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defeito na caixa de machas da minha kansas 150

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Mensagem  Esdras Lourenco Sáb Set 10, 2011 9:34 pm

Tenho minha Kansas 150 desde 2008, e foram o inúmeros problema, já apresentados nela, mas o que me deixou mais chateado foi o defeito apresentado duas vezes, a 3ª engrenagem primária e secundária moeram por completo chegando a perder a tração, a primeira que deu defeito tive de desembouçar R$450,00 na segunda R$ 600,00. Por incrível que pareça todas as vezes que tentei comprar as engrenagens na concessionária dafra a unica coisa que consegui foram os preços, por que nunca tinham as peças, somente por encomenda e que levaria 15 dias para serem entregues, um abssurdo, se uma empresa lança um produto no mercado, ela deveria manter peças para reposição, a minha sorte é que as mesmas engrenagens da titan150 servem na kansas150. Gostaria de saber quem já teve o mesmo problema, e qual foi a solução para esse problema que me incomoda, a muito tempo.
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Mensagem  Cássio Fernandes Sáb Set 10, 2011 10:32 pm

Esdras Lourenco escreveu:Tenho minha Kansas 150 desde 2008, e foram o inúmeros problema, já apresentados nela, mas o que me deixou mais chateado foi o defeito apresentado duas vezes, a 3ª engrenagem primária e secundária moeram por completo chegando a perder a tração, a primeira que deu defeito tive de desembouçar R$450,00 na segunda R$ 600,00. Por incrível que pareça todas as vezes que tentei comprar as engrenagens na concessionária dafra a unica coisa que consegui foram os preços, por que nunca tinham as peças, somente por encomenda e que levaria 15 dias para serem entregues, um abssurdo, se uma empresa lança um produto no mercado, ela deveria manter peças para reposição, a minha sorte é que as mesmas engrenagens da titan150 servem na kansas150. Gostaria de saber quem já teve o mesmo problema, e qual foi a solução para esse problema que me incomoda, a muito tempo.
Cara, problema assim com a caixa de marcha e por duas vezes, quantos km tinha sua moto quando deu problema pela primeira vez? E na segunda? Pode ser erro na montagem, peças de má qualidade das peças ou então um baita azar. Fico no aguardo de mais detalhes.

Abraços
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Mensagem  Dan Floripa Sáb Set 10, 2011 11:20 pm

Esdras Lourenco escreveu:Tenho minha Kansas 150 desde 2008, e foram o inúmeros problema, já apresentados nela, mas o que me deixou mais chateado foi o defeito apresentado duas vezes, a 3ª engrenagem primária e secundária moeram por completo chegando a perder a tração, a primeira que deu defeito tive de desembouçar R$450,00 na segunda R$ 600,00. Por incrível que pareça todas as vezes que tentei comprar as engrenagens na concessionária dafra a unica coisa que consegui foram os preços, por que nunca tinham as peças, somente por encomenda e que levaria 15 dias para serem entregues, um abssurdo, se uma empresa lança um produto no mercado, ela deveria manter peças para reposição, a minha sorte é que as mesmas engrenagens da titan150 servem na kansas150. Gostaria de saber quem já teve o mesmo problema, e qual foi a solução para esse problema que me incomoda, a muito tempo.



Putz!, as engrenagens da Cg casam perfeitamente e são muito mais baratas.!!

Abraço!

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Mensagem  jeff Dom Set 11, 2011 10:23 am

Esdras, verifique se esse problema não está acontecendo por hábito de pilotagem seu.

Motos trabalham com o motor em alta rotação, praticamente o dobro da rotação dos automóveis. Se você está acostumado a trocar as marchas igual num carro, as marchas mais altas estarão fazendo muita força e elas não são dimensionadas para isso.

É a única explicação que vejo para moer duas caixas de câmbio.... a outra é o motor trabalhar com pouco óleo, mas se você é leitor do fórum já está sabendo do macete de colocar 1,2 litro de óleo nas trocas.

Um abraço,

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Mensagem  Esdras Lourenco Dom Set 11, 2011 10:40 am

Acho que erro de pilotagem não é por que a macha que sempre e mais forçada é a quarta macha, na oficina onde concertei a moto já apareceram kansas com a 5ª com defeito e speed com a 1ª, 2ª e 5ª danificadas, provavelmente de ser algum tipo de defeito de fabrica das peças, na primeira troca coloquei foram peças originais da Honda e na segunda também, aqui em brasília não foi possível encontrar as peças em nenhuma moto-peças e nem na Honda, tivemos que busca-las em Goiânia-GO e lá na loja já era a última que, e inclusive eles me informaram que já tinham encomendado 50 pares por que a procura está grande.

Obrigado pelo toque do acrescimo de 200 ml de oleo na troca.

Valeu obrigado!
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Mensagem  jeff Dom Set 11, 2011 5:32 pm

Esdras, se você não usava esse óleo a mais, pode ter certeza que essa foi a causa de seu câmbio ter sido moído. Você e um monte de gente.

Acho difícil ser problema de qualidade das peças, pois tanto peças chinesas quanto da honda deram problema.

Um abraço,

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Mensagem  Cássio Fernandes Dom Set 11, 2011 5:49 pm

Mas eu acho estranho que duas vezes deu problema na peça, seria muito azar colocar peças com defeito, acho que poderia ser algum problema com a montagem das peças.

Abraços
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Mensagem  jeff Dom Set 11, 2011 5:59 pm

Cassião,

Montagem é uma possibilidade.... mas caímos na mesma, dois erros de montagem seguidos? Acho pouco provável.

Um abraço,

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Mensagem  Cássio Fernandes Dom Set 11, 2011 6:15 pm

Poderia ser uma soma de fatores, qualidade, montagem inadequada e falta de lubrificação, será que algum problema com a bomba de óleo poderia afetar diretamente o cambio? Não entendo nada de lubrificação.
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Mensagem  jeff Dom Set 11, 2011 6:18 pm

Negativo, a bomba de óleo só serve para jogar óleo nos componentes do motor (balancins do cabeçote, não sei se esses motores têm injetor de óleo para o pistão).

A lubrificação da caixa de câmbio é feita pelas próprias engrenagens, que ficam girando na poça de óleo.

Um abraço,

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Mensagem  ernesto walter Dom Set 11, 2011 7:23 pm

Exatamente,e como com o motor funcionando abomba manda óleo para a parte alta do motor,a "poça de óleo" fica mais baixa e lubrifica o cambio com deficiencia,eu uso 1,4 litro de óleo,mas não aquela agua que vendem na CC dafra, eu uso o TOP TURBO,e ja to com 22000 km,sem problema algum.

ernesto walter
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Mensagem  jeff Seg Set 12, 2011 8:42 am

Exatamente, Ernesto!

Tem mais gente que usa o Top Turbo e fala muito bem, inclusive o Dan Floripa. Esse óleo manda muito bem para o motor, mas a viscosidade dele é apenas SAE 15W-40. Ou seja, é um pouco mais fino que o 20W-50 recomendado.

E como para lubrificar engrenagens, quanto maior a viscosidade, melhor, ele já está um pouco abaixo do ideal. No inverno não causa muito problema, mas no verão deve ficar muito fino.

Isso pode causar problemas de desgaste do câmbio a médio prazo, tipo uns 30 mil km.

Um abraço,

Jeff

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Mensagem  Ranier Seg Set 12, 2011 10:06 am

Sobre essa questao de oleo ja to usando 1,2 a muito tenpo mais na verdade que oleo realmente e bom e com preçinho legal !!

pois tava usando aquele tão falado, mobil enbalagem preta mais sinçeramente ele e horivel usei tbm um da (br) nao sei o nome a enbalagem e verde ele e ate legal na minha ultima troca agora coloquei o selenia mais tbm num to gostando não

qual desses ai que çitei e melhor ?

ou e mais façil eu deixar de ser miseravel e colokar um motul yamalube ?
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Mensagem  Cássio Fernandes Seg Set 12, 2011 10:13 am

Eu uso yamalube sempre, até testei outros, mas voltei pra yamalube, rodei 1200 km em 2 dias com cabo enrolado com o yamalube e não baixou nadica de nada, além do motor ter se comportado muito bem, o óleo chegou no destino queimado, claro, mas, foi só trocar e acelerar de volta a Goiânia, sempre no talo, rodando uma média de 600 km/dia, yamalube sempre, acho que o jeff usa o motul, dizem ser melhor, é o que eu pretendo colocar na proxima troca, só pra testar vou usar o motul por uns 2 mil km e ver se é bão, se for, vou pra motul, não acho o óleo uma coisa tãaao cara não, acho que nossas motocas merecem uma atenção especial.

Abraços
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Mensagem  Cassius Seg Set 12, 2011 10:42 am

Nossa, quando li o probvlema da caixa de marcha fiquei até com medo.
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Mensagem  Ranier Seg Set 12, 2011 2:15 pm

E ta çerto Cassio vo sequir seu conselho na proxima coloko yamalube depois testo o motul tbm !!
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Mensagem  Fábio Máximo Ter Nov 22, 2011 3:20 pm

Saudações galera!

Estou c/o mesmo problema do Esdras! Só q/ é pela 1ª vez e aparece na 1ª, 3ª e na 4ª marchas. Minha Kansas está c/ 26 mil km e começou a dar este problema. depois de ler neste forum sobre o defeito e saber q/é bom colocar 200ml de óleo a mais, acho q/o problema foi gerado desta falta a mais de óleo. O mêcanico da minha moto me informou q/as engrenagens da 1ª, 2ª, 3ª e 5ª marchas são as mesmas da titan, mas a 4ª é menor, ñ encaixa no conjunto e existe no mercado p/vender, será q é verdade? ou se posso colocar todas as peças da titan sem nenhum problema?então se alguem tiver alguma solução? fico grato!

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Mensagem  jeff Qua Nov 23, 2011 7:13 am

Olá, Fábio

O Wagner fez a troca do câmbio, usou as engrenagens da titan e os eixos originais da kansas, ficou perfeito. Tem um tópico sobre isso que ele criou.

Não vale a pena reaproveitar engrenagens, ainda mais já com 26 mil km e que passaram por falta de lubrificação adequada. Pode colocar essa na conta da dafra por não alertar seus clientes que o manual do proprietário está errado.

Um abraço,

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Mensagem  oalexandre Sáb Nov 26, 2011 9:45 am

Tô começando a pensar que este problema no câmbio da kansas é crônico igual ao problema do quadro.
Se ainda não aconteceu com voce, pode esperar, que um dia acontece...
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Mensagem  jeff Sáb Nov 26, 2011 5:11 pm

Pode ser, mas continuo achando que é hábito de pilotagem. A minha vai pra 39 mil km e está firme e forte. Usar as marchas de maneira incorreta diminui muito a vida útil do conjunto, e tenho visto muita gente que acabou de vir do mundo dos carros pilotando da mesma maneira.

Pode reparar que só o pessoal de kansas reclama/tem problemas com o câmbio.... justamente o pessoal que não tá preocupado em enrolar o cabo, só quer andar na boa.

Motos de baixa cilindrada não têm muito torque, então precisam trabalhar em regime alto, e quem está acostumado com carro tem aquela mania de não acelerar para economizar gasolina.

Com uma H-D isso até funciona, o motor tem torque sobrando. Com moto pequena, o câmbio sofre demais. Motoboys não têm esse problema com suas cgs/titans porque estão sempre acelerando perto do limite. Mas essas motos também sofreriam do mesmo jeito se os proprietários quisessem apenas rodar a 60 por hora em 5a marcha.

60 km/h no velocímetro da kansas correspondem a 35/40 km/h reais, uma velocidade para andar em 3a marcha. Aí o pessoal se ilude com o velocímetro, joga a 5a e fica rodando na boa, até diminuindo para passar em radar e voltando a acelerar sem reduzir a marcha (outro péssimo hábito de pilotagem).

Com moto, para ganhar velocidade você precisa reduzir a marcha. Passou em lombada, tem que sair em 1a ou 2aa, nunca em 3a... mas são hábitos difíceis de mudar para quem vem dos carros.

É a minha teoria.

Um abraço,

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Mensagem  Convidado Sáb Nov 26, 2011 5:25 pm

Concordo com sua teoria jeff, pois é muito comum ver possoas pilotando um pequena e trocando as marchas em com uma rotação muito baixa, tipo 4.000 RPM, na speed que possui tacômetro é fácil perceber o esforço a que a moto é submetida quando as trocas são feitas em rotação baixa, por exemplo: se eu passo marcha (3ª p/ 4ª) em um local plano com o motor em 4.000 RPM, a perda de rotação é drástica, cai em torno de 800 RPM mas quando passo as marchas em rotações mais altas esta perda de rotação é menor, é claro que deve ser observado tanto o terreno quanto a curva de torque do motor (que deve ser bem parecida entre a kansas e a speed) sendo que com exeção da primeira troca de marcha (1-2) que faço com 4.000 por motivos óbvios, as demais realizo com no mínimo 5500 RPM até 7.000 RPM dependendo da velocidade que quero alcancar e o terreno...

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Mensagem  jeff Sáb Nov 26, 2011 5:41 pm

É, a falta de um tacômetro para quem tem a kansas como primeira moto é um fator que eu esqueci de considerar.

Minha primeira moto foi uma cg, então aprendi a tirar o máximo do motor usando as informações desse instrumento.

Quanto à primeira e segunda marchas, sugiro que você estique elas também. A curva de torque do motor é função das rotações, então ao poupar o motor nas duas primeiras marchas, justamente aquelas que servem para fazer força, você sobrecarrega a terceira, que é justamente a engrenagem que abre o bico com mais frequência.

Pode ver que as engrenagens que pifam são a terceira ou a quinta, via de regra. A terceira por causa disso que falamos, e a quinta por andar com a moto na boa e não reduzir para a marcha adequada para a moto ganhar velocidade (fazer o motor embalar a moto em 5a marcha).

Um abraço,

jeff
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Mensagem  Convidado Sáb Nov 26, 2011 6:38 pm

jeff escreveu:É, a falta de um tacômetro para quem tem a kansas como primeira moto é um fator que eu esqueci de considerar.

Minha primeira moto foi uma cg, então aprendi a tirar o máximo do motor usando as informações desse instrumento.

Quanto à primeira e segunda marchas, sugiro que você estique elas também. A curva de torque do motor é função das rotações, então ao poupar o motor nas duas primeiras marchas, justamente aquelas que servem para fazer força, você sobrecarrega a terceira, que é justamente a engrenagem que abre o bico com mais frequência.

Pode ver que as engrenagens que pifam são a terceira ou a quinta, via de regra. A terceira por causa disso que falamos, e a quinta por andar com a moto na boa e não reduzir para a marcha adequada para a moto ganhar velocidade (fazer o motor embalar a moto em 5a marcha).

Um abraço,

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Ops Embarassed
Acho que me expressei de forma confusa, escrevi 1-2 querendo dizer de 1ª para 2ª, ou seja, passo a 4000 RPM em terreno plano somente da 1 para 2 marcha, pelo fato da 2ª tbm ser uma marcha de força, sendo que nesta passagem não há grande perda de rotação nas condições citadas, mas a partir da 2ª, as trocas somente acima de 5500 rpm em pilotagens mais tranquilas. Mas no caso de não haver um tacometro, acho que complica mais, já que o piloto teria que associar o barulho do motor à rotação do motor mas sem um ponto de referencia adequado.
Mas um dúvida jeff, esta tacada acima de 5500, levando em consideração que o torque maximo da speed e da kansas é em torno de 7500 RPM está boa?

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Mensagem  Dan Floripa Sáb Nov 26, 2011 6:42 pm



Se a troca de marcha for feita com baixa rpm, e se acelerar de forma suave a gradativa sem que o motor apanhe, não tem problema algum, mas se estiver em 4° a 2500rpm (ou outra marcha fora a 1°) e enrolar o cabo, força muito a transmissão.
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Mensagem  Convidado Sáb Nov 26, 2011 6:46 pm

Acho muito importante esta dica do dan, foi uma das primeiras coisas que aprendi no manual e no forum para preservar o motor, a aceleração suave e gradativa.

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