FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidado com a regulagem da corrente

+11
Familia
lord_nyo
ALLT
Gilson Silva
L340
Almeida
Dom Luiz
James
JMarcos
Ailton e Karina
jeff
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  jeff Qui Abr 21, 2011 9:37 pm

Aí vai um alerta para uma situação potencialmente perigosa:

Hoje aconteceu comigo, e já é a segunda vez que acontece. Ao fazer curvas com minha kansas, notei estalos fortes na parte de baixo da moto. O cavalete central repentinamente começou a raspar na corrente de transmissão.

Apesar de normalmente a corrente passar bem perto do cavalete central, de uma hora para outra ela começou a raspar e a dar trancos, criando uma situação muito perigosa. A quebra da corrente pode causar uma queda inevitável por travamento da roda traseira.

O que causou o problema?

O afrouxamento da porca do eixo traseiro. Pela segunda vez em um ano a porca do eixo se afrouxou e permitiu que a roda se deslocasse para frente, fazendo com que a folga da corrente praticamente dobrasse repentinamente.

A primeira vez que isso aconteceu foi depois que eu mesmo havia apertado a porca, então atribuí o afrouxamento ao fato de não ter usado uma ferramenta de cabo suficientemente longo para um bom aperto.

No entanto, desta vez a porca havia sido apertada na oficina, há poucos dias, com ferramentas corretas e pessoal experiente, e lembro que há muito tempo alguém comentou que a balança cedia conforme a porca era apertada (ou seja, a balança é fraca, não permite um bom aperto da porca).

Então fique atento ao aperto da porca do eixo traseiro. Vale a pena reapertá-la semanalmente para garantir que não se afrouxe.

Uma solução melhor ainda é a instalação de uma arruela de pressão, que evitará o afrouxamento causado pela vibração. É uma peça para custar no máximo 10 centavos.

Como isso aconteceu a poucos km de casa, e não estava com ferramentas, mesmo porque ainda não comprei uma boa chave para essa porca, improvisei uma solução com o que tinha à mão:

Peguei um elástico curto (20 cm com ganchos), que sempre carrego, prendi um pedaço de madeira com um nó e instalei essa gambiarra esse recurso técnico de emergência no cavalete central, a fim de calçá-lo afastado da corrente.

Com isso pude seguir até em casa a 40 km/h (porque se a corrente escapasse a coisa ia ficar muito feia) e reparar o problema com ferramentas adequadas.

Se isso tivesse acontecido no meio de uma viagem, teria estragado o passeio. Então, melhor é prevenir.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  Ailton e Karina Sex Abr 22, 2011 4:08 pm

Que perigo em Jeff. Ainda bem que está tudo bem

Falando em cavalete eu preciso trocar a mola do meu cavalete central, ela está sem força, quando eu guardo o cavalete ela nao puxa por completo
Ailton e Karina
Ailton e Karina
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 526
Idade : 40
Localização : Mauá - SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 17/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  JMarcos Sex Abr 22, 2011 4:21 pm

Olá Jeff,
valeu pelo alerta, vou passar a verifcar o espaçamento da roda e a corrente com mais frequencia.
JM.

JMarcos
Novato
Novato

Número de Mensagens : 12
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 16/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  jeff Sex Abr 22, 2011 4:31 pm

Obrigado, Marcos!

Valeu, Ailton e Karina!

O bom é que ganhei uma chave 19 de cabo longo de meu pai... presentão de páscoa... hehehe

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  James Sex Abr 22, 2011 10:09 pm

Ainda bem que você percebeu heim Jeff, já pensou se você é um daqueles que anda na paulera e não está nem aí com a moto? É complicado, ficarei mais atento. Esses dias eu fui colocar o filtro de combustível na minha moto e não consegui sem mexer instalar as mangueiras sem rancar o tanque, quando fui rancar o tanque os parafusos estavam totalmente soltos, sei lá se podia acontecer alguma coisa, mas daí aproveitei a oportunidade e reapertei todos os parafusos da moto (muitos estavam soltos), coisa que já tinha lido aqui no fórum mas não tinha dado muita atenção, vivendo e aprendendo, ou tentando...

Abraços!!!

James
Novato
Novato

Número de Mensagens : 30
Idade : 33
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  Ailton e Karina Sáb Abr 23, 2011 6:32 am

Cara parafuso solto é coisa de conssecionaria scratch

Tem gente que nasce para fazer o mau e prejudicar os outros.... sei lá o que passa na cabeça desses caras.
Ailton e Karina
Ailton e Karina
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 526
Idade : 40
Localização : Mauá - SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 17/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  jeff Sáb Abr 23, 2011 7:15 am

Não só da concessionária....

Com o tempo, é natural que eles se afrouxem devido à vibração. Antigamente, se usavam arruelas de pressão para evitar esse tipo de coisa. Depois passaram a usar porcas autotravantes (nylok) que são mais eficientes, mas têm o inconveniente de precisarem ser substituídas toda vez que forem removidas, porque perdem a capacidade após o uso.

Por isso tem algumas porcas que não podem ser autotravantes, porque precisam ser soltas regularmente para ajustes, como é o caso das porcas de ajuste e fixação da roda traseira. Para essas, somente o reaperto periódico ou a instalação por conta própria de arruelas de pressão. Ou trava química, que vai exigir mais esforço na hora de soltá-las e particularmente não gosto porque sempre pingam onde não devem.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  Dom Luiz Qui maio 12, 2011 4:19 pm

Quando fui apertar a corrente reparei o parafuso da roda "mais frouxo do que deveria".

Valeu pela dica, Jeff.

Sobre a arruela de pressão, seria parecida com esta?

Cuidado com a regulagem da corrente Inox_21

[]s
Luiz
Dom Luiz
Dom Luiz
Forista
Forista

Número de Mensagens : 132
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  jeff Qui maio 12, 2011 7:29 pm

Ainda bem que foi útil...

Sim, essa é uma arruela de pressão. Também existem outros tipos, mas essa é a mais comum.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  Almeida Sex maio 13, 2011 11:55 am

Não sei a que moto voçe se refere jeff, mas isso tambem se aplica nas speed?
Se sim vou ficar alerta........valeu!

Almeida
Novato
Novato

Número de Mensagens : 39
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 13/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  jeff Sex maio 13, 2011 12:14 pm

Almeida,

Detectei o problema na kansas, não sei se a balança da speed é igual ou mais reforçada. Como todas as motos chinesas, eles reduzem custos economizando no material, então temos que tomar cuidado.

Independente disso, essa revisão deve ser feita sempre, em motos de qualquer procedência, já que o afrouxamento repentino pode causar um acidente grave.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  L340 Sáb maio 14, 2011 9:37 am

Aos poucos estou colocando essas arruelas em tudo quanto é canto.
Já tem no freio diateiro e nas porcas do prisioneiro.
Depois dessa, vou comprar para as rodas tb.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  Dom Luiz Qui maio 19, 2011 6:22 pm

Jeff,

Só pra confirmar: quando isto aconteceu com sua corrente, você reparou se o freio trazeiro também ficou mais baixo?

[]s
Luiz
Dom Luiz
Dom Luiz
Forista
Forista

Número de Mensagens : 132
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  jeff Qui maio 19, 2011 7:00 pm

Olá, Luiz,

Tenho a impressão que não, porque a roda torceu dentro da balança, a ponta esquerda do eixo foi para a frente puxada pela corrente, mas a ponta direita ficou no lugar, o espelho ficou onde estava, acho que nem chegou a afetar a regulagem do freio traseiro.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  Gilson Silva Sex Nov 25, 2011 2:44 pm

Amigo, valeu pela dica hein!

Gilson Silva
Novato
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 52
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 25/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  jeff Sáb Nov 26, 2011 4:53 pm

Pode contar com o pessoal do fórum!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  ALLT Sáb Jan 07, 2012 12:32 pm

Jeff, o que voce disse é verdade, e vale lembrar os amigos que a corrente tambem nao deve ficar muito esticada!!!
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  jeff Qui Mar 08, 2012 2:40 pm

Hoje descobri mais uma das kansas....

Voltando do MPF (fui lá justificar porque não voltei na segunda-feira), aproveitei para conhecer uma loja de motos que tem ali do lado.

Aproveitei para fazer minha pregação sobre o meu assunto predileto, o vendedor aproveitou que o chefe da oficina estava passando para ouvir tudo aquilo que vocês estão cansados de ler aqui.

Sabe quando você ver uma luz acender na cabeça do cara, tipo "então é isso!" ? Aí ele desatou a falar dos problemas que ele pega lá (e vocês estão cansados de ler aqui), até que ele falou de um "novo":

A corrente da kansas pula fora a toda hora por causa do comprimento longo e da corrente sem retentores...

Minha corrente somente pulou fora e precisou de regulagem mais frequente que o normal por causa do pneu fora de medida que eu usei; antes, ela nunca tinha dado problema e agora que voltei para a medida original está perfeita.

Mas também sempre usei corrente com retentores, e sempre achei que a corrente original tivesse retentores. Então fica a dica, nunca instale corrente sem retentores de borracha, apesar de ela custar menos, dará grandes dores de cabeça e trará riscos.

Agora precisa ver como essas correntes sem retentores foram parar nessas motos. Precisa ver se eram originais de fábrica ou se foi improviso do proprietário que acabou não dando certo. Pelo jeito que o cara falou, pareceu se tratar de motos novas, mas elas já estão há alguns anos no mercado, muita coisa pode ter acontecido nesse tempo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  lord_nyo Qui Mar 08, 2012 2:55 pm

desde que ando com a minha ...

que da por volta do fim de 2010, minha corrente nunca saltou fora ou teve algum problema.

menos mal né Smile
lord_nyo
lord_nyo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 575
Idade : 39
Localização : Betim Minas Gerais
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2010

http://www.flogao.com.br/kikonyo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  Familia Qui Mar 08, 2012 3:46 pm

jeff escreveu:Hoje descobri mais uma das kansas....

Voltando do MPF (fui lá justificar porque não voltei na segu...

Jeff, o uso da corrente com retentor e indicado apenas em casos especificos ou em motos especificas, muita areia ou poeira na rua ou estrada ou em motos de competição de trilha, enduro, cross ou similar, creio que o mecanico que lhe passou esta informação na verdade esta desinformado, quanto a Kansas ou qualquer outra moto que tenha la na oficina dele, com relação a distancia da corrente ele tambem esta equivocado, pois em qualquer moto que esta com a corrente esticada ao limite e ainda folgada ocorre problemas ate mesmo da corrente saltar, comigo ja aconteceu duas vezes uma com uma de minhas motos e outra com uma moto de um amigo.

O uso do retentor em correntes apenas evita a entrada de areia ou qualquer outro agente desgastante dos roletes, mesmo com o uso de corrente com retentor o proprietario deve manter os procedimentos de limpesa, lubrificação e esticamento da mesma, pois estas são a determinante que evita um acidente ou eventual contratempo devido a folga.

Correntes com retentores em teoria duram mais que correntes sem retentores, como eu disse, isso em teoria, pois na pratica o que vai ajudar na durabilidade do sistema de transmissão e o dono da moto, pois ate mesmo uma corrente de alta performançe tem que ter cuidados do qual ela não tomará sozinha, o uso de correntes com retentores com donos responsaveis e atentos aos devidos cuidados sim, vai garantir maior durabilidade.

Para quem não conheçe: Correntes com retentores são correntes especiais, que tem proteções em cada elo que protegem os roletes, dentro de cada rolete tem uma lubrificação propria, os retentores evitam a entrada de areia ou massa de poeira e lubrificante, que causa o desgaste prematuro das partes, um ponto que deve ser levado muito em consideração e quanto a limpeza de correntes com retentores, o uso de solventes ou desengripantes pode causar o desgaste prematuro da mesma, pois estes agentes podem retirar a lubrificação da mesma, o ideial e a limpeza com jato de agua e pano umedecido em oleo, isso apenas para a limpeza, na lubrificação use splay apropriado existem de varias marcas e preços.
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 48
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  will_santana Qui Mar 08, 2012 8:19 pm

até onde eu sei, corrente com retentor só tem as vantagens que o família falou
eu usei na banguela por um bom tempo até ela estourar qnd pulou POR CAUSA DAS BUCHAS DA COROA
considerando o inferno que foi encontrar outra e que achar remendo (elo) para ela é quase impossível, voltei para as correntes comuns e não me arrependo.
não lembro qnts km tem desde esta troca, mas até hoje só precisei esticar a corrente UMA única vez. acredito que isso já fazia uns 10mil km desde a troca

continuo usando pneu grande, andando em ruas esburacadas, qse sempre com a patroa na garupa e a folga na coroa não reapareceu e o desgaste da relação está normal

a corrente da kansas tende a ter mais folga que as outras por ser maior. questão de estatística. uma corrente maior vai ter mais elos para ceder.
mas fale com donos de shadow e cia pra ver s não é a msm coisa...
agora a corrente com retentores cedia menos, FATO. se estiquei 2x na vida dela toda foi muito. talvez ajude, mas a chance de vc ficar na rua qnd ela estourar não vale isso. TODOS os motociclistas que pararam pra me ajudar tinham um elo ou mais preso em sua moto. mas não cabia na corrente com retentores. hoje ando com um elo preso na minha para retribuir o favor que poderia ter me salvado

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  jeff Qui Mar 08, 2012 10:45 pm

Família,

O que me chamou a atenção foi ele ter dito que a frequência de problemas com a corrente especificamente da kansas era grande.

Será que isso acontece porque a maioria dos donos de kansas talvez seja formada por novatos? Mas se fosse assim, a taxa deveria ser a mesma dos donos de titans, ybrs e yess, não chamaria a atenção dele.

Lembro bem a imagem dele balançando a mão para exemplificar o movimento amplo da balança facilitando ela pular fora e isso me chamou a atenção, lembrei na hora daquela soltada de corrente que o Cássio de Goiânia teve na primeira viagem dele.

De qualquer forma, é só prestar atenção diariamente na folga da corrente, como você disse. Uma conferência rápida antes de sair com a moto evita muita dor de cabeça.

Will,

Quer dizer que não foi o Cassius que lançou a moda do elo de corrente no pescoço aí no Rio?

Eu nunca tive uma corrente rompida, tanto na cg quanto na kansas. E também não lembro de ter visto alguém parado com corrente estourada lá em Sampa. E tenho a impressão que não é hábito do pessoal em SP carregar emendas de corrente.

E também não tive mais problemas depois que troquei o pneuzão. Hoje mesmo a moto balançou e fui verificar, tudo normal, inclusive o aperto da porca do eixo. Era só o vento em cima da ponte mesmo.

Talvez isso tudo tenha mais a ver com hábitos de pilotagem ou condições geográficas locais... sei lá.

Ou seja apenas um xalme a mais...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  will_santana Sex Mar 09, 2012 3:04 am

a corrente estourou DUAS vezes, jeff
mas apenas qnd pulou as duas vezes por causa da folga da coroa

talvez tenha acontecido por causa do material. tanto no visual quanto no tato não me parecia aço e sim algum outro tipo de liga
ainda assim não mudou o fato dos motoboys e motociclistas TODOS terem o tal elo. o meu fica ali na mesa inferior, onde tem um passador de cabos do lado esquerdo. junto com a trava de disco

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  renegado Sex Mar 09, 2012 6:34 pm

Jeff a situação da porca tb pode ser que oq vai sanar o problema de aperto e troca-la pq e uma porca de pressão(auto travante) não poderia estar soltando assim tão facilmente!

mais especificamente essa
Cuidado com a regulagem da corrente 0036108_02_2010_15_17

esse anel de borracha pode estar danificado causando esse problema!
renegado
renegado
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 562
Idade : 37
Localização : Serra ES
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 26/03/2010

http://www.webradiomotorrock.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  xazinho Sex Mar 09, 2012 7:39 pm

Eu mora aqui em SP e costumo andar com essa trava da corrente. Eu trabalho na rua e ja precisei dessa peça,tanto para mim como para os outros motoqueiros.
xazinho
xazinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 215
Idade : 44
Localização : São Paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a regulagem da corrente Empty Re: Cuidado com a regulagem da corrente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos