Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
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Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Agora pessoal, um a duvida de um amigo meu que repasso para voces me ajudarem, ele usa muito pouco a moto dele, mas pouco mesmo!!! De acordo com ele a moto achega a ficar 6 semanas sem funcionar !!! Sabemos que na partida o desgaste é maior, mas qual seria o oleo mais recomendado para essa situação!!! Sei que nao tem um especifico, mas qual é o mais indicado???
ALLT- Forista
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Edifrans escreveu:Opa,
Após pouco mais de 2 anos de posse da minha motoca resolvi fazer o teste do MOTUL 3000 (antes usei MOBIL "que não recomendo a ninguém", e YAMALUBE "recomendo, óleo muito bom por sinal").
É o seguinte, gostei muito do MOTUL, apesar do preço salgado (22 Dilmas). A motoca já rodou 980KM e o câmbio continua filé "como se estivesse com óleo recém trocado". Notei porém que, pela manhã, ao realizar o procedimento para correta medição do nível de óleo no motor o MOTUL "após ter funcionado a moto pelos 1~2 minutos demora bastante até preencher totalmente o visor. Coisa que o Yamalube fazia.
Fiquei encucado com isso e resolvi testar melhor... notei também que após uns quilômetros (suficientes para aquecer o motor) o visor é imediatamente preenchido de óleo "MOTUL".
Então pergunto: É normal isso? (Percebe-se com isso claramente que o MTUL "quanto em baixas temperaturas" é um óleo bem mais denso. Ficando mais líquido quando quente)
Só mais uma colocação/questão: Pelo MOTUL ter essa propriedade "acima mencionada", não é necessário um maior esforço da bomba de óleo enquanto o motor não atinge uma temperatura para liquefazer mais o MOTUL?
Abraço,
OPS! O Lubrax tmb possui esta característica do MOTUL que o edi comentou. Antes do lubrax, eu usava o yamalub.
*Quando usava o yamalube: Pela manhã, quando ligava o motor, o oleo era sugado mas no visor ainda aparecia no minimo: no nivel L, depois de ~1-2 minutos desligava e o oleo enchia rapidamente até o nível médio do visor e em alguns segundos o preenchia totalmente, quando o motor estava quente, o óleo era sugado até a metade entre H-L (nunca secava o visor) e quando desligado o nivel voltava rapidamente a preencher todo o visor, eu tinha até feito um vídeo mostrando este procedimento com o motor quente e postado;
*Com o lubrax: Pela manhã com o motor frio, quando ligo o motor o óleo é rapidamente sugado ficando apenas um leve menisco de óleo no visor, depois de ~1-2 minutos desligo e o oleo lentamente volta e depois de dois ou mais minutos alcança o nivel entre o H-L, ficando assim por bastante tempo. Neste momento que estou postando acabei fazendo um teste com o motor quente e percebí o seguinte: quando ligo o motor, o óleo some do visor permanecedo apenas um menisco e quando desligo demora uns 6 minutos para preencher o visor. Neste teste que fiz agora, percebi algo estranho: quando o visor está quase ficando quase seco, aparece um barulhinho diferente no local da bomba
Será que vou ter que pedir que nem o jeff, para desler o meu post anterior????
Convidado- Convidado
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
ALLT escreveu:Agora pessoal, um a duvida de um amigo meu que repasso para voces me ajudarem, ele usa muito pouco a moto dele, mas pouco mesmo!!! De acordo com ele a moto achega a ficar 6 semanas sem funcionar !!! Sabemos que na partida o desgaste é maior, mas qual seria o oleo mais recomendado para essa situação!!! Sei que nao tem um especifico, mas qual é o mais indicado???
Seria bom ele usar Militec junto ao óleo de motor que ele costuma usar.
Abraço!
Dan
Dan Floripa- Guru
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Dan Floripa escreveu:ALLT escreveu:Agora pessoal, um a duvida de um amigo meu que repasso para voces me ajudarem, ele usa muito pouco a moto dele, mas pouco mesmo!!! De acordo com ele a moto achega a ficar 6 semanas sem funcionar !!! Sabemos que na partida o desgaste é maior, mas qual seria o oleo mais recomendado para essa situação!!! Sei que nao tem um especifico, mas qual é o mais indicado???
Seria bom ele usar Militec junto ao óleo de motor que ele costuma usar.
Abraço!
Dan
Antes de usar o Militec que e um produto muito bom, o dono da moto tem que ter a ciencia de como esta os discos de embreagem, pois se eles ja estiverem lascasdos ou a moto for muito antiga, corre o risco da embreagem patinar, e bom ter esta informação antes de colocar o Militec caso contraria vai ficar achando que deu pau no motor, ai quando leva pra um mecanico fuleragem ele logo condena o motor, sendo o problema nos discos.
Mais de moto geral o uso do Militec deixa o motor da moto um doce.
Familia- Membro Senior
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Samio,Samio escreveu:Edifrans escreveu:Opa,
Após pouco mais de 2 anos de posse da minha motoca resolvi fazer o teste do MOTUL 3000 (antes usei MOBIL "que não recomendo a ninguém", e YAMALUBE "recomendo, óleo muito bom por sinal").
É o seguinte, gostei muito do MOTUL, apesar do preço salgado (22 Dilmas). A motoca já rodou 980KM e o câmbio continua filé "como se estivesse com óleo recém trocado". Notei porém que, pela manhã, ao realizar o procedimento para correta medição do nível de óleo no motor o MOTUL "após ter funcionado a moto pelos 1~2 minutos demora bastante até preencher totalmente o visor. Coisa que o Yamalube fazia.
Fiquei encucado com isso e resolvi testar melhor... notei também que após uns quilômetros (suficientes para aquecer o motor) o visor é imediatamente preenchido de óleo "MOTUL".
Então pergunto: É normal isso? (Percebe-se com isso claramente que o MTUL "quanto em baixas temperaturas" é um óleo bem mais denso. Ficando mais líquido quando quente)
Só mais uma colocação/questão: Pelo MOTUL ter essa propriedade "acima mencionada", não é necessário um maior esforço da bomba de óleo enquanto o motor não atinge uma temperatura para liquefazer mais o MOTUL?
Abraço,
OPS! O Lubrax tmb possui esta característica do MOTUL que o edi comentou. Antes do lubrax, eu usava o yamalub.
*Quando usava o yamalube: Pela manhã, quando ligava o motor, o oleo era sugado mas no visor ainda aparecia no minimo: no nivel L, depois de ~1-2 minutos desligava e o oleo enchia rapidamente até o nível médio do visor e em alguns segundos o preenchia totalmente, quando o motor estava quente, o óleo era sugado até a metade entre H-L (nunca secava o visor) e quando desligado o nivel voltava rapidamente a preencher todo o visor, eu tinha até feito um vídeo mostrando este procedimento com o motor quente e postado;
*Com o lubrax: Pela manhã com o motor frio, quando ligo o motor o óleo é rapidamente sugado ficando apenas um leve menisco de óleo no visor, depois de ~1-2 minutos desligo e o oleo lentamente volta e depois de dois ou mais minutos alcança o nivel entre o H-L, ficando assim por bastante tempo. Neste momento que estou postando acabei fazendo um teste com o motor quente e percebí o seguinte: quando ligo o motor, o óleo some do visor permanecedo apenas um menisco e quando desligo demora uns 6 minutos para preencher o visor. Neste teste que fiz agora, percebi algo estranho: quando o visor está quase ficando quase seco, aparece um barulhinho diferente no local da bomba
Será que vou ter que pedir que nem o jeff, para desler o meu post anterior????
barulhinho na bomba quase certamente indica que ela está desgastada a ponto de ser trocada. Os rotores da bomba nova trabalham praticamente sem folga entre eles e entre a carcaça, se a folga cresceu a ponto de fazer barulho, logo essa bomba vai estar pedindo troca. Mas também pode ser apenas uma folga um pouco maior da corrente, e dificilmente ela vai pular fora por causa disso.
Outro dia li um teste de longa duração da ybr e a bomba abriu o bico com 12 mil km, o jornalista comentou que as fábricas deveriam fabricar essas bombas com um material mais resistente. Na verdade, pode continuar sendo de alumíni. Bastava fazer o mesmo tratamento que é feito na camisa, com nikasil, que essa bomba durava para sempre.
Mas acha que eles vão otimizar um componente que quando se gasta, detona todo o motor? Todos querem mais é vender peças.
Antes de abrir a tampa do motor, verifique se o óleo continua abaixando completamente com o mesmo óleo que você viu isso acontecer. Aí você poderá avaliar o desgaste da bomba.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Opa,
A um tempo (logo quando comecei a utilizar o Motul) percebi algo semelhante... "Cheguei a comentar isso com o Leão!"
Como ainda estou em testes (resolvi fazer o seguinte: usar 5 litros de Motul "anotando todas as observações" e agora estou usando 5 litros de Yamalube, também anotando experiências). Prefiro concluir meu estudo e depois opinar.
Uma coisa é certa... Para viajar o Motul não tem igual... porque a moto irá aquecer bem e trabalhará assim por bastante tempo. Na cidade ?!?!?!?! há dúvidas.... o Motul é grosso e com a moto fria... percebi algumas diferenças... vou concretizar e depois posto o que encontrei.
Abraço,
P.S. 5 litros de óleo de motor = 4 trocas de 1,25 Lt cada.
Para o Motul fiz cada troca com 1.500KM e para o Yamalube estou fazendo uma troca a cada 1.000KM.
Samio escreveu:Edifrans escreveu:Opa,
Após pouco mais de 2 anos de posse da minha motoca resolvi fazer o teste do MOTUL 3000 (antes usei MOBIL "que não recomendo a ninguém", e YAMALUBE "recomendo, óleo muito bom por sinal").
É o seguinte, gostei muito do MOTUL, apesar do preço salgado (22 Dilmas). A motoca já rodou 980KM e o câmbio continua filé "como se estivesse com óleo recém trocado". Notei porém que, pela manhã, ao realizar o procedimento para correta medição do nível de óleo no motor o MOTUL "após ter funcionado a moto pelos 1~2 minutos demora bastante até preencher totalmente o visor. Coisa que o Yamalube fazia.
Fiquei encucado com isso e resolvi testar melhor... notei também que após uns quilômetros (suficientes para aquecer o motor) o visor é imediatamente preenchido de óleo "MOTUL".
Então pergunto: É normal isso? (Percebe-se com isso claramente que o MTUL "quanto em baixas temperaturas" é um óleo bem mais denso. Ficando mais líquido quando quente)
Só mais uma colocação/questão: Pelo MOTUL ter essa propriedade "acima mencionada", não é necessário um maior esforço da bomba de óleo enquanto o motor não atinge uma temperatura para liquefazer mais o MOTUL?
Abraço,
OPS! O Lubrax tmb possui esta característica do MOTUL que o edi comentou. Antes do lubrax, eu usava o yamalub.
*Quando usava o yamalube: Pela manhã, quando ligava o motor, o oleo era sugado mas no visor ainda aparecia no minimo: no nivel L, depois de ~1-2 minutos desligava e o oleo enchia rapidamente até o nível médio do visor e em alguns segundos o preenchia totalmente, quando o motor estava quente, o óleo era sugado até a metade entre H-L (nunca secava o visor) e quando desligado o nivel voltava rapidamente a preencher todo o visor, eu tinha até feito um vídeo mostrando este procedimento com o motor quente e postado;
*Com o lubrax: Pela manhã com o motor frio, quando ligo o motor o óleo é rapidamente sugado ficando apenas um leve menisco de óleo no visor, depois de ~1-2 minutos desligo e o oleo lentamente volta e depois de dois ou mais minutos alcança o nivel entre o H-L, ficando assim por bastante tempo. Neste momento que estou postando acabei fazendo um teste com o motor quente e percebí o seguinte: quando ligo o motor, o óleo some do visor permanecedo apenas um menisco e quando desligo demora uns 6 minutos para preencher o visor. Neste teste que fiz agora, percebi algo estranho: quando o visor está quase ficando quase seco, aparece um barulhinho diferente no local da bomba
Será que vou ter que pedir que nem o jeff, para desler o meu post anterior????
A um tempo (logo quando comecei a utilizar o Motul) percebi algo semelhante... "Cheguei a comentar isso com o Leão!"
Como ainda estou em testes (resolvi fazer o seguinte: usar 5 litros de Motul "anotando todas as observações" e agora estou usando 5 litros de Yamalube, também anotando experiências). Prefiro concluir meu estudo e depois opinar.
Uma coisa é certa... Para viajar o Motul não tem igual... porque a moto irá aquecer bem e trabalhará assim por bastante tempo. Na cidade ?!?!?!?! há dúvidas.... o Motul é grosso e com a moto fria... percebi algumas diferenças... vou concretizar e depois posto o que encontrei.
Abraço,
P.S. 5 litros de óleo de motor = 4 trocas de 1,25 Lt cada.
Para o Motul fiz cada troca com 1.500KM e para o Yamalube estou fazendo uma troca a cada 1.000KM.
Convidad- Convidado
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Na Kansas sera que é legal colocar um pouco a mais do que 1L como pede o manual?
ALLT- Forista
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
???????????????????????ALLT escreveu:Na Kansas sera que é legal colocar um pouco a mais do que 1L como pede o manual?
Dan Floripa- Guru
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Dan Floripa escreveu:???????????????????????ALLT escreveu:Na Kansas sera que é legal colocar um pouco a mais do que 1L como pede o manual?
Vai me dizer que você só usa 1L?
Edu Clown- Guru
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Opa,
ALLT, se sua resposta for sim, você deve ler mais atentamente a este Fórum (do qual é integrante), com a maior urgência!!!!
Abraço,
Edu Clown escreveu:Dan Floripa escreveu:???????????????????????ALLT escreveu:Na Kansas sera que é legal colocar um pouco a mais do que 1L como pede o manual?
Vai me dizer que você só usa 1L?
ALLT, se sua resposta for sim, você deve ler mais atentamente a este Fórum (do qual é integrante), com a maior urgência!!!!
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Acho que já sei o que é o barulho diferente na bomba da minha moto. Como o barulho surge exatemente quando o visor seca, então pensei: o cater está praticamente seco, então o que a bomba está bombeando?
A resposta é: nada, a bomba está rodando seca e vai bombear alguma coisa apenas quando o óleo entrar na temperatura de operação, quando o óleo afinar e fluir normalmente p/ o carter.
Então como uso 1300 ML e pelo menos teoricamente o motor suporta 1400 ML, então adicionei míseros 50 ML, então realizei novamente o teste e percebi que agora o nivel do óleo alcança a marca L com o motor em funcionamento, garantido desta forma que a bomba tenha óleo para sugar. Com isto ela não fez o tal barulhinho estranho, mantendo apenas o barulho que lhe é "caracteristico".
Para quem tiver interesse eu estou postando 2 aquivos de audio zipados: com1300 e com1350
Para quem baixar vai perceber no audio: com1300 que por volta dos 13 segundos começa o tal barulho estranho, que é parecido com barulho de rolamento seco. Algo que não ocorre no segundo audio com1350
Então o problema não era o óleo em sí, mas sim o nível necessário para que este ainda frio não suba totalmente deixando o cater seco.
*Fiz um comparativo na ficha técnica do Lubrax e do motul, e descobri que o lubrax é mais viscoso que o motul
Viscosidade (CSt) a 40º: Lubrax: 194,8; Motul 162,8
Viscosidade (CSt) a 100º: Lubrax: 20,32; Motul 19,57
Link p/ Arquivo de áudio:
http://www.crocko.com/9114DC870B90431C9C5A26FA9CD1B065/MP3.zip
A resposta é: nada, a bomba está rodando seca e vai bombear alguma coisa apenas quando o óleo entrar na temperatura de operação, quando o óleo afinar e fluir normalmente p/ o carter.
Então como uso 1300 ML e pelo menos teoricamente o motor suporta 1400 ML, então adicionei míseros 50 ML, então realizei novamente o teste e percebi que agora o nivel do óleo alcança a marca L com o motor em funcionamento, garantido desta forma que a bomba tenha óleo para sugar. Com isto ela não fez o tal barulhinho estranho, mantendo apenas o barulho que lhe é "caracteristico".
Para quem tiver interesse eu estou postando 2 aquivos de audio zipados: com1300 e com1350
Para quem baixar vai perceber no audio: com1300 que por volta dos 13 segundos começa o tal barulho estranho, que é parecido com barulho de rolamento seco. Algo que não ocorre no segundo audio com1350
Então o problema não era o óleo em sí, mas sim o nível necessário para que este ainda frio não suba totalmente deixando o cater seco.
*Fiz um comparativo na ficha técnica do Lubrax e do motul, e descobri que o lubrax é mais viscoso que o motul
Viscosidade (CSt) a 40º: Lubrax: 194,8; Motul 162,8
Viscosidade (CSt) a 100º: Lubrax: 20,32; Motul 19,57
Link p/ Arquivo de áudio:
http://www.crocko.com/9114DC870B90431C9C5A26FA9CD1B065/MP3.zip
Convidado- Convidado
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Dá licença que eu vou pular lá do alto da Hercílio Luz e já volto...ALLT escreveu:Na Kansas sera que é legal colocar um pouco a mais do que 1L como pede o manual?
jeff- Jedi
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
ALLT! VOCÊ ESTÁ CORRENDO PERIGO!ALLT escreveu:Na Kansas sera que é legal colocar um pouco a mais do que 1L como pede o manual?
Cara, vc tem desenterrado diversos tópicos aqui no forum, então dê uma olhada neste aqui ó:
https://dafra.forumeiros.com/t3813-carta-aberta-aos-proprietarios-acionistas-da-dafra
Na página dois tem o resultado de usar apenas um litro de óleo.
Se você verificar o manual, verá que ele não tem pé nem cabeça ao informar apenas um litro de óleo.
Primeiro pq em cada lugar tem uma quantidade diferente e se você seguir a página que mostra como medir o óleo, fatalmente chegará a conclusão de que falta óleo, já que um litro somente suja a vareta e não dá nem mesmo medição.
Aqui vivemos falando sobre esse problema do óleo, pesquise por aí que deve ter esse assunto até no meio das piadas.
Estou pra fazer um vídeo de troca de óleo para mostrar o que se consegue medir com apenas um litro, só está me faltando tempo pra isso.
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Pode ir parando por aí!jeff escreveu:Dá licença que eu vou pular lá do alto da Hercílio Luz e já volto...ALLT escreveu:Na Kansas sera que é legal colocar um pouco a mais do que 1L como pede o manual?
Se quer se suicidar, use a moto do ALLT com apenas um litro de óleo.
Tá vendo ALLT, por sua causa perderemos o Jedy!
Pqp hein meu!
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
`Putz'
Que água fria!
mas o Samio já fez esse vídeo com a speed dele, dá uma conferida com ele. Vale para a speed e para a kansas. e para a kasinski flash.
Valeria também para a green, se o manual dela já não dissesse que vai 1,4 litro na troca de óleo e os proprietários tivessem esse tipo de preocupação.
Um abraço,
Jeff (voltando das profundezas do estreito)
Que água fria!
mas o Samio já fez esse vídeo com a speed dele, dá uma conferida com ele. Vale para a speed e para a kansas. e para a kasinski flash.
Valeria também para a green, se o manual dela já não dissesse que vai 1,4 litro na troca de óleo e os proprietários tivessem esse tipo de preocupação.
Um abraço,
Jeff (voltando das profundezas do estreito)
jeff- Jedi
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Essa foi minha maior surpresa! Pra quem desenterra tantos tópicos, não ter percebido isso antesL340 escreveu:ALLT escreveu:Cara, vc tem desenterrado diversos tópicos aqui no forum
Mas pelo menos agora já pode dar uma conferida nos tópicos e colocar a quantidade certa na sua moto ( eu coloco 1300 ml e quaaaando for fazer uma viagem longa, colocarei 1400).
Abraço.
Edu Clown- Guru
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
jeff escreveu:Dá licença que eu vou pular lá do alto da Hercílio Luz e já volto...ALLT escreveu:Na Kansas sera que é legal colocar um pouco a mais do que 1L como pede o manual?
Dan Floripa- Guru
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Ok, obrigado, vo colocar mais oleo!!! Mas nao precisa me sacanear tbm, né!!!!
ALLT- Forista
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Data de inscrição : 05/01/2012
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Opa,
Vale também para as M-150 viu!!! O Emerson andou notando um barulho estranho na moto dele.... então pedi que fosse com ela até em minha casa e pude verificar o ocorrido... Pouco óleo na moto!
Sorte dele que eu tinha um Yamalube já aberto por lá. Então ele comprou só mais um litro e trocamos o óleo da moto dele. Com 1 litro fiz um teste... e o resultado foi idêntico ao que acontece nas Kansas... "Daí contei toda a novela pra ele (que insistia em duvidar e dizer que aquilo que eu dizia era doidice)!" Resulado: Consegui convencê-lo e coloquei mais 0,25Lt de óleo na moto... Fazendo a medição após isso... ficou no nível "quase máximo".
Hoje (agora a pouco) ele me ligou dizendo que o câmbio da moto parece estar quebrado de tão macio que esta.
Porém não verificamos o que diz no manual. (pois ele não estava com o manual em mãos no fim de semana)
Abraço,
jeff escreveu:`Putz'
Que água fria!
mas o Samio já fez esse vídeo com a speed dele, dá uma conferida com ele. Vale para a speed e para a kansas. e para a kasinski flash.
Valeria também para a green, se o manual dela já não dissesse que vai 1,4 litro na troca de óleo e os proprietários tivessem esse tipo de preocupação.
Um abraço,
Jeff (voltando das profundezas do estreito)
Vale também para as M-150 viu!!! O Emerson andou notando um barulho estranho na moto dele.... então pedi que fosse com ela até em minha casa e pude verificar o ocorrido... Pouco óleo na moto!
Sorte dele que eu tinha um Yamalube já aberto por lá. Então ele comprou só mais um litro e trocamos o óleo da moto dele. Com 1 litro fiz um teste... e o resultado foi idêntico ao que acontece nas Kansas... "Daí contei toda a novela pra ele (que insistia em duvidar e dizer que aquilo que eu dizia era doidice)!" Resulado: Consegui convencê-lo e coloquei mais 0,25Lt de óleo na moto... Fazendo a medição após isso... ficou no nível "quase máximo".
Hoje (agora a pouco) ele me ligou dizendo que o câmbio da moto parece estar quebrado de tão macio que esta.
Porém não verificamos o que diz no manual. (pois ele não estava com o manual em mãos no fim de semana)
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Acho que já sei o que é o barulho diferente na bomba da minha moto. Como o barulho surge exatemente quando o visor seca, então pensei: o cater está praticamente seco, então o que a bomba está bombeando?
A resposta é: nada, a bomba está rodando seca e vai bombear alguma coisa apenas quando o óleo entrar na temperatura de operação, quando o óleo afinar e fluir normalmente p/ o carter.
Então como uso 1300 ML e pelo menos teoricamente o motor suporta 1400 ML, então adicionei míseros 50 ML, então realizei novamente o teste e percebi que agora o nivel do óleo alcança a marca L com o motor em funcionamento, garantido desta forma que a bomba tenha óleo para sugar. Com isto ela não fez o tal barulhinho estranho, mantendo apenas o barulho que lhe é "caracteristico".
Para quem tiver interesse eu estou postando 2 aquivos de audio zipados: com1300 e com1350
Para quem baixar vai perceber no audio: com1300 que por volta dos 13 segundos começa o tal barulho estranho, que é parecido com barulho de rolamento seco. Algo que não ocorre no segundo audio com1350
Então o problema não era o óleo em sí, mas sim o nível necessário para que este ainda frio não suba totalmente deixando o cater seco.
*Fiz um comparativo na ficha técnica do Lubrax e do motul, e descobri que o lubrax é mais viscoso que o motul
Viscosidade (CSt) a 40º: Lubrax: 194,8; Motul 162,8
Viscosidade (CSt) a 100º: Lubrax: 20,32; Motul 19,57
Link p/ Arquivo de áudio:
http://www.crocko.com/9114DC870B90431C9C5A26FA9CD1B065/MP3.zip
ALLT Rodar com pouco óleo pode prejudicar perigosamente o motor de sua moto, a primeira vítima será a bomba de óleo que irá rodar seca. Eu te recomendo usar o Yamalube, uma quantidade minima de 1250 mL, ele tem uma vantagem de adquirir a viscosidade de trabalho mais rápido o que beneficiará principalmente a lubrificação com o motor frio. Tbm te recomendo o Lubrax para viagem, mas use uma quantidade maior, no mínimo 1350 mL para melhorar a lubrificação com motor frio, este óleo afina bem menos e mantem as caracteristicas de viscosidade em um intervalo mais amplo de temperatura e é mais e conta R$
A resposta é: nada, a bomba está rodando seca e vai bombear alguma coisa apenas quando o óleo entrar na temperatura de operação, quando o óleo afinar e fluir normalmente p/ o carter.
Então como uso 1300 ML e pelo menos teoricamente o motor suporta 1400 ML, então adicionei míseros 50 ML, então realizei novamente o teste e percebi que agora o nivel do óleo alcança a marca L com o motor em funcionamento, garantido desta forma que a bomba tenha óleo para sugar. Com isto ela não fez o tal barulhinho estranho, mantendo apenas o barulho que lhe é "caracteristico".
Para quem tiver interesse eu estou postando 2 aquivos de audio zipados: com1300 e com1350
Para quem baixar vai perceber no audio: com1300 que por volta dos 13 segundos começa o tal barulho estranho, que é parecido com barulho de rolamento seco. Algo que não ocorre no segundo audio com1350
Então o problema não era o óleo em sí, mas sim o nível necessário para que este ainda frio não suba totalmente deixando o cater seco.
*Fiz um comparativo na ficha técnica do Lubrax e do motul, e descobri que o lubrax é mais viscoso que o motul
Viscosidade (CSt) a 40º: Lubrax: 194,8; Motul 162,8
Viscosidade (CSt) a 100º: Lubrax: 20,32; Motul 19,57
Link p/ Arquivo de áudio:
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ALLT Rodar com pouco óleo pode prejudicar perigosamente o motor de sua moto, a primeira vítima será a bomba de óleo que irá rodar seca. Eu te recomendo usar o Yamalube, uma quantidade minima de 1250 mL, ele tem uma vantagem de adquirir a viscosidade de trabalho mais rápido o que beneficiará principalmente a lubrificação com o motor frio. Tbm te recomendo o Lubrax para viagem, mas use uma quantidade maior, no mínimo 1350 mL para melhorar a lubrificação com motor frio, este óleo afina bem menos e mantem as caracteristicas de viscosidade em um intervalo mais amplo de temperatura e é mais e conta R$
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Samio escreveu:Acho que já sei o que é o barulho diferente na bomba da minha moto. Como o barulho surge exatemente quando o visor seca, então pensei: o cater está praticamente seco, então o que a bomba está bombeando?
A resposta é: nada, a bomba está rodando seca e vai bombear alguma coisa apenas quando o óleo entrar na temperatura de operação, quando o óleo afinar e fluir normalmente p/ o carter.
Então como uso 1300 ML e pelo menos teoricamente o motor suporta 1400 ML, então adicionei míseros 50 ML, então realizei novamente o teste e percebi que agora o nivel do óleo alcança a marca L com o motor em funcionamento, garantido desta forma que a bomba tenha óleo para sugar. Com isto ela não fez o tal barulhinho estranho, mantendo apenas o barulho que lhe é "caracteristico".
Para quem tiver interesse eu estou postando 2 aquivos de audio zipados: com1300 e com1350
Para quem baixar vai perceber no audio: com1300 que por volta dos 13 segundos começa o tal barulho estranho, que é parecido com barulho de rolamento seco. Algo que não ocorre no segundo audio com1350
Então o problema não era o óleo em sí, mas sim o nível necessário para que este ainda frio não suba totalmente deixando o cater seco.
*Fiz um comparativo na ficha técnica do Lubrax e do motul, e descobri que o lubrax é mais viscoso que o motul
Viscosidade (CSt) a 40º: Lubrax: 194,8; Motul 162,8
Viscosidade (CSt) a 100º: Lubrax: 20,32; Motul 19,57
Link p/ Arquivo de áudio:
http://www.crocko.com/9114DC870B90431C9C5A26FA9CD1B065/MP3.zip
ALLT Rodar com pouco óleo pode prejudicar perigosamente o motor de sua moto, a primeira vítima será a bomba de óleo que irá rodar seca. Eu te recomendo usar o Yamalube, uma quantidade minima de 1250 mL, ele tem uma vantagem de adquirir a viscosidade de trabalho mais rápido o que beneficiará principalmente a lubrificação com o motor frio. Tbm te recomendo o Lubrax para viagem, mas use uma quantidade maior, no mínimo 1350 mL para melhorar a lubrificação com motor frio, este óleo afina bem menos e mantem as caracteristicas de viscosidade em um intervalo mais amplo de temperatura e é mais e conta R$
Samio a bomba não está a seco, ainda tem óleo no cárter, só que não aparece no visor
Dan Floripa- Guru
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Ah sim!
Eu uso o Mobil Delvac (para motor diesel turbo) e o motor d cocota vai bem obrigado!
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Vinícius- Novato
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Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Bom, vai ter óleo lá embaixo na carcaça se a moto estiver bem nivelada...
Se estiver um pouco inclinada para o lado esquerdo ou para trás, a bomba poderá rodar seca.
Outra causa possível para esse ruído pode ser alguma contaminação do óleo sendo arrastada para a bomba.
Quanto a faltar óleo na miraginha, aí é aquele problema:
A concessionária coloca a quantidade mínima (1,2 litro); cabe ao proprietário verificar o consumo da moto. O pessoal que vem dos carros (3,5 litros) está acostumado a deixar baixar meio litro para completar e nem passa pela cabeça que 0,5 litro numa moto é muuuuita coisa...
No carro, 15%. Na moto, 50%. Nenhum motor é feito para andar com metade da carga de óleo.
Um abraço,
Jeff
Se estiver um pouco inclinada para o lado esquerdo ou para trás, a bomba poderá rodar seca.
Outra causa possível para esse ruído pode ser alguma contaminação do óleo sendo arrastada para a bomba.
Quanto a faltar óleo na miraginha, aí é aquele problema:
A concessionária coloca a quantidade mínima (1,2 litro); cabe ao proprietário verificar o consumo da moto. O pessoal que vem dos carros (3,5 litros) está acostumado a deixar baixar meio litro para completar e nem passa pela cabeça que 0,5 litro numa moto é muuuuita coisa...
No carro, 15%. Na moto, 50%. Nenhum motor é feito para andar com metade da carga de óleo.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Opa,
Só um detalhe... que acabei esquecendo de mencionar na minha postagem (em que mencionei o ocorrido com a M-150). Ela tinha saído da CC (Av. Caminho do Mar - SBC) na sexta a tarde (onde estava fazendo a revisão dos 6.000KM, andado 3,5 KM (da CC pra casa do Emerson e depois até em minha casa).
Ao escoar o óleo velho.. porcamente se atingia a marca de 1 litro.
Conclusão: Existem CCs e CCs, independente da bandeira que elas defendam.....
Abraço,
jeff escreveu:
Quanto a faltar óleo na miraginha, aí é aquele problema:
A concessionária coloca a quantidade mínima (1,2 litro)
Um abraço,
Jeff
Só um detalhe... que acabei esquecendo de mencionar na minha postagem (em que mencionei o ocorrido com a M-150). Ela tinha saído da CC (Av. Caminho do Mar - SBC) na sexta a tarde (onde estava fazendo a revisão dos 6.000KM, andado 3,5 KM (da CC pra casa do Emerson e depois até em minha casa).
Ao escoar o óleo velho.. porcamente se atingia a marca de 1 litro.
Conclusão: Existem CCs e CCs, independente da bandeira que elas defendam.....
Abraço,
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