[DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
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[DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Muito se fala em limpar o carburador, regular e tudo o mais. So que nada se comenta da limpeza do coletor, ontem relaizei a limpeza do carburador e revisao da parte eletrica da Apache, e resolvi postar estas fotos que mostram que o coletor merece uma real e boa atenção quando se refere a limpeza e revisão.
Inicia pelo basico, para revisao limpeza do carburador e parte eletrica.
Desmonte as carenagens laterias, direita e esquerda, retire o tanque, tudo isto para que voce tenha espaço o suficiente para trabalhar.
Ao tirar o tanque veja a situação da sujeira que estava por baixo do mesmo. (LIMPE)
Tambem remova a caixa do filtro de ar, verifique se ela nao tem trincas ou coisa do tipo, caso tenha feche com cola quente ou qualquer outra cola resistenten.
As duas proximas fotos sao maiores para mostrar o real problema, a sujeira dentro do coletor, a seta em vermelhor mostra a quantidade de carvão depositada dentro do mesmo, a seta azul apenas mostra o pistonete do afogador "para caso alquem pergunte o que é"
Meu dedo completamente sujo.
Para coemçar a limpar aplique pequena quantidade de desengripante, depois raspe de leve usando uma chave de fenda ou algo parecido, em seguida com um pano aspero, tipo jeans, enrole no seu dedo e molhe com desengripante e complete a limpeza.
Esta limpeza e valida para qualquer moto ou modelo.
Depois posto as fotos da limpeza do carburador e como proceder na revisao da parte eletrica.
Inicia pelo basico, para revisao limpeza do carburador e parte eletrica.
Desmonte as carenagens laterias, direita e esquerda, retire o tanque, tudo isto para que voce tenha espaço o suficiente para trabalhar.
Ao tirar o tanque veja a situação da sujeira que estava por baixo do mesmo. (LIMPE)
Tambem remova a caixa do filtro de ar, verifique se ela nao tem trincas ou coisa do tipo, caso tenha feche com cola quente ou qualquer outra cola resistenten.
As duas proximas fotos sao maiores para mostrar o real problema, a sujeira dentro do coletor, a seta em vermelhor mostra a quantidade de carvão depositada dentro do mesmo, a seta azul apenas mostra o pistonete do afogador "para caso alquem pergunte o que é"
Meu dedo completamente sujo.
Para coemçar a limpar aplique pequena quantidade de desengripante, depois raspe de leve usando uma chave de fenda ou algo parecido, em seguida com um pano aspero, tipo jeans, enrole no seu dedo e molhe com desengripante e complete a limpeza.
Esta limpeza e valida para qualquer moto ou modelo.
Depois posto as fotos da limpeza do carburador e como proceder na revisao da parte eletrica.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
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Data de inscrição : 15/06/2009
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Opa,
Muito bom, Familia!!!
Esse fim de semana pretendo dar uma geral na motoca e "se o tempo ajudar" irei fazer essas verificações também.
Abraço,
Muito bom, Familia!!!
Esse fim de semana pretendo dar uma geral na motoca e "se o tempo ajudar" irei fazer essas verificações também.
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Que estranho essa carbonização na admissão!!
Dan Floripa- Guru
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Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Otimo post amigo Familia, parabens!!!!!!!
ALLT- Forista
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Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Também achei esquisito.Dan Floripa escreveu:
Que estranho essa carbonização na admissão!!
Será que folga demais na valvula não cause isso?
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
L340 escreveu:Também achei esquisito.Dan Floripa escreveu:
Que estranho essa carbonização na admissão!!
Será que folga demais na valvula não cause isso?
Se ela tiver válvula P.A.I.R. e aquele buraco for o de tomada de mistura, pode estar retornando gases da queima (muito difícil), se for o respiro do cárter pode ser o vapor de óleo que virou borra, etc...
Já vi motor de carro/moto/diesel andar um bom tempo com válvulas enforcadas e em nenhum deles vi admissão carbonizada, mas em mecânica sempre aparece novidades!!!
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Quanto a essa carbonização, nao seria por combustivel ruim????
ALLT- Forista
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Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Opa,
Caso fosse combustível ruim, acredito eu, que a moto iria apresentar falhas o funcionamento.
Abraço,
ALLT escreveu:Quanto a essa carbonização, nao seria por combustivel ruim????
Caso fosse combustível ruim, acredito eu, que a moto iria apresentar falhas o funcionamento.
Abraço,
Convidad- Convidado
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
ALLT escreveu:Quanto a essa carbonização, nao seria por combustivel ruim????
Sim combustível ruim causa carbonização, porém essa carbonização é na câmara de combustão onde o carvão adere na cabeça de pistão e válvula, não recordo de ter visto um coletor de admissão carbonizado.
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Data de inscrição : 27/04/2010
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Se na cabeça do pistao estiver com essa mesma carbonizaçao, pode ser o combustivel, mas acredito que seja a borra do respiro de oleo!!!
ALLT- Forista
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Data de inscrição : 05/01/2012
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Dan Floripa escreveu:L340 escreveu:Também achei esquisito.Dan Floripa escreveu:
Que estranho essa carbonização na admissão!!
Será que folga demais na valvula não cause isso?
Se ela tiver válvula P.A.I.R. e aquele buraco for o de tomada de mistura, pode estar retornando gases da queima (muito difícil), se for o respiro do cárter pode ser o vapor de óleo que virou borra, etc...
Já vi motor de carro/moto/diesel andar um bom tempo com válvulas enforcadas e em nenhum deles vi admissão carbonizada, mas em mecânica sempre aparece novidades!!!
Abraço!
Dan.
E eu achando que bizarrices eram coisas de TI
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
L340 escreveu:Dan Floripa escreveu:L340 escreveu:Também achei esquisito.Dan Floripa escreveu:
Que estranho essa carbonização na admissão!!
Será que folga demais na valvula não cause isso?
Se ela tiver válvula P.A.I.R. e aquele buraco for o de tomada de mistura, pode estar retornando gases da queima (muito difícil), se for o respiro do cárter pode ser o vapor de óleo que virou borra, etc...
Já vi motor de carro/moto/diesel andar um bom tempo com válvulas enforcadas e em nenhum deles vi admissão carbonizada, mas em mecânica sempre aparece novidades!!!
Abraço!
Dan.
E eu achando que bizarrices eram coisas de TI
Bizarrices? Pena que perdi as foto que tirei de um motor de cg 150 que abri, eu mesmo me assustei com o estado do motor (moto com 6000km rodados), resumindo, não foi trocado apenas umas 3 engrenagens do câmbio, e a campana da embreagem, de resto foi tudo novo, o sujeito amigo meu vinha com a moto da empresa a 110km/h segurou a embreagem acelerou, reduziu para 1° e soltou a embreagem, resumindo desmanchou o motor!!!!!!!!!!!(em motor de carro já vi e achei cada coisa dentro deles que só vendo para acreditar).
Abraço!
Dan.
Dan Floripa- Guru
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Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Olha eu aqui.
Isso la em cima aconteceu devido a dois fatores, carburador sujo/desregulado + pair, a desregulagem faz com que o motor funcione de forma inadequada, gerando um certo descompasso que por sua vez reflete diretamente no funcionamento da pair, isso gera um acumulo de borra que e ao ser aquecido da aquele grude carbonizado que se ve na foto.
Outro ponto, e com relação a gasolina, ela podia ser de pessima, otima ou surreal qualidade, iria dar o mesmo problema, pois como uso normalmente gasolina comum, mesmo com o uso da aditivada ou qualquer outra com detergente de limpeza de partes o problema nao iria se resolvido, apenas a limpeza e regulagem iriam dar o resultado.
Vale para toda moto que tiver valvula pair tambem, sempre que for limpar o carburador de uma atenção a ela, e super facil de limpar, basta desmontar e limpar com desengripante, se nao conseguir realizar a montagem chame qualquer criança de 3 a 5 anos que ela faz pra voce, pois e super facil de montar.
Mesmo assim depois posto fotos de limpeza da pair.
Isso la em cima aconteceu devido a dois fatores, carburador sujo/desregulado + pair, a desregulagem faz com que o motor funcione de forma inadequada, gerando um certo descompasso que por sua vez reflete diretamente no funcionamento da pair, isso gera um acumulo de borra que e ao ser aquecido da aquele grude carbonizado que se ve na foto.
Outro ponto, e com relação a gasolina, ela podia ser de pessima, otima ou surreal qualidade, iria dar o mesmo problema, pois como uso normalmente gasolina comum, mesmo com o uso da aditivada ou qualquer outra com detergente de limpeza de partes o problema nao iria se resolvido, apenas a limpeza e regulagem iriam dar o resultado.
Vale para toda moto que tiver valvula pair tambem, sempre que for limpar o carburador de uma atenção a ela, e super facil de limpar, basta desmontar e limpar com desengripante, se nao conseguir realizar a montagem chame qualquer criança de 3 a 5 anos que ela faz pra voce, pois e super facil de montar.
Mesmo assim depois posto fotos de limpeza da pair.
Familia- Membro Senior
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Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
L340 escreveu:
E eu achando que bizarrices eram coisas de TI
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Convidado- Convidado
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Levando em consideração o que o amigo Familia disse, não seria uma boa ideia olhar a cabeça do pistão??? Pois se o duto de admissão esta assim, imagina o pistão!!!
ALLT- Forista
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Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
ALLT escreveu:Levando em consideração o que o amigo Familia disse, não seria uma boa ideia olhar a cabeça do pistão??? Pois se o duto de admissão esta assim, imagina o pistão!!!
Não tem porque olhar, pois o problema e meio que localizado, a cabeça do pistão pode ter certeza que esta em ordem, pois era bora carbonizada, os depositos de carvão que por ventura se formem no pistão são irrisorios.
Familia- Membro Senior
- Número de Mensagens : 663
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Data de inscrição : 15/06/2009
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Bom seriam motos a alcool, nao as MIX, e sim uma TOTALMENTE a alcool!!! Voce ja viu um motor a alcool por dentro? é como novo!!!
ALLT- Forista
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Moto : Kansas 150cc
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Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Uhu!Familia escreveu:Olha eu aqui.
Isso la em cima aconteceu devido a dois fatores, carburador sujo/desregulado + pair, a desregulagem faz com que o motor funcione de forma inadequada, gerando um certo descompasso que por sua vez reflete diretamente no funcionamento da pair, isso gera um acumulo de borra que e ao ser aquecido da aquele grude carbonizado que se ve na foto.
Outro ponto, e com relação a gasolina, ela podia ser de pessima, otima ou surreal qualidade, iria dar o mesmo problema, pois como uso normalmente gasolina comum, mesmo com o uso da aditivada ou qualquer outra com detergente de limpeza de partes o problema nao iria se resolvido, apenas a limpeza e regulagem iriam dar o resultado.
Vale para toda moto que tiver valvula pair tambem, sempre que for limpar o carburador de uma atenção a ela, e super facil de limpar, basta desmontar e limpar com desengripante, se nao conseguir realizar a montagem chame qualquer criança de 3 a 5 anos que ela faz pra voce, pois e super facil de montar.
Mesmo assim depois posto fotos de limpeza da pair.
Me livrei, não tem mais PAIR na minha moto
Cara, vou mandar a PAIR da Intruder para alguma criança daí desmontar.
Os parafusos da tampa do lado oposto ao diafragma não saem por nada.
Já bati, usei chave de catraca e o escambau, a borra não abre.
Já pensei até em cortar os parafusos para fazer uma super fenda.
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
ALLT escreveu:Bom seriam motos a alcool, nao as MIX, e sim uma TOTALMENTE a alcool!!! Voce ja viu um motor a alcool por dentro? é como novo!!!
Com o preço que anda o álcool deixa na gasosa que está de boa!!! Realmente um motor a álcool é muito limpo por dentro.
Dan Floripa- Guru
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Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
L340 escreveu:Uhu!Familia escreveu:Olha eu aqui.
Isso la em cima aconteceu devido a dois fatores, carburador sujo/desregulado + pair, a desregulagem faz com que o motor funcione de forma inadequada, gerando um certo descompasso que por sua vez reflete diretamente no funcionamento da pair, isso gera um acumulo de borra que e ao ser aquecido da aquele grude carbonizado que se ve na foto.
Outro ponto, e com relação a gasolina, ela podia ser de pessima, otima ou surreal qualidade, iria dar o mesmo problema, pois como uso normalmente gasolina comum, mesmo com o uso da aditivada ou qualquer outra com detergente de limpeza de partes o problema nao iria se resolvido, apenas a limpeza e regulagem iriam dar o resultado.
Vale para toda moto que tiver valvula pair tambem, sempre que for limpar o carburador de uma atenção a ela, e super facil de limpar, basta desmontar e limpar com desengripante, se nao conseguir realizar a montagem chame qualquer criança de 3 a 5 anos que ela faz pra voce, pois e super facil de montar.
Mesmo assim depois posto fotos de limpeza da pair.
Me livrei, não tem mais PAIR na minha moto
Cara, vou mandar a PAIR da Intruder para alguma criança daí desmontar.
Os parafusos da tampa do lado oposto ao diafragma não saem por nada.
Já bati, usei chave de catraca e o escambau, a borra não abre.
Já pensei até em cortar os parafusos para fazer uma super fenda.
Então L340, uma menininha de 4 anos disse que para voce tirar os parafusos deve usar uma chave philips grande, pois a torção aplicada e maior, fazendo o parafuso descolar.
Brincadeira. Mais a dica da chave philips e verdade, use uma das grandes, se você usar uma pequena não consegue.
Familia- Membro Senior
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Data de inscrição : 15/06/2009
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Pior que eu já usei uma chave meio fodona que tem aqui e não abriu.
Meu, acabei de tirar o carbura da Kansas e tinha uma meleca lá também, não era muito espessa e já limpei com o "Holy WD-40".
Aproveitei para mudar em um nível a altura da agulha para testar como ela se comporta, deixei no meio agora.
Notei que tinha gasolina nas laterais e até mesmo em cima do pistonete, isso é normal?
Meu, acabei de tirar o carbura da Kansas e tinha uma meleca lá também, não era muito espessa e já limpei com o "Holy WD-40".
Aproveitei para mudar em um nível a altura da agulha para testar como ela se comporta, deixei no meio agora.
Notei que tinha gasolina nas laterais e até mesmo em cima do pistonete, isso é normal?
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
L340 escreveu:Pior que eu já usei uma chave meio fodona que tem aqui e não abriu.
Meu, acabei de tirar o carbura da Kansas e tinha uma meleca lá também, não era muito espessa e já limpei com o "Holy WD-40".
Aproveitei para mudar em um nível a altura da agulha para testar como ela se comporta, deixei no meio agora.
Notei que tinha gasolina nas laterais e até mesmo em cima do pistonete, isso é normal?
Sim, é normal.
Dan Floripa- Guru
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Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
Depois desta da válvula pair, fiquei curioso e verifiquei a mangueira de pressão negativa (a que fica encaixada no coletor) desencaixei ela do coletor e coloquei um cotonete e verifiquei que havia um pouco de fuligem . Acho que isto não é normal , ma há a possibilidade de ser???? Será que a limpeza na valvula pair resolve?
Outra coisa, tenho que trocar urgente a vela, estou usando a dp8ea-9, mas li relatos no fórum justamente sobre a fuligem que ela provoca e ela pode estar sendo contribuinte para isto. Mas quanto a vela estou mais tranquilo, pq já que comprei no motosmoura 3 da magnetron do modelo D8C (que é correspondente a NGK d8ea) que estarão chegando na próxima quarta.
Outra coisa, tenho que trocar urgente a vela, estou usando a dp8ea-9, mas li relatos no fórum justamente sobre a fuligem que ela provoca e ela pode estar sendo contribuinte para isto. Mas quanto a vela estou mais tranquilo, pq já que comprei no motosmoura 3 da magnetron do modelo D8C (que é correspondente a NGK d8ea) que estarão chegando na próxima quarta.
Convidado- Convidado
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
rapaz, pra que tanta vela?
Coloquei o pistonete em um ajuste mais pobre e a moto nem ligava, voltei para o que estava e ligou com muito custo.
Deixei no que a moto veio, totalmente rico e a moto está ligando de boa (pelo menos por enquanto).
A mistura está ligeiramente acima do que recomenda o manual.
Só que eu notei que o pafaruso da lenta não está mais fazendo efeito
Alguém já viu isso antes?
Coloquei o pistonete em um ajuste mais pobre e a moto nem ligava, voltei para o que estava e ligou com muito custo.
Deixei no que a moto veio, totalmente rico e a moto está ligando de boa (pelo menos por enquanto).
A mistura está ligeiramente acima do que recomenda o manual.
Só que eu notei que o pafaruso da lenta não está mais fazendo efeito
Alguém já viu isso antes?
Re: [DICA] Quando for limpar o carburador, qualquer moto.
L340 escreveu:rapaz, pra que tanta vela?
Coloquei o pistonete em um ajuste mais pobre e a moto nem ligava, voltei para o que estava e ligou com muito custo.
Deixei no que a moto veio, totalmente rico e a moto está ligando de boa (pelo menos por enquanto).
A mistura está ligeiramente acima do que recomenda o manual.
Só que eu notei que o pafaruso da lenta não está mais fazendo efeito
Alguém já viu isso antes?
Ou o alojamento do pistonete ou o parafuso de regulagem da lenta estão gastos.
Dan Floripa- Guru
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