Roda dianteira...
5 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Defeitos !
Página 1 de 1
Roda dianteira...
Oi amigos estou com uma duvida e por isso posto esse topico sobre a roda dianteira me digam por favor, coloquei a moto no cavalete e suspendi a dianteira rodando o pneu percebi que ele corre amarrado, isso é normal por causa do freio a disco ou ela tem que correr livre?
Abraço a todos!
Abraço a todos!
Beto Pesca- Forista
- Número de Mensagens : 193
Re: Roda dianteira...
Talvez seja questão de soltar o eixo um pouco e colocar em uma posição que agarre menos(seria um micro ajuste), um atrito mínimo é esperado de um freio a disco, porém coisa bem pequena, nada tão forte que a roda nem dê uma volta com um impulso moderado...
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Moto : Kansas 250cc
Roda traseira
Galera tenho percebido q apos rodar poucos kms, tipo uns 80, a roda traseira fica muiiito quente, sei q tem a ver com o freio, mas a pergunta: isso é normal? c for pode prejudicar a roda? gostaria de saber tb c é possivel adaptar um freio a disco traseiro?
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
Moto : Speed 150cc
Boa coisa não é, seu freio pode travar por causa disto e até a roda partir, agora tem que ver se este muito quente é muito quente quanto... Agora, a pergunta pode ser idiota mas tem que ser feita: Você já conferiu se seu freio traseiro não está muito justo e com seu peso, e o movimento da balança, seu freio não está ficando puxado o suficiente para as lonas rasparem?... Só acontece contigo sozinho, ou com garupa a coisa fica pior? Com garupa fica mais quente ainda?... Uma coisa é simples, basta você afrouxar o freio (a ponto de praticamente ficar sem freio) e ver se esquenta, se não esquentar é realmente má regulagem, regula isso direito e seja feliz!Firefox escreveu:Galera tenho percebido q apos rodar poucos kms, tipo uns 80, a roda traseira fica muiiito quente, sei q tem a ver com o freio, mas a pergunta: isso é normal? c for pode prejudicar a roda? gostaria de saber tb c é possivel adaptar um freio a disco traseiro?
Abraços!
Última edição por Fuzzy Logic em Qua Nov 18, 2009 7:19 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
O sintoma é de contato das sapatas com o tambor do freio.
Existem três causas possíveis relacionadas ao freio, pela ordem de probabilidade:
1) Essa que o Fuzzy apontou: O pedal do freio está muito alto, então as lonas ficam em atrito com o tambor do freio traseiro. Isso é fácil de acontecer porque você regula a vareta sem ninguém em cima da moto, e na hora que senta o freio começa a pegar.
2) Você pilota com o pé apoiado no pedal do freio, sem perceber. É sério, muita gente faz isso por costume. Se a regulagem estiver justa, vai causar o aquecimento. E quanto mais esquentar, mais preso vai ficar.
3) Pode ter havido um problema de fixação das sapatas dentro do tambor do freio. Se não for nenhuma das duas acima, mande desmontar a roda traseira e inspecione. E aproveite para ver aquela questão da bucha do braço do freio traseiro.
A quarta possibilidade seria um problema de travamento de um dos rolamentos da roda. Mas nesse caso o sintoma mais provável seria o giro ruidoso e áspero da roda.
Um abraço,
Jeff
Existem três causas possíveis relacionadas ao freio, pela ordem de probabilidade:
1) Essa que o Fuzzy apontou: O pedal do freio está muito alto, então as lonas ficam em atrito com o tambor do freio traseiro. Isso é fácil de acontecer porque você regula a vareta sem ninguém em cima da moto, e na hora que senta o freio começa a pegar.
2) Você pilota com o pé apoiado no pedal do freio, sem perceber. É sério, muita gente faz isso por costume. Se a regulagem estiver justa, vai causar o aquecimento. E quanto mais esquentar, mais preso vai ficar.
3) Pode ter havido um problema de fixação das sapatas dentro do tambor do freio. Se não for nenhuma das duas acima, mande desmontar a roda traseira e inspecione. E aproveite para ver aquela questão da bucha do braço do freio traseiro.
A quarta possibilidade seria um problema de travamento de um dos rolamentos da roda. Mas nesse caso o sintoma mais provável seria o giro ruidoso e áspero da roda.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc
OOO galera valeu mi ajudou e muito, minha pretinha ta no mecanico agora, nesse momento deve ta toda pelada!!!mas amanha vo pegar ela, e vai ta justinha!! incrivel como pegamos zelo pelos nosso veiculo srrsrrsr
Vo usar o freio bem baixo, ai caso eu deixe o pé no freio sem perceber não vai afetar tanto, vo fazer esse teste....
Vo usar o freio bem baixo, ai caso eu deixe o pé no freio sem perceber não vai afetar tanto, vo fazer esse teste....
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
Moto : Speed 150cc