Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
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Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
É, Jeff, e eu tenho usado esse Selenia somente por conta dos carimbos que comprovam a troca de óleo em dias, pra valorizar numa possível revenda da moto. Mas, sinceramente, estou pensando seriamente em abrir mão dessa carimbada, em nome da qualidade pro meu motor. Vou verificar como, e se, influencia na garantia, pra decidir que atitude tomarei.jeff escreveu:É assim que eles querem conquistar clientes fiéis... ô, burrice!
Nunca ouviram falar que o cliente sempre tem razão?
A menos que eu queira colocar banana amassada no cárter, não custa nada para eles usar o óleo da minha preferência que eu comprei e levei até lá.
Parece que querem comprar briga com os clientes, esquecem quem é que paga o salário deles...
Querem lucrar 5 ou 6 reais em um litro de óleo e abrem mão da comissão de um monte de motos por causa da má fama que se empenham em conquistar.
Como tem mané nessas concessionárias, pelamor!!!!
Um abraço, e muita paciência até acabar a garantia,
Jeff
1abraço!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
- Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
jeff escreveu:Olá, Sérgio
Vou ficar do lado do cliente barraqueiro...
Essa história de que existe óleo especial para motos é conversa do pessoal para empurrar a marca que eles têm obrigação de vender. Ou é puro desconhecimento técnico mesmo. Sendo 20W-50 de classificação SG ou superior, atende às especificações do fabricante.
Eu quebrei a cara com esse negócio quando experimentei o texaco havoline "para motos" na Jezebel e odesgraçinfeliz era SG. Ficou ruim de câmbio. Joguei fora com 700 km e coloquei o texaco havoline para carros, que é SL, e o desempenho foi ótimo.
Esse óleo eu usava na minha primeira moto, e sempre funcionou muito melhor que o óleo para motos recomendado pelo fabricante. Tanto é que o yamalube "especial para motos" é fabricado pela própria texaco. Se alguém me provar que existe diferença entre os dois, eu mastigo meu chapéu. (sempre quis usar esse smiley, mas não tinha oportunidade)
Um abraço,
Jeff
Confirmo a informação do Jeff.
Vc tem que analisar o índice de viscosidade (20w50, dependendo do modelo de moto), e a classificação API, que varia conforme a qualidade que o óleo apresenta. Essa classificação é determinada de acordo com os testes nos quais o éleo passou. Assim, um óleo de classificação SG passou por uma determinada bateria de testes, mas o óleo SL passou pelos mesmos testes que o SG, o SH, SI, SJ, SK e o testes que o qualificam como SL, portanto, é de melhor qualidade.
1abraço!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
- Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Jeff, corrija-me se eu estiver enganado... o Yamalube é sintético, não?jeff escreveu:Pior que não é, Sérgio
As normas são as mesmas, por isso que o óleo da moto precisa ser trocado mais rápido.
20W-50 quer dizer que é um óleo de viscosidade estável, no inverno ele "engrossa" tanto quanto um óleo 20 comum, e em condições normais ele tem a viscosidade de um óleo 50.
A classificação API define o grau de aditivação que o óleo recebe. Ela é crescente, e até SL são óleos normais. De SM para diante já são os óleos sintéticos que podem dar problema nas motos por causa de nossas embreagens. Ainda não chegou ao mercado um óleo API SN, mas é só questão de tempo.
E a classificação JASO é apenas a norma japonesa elaborada especificamente para definir bem essa questão de motores com/sem embreagem em banho de óleo como as motos. Qualquer óleo pode ser classificado em uma categoria da norma JASO.
Se o cliente queria colocar um óleo SM, a concessionária estava certa, porque poderia vir a causar problemas na embreagem. Mas se ele tentou colocar qualquer óleo 20W-50, entre SG (que é o mínimo recomendado pelo fabricante) e SL, não haveria problema nenhum pelo fato de ser óleo para carros. Tanto é que o manual do proprietário afirma que o óleo deve ser 20W-50 API SG ou superior.
Até onde eu sei, não existe aditivação específica para motores de motos.
Um abraço,
Jeff
A Castrol tem uns aditivos anti-borra e anticorrosão, mas o API é SF.
EMANOEL_MESSIAS- Forista
- Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Não, o yamalube não é sintético. É igual ao texaco havoline SL.
Óleos sintéticos são classificados como SM.
Um abraço,
Jeff
Óleos sintéticos são classificados como SM.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Até onde sei o Yamalube (usado para motos) é um óleo mineral.
Abraço,
Convidad- Convidado
EMANOEL_MESSIAS- Forista
- Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
jeff escreveu:É assim que eles querem conquistar clientes fiéis... ô, burrice!
Nunca ouviram falar que o cliente sempre tem razão?
A menos que eu queira colocar banana amassada no cárter, não custa nada para eles usar o óleo da minha preferência que eu comprei e levei até lá.
Parece que querem comprar briga com os clientes, esquecem quem é que paga o salário deles...
Querem lucrar 5 ou 6 reais em um litro de óleo e abrem mão da comissão de um monte de motos por causa da má fama que se empenham em conquistar.
Como tem mané nessas concessionárias, pelamor!!!!
Um abraço, e muita paciência até acabar a garantia,
Jeff
Jeff e galera, conversei hoje de novo com a gerente da oficina, sobre a troca de óleo... ela disse que eu poderei trocar em outro lugar, desde que apresente as devidas comprovações, para que ela possa carimbar no maual o registro de troca de óleo feita.
Perfeito! Agora colocarei um API SL.
1abraço!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
- Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Valeu, Emanoel!
Boa sorte com sua moto. Deixando o óleo sempre acima da metade da faixa do nível recomendado, seu motor trabalhará muito melhor.
Um abraço,
Jeff
Boa sorte com sua moto. Deixando o óleo sempre acima da metade da faixa do nível recomendado, seu motor trabalhará muito melhor.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
EMANOEL_MESSIAS escreveu:jeff escreveu:É assim que eles querem conquistar clientes fiéis... ô, burrice!
Nunca ouviram falar que o cliente sempre tem razão?
A menos que eu queira colocar banana amassada no cárter, não custa nada para eles usar o óleo da minha preferência que eu comprei e levei até lá.
Parece que querem comprar briga com os clientes, esquecem quem é que paga o salário deles...
Querem lucrar 5 ou 6 reais em um litro de óleo e abrem mão da comissão de um monte de motos por causa da má fama que se empenham em conquistar.
Como tem mané nessas concessionárias, pelamor!!!!
Um abraço, e muita paciência até acabar a garantia,
Jeff
Jeff e galera, conversei hoje de novo com a gerente da oficina, sobre a troca de óleo... ela disse que eu poderei trocar em outro lugar, desde que apresente as devidas comprovações, para que ela possa carimbar no maual o registro de troca de óleo feita.
Perfeito! Agora colocarei um API SL.
1abraço!
Olá galera
Emanoel, só pra esclarecer
na cc onde fiz a revisão disseram que poderia trocar o óleo em outro lugar
só que aí ele fez a afirmação e já completou:
"a questão é que se der uma zika e estragar alguma coisa vc perderá a garantia"
aí já fiquei com aquela impressão tipo, independe de qq coisa que acontecer ou estragar já vão dizer que foi porque não fiz a troca na cc
absss
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Idade : 61
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Ah, entendi, Wagner...
Eu fico com receio tbm, mas esse motor parece ser muito bom, muito resistente... acho que a cc só pode me tirar a garantia se o problema for no motor. Mas vou corrrer o risco por achar praticamente nulo, e cuidar melhor do meu motor colocando um óleo da melhor qualidade possível.
Eu pesei essas possibilidades que vc está pesando tbm, e decidi por outro óleo mesmo. Mas não tiro tua razão em ser cauteloso.
Boa sorte pra nós!
1abraço!
Eu fico com receio tbm, mas esse motor parece ser muito bom, muito resistente... acho que a cc só pode me tirar a garantia se o problema for no motor. Mas vou corrrer o risco por achar praticamente nulo, e cuidar melhor do meu motor colocando um óleo da melhor qualidade possível.
Eu pesei essas possibilidades que vc está pesando tbm, e decidi por outro óleo mesmo. Mas não tiro tua razão em ser cauteloso.
Boa sorte pra nós!
1abraço!
EMANOEL_MESSIAS- Forista
- Número de Mensagens : 127
Idade : 37
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 27/09/2010
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
EMANOEL_MESSIAS escreveu:Ah, entendi, Wagner...
Eu fico com receio tbm, mas esse motor parece ser muito bom, muito resistente... acho que a cc só pode me tirar a garantia se o problema for no motor. Mas vou corrrer o risco por achar praticamente nulo, e cuidar melhor do meu motor colocando um óleo da melhor qualidade possível.
Eu pesei essas possibilidades que vc está pesando tbm, e decidi por outro óleo mesmo. Mas não tiro tua razão em ser cauteloso.
Boa sorte pra nós!
1abraço!
Emanoel
Valeu brother!
acabei de fazer a troca dos 2.000km na cc mas pra ficar melhor localizado vou postar nas "revisões apache"
boa sorte sim!..e boas voltas!!..hehehe
forte abraço
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Idade : 61
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008
Melhor Oleo
Galera, acabei de comprar a minha Apache e gostaria de saber qual o melhor óleo pra usar nela, pois o gerente da cc me disse que é o Yamalube, e disse tbm que posso colocar qualquer oleo de moto que se for la na cc eu n perco garantia, show de bola..
Se puderem dar a dica vlw!!!
Se puderem dar a dica vlw!!!
ANDRE LUIZ- Novato
- Número de Mensagens : 15
Idade : 40
Localização : BRAGANÇA PAULISTA SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 26/03/2011
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Olá, André
O Yamalube é ótimo e o Motul 3000 é excelente.
Só não confunda com o Motul 5100 que é sintético e não pode ser usado em motos com embreagem em banho de óleo, senão ela patina.
Um abraço,
Jeff
O Yamalube é ótimo e o Motul 3000 é excelente.
Só não confunda com o Motul 5100 que é sintético e não pode ser usado em motos com embreagem em banho de óleo, senão ela patina.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Tá melhorando!
Minha Apache acabou de fazer 4.000 km e tenho notado que cada vez mais os problemas de escapar marcha (2ª) e dificuldades em achar o ponto morto tem diminuído muito então, posso concluir que com o tempo e consequentente "encaixe" das partes mecânicas tem melhorado essa característica negativa e isso com o óleo que a concessionária (Mobil) coloca, uma vez que está na garantia e pelo menos aqui no ABC as concessionárias não trabalham com outra marca. Estou satisfeito que a Apache tenha melhorado bastante!
Última edição por Fake Name em Dom Mar 27, 2011 9:26 am, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
jeff escreveu:Olá, André
O Yamalube é ótimo e o Motul 3000 é excelente.
Só não confunda com o Motul 5100 que é sintético e não pode ser usado em motos com embreagem em banho de óleo, senão ela patina.
Um abraço,
Jeff
E aí Jeff, notei que a "década" mudou na sua assinatura, eheheh.
Parabéns!
Convidad- Convidado
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Obrigado, mas há um erro aí...
Deveria estar marcando 26, não 50...
Não sei como isso foi acontecer...
O amaciamento faz exatamente isso, os encaixes se suavizam, a moto vai ficando cada vez mais gostosa. O pessoal fala que o amaciamento dura até uns 6 mil km, mas na verdade tudo fica redondo mesmo depois dos 15 mil.
Jezebel acabou de sair da adolescência, já vai para os 23. Está muito gostosa. De pilotar.
Um abraço,
Jeff
Deveria estar marcando 26, não 50...
Não sei como isso foi acontecer...
O amaciamento faz exatamente isso, os encaixes se suavizam, a moto vai ficando cada vez mais gostosa. O pessoal fala que o amaciamento dura até uns 6 mil km, mas na verdade tudo fica redondo mesmo depois dos 15 mil.
Jezebel acabou de sair da adolescência, já vai para os 23. Está muito gostosa. De pilotar.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Jeff, valeu a dica, mas pra fechar mesmo o melhor é o Motul 3000...
Brigadão mesmo...
Abraço!
Brigadão mesmo...
Abraço!
ANDRE LUIZ- Novato
- Número de Mensagens : 15
Idade : 40
Localização : BRAGANÇA PAULISTA SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 26/03/2011
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Quando o pessoal fala em amaciamento de motor esquece que esse processo acontece com todo o conjunto, motor, suspensão e inclusive no câmbio... sendo assim somente o tempo e o cuidado do dono irão dizer se a moto tem ou não problemas disso ou daquilo. O fato é que o câmbio da Apache é bastante justo e por isso precisa ser bem regulado, isso inclui embreagem e óleo d boa qualidade.
Valeu!!!
Valeu!!!
rodrigometal- Novato
- Número de Mensagens : 10
Idade : 43
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 15/06/2011
problemas no câmbio
olá! acredito que as apaches que estão apresentando problemas nas trocas de marchas seja por ser passadas fora do tempo, tenho uma apache a um ano e até agora as marchas são tão suave quando um clique do mouse, nunca tive problemas com trocas, tanto subindo ou descendo, vc ouve exatamente um clique e pronto, a marcha ja foi trocada. sempre troco o óleo na propria dafra, eles usam o selenia, que como diz o cartaz na loja, foi feito especialmente para as motos dafra. mudando só um pouco de assunto, a buzina da apache não lembra em nada uma moto, as duas buzinas da moto é igual ao do ford fiesta novo, muito alto e potente, não se isso é ruim, pois o pessoal do transito espera um carro quando na verdade é uma moto, mas impõe muito respeito no transito,rs
robertobob- Novato
- Número de Mensagens : 9
Idade : 48
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 21/06/2011
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Acho provável que seja embreagem mal regulada. O cabo sempre estica rápido durante os primeiros meses numa moto nova, e o pessoal ainda não desenvolveu a sensibilidade para a necessidade desse ajuste.
Um abraço,
Jeff (sem internet...)
Um abraço,
Jeff (sem internet...)
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
robertobob escreveu:olá! acredito que as apaches que estão apresentando problemas nas trocas de marchas seja por ser passadas fora do tempo, tenho uma apache a um ano e até agora as marchas são tão suave quando um clique do mouse, nunca tive problemas com trocas, tanto subindo ou descendo, vc ouve exatamente um clique e pronto, a marcha ja foi trocada. sempre troco o óleo na propria dafra, eles usam o selenia, que como diz o cartaz na loja, foi feito especialmente para as motos dafra. mudando só um pouco de assunto, a buzina da apache não lembra em nada uma moto, as duas buzinas da moto é igual ao do ford fiesta novo, muito alto e potente, não se isso é ruim, pois o pessoal do transito espera um carro quando na verdade é uma moto, mas impõe muito respeito no transito,rs
Roberto
não tinha o hábito de ficar buzinando no trânsito até que num belo dia um cara jogou o carro em cima de mim e dei chão (com a minha filha ainda por cima)
a partir desse dia passei a usar mais a buzina...pra alertar os motoristas desatentos (principalmente qundo me vejo sozinho no corredor)
é verdade o que disse...a busina da nossa apache é feroz...as vezes quanto começo a buzinar os outros motociclistas nem o fazem...a da apache vale pelas outras...rss...
Câmbio
a minha apache deu umas falhas logo no inicio (ela pulava sozinha)...depois do ajuste da revisão dos 1.000 na cc nunca mais!
o óleo depois da segunda revisão passei a usar o yamalube!
abs
Wagner
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Idade : 61
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
wagner mota escreveu:robertobob escreveu:olá! acredito que as apaches que estão apresentando problemas nas trocas de marchas seja por ser passadas fora do tempo, tenho uma apache a um ano e até agora as marchas são tão suave quando um clique do mouse, nunca tive problemas com trocas, tanto subindo ou descendo, vc ouve exatamente um clique e pronto, a marcha ja foi trocada. sempre troco o óleo na propria dafra, eles usam o selenia, que como diz o cartaz na loja, foi feito especialmente para as motos dafra. mudando só um pouco de assunto, a buzina da apache não lembra em nada uma moto, as duas buzinas da moto é igual ao do ford fiesta novo, muito alto e potente, não se isso é ruim, pois o pessoal do transito espera um carro quando na verdade é uma moto, mas impõe muito respeito no transito,rs
Roberto
não tinha o hábito de ficar buzinando no trânsito até que num belo dia um cara jogou o carro em cima de mim e dei chão (com a minha filha ainda por cima)
a partir desse dia passei a usar mais a buzina...pra alertar os motoristas desatentos (principalmente qundo me vejo sozinho no corredor)
é verdade o que disse...a busina da nossa apache é feroz...as vezes quanto começo a buzinar os outros motociclistas nem o fazem...a da apache vale pelas outras...rss...
Câmbio
a minha apache deu umas falhas logo no inicio (ela pulava sozinha)...depois do ajuste da revisão dos 1.000 na cc nunca mais!
o óleo depois da segunda revisão passei a usar o yamalube!
abs
Wagner
pois é wagner, a buzina da apache é muito superior as das outras motos da categoria. nunca tive problema com as marchas, eu procuro trocar as marchas no tempo, sou muito certinho. quanto ao oleo, sempre troco na dafra porque o manual e os próprios funcionários da loja dizem que se trocar o oleo em outro lugar perco a garantia da parte mecanica, mas como a moto saiu esse mês da garantia, vou usar um oleo melhor.
robertobob- Novato
- Número de Mensagens : 9
Idade : 48
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 21/06/2011
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
jeff escreveu:Olá, André
O Yamalube é ótimo e o Motul 3000 é excelente.
Só não confunda com o Motul 5100 que é sintético e não pode ser usado em motos com embreagem em banho de óleo, senão ela patina.
Um abraço,
Jeff
Desculpem estar reativando este tópico mas ta chegando a hora da revisão de minha moto e surgiu uma dúvida, a dafra recomenda o Petronas Sytium 10w40 SL jaso Ma2 para minha moto, esse por sua vez é um semi sintético, jeff não entendi "não confunda com o motul 5100", este tb é um semi sintético atualmente se não me engano é SL jaso ma2, o que não entendi foi o fato de mencionar que a embreagem vai patinar naquela época ele já era Jaso Ma, portanto tendo a mesma viscosidade tanto o motul 3000 quanto o 5100 sendo por exemplo 15w50 ambos, nenhum deles deveria fazer a embreagem patinar.
Eu tambem acho que o óleo mineral é melhor para a embreagem, mas não acho que tenha como comprovar a melhora no cambio, com mesma especificação 15w50, api SL e Jaso Ma2 a única diferença entre eles seria durabilidade podendo o semi sintético fazer trocas mais demoradas pois sua estabilidade é maior que o mineral.
YgorP- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 85
Idade : 39
Localização : sao paulo
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 28/11/2013
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Bom, vamos por partes.YgorP escreveu:jeff escreveu:Olá, André
O Yamalube é ótimo e o Motul 3000 é excelente.
Só não confunda com o Motul 5100 que é sintético e não pode ser usado em motos com embreagem em banho de óleo, senão ela patina.
Um abraço,
Jeff
Desculpem estar reativando este tópico mas ta chegando a hora da revisão de minha moto e surgiu uma dúvida, a dafra recomenda o Petronas Sytium 10w40 SL jaso Ma2 para minha moto, esse por sua vez é um semi sintético, jeff não entendi "não confunda com o motul 5100", este tb é um semi sintético atualmente se não me engano é SL jaso ma2, o que não entendi foi o fato de mencionar que a embreagem vai patinar naquela época ele já era Jaso Ma, portanto tendo a mesma viscosidade tanto o motul 3000 quanto o 5100 sendo por exemplo 15w50 ambos, nenhum deles deveria fazer a embreagem patinar.
Eu tambem acho que o óleo mineral é melhor para a embreagem, mas não acho que tenha como comprovar a melhora no cambio, com mesma especificação 15w50, api SL e Jaso Ma2 a única diferença entre eles seria durabilidade podendo o semi sintético fazer trocas mais demoradas pois sua estabilidade é maior que o mineral.
O Motul 3000 não é sintético, é mineral, assim diz o site da motul:
O que vale é o que está escrito no lado direito, na ficha técnica do produto.
O que causa confusão é que do lado esquerdo tem dois links, um escrito Mineral e outro escrito 100% Sintético.
Mas são apenas atalhos, se você clica em 100% Sintético é direcionado para o Motul 7100.
O 5100 e agora o 7100 sendo sintéticos são bons para uso em motos Harley-Davidson, onde a lubrificação do motor e a lubrificação do câmbio não se misturam, cada um fica em uma carcaça separada.
JASO MA é a norma japonesa para óleos lubrificantes para motos, mas a classificação do 3000 é diferente do 5100:
Motul 3000: JASO MA2 M033MOT109
Motul 5100: JASO MA2 M033MOT113
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Apache tem ou ñ tem problema com o câmbio?
Jeff talvez tenha ficado confuso, o 3000 eu sabia que era mineral o 5100 semi-sintético e o 7100 100%sintético, em motos com lubrificações separadas assim como em carros e em scooter (sem embreagem banhada a óleo), nem é necessário usar óleo com classificação Jaso use um para carro com a melhor classificação API possivel, no casso das harley use este no motor e um outro para o cambio.
A minha dúvida é a seguinte o 3000 com Jaso Ma2 Mot109 deveria ser pior para o cambio do que o 5100 Jaso Ma2 Mot113 mas na prática isso não acontece ou não percebemos, ficando com a senssação de que qualquer óleo mineral é melhor para o cambio do que um semi-sintético ou um 100% sintético, a melhor vantagem dos semi e 100% é sua duração por exemplo trocar o óleo com 1500km mineral a 10,00 ou trocar com semi a cada 3000km a 20,00 financeiramente há um empate aqui, os semi-sintéticos são mais desenvolvidos como no caso do 3000 e 5100 (no caso da suposição acima) pelas especificações deveriamos optar pelo semi, mas isso não acontece.
Minha sensação é que o óleo mineral quando muito aquecido engrossa ou mantem melhor a viscosidade, e os com base sintética afinam quando são submetidos a temperaturas mais elevadas, logo para substituir um 20w40 mineral fosse preciso colocar um 15w50 de base sintética e então não haveria esta suposta piora no cambio e ai sim dobrar os km de troca do mineral, e neste caso verificar a viabilidade economica da troca, queria saber se existe alguma equivalencia como a que eu disse.
No exemplo do seu amigo que foi viajar com você e o óleo dele evaporou no meio da viagem, para andar no limite então sabemos que é preciso um óleo que aguente mais temperatura no caso dele, se colocarmos duas motos iguais com óleos de mesma especificação um de base mineral e o outro com base sintética qual vai baixar mais na viagem? por experiência eu diria o sintético por isso a pergunta os sintéticos são melhores não há dúvida mas quero saber se existe alguma equivalência quanto a temperatura para que não haja esta sensação de piora no cambio.
A minha dúvida é a seguinte o 3000 com Jaso Ma2 Mot109 deveria ser pior para o cambio do que o 5100 Jaso Ma2 Mot113 mas na prática isso não acontece ou não percebemos, ficando com a senssação de que qualquer óleo mineral é melhor para o cambio do que um semi-sintético ou um 100% sintético, a melhor vantagem dos semi e 100% é sua duração por exemplo trocar o óleo com 1500km mineral a 10,00 ou trocar com semi a cada 3000km a 20,00 financeiramente há um empate aqui, os semi-sintéticos são mais desenvolvidos como no caso do 3000 e 5100 (no caso da suposição acima) pelas especificações deveriamos optar pelo semi, mas isso não acontece.
Minha sensação é que o óleo mineral quando muito aquecido engrossa ou mantem melhor a viscosidade, e os com base sintética afinam quando são submetidos a temperaturas mais elevadas, logo para substituir um 20w40 mineral fosse preciso colocar um 15w50 de base sintética e então não haveria esta suposta piora no cambio e ai sim dobrar os km de troca do mineral, e neste caso verificar a viabilidade economica da troca, queria saber se existe alguma equivalencia como a que eu disse.
No exemplo do seu amigo que foi viajar com você e o óleo dele evaporou no meio da viagem, para andar no limite então sabemos que é preciso um óleo que aguente mais temperatura no caso dele, se colocarmos duas motos iguais com óleos de mesma especificação um de base mineral e o outro com base sintética qual vai baixar mais na viagem? por experiência eu diria o sintético por isso a pergunta os sintéticos são melhores não há dúvida mas quero saber se existe alguma equivalência quanto a temperatura para que não haja esta sensação de piora no cambio.
YgorP- Novato Avançado
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