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Mensagem  L340 Ter maio 17, 2011 4:33 pm

cassius, o chato! escreveu:Ao meu ver, os dois tentaram pegar o sinal amarelo, so que o caminhão é muito mais lento que a moto, e ainda por cima fazendo a curva, o motociclista devia estar olhando se ninguém vinha no cruzamento, da esquerda, ou da direita, e esqueceu de olhar para frente...
Eu quase me afundei num carro numa dessas, tiozinho saindo do mercado, olhando pra um lado e esquecendo da outra mão.
"Lá lá lá, uma rosquinha para Homer Simpson..."
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Mensagem  L340 Ter maio 17, 2011 4:34 pm

wagner mota escreveu:...
se a pista tivesse seca o acidente teria sido evitado?
Pela velocidade que ele aparenta estar na outra câmera, o cara teria batido do mesmo jeito ou no máximo, reduzido pouca coisa.
wagner mota escreveu:
pra mim foi assassinato!
Não discordo disso.
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Mensagem  L340 Ter maio 17, 2011 4:35 pm

wagner mota escreveu:teoricamente....

se ele teve tempo pra pensar (o que acho que não teve) de usar o freio dianteiro, ele usario o freio acompanhado de uma jogada da moto pro lado oposto do caminhãozinho...seria automático ...freio jogando a moto pro lado direito...não faria sentido só freio..
concorda?



Por isso eu sugeri que ele pode ter travado pelo medo.
Quando eu era moleque eu só freava a bicicleta, vivia me lascando por causa disso.
Eu travava freando e se o freio não fosse o suficiente eu ia pro chão.
Ainda mais pela velocidade, se ele pensou em algo, foi frear.
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Mensagem  L340 Ter maio 17, 2011 4:36 pm

jeff escreveu:tem como ver esse filme sem baixar arquivo? não confio em arquivos baixados da internet...
opa, deixa eu ver se encontro em algum site
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Mensagem  L340 Ter maio 17, 2011 4:38 pm

http://www.mentalzero.com/Another-Chinese-Biker-Tries-To-Drive-Through-A-Truck-3543.html
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Mensagem  L340 Ter maio 17, 2011 4:41 pm

Nossa, depois que postei percebi o título do vídeo.
Esse tipo de acidente deve ser comum na China hein.
Lá o transito é bagunçado pra caramba, eu lembro de uma série de reportagens do Marcelo Tas na China onde ele mostrava isso.
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Mensagem  jeff Ter maio 17, 2011 4:44 pm

Obrigado!

PS: Num tá carregando... Mad

PS2: Não cliquem no link.... não quis baixar pra minha máquina, mas em compensação entrei num site muito suspeito.
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Mensagem  Péricles Ter maio 17, 2011 5:42 pm

Jeff, experimente pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=C4d7tX82ua4
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Mensagem  jeff Ter maio 17, 2011 6:24 pm

Obrigado, Péricles!

Olha, não percebi ele freando, nem esboçou reação. Ou não estava atento, talvez estivesse conversando com o garupa, sempre um grande risco. Ou sentiu que tinha chegado a hora dele e travou.

A velocidade não me pareceu excessiva, estava dentro do razoável para o trânsito urbano. Ela parece elevada quando se vê a colisão lateralmente, mas acredito que ele estava a uns 50 km/h. A pista estava molhada, mas dificilmente você anda numa velocidade inferior a essa.

Eu ia dizer que o grande vacilo dele foi não ter previsto que alguém poderia fazer aquela conversão e portanto deveria ter prestado atenção no caminhão, mas o caminhão fez uma conversão totalmente inesperada, porque aquela rua era contramão. Ele provavelmente estava perdido e tentou fazer o retorno, não viu o motociclista se aproximando. Ou estava bêbado, mesmo.

Naquela situação, é muito difícil fazer alguma coisa. O desvio para a direita era a única alternativa, ir pro chão e arriscar a sorte contra a guia era melhor que topar de frente com um caminhão.

Uma tragédia lamentável, que pelo menos sirva de exemplo para que evitemos situações parecidas.

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  jeff Ter maio 17, 2011 6:36 pm

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Mensagem  L340 Ter maio 17, 2011 7:14 pm

jeff escreveu:Obrigado!

PS: Num tá carregando... Mad

PS2: Não cliquem no link.... não quis baixar pra minha máquina, mas em compensação entrei num site muito suspeito.

Estranho, aqui funcionou de boa, até no trampo que a internet é uma porcaria funcionou.
Agora que eu vi uma coisa, esse site que eu passei tem uns vídeos relacionados bizarros. Embarassed
Desculpem, mas era justamente o site que estava publicado no vídeo.

Mas voltando ao acidente, aconteceu algo parecido no caminho de volta para casa (só parecido, não teve acidente).
Estava a mais ou menos 60 km/h (velocidade da via onde estava e que a maioria anda acima) e uma Van quase entrou na minha frente, eu desviei um pouco no susto, mas se ela de fato tivesse atravessado, eu teria batido.
Eu iria para o além e a tiazinha da van escolar teria de pagar algumas cestas básicas.
Daí eu vejo o quanto o cara não teve lá muito o que fazer.
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Mensagem  Cássio Fernandes Ter maio 17, 2011 8:18 pm

Veja pelo meu ponto de vista, o motorista do caminhão certamente passava todos os dias por ali, então virou rotina, ele já sabia quanto tempo demoraria pra abrir o sinal dele, já que tem um pequeno atraso quando um fecha e o outro abre, certamente ele confiou que o dele abriria e foi saindo, por isso fez caca. O grande problema do transito é a rotina, pelo menos neste caso foi a rotina que causou o acidente, aqui tem muitos desses motoristas, quando eu passo por um cruzamento que já está aberto, eu passo com muito mais cuidado, observando tudo ao meu redor pra evitar esse tipo de cidadão que pensa que o sinal vai abrir então vai saindo.

Abraços
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Mensagem  Dom Luiz Ter maio 17, 2011 11:02 pm

É, Cassio... pelo visto os chineses e brasileiros têm este péssimo descaso em comum!

Olhando frame a frame o acidente, me parece que a moto chegou a derrapar a frente, porém instantes antes do choque -- apesar de eu não ter visto a luz de freio acender.

Me parece que o garupa pode ter se salvo, pois o choque foi amortecido pelo piloto (quanto a este, acho que a imagem mostra que não teve chance).

Eu procuro sempre dirigir me colocando em situações onde a minha segurança não dependa dos outros. Quando depende (ex: corredor), só vou a uma velocidade onde um acidente me fizesse o mínimo dano; Quando eu me vejo numa situação onde minha segurança estava nas mãos de outro motorista, eu fico chateado -- reflito e vejo onde eu errei para ter permitido aquilo. É claro que isso é uma utopia: se alguém que compartilha a via comigo quiser me matar, provavelmente vai -- muitos acham que este foi o caso, afinal, o cara jogou na frente mesmo!

Eu procuro sempre andar a uma velocidade compatível com o meu campo de visão e que me permita parar, desviar ou, na pior hipótese, atingir o obstáculo em uma velocidade não totalmente perigosa. As vezes tenho que reduzir, outras vezes basta me posicionar melhor e continuar na velocidade desejada. Sendo via de mão dupla, mais devagar ainda, pois se um sujeito vier na contra-mão, o tempo de frenagem dos dois deve ser considerado. Também quando eu tenho que andar mais lento em relação aos outros, sempre monitoro quem vem atrás de mim: se carro apressado, deixo passar... se ônibus ou caminhão apressados, dou um jeito de me afastar deles o máximo. Nos sinais, se eu sou o primeiro, sempre olho. Se o carro da frente freia de repente, faço o meu máximo pra me enfiar em alguma fresta pra não ser esmagado pelo sujeito que vem atrás, mesmo se eu tiver que sair da pista, como já aconteceu. Ter garupa piora tudo na moto, por tanto ainda mais cuidado (especialmente em chuva, cruzamento e com caminhão na frente bloqueando a visão).

Agora, indo pelo outro lado, eu brinco com a moto para conhecê-la e para condicionar o meu reflexo. Reflexo pode salvar muita gente! Conhecer os limites da moto, outras tantas; saber fazer curvas, então... quanta gente já foi abrindo na curva feita um pouco mais rápida e bateu de frente por que não conhecia a técnica do contra-esterço! Até onde a moto inclina antes de raspar no chão? Até onde posso freiar de frente e trazeira antes de derrapar? Quando derrapa na reta, como é? Quando derrapa na curva, como fica? Se a trazeira derrapar, como faço para recobrá-la sem ser ejetado? Dianteira derrapando em pista inclinada ou com guidom dobrado? Vixi... E se tiver com garupa? Aí ferrou pq não tenho corágem de testar isso com ninguém -- com garupa ando mais de vagar. Ponto.

Só pra constar, nunca consegui empinar a trazeira da nossa moto freiando (pista seca)... ela canta pneu mas não empina (também não testei indo muito rápido por razões de segurança, porém acho que o Cassio e o Jeff podem falar melhor sobre isso). Na pista molhada ela simplesmente trava a dianteira e se vc não deixar a roda girar logo, vai pro chão -- a maneira que eu julgo correta de se freiar é mantendo os braços bem esticados e jogar o corpo o mais para trás possível.

Vamos voltar ao acidente:

Pelo que reparei, o veículo que passou logo à frente do motociclista pode ter contribuído para o caminhão causador do acidente não ter visto o motociclista. Pra piorar, o motociclista estava numa pista diferente, o que contribuiu ainda mais para fazer o chamado "corta-luz".

Porém o motociclista estava muito rápido para parar nas condições da pista -- considerando que a moto tem uns 2 metros e que a câmera estava filmando a 15 quadros por segundo, ele estava a 54km/h (+/- 64 no nosso velocímetro). Eu diria que o acidente poderia ter sido evitado se o motociclista dirigisse se perguntando "e se?" -- no caso, "e se algum F.D.P. avançar o sinal?".

Quando a resposta for: "é... se tal coisa acontecer... aí complica!" então é bom o motociclista procurar mudar a resposta.

Alguns podem achar noia ou que isso atrai coisa ruim, mas eu acho muito legal poder antever coisas e analisar tudo por vários ângulos. Mesmo assim sempre encontro "e sês" que eu não perguntei Smile

boa noite a todos e que este acidente tenha ao menos servido para alertar os outros irmãos motociclistas,
[]s
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Mensagem  Cássio Fernandes Ter maio 17, 2011 11:55 pm

Realmente, levantar a traseira da kansas é coisa que só acontece em casos extremos mesmo, no caso eu só consigo nos "ensaios" que faço 1 vez por mês e hoje, que uma criança surgiu do nada na minha frente, até fechei os olhos pois pensei que o impacto seria iminente, mas, consegui parar a alguns centimetros de distância e consegui pagar aquele sapo pra mãe descuidada pois se não fossem os treinos eu teria caido e talvez teria machucado a pequena garotinha que tinha uns 5 ou 6 anos, eu estava na velocidade da via, a uns 60 km/h, só que eu não poderia prever que sairia uma garotinha da frente de um carro estacionado direto na minha frente, foi vacilo meu até, pois geralmente quando vejo grupo de crianças eu sempre reduzo a velocidade, e dessa vez não reduzi, deduzi que pelo fato da rua ser movimentada os pais seriam muito mais cuidadosos (eu seria), mas, como dizem, o transito testa a gente sempre quando não estamos esperando, um preparo da moto e do piloto são fatores que podem te livrar de um acidente grave, então, pra quem tem condições, faça isso pelo menos 1 vez por mês, saiba os limites da moto, saiba até onde você pode ir com segurança, ficar testando sempre o que pode acontecer, que barbeiragem podem fazer perto de você, como escapar, se tiver uma rua sem movimento, vá até lá em um domingo, será prazeroso saber os limites da moto.

Abraços

PS: Em caso de cidade grande que não tenha rua de pouco movimento como aqui em Goiânia procure o autodromo ou algum lugar privado (aqui o autodromo fica aberto aos domingos, a entrada é gratis e tem de tudo, manobras radicais em motos, em carros, cursos de pilotagem com instrutores e tudo mais, vale muito a pena)
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Mensagem  wagner mota Qua maio 18, 2011 8:07 am

Putz que ontem tomei mais um susto...
fala sério!
por causa do mau tempo estava de carro e na volta do trabalho estava entrando no tunel do anhangabau sentido zona norte
tinha uma garota querendo atravessar na via que dá acesso ao tunel
fui dar uma de gentil e parei o carro (o transito estava carregado) para que ela pudesse atravessar
estou aguardando ela concluir a travessia e eis que de repento só ouço uma freada
um motoqueiro cortava meu carro pela direita e a moça por conta do frio botou o capuz na cabeça e nem viu
aliás nem eu tinha visto...como ali só entra no tunel um carro por vez nem me atentei ao retrovisor
por fração de segundos ele não jogou a garota dentro do tunel com ele moto e tudo
chegou a encostar a moto nela mais aí ela saiu andando e o motoqueiro ficou lá parado olhando pro vazio
terrível!


Última edição por wagner mota em Qua maio 18, 2011 8:23 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem  lucasmeca3 Qua maio 18, 2011 8:18 am

Dirigir esta ficando complicado rs...
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Mensagem  lucasmeca3 Qua maio 18, 2011 8:52 am

voltando ao acidente do caminhão achei esse video no youtube não é bem o mesmo caso mas ajuda a evitar esse tipo de tragedia.
https://www.youtube.com/watch?v=M-Yaa5-LioA&feature=relmfu
at mais ...
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Mensagem  jeff Qua maio 18, 2011 9:36 am

Olha, considero a análise feita pelo D. Luiz perfeita.

Disse o que eu gostaria de ter dito. O piloto é a única pessoa que pode garantir a segurança, sua e do garupa. Não pode confiar na perícia/atenção/sobriedade de outros condutores.

Quanto à capacidade de frenagem da kansas, é uma das coisas que mais gosto nela. Já cheguei a frear de tirar a roda traseira do chão, com perfeito domínio da moto. Ela não joga a traseira para os lados, fui pro chão algumas vezes com minha cg porque o freio traseiro era eficiente demais (ou mais provavelmente porque o dianteiro a tambor não fazia seu trabalho direito.)

O pessoal reclama do freio traseiro da kansas, mas é justamente essa atuação menos intensa que evita o travamento da roda e a perda de controle. Já consegui travar a roda traseira algumas vezes, dependendo do susto (acho que foi antes dela sair do chão). O Will um dia comentou que a mirage e as custom têm o freio traseiro muito mais eficiente e que ele deve ser usado preferencialmente para frear a moto, só que esqueceu de um detalhe:

Nossas motos apenas se parecem com uma custom. Não têm o cilindro traseiro que desloca o peso para trás, então o método de frear não pode ser igual. Por isso que os treinos para conhecer os limites da moto são fundamentais.

Quanto ao vídeo indicado pelo Lucas, todo mundo tem que assistir, é fundamental e essa dica vai salvar você e sua moto inúmeras vezes. Apenas complemento dizendo o seguinte:

Ver a janela do motorista não te livra da situação. O comum nessas situações é que o motorista olhe primeiro para a rua que vai cruzar, enquanto você ainda estava encoberto pelos carros estacionados. No momento em que a moto se torna visível, o motorista já vai estar olhando para a frente para cruzar a pista, se certificando que não há pedestres. Dificilmente irá olhar novamente pensando que pode vir uma moto.

Um abraço,

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Mensagem  Cássio Fernandes Qua maio 18, 2011 9:48 am

Quando eu passo em cruzamento que eu desconfio que o motorista não me viu, eu dou aquela piscada de farol sutil, eles sempre me olham e chingam, pelo menos agridem com palavras, não com o carro Razz Razz
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Mensagem  Convidad Qua maio 18, 2011 10:31 am

Opa,

De fato tenho alguns amigos que possuem outros tipos de moto e quando andaram em minha motoca (kansas 150) reclamaram do freio traseiro. Cansei de ir ao chão com a moto que tinha antes (CG) devido o freio traseiro travar fazendo com que a moto derrapasse e tchum!!! "além de que com a CG e minha pouca idade, andava sempre nos limites do exagero".

Concordo plenamente com o Jeff, adoro o freio traseiro da Kansas, cumpre muito bem a função dele, "funciona para parar a moto" (não para derrapar ela). Numa situação de chuva sinto muito mais confiança nele, devido ao fato de não travar!!!

Andei na Mirage 150 de um amigo e logo nos primeiros 500 mts. quase cai. Um simples toque no freio traseiro ela derrapa messssmo. E olha que eu fui andar da mesma forma que ando na minha motoca. Daí é que se percebe a grande diferença. Dizem também que os pneus da Miraginha tem eficiência duvidosa (por serem Ching-Ling) e isso pode ser outro fato que ajude a ela derrapar tão facilmente.


Abraço,

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Mensagem  Dom Luiz Qua maio 18, 2011 10:42 am

Já achei o freio trazeiro da minha muito eficiente (travando atoa) e pouco eficiente (tendo que apertar com muita vontade pra segurar alguma coisa).

Percebi que, pelomenos pra mim, regular a altura do freio faz toda a diferença.

Eu tento colocar ele de uma maneira que eu julgo semelhante ao dianteiro -- o mesmo tanto que eu tenho que apertar pra freiar o da frente, deve ser o mesmo tanto que eu devo apertar pra freiar o de trás.

Isso é muito subjetivo, mas eu ajusto desta maneira e acho o freio ótimo agora -- é com esta calibragem que meu reflexo está bem condicionado, por tanto devo cuidar pra mantê-la.

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Mensagem  jeff Qua maio 18, 2011 11:25 pm

Este dá gosto de assistir.... mas o cara da moto se borrou todo...


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Mensagem  L340 Qui maio 19, 2011 6:56 am

Esse vai precisar de um banco novo, pq limpar eu acho que não vai dar.
Deu gosto mesmo de ver, pq o motociclista estava na dele, lá no cantinho, daí vem o bocó chutado querendo ultrapassar pela direita e se lasca todo. No mínimo nessa freada o cara "perdeu a traseira" do carro, daí, perdeu a frente também Razz
Ainda vem o outro e se joga na traseira do carro da faixa do meio que também estava na manha, que bonito. Vai ter que pagar o carro dele e do outro também.
Esse comportamento dos motoristas (correr bagarai e querer passar até pela calçada) é mais comum de sexta feira a noite.
Agora, imagina numa madrugada de Domingo...
Sábado vai pra balada...
Nem precisa dizer o resto.
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Mensagem  lucasmeca3 Qui maio 19, 2011 7:41 am

kkkkk os dois estavam tirando um peguinha hauhauhaua, agora o motociclista nasceu de novo hien rs....
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Mensagem  jeff Qui maio 19, 2011 8:13 am

fico imaginando porque será que a polícia rodoviária estadual não divulgou mais detalhes... será porque cortaram o acesso ao youtube?

locutorzinho cara de pau....
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