 1,2 litro com o motor desmontado.
Como é o procedimento recomendado no manual da Speed? Por esse procedimento o nível de óleo chega ao meio da vareta com 1 litro de óleo? Se chegar, então não há problema.
Só que na Kansas isso não acontece, o óleo mal chega ao final da vareta. Então há uma contradição aí, porque as informações do próprio manual são incoerentes.
E eu prefiro acreditar naquilo que eu vejo e comprovo na prática. Tive uma experiência muito ruim por falta de óleo, apesar de o motor estar com 1 litro de óleo e no nível "correto" da vareta medidora (leia o tópico O Novo Avatar, quando comprei e viajei com Bebél logo de cara).
Foi aí que eu descobri que estava medindo o óleo da maneira errada, como estava acostumado a fazer na minha antiga CG.
Recomendo apenas isso, se baseie exclusivamente no procedimento do manual do proprietário. E verifique se uma coisa (quantidade) bate com a outra (nível).
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Nível do óleo baixo em moto zero?
Olá Dafreiros!!!
Hoje troquei o óleo da "Poderosa" e novamente coloquei 1.350 Lts de mobil, óleo que uso desde a 1ª revisão e conforme já relatamos, essa medida é a quantidade certa, quem tiver dúvida, faço um teste e verá que com essa quantidade a troca de marchas fica bem mais macia sem mencionar os outros benefícios que trás ao motor.
Obs: Dicas relatadas por mecânicos experiêntes!!!
Abçs a todos
Magdiel
Hoje troquei o óleo da "Poderosa" e novamente coloquei 1.350 Lts de mobil, óleo que uso desde a 1ª revisão e conforme já relatamos, essa medida é a quantidade certa, quem tiver dúvida, faço um teste e verá que com essa quantidade a troca de marchas fica bem mais macia sem mencionar os outros benefícios que trás ao motor.
Obs: Dicas relatadas por mecânicos experiêntes!!!
Abçs a todos
Magdiel
Magdiel- Forista
- Número de Mensagens : 224
Idade : 45
Localização : Curitiba, Pr
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 24/04/2010
Re: Nível do óleo baixo em moto zero?
jeff mas não se medi oleo com motor quente pois oleo nao escorre todo até fundo e a minha com 1litro de oleo fica no nivel mas é como falei respeito sua opinião é a opinião de todos cada um tem um jeito de manter sua motoca
cristianobj470- Forista
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Localização : Porto Alegre/RS
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/02/2010
Re: Nível do óleo baixo em moto zero?
Eu também nunca tinha visto medir o óleo da moto com motor quente, até que li o manual do proprietário da minha.
Você leu o manual da sua? Pode ser que o manual da Speed seja diferente.
Leia e depois me diga o que está escrito ali.
Mas ninguém é obrigado a acreditar no que eu falo. Como você disse, cada um prefere cuidar de sua moto do seu jeito.
Tudo de bom,
Jefferson
Você leu o manual da sua? Pode ser que o manual da Speed seja diferente.
Leia e depois me diga o que está escrito ali.
Mas ninguém é obrigado a acreditar no que eu falo. Como você disse, cada um prefere cuidar de sua moto do seu jeito.
Tudo de bom,
Jefferson
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
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