FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tô chegando!!

+12
Cássio Fernandes
Junia
will_santana
wagner mota
Ailton e Karina
Dan Floripa
Dom Luiz
Péricles
Cassius
Adam
jeff
felipe_neo
16 participantes

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Tô chegando!!

Mensagem  felipe_neo Sáb Abr 30, 2011 2:25 pm

Fala galera,

Meu nome é Felipe e sou do RJ. Sempre gostei de motos custom, mas só agora tomei vergonha na cara e entrei na auto esc. pra incluir a categoria A na carteira.

Andei pesquisando uma moto pra começar e gostei muito da Kansas, não só pela beleza mas principalmente pelos relatos dos proprietários que li neste e outros sites. Sendo assim vou comprar minha Kansas em Julho ou Agosto, quando receber uma grana extra que tô esperando.

Como gosto de sair no fim de semanda pra conhecer lugares novos e às vezes rodo um pouco mais (200 Km total ida e volta), queria saber se a danadinha aguenta o tranco. Ps. A patroa vai na garupa (+-130Kg eu e ela).

Aguardo a ajuda de vocês e espero poder estar logo ajudando outros novos usuários!
felipe_neo
felipe_neo
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 76
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 30/04/2011

http://viajantekansado.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Sáb Abr 30, 2011 4:24 pm

Olá, Felipe

Bem-vindo ao time!

A kansas aguenta sim, eu e minha garupa estamos totalizando uns 170 kg. O que você não poderá fazer é esperar um alto desempenho da moto.

O máximo que você poderá colocar para deixar a moto mais gostosa será um pinhão de 16 dentes com o pneu traseiro original, ou um pneu 130/90 com a relação original. Mais que isso a motinho não aguenta.

Fique à vontade para tirar dúvidas.

Aí no Rio tem uma galera animada, e estamos programando um encontro em Minas no final de junho. Quem sabe você já está com a moto até lá?

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Adam Sáb Abr 30, 2011 7:01 pm

Na boa companheiro, como vc andara muito em avenidas e estradas(penso eu), pode por o pinhão de 17 sem medo! a minha ta com este e ando na cidade com garupa dando um total de 155 kg e dale subida e desçida e ja esta com 9000 kilometros! o de 16 no MEU CASO senti uma diferença muito sutil em relação ao de 15(original) ja o de 17 as marchas ficaram mais longas da até pra dar umas esticadas boas dando a sensação q esta com um motor mais potente rsrs e por outro lado se vc andar de boa, com o de 17, pareçe q o motor nem faz força, ah e também senti q com ele a neguinha ficou mais economica, meu trajeto mais ou menos é de 70%cidade 30%rodovia, acho q se andar somente na rodovia ela ficara muito mais economica
Voçê vai adora-la, colocar apelido, procurar acessorios e etc...rsrsr
Nunca é demais lembrar, atente-se ao nivel do óleo!

Abraço e boa sorte!

Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Sáb Abr 30, 2011 7:04 pm

Com 17, mas pneu original, né?

Eu usava 16 e coloquei o pneuzão, achei que ficou muito ruim, voltei pros 15. 17 nunca experimentei.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Adam Sáb Abr 30, 2011 7:13 pm

Ah sim!
com pneu original
Bem lembrado! cheers
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  felipe_neo Seg maio 02, 2011 2:04 pm

Galera, valeu pela atenção!! Me sinto mais confiante de pegar uma kansas a cada tópico que leio neste fórum.

Gostei dessa idéia do pinhão, mas será que isso não acarreta na perda da garantia, pois pretendo pegar uma 0km?

Se eu já estiver com a motoca quando houver o encontro farei de tudo pra estar lá. Tem algum tópico pra eu ir acompanhando a data ou outras informações?
felipe_neo
felipe_neo
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 76
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 30/04/2011

http://viajantekansado.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Ter maio 03, 2011 8:50 pm

Será muito bem vindo!

É o tópico Bikefest tiradentes 2011 encontro de motos classicas uniao galera rj-sp

https://dafra.forumeiros.com/t3136p705-bikefest-tiradentes-2011-encontro-de-motos-classicas-uniao-galera-rj-sp#53775

Deve comparecer a mesma dezena de 5 ou 6 de sempre... hehehe

Se tiver paciência de ler todo o chororô do Cassius com a kansas dele, talvez você desista de comprar sua kansas...

Mas é bom que você saiba, antes de tomar sua decisão, que realmente ela precisa de alguns cuidados a mais que uma titan, factor ou yes.

Primeiro: todas elas andam mais do que a kansas. é coisa de 5 ou 10 km/h, mas não dá para acompanhar na estrada. Se tentar acompanhar, vai acontecer o mesmo que aconteceu com a moto do Cassius e também com a minha hoje:

Ela vai aquecer demais porque estará sendo forçada demais. Vou aproveitar para contar aqui o que aconteceu.

Viemos num ritmo forte com a moto completamente lotada. A capacidade dela é para 150 kg, e calculo que entre eu, minha garupa e bagagens estávamos com uns 200 kg. Para tentar não ficar muito perto dos caminhões, houve momentos em que fui obrigado a manter 115 km/h continuados no velocímetro, o que significa uns 95 km/h reais, que é o máximo que ela anda. Assim como as titan não passam de 105 km/h reais, mas têm um erro de velocímetro menor. Mesmo assim, ver alguém passando por você na estrada a 10 km/h mais rápido parece muito mais.

Por sorte, enquanto dava essa puxada, me deu na telha visitar um shopping outlet logo ali, e saí da estrada. Diminuí a velocidade e estava procurando a entrada do estacionamento para motos quando a Jezebel começou a fazer exatamente aquilo que o Cassius reclama, não engatar a 3a marcha, ficar sem marcha nenhuma entre a 2a e 4a marcha. Isso já tinha acontecido comigo no primeiro dia que comprei a moto (tópico Novo Avatar).

Então, o diagnóstico é um só: aquecimento excessivo.

A kansas original tem essa tendência, melhorou muito na minha com o paralama da miraginha (que é menor), mas você precisa ter sensibilidade para não exigir dela mais do que ela pode oferecer. Quando eu estava forçando a moto, tinha plena consciência que estava muito perto do limite do motor, tanto que eu mantinha a mão no manete da embreagem pronto para agir caso o motor travasse (estava rezando para isso não acontecer, porque sabia que não podia manter aquele regime por muito tempo).

E a prova foi que saindo para o shopping, fiquei sem a 3a marcha. O problema desapareceu completamente depois que a moto esfriou, e voltei o restante do caminho com o ponteiro a 100-110, sem problema algum.

Então é isso, a moto é valente, mas tem seus macetes. Sabendo usar e tomando os devidos cuidados, ela te leva longe com confiabilidade. Estou retornando de uma viagem de 350 km em 3 dias, sem contratempo algum além desse. Já cheguei a fazer 870 km em dois dias, na boa (exceto o banco, vale a pena trocar. E amortecedores também, melhoram muito o conforto).

E tem gente que fez bem mais.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Cassius Ter maio 03, 2011 11:20 pm

Na boa,a2011 vale a pena. EU que dei azar,saca, a minha veio bixada, como a de mais alguns que vão falar mal pra carvalho dessa moto, mas se eu tivesse oportunidade compraria outra kansas, alem do estilo ela anda bem e consome pouco. é isso mesmo, eu adoro ela, o problema foi uns defeitos que vieram com ela, mas e raro, uma em cada 10, como em qq moto de qualquer marca,vale a pena, se vc der azar como eu se fodeu, mas se der sorte como o Jeff vai bater em quem falar mal dela!
Agora, se vc é do RJ,entra no tópico Agenda RJ 2011,vamos em N.I. sábado ver uns acessórios para a viagem de Tiradentes e vc aproveita pra conhecer os kansados do RJ
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Ter maio 03, 2011 11:38 pm

Cassião, prefiro acreditar que não seja sorte ou azar.

Tenta descobrir porque ela está esquentando demais.

Pode ser uma série de coisas: embreagem patinando, marcha lenta muito acelerada, mistura mal regulada... defeito de fabricação é a menor das probabilidades. Não que não aconteça, nenhuma máquina é perfeita.

Mas se o mesmo problema aconteceu na sua moto e também na minha, mas eu estou conseguindo administrar, não seria o caso de você tentar descobrir porque eu consigo conviver bem com a minha e você não?

Um abraço,

jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Cassius Qua maio 04, 2011 8:29 am

não seria o caso de você tentar descobrir porque eu consigo conviver bem com a minha e você não?

Por que os seus probemas de fácil solução eu você mesmo resolve, os meus, eu não sei mexer, dependo da autorizada, que ca ga e anda para mim e as reclamações que eu fiz, das 8 vezes que fui a cc fui bem atendido 3x, sendo que uma dessas foi quando comprei... se os mecanicos fizessem o que vc faz na sua moto, nunca mais teria reclamação de minha parte...
quando eu aprender a não precisar de um mecanico, salvo casos mais complexos, isso acaba...
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Qua maio 04, 2011 8:38 am

Mas leia de novo o que eu escrevi....

O problema de perder a terceira marcha só aparece quando a moto esquenta demais.

Será que você não está andando por tempo demais com o cabo enrolado? Acelerando mais que o necessário e controlando na embreagem, o que faz ela patinar e ajuda a aquecer ainda mais o motor? São coisas que só dependem de você, não dos mecânicos.

Ou será que está mantendo a marcha lenta muito acelerada e pegando muitos congestionamentos? Essa regulagem é muito simples, só depende de uma chave de fenda e não precisa de nenhum conhecimento especializado.

Não vejo a hora de nos encontrarmos em Tiradentes (já é mês que vem!) para conferir exatamente como está sua moto e você poder fazer as pazes com ela!

Um abraço,

jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Cassius Qua maio 04, 2011 9:04 am

Essa regulagem é muito simples, só depende de uma chave de fenda e não precisa de nenhum conhecimento especializado.
Esse tipo de coisa não me foi passado nunca em nenhuma cc mesmo eu perguntando....
E ai, eles não podiam fazer isso? da primeira vez q eu reclamei da marcha lá?
Bom, deixa pra lá, mas essas dicas, pequenas coisas bobas que pra mim são uma monstro de 8 cabeças e 3 caudas cuspindo fogo (sonho estranho não?) mas se ninguém chegar perto, apontar o dedo e falar "é aqui o idiota!!!" eu não vou adivinhar sozinho, ou pelo menos vendo as fotos eu entendo por alto, como por exemplo, as buchas da coroa, você riu, mas até agora eu nao sei onde elas ficam para passar a graxa...
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Qua maio 04, 2011 9:17 am

Cacilda, Cassius!

Esse assunto do parafuso da aceleração é o segundo que eu mais falo aqui no fórum, você já deve ter lido uma dezena de vezes...

Dá uma conferida naqueles tópicos sobre dificuldade para fazer a kansas pegar logo de manhã que você vai ver eu falando sobre isso. Inclusive com direito a foto mostrando onde fica o parafuso.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Péricles Qua maio 04, 2011 9:38 am

jeff escreveu:...Então, o diagnóstico é um só: aquecimento excessivo.

A kansas original tem essa tendência, melhorou muito na minha com o paralama da miraginha (que é menor), mas você precisa ter sensibilidade para não exigir dela mais do que ela pode oferecer. Quando eu estava forçando a moto, tinha plena consciência que estava muito perto do limite do motor, tanto que eu mantinha a mão no manete da embreagem pronto para agir caso o motor travasse (estava rezando para isso não acontecer, porque sabia que não podia manter aquele regime por muito tempo).

E a prova foi que saindo para o shopping, fiquei sem a 3a marcha. O problema desapareceu completamente depois que a moto esfriou, e voltei o restante do caminho com o ponteiro a 100-110, sem problema algum...

Fala, Jeff!

Apesar de a Jurema nunca ter me dado nenhuma dor de cabeça relacionada ao motor ou câmbio, aliás, só tem melhorado com o uso, ela é a minha primeira moto e não tenho parâmetros de comparação da temperatura em função do tempo de uso em alta, de fato quando ando "puxando" mais que o normal, mesmo com todo o vento forçado que incide no motor eu acho que ele frita um ovo fácil! Shocked
Então, quando preciso diminuir a rotação e andar mais devagar as trocas ficam mais pesadas e o neutro dá um pouco mais de trabalho pra acertar. Te pergunto: Você já teve problema semelhante com suas motos anteriores incluindo este que você relatou com a Bebél?
Será que há algum perigo de travamento do pistão ou coisa parecida por aquecimento mesmo com os 1,4l de óleo que uso?
E a diferença na temperatura do motor é tão significativa a ponto de justificar a troca do paralama original por um menor?
Desculpe a metralhadora de perguntas, mas o caso é que ontem peguei uma BR e enrolei o cabo, te confesso que fiquei preocupado com a verdadeira caldeira que o motor ficou... Neutral

Abraço!
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Qua maio 04, 2011 10:12 am

Péricles,

O motor esquenta bastante, ainda mais quando o motor é novo. Ontem a minha fez 25000, o motor está bem solto, mas manter o cabo totalmente enrolado por muito tempo sempre é um risco.

Quão grande é esse risco vai depender de uma série de condições, como carga total, qualidade da gasolina (se for ruim, o motor vai bater pino e isso detona o motor rapidinho, batida de pino aponta para um grande risco de quebra do motor).

Atento muito para isso porque vi meu pai explodir o motor de um fusca 1300 tentando andar mais que os caminhões na estrada. E o desempenho de nossas motos não é muito diferente do de um fusca, ou seja, os limites de velocidade estão bem próximos para um e para outro. Então o que aconselho é sempre manter uma média confortável para o motor. Pelo que eu rodei, é entre 100 e 110 no velocímetro, nunca acima disso. O que dá uns 80-90 km/h reais, enquanto a velocidade máxima declarada pelo fabricante é 95 km/h (sites da lifan/zongshen na China).

Agora veja essa questão do óleo, você acompanha o fórum, já deve ter lido a última notícia sobre isso. Eu coloco 1,4 litro apenas na troca a frio, quando a totalidade do óleo foi escoada do motor.

O recomendável na troca a quente é colocar 1,2 litro, que aí o motor ficará com os 1,4 ideais. Se você colocou 1,4 sem retirar os 0,2 que ficam presos, seu motor estará com 1,6 litros, e o excesso de óleo colabora para o motor aquecer e pode até danificá-lo.

O melhor procedimento é colocar 1,2 litro e depois medir na vareta de acordo com o procedimento do manual do proprietário para ver se falta colocar um pouco mais ou não. Assim você sempre fica na certeza.

E para você que mora numa região quente, recomendo o 25W-60 ou o motul 3000, e também um paralama menor. Uma possibilidade que nunca tinha pensado é cortar um pouco na parte inferior, assim diminuindo o custo e mantendo a originalidade e melhorando o fluxo de ar para o motor. Mas nunca serrei fibra de vidro, não sei se aguenta.

Mas sei que aquele pózinho é o inferno, dá uma coceira danada.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Péricles Qua maio 04, 2011 1:07 pm

É isso aí, Jeff! O negócio é respeitar os limites e ter a consciência de que estamos falando de um motor de 150cc, e olha que depois do pinhão de 16 a final melhorou muito mais esgoelando muito menos!
Quanto ao óleo, eu mesmo troco depois que chego (pela noite) deixando escoar até a manhã do dia seguinte, mas antes dou umas pedaladas no kick pra retirar os resíduos da bomba e outras partes móveis, então cedinho vou lá e ponho os 1,4l e a vareta marca o nível máximo, aliás, agora com o uso e o amaciamento o óleo quase não baixa mais, nem preciso mais completar como fazia antes...

Um abraço e obrigado pela paciência!
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Qua maio 04, 2011 2:36 pm

Péricles,

Gosto muito de tirar dúvidas.

Pena que o salário da dafra é calculado com base na porcentagem de vendas da horizon e bison... Razz

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Péricles Qua maio 04, 2011 6:13 pm

jeff escreveu:Péricles,

Gosto muito de tirar dúvidas.

Pena que o salário da dafra é calculado com base na porcentagem de vendas da horizon e bison... Razz

Um abraço,

jeff

Huaheauheauehuahea... Mas olha só, pense na idéia de lançar a campanha "Uma Apache para o Jeff" que com certeza vc terá muito apoio!
Vai que cola!

lol!
Péricles
Péricles
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 632
Idade : 44
Localização : Belém - PA
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 10/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Qua maio 04, 2011 6:26 pm

Eu, hein?

Vai que em vez de uma apache eu ganhe um apache... de nome Jerônimo...

Tô fora!!!!!
lol!
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Dom Luiz Qua maio 04, 2011 10:10 pm

felipe_neo escreveu:Gostei dessa idéia do pinhão, mas será que isso não acarreta na perda da garantia, pois pretendo pegar uma 0km?

Bem vindo, Felipe.

Cara, o que eu faço é o seguinte: só vou trocando as peças à medida que elas vão desgastando ou quebrando. Estou com 7000km (fiz hj!) e ainda não precisei trocar nada -- essa parte não sei se é boa ou ruim Smile

cassius, o chato! escreveu:...como por exemplo, as buchas da coroa, você riu, mas até agora eu nao sei onde elas ficam para passar a graxa...

Acassius, não seriam as buchas da balança? Eu consegui acessar a direita, porém a esquerda fica escondida pela corrente & cia... talvez precise desmontar alguma coisa? De qualquer modo, balança é a peça oscilante onde é fixada a roda de trás; a buxa fica na articulação entre ela e o quadro.

jeff escreveu:(O aquecimento) Pode ser uma série de coisas: embreagem patinando, marcha lenta muito acelerada, mistura mal regulada... defeito de fabricação é a menor das probabilidades. Não que não aconteça, nenhuma máquina é perfeita.

Até hoje as únicas coisas que tive relacionadas a aquecimento (que considero bem aceitáveis) foram a leve endurecida para engatar as marchas (nada de mais, muito fácil de acostumar) e uma vez, quando eu estava subindo (com garupa) uma montanha aqui do RJ pra pular de parapente (nossa, que montanha!), desliguei o motor e tive que ligar imediatamente depois. Ele só pegou quando eu acelerei levemente.

Meu irmão (dono original da moto que só rodou 3000km com ela) disse que quando esquentava tinha dificuldades de passar a primeira. De fato eu confirmei que ela estava assim, porém seguindo as dicas de usar um óleo bom e regular corretamente a altura da embreagem, nunca mais tive isso.

Cassius, uma coisa que pode estar contribuindo para o seu aquecimento é a (possível) sujeira do motor (digo, na parte de fora). Você tem o hábito de deixá-lo limpo, livre de poeiras, terra e graxas? A sujeira costuma ser um bom isolante térmico. O meu está sempre limpo.

E o que vocês acham de tirar aqueles papéis que vêm afixados nele? No meu eu tirei (mas não por aquecimento e sim por estética). Perde a garantia se tirar? De qualquer modo os papéis ocupam uma área que daria pra dissipar um bom calor...

Sendo mais radical eu também pediria a cabeça da parte cromada que fica na frente do tubo de descarga, logo na saída do motor. Aquilo me parece ser só por estética e certamente ajuda a manter os primeiros centímetros do cano numa temperatura mais alta. Talvez eu esteja viajando nesta idéia... mas melhor viajar com a roda trazeira rodando do que com ela travada!

Jeff, do jeito que eu regulo a embreagem acredito que se o motor fundir em 5a. marcha a roda não travará de imediato (pelo menos nao em retas, com pista de asfalto seco)... faço mal em deixar assim? (minha embreagem não patina em uso normal não). O motor quando trava é apenas o pistão & biela e cilindro que se fundem, né? da embreagem pra roda fica tudo articulado ainda?

Eu corria de Kart quando era mais novo e era relativamente comum ver motores fundindo (eram 125cc 2 tempos e iam a 18 mil rpm) -- pelo que me lembro, o motor não travava de imediato, levava entre meio e 1 segundo para ele travar completamente, o que, na moto, daria tempo para apertar a embreagem e evitar um acidente... certo? (no kart nao dava pq o motor era ligado diretamente à roda, sem embreagem -- mas não tinha problema por que isso só acontecia no retão).

Edit:
Cassius, agora pra gente tentar descobrir o que se passa com sua moto... ai vão as minhas impressões: a moto é como um cavelo. Pra você montar bem nela, precisa de intimidade e autoridade. Se você pilotar sem intimidade, ela vai te rejeitar e dar problemas. Uma vez um cavalo me jogou contra uma árvore, passando raspando nela pra pegar na minha perna e me derrubar -- depois dessa comecei a tratar ele diferente, com autoridade, e o bicho entrou no esquema.

Pra quem não gostou da minha comparação, eu a fiz depois de assistir a este vídeo -- https://www.youtube.com/watch?v=Tgsa8BMc-sY -- total falta de intimidade com a bicha...

Minha sugestão: perca um pouco daquele amor platônico, sente na moto com autoridade, acelere com propósito bem definido e sem medo de machucar a bicha, afinal ela está alí para lhe servir e lhe dar prazer -- dor de cabeça já chega a das nossas donas-encrenca (O que me faz imaginar que alguém possa preferir comparar a moto com uma amante ao invés de um cavalo... mas como eu não tenho, não posso opinar). Resumindo, você tratando sua moto com personalidade, provavelmente sentirá dela a melhor hora em que ela gosta de ter as marchas trocadas, o quanto de redução você deve fazer, entre outras informações que só uma moto domada fala para um dono esquisofrênico (eu, no caso).

Smile

Vamos lá, Cassius!! VOCÊ CONSEGUE!!!

Smile Smile

[]s
Luiz


Última edição por Dom Luiz em Qua maio 04, 2011 10:50 pm, editado 2 vez(es)
Dom Luiz
Dom Luiz
Forista
Forista

Número de Mensagens : 132
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Adam Qua maio 04, 2011 10:22 pm

Jeff, vc disse q não se pode acelerar forte por muito tempo...quanto tempo?????minutos? horas?
porque a minha eu vou moendo de casa até a facu e vice versa, porem é perto deve dar uns 5 ou 10 minutos no maximo de cabo dobrado, ah, e a minha melhorou muito o aqueçimento depois q abri as buzinas, coloquei o pinhão de 17 e recentemente o militec, não sinto nenhum calor no pé ou perna, quando paro em um semaforo mesmo vindo de uma rodovia.Aqueçimento não é mais um problema, e olha q esta com mistura pobre!(parafuso todo fechado)
E a perca de embreagem momentanea deve ser porque o óleo aqueçe muito e perde suas propriedades lubrificativas(li em algum lugar), q óleo vc´s usam? eu acho q se vc´s usarem o motul ou o yamalube, este problema deve sanar ou diminuir!

abraço!
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Dom Luiz Qua maio 04, 2011 10:36 pm

Adam, onde vc comprou o militec? Faz tempo que quero botar mas não acho...

A embreagem não patinou não?

[]s
Luiz
Dom Luiz
Dom Luiz
Forista
Forista

Número de Mensagens : 132
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  jeff Qui maio 05, 2011 6:55 am

É por isso que gosto tanto de participar deste fórum, estou sempre aprendendo coisas novas.

Taí, Cassius... com base em uma experiência totalmente diferente com os karts, o Dom Luiz resumiu muito bem a maneira de se lidar com uma moto. E nessa conversa, ainda podemos estabelecer alguns parâmetros para conhecer melhor nossas motos.

Vamos lá:

Felipe, não acho vantagem trocar o pinhão original para evitar o risco de perder a garantia. É preferível esperar a primeira troca da relação. A moto estará mais amarrada nesse período, mas não é o fim do mundo. Apenas comentei aquilo para quando for fazer isso, saber a limitação que acompanha a opção.

Não respondi ao Cassius sobre onde ficam as buchas da balança porque achei que ele estava brincando. Como esse assunto foi bastante discutido, o Cassius é um dos participantes mais ativos do fórum, a balança é bem conhecida, só tem um ponto de articulação e as buchas que precisam de lubrificação só podem estar ali, cê tava brincando, né Cassius?

Eu mesmo nunca lembrei de lubrificar, tentaria usar algum aplicador de bico fino, se necessário com uma mangueirinha para tentar chegar até lá.

Quando muito aquecida, a minha moto perde a terceira, impossível de achar, exatamente como a moto do Cassius. Mesmo usando motul 3000 (que já está quase com 1500 km... mesmo em uso normal estou sentindo o câmbio ligeiramente mais resistente à mudança de marchas. Talvez se ele fosse novo, não teria passado por esse problema). E aproveitando para responder ao Adam, o millitec ajuda muito a garantir uma melhor lubrificação e portanto a manter a temperatura do motor mais baixa. Todo mundo que usou recomendou e não teve problemas na embreagem.

O superaquecimento de minha moto aconteceu depois de uns 5 a 10 minutos tentando manter uma distância segura dos caminhões. Normalmente me encaixo entre eles, e quando vejo algum chegando embalado procuro mudar de faixa com segurança.

Para um caminhão, a mudança de faixa é sempre uma operação tensa e arriscada, porque normalmente os automóveis não colaboram, o que pode obrigar o motorista a frear. Não é fácil desacelerar 40 a 50 toneladas. Em uma carreta, ele precisa frear primeiro o reboque e depois o cavalo. Se essa frenagem não for bem coordenada por qualquer motivo, o reboque empurrará o cavalo, fazendo um L, e o caminhão ficará desgovernado.

É muito mais fácil para quem está de moto fazer essa mudança, então procuro facilitar para eles indo para uma faixa livre ou até para o acostamento, quando ele é um tapete sem desnível como na Bandeirantes e há boa visibilidade e espaço livre para não pegar ninguém por lá.

Voltando ao assunto de quanto tempo ficar esguelando o motor, considero que esse seja o limite, 5 minutos, não chegando a 10. Agora existem inúmeras variáveis a considerar. Uma coisa é esguelar o motor num trajeto curto como esse da faculdade. Talvez o motor ainda nem esteja completamente aquecido na temperatura normal de funcionamento quando você exige isso dele, então tem uma reserva. Outra coisa é estar na estrada há uma hora, exigindo o máximo razoável do motor, portanto ele já estará em uma alta temperatura, e aí começar a manter o motor no limite por tempo prolongado. Essa é a situação mais perigosa e pergunto ao Luiz se aqueles motores geralmente travavam na primeira volta ou nas outras.

Sujeira e pintura isolam o motor do ar, e contribuem para aumentar a temperatura. As etiquetas podem ser removidas, porque o que assegura a garantia é o lacre de tinta colorida que é colocado nos parafusos.

Um motor superaquecido dá sinais que um piloto atento perceberá antes que o motor trave. O desempenho irá diminuir e o motor terá mudado seu ronco. O piloto desatento tentará compensar a perda de desempenho acelerando ainda mais, esse é o maior erro. Se a moto perdeu desempenho, ela está pedindo descanso. Diminua o ritmo que o vento da estrada ajudará a resfriar o motor e logo ela estará novamente rodando normal. E se toque que aquele ritmo não estava adequado e portanto não pode ser mantido.

Diminuir a velocidade em 10 km/h já é o suficiente para o motor ser menos exigido.

Um sintoma de motor superaquecido e sendo danificado, o que pode levar ao travamento, é a batida de pino. Aquele barulho que parece um alfinete batendo no metal, que ocorre sem regularidade, e desaparece quando você alivia o acelerador. Ou a moto está muito quente, ou a gasolina é de má qualidade, a combustão acontece antes da hora e o motor fica muito forçado. Ocorrendo batida de pino, reduza a velocidade, não insista. Mesmo uma gasolina boa como a ipiranga aditivada pode fazer o motor bater pino em um dia extremamente quente. A podium resiste melhor a isso.

Posso ter esquecido de alguma coisa, é só falar. Agora mesmo lembrei que ainda não tomei café...

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Dom Luiz Qui maio 05, 2011 9:48 pm

jeff escreveu:...Outra coisa é estar na estrada há uma hora, exigindo o máximo razoável do motor, portanto ele já estará em uma alta temperatura, e aí começar a manter o motor no limite por tempo prolongado. Essa é a situação mais perigosa e pergunto ao Luiz se aqueles motores geralmente travavam na primeira volta ou nas outras.

Acontecia lá pelo meio do treino, talvez por que neste momento os pilotos estivessem no auge da performance física e psicológica.

Eles já tinham que vir de uma volta quente pra poder entrar no retão já bem embalados. O motor fundia sempre próximo ao ponto de frenagem para a próxima curva -- que era o momento em que se obtia o giro máximo do motor.

O retão durava uns 5 segundos apenas...

Uma coisa importante: isto só acontecia com os motores envenenados. Com os motores standards nunca soube de nenhum caso.

[]s
Luiz
Dom Luiz
Dom Luiz
Forista
Forista

Número de Mensagens : 132
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Adam Qui maio 05, 2011 10:07 pm

Dom Luiz escreveu:Adam, onde vc comprou o militec? Faz tempo que quero botar mas não acho...

A embreagem não patinou não?

[]s
Luiz

Eu rodei muito para pra achar! só fui achar em uma loja q prepara carros turbo e vende escapes esportivos, mas aqui é FRANCA! nunca tem nada!rsrs ai no RJ deve ser mais fáçil!
Eu achei essa loja pelo google, num ato de desespero digitei "militec franca-sp" e por acaso achei uma lista de lugares onde vende militec."
E a embreagem não pátina não afinal ele age nas partes com maior atrito pelo aqueçimento e na embreagem não ha aqueçimento(pelo menos suficiente para ocorrer a adsorção do militec nela) De boa!

abraço!
Adam
Adam
Forista
Forista

Número de Mensagens : 330
Idade : 37
Localização : Franca -SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tô chegando!! Empty Re: Tô chegando!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 7 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos