Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
+12
L340
Edu Clown
Familia
ALLT
will_santana
nandinho
Robinhoo
dimasfera
Dan Floripa
Ingvar
jeff
Felipe Silva
16 participantes
Página 4 de 4
Página 4 de 4 • 1, 2, 3, 4
Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
Re: Qual a Melhor Marca de Óleo Lubrificante Para Motos?
jeff escreveu:Olha, vou pegar leve porque o ALLT vai me receber em Sorocaba no próximo fim de semana, me confirmou por mp, só esqueceu de dizer a hora e o lugar...
Mas só tenho uma coisa a dizer sobre isso:
Imagino se o ALLT continuaria com seu ponto de vista coincidente com o dos engenheiros e marquetingueiros da dafra se ele mandasse revisar a moto dele na concessionária para fazer uma viagem no dia seguinte.
Será que ele ia tirar a moto da concessionária, verificar o nível de óleo e completar, e continuar satisfeito com o serviço? Continuaria defendendo o ponto de vista dos engengueiros e marquetinheiros da dafra?
Acho que não. Sinceramente, acredito que ele confiaria que recebeu bons serviços da concessionária e que a moto está em perfeita ordem, afinal ele pagou pela revisão por técnicos treinados pela empresa. Estou errado, ALLT?
Quem sabe ele topa vir de Sampa a Floripa de Kansas com apenas 1L de óleo, mas tem que vir acompanhando o fluxo nada de andar a 60km/h (mesmo pq os caminhões passam por cima!!) , e não vale usar Militec e nem qualquer outro aditivo!
Será que o ALLT continuaria afirmando que a dafra está certa depois que o motor da kansas dele fundisse e travasse bem no meio da rodovia Osvaldo Cruz ou da Tamoios?
Será que se a dafra vier a cometer o mesmo erro com a Roadwin ou a Next, as quais o ALLT tanto elogia, e ele estiver em cima da moto a 120-130 km/h e o motor da Roadwin dele fundisse e travasse bem no meio da rodovia Bandeirantes ou Castelo Branco?
ALLT, caso você sobrevivesse, continuaria defendendo o ponto de vista da dafra?
Um abraço, e continuo aguardando o ponto de encontro em Sorocaba que você irá definir,
Jeff
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Moto : Speed 150cc
Gostaria de aproveitar as possibilidades propostas pelo Jeff para sugerir mais uma:
Vou trocar todas as possibilidades de acidentes envolvendo um motor travando por possibilidades envolvendo o pneu dianteiro estourando.
Isso quase aconteceu comigo e por sorte, tive uma mãozinha do mãozinha, que percebeu o problema antes que ele se agravasse.
Isso é algo muito perigoso, principalmente para quem viaja bastante.
Vou trocar todas as possibilidades de acidentes envolvendo um motor travando por possibilidades envolvendo o pneu dianteiro estourando.
Isso quase aconteceu comigo e por sorte, tive uma mãozinha do mãozinha, que percebeu o problema antes que ele se agravasse.
Isso é algo muito perigoso, principalmente para quem viaja bastante.
vou aproveitar este tópico para transcrever a resposta à pergunta que me foi feita por mp pelo Alexandre.Vianna, porque acho que pode ser útil a muita gente, inclusive ao ALLT para que ele se convença sobre a quantidade certa de óleo a ser colocada em kansas e speeds e diga para o pessoal da dafra que encontrar por aí, quem sabe eles o ouvem mais do que a nós?
Segue a resposta à pergunta do Alexandre sobre a quantidade de óleo a ser colocada nas kansas:
Alexandre,
o assunto está comentado em diversos tópicos. mas a primeira referência ao assunto foi feita pelo Tuco Benedito, um dos primeiros participantes do fórum, em
https://dafra.forumeiros.com/t97-como-medir-o-nivel-de-oleo-da-speed
acredite, a postagem é de 10 de maio de 2008. sim, lá se vão quase 4 anos. note o absurdo que o vendedor falou na época. e assim tem sido desde então.
também há um tutorial para a speed, que é aplicável às kansas:
https://dafra.forumeiros.com/t3763-tutorial-verificando-o-nivel-de-oleo-na-speed-pelo-visor-lateral
também foi comentado, especificamente sobre a kansas, nos tópicos:
https://dafra.forumeiros.com/t2487-medicao-do-oleo-do-motor-e-caixa-kansas-150
https://dafra.forumeiros.com/t2998-visor-do-nivel-de-oleo-nao-funcionando
https://dafra.forumeiros.com/t2695-nivel-do-oleo-baixo-em-moto-zero
https://dafra.forumeiros.com/t1252-cambio-da-kansas#31871 no comentário "resolvido o problema da troca de marchas"
https://dafra.forumeiros.com/t2147-dicas-para-sua-dafra
o que temos feito aqui no fórum, e não fui o primeiro nem sou o único a fazer isso, nada mais é do que apontar a contradição do manual do proprietário, pois o procedimento de medição recomendado pelo fabricante, se executado exatamente como está descrito, aponta claramente que 1 litro de óleo é insuficiente para atingir o nível mínimo da vareta medidora ou do visor do nível de óleo.
faça você mesmo o teste: coloque sua moto kansas (ou speed) no cavalete central sobre uma superfície bem nivelada, com o motor frio, ligue o motor por 1 minuto e desligue; só então meça o nível de óleo, sem rosquear a vareta, ou então confira o nível no visor assim que o óleo parar de subir (ele faz isso por alguns minutos e depois enche totalmente o visor).
você verá que com a quantidade de óleo colocada nas concessionárias por recomendação da dafra, 1 litro (ou 0,9 litro, como está em outra página do mesmo manual do proprietário), o óleo mal atinge a extremidade da vareta medidora; com 1,2 litro o nível atinge a marca de nível mínimo; e com 1,4 litro o nível chega ao máximo recomendado.
portanto, a quantidade de 1,25 a 1,3 litro é a ideal para se rodar com as kansas e speeds e todas as motos que usam o mesmo tipo de motor com a mesma cilindrada. aliás, a green rodobens cita no manual 1,4 litro de óleo a cada troca.
é incompreensível essa postura por parte da empresa, porque converso diariamente com os proprietários de kansas e speeds que encontro e todos, veja bem, todos relatam problemas de acionamento do câmbio, como dificuldade para mudar as marchas e para encontrar o neutro.
são problemas que conheço muito bem, pois em minha primeira viagem com minha kansas enfrentei os mesmos problemas e eliminei-os com a adição da quantidade correta de óleo. essa história está contada no tópico "O Novo Avatar", quando conto porque desisti de comprar uma speed e aproveitei para comprar a kansas de um amigo adquirido no fórum graças a essa minha teimosia de insistir aqui e junto aos consultores da dafra que volta e meia aparecem no fórum para questionar esse assunto e insistir que o certo é o que está recomendado pelos engenheiros da dafra.
o fato é que conheço pessoalmente pessoas que caíram na estrada ou tiveram seus motores travados na estrada e escaparam de morrer por muito pouco por causa desse problema que seria facilmente solucionável por parte da dafra. é só conversar com qualquer proprietário de kansas ou speeds e provavelmente ele também relatará histórias acontecidas com conhecidos dele ou com ele mesmo.
me pergunto o que a dafra está esperando para resolver esse problema. será que alguém terá que morrer para que isso aconteça?
por que desperdiçar um canal de contato direto com os clientes usando de estratagemas que não enganam ninguém, ao se fazerem passar por usuários comuns e defender os mesmos pontos de vista que estão mais do que desmentidos por nós, usuários?
não sei como as pessoas que têm a missão de desmentir isso no fórum dormem à noite. mas posso garantir que eu tenho feito o possível para salvar vidas e evitar que mais pessoas tenham prejuízos por conta de um erro (será mesmo um erro?) que uma empresa não está disposta a admitir.
Um abraço,
Jeff
PS: ALLT, não precisa se preocupar em me enviar o ponto de encontro em Sorocaba, eu não pretendo viajar neste fim de semana...
PS4: Ah, esqueci de comentar:
também está descrito na "Carta aberta aos proprietários / acionistas da dafra".
https://dafra.forumeiros.com/t3813-carta-aberta-aos-proprietarios-acionistas-da-dafra
PS5: pulei os PS2 e PS3 por que cansei da piada.
Segue a resposta à pergunta do Alexandre sobre a quantidade de óleo a ser colocada nas kansas:
Alexandre,
o assunto está comentado em diversos tópicos. mas a primeira referência ao assunto foi feita pelo Tuco Benedito, um dos primeiros participantes do fórum, em
https://dafra.forumeiros.com/t97-como-medir-o-nivel-de-oleo-da-speed
acredite, a postagem é de 10 de maio de 2008. sim, lá se vão quase 4 anos. note o absurdo que o vendedor falou na época. e assim tem sido desde então.
também há um tutorial para a speed, que é aplicável às kansas:
https://dafra.forumeiros.com/t3763-tutorial-verificando-o-nivel-de-oleo-na-speed-pelo-visor-lateral
também foi comentado, especificamente sobre a kansas, nos tópicos:
https://dafra.forumeiros.com/t2487-medicao-do-oleo-do-motor-e-caixa-kansas-150
https://dafra.forumeiros.com/t2998-visor-do-nivel-de-oleo-nao-funcionando
https://dafra.forumeiros.com/t2695-nivel-do-oleo-baixo-em-moto-zero
https://dafra.forumeiros.com/t1252-cambio-da-kansas#31871 no comentário "resolvido o problema da troca de marchas"
https://dafra.forumeiros.com/t2147-dicas-para-sua-dafra
o que temos feito aqui no fórum, e não fui o primeiro nem sou o único a fazer isso, nada mais é do que apontar a contradição do manual do proprietário, pois o procedimento de medição recomendado pelo fabricante, se executado exatamente como está descrito, aponta claramente que 1 litro de óleo é insuficiente para atingir o nível mínimo da vareta medidora ou do visor do nível de óleo.
faça você mesmo o teste: coloque sua moto kansas (ou speed) no cavalete central sobre uma superfície bem nivelada, com o motor frio, ligue o motor por 1 minuto e desligue; só então meça o nível de óleo, sem rosquear a vareta, ou então confira o nível no visor assim que o óleo parar de subir (ele faz isso por alguns minutos e depois enche totalmente o visor).
você verá que com a quantidade de óleo colocada nas concessionárias por recomendação da dafra, 1 litro (ou 0,9 litro, como está em outra página do mesmo manual do proprietário), o óleo mal atinge a extremidade da vareta medidora; com 1,2 litro o nível atinge a marca de nível mínimo; e com 1,4 litro o nível chega ao máximo recomendado.
portanto, a quantidade de 1,25 a 1,3 litro é a ideal para se rodar com as kansas e speeds e todas as motos que usam o mesmo tipo de motor com a mesma cilindrada. aliás, a green rodobens cita no manual 1,4 litro de óleo a cada troca.
é incompreensível essa postura por parte da empresa, porque converso diariamente com os proprietários de kansas e speeds que encontro e todos, veja bem, todos relatam problemas de acionamento do câmbio, como dificuldade para mudar as marchas e para encontrar o neutro.
são problemas que conheço muito bem, pois em minha primeira viagem com minha kansas enfrentei os mesmos problemas e eliminei-os com a adição da quantidade correta de óleo. essa história está contada no tópico "O Novo Avatar", quando conto porque desisti de comprar uma speed e aproveitei para comprar a kansas de um amigo adquirido no fórum graças a essa minha teimosia de insistir aqui e junto aos consultores da dafra que volta e meia aparecem no fórum para questionar esse assunto e insistir que o certo é o que está recomendado pelos engenheiros da dafra.
o fato é que conheço pessoalmente pessoas que caíram na estrada ou tiveram seus motores travados na estrada e escaparam de morrer por muito pouco por causa desse problema que seria facilmente solucionável por parte da dafra. é só conversar com qualquer proprietário de kansas ou speeds e provavelmente ele também relatará histórias acontecidas com conhecidos dele ou com ele mesmo.
me pergunto o que a dafra está esperando para resolver esse problema. será que alguém terá que morrer para que isso aconteça?
por que desperdiçar um canal de contato direto com os clientes usando de estratagemas que não enganam ninguém, ao se fazerem passar por usuários comuns e defender os mesmos pontos de vista que estão mais do que desmentidos por nós, usuários?
não sei como as pessoas que têm a missão de desmentir isso no fórum dormem à noite. mas posso garantir que eu tenho feito o possível para salvar vidas e evitar que mais pessoas tenham prejuízos por conta de um erro (será mesmo um erro?) que uma empresa não está disposta a admitir.
Um abraço,
Jeff
PS: ALLT, não precisa se preocupar em me enviar o ponto de encontro em Sorocaba, eu não pretendo viajar neste fim de semana...
PS4: Ah, esqueci de comentar:
também está descrito na "Carta aberta aos proprietários / acionistas da dafra".
https://dafra.forumeiros.com/t3813-carta-aberta-aos-proprietarios-acionistas-da-dafra
PS5: pulei os PS2 e PS3 por que cansei da piada.
Última edição por jeff em Sex Jan 20, 2012 11:38 am, editado 1 vez(es)
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc
Poxa, que pena, já estava arrumando um jeito de enforcar o trampo para ir em socoraba...
Jeff, desculpa por nao ter respondido a sua PM, pois ontem nao entrei no forum, mas caso mude de ideia, me avise que a gente marca sim!
Quanto ao nivel do oleo, certo, vou me pliciar mais e claro, vou colocar uns ml's a mais pra garantir
PS.: Parem de ficar falando que sou representante da Dafra, porque nao sou, se fosse eu falaria
Quanto ao nivel do oleo, certo, vou me pliciar mais e claro, vou colocar uns ml's a mais pra garantir
PS.: Parem de ficar falando que sou representante da Dafra, porque nao sou, se fosse eu falaria
ALLT- Forista
- Número de Mensagens : 467
Hey Jeff!
Já lhe agradeci pela aula em private e agradeço aqui também em público... Valeu!
A Kansas é minha primeira moto. A realização de um sonho de adolescente, sempre tolhido por preocupações de familiares. Até que um dia toquei o esadof e comprei a moto. Tenho muito o que aprender. Conto demais com mecânicos pra tudo e nem sempre me dizem tudo. Conto com vocês para me ajudar e, de minha parte, tentarei retribuir da melhor forma...
[ ]s,
Alexandre
PS: To ansioso pela chegada do protetor de motor V2 Custom que comprei... Se tudo correr bem chega amanhã. Vou tentar instalar algo sozinho pela primeira vez. Agora podem rir! rofl...
Já lhe agradeci pela aula em private e agradeço aqui também em público... Valeu!
A Kansas é minha primeira moto. A realização de um sonho de adolescente, sempre tolhido por preocupações de familiares. Até que um dia toquei o esadof e comprei a moto. Tenho muito o que aprender. Conto demais com mecânicos pra tudo e nem sempre me dizem tudo. Conto com vocês para me ajudar e, de minha parte, tentarei retribuir da melhor forma...
[ ]s,
Alexandre
PS: To ansioso pela chegada do protetor de motor V2 Custom que comprei... Se tudo correr bem chega amanhã. Vou tentar instalar algo sozinho pela primeira vez. Agora podem rir! rofl...
Alexandre.Vianna- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 66
Alexandre.Vianna escreveu:Hey Jeff!
[ ]s,
Alexandre
Mas é assim que começamos a gostar de mecânica, instalando, montando, desmontando coisas em nossos veículos. O ideal é sempre prestar atenção no que o mecânico está fazendo e como ele está fazendo e sempre questionando o porque disso, daquilo. Depois de ter confiança e um certo conhecimento fica fácil. Tá certo que mecânica sempre foi fácil pra mim, meu pai era mecânico da Cuminns (diesel), e eu cresci em oficina mecânica ( álcool/gasolina), então pra mim é fácil!
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
Hahaha
Tomara que o Alexandre tenha mais sorte que eu para apertar parafusos....
Instalei a sissy-bar e foi o parto da montanha, e olha que eram só 4 parafusos...
Não tomei gosto pela mecânica não, apertar parafuso não é comigo...
Um abraço,
Jeff
Instalei a sissy-bar e foi o parto da montanha, e olha que eram só 4 parafusos...
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
jeff escreveu:Hahaha
Um abraço,
Jeff
Dan Floripa- Guru
Alexandre.Vianna escreveu:PS: To ansioso pela chegada do protetor de motor V2 Custom que comprei
Se puder tire umas fotos para podermos ver como ficou
Abraço.
Edu Clown- Guru
- Número de Mensagens : 1007
Página 4 de 4 • 1, 2, 3, 4