defeito na caixa de machas da minha kansas 150
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Kansas 150 :: Kansas 150 :: Defeitos
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defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Tenho minha Kansas 150 desde 2008, e foram o inúmeros problema, já apresentados nela, mas o que me deixou mais chateado foi o defeito apresentado duas vezes, a 3ª engrenagem primária e secundária moeram por completo chegando a perder a tração, a primeira que deu defeito tive de desembouçar R$450,00 na segunda R$ 600,00. Por incrível que pareça todas as vezes que tentei comprar as engrenagens na concessionária dafra a unica coisa que consegui foram os preços, por que nunca tinham as peças, somente por encomenda e que levaria 15 dias para serem entregues, um abssurdo, se uma empresa lança um produto no mercado, ela deveria manter peças para reposição, a minha sorte é que as mesmas engrenagens da titan150 servem na kansas150. Gostaria de saber quem já teve o mesmo problema, e qual foi a solução para esse problema que me incomoda, a muito tempo.
Esdras Lourenco- Novato
- Número de Mensagens : 7
Idade : 43
Localização : Brasília - DF
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 17/11/2010
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Cara, problema assim com a caixa de marcha e por duas vezes, quantos km tinha sua moto quando deu problema pela primeira vez? E na segunda? Pode ser erro na montagem, peças de má qualidade das peças ou então um baita azar. Fico no aguardo de mais detalhes.Esdras Lourenco escreveu:Tenho minha Kansas 150 desde 2008, e foram o inúmeros problema, já apresentados nela, mas o que me deixou mais chateado foi o defeito apresentado duas vezes, a 3ª engrenagem primária e secundária moeram por completo chegando a perder a tração, a primeira que deu defeito tive de desembouçar R$450,00 na segunda R$ 600,00. Por incrível que pareça todas as vezes que tentei comprar as engrenagens na concessionária dafra a unica coisa que consegui foram os preços, por que nunca tinham as peças, somente por encomenda e que levaria 15 dias para serem entregues, um abssurdo, se uma empresa lança um produto no mercado, ela deveria manter peças para reposição, a minha sorte é que as mesmas engrenagens da titan150 servem na kansas150. Gostaria de saber quem já teve o mesmo problema, e qual foi a solução para esse problema que me incomoda, a muito tempo.
Abraços
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Esdras Lourenco escreveu:Tenho minha Kansas 150 desde 2008, e foram o inúmeros problema, já apresentados nela, mas o que me deixou mais chateado foi o defeito apresentado duas vezes, a 3ª engrenagem primária e secundária moeram por completo chegando a perder a tração, a primeira que deu defeito tive de desembouçar R$450,00 na segunda R$ 600,00. Por incrível que pareça todas as vezes que tentei comprar as engrenagens na concessionária dafra a unica coisa que consegui foram os preços, por que nunca tinham as peças, somente por encomenda e que levaria 15 dias para serem entregues, um abssurdo, se uma empresa lança um produto no mercado, ela deveria manter peças para reposição, a minha sorte é que as mesmas engrenagens da titan150 servem na kansas150. Gostaria de saber quem já teve o mesmo problema, e qual foi a solução para esse problema que me incomoda, a muito tempo.
Putz!, as engrenagens da Cg casam perfeitamente e são muito mais baratas.!!
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Esdras, verifique se esse problema não está acontecendo por hábito de pilotagem seu.
Motos trabalham com o motor em alta rotação, praticamente o dobro da rotação dos automóveis. Se você está acostumado a trocar as marchas igual num carro, as marchas mais altas estarão fazendo muita força e elas não são dimensionadas para isso.
É a única explicação que vejo para moer duas caixas de câmbio.... a outra é o motor trabalhar com pouco óleo, mas se você é leitor do fórum já está sabendo do macete de colocar 1,2 litro de óleo nas trocas.
Um abraço,
Jeff
Motos trabalham com o motor em alta rotação, praticamente o dobro da rotação dos automóveis. Se você está acostumado a trocar as marchas igual num carro, as marchas mais altas estarão fazendo muita força e elas não são dimensionadas para isso.
É a única explicação que vejo para moer duas caixas de câmbio.... a outra é o motor trabalhar com pouco óleo, mas se você é leitor do fórum já está sabendo do macete de colocar 1,2 litro de óleo nas trocas.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Acho que erro de pilotagem não é por que a macha que sempre e mais forçada é a quarta macha, na oficina onde concertei a moto já apareceram kansas com a 5ª com defeito e speed com a 1ª, 2ª e 5ª danificadas, provavelmente de ser algum tipo de defeito de fabrica das peças, na primeira troca coloquei foram peças originais da Honda e na segunda também, aqui em brasília não foi possível encontrar as peças em nenhuma moto-peças e nem na Honda, tivemos que busca-las em Goiânia-GO e lá na loja já era a última que, e inclusive eles me informaram que já tinham encomendado 50 pares por que a procura está grande.
Obrigado pelo toque do acrescimo de 200 ml de oleo na troca.
Valeu obrigado!
Obrigado pelo toque do acrescimo de 200 ml de oleo na troca.
Valeu obrigado!
Esdras Lourenco- Novato
- Número de Mensagens : 7
Idade : 43
Localização : Brasília - DF
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 17/11/2010
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Esdras, se você não usava esse óleo a mais, pode ter certeza que essa foi a causa de seu câmbio ter sido moído. Você e um monte de gente.
Acho difícil ser problema de qualidade das peças, pois tanto peças chinesas quanto da honda deram problema.
Um abraço,
Jeff
Acho difícil ser problema de qualidade das peças, pois tanto peças chinesas quanto da honda deram problema.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Mas eu acho estranho que duas vezes deu problema na peça, seria muito azar colocar peças com defeito, acho que poderia ser algum problema com a montagem das peças.
Abraços
Abraços
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Cassião,
Montagem é uma possibilidade.... mas caímos na mesma, dois erros de montagem seguidos? Acho pouco provável.
Um abraço,
Jeff
Montagem é uma possibilidade.... mas caímos na mesma, dois erros de montagem seguidos? Acho pouco provável.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Poderia ser uma soma de fatores, qualidade, montagem inadequada e falta de lubrificação, será que algum problema com a bomba de óleo poderia afetar diretamente o cambio? Não entendo nada de lubrificação.
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Negativo, a bomba de óleo só serve para jogar óleo nos componentes do motor (balancins do cabeçote, não sei se esses motores têm injetor de óleo para o pistão).
A lubrificação da caixa de câmbio é feita pelas próprias engrenagens, que ficam girando na poça de óleo.
Um abraço,
jeff
A lubrificação da caixa de câmbio é feita pelas próprias engrenagens, que ficam girando na poça de óleo.
Um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Exatamente,e como com o motor funcionando abomba manda óleo para a parte alta do motor,a "poça de óleo" fica mais baixa e lubrifica o cambio com deficiencia,eu uso 1,4 litro de óleo,mas não aquela agua que vendem na CC dafra, eu uso o TOP TURBO,e ja to com 22000 km,sem problema algum.
ernesto walter- Forista
- Número de Mensagens : 188
Idade : 57
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Exatamente, Ernesto!
Tem mais gente que usa o Top Turbo e fala muito bem, inclusive o Dan Floripa. Esse óleo manda muito bem para o motor, mas a viscosidade dele é apenas SAE 15W-40. Ou seja, é um pouco mais fino que o 20W-50 recomendado.
E como para lubrificar engrenagens, quanto maior a viscosidade, melhor, ele já está um pouco abaixo do ideal. No inverno não causa muito problema, mas no verão deve ficar muito fino.
Isso pode causar problemas de desgaste do câmbio a médio prazo, tipo uns 30 mil km.
Um abraço,
Jeff
Tem mais gente que usa o Top Turbo e fala muito bem, inclusive o Dan Floripa. Esse óleo manda muito bem para o motor, mas a viscosidade dele é apenas SAE 15W-40. Ou seja, é um pouco mais fino que o 20W-50 recomendado.
E como para lubrificar engrenagens, quanto maior a viscosidade, melhor, ele já está um pouco abaixo do ideal. No inverno não causa muito problema, mas no verão deve ficar muito fino.
Isso pode causar problemas de desgaste do câmbio a médio prazo, tipo uns 30 mil km.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Sobre essa questao de oleo ja to usando 1,2 a muito tenpo mais na verdade que oleo realmente e bom e com preçinho legal !!
pois tava usando aquele tão falado, mobil enbalagem preta mais sinçeramente ele e horivel usei tbm um da (br) nao sei o nome a enbalagem e verde ele e ate legal na minha ultima troca agora coloquei o selenia mais tbm num to gostando não
qual desses ai que çitei e melhor ?
ou e mais façil eu deixar de ser miseravel e colokar um motul yamalube ?
pois tava usando aquele tão falado, mobil enbalagem preta mais sinçeramente ele e horivel usei tbm um da (br) nao sei o nome a enbalagem e verde ele e ate legal na minha ultima troca agora coloquei o selenia mais tbm num to gostando não
qual desses ai que çitei e melhor ?
ou e mais façil eu deixar de ser miseravel e colokar um motul yamalube ?
Ranier- Forista
- Número de Mensagens : 118
Idade : 33
Localização : contagem (MG)
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 26/08/2011
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Eu uso yamalube sempre, até testei outros, mas voltei pra yamalube, rodei 1200 km em 2 dias com cabo enrolado com o yamalube e não baixou nadica de nada, além do motor ter se comportado muito bem, o óleo chegou no destino queimado, claro, mas, foi só trocar e acelerar de volta a Goiânia, sempre no talo, rodando uma média de 600 km/dia, yamalube sempre, acho que o jeff usa o motul, dizem ser melhor, é o que eu pretendo colocar na proxima troca, só pra testar vou usar o motul por uns 2 mil km e ver se é bão, se for, vou pra motul, não acho o óleo uma coisa tãaao cara não, acho que nossas motocas merecem uma atenção especial.
Abraços
Abraços
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Nossa, quando li o probvlema da caixa de marcha fiquei até com medo.
Cassius- Guru
- Número de Mensagens : 1810
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
E ta çerto Cassio vo sequir seu conselho na proxima coloko yamalube depois testo o motul tbm !!
Ranier- Forista
- Número de Mensagens : 118
Idade : 33
Localização : contagem (MG)
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 26/08/2011
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Saudações galera!
Estou c/o mesmo problema do Esdras! Só q/ é pela 1ª vez e aparece na 1ª, 3ª e na 4ª marchas. Minha Kansas está c/ 26 mil km e começou a dar este problema. depois de ler neste forum sobre o defeito e saber q/é bom colocar 200ml de óleo a mais, acho q/o problema foi gerado desta falta a mais de óleo. O mêcanico da minha moto me informou q/as engrenagens da 1ª, 2ª, 3ª e 5ª marchas são as mesmas da titan, mas a 4ª é menor, ñ encaixa no conjunto e existe no mercado p/vender, será q é verdade? ou se posso colocar todas as peças da titan sem nenhum problema?então se alguem tiver alguma solução? fico grato!
Estou c/o mesmo problema do Esdras! Só q/ é pela 1ª vez e aparece na 1ª, 3ª e na 4ª marchas. Minha Kansas está c/ 26 mil km e começou a dar este problema. depois de ler neste forum sobre o defeito e saber q/é bom colocar 200ml de óleo a mais, acho q/o problema foi gerado desta falta a mais de óleo. O mêcanico da minha moto me informou q/as engrenagens da 1ª, 2ª, 3ª e 5ª marchas são as mesmas da titan, mas a 4ª é menor, ñ encaixa no conjunto e existe no mercado p/vender, será q é verdade? ou se posso colocar todas as peças da titan sem nenhum problema?então se alguem tiver alguma solução? fico grato!
Fábio Máximo- Novato
- Número de Mensagens : 1
Idade : 49
Localização : João Pessoa/PB
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/11/2011
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Olá, Fábio
O Wagner fez a troca do câmbio, usou as engrenagens da titan e os eixos originais da kansas, ficou perfeito. Tem um tópico sobre isso que ele criou.
Não vale a pena reaproveitar engrenagens, ainda mais já com 26 mil km e que passaram por falta de lubrificação adequada. Pode colocar essa na conta da dafra por não alertar seus clientes que o manual do proprietário está errado.
Um abraço,
Jeff
O Wagner fez a troca do câmbio, usou as engrenagens da titan e os eixos originais da kansas, ficou perfeito. Tem um tópico sobre isso que ele criou.
Não vale a pena reaproveitar engrenagens, ainda mais já com 26 mil km e que passaram por falta de lubrificação adequada. Pode colocar essa na conta da dafra por não alertar seus clientes que o manual do proprietário está errado.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Tô começando a pensar que este problema no câmbio da kansas é crônico igual ao problema do quadro.
Se ainda não aconteceu com voce, pode esperar, que um dia acontece...
É melhor ficar de olho!
Se ainda não aconteceu com voce, pode esperar, que um dia acontece...
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Pode ser, mas continuo achando que é hábito de pilotagem. A minha vai pra 39 mil km e está firme e forte. Usar as marchas de maneira incorreta diminui muito a vida útil do conjunto, e tenho visto muita gente que acabou de vir do mundo dos carros pilotando da mesma maneira.
Pode reparar que só o pessoal de kansas reclama/tem problemas com o câmbio.... justamente o pessoal que não tá preocupado em enrolar o cabo, só quer andar na boa.
Motos de baixa cilindrada não têm muito torque, então precisam trabalhar em regime alto, e quem está acostumado com carro tem aquela mania de não acelerar para economizar gasolina.
Com uma H-D isso até funciona, o motor tem torque sobrando. Com moto pequena, o câmbio sofre demais. Motoboys não têm esse problema com suas cgs/titans porque estão sempre acelerando perto do limite. Mas essas motos também sofreriam do mesmo jeito se os proprietários quisessem apenas rodar a 60 por hora em 5a marcha.
60 km/h no velocímetro da kansas correspondem a 35/40 km/h reais, uma velocidade para andar em 3a marcha. Aí o pessoal se ilude com o velocímetro, joga a 5a e fica rodando na boa, até diminuindo para passar em radar e voltando a acelerar sem reduzir a marcha (outro péssimo hábito de pilotagem).
Com moto, para ganhar velocidade você precisa reduzir a marcha. Passou em lombada, tem que sair em 1a ou 2aa, nunca em 3a... mas são hábitos difíceis de mudar para quem vem dos carros.
É a minha teoria.
Um abraço,
Jeff
Pode reparar que só o pessoal de kansas reclama/tem problemas com o câmbio.... justamente o pessoal que não tá preocupado em enrolar o cabo, só quer andar na boa.
Motos de baixa cilindrada não têm muito torque, então precisam trabalhar em regime alto, e quem está acostumado com carro tem aquela mania de não acelerar para economizar gasolina.
Com uma H-D isso até funciona, o motor tem torque sobrando. Com moto pequena, o câmbio sofre demais. Motoboys não têm esse problema com suas cgs/titans porque estão sempre acelerando perto do limite. Mas essas motos também sofreriam do mesmo jeito se os proprietários quisessem apenas rodar a 60 por hora em 5a marcha.
60 km/h no velocímetro da kansas correspondem a 35/40 km/h reais, uma velocidade para andar em 3a marcha. Aí o pessoal se ilude com o velocímetro, joga a 5a e fica rodando na boa, até diminuindo para passar em radar e voltando a acelerar sem reduzir a marcha (outro péssimo hábito de pilotagem).
Com moto, para ganhar velocidade você precisa reduzir a marcha. Passou em lombada, tem que sair em 1a ou 2aa, nunca em 3a... mas são hábitos difíceis de mudar para quem vem dos carros.
É a minha teoria.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Concordo com sua teoria jeff, pois é muito comum ver possoas pilotando um pequena e trocando as marchas em com uma rotação muito baixa, tipo 4.000 RPM, na speed que possui tacômetro é fácil perceber o esforço a que a moto é submetida quando as trocas são feitas em rotação baixa, por exemplo: se eu passo marcha (3ª p/ 4ª) em um local plano com o motor em 4.000 RPM, a perda de rotação é drástica, cai em torno de 800 RPM mas quando passo as marchas em rotações mais altas esta perda de rotação é menor, é claro que deve ser observado tanto o terreno quanto a curva de torque do motor (que deve ser bem parecida entre a kansas e a speed) sendo que com exeção da primeira troca de marcha (1-2) que faço com 4.000 por motivos óbvios, as demais realizo com no mínimo 5500 RPM até 7.000 RPM dependendo da velocidade que quero alcancar e o terreno...
Convidado- Convidado
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
É, a falta de um tacômetro para quem tem a kansas como primeira moto é um fator que eu esqueci de considerar.
Minha primeira moto foi uma cg, então aprendi a tirar o máximo do motor usando as informações desse instrumento.
Quanto à primeira e segunda marchas, sugiro que você estique elas também. A curva de torque do motor é função das rotações, então ao poupar o motor nas duas primeiras marchas, justamente aquelas que servem para fazer força, você sobrecarrega a terceira, que é justamente a engrenagem que abre o bico com mais frequência.
Pode ver que as engrenagens que pifam são a terceira ou a quinta, via de regra. A terceira por causa disso que falamos, e a quinta por andar com a moto na boa e não reduzir para a marcha adequada para a moto ganhar velocidade (fazer o motor embalar a moto em 5a marcha).
Um abraço,
jeff
Minha primeira moto foi uma cg, então aprendi a tirar o máximo do motor usando as informações desse instrumento.
Quanto à primeira e segunda marchas, sugiro que você estique elas também. A curva de torque do motor é função das rotações, então ao poupar o motor nas duas primeiras marchas, justamente aquelas que servem para fazer força, você sobrecarrega a terceira, que é justamente a engrenagem que abre o bico com mais frequência.
Pode ver que as engrenagens que pifam são a terceira ou a quinta, via de regra. A terceira por causa disso que falamos, e a quinta por andar com a moto na boa e não reduzir para a marcha adequada para a moto ganhar velocidade (fazer o motor embalar a moto em 5a marcha).
Um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
jeff escreveu:É, a falta de um tacômetro para quem tem a kansas como primeira moto é um fator que eu esqueci de considerar.
Minha primeira moto foi uma cg, então aprendi a tirar o máximo do motor usando as informações desse instrumento.
Quanto à primeira e segunda marchas, sugiro que você estique elas também. A curva de torque do motor é função das rotações, então ao poupar o motor nas duas primeiras marchas, justamente aquelas que servem para fazer força, você sobrecarrega a terceira, que é justamente a engrenagem que abre o bico com mais frequência.
Pode ver que as engrenagens que pifam são a terceira ou a quinta, via de regra. A terceira por causa disso que falamos, e a quinta por andar com a moto na boa e não reduzir para a marcha adequada para a moto ganhar velocidade (fazer o motor embalar a moto em 5a marcha).
Um abraço,
jeff
Ops
Acho que me expressei de forma confusa, escrevi 1-2 querendo dizer de 1ª para 2ª, ou seja, passo a 4000 RPM em terreno plano somente da 1 para 2 marcha, pelo fato da 2ª tbm ser uma marcha de força, sendo que nesta passagem não há grande perda de rotação nas condições citadas, mas a partir da 2ª, as trocas somente acima de 5500 rpm em pilotagens mais tranquilas. Mas no caso de não haver um tacometro, acho que complica mais, já que o piloto teria que associar o barulho do motor à rotação do motor mas sem um ponto de referencia adequado.
Mas um dúvida jeff, esta tacada acima de 5500, levando em consideração que o torque maximo da speed e da kansas é em torno de 7500 RPM está boa?
Convidado- Convidado
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Se a troca de marcha for feita com baixa rpm, e se acelerar de forma suave a gradativa sem que o motor apanhe, não tem problema algum, mas se estiver em 4° a 2500rpm (ou outra marcha fora a 1°) e enrolar o cabo, força muito a transmissão.
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: defeito na caixa de machas da minha kansas 150
Acho muito importante esta dica do dan, foi uma das primeiras coisas que aprendi no manual e no forum para preservar o motor, a aceleração suave e gradativa.
Convidado- Convidado
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