FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas no cubo da roda dianteira

4 participantes

Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  marisco Dom Fev 13, 2011 9:21 am

Pessoal, gostaria de alguém me desse solução ou sugestões acerca deste defeito, o velocímetro fica oscilando e para de funcionar e o freio dianteiro nem funciona mais direito, tudo isso depois que fiz a revisão dos 12000km na concessionária. Reclamei várias vezes com eles para arrumar, depois de 3 advertências eles arrumaram, mas agora voltou o problema! A moto tem mais de 1 ano, portanto sem garantia.

Alguém já teve esse problema? Quais peças são melhores trocar? Grato!
marisco
marisco
Forista
Forista

Número de Mensagens : 197
Idade : 38
Moto : Super100
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  Dan Floripa Dom Fev 13, 2011 1:56 pm

Como assim não funciona direito,pode ser mais específico?

Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Fev 13, 2011 7:13 pm

Dan,

Aposto minhas moedas que o freio dele ta borrachudo, o melhor a fazer é levar a um mecânico, para que faça a sangria do sistema e retirar todas as bolhas de ar do sistema, andar com o freio assim é muito perigoso, quanto ao velocimetro, acredito que uma boa lubrificada no sistema resolva.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  Dan Floripa Dom Fev 13, 2011 8:36 pm

Também suspeito disso Casio, ar no sistema hidráulico, mas com o que ele falou ficou muito vago.

Dan
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  marisco Seg Fev 14, 2011 9:18 am

Não entendi a colocação de vocês do sistema hidráulico se os freios são à cabo e tambor... Descrevendo melhor o problema:

Primeiro episódio: após a revisão dos 12000km, aliás feito com antecedência em virtude de sons estranhos e pouco uso, o velocímetro da SUPER100 ficou oscilando e parou de funcionar num dos passeios, freios dianteiros ok;

Segundo episódio: levo para a concessionária que fez a revisão arrumar um problema que não tinha, esse do velocímetro, verificaram que o cabo do velocímetro estava funcionando, é cabo original, aí abriram o cubo da roda dianteira, ajustaram não sei o que, não abriram ordem de serviço pois falei que não ia pagar por defeito causado por deles. Passou a funcionar o velocímetro oscilando até parar de funcionar novamente.

Terceiro episódio: Desacreditado, volto a concessionária com velocímetro parado, peço para arrumarem, testei várias vezes e mecânico também, mas reclamei que o freio da dianteira estava fraco, aí ele disse que não tem mais que apertar pois prejudicaria as engrenagens do velocímetro, já estava no limite. Aí saí mais aliviado da autorizada.

Quarto episódio: Toda vez que saia da garagem a roda dianteira fica meio travado para o lado dos cabos de comandos velocímetro e freio, um travamento parecendo que estava freando sem eu ter apertado freio.

Quinto episódio: Vou trocar o pneu traseiro num mecânico multimarcas, mas não sei por que diabos ele abre a roda dianteira, advirto ele para não mecher ali. Trocado o pneu traseiro, roda traseira 100%, vou sair da garagem já queima a luz de freio, pois o sensor do freio dianteiro estava acionado o tempo todo, por partida elétrica que é doida de sair queimando lâmpadas quando ligadas. Vou rodar na primeira o velocímetro não funciona, reclamo, ele arruma, mas fica oscilando, e percebo mais tarde que o freio dianteiro não funciona mais!

Então pessoal, o problema é recorrente e não sei o que faço! É sair trocando peças?! Um mecânico me sugeriu trocar todo o cubo dianteiro, seria isso?! A concessionária ainda tem capacidade de concertar isso?! Agradeço desde já orientações!
marisco
marisco
Forista
Forista

Número de Mensagens : 197
Idade : 38
Moto : Super100
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  Dan Floripa Seg Fev 14, 2011 9:57 am

Me desculpe Marisco não tinha reparado que era uma super 100 Embarassed Embarassed

O velocímetro pode oscilar por vários motivos, os mais comuns são: engrenagens gastas (geralmente na roda) e cabo velocímetro arrebentando.

O freio, pelo que você comentou estar travando para o lado dos cabos, pode ser que o cabo está muito esticado, tem que afrouxar um pouco, quanto a estar fraco pode ser algumas coisas como:
Retiraram as lonas e não as colocaram como estavam antes (inverteram de lugar uma pela outra) se for isso melhora com o uso, pois logo elas vão se assentar;
pode ter o desgaste prematuro das lonas e estar na hora de trocar;
As lonas podem ter se contaminado com óleo/graxa no manuseio assim perdendo eficiência, se for esse o caso só trocando para resolver o problema;
Lonas quebradas/trincadas, se for esse o problema tem que trocar as lonas;
Pode ser o cubo (panela de freio) trincado;
Pode ser o cabo de freio que está elástico (quando se aciona o freio ele se estica um pouco durante o acionamento fazendo o feio perder eficiência).

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Fev 14, 2011 10:00 am

Pois bem, seu freio então deve ser por cabos, não hidraulicos como eu julguei, esse problema do freio fraco, pode ser óleo que pode ter entrado ali, impedindo que as lonas tenham atrito, pode ser a lona gasta (tem que verificar isso sempre), ou ainda, o cabo (do freio) dando sinais de fadiga, não precisa esperar ele partir, troque sempre que ver que está gasto, na minha cg eu trocava a cada 5 mil km, isso devido ao uso na maioria das vezes intenso, o velocimetro, pode ser a engrenagem no cubo que pode estar com algum dente quebrado (é quase certeza, mas verifique). Quanto a sua direção ficar travando, pode ser resolvido com uma simples organização dos cabos, ou também pode ser a caixa de direção, verifique também, o melhor a fazer é levar a um bom mecanico de motos e verificar isso tudo, caso você não saiba como faze-lo, lembre-se, freio é coisa importantissima na moto, da mesma forma que devemos andar, também devemos parar com segurança.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  marisco Seg Fev 14, 2011 11:53 am

cassiolps escreveu:Pois bem, seu freio então deve ser por cabos, não hidraulicos como eu julguei, esse problema do freio fraco, pode ser óleo que pode ter entrado ali, impedindo que as lonas tenham atrito, pode ser a lona gasta (tem que verificar isso sempre), ou ainda, o cabo (do freio) dando sinais de fadiga, não precisa esperar ele partir, troque sempre que ver que está gasto, na minha cg eu trocava a cada 5 mil km, isso devido ao uso na maioria das vezes intenso, o velocimetro, pode ser a engrenagem no cubo que pode estar com algum dente quebrado (é quase certeza, mas verifique). Quanto a sua direção ficar travando, pode ser resolvido com uma simples organização dos cabos, ou também pode ser a caixa de direção, verifique também, o melhor a fazer é levar a um bom mecanico de motos e verificar isso tudo, caso você não saiba como faze-lo, lembre-se, freio é coisa importantissima na moto, da mesma forma que devemos andar, também devemos parar com segurança.

Abraços


Obrigado pelo conselho, mas segundo os mecânicos que levei, as engrenagens do velocímetro estão ok, parece que o cabo do velocímetro está apertada e por fora do cubo há uma pequena trinca, não sei se esta última está comprometendo dentro. As lonas de freios não sei, não duvido que preciso trocar o cabo e limpar dentro para melhor aderência. Isso está mesmo me impedindo de percursos maiores e revoltado que tenho que gastar mais o pneu traseiro novo para frenagem!
marisco
marisco
Forista
Forista

Número de Mensagens : 197
Idade : 38
Moto : Super100
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Fev 14, 2011 12:49 pm

Como assim cubo trincado?
Se o cubo estiver trincado, troque o mais depressa possível, você corre o risco de levar um capote, leva na oficina que eles olham isso tudo e só cobram o que tiver que trocar. Seus rolamentos estão bons? Pode ser essa a causa do velocimetro tremendo.

Abraços

PS: O pneu traseiro você vai gastar mais de qualquer jeito, eu quando ando com garupa, procuro usar mais o freio traseiro, quando estou sozinho eu uso mais o dianteiro, com chuva, mais o traseiro sempre. Mas, conserte logo o freio dianteiro e poste aqui o que aconteceu, que peças trocou e se servem peças de outras motos.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  jeff Seg Fev 14, 2011 2:43 pm

Tinha um colega na faculdade com uma super100 que também penou com um problema parecido, teve de trocar o cubo traseiro e depois disso as sapatas do freio ficaram ineficientes. Ele teve que voltar algumas vezes na concessionária para resolverem.

Mas só ficou bom mesmo quando ele aprendeu a ajustar o freio traseiro por ele mesmo, a regulagem que usavam na concessionária não era a ideal para ele.

Um abraço,

Jeff
PS> HAHAHAHA.... não sou só eu que erro de moto..... não sou só eu que erro de moto..... HAHAHAHA What a Face What a Face
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  Dan Floripa Seg Fev 14, 2011 2:48 pm

Razz Razz Razz Razz estou achando que isso é contagioso Razz Razz Razz Razz Razz
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  marisco Qua Fev 16, 2011 10:14 am

cassiolps escreveu:Como assim cubo trincado?
Se o cubo estiver trincado, troque o mais depressa possível, você corre o risco de levar um capote, leva na oficina que eles olham isso tudo e só cobram o que tiver que trocar. Seus rolamentos estão bons? Pode ser essa a causa do velocimetro tremendo.

Abraços

PS: O pneu traseiro você vai gastar mais de qualquer jeito, eu quando ando com garupa, procuro usar mais o freio traseiro, quando estou sozinho eu uso mais o dianteiro, com chuva, mais o traseiro sempre. Mas, conserte logo o freio dianteiro e poste aqui o que aconteceu, que peças trocou e se servem peças de outras motos.


Obrigado pelo apoio, realmente era o rolamento da roda dianteira que já foi trocado junto com um isolamento de borracha que estava todo trincado e aberto, pois segundo o mecânico nesta época de chuva facilita lama entrar no rolamento sem esse vedação adequada. O trincado é apenas na ponta da panela do cubo, não precisou ser trocado. Fico feliz que não foi uma festa de trocas de peças cheers
marisco
marisco
Forista
Forista

Número de Mensagens : 197
Idade : 38
Moto : Super100
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  marisco Qua Fev 16, 2011 10:15 am

marisco escreveu:
cassiolps escreveu:Como assim cubo trincado?
Se o cubo estiver trincado, troque o mais depressa possível, você corre o risco de levar um capote, leva na oficina que eles olham isso tudo e só cobram o que tiver que trocar. Seus rolamentos estão bons? Pode ser essa a causa do velocimetro tremendo.

Abraços

PS: O pneu traseiro você vai gastar mais de qualquer jeito, eu quando ando com garupa, procuro usar mais o freio traseiro, quando estou sozinho eu uso mais o dianteiro, com chuva, mais o traseiro sempre. Mas, conserte logo o freio dianteiro e poste aqui o que aconteceu, que peças trocou e se servem peças de outras motos.


Obrigado pelo apoio, realmente era o rolamento da roda dianteira que já foi trocado junto com um isolamento de borracha que estava todo trincado e aberto, pois segundo o mecânico nesta época de chuva facilita lama entrar no rolamento sem esse vedação adequada. O trincado é apenas na ponta da panela do cubo, não precisou ser trocado. Fico feliz que não foi uma festa de trocas de peças cheers


Ah sim, créditos da manutenção em princípio bem sucedida à concessionária Primavia de Águas Claras - DF.
marisco
marisco
Forista
Forista

Número de Mensagens : 197
Idade : 38
Moto : Super100
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no cubo da roda dianteira Empty Re: Problemas no cubo da roda dianteira

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos