Ajustar a corrente.
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Experiências
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Ajustar a corrente.
Ola pessoal, minha speed esta quase fazendo 3000 e todos os 500 km(mais coisa menos coisa)eu tenho que esticar a corrente.
Minha duvida e se isto e normal ou então porque aconteçe?
Eu deixa todos os parafusos bem apertados,não entendo.......
Minha duvida e se isto e normal ou então porque aconteçe?
Eu deixa todos os parafusos bem apertados,não entendo.......
Almeida- Novato
- Número de Mensagens : 39
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/07/2010
Re: Ajustar a corrente.
Normal camarada, esticar a corrente é manutenção básica, com o tempo vc vai perceber o momento exato de ajustar.... vc tem q apertar o eixo, e regular os parafusos dos reguladores. Não esqueça de lubrificar tb.
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Ajustar a corrente.
PQ ha um descaste natural das peças,é por isso que vc tem que lubrificar a corrente periodicamente para que esse descaste seja menor.
xazinho- Forista
- Número de Mensagens : 215
Idade : 44
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: Ajustar a corrente.
Olha alem da revisao periodica ai..
Me passaram essa semana tb que apos chuva, ou lavagem...tb é bom dar uma olhada na corrente...
Eu hj pra nao ficar de bobera, peguei um poco de oleo dos caras da manutencao e qdo precisar tenho em casa.
Pus numa bisnaga como recomendado com ponta...fico legal...
flow
Me passaram essa semana tb que apos chuva, ou lavagem...tb é bom dar uma olhada na corrente...
Eu hj pra nao ficar de bobera, peguei um poco de oleo dos caras da manutencao e qdo precisar tenho em casa.
Pus numa bisnaga como recomendado com ponta...fico legal...
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Pasetto- Forista
- Número de Mensagens : 225
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Localização : Videira - SC
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/03/2011
Re: Ajustar a corrente.
Almeida, é isso aí que o pessoal falou.
Com o tempo a corrente sofre pequenos desgastes em cada elo, e como são mais de 100, esses pequenos desgastes somados causam o alongamento da corrente. Isso é super normal, e toda moto faz isso.
O mesmo ocorre nas bicicletas, mas a necessidade de ajuste não é tão frequente porque a potência do "motor" é bem menor, então o desgaste é bem mais lento.
Vale um alerta:
Caso ouça estalos vindo da corrente, pare assim que puder e faça/providencie o ajuste imediatamente. Estalos são indicação de que a corrente está muito folgada e prestes a escapar totalmente da coroa (também podem ocorrer se a corrente ficar totalmente seca por falta de lubrificação).
Uma corrente escapando da coroa é um perigo muito grande, porque a roda traseira pode se travar de repente, absolutamente sem dar chance para a reação do piloto. Num instante você está pilotando a moto e no outro você está sentado ou rolando no asfalto.
Não perguntem como eu sei disso, mas eu sei muito bem.
A propósito, quando a corrente está chegando ao fim da vida útil, ou quando você percorre com frequência pistas muito ruins, esses ajustes se tornam mais frequentes. A corrente da minha moto está quase no fim (logo não será mais possível continuar ajustando), e em uma única semana precisei regular 3 vezes a corrente.
Outra coisa muito importante:
Quando a regulagem chega ao final, alguns mecânicos falam em cortar fora alguns elos e continuar a usar a corrente. Quem fala isso merecia ir para a cadeia, porque está colocando em risco a vida do piloto e garupa. Pode parecer exagero (talvez até seja), mas com segurança não se brinca.
Ainda mais com uma máquina que pode não te dar uma segunda chance na vida.
Um abraço,
Jeff
Com o tempo a corrente sofre pequenos desgastes em cada elo, e como são mais de 100, esses pequenos desgastes somados causam o alongamento da corrente. Isso é super normal, e toda moto faz isso.
O mesmo ocorre nas bicicletas, mas a necessidade de ajuste não é tão frequente porque a potência do "motor" é bem menor, então o desgaste é bem mais lento.
Vale um alerta:
Caso ouça estalos vindo da corrente, pare assim que puder e faça/providencie o ajuste imediatamente. Estalos são indicação de que a corrente está muito folgada e prestes a escapar totalmente da coroa (também podem ocorrer se a corrente ficar totalmente seca por falta de lubrificação).
Uma corrente escapando da coroa é um perigo muito grande, porque a roda traseira pode se travar de repente, absolutamente sem dar chance para a reação do piloto. Num instante você está pilotando a moto e no outro você está sentado ou rolando no asfalto.
Não perguntem como eu sei disso, mas eu sei muito bem.
A propósito, quando a corrente está chegando ao fim da vida útil, ou quando você percorre com frequência pistas muito ruins, esses ajustes se tornam mais frequentes. A corrente da minha moto está quase no fim (logo não será mais possível continuar ajustando), e em uma única semana precisei regular 3 vezes a corrente.
Outra coisa muito importante:
Quando a regulagem chega ao final, alguns mecânicos falam em cortar fora alguns elos e continuar a usar a corrente. Quem fala isso merecia ir para a cadeia, porque está colocando em risco a vida do piloto e garupa. Pode parecer exagero (talvez até seja), mas com segurança não se brinca.
Ainda mais com uma máquina que pode não te dar uma segunda chance na vida.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Ajustar a corrente.
Corrente, inspeção/regulagem/lubrificação pelo menos a cada 500 km. Uma vez por mês eu lavo a minha com óleo diesel (até ficar igual nova mesmo), depois de retirar todo o diesel com agua e sabão em pó mesmo, depois é só passar a graxa branca e lá se vão mais de 10 mil km e a corrente parece que vai durar mais 20 mil numa boa
E quando a corrente trava, é muito provavel que você vai levar um belo tombo (principalmente se for em uma curva), e, alguns já disseram que aconteceu da corrente "cair" e nada acontecer, que bom, que sorte, mas, gealmente é tombo, esticar a corrente, assim como inspecionar o sistema de freios todos os dias é muito importante para a segurança.
Abraços
E quando a corrente trava, é muito provavel que você vai levar um belo tombo (principalmente se for em uma curva), e, alguns já disseram que aconteceu da corrente "cair" e nada acontecer, que bom, que sorte, mas, gealmente é tombo, esticar a corrente, assim como inspecionar o sistema de freios todos os dias é muito importante para a segurança.
Abraços
Re: Ajustar a corrente.
O tombo depende de para qual a lado a corrente escapa.
Se for para fora, a roda gira louca. Se for para dentro, é chão na certa.
Um abraço,
Jeff
Se for para fora, a roda gira louca. Se for para dentro, é chão na certa.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Data de inscrição : 27/05/2008
Ajustar corrente
Ajusto a minha toda semana...geralmente na sexta pra rodar tranquilo no fds...
O tempo vai muito do uso mesmo... como vou pro trabalho de moto, ando em média 60km por dia...no fds rodo mais pq costumo viajar e tal...mas o mecânico mesmo disse que o bom é regular toda semana... dependendo do caso...
Hoje fui regular ela, pq estava sem tempo semana passada e acabei correndo um risco muito grande de andar com ela frouxa, já estava dando uns "estalos" quando diminuia marcha... vou tentar não deixar isso acontecer mais...
Pra lubrificar sigo uma dica de passar vaselina sólida industrial, é bem barato e protege a corrente... se alguém tiver outra dica boa manda ai que aceito sugestões...
Abraços
O tempo vai muito do uso mesmo... como vou pro trabalho de moto, ando em média 60km por dia...no fds rodo mais pq costumo viajar e tal...mas o mecânico mesmo disse que o bom é regular toda semana... dependendo do caso...
Hoje fui regular ela, pq estava sem tempo semana passada e acabei correndo um risco muito grande de andar com ela frouxa, já estava dando uns "estalos" quando diminuia marcha... vou tentar não deixar isso acontecer mais...
Pra lubrificar sigo uma dica de passar vaselina sólida industrial, é bem barato e protege a corrente... se alguém tiver outra dica boa manda ai que aceito sugestões...
Abraços
Convidad- Convidado
Re: Ajustar a corrente.
Fala, aí, Julio!
O cara do lava-rápido também me falou essa semana para passar vaselina sólida na corrente. Grande vantagem é que não suja a roda, mas será que ela não afeta a durabilidade da relação?
Faz tempo que você usa?
Ontem o Betho me falou do lubrificante para correntes de teflon em spray da motul, fiquei tentado a usar. Mas o custo...
Qual o custo da vaselina?
Um abraço,
Jeff
O cara do lava-rápido também me falou essa semana para passar vaselina sólida na corrente. Grande vantagem é que não suja a roda, mas será que ela não afeta a durabilidade da relação?
Faz tempo que você usa?
Ontem o Betho me falou do lubrificante para correntes de teflon em spray da motul, fiquei tentado a usar. Mas o custo...
Qual o custo da vaselina?
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Re: Ajustar a corrente.
jeff escreveu:Fala, aí, Julio!
O cara do lava-rápido também me falou essa semana para passar vaselina sólida na corrente. Grande vantagem é que não suja a roda, mas será que ela não afeta a durabilidade da relação?
Faz tempo que você usa?
Ontem o Betho me falou do lubrificante para correntes de teflon em spray da motul, fiquei tentado a usar. Mas o custo...
Qual o custo da vaselina?
Um abraço,
Jeff
Última vez que comprei o pote de 100g era menos de 3 reais... e realmente...ela não costuma sujar a roda, no meu caso andou sujando pq ela já tava com graxa dai juntou com a vaselina e virou um fuá...tenho que criar coragem e seguir a dica de lavar a corrente com diesel e lubrificar com ela limpa...dai sim fica bom... mas quando to com pressa, em vez de passar a vaselina que pede um pouco mais de paciência eu acabo burrifando desingripante mesmo só pra rodar macio aquele dia...
quanto a durabilidade da relação, acredito que se manter a corrente sempre regulada e lubrificada vai durar mais...eu toquei a minha relação com 12mil km conforme dicas e tal...mas ela iria rodar mais... andei 6mil km já e olhando a relação nova parece q não houve desgaste...
Convidad- Convidado
Re: Ajustar a corrente.
é, 12 mil é pouco, a minha anda durando isso justamente porque eu nunca lavo... aquela terra faz uma lixa (literalmente).
vou trocar a relação semana que vem (se der) e pretendo cuidar melhor para ver se diminuo o prejuízo; o custo maior é a da perda da confiabilidade.
um abraço,
jeff
vou trocar a relação semana que vem (se der) e pretendo cuidar melhor para ver se diminuo o prejuízo; o custo maior é a da perda da confiabilidade.
um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
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Moto : Kansas 150cc
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Re: Ajustar a corrente.
jeff escreveu:é, 12 mil é pouco, a minha anda durando isso justamente porque eu nunca lavo... aquela terra faz uma lixa (literalmente).
vou trocar a relação semana que vem (se der) e pretendo cuidar melhor para ver se diminuo o prejuízo; o custo maior é a da perda da confiabilidade.
um abraço,
jeff
exatamente... por pegar muito estrada, fiquei com medo de quebrar a relação a 120km/h... iam ter que juntar meus pedaços na pista... então é melhor trocar e continuar sentindo segurança na moto... menos de 60 reais pra ficar tranquilo vale a pena...
Abraço!
Júlio
Convidad- Convidado
Re: Ajustar a corrente.
OPs...
Sempre que posso ajusto a corrente na troca de oleo....ou que veja que ta meia solta
Os desgastes é facil observar pelos dentes a coroa....afinam.....
Sempre que posso ajusto a corrente na troca de oleo....ou que veja que ta meia solta
Os desgastes é facil observar pelos dentes a coroa....afinam.....
Pasetto- Forista
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 02/03/2011
Re: Ajustar a corrente.
Putsss.. minha coroa vai completar um ano mes q vem, ja troquei corrente e pião, a pobre coroa ja não tem mais dentes
firefox- Guru
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Moto : Speed 150cc
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Re: Ajustar a corrente.
Olá, pessoal
Semana passada instalei um tensor de corrente e resolveu meu problema de volta e meia precisar regular a corrente inesperadamente (só depois de ouvir o primeiro estalo).
O tensor custa 11 reais e é muito fácil de instalar, só tem que tomar o cuidado de comprar o modelo para balança de tubo retangular, não redondo.
Agora mesmo com a corrente frouxa ela permanece agarrada à coroa, espaçando a necessidade de ajustes.
Um abraço,
Jeff
Semana passada instalei um tensor de corrente e resolveu meu problema de volta e meia precisar regular a corrente inesperadamente (só depois de ouvir o primeiro estalo).
O tensor custa 11 reais e é muito fácil de instalar, só tem que tomar o cuidado de comprar o modelo para balança de tubo retangular, não redondo.
Agora mesmo com a corrente frouxa ela permanece agarrada à coroa, espaçando a necessidade de ajustes.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Ajustar a corrente.
...Coisa de preguiçoso.... Brincadira Jeff, acho a ideia otima, mas não mi agrada o visual da Speed com um.
firefox- Guru
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Ajustar a corrente.
Tenho o hábito de lubrificar a corrente todo fds. Atualmente utilizo como lubrificante uma mistura de 1/1 de óleo de motor e óleo singer. O bom é que penetra bem na corrente e não sai tão fácil quanto o óleo singer puro e nem meleca tanto que nem óleo de motor puro. Outra vantagem é que não acumula tanta sujeira quanto graxa e é mais fácil de limpar com o óleo diesel. A própósito, é importante realizar esta limpeza assim que observar muitas particulas aderidas na corrente e na coroa. Uma desvantagem de usar o óleo é pq suja a roda e o pneu e sai com relativa facilidade com a chuva, mas daí é só lubrificar sempre que pegar uma chuva e dar uma limpeza com papel que fica 10!
Convidado- Convidado
Re: Ajustar a corrente.
Fotos? O que eu peço na loja? Tensor de corrente mesmo?jeff escreveu:Olá, pessoal
Semana passada instalei um tensor de corrente e resolveu meu problema de volta e meia precisar regular a corrente inesperadamente (só depois de ouvir o primeiro estalo).
O tensor custa 11 reais e é muito fácil de instalar, só tem que tomar o cuidado de comprar o modelo para balança de tubo retangular, não redondo.
Agora mesmo com a corrente frouxa ela permanece agarrada à coroa, espaçando a necessidade de ajustes.
Um abraço,
Jeff
Abraços
Re: Ajustar a corrente.
Cara, os termos tensor e esticador de corrente são comumente usados para indicar de forma confusa duas peças distintas:
1 - é o que já vem na moto, o que é utilizado para realizar o ajuste da corrente;
2 - O problema é que esta peça que o jeff indicou, tambem atende pelos mesmos nomes, mas
3 - É muito mais comum se combrar o tensor/esticador de corrente do ítem 2, portanto vc pode chamar pelo nome que lhe convier e abaixo segue a foto de um tensor/esticador de corrente. Observe que somente o da 3ª foto serve na kansas, pois a braçadeira deve ser retangular
1 - é o que já vem na moto, o que é utilizado para realizar o ajuste da corrente;
2 - O problema é que esta peça que o jeff indicou, tambem atende pelos mesmos nomes, mas
3 - É muito mais comum se combrar o tensor/esticador de corrente do ítem 2, portanto vc pode chamar pelo nome que lhe convier e abaixo segue a foto de um tensor/esticador de corrente. Observe que somente o da 3ª foto serve na kansas, pois a braçadeira deve ser retangular
Convidado- Convidado
Re: Ajustar a corrente.
Cássião,
Fotos somente após o fim de semana, isso se o pessoal tirar e Bebél não resolver fazer charme....
Hoje apareceu um barulhinho novo, mas ela sempre apronta dessas em véspera de viagem.
Ele é parecido com esse aí, ó:
Só que aquela balança é de tubo redondo, o tensor ao lado é para balança de tubo quadrado. O Samio postou outro modelo, e o meu é diferente de todos.
Também é chamado de esticador de corrente.
Um abraço,
Jeff
Fotos somente após o fim de semana, isso se o pessoal tirar e Bebél não resolver fazer charme....
Hoje apareceu um barulhinho novo, mas ela sempre apronta dessas em véspera de viagem.
Ele é parecido com esse aí, ó:
Só que aquela balança é de tubo redondo, o tensor ao lado é para balança de tubo quadrado. O Samio postou outro modelo, e o meu é diferente de todos.
Também é chamado de esticador de corrente.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Ajustar a corrente.
Vcs sabem se tem esse tensor para a speed ?
Eu ja comprei um tensor so que era o da strada !!!
Eu ja comprei um tensor so que era o da strada !!!
xazinho- Forista
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/08/2009
Re: Ajustar a corrente.
Xazinho,
Desde que a balança seja de tubo retangular, é o mesmo tensor, ele é ajustável.
Um abraço,
Jeff
Desde que a balança seja de tubo retangular, é o mesmo tensor, ele é ajustável.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Ajustar a corrente.
qual o melhor produto para se fazer a lubrificação da corrente?
WD40?
WD40?
danyew2000- Forista
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Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 07/04/2008
Re: Ajustar a corrente.
.. eu uso a graxa branca, talvez não seja o melhor produto, mais mi atende bem..
Quanto ao tensor, volto a dizer " o visual dele na moto não mi agrada"
Quanto ao tensor, volto a dizer " o visual dele na moto não mi agrada"
firefox- Guru
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
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