Rotação ideal para passar as marchas!
+6
marcelo_rsb
willian
leandrocaf
nego
jeff
gugacardoso
10 participantes
Página 1 de 1
Rotação ideal para passar as marchas!
Aê pessoal,
acabei de tirar a habilitação pra motos e sempre tô tirando dúvidas por aqui. Surgiu uma dúvida: Qual a rotação ideal para se passar as marchas? Tenho 80 Kg e sempre ando com minha noiva na garupa, que pesa 60 Kg, ou seja, na maioria do tempo tô andando com carga máxima. Também queria saber qual a rotação ideal com ela parada, ou seja, no neutro.
Valeu.
acabei de tirar a habilitação pra motos e sempre tô tirando dúvidas por aqui. Surgiu uma dúvida: Qual a rotação ideal para se passar as marchas? Tenho 80 Kg e sempre ando com minha noiva na garupa, que pesa 60 Kg, ou seja, na maioria do tempo tô andando com carga máxima. Também queria saber qual a rotação ideal com ela parada, ou seja, no neutro.
Valeu.
gugacardoso- Novato
- Número de Mensagens : 12
Re: Rotação ideal para passar as marchas!
Guga, a rotação com a moto parada é a de marcha lenta, sempre abaixo de 1500 rpm.
Para não perder velocidade e desempenho, o ideal é trocar de marcha na faixa de torque máximo do motor ou um pouco acima, ainda mais se você sempre anda com garupa. Mas evite atingir a faixa vermelha do velocímetro, o motor sofre demais.
Na Speed a rotação de torque máximo fica na casa dos 7100 rpm. Quem está acostumado com carros estranha esses regimes de alta rotação do motor, mas motos são assim mesmo, o motor monocilíndrico tem suas particularidades.
Um abraço,
jeff
Para não perder velocidade e desempenho, o ideal é trocar de marcha na faixa de torque máximo do motor ou um pouco acima, ainda mais se você sempre anda com garupa. Mas evite atingir a faixa vermelha do velocímetro, o motor sofre demais.
Na Speed a rotação de torque máximo fica na casa dos 7100 rpm. Quem está acostumado com carros estranha esses regimes de alta rotação do motor, mas motos são assim mesmo, o motor monocilíndrico tem suas particularidades.
Um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Moto : Kansas 150cc
Obrigado Jeffy,
agora como posso ver a roação máxima da Super 100? Tem como fazer essa relação com o RPM? esse valor de 7100, tinha no manual?
Obrigado.
agora como posso ver a roação máxima da Super 100? Tem como fazer essa relação com o RPM? esse valor de 7100, tinha no manual?
Obrigado.
gugacardoso- Novato
Guga,
Essa informação de torque máximo aparece na ficha técnica do folheto comercial da moto, junto à informação de potência do motor. Encontrei outras fontes na internet com rotação de torque máximo a 7000 rpm. Como a minha ainda não chegou, não pude ver o que aparece no manual, mas 100 rpm não farão diferença.
Também não tenho o manual da Super100 e não estou conseguindo entrar no site da Dafra (será que estão atualizando com a Horizon???) Se não me engano, a rotação de torque máximo fica na casa dos 5000 rpm com rotação máxima de 7500.
Mas logo você se acostuma com o barulho do motor e irá sentir ela pedindo a troca. Só não vá ficar olhando para o tacômetro e esquecer do trânsito
Um abraço,
Jeff
Essa informação de torque máximo aparece na ficha técnica do folheto comercial da moto, junto à informação de potência do motor. Encontrei outras fontes na internet com rotação de torque máximo a 7000 rpm. Como a minha ainda não chegou, não pude ver o que aparece no manual, mas 100 rpm não farão diferença.
Também não tenho o manual da Super100 e não estou conseguindo entrar no site da Dafra (será que estão atualizando com a Horizon???) Se não me engano, a rotação de torque máximo fica na casa dos 5000 rpm com rotação máxima de 7500.
Mas logo você se acostuma com o barulho do motor e irá sentir ela pedindo a troca. Só não vá ficar olhando para o tacômetro e esquecer do trânsito
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Hehehehem
tranquilo cara. É que minha noiva fica reclamando que a pedaleira atrás tá vibrando. Mas quando tô sozinho, sempre passo as marchas com rotação maior.
Valeu cara.
Abraço.
tranquilo cara. É que minha noiva fica reclamando que a pedaleira atrás tá vibrando. Mas quando tô sozinho, sempre passo as marchas com rotação maior.
Valeu cara.
Abraço.
gugacardoso- Novato
Tem jeito não... a pedaleira traseira amplifica a vibração...
E ao trocar a marcha em baixa rotação, o motor dá uma bela arriada. Ainda mais em dois ...
E ao trocar a marcha em baixa rotação, o motor dá uma bela arriada. Ainda mais em dois ...
jeff- Jedi
o guga a rotação ideal p/ passar as marchas é na faixa de torque, que fica em 5000 rpm, libvera 0,62 mkgf, ok espero ter ajudado.gugacardoso escreveu:Aê pessoal,
Valeu.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
Moto : Super100
[/quote] o guga a rotação ideal p/ passar as marchas é na faixa de torque, que fica em 5000 rpm, libvera 0,62 mkgf, ok espero ter ajudado.[/quote]
Nego, tem alguma relação aí entre esse rpm e torque? Se tiver outros valores como posos calcular?
Valeu.
Nego, tem alguma relação aí entre esse rpm e torque? Se tiver outros valores como posos calcular?
Valeu.
gugacardoso- Novato
5000 RPM
5000 RPM: Essa é a faixa ideal de troca de marcha na Super 100. Isso porque 5.000 segundo o manual é a faixa de melhor torque (força) desse motor. A faixa de rotação que a moto tem mais potência é 7.500 Rpm.
Resumindo.
troque as marchas sempre entre 4.000 e 6.000 rpm.
E evite ultrapassar 7.500 rpm.. pois vc estará forçando o motor desnecessariamente.
Resumindo.
troque as marchas sempre entre 4.000 e 6.000 rpm.
E evite ultrapassar 7.500 rpm.. pois vc estará forçando o motor desnecessariamente.
leandrocaf- Novato
- Número de Mensagens : 14
não sei o que estar acontecendo com minha super 100, ao pasar as marchas ela da um tranco... o que fazer..
willian- Novato
- Número de Mensagens : 20
Na hora que vai terminar de acoplar dá um tranco?!?!
Então muito provavelmente é falta de perícia, você está acelerando de mais o motor antes de soltar a embreagem, tente equilibrar melhor o acelerador com a rotação que o motor está... #Causa mais provavel#
Então muito provavelmente é falta de perícia, você está acelerando de mais o motor antes de soltar a embreagem, tente equilibrar melhor o acelerador com a rotação que o motor está... #Causa mais provavel#
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Moto : Kansas 250cc
Talvez seja sua embreagem que não esteja regulada
gustavoom88- Novato
- Número de Mensagens : 32
O Marcelo tem razão, a super 100 é mais sensível pra cambiar doque as outras motos maiores, por ser um cambio rotativo e de 4 marchas, sendo assim o piloto tem que ter habilidade e sencibilidade para fazer as marchas sem dar trancos, o certo é sincronizar embreagem, aceleração e cambio.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
nego escreveu:O Marcelo tem razão, a super 100 é mais sensível pra cambiar doque as outras motos maiores, por ser um cambio rotativo e de 4 marchas, sendo assim o piloto tem que ter habilidade e sencibilidade para fazer as marchas sem dar trancos, o certo é sincronizar embreagem, aceleração e cambio.
Ola sou novo por aqui e ja tenho a minha super 100 ha quase 6 meses ja to com 5600 km rodados e nao ta com problema, as marchas eu passo no maximo de força isso ta certo? tipo a 1 marcha eu passo com 20 km, a segunda eu passo com 40 km chega no torque de 6000, a 3 ele pede pra puxar eu passo com 70 km, um torque acima de 6000.... esta errado?
tornadof3- Novato
- Número de Mensagens : 5
Troca de marchas
tornadof3 escreveu:nego escreveu:O Marcelo tem razão, a super 100 é mais sensível pra cambiar doque as outras motos maiores, por ser um cambio rotativo e de 4 marchas, sendo assim o piloto tem que ter habilidade e sencibilidade para fazer as marchas sem dar trancos, o certo é sincronizar embreagem, aceleração e cambio.
Ola sou novo por aqui e ja tenho a minha super 100 ha quase 6 meses ja to com 5600 km rodados e nao ta com problema, as marchas eu passo no maximo de força isso ta certo? tipo a 1 marcha eu passo com 20 km, a segunda eu passo com 40 km chega no torque de 6000, a 3 ele pede pra puxar eu passo com 70 km, um torque acima de 6000.... esta errado?
Caracoleeess... Passar da 3ª pra 4ª quando ela já vai em 70?!!! Se eu chegar em 50 com a minha na 3ª já parece que o motor vai explodir... Quando encosta 40 eu já boto a 4ª, ela anda macia toda. Talvez eu tenha até deixado a bixinha mal acostumada, ela só anda no docinho, pra chegar a 90km/h é uma guerra.
Em motos o normal é trocar as marchas em um regime um pouco mais alto.
Trocar em rotação muito baixa pode causar trancos na transmissão, além de demorar mais para ganhar velocidade e correr o risco de a moto dar uma engasgada, o que pode causar uma situação perigosa com algum carro que venha atrás.
O ideal é sempre ter o motor rodando com bom torque para garantir uma aceleração rápida em uma emergência.
É bom nunca trocar abaixo da metade da rotação máxima recomendada para seu motor. Se o início da faixa vermelha for a 8 mil rpm, não trocar para uma marcha mais alta abaixo de 4 mil, mas idealmente a uns 5 ou 6 mil.
Um abraço,
Jeff
Trocar em rotação muito baixa pode causar trancos na transmissão, além de demorar mais para ganhar velocidade e correr o risco de a moto dar uma engasgada, o que pode causar uma situação perigosa com algum carro que venha atrás.
O ideal é sempre ter o motor rodando com bom torque para garantir uma aceleração rápida em uma emergência.
É bom nunca trocar abaixo da metade da rotação máxima recomendada para seu motor. Se o início da faixa vermelha for a 8 mil rpm, não trocar para uma marcha mais alta abaixo de 4 mil, mas idealmente a uns 5 ou 6 mil.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
jeff escreveu:Em motos o normal é trocar as marchas em um regime um pouco mais alto.
Um abraço,
Jeff
Legal Mr Jeff, como sou marinheiro de primeira viagem, (minha primeira moto foi comprada agora há 2 meses) obtive informações valiosas neste post !!! Valeu galera !!!
fredericorosario- Novato
- Número de Mensagens : 7
Valeu, Frederico!
Se quiser mais algumas dicas, conheça o blog minha primeira moto . São dicas pensadas para quem está começando agora.
Um abraço,
Jeff
Se quiser mais algumas dicas, conheça o blog minha primeira moto . São dicas pensadas para quem está começando agora.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
Mr Jeff, vi seu blog e achei muito legal meu camarada!!! Ótimas informações com uma didática simples e objetiva !!!! Me ajudou bastante, Forte Abraço !!!jeff escreveu:Valeu, Frederico!
Um abraço,
Jeff
Fred
fredericorosario- Novato
- Número de Mensagens : 7