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DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

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Gilberto Crespo
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Mensagem  Wilson Santana Sex Jan 25, 2013 1:33 pm

A minha moto deu problema na caixa de marchas. A terceira estava raspando como se tivesse alguma coisa presa na caixa.
Levei na oficina aqui perto de casa e como já sabia que era a caixa mandei abrir o motor. O prejuízo foi:
1 - Rolamento do eixo primário ou "rolamento da agulha", literalmente todo despedaçado.
2 - Eixo primário danificado pelo rolamento.
3 - Eixo seletor de marchas com a base quebrada.
4 - Engrenagens da terceira e primeira marcha quebradas.
Ou seja, minha caixa de marchas estava toda ferrada.

Solução:

Fui na cc da Dafra em BH e comprei o rolamento da agulha R$ 13,00, Jogo de junta R$ 40,00. Daí fui trocar uma idea com um mecânico de lá que é chegado meu e ele me disse: "Compra a caixa completa da CG99 e seus problemas acabaram." Antes de sair comprei na mão dele usado por R$ 20,00 um eixo seletor de marchas.
Rodei e achei a caixa completa da CG99 em bom estado por R$ 250,00, voltei na cc da Dafra para fazer a comparação com o mecânico e a caixa era mesmo igual. Só que o eixo secundário Dafra é um pouco mais longo, mas como o meu não tinha quebrado fiz a substituição e pronto. Agora tenho uma caixa completa da Honda ele me disse que dificilmente terei problemas com caixa novamente.
O que vale lembrar é que o próprio mecânico da Dafra disse que as peças Dafra são ruins, fabricadas com aço de baixa qualidade por isso quebram tão rápido, a minha moto tem 17.000 Km, e troco óleo a cada 1000Km.
Ele disse tambêm que nas revisões e no manual da moto o pessoal pede 1L de óleo mas, que o ideal é entre 1,2 e 1,4L.
Gastei R$ 500,00 incluindo mão de obra e amanhã pego a moto. Vou rodar e volto para dizer qual foi o resultado.



Wilson Santana
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Mensagem  Gilberto Crespo Sex Jan 25, 2013 2:04 pm

Caraca... preju e tanto vc teve.

Creio que o acontecido na sua caixa de marchas tenha sido a pouca quantidade de óleo, caso vc tenha colocado somente 1 litro, conforme o manual manda.
Como o próprio mecânico falou, o ideal é entre 1,2 lt à 1,4 lt. Eu coloco sempre 1,4 dede a 1a semana de moto. O porque disso é que o mesmo óleo do motor, lubrifica as engrenagens do câmbio.

Abraços.
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Mensagem  Wilson Santana Sáb Jan 26, 2013 4:27 pm

Peguei a moto hoje na oficina. Saí para testar e estiquei. A caixa ficou muito boa com as peças da CG99, um veludo, muito macia mesmo. Rodei 30Km em baixa rotação, média e alta, fiz inúmeras trocas de marcha, mas não passei ainda de 100Km.
Lembro que quando o motor esquentava, para colocar no neutro era um parto, com a nova caixa ficou muito macio.
Colocaram 1,4L de óleo o que esta ajudando muito. Pessoal, mesmo que sua moto esteja na garantia e tenham que fazer revisão na cc, quando sairem de lá completem o óleo pois insistem em pôr apenas 1L, quem não faz isso tem prejuízo no futuro.
No mais, vou continuar rodando e observando "de perto", mas com certeza não terei mais nenhum problema na caixa.

P.S. Quando comprei a caixa da CG99 comparei a qualidade do aço de ambas. As peças que vem na Dafra parecem de alumínio, com uma chave de fenda se consegue corta o aço, brincadeira... Não tem comparação.

Até mais.




Wilson Santana
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DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  jeff Ter Jan 29, 2013 5:59 am

Só lembrando,

1,2 litro é a quantidade suficiente para apenas atingir o nível mínimo da vareta.

Como o nível mínimo da vareta indica a hora de repor o óleo, não adianta colocar apenas 1,2 litro, quem está fazendo isso também está perdendo o motor.

1,3 chega na metade da vareta e 1,4 chega no nível máximo da vareta, que é onde o motor deveria estar todas as vezes depois das revisões.

Fazendo o procedimento exatamente como recomendado no manual, ninguém precisa se preocupar com quantidade, apenas em chegar no nível correto.

Um abraço,

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Mensagem  Magdiel Qua Jul 03, 2013 4:27 pm

Olá Galera, tive q abrir o motor da Poderosa pra trocar o cambio que foi pra fita, porém queria saber qual a chave castelo que da certo pra solta a embreagem e outras peças, tenho que sacar o magneto tmbm... se alguém souber!!!

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Mensagem  Dan Floripa Qua Jul 03, 2013 6:44 pm

Magdiel escreveu:Olá Galera, tive q abrir o motor da Poderosa pra trocar o cambio que foi pra fita, porém queria saber qual a chave castelo que da certo pra solta a embreagem e outras peças, tenho que sacar o magneto tmbm... se alguém souber!!!

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Fala Magdiel!

Bom a chave castelo é a mesma da cg (22mm se não me engano) e serve para a porca do balanceiro (essa do balanceiro é rosca invertida) e custa uns R$20,00. Para sacar o volante (magneto) é só tirar o parafuso de fixação e comprar um de mesma rosca só que com uns 4cm maior (no comprimento) custa uns R$4,00.

Se tiver dúvidas, é só chamar!

Um abraço!

Dan.
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Mensagem  Dan Floripa Qua Jul 03, 2013 6:47 pm

Wilson Santana escreveu:A minha moto deu problema na caixa de marchas. A terceira estava raspando como se tivesse alguma coisa presa na caixa.
Levei na oficina aqui perto de casa e como já sabia que era a caixa mandei abrir o motor. O prejuízo foi:
1 - Rolamento do eixo primário ou "rolamento da agulha", literalmente todo despedaçado.
2 - Eixo primário danificado pelo rolamento.
3 - Eixo seletor de marchas com a base quebrada.
4 - Engrenagens da terceira e primeira marcha quebradas.
Ou seja, minha caixa de marchas estava toda ferrada.

Solução:

Fui na cc da Dafra em BH e comprei o rolamento da agulha R$ 13,00, Jogo de junta R$ 40,00. Daí fui trocar uma idea com um mecânico de lá que é chegado meu e ele me disse: "Compra a caixa completa da CG99 e seus problemas acabaram." Antes de sair comprei na mão dele usado por R$ 20,00 um eixo seletor de marchas.
Rodei e achei a caixa completa da CG99 em bom estado por R$ 250,00, voltei na cc da Dafra para fazer a comparação com o mecânico e a caixa era mesmo igual. Só que o eixo secundário Dafra é um pouco mais longo, mas como o meu não tinha quebrado fiz a substituição e pronto. Agora tenho uma caixa completa da Honda ele me disse que dificilmente terei problemas com caixa novamente.
O que vale lembrar é que o próprio mecânico da Dafra disse que as peças Dafra são ruins, fabricadas com aço de baixa qualidade por isso quebram tão rápido, a minha moto tem 17.000 Km, e troco óleo a cada 1000Km.
Ele disse tambêm que nas revisões e no manual da moto o pessoal pede 1L de óleo mas, que o ideal é entre 1,2 e 1,4L.
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O eixo primário que é um pouco maior, o secundário tem as mesmas dimensões do eixo da cg.
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DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Dan Floripa Qua Jul 03, 2013 7:00 pm

Wilson Santana escreveu:A minha moto deu problema na caixa de marchas. A terceira estava raspando como se tivesse alguma coisa presa na caixa.
Levei na oficina aqui perto de casa e como já sabia que era a caixa mandei abrir o motor. O prejuízo foi:
1 - Rolamento do eixo primário ou "rolamento da agulha", literalmente todo despedaçado.
2 - Eixo primário danificado pelo rolamento.
3 - Eixo seletor de marchas com a base quebrada.
4 - Engrenagens da terceira e primeira marcha quebradas.
Ou seja, minha caixa de marchas estava toda ferrada.

Solução:

Fui na cc da Dafra em BH e comprei o rolamento da agulha R$ 13,00, Jogo de junta R$ 40,00. Daí fui trocar uma idea com um mecânico de lá que é chegado meu e ele me disse: "Compra a caixa completa da CG99 e seus problemas acabaram." Antes de sair comprei na mão dele usado por R$ 20,00 um eixo seletor de marchas.
Rodei e achei a caixa completa da CG99 em bom estado por R$ 250,00, voltei na cc da Dafra para fazer a comparação com o mecânico e a caixa era mesmo igual. Só que o eixo secundário Dafra é um pouco mais longo, mas como o meu não tinha quebrado fiz a substituição e pronto. Agora tenho uma caixa completa da Honda ele me disse que dificilmente terei problemas com caixa novamente.
O que vale lembrar é que o próprio mecânico da Dafra disse que as peças Dafra são ruins, fabricadas com aço de baixa qualidade por isso quebram tão rápido, a minha moto tem 17.000 Km, e troco óleo a cada 1000Km.
Ele disse tambêm que nas revisões e no manual da moto o pessoal pede 1L de óleo mas, que o ideal é entre 1,2 e 1,4L.
Gastei R$ 500,00 incluindo mão de obra e amanhã pego a moto. Vou rodar e volto para dizer qual foi o resultado.



Sempre pesquise peças antes de comprar:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-490447388-cambio-caixa-marcha-completo-cg-150-ks-esd-novo-importado-_JM

Um abraço!

Dan.
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Mensagem  Convidad Qui Jul 04, 2013 9:37 am

Opa,

Magdiel escreveu:Olá Galera, tive q abrir o motor da Poderosa pra trocar o cambio que foi pra fita, porém queria saber qual a chave castelo que da certo pra solta a embreagem e outras peças, tenho que sacar o magneto tmbm... se alguém souber!!!

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Amigo, uma vez que teve de meter a mão na graxa, aproveite e dê uma bela limpada na bomba de óleo (após conferir a eficiência da mesma é claro). Ali costuma juntar borra ao longo do tempo... Por melhor que seja o óleo utilizado pode acontecer de ficar algum resíduo e como já esta com o motor aberto mesmo é rápido e prático essa limpeza.


Abraço,

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Mensagem  Magdiel Qui Jul 04, 2013 12:23 pm

Valeu Edifrans, vou limpa-lo sim, pois o mesmo tá bem sujo!!!
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Mensagem  Magdiel Qui Jul 04, 2013 12:25 pm

Olá, Dan... Obrigado pelas dicas e em relação ao cambio, achei por aki o cambio da cg 99 por 159,00 reais da marca duramax!!!

Abç
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Mensagem  Magdiel Qui Jul 04, 2013 7:18 pm

Encomendei aulgumas ferramentas especiais, somente em São Paulo, enquanto aguardo, já fui retirando o carvão da cabeça do pistão e válvulas, também to dando uma geral na motoca, limpeza da caixa de ar, carburador, vou trocar a pastilha.
Mas fica a ansiedade de abrir logo o motor, fui numa mecânica e os cara falaram de bater aqui, por uma fenda ali, oxxxxiiii... acho melhor espera as ferramentas certas!!!

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Mensagem  Magdiel Qui Jul 04, 2013 7:21 pm

Comprei tmbm a chave Castelo recomendada pelo Dan Floripa!!!
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Mensagem  Dan Floripa Qui Jul 04, 2013 7:50 pm

Magdiel escreveu:Encomendei aulgumas ferramentas especiais, somente em São Paulo, enquanto aguardo, já fui retirando o carvão da cabeça do pistão e válvulas, também to dando uma geral na motoca, limpeza da caixa de ar, carburador, vou trocar a pastilha.
Mas fica a ansiedade de abrir logo o motor, fui numa mecânica e os cara falaram de bater aqui, por uma fenda ali, oxxxxiiii... acho melhor espera as ferramentas certas!!!

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Magdiel o Fixador de volante e o extrator de volante são boas, mas não precisava morrer com essas ferramentas agora. Para frouxar as porcas do filtro centrífugo, balanceiro e o volante do motor, pode usar uma chave allen 2mm entre as engrenagens do balanceiro e do virabrequim, para retirar o volante um parafuso com mesma rosca que o que o fixa ao eixo, só que um pouco maior já faz o serviço.

Cuidado ao descarbonizar o pistão, não limpe próximo das bordas para não danifica-lo e, cuide quanto a sujeira nas canaletas dos anéis de segmento (não esqueça de deixar a abertura dos anéis de segmento a 120° um do outro, sendo que o anel de óleo é composto de três partes que tem que ficar com uns 20mm de diferença entre as fendas).

Um abraço!

Dan.
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Mensagem  Dan Floripa Qui Jul 04, 2013 7:58 pm

Magdiel escreveu:Olá, Dan... Obrigado pelas dicas e em relação ao cambio, achei por aki o cambio da cg 99 por 159,00 reais da marca duramax!!!

Abç

Ao fechar o motor, encha a galeria de óleo do virabrequim com uma almotolia para evitar de danificar o rolamento da biela.

Um abraço!

Dan.
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Mensagem  Magdiel Sáb Jul 06, 2013 6:53 pm


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Olá Dan... queria saber se tenho que soltar esses parafusos internos (Três Allen) do volante!!!

Abç

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Mensagem  Dan Floripa Dom Jul 07, 2013 8:59 am

Magdiel escreveu:
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Olá Dan... queria saber se tenho que soltar esses parafusos internos (Três Allen) do volante!!!

Abç

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Não, não precisa não!
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Mensagem  Magdiel Qui Ago 01, 2013 11:16 pm

Olá kanseiros!!!

Queria aki agradecer as dicas dadas pelo Jeff e Dan Floripa, pois foi a primeira vez que abri e fechei um motor e achei a experiencia muito legal, claro q na prática é totalmente melhor que na teoria!!!

Então vou compartilhar algumas imagens pra vcs verem com q tava as engrenagens da 3ª marcha da "Poderosa".

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DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Convidad Sex Ago 02, 2013 7:56 am

Opa,

Valew pelas fotos!

Já concluiu a montagem?? Como ficou? Poste o resultado OK!


Abraço,

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DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Dan Floripa Sex Ago 02, 2013 8:00 am



Te falei que era tranquilo, com a prática fica mais fácil e rápido, pois as coisas se tornam automáticas.

Um abraço!

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Mensagem  jeff Sex Ago 02, 2013 8:23 am

Olá, Magdiel

Tenho em casa o câmbio de uma kansas que apresentou o mesmo defeito com 23 mil km, está igualzinho.

Me tira algumas dúvidas (algumas você já deve ter postado, mas eu não lembro e seria bom recapitular para a gente tentar identificar o problema):

Com quantos mil km a terceira marcha quebrou?

Você sempre usou 1,3 a 1,4 litro de óleo, ou teve um período que usou o recomendado pela dafra? Nesse caso, foi durante quanto tempo, a partir de quando você começou a colocar mais óleo?

Qual seu tipo de uso: predominantemente urbano, predominantemente em via expressa/rodovia, urbano durante a semana e rodoviário em fins de semana?

Que óleo você estava usando? Foi sempre o mesmo ou trocou durante a vida do motor?

Usou algum aditivo?

São perguntas que o fabricante deveria fazer (HUASHHUASHHUASHHUASHKUÁKUÁKUÁKUÁKUÁKKKKKKKKKKKHAHAHEHHEHEHHAHAHAHAHAHAH HEHHEH EHAHAHA HAHA) desculpe, mas eu não perco a mania de achar que o principal interessado em resolver esse problema deveria ser a empresa que vende o produto.

Um abraço,

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Mensagem  Dan Floripa Sex Ago 02, 2013 8:55 am

O fabricante não está preocupado em sanar os problemas, ele quer é vender, e os consumidores que se explodam!

Um abraço!

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Mensagem  Magdiel Sex Ago 02, 2013 3:25 pm

Já q a Dafra nos abandonou, o negócio é nós mesmos nos auto questionarmos... com isso todos nós ganhamos!!!

Respondendo:

A poderosa está com 20 Mil Km.

Os 1,4 Ml de Óleo passei a usar quando a Motoka estava com 2 Mil (Foi quando descobri o site.)

Uso Predominantemente Urbano (Raras as Vezes usar Rodovias.)

Desde o Início sempre usei Mobil... acho que nas três últimas trocas passei a usar o Lubrax.

Nunca usei aditivos.

Achei uma Kilometragem muito baixa pra ter acontecido isso e a embreagem tava toda marcada (Dentes na Campana), passei uma lima... mas logo logo terei que troca-la!!!

att,

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DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150 Empty Re: DEFEITO CAIXA DE MARCHAS - KANSAS 150

Mensagem  Magdiel Sex Ago 02, 2013 3:25 pm

Estou tendo um pouco de dificuldade pra regular a Embreagem!!!


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Mensagem  jeff Sex Ago 02, 2013 3:36 pm

Magdiel escreveu:Já q a Dafra nos abandonou, o  negócio é nós mesmos nos auto questionarmos... com isso todos nós ganhamos!!!

Respondendo:

A poderosa está com 20 Mil Km.

Essa é a quilometragem típica com que as engrenagens da terceira vão para o saco.

Magdiel escreveu:Os 1,4 Ml de Óleo passei a usar quando a Motoka estava com 2 Mil (Foi quando descobri o site.)

Será que o estrago começou a ser feito por rodar apenas 2000 km? Talvez sim.

Jezebel eu comprei com 3350 km, mas o Lobo sempre a tratou com 1,2 litro (na época a gente achava que seria impossível a dafra ter cometido um erro de 400 ml....)

Magdiel escreveu:Uso Predominantemente Urbano (Raras as Vezes usar Rodovias.)

O uso predominantemente urbano implica em uso praticamente constante da terceira marcha. Meu velocímetro digital calcula a velocidade média dos deslocamentos; quando pego muita estrada., essa média fica na casa dos 65 km/h, então uso mais a quarta e a quinta marchas. Nos últimos tempos, tenho rodado mais aqui na cidade, e a velocidade média caiu para 25 km/h, o que implica muito tempo usando a terceira marcha.

Magdiel escreveu:Desde o Início sempre usei Mobil... acho que nas três últimas trocas passei a usar o Lubrax.

O mobil é um óleo do qual particularmente não gosto. Aos 700 km já está fino e começa a sumir rapidamente do cárter, consequentemente favorece situações de uso com lubrificação inadequada. Com que frequência você inspecionava o nível e adicionava a quantidade faltante?

Magdiel escreveu:Nunca usei aditivos.

Achei uma Kilometragem muito baixa pra ter acontecido isso e a embreagem tava toda marcada (Dentes na Campana), passei uma lima... mas logo logo terei que troca-la!!!

att,

Magdiel

Certamente é uma quilometragem baixa demais para isso. A partir de agora com o câmbio novo, use somente 1,4 litro do lubrax, baseado na minha acredito que você chegará pelo menos aos 80 mil km sem precisar fazer novamente o câmbio.

Um abraço,

Jeff
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