FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre a lendaria amazonas

+2
kurany
Cássio Fernandes
6 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jan 30, 2011 10:26 am

Bem, não sei se esto postando no lugar certo, mas, estou com planos de projetar algum quadro que aguente bem o peso de um motor de carro, já busquei informações sobre a construção do quadro, medidas, pneus, suspenção, estofamento, tanque de combustivel e tudo, agora, quanto ao motor, sei que da pra colocar o motor do fusca (é o que eu quero), talvez até um motor arrefecido a agua, talvez mesmo, pois iria aumentar o custo e o trabalho com o radiador e tal.
Agora a minha dúvida é quanto ao cambio, já pensei em colocar cambio automatico, dizem que tem como colocar ele sequencial e não em "H", como funciona originalmente nos carros, outra dúvida é quanto a relação final, como é que funciona na amazonas? Cardan, corrente, correia? Em que lugar posso buscar informações mais tecnicas a respeito disso, estou querendo fechar esse projeto ainda na metade desse ano, deixar tudo prontinho pra começar a trabalhar já em julho ou agosto, e, quem estiver interessado em participar, fica o convite para produzirmos nossas proprias motos, do começo até o fim. Quem tiver informação tecnica a respeito, por favor, poste aqui.


Abraços

PS: Quero produzir essa moto para fazer longas viagens, mas meu sonho sempre foi ter algo exclusivo e artesanal.
PS2: Acho a amazonas a melhor moto do mundo (que me perdoe as harley davidson), mas, quem tem, não quer vender, os que querem vender, querem muito dinheiro (fora das minhas possibilidades nos proximos 3 ou 4 anos).
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  kurany Dom Jan 30, 2011 12:21 pm

fala cassiolps, se nao me engano um colega meu na epoca do cpor fazia engenharia mecanica, vo ver se consigo contato com ele, porem somos do rio grande do sul XD, quanto ao projeto, muita gente ja tentou fazer uma moto do zero entao procure essas pessoas na net pra ter uma boa base, quanto ao motor tem q ser compacto entao da uma olhada o motor do renault twingo, acho q naum tem como trocar o cambio H por sequencial por causa do anel cincronizado, boa sorte e qual o estilo da moto? custom ou sport? abrass
kurany
kurany
Novato
Novato

Número de Mensagens : 46
Idade : 35
Localização : viamao
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Dom Jan 30, 2011 1:11 pm

Olá Cassio!

Tenho planos para construir minha própria moto (tudo desde o chassi ao motor, mas isso vai levar pelo menos mais 2 ou 3 anos para começar a construir, mas já tenho quase tudo no papel, falta levantar $$$ para comprar o maquinário e o material além de ter que fazer 3 cursos no SENAI (Torno mecânico, fundição e soldagem).

Bom quanto ao que você quer saber sobre a Amazonas, ela usou câmbio de Brasília e depois do Gol (motor a ar) e também usou a do SP2, a transmissão final era feita por corrente (corrente coroa e pinhão).
Li e vi o site de uma fábrica chinesa que está ou irá iniciar a fabricação da Amazonas vi isso no ano passado mas não achei o site para postar aqui, seria igual a original mas com motor injetado.

Quanto a transmissão você poderá fazer por meio de diferencial (tipo o da BMW 1.200) ou você poderia mudar a disposição do motor no chassi e usar câmbio da Harley Davidson, nas Harley o motor é separado do câmbio (era assim nunca mais dei uma olhada), também dá de construir um câmbio tipo Harley com peças do mercado (pode comprar o eixo primário e secundário e as engrenagens de uma CB450, o tambor seletor, garfos enfim todo o câmbio) e montar uma caixa de transmissão de acordo com o teu projeto (não é difícil de fazer desde que se tenha um pouco de conhecimento.

Abraço!

Dan.

Ps. Todo cidadão pode construir e regularizar até 3 protótipos (veículos de fabricação própria por ano).

Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jan 30, 2011 1:36 pm

Respondendo ao kurany, sim, já vi não sei onde um cara que mudou o cambio original do fusca por sequencial (parece que ele fabricou um sistema hidraulico, não sei), vou ver esse motor também, quanto ao estilo da moto, quero uma moto robusta estilo bobber, algo confortavel para viagens de 1, 2 mil km em média cada percurso, quanto ao motor, vou dar uma olhada e posto novamente.

Dan,
Você quer fazer tudo? Fundir as peças, forjar tudo, fabricar o motor inteiro, quadro, tudo, tudo? Existem peças no mercado que da pra fazer tudo bem ao gosto de qualquer aventureiro, quanto a esse cambio da harley davidson será que seria viavel ($$)? Uma coisa que eu tenho em mente, gastar no maximo 30 mil reais em um projeto como esse, isso incluindo um quadro construido e com testes de resistencia até quebrar, só pra saber até onde poderia ir o projeto com segurança. Por enquanto um cambio automatico ainda é a minha idéia, pois não tenho conhecimento tecnico suficiente ainda para projetar um cambio todo do zero, eu vi na net um cara que usa o cambio em H mesmo, acho isso incomodo e desnecessário (ja que existem hoje cambios automaticos ou automatizados relativamente baratos).


Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Dom Jan 30, 2011 9:22 pm

Sim Cassio, quero fazer tudo do zero, vou literalmente fazer o motor (fabricar um molde e fundir as peças, o câmbio usarei peças já existentes no mercado assim como outras peças), o quadro farei tubular (aço).

Quanto ao câmbio de Harley, teria que ver nos sites dos EUA, mas falei do câmbio para você ter uma idéia. Quanto aos câmbios automatizados, você terá que refazer a parte eletrônica, pois ele funciona em conjunto com o motor (depende de informações da posição do acelerador, rpm, velocidade etc...) mas seria muito bom, pois poderia botar os comandos D-N-R no guidão não precisando ter que trocar as marchas, que para uma moto grande é muito útil.

Quanto a fabricar um câmbio usando peças já existentes, não é muito difícil, seria basicamente um retângulo com 2 eixos e de 10 a 12 engrenagens de câmbio(5 ou 6 marchas) o conjunto de embreagem, tambor seletor, garfos seletores, na ponta dos 2 eixos, uma polia para correia do motor para o câmbio (eixo primário) e o outro eixo com canelado para o pinhão (eixo secundário).

Abraço!

Dan.

Ps. Vá no site: http://www.manuaisdemotos.com.br/ e baixe ou o manual da CB450 ou da Twister e veja o câmbio, se você levar as imagens impressas a um torneiro com as medidas ele saberá fabricar o conjunto embreagem/câmbio.

Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jan 30, 2011 10:09 pm

Essas dificuldades tecnicas só me levam a pensar se não seria melhor fazer o triciclo, mas, o triciclo é pra quando eu estiver beirando os 50 anos, mas, seria uma boa um cambio automatizado, sei la, colocar dois comandos, um pra aumentar outro pra diminuir a marcha, talvez também seria uma boa idéia pensar em desenvolver um cambio especificamente para o projeto, afinal, seriam 65 cv de potencia (eu acho, só to chutando...), dependendo do peso da moto o cambio da cb 450 não iria aguentar, ou estou enganado?
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 5:09 am

Aguentaria sim, só teria que recalibrar a embreagem.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  jeff Seg Jan 31, 2011 6:22 am

Desse jeito vamos ter que fazer um encontro Goiânia-Floripa-Santo André....

Vamos ter que achar um lugar no meio do caminho para trocar idéias e projetos.

Dan, o câmbio da 450 vai aguentar o motor do fusca?

A potência é a mesma, mas a rotação é muito mais baixa, o que quer dizer que o torque de entrada é muito maior. O câmbio da harley é projetado originalmente para um motor 1200 de rotação pouco elevada, então estaria mais próximo da condição original de funcionamento.

Duraria menos, mas seria mais adequado. Agora, o certo mesmo seria usar o câmbio original VW, que casa direitinho potência e torque.

Um abraço,

Jeff
PS: No que eu puder te ajudar em relação a dúvidas sobre fundição e soldagem, conte comigo.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Jan 31, 2011 6:35 am

chegou o noso guru jeff,

Sempre acrescentando algo mais em nossas mentes, eu tava pensando em, de alguma maneira, transformar um cambio em H em sequencial, mas, como não tenho como desmontar um cambio aqui pra poder dar uma olhada e assim ter idéias (sempre acontece isso), não sei por onde começar, vi um cara que transformou o cambio original do fusca em sequencial, como ele fez isso, não faço a menor idéia, mas ele está nesse youtube da vida (não consegui encontrar o video, nem o cara), hoje vou em uma garagem que o cara tem uma amazonas lá, vou ver se ele deixa eu tirar fotos detalhadas, se ele deixar eu posto aqui, lembrando que eu não quero copiar uma amazonas, quero algo exclusivo, mas, se der pra fazer alguma coisa quanto a transmissão, seria muito bom para o projeto, detalhe, o cara ta pedindo 70 mil moedas pela amazonas, muito longe de meus planos de compra de qualquer bem móvel.

Não sei se corrente seria boa idéia para uma moto desse porte, ela poderá facilmente ultrapassar os 500 kg, mais piloto, passageiro, bagagem, lanchinho. To começando a ficar preocupado com o peso já, e se uma corrente aguentaria numa boa, alguém sabe que esforço uma corrente pode fazer sem romper? Não seria mais legal eixo cardan (tanto pela sujeira quanto manutenção, que, penso eu, o eixo cardan seria boa pedida Cool )?
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  jeff Seg Jan 31, 2011 6:41 am

É complicado... não vou poder responder em detalhes agora, porque preciso entregar um trabalho prometido para sexta, e ainda nem comecei a mexer nisso hoje.

Um atuador hidráulico seria a minha opção. Não seria muito difícil de fazer, ele apenas executaria as operações do H da 1a à 4a. Manteria a ré manual, porque não dá para manobrar uma moto desse tamanho sem marcha à ré.

E escrevendo isso, já vi que complicou mesmo... como acionar a ré com o trambulador automatizado?

Cara, engenharia é complicado pacas....
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 6:56 am

jeff escreveu:Desse jeito vamos ter que fazer um encontro Goiânia-Floripa-Santo André....

Vamos ter que achar um lugar no meio do caminho para trocar idéias e projetos.

Dan, o câmbio da 450 vai aguentar o motor do fusca?

A potência é a mesma, mas a rotação é muito mais baixa, o que quer dizer que o torque de entrada é muito maior. O câmbio da harley é projetado originalmente para um motor 1200 de rotação pouco elevada, então estaria mais próximo da condição original de funcionamento.

Duraria menos, mas seria mais adequado. Agora, o certo mesmo seria usar o câmbio original VW, que casa direitinho potência e torque.

Um abraço,

Jeff
PS: No que eu puder te ajudar em relação a dúvidas sobre fundição e soldagem, conte comigo.




Aguentar elas aguentam, o motor oposto horizontal da WV tem um pouco mais torque, aguentaria sem problemas mesmo porque o câmbio não vai levar o peso do carro e sim de uma moto, quanto a rotação é só usar multiplicadores (as polias saída de força do motor para o câmbio e de entrada para o câmbio) e também pode ser feio o ajuste final na coroa e pinhão. Depois é só calcular se não me engano a rpm máxima do motor horizontal é de 4.800rpm (mas dá para aumentar um pouco o limite de rpm, mas perde vida útil).
A vantagem de construir o câmbio, é que se ganha espaço (e não alonga muito a moto), quanto a resistência dá uma olhada :

https://www.youtube.com/watch?v=KujCUCgn6TY

https://www.youtube.com/watch?v=fUH8S5wvK0M&feature=related

Isso que estão tendo que mover o peso do carro (bem superior ao peso da moto).

Se for usar o câmbio do fusca ou um automatizado a moto vai ficar muito comprida, olha essa feita com motor e câmbio CHT 1.6 álcool.

https://www.youtube.com/watch?v=i5tDu7oubjE

A moto ficou legal mas muito comprida, inviável para transitar na cidade, posso estar errado mas ela ficou maior que um Golden Wing.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Jan 31, 2011 7:22 am

Gostei da motoca longa, como quero uma coisa pra rodar 90% na estrada, seria ideal uma motoca assim, deve ser confortavel demais andar nela Razz Razz
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  jeff Seg Jan 31, 2011 7:26 am

Hummm....

Começa a ficar interessante, eu não tinha eliminado o peso do carro.... E o câmbio era justamente a parte mais complicada do projeto. É por isso que adoro este fórum, estou sempre aprendendo...

Quem sabe um dia nos encontremos a bordo de nossas respectivas... hehehe

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 7:50 am

Mas por que o câmbio era a parte mais complicada do projeto??
Se for usar o câmbio do Fusca não precisa de adaptações, só terá que bloquear o semi-eixo do lado direito (ou bloquear o esquerdo e fazer igual a Amazonas fazer como um modelo da Amazonas) e adaptar o semi-eixo do lado esquerdo para por um pinhão ou polia (corrente ou correia); corrente dura em média entre 15.000 a 20.000km e tem que lubrificar e regular com freqüência e é barulhenta, correia é silenciosa, dispensa regulagem pois usa tensores e lubrificação, porém é bem mais cara, mas dura bastante 50.000km ou mais, depende das condições de uso.
Voltando ao câmbio, se for usar o de Fusca, basta ver como foi feito na Amazonas para se trocar as marchas no pé.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Jan 31, 2011 8:01 am

jeff escreveu:Hummm....

Começa a ficar interessante, eu não tinha eliminado o peso do carro.... E o câmbio era justamente a parte mais complicada do projeto. É por isso que adoro este fórum, estou sempre aprendendo...

Quem sabe um dia nos encontremos a bordo de nossas respectivas... hehehe

Um abraço,

Jeff

Mas, quanto ao peso das duas motos, eu calculo pra essa moto um peso aproximado de 500 a 600 kg, posso estar falando besteira, mas, se eu não me engano a cb450 não passa dos 200 kg, junte esse peso da moto, o peso do piloto (pesado, 100 kg, bagagem, esposa e tudo), seria bem pesado, e o esforço do cambio seria muito maior na subida de uma serra, meu medo não é andar no plano, meu medo é estar subindo a serra e o danado quebrar.

PS: E em relação a corrente, alguém sabe qual esforço ela consegue fazer?

Dan Floripa escreveu:Mas por que o câmbio era a parte mais complicada do projeto??
Se for usar o câmbio do Fusca não precisa de adaptações, só terá que bloquear o semi-eixo do lado direito (ou bloquear o esquerdo e fazer igual a Amazonas fazer como um modelo da Amazonas) e adaptar o semi-eixo do lado esquerdo para por um pinhão ou polia (corrente ou correia); corrente dura em média entre 15.000 a 20.000km e tem que lubrificar e regular com freqüência e é barulhenta, correia é silenciosa, dispensa regulagem pois usa tensores e lubrificação, porém é bem mais cara, mas dura bastante 50.000km ou mais, depende das condições de uso.
Voltando ao câmbio, se for usar o de Fusca, basta ver como foi feito na Amazonas para se trocar as marchas no pé.

Abraço!

Dan.

O problema nem é o cambio, é o tamanho e a forma qua precisa trocar as marchas, eu até pensei em colocar uma alavanca bem apessoada ali proximo ao guidão (em frente ao piloto), mas acredito que possa atrapalhar na pilotagem em caso de troca de marcha em uma ultrapassagem por exemplo, então, o problema seria apenas a disposição e como o piloto iria opera-lo, ai voltariamos ao cambio da cb450, eu ainda tenho minhas dúvidas em relação ao peso/esforço/durabilidade, o cambio da cb450 deve ter sido projetado pra puxar menos que uma moto desse porte.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 8:13 am

Bom, como retifiquei na mensagem acima, eu estava na dúvida, pois vi 2 Amazonas que tinha perto da minha casa quando eu era criança que a corrente era do lado direito (lembro pois era igual a bicicleta, diferente das outras motos que é no lado esquerdo) com essa dúvida fui pesquisar, pois tinha certeza que já tinha visto fotos da Amazonas com corrente do lado esquerdo (não caduquei ainda!). Achei esse site:

http://www.motosclassicas70.com.br/motovolks.htm

E nele conta a história da Amazonas, muito legal, a primeira era do lado esquerdo depois mudaram.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  jeff Seg Jan 31, 2011 8:26 am

O câmbio era a parte mais complicada porque estava deixando a moto muito longa e pesada, e não estava sobrando espaço para algumas coisinhas, tipo a bateria... por isso que já cogitava em usar um câmbio de harley, mas a possibilidade de usar algo menor é tentadora.

Quanto ao restante das dúvidas do Cassio, agora não dá para pensar nisso, vou ver se arranjo um tempo altas horas para refletir e responder.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 8:30 am

Acho que meu sogro está com uma Kombi na oficina, vou ligar para ele, se a Kombi ainda estiver lá, vou lá medir o comprimento do motor+ câmbio.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Jan 31, 2011 8:48 am

Dan Floripa escreveu:Acho que meu sogro está com uma Kombi na oficina, vou ligar para ele, se a Kombi ainda estiver lá, vou lá medir o comprimento do motor+ câmbio.

Dan.
Obrigado pela força Dan, acho que seria boa idéia jogar o motor (medidas) no Auto CAD e ir fazendo um desenho/projeto a partir dele.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 9:04 am

Acabei de falar com meu sogro, a Kombi saiu no Sábado de manhã, perguntei para ele se ele chegou a ver as mudanças feitas no câmbio da Amazonas, mas ele nunca viu e nem tem idéia do que e como foi feito, mas ainda tenho o Sogro da minha Irmã (tio Dé) ele foi mecânico da Marinha, tinha a mecânica dele (fechou a oficina quando se aposentou hoje ele se dedica a música) mas é um baita de um mecânico e acho que ele sabe o que foi feito na Amazona estou muito curioso em saber como foi feito (até tenho algumas idéias de como pode ser feito) mas vou ter que consulta-lo se der vou hoje na casa dele.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Jan 31, 2011 9:17 am

Dan Floripa escreveu:Acabei de falar com meu sogro, a Kombi saiu no Sábado de manhã, perguntei para ele se ele chegou a ver as mudanças feitas no câmbio da Amazonas, mas ele nunca viu e nem tem idéia do que e como foi feito, mas ainda tenho o Sogro da minha Irmã (tio Dé) ele foi mecânico da Marinha, tinha a mecânica dele (fechou a oficina quando se aposentou hoje ele se dedica a música) mas é um baita de um mecânico e acho que ele sabe o que foi feito na Amazona estou muito curioso em saber como foi feito (até tenho algumas idéias de como pode ser feito) mas vou ter que consulta-lo se der vou hoje na casa dele.

Abraço!

Dan.

Acho que vou descartar de vez o cambio da harley
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169050603-cmbio-e-embreagem-harley-davidson-vl-1200cc-_JM
Vamos bolar uma modificação hidraulica, mecanica, acho que o negocio é enfiar a cara nos livros e ir juntando peças de um ou outro cambio para fazer algo compacto, confiavel e de manutenção mais barato, fico pensando em comprar esse cambio, ai o troço quebra e eu fico na mão... pale
Abraços, qualquer coisa que eu descobrir eu posto por aqui, se tem como adaptar, nós vamos conseguir fazer.
Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 9:28 am

Foi por isso que falei do câmbio da CB450, se montar o conjunto em uma caixa junto com a embreagem ficaria mais fácil (em termos de peças e e manutenção) olha o valor:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166250532-caixa-de-engrenagens-cmbio-honda-cb-450-_JM

só faltou a embreagem.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 12:42 pm

Olha esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=vRl_vYtroHM&feature=related

Fizeram uma moto tipo Amazonas, reparem como o câmbio ocupa espaço, o câmbio é maior que o motor.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  jeff Seg Jan 31, 2011 3:16 pm

Fantástico,

Ainda não tive tempo de ver todos os vídeos, mas foi muito legal ver esse último com o processo de criação.

O conjunto motor-câmbio VW tem vantagens e desvantagens. Ser o único boxer arrefecido a ar é a grande vantagem, mas traz grandes (grandes mesmo) inconvenientes...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Dan Floripa Seg Jan 31, 2011 3:31 pm

Esse motor é muito bom, compacto e confiável, mas para diminuir ainda mais o tamanho e altura (o motor em si é pequeno), o ideal é remover a torre de óleo e colocar um radiador de óleo grande,e botar uns coolers em cima das camisas para ajudar na troca de calor dos cilindros pela as aletas e construir um câmbio compacto com marcha ré.

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre a lendaria amazonas Empty Re: Dúvidas sobre a lendaria amazonas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos