FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

+9
Familia
Ailton e Karina
wagner mota
sergio moc
EMANOEL_MESSIAS
Eduard62
jeff
pablodemelo
mdubeux
13 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  mdubeux Qua Dez 29, 2010 8:51 am

Pessoal estou rodando nos foruns de moto já a algum tempo e a única coisa que realmente vejo o povo reclamar aqui e ali quase como uma constante, é problemas de desregulagem do câmbio de machas, que ora entra corretamente nas machas ora não entra, o neutro parece ser uma dificuldade de acertar nesta moto, além do problema de barrulho na placa de metal, proteção do cano de escape, que vive vibrando e fazendo barrulho depois de uma certa quilometragem.

Realmente procede esses relatos é isso mesmo? terei uma moto com o câmbio ruim precisando de regulagens constantemente, ficando nós, os menos experientes a mercê de mecânicos e das CC? Pois imagino ter que conviver com esse problema diariamente no transito, e a meu ver, pode até corresponder a um risco de vida, pois em motos não podemos vacilar.

Acredito que isso seja muito decisivo na hora de escolher uma moto. Principalmente sendo esta a sua primeira moto.

Grato
Mdubeux
Carpina-PE

mdubeux
Novato
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 51
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 19/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  pablodemelo Qua Dez 29, 2010 10:16 am

Amigo, motos novas sempre tem uma coisa mais dura aqui, mais frouxa ali. Com o tempo e com o cuidado que todos devem ter com a máquina, isso tudo vai se ajustando. Não estou dizendo para não se preocupar, mas fique sempre atento. Saiba descobrir o que é realmente defeito do que é apenas comum. Este Site do Fórum já me ajudou bastante. Mas também vi muitas pessoas fazendo barbaridades com a moto só porque acharam que estava com algum defeito. Já vi um cara sismar com um lance do óleo a ponto de abrir o motor e como resultado fez alguma me%$&da na hora de montar e ficou a pé e com prejuízo e a moto não tinha nada antes.
pablodemelo
pablodemelo
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/09/2010

http://www.pablomelo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Qua Dez 29, 2010 11:49 am

Nos testes nas revistas, ninguém apontou esse tipo de problema.

Aqui no fórum teve aquele lance do Cassio lá de Goiânia que achou que a moto tinha problema para passar as marchas e depois descobriu que era apenas falta de lubrificação nas articulações do pedal do câmbio.

As pessoas tendem a pensar o pior logo de cara, e nem sempre é assim.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  Eduard62 Qua Dez 29, 2010 12:02 pm

A minha foi só regular a embreagem que ficou boa.
Eduard62
Eduard62
Forista
Forista

Número de Mensagens : 122
Idade : 56
Localização : São Paulo
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 24/04/2010

http://www.restauracaocb450.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  Convidad Qua Dez 29, 2010 1:42 pm

Realmente tive problemas com o "neutro" até a revisão dos 1.000 km. Depois de trocado o óleo e regular a embreagem, ficou bom. Minha moto está com 2.100 km e se andar mais de uma hora (ou seja, motor muito quente) continua a ser um pouco difícil achar o neutro, mas acho que com mais alguma quilometragem, deve se ajustar.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Qua Dez 29, 2010 1:46 pm

Fake,

Na ITVA eles colocam o Selenia SG, experimente mudar para o Yamalube SL ou o Lubrax SL.

Dá uma boa diferença.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  Convidad Qua Dez 29, 2010 2:10 pm

jeff escreveu:Fake,

Na ITVA eles colocam o Selenia SG, experimente mudar para o Yamalube SL ou o Lubrax SL.

Dá uma boa diferença.

Um abraço,

Jeff

Jeff, na revisão dos 2.000 (semana passada) que fiz na ITVA eles colocaram óleo Mobil. Como está no período de garantia, não sei se posso pedir determinada marca. Na próxima, vou questioná-los a respeito das marcas que você sugeriu.
Valeu!
Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Qua Dez 29, 2010 2:42 pm

O mobil também é SG... dá esses sintomas na embreagem. E verifique o nível mais de uma vez por semana, porque ele abaixa, abaixa mesmo.

Quanto a estar na garantia, eles não têm como saber a marca do óleo que é escoado. E você não estará colocando óleo a mais, porque a apache não tem problemas com nível incorreto de óleo (que eu saiba).

Aliás, curiosidade:

Como é o procedimento de medição do óleo mencionado no manual do proprietário da apache? É a frio ou a quente?

Porque se eles copiaram o mesmo manual das outras motos (algo tentador na área de literatura técnica e que pode causar grandes problemas, ainda mais neste caso), vai dar zebra.

Um abraço,

Jeff
PS: A propósito, na revisão dos 6 mil km levei a minha lá na ITVA, eles colocariam o óleo de outra marca se eu levasse pra eles. Mas estava sem tempo e depois me arrependi, tive que trocar com menos de 700 km que já estava dando dificuldade de troca de marcha.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  Convidad Qua Dez 29, 2010 4:18 pm

Jeff, quando falei da garantia, é de não poder trocar o óleo fora da concessionária, então vou ver se eles aceitam que eu leve outra marca para trocar quando da revisão. O que eu posso fazer e possivelmente vou fazer, é trocar o óleo pelo que você mencionou daqui a mais uns mil km (fora da concessionária) e ver se melhora as trocas de marcha depois do motor muito quente.
Quanto à medição de óleo no manual, não fala nada a respeito de ser à quente ao à frio, só diz para colocar a moto no cavalete central, tirar a vareta, limpá-la, rosquear e então depois checar o nível. E é só.
Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Qua Dez 29, 2010 4:39 pm

Então é a frio e o procedimento é diferente da speed e da kansas, E também é diferente das Honda.

Tome cuidado com isso, porque todo mundo está acostumado a medir o óleo sem rosquear a vareta. Então, se fizerem isso, vão "constatar" óleo baixo. Os proprietários de apache devem acompanhar com cuidado quando fizerem a troca, mesmo na concessionária, porque o pessoal faz aquilo que está acostumado e não o que é recomendado.

Claro que o risco que eles correm é menor, porque o procedimento automático é colocar 1 litro de óleo (aliás, quanto é na apache? Esqueci...). Dificilmente eles vão colocar um pouco a mais conferindo a vareta. Se bem que nas kansas e speeds eles conferem errado, mas o erro é para menos, e não para mais.

Quanto a usarem o procedimento de medição incorreto, é só ir em qualquer concessionária e perguntar "como que eu meço o nível de óleo da minha moto". O cara vai te falar o procedimento comum, que não serve para nossas motos e não é aquele que está no manual do produto que ele vende e dá assistência técnica.

Quer apostar?*

Um abraço,

Jeff
*Não aposte, eu já fiz isso, sei bem o que estou falando....
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  Convidad Qua Dez 29, 2010 4:53 pm

Jeff, de acordo com as especificações do manual:

Óleo do motor;
20W 50, 1.000 ml após drenagem e 1.100 ml após desmontagem.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Qua Dez 29, 2010 5:11 pm

E acredito que seja exatamente isso, porque a apache não usa balanceiro, então não precisa de mais óleo.

É só comparar com os motores da speed e kansas para ver como a área do motor na parte inferior delas é maior e comporta uma quantidade maior de óleo.

Os donos de apache não terão problema com a lubrificação de suas motos.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  EMANOEL_MESSIAS Sex Mar 18, 2011 10:48 am

Fake Name escreveu:Jeff, quando falei da garantia, é de não poder trocar o óleo fora da concessionária, então vou ver se eles aceitam que eu leve outra marca para trocar quando da revisão. O que eu posso fazer e possivelmente vou fazer, é trocar o óleo pelo que você mencionou daqui a mais uns mil km (fora da concessionária) e ver se melhora as trocas de marcha depois do motor muito quente.
Quanto à medição de óleo no manual, não fala nada a respeito de ser à quente ao à frio, só diz para colocar a moto no cavalete central, tirar a vareta, limpá-la, rosquear e então depois checar o nível. E é só.
Abraço

Em São Luís é cobrada a mão de obra pra trocar óleo não vendido por eles. Vc acaba pagado o dobro, então, pela troca.
EMANOEL_MESSIAS
EMANOEL_MESSIAS
Forista
Forista

Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Sex Mar 18, 2011 11:23 am

É assim que eles querem conquistar clientes fiéis... ô, burrice!

Nunca ouviram falar que o cliente sempre tem razão?

A menos que eu queira colocar banana amassada no cárter, não custa nada para eles usar o óleo da minha preferência que eu comprei e levei até lá.

Parece que querem comprar briga com os clientes, esquecem quem é que paga o salário deles...

Querem lucrar 5 ou 6 reais em um litro de óleo e abrem mão da comissão de um monte de motos por causa da má fama que se empenham em conquistar.

Como tem mané nessas concessionárias, pelamor!!!!

Um abraço, e muita paciência até acabar a garantia,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  sergio moc Sex Mar 18, 2011 4:03 pm

Neste caso do nosso colega eu concordo com vcs em número, gênero e grau que o pessoal da cc pegou pesado. Mas também tem uns clientes sem noção como exemplo que presenciei na recepção técnica na cc daqui de Moc( a alguns meses). O cliente queria porque queria que os mecânicos colocassem óleo de motor de carro na kansas dele que o próprio levava consigo. Diante da negativa do consultor e posteriormente do mecânico, o cliente armou mó barraco na loja, no meu ponto de vista ele(cliente) "pegou foi mal", disse ainda que assinaria qq termo de responsabilidade quanto futuros problemas, mas o mecânico foi enfático na negativa de colocar aquele óleo, inclusive lhe falou que se ele voltasse com qq óleo especifico para motos faria a troca. Enfim!... Cada caso é um caso e cada sujeito é um sujeito.

Abração a todos
sergio moc
sergio moc
Forista
Forista

Número de Mensagens : 189
Idade : 48
Localização : Montes Claros
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 01/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  wagner mota Sex Mar 18, 2011 4:08 pm

Sérgio

nisso vc tem razão....
eles (da Dafra) não tem um critério únicos nas cc...
deveriam ter uma cartilha e pronto!

aqui no forum o que mais tem é isso....tratamento de um jeito em uma...de um jeito na outra...troca o mecânico troca o tratamento.
vira palhaçada...

abss
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Sex Mar 18, 2011 5:46 pm

Olá, Sérgio

Vou ficar do lado do cliente barraqueiro...

Essa história de que existe óleo especial para motos é conversa do pessoal para empurrar a marca que eles têm obrigação de vender. Ou é puro desconhecimento técnico mesmo. Sendo 20W-50 de classificação SG ou superior, atende às especificações do fabricante.

Eu quebrei a cara com esse negócio quando experimentei o texaco havoline "para motos" na Jezebel e o desgraç infeliz era SG. Ficou ruim de câmbio. Joguei fora com 700 km e coloquei o texaco havoline para carros, que é SL, e o desempenho foi ótimo.

Esse óleo eu usava na minha primeira moto, e sempre funcionou muito melhor que o óleo para motos recomendado pelo fabricante. Tanto é que o yamalube "especial para motos" é fabricado pela própria texaco. Se alguém me provar que existe diferença entre os dois, eu mastigo meu chapéu. jocolor (sempre quis usar esse smiley, mas não tinha oportunidade)

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  Ailton e Karina Sex Mar 18, 2011 5:57 pm

jeff escreveu:Olá, Sérgio

Vou ficar do lado do cliente barraqueiro...

Essa história de que existe óleo especial para motos é conversa do pessoal para empurrar a marca que eles têm obrigação de vender. Ou é puro desconhecimento técnico mesmo. Sendo 20W-50 de classificação SG ou superior, atende às especificações do fabricante.

Eu quebrei a cara com esse negócio quando experimentei o texaco havoline "para motos" na Jezebel e o desgraç infeliz era SG. Ficou ruim de câmbio. Joguei fora com 700 km e coloquei o texaco havoline para carros, que é SL, e o desempenho foi ótimo.

Esse óleo eu usava na minha primeira moto, e sempre funcionou muito melhor que o óleo para motos recomendado pelo fabricante. Tanto é que o yamalube "especial para motos" é fabricado pela própria texaco. Se alguém me provar que existe diferença entre os dois, eu mastigo meu chapéu. jocolor (sempre quis usar esse smiley, mas não tinha oportunidade)


Um abraço,

Jeff

Não esquece de colocar Sal e Pimenta e Bom Apetite jocolor

Eu ainda prefiro ficar com a pizza tongue


Última edição por wandao.a em Seg Mar 21, 2011 10:39 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Retirar comentário da string)
Ailton e Karina
Ailton e Karina
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 526
Idade : 40
Localização : Mauá - SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 17/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Sex Mar 18, 2011 6:02 pm

Se preocupa não, Ailton, que eu não vou precisar mastigar o chapéu não...

Só um toque: quando for citar uma mensagem, coloque seu comentário depois da string [/quote], assim fica separado o que é comentário de um e de outro.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  sergio moc Sáb Mar 19, 2011 7:30 am

Jeff, não olhei as especificações do óleo mas era óleo para motor de carro (neste caso que teclei), acredito que a especificação para carros seja beeeeem diferente das para motos e consequentemente os resultados acredito que tb.

Abraços
sergio moc
sergio moc
Forista
Forista

Número de Mensagens : 189
Idade : 48
Localização : Montes Claros
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 01/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Sáb Mar 19, 2011 9:50 am

Pior que não é, Sérgio

As normas são as mesmas, por isso que o óleo da moto precisa ser trocado mais rápido.

20W-50 quer dizer que é um óleo de viscosidade estável, no inverno ele "engrossa" tanto quanto um óleo 20 comum, e em condições normais ele tem a viscosidade de um óleo 50.

A classificação API define o grau de aditivação que o óleo recebe. Ela é crescente, e até SL são óleos normais. De SM para diante já são os óleos sintéticos que podem dar problema nas motos por causa de nossas embreagens. Ainda não chegou ao mercado um óleo API SN, mas é só questão de tempo.

E a classificação JASO é apenas a norma japonesa elaborada especificamente para definir bem essa questão de motores com/sem embreagem em banho de óleo como as motos. Qualquer óleo pode ser classificado em uma categoria da norma JASO.

Se o cliente queria colocar um óleo SM, a concessionária estava certa, porque poderia vir a causar problemas na embreagem. Mas se ele tentou colocar qualquer óleo 20W-50, entre SG (que é o mínimo recomendado pelo fabricante) e SL, não haveria problema nenhum pelo fato de ser óleo para carros. Tanto é que o manual do proprietário afirma que o óleo deve ser 20W-50 API SG ou superior.

Até onde eu sei, não existe aditivação específica para motores de motos.

Um abraço,

Jeff



jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  sergio moc Sáb Mar 19, 2011 10:05 am

Jeff, entendi. Mais uma vez colocando luz nas trevas!! hehehehehe

Abraço amigo
sergio moc
sergio moc
Forista
Forista

Número de Mensagens : 189
Idade : 48
Localização : Montes Claros
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 01/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  Familia Sáb Mar 19, 2011 7:24 pm

Para se entender melhor com referencia a oleo para moto deve-se levar em consideração a norma (JASO), trata-se de uma norma Japonesa que da refencia de uso a oleos usados em motos, a norma API não deve ser aplicada em motos pois ela tem valor de referencia usado para carros.

Vamos aos porquês...
Normalmente motos tem um sistema acoplado ou seja dentro do motor vai tudo junto, nao existe uma separação de caixa de embreagem e motor, e tudo junto mesmo. Motos trabalham com viscosidade 20W50, a especificação API SF e a mais normal de ser encontrada, mais tambem podem ser encontradas outras especificações, tais como SH, SH, SL dentre outras, hoje em dia podem ser encontrada outra especificação que e a SG, mais para esta nao existe estudos quanto ao funcionamento em motos de media a baixa cilindrada, ao que parece o SG e melhor contra eventuais oxidações, quando se leva em conta apenas o API estamos deixando de fora o principio de tudo junto, como eu sempre digo a amigos uma moto tem muito mais coisa dentro do motor que um carro, e levando em consideração isso devemos sempre observar que um carro tem o oleo do motor e o da caixa de embreagem, ja nas motos o mesmo oleo e responsavel pelo motor e pela embreagem como eu ja disse, deve-se entender o seguinte tambem carros tem menor giros do motor e motos tem alto giro.

O jeff citou o seguinte:"Até onde eu sei, não existe aditivação específica para motores de motos." na verdade existe sim uma especificação e a norma JASO.
Funciona da seguinte forma quando compramos oleo para moto na parte de tras ou ate mesmo na frente tem o JASO seguido da seguinte informação MA ou MB.
JASO MA e bom para embreagem pois evita que o sistema patine, embreagem normal.
JASO MB ruim para embreagem pois faz o sistema patinar a curto prazo, embreagem leve.

Se escolherem o oleo levando primeiro o JASO estarao colocando o oleo correto, o API se refere a algum tipo de aditivo que eles colocam para melhorar o desempenho do proprio oleo no sistema para evitar desgaste prematuro por atrito.

Portanto nao se deve colocar oleo de carro em moto, "Detalhe: já usei, mais sabendo o que estava fazendo" pois oleo de carro nao tem redutor de atrito, enquato que oleo de moto tem o redutor de atrito necessario para embreagem, e por este motivo que as vezes quando colocamos oleo de carro a embreagem fica molinha.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  jeff Sáb Mar 19, 2011 9:55 pm

Olá, Família

As normas apenas especificam características do óleo, então qualquer óleo API vai se encaixar em alguma das categorias JASO. Os japoneses testam os óleos fabricados mundialmente dentro dos padrões API (American Petroleum Institute) e definem em qual categoria eles se encaixam na norma JASO, apenas isso.

Não existe óleo fabricado especialmente ou aditivado especificamente para a norma JASO. O que existe é óleo certificado como enquadrado nessa norma, porque foi testado e aprovado de acordo com os procedimentos da norma JASO.

Um abraço,

Jeff
PS: Pela primeira vez discordamos em alguma coisa! cheers
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  Familia Sáb Mar 19, 2011 10:51 pm

jeff escreveu:Olá, Família

As normas apenas especificam características do óleo, então qualquer óleo API vai se encaixar em alguma das categorias JASO. Os japoneses testam os óleos fabricados mundialmente dentro dos padrões API (American Petroleum Institute) e definem em qual categoria eles se encaixam na norma JASO, apenas isso.

Não existe óleo fabricado especialmente ou aditivado especificamente para a norma JASO. O que existe é óleo certificado como enquadrado nessa norma, porque foi testado e aprovado de acordo com os procedimentos da norma JASO.

Um abraço,

Jeff
PS: Pela primeira vez discordamos em alguma coisa! cheers

Rssss, verdade, mais isso e bom pois aumenta a CPD Cultura Popular Dafreira.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio? Empty Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos