FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rotação ideal para passar as marchas!

+6
marcelo_rsb
willian
leandrocaf
nego
jeff
gugacardoso
10 participantes

Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  gugacardoso Qua Jul 16, 2008 12:43 pm

Aê pessoal,

acabei de tirar a habilitação pra motos e sempre tô tirando dúvidas por aqui. Surgiu uma dúvida: Qual a rotação ideal para se passar as marchas? Tenho 80 Kg e sempre ando com minha noiva na garupa, que pesa 60 Kg, ou seja, na maioria do tempo tô andando com carga máxima. Também queria saber qual a rotação ideal com ela parada, ou seja, no neutro.

Valeu.

gugacardoso
Novato
Novato

Número de Mensagens : 12
Idade : 41
Localização : Campina Grande - PB
Data de inscrição : 16/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  jeff Qua Jul 16, 2008 1:17 pm

Guga, a rotação com a moto parada é a de marcha lenta, sempre abaixo de 1500 rpm.

Para não perder velocidade e desempenho, o ideal é trocar de marcha na faixa de torque máximo do motor ou um pouco acima, ainda mais se você sempre anda com garupa. Mas evite atingir a faixa vermelha do velocímetro, o motor sofre demais.

Na Speed a rotação de torque máximo fica na casa dos 7100 rpm. Quem está acostumado com carros estranha esses regimes de alta rotação do motor, mas motos são assim mesmo, o motor monocilíndrico tem suas particularidades.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  gugacardoso Qui Jul 17, 2008 10:02 am

Obrigado Jeffy,

agora como posso ver a roação máxima da Super 100? Tem como fazer essa relação com o RPM? esse valor de 7100, tinha no manual?

Obrigado.

gugacardoso
Novato
Novato

Número de Mensagens : 12
Idade : 41
Localização : Campina Grande - PB
Data de inscrição : 16/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  jeff Qui Jul 17, 2008 10:41 am

Guga,

Essa informação de torque máximo aparece na ficha técnica do folheto comercial da moto, junto à informação de potência do motor. Encontrei outras fontes na internet com rotação de torque máximo a 7000 rpm. Como a minha ainda não chegou, não pude ver o que aparece no manual, mas 100 rpm não farão diferença.

Também não tenho o manual da Super100 e não estou conseguindo entrar no site da Dafra (será que estão atualizando com a Horizon???) Se não me engano, a rotação de torque máximo fica na casa dos 5000 rpm com rotação máxima de 7500.

Mas logo você se acostuma com o barulho do motor e irá sentir ela pedindo a troca. Só não vá ficar olhando para o tacômetro e esquecer do trânsito Very Happy

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  gugacardoso Qui Jul 17, 2008 11:34 am

Hehehehem

tranquilo cara. É que minha noiva fica reclamando que a pedaleira atrás tá vibrando. Mas quando tô sozinho, sempre passo as marchas com rotação maior.

Valeu cara.
Abraço.

gugacardoso
Novato
Novato

Número de Mensagens : 12
Idade : 41
Localização : Campina Grande - PB
Data de inscrição : 16/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  jeff Qui Jul 17, 2008 12:02 pm

Tem jeito não... a pedaleira traseira amplifica a vibração...

E ao trocar a marcha em baixa rotação, o motor dá uma bela arriada. Ainda mais em dois ...
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  nego Sex Jul 18, 2008 8:18 pm

gugacardoso escreveu:Aê pessoal,

acabei de tirar a habilitação pra motos e sempre tô tirando dúvidas por aqui. Surgiu uma dúvida: Qual a rotação ideal para se passar as marchas? Tenho 80 Kg e sempre ando com minha noiva na garupa, que pesa 60 Kg, ou seja, na maioria do tempo tô andando com carga máxima. Também queria saber qual a rotação ideal com ela parada, ou seja, no neutro.

Valeu.
o guga a rotação ideal p/ passar as marchas é na faixa de torque, que fica em 5000 rpm, libvera 0,62 mkgf, ok espero ter ajudado.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  gugacardoso Qui Jul 24, 2008 8:25 am

[/quote] o guga a rotação ideal p/ passar as marchas é na faixa de torque, que fica em 5000 rpm, libvera 0,62 mkgf, ok espero ter ajudado.[/quote]

Nego, tem alguma relação aí entre esse rpm e torque? Se tiver outros valores como posos calcular?

Valeu.

gugacardoso
Novato
Novato

Número de Mensagens : 12
Idade : 41
Localização : Campina Grande - PB
Data de inscrição : 16/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty 5000 RPM

Mensagem  leandrocaf Qui Jul 24, 2008 7:49 pm

Exclamation 5000 RPM: Essa é a faixa ideal de troca de marcha na Super 100. Isso porque 5.000 segundo o manual é a faixa de melhor torque (força) desse motor. A faixa de rotação que a moto tem mais potência é 7.500 Rpm. Exclamation

Resumindo. cyclops

troque as marchas sempre entre 4.000 e 6.000 rpm.

E evite ultrapassar 7.500 rpm.. pois vc estará forçando o motor desnecessariamente. No
leandrocaf
leandrocaf
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 36
Localização : Olinda-PE
Data de inscrição : 24/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  willian Dom Jul 27, 2008 3:12 pm

não sei o que estar acontecendo com minha super 100, ao pasar as marchas ela da um tranco... o que fazer..

willian
Novato
Novato

Número de Mensagens : 20
Idade : 41
Localização : Governador Valadares MG
Data de inscrição : 27/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  marcelo_rsb Dom Jul 27, 2008 4:44 pm

Na hora que vai terminar de acoplar dá um tranco?!?!
Então muito provavelmente é falta de perícia, você está acelerando de mais o motor antes de soltar a embreagem, tente equilibrar melhor o acelerador com a rotação que o motor está... #Causa mais provavel#
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  gustavoom88 Ter Out 07, 2008 10:30 pm

Talvez seja sua embreagem que não esteja regulada

gustavoom88
Novato
Novato

Número de Mensagens : 32
Idade : 35
Localização : Goiânia - GO
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  nego Ter Out 07, 2008 11:19 pm

O Marcelo tem razão, a super 100 é mais sensível pra cambiar doque as outras motos maiores, por ser um cambio rotativo e de 4 marchas, sendo assim o piloto tem que ter habilidade e sencibilidade para fazer as marchas sem dar trancos, o certo é sincronizar embreagem, aceleração e cambio.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  tornadof3 Sex Jan 09, 2009 9:17 am

nego escreveu:O Marcelo tem razão, a super 100 é mais sensível pra cambiar doque as outras motos maiores, por ser um cambio rotativo e de 4 marchas, sendo assim o piloto tem que ter habilidade e sencibilidade para fazer as marchas sem dar trancos, o certo é sincronizar embreagem, aceleração e cambio.

Ola sou novo por aqui e ja tenho a minha super 100 ha quase 6 meses ja to com 5600 km rodados e nao ta com problema, as marchas eu passo no maximo de força isso ta certo? tipo a 1 marcha eu passo com 20 km, a segunda eu passo com 40 km chega no torque de 6000, a 3 ele pede pra puxar eu passo com 70 km, um torque acima de 6000.... esta errado?
tornadof3
tornadof3
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 35
Localização : varzea grande/MT
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Troca de marchas

Mensagem  JotaMotoca Sex Dez 04, 2009 4:24 pm

tornadof3 escreveu:
nego escreveu:O Marcelo tem razão, a super 100 é mais sensível pra cambiar doque as outras motos maiores, por ser um cambio rotativo e de 4 marchas, sendo assim o piloto tem que ter habilidade e sencibilidade para fazer as marchas sem dar trancos, o certo é sincronizar embreagem, aceleração e cambio.

Ola sou novo por aqui e ja tenho a minha super 100 ha quase 6 meses ja to com 5600 km rodados e nao ta com problema, as marchas eu passo no maximo de força isso ta certo? tipo a 1 marcha eu passo com 20 km, a segunda eu passo com 40 km chega no torque de 6000, a 3 ele pede pra puxar eu passo com 70 km, um torque acima de 6000.... esta errado?

Caracoleeess... Passar da 3ª pra 4ª quando ela já vai em 70?!!! Se eu chegar em 50 com a minha na 3ª já parece que o motor vai explodir... Quando encosta 40 eu já boto a 4ª, ela anda macia toda. Talvez eu tenha até deixado a bixinha mal acostumada, ela só anda no docinho, pra chegar a 90km/h é uma guerra.

JotaMotoca
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Idade : 37
Localização : João Pessoa
Moto : Super100
Data de inscrição : 04/12/2009

http://www.joaorocha.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  jeff Sex Dez 04, 2009 6:17 pm

Em motos o normal é trocar as marchas em um regime um pouco mais alto.

Trocar em rotação muito baixa pode causar trancos na transmissão, além de demorar mais para ganhar velocidade e correr o risco de a moto dar uma engasgada, o que pode causar uma situação perigosa com algum carro que venha atrás.

O ideal é sempre ter o motor rodando com bom torque para garantir uma aceleração rápida em uma emergência.

É bom nunca trocar abaixo da metade da rotação máxima recomendada para seu motor. Se o início da faixa vermelha for a 8 mil rpm, não trocar para uma marcha mais alta abaixo de 4 mil, mas idealmente a uns 5 ou 6 mil.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  fredericorosario Ter Set 10, 2013 3:44 pm

jeff escreveu:Em motos o normal é trocar as marchas em um regime um pouco mais alto.

Trocar em rotação muito baixa pode causar trancos na transmissão, além de demorar mais para ganhar velocidade e correr o risco de a moto dar uma engasgada, o que pode causar uma situação perigosa com algum carro que venha atrás.

O ideal é sempre ter o motor rodando com bom torque para garantir uma aceleração rápida em uma emergência.

É bom nunca trocar abaixo da metade da rotação máxima recomendada para seu motor. Se o início da faixa vermelha for a 8 mil rpm, não trocar para uma marcha mais alta abaixo de 4 mil, mas idealmente a uns 5 ou 6 mil.

Um abraço,

Jeff

Legal Mr Jeff, como sou marinheiro de primeira viagem, (minha primeira moto foi comprada agora há 2 meses) obtive informações valiosas neste post !!! Valeu galera !!!

fredericorosario
Novato
Novato

Número de Mensagens : 7
Idade : 54
Localização : fortaleza
Moto : Super100
Data de inscrição : 09/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  jeff Qua Set 11, 2013 8:13 am

Valeu, Frederico!

Se quiser mais algumas dicas, conheça o blog minha primeira moto . São dicas pensadas para quem está começando agora.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  fredericorosario Qua Set 11, 2013 12:34 pm

jeff escreveu:Valeu, Frederico!

Se quiser mais algumas dicas, conheça o blog minha primeira moto . São dicas pensadas para quem está começando agora.

Um abraço,

Jeff
Mr Jeff, vi seu blog e achei muito legal meu camarada!!! Ótimas informações com uma didática simples e objetiva !!!! Me ajudou bastante, Forte Abraço !!!

Fred

fredericorosario
Novato
Novato

Número de Mensagens : 7
Idade : 54
Localização : fortaleza
Moto : Super100
Data de inscrição : 09/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Rotação ideal para passar as marchas! Empty Re: Rotação ideal para passar as marchas!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos