Lubrificar a corrente com Spray?
+3
will_santana
wandao.a
Larissa Delgado
7 participantes
Página 1 de 1
Lubrificar a corrente com Spray?
Boa noite galera!!
Uma dúvida: Fui aconselhada a reforçar a lubrificação da minha corrente semanalmente, para evitar possíveis travamentos ou problemas, etc...
Comprei um lubrificante branco (transparente) jato spray e um óleo Singer, daquele de máquinas mesmo. Este último foi aconselhado por um cara no mercado que estava na mesma seção, comprando cera para brilho.
Com o passar do tempo, e pela praticidade do uso do spray, comecei a usá-lo, além de no câmbio, para amaciar, e no freio traseiro, para evitar aquele assovio toda vez que é acionado por mais tempo, também nas correntes, ao invés do óleo Singer. Percebi que a minha corrente não está tão "pretinha", nem sujando as mãos com tanta facilidade como estava logo assim que eu comprei, mas o lubrificante spray é transparente, então, pergunto: Dá pra confiar em um produto desses para lubrificação das correntes? De quanto em quanto tempo eu teria que obrigatoriamente passar uma camada de óleo, ou graxa, e qual seria o produto mais indicado?
Valeeeeeeeeeeeeeeu!!
Uma dúvida: Fui aconselhada a reforçar a lubrificação da minha corrente semanalmente, para evitar possíveis travamentos ou problemas, etc...
Comprei um lubrificante branco (transparente) jato spray e um óleo Singer, daquele de máquinas mesmo. Este último foi aconselhado por um cara no mercado que estava na mesma seção, comprando cera para brilho.
Com o passar do tempo, e pela praticidade do uso do spray, comecei a usá-lo, além de no câmbio, para amaciar, e no freio traseiro, para evitar aquele assovio toda vez que é acionado por mais tempo, também nas correntes, ao invés do óleo Singer. Percebi que a minha corrente não está tão "pretinha", nem sujando as mãos com tanta facilidade como estava logo assim que eu comprei, mas o lubrificante spray é transparente, então, pergunto: Dá pra confiar em um produto desses para lubrificação das correntes? De quanto em quanto tempo eu teria que obrigatoriamente passar uma camada de óleo, ou graxa, e qual seria o produto mais indicado?
Valeeeeeeeeeeeeeeu!!
Larissa Delgado- Novato
- Número de Mensagens : 8
Moto : Zig 110cc
Re: Lubrificar a corrente com Spray
Leia este tópico e veja o que o pessoal tem usado, os prós e contras de cada um.
https://dafra.forumeiros.com/t35-dica-lubrificacao-da-corrente?highlight=corrente
https://dafra.forumeiros.com/t35-dica-lubrificacao-da-corrente?highlight=corrente
Re: Lubrificar a corrente com Spray?
sem contar que... NÃO SE LUBRIFICA FREIO, NÉ??!?!?
freio é feito pra agarrar e não pra patinar... vai arrumar é um tombo ou entrar na traseira de um carro ou pior por falta de freio...
e lubrificante de corrente é graxa. é mecânica pesada, não é pra ficar bonitinho nem limpo e sim lubrificado pra não desgastar e aquecer
isso sim pode gerar a quebra de um dente da relação, travamento da corrente e um tombo
[]s
freio é feito pra agarrar e não pra patinar... vai arrumar é um tombo ou entrar na traseira de um carro ou pior por falta de freio...
e lubrificante de corrente é graxa. é mecânica pesada, não é pra ficar bonitinho nem limpo e sim lubrificado pra não desgastar e aquecer
isso sim pode gerar a quebra de um dente da relação, travamento da corrente e um tombo
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Moto : Kansas 150cc
Olá, Larissa,
O que o Will falou é sério mesmo. Preferível ficar sempre com aquele barulho e freando do que suavizar o funcionamento do freio e ele falhar quando você precisar dar uma freada forte.
No uso normal você pode não notar muita diferença, mas é nos imprevistos que a coisa fica complicada.
Quanto ao lubrificante, eu usei o spray transparente e ele não é tão eficaz quanto a graxa.
Existe uma solução bastante boa, que é a graxa branca em spray. É tão fácil de aplicar quanto o transparente e proporciona proteção adequada. Mas tem o inconveniente de custar um pouco caro.
Hoje continuo usando graxa branca (graxa náutica), mas compro o pote de 1 kg e encho um daqueles aplicadores de catchup/mostarda, facilita muito a aplicação. E sai muito mais barato, 4 reais o quilo...
Tudo de bom,
Jeff
O que o Will falou é sério mesmo. Preferível ficar sempre com aquele barulho e freando do que suavizar o funcionamento do freio e ele falhar quando você precisar dar uma freada forte.
No uso normal você pode não notar muita diferença, mas é nos imprevistos que a coisa fica complicada.
Quanto ao lubrificante, eu usei o spray transparente e ele não é tão eficaz quanto a graxa.
Existe uma solução bastante boa, que é a graxa branca em spray. É tão fácil de aplicar quanto o transparente e proporciona proteção adequada. Mas tem o inconveniente de custar um pouco caro.
Hoje continuo usando graxa branca (graxa náutica), mas compro o pote de 1 kg e encho um daqueles aplicadores de catchup/mostarda, facilita muito a aplicação. E sai muito mais barato, 4 reais o quilo...
Tudo de bom,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
realmente o oleo de maquina eu uso e acho muito melhor que os outros! a questão da sujeira na corrente, mesmo que use algo que ira suja la passe sempre um oleo diesel antes da lubrificação para limpar pq a sujeira acumulada na corrente pode não ser só a graxa ou o óleo mas areia que pode impregnar tb! vi em uma reportagem que alguns produtos utilizados na lubrificação das correntes trazem esse transtorno e o ideal e que se faça uma limpeza da corrente e depois uma boa lubrificação para que não tenha um desgaste prematuro!
Valeu Galera
Gente, muito obrigada pelos toques, valeu mesmo, vocês são 10!!!!
Abraços!!!!!!!
Abraços!!!!!!!
Larissa Delgado- Novato
E seu avatar é 11!!!
Tudo de bom,
Jeff
Tudo de bom,
Jeff
jeff- Jedi
....
jeff escreveu:E seu avatar é 11!!!
Tudo de bom,
Jeff
Obrigada, também achei muito lindo...
Abraços!!
Larissa Delgado- Novato
Olá Larissa lembre-se sempre que a cada 1000 km (ou seja a cada troca de óleo) é muito importante verificar a folga da corrente. Essa folga aparece mesmo com o tempo e deve ser regulada para que vc não corra o risco de que a corrente saia. Essa folga (a padrão, especificada pelo fabricante) vem detalhada no manual do proprietário. Caso não localize é só informar que com certeza um de nossos amigos aqui do Fórum (ou até eu mesmo) poderá lhe ajudar.
Abraço
Abraço
Convidad- Convidado
Muito bem lembrado, Edifrans
Eu já caí por causa disso (há muito tempo....)
Achei que a folga estava grande mas daria tempo de chegar em casa para regular. Não deu.
A corrente escapou, travou a roda e caí sentado no meio da rua, felizmente não vinha ninguém e ninguém viu a vergonha que eu passei. Mas podia ter sido um acidente muito sério.
Não se pode descuidar da regulagem da corrente e ela é fácil de fazer, mas tem que apertar a porca do eixo muito bem, senão ela também pode se deslocar e fazer a corrente saltar.
E para isso, tem que usar muita força, Larissa. Tive que pisar sobre a chave para dar um bom aperto, 100 kg de força.
Tudo de bom,
Jeff
Eu já caí por causa disso (há muito tempo....)
Achei que a folga estava grande mas daria tempo de chegar em casa para regular. Não deu.
A corrente escapou, travou a roda e caí sentado no meio da rua, felizmente não vinha ninguém e ninguém viu a vergonha que eu passei. Mas podia ter sido um acidente muito sério.
Não se pode descuidar da regulagem da corrente e ela é fácil de fazer, mas tem que apertar a porca do eixo muito bem, senão ela também pode se deslocar e fazer a corrente saltar.
E para isso, tem que usar muita força, Larissa. Tive que pisar sobre a chave para dar um bom aperto, 100 kg de força.
Tudo de bom,
Jeff
jeff- Jedi
voltando ao tópico:
matéria sobre a manuteção da corrente:
https://www.youtube.com/watch?v=Ecbm_kxMT6E
abs
wagner
matéria sobre a manuteção da corrente:
https://www.youtube.com/watch?v=Ecbm_kxMT6E
abs
wagner
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Moto : Apache 150cc
Para lubrificar a corrente ou uso óleo de motor, ou óleo de caixa.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Moto : Speed 150cc
Dan Floripa escreveu: Para lubrificar a corrente ou uso óleo de motor, ou óleo de caixa.
Opa,
Apenas complementando a informação de nosso amigo Dan.
Óleo de Caixa = óleo de câmbio e/ou de diferencial (automotivo)
Especificações SAE 90 e/ou 140
Eu uso o 140 (acho que este fica mais impregnado a corrente)
Abraço,
Convidad- Convidado
Edifrans escreveu:Dan Floripa escreveu: Para lubrificar a corrente ou uso óleo de motor, ou óleo de caixa.
Opa,
Abraço,
Sim Edi, o 140 não usei pois não tenho aqui em casa, não gosto de usar graxa (principalmente a branca, pois essa depois que aquece vira uma cola) pois na graxa adere as pedrinhas do asfalto o que torna essa mistura muito abrasiva.
Passo óleo 1 ou 2 vezes por semana dependendo da km que faço, e nas semanas de chuva passo todos os dias.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Dan Floripa escreveu:Edifrans escreveu:Dan Floripa escreveu: Para lubrificar a corrente ou uso óleo de motor, ou óleo de caixa.
Opa,
Abraço,
Sim Edi, o 140 não usei pois não tenho aqui em casa, não gosto de usar graxa (principalmente a branca, pois essa depois que aquece vira uma cola) pois na graxa adere as pedrinhas do asfalto o que torna essa mistura muito abrasiva.
Passo óleo 1 ou 2 vezes por semana dependendo da km que faço, e nas semanas de chuva passo todos os dias.
Abraço!
Dan.
pessoal, deixa tirar uma dúvida!
o que me dizem do óleo singer, de máquina?
abs
Wagner
wagner mota- Guru
- Número de Mensagens : 2072
Moto : Apache 150cc
É um bom óleo para lubrificar corrente, porém por ser muito fino, ele sai rapidamente da corrente, mas aplicando 2 vezes por semana é tranquilo.
Abraço!
dan.
Abraço!
dan.
Dan Floripa- Guru
Dan Floripa escreveu: É um bom óleo para lubrificar corrente, porém por ser muito fino, ele sai rapidamente da corrente, mas aplicando 2 vezes por semana é tranquilo.
Abraço!
dan.
Opa,
Idem ao postado acima.
Não gosto dele por ser um óleo fino. (Mas isso é uma opinião minha!)
Abraço,
Convidad- Convidado