QUAL A VELOCIDADE IDEAL PARA TROCAR AS MACHAS NA ZIG 50
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QUAL A VELOCIDADE IDEAL PARA TROCAR AS MACHAS NA ZIG 50
OLA PESSOAL DO FORUM, ESTOU ESTREANDO AQUI, COMPREI A MINHA PRIMEIRA MOTO NO ULTIMO DIA 12/01/2012, JA ANDEI 333 KM NESTE PERIODO E AINDA ESTOU ME ACOSTUMANDO COM ELA, ATE PORQUE ESTOU TENDO O PRIMEIRO CONTATO COM AS MOTOS EM GERAL, MAS JA ESTOU ME SENTINDO SEGURO PARA ANDAR NA ZIG 50, ELA ESTA SENDO MUITO UTIL PRA MIM, JA TIVE ALGUNS PROBLEMINHAS COM A PARTIDA, ACELERAÇÃO E INDICADOR DE COMBUSTIVEL, MAS ESTOU TENDO O APOIO DA CONCESSIONARIA ( CAMPINA MOTOS ).
BOM, MAS O QUE EU GOSTARIA PRIMEIRAMENTE SABER DOS COLEGAS COM MAIS EXPERIENCIA É SOBRE A VELOCIDADE IDEAL PARA TROCAR AS MACHAS DE MODO A NÃO PREJUDICAR O MOTOR.
ALGUMAS PESSOAS ME DIZEM PRA QUE EU "ESTIQUE A TROCA", OU SEJA DEMORE MAIS, PRA AMACIAR A MOTO, OUTROS JA DIZEM QUE DEVO TROCAR LOGO A MACHA MESMO COM A VELOCIDADE BAIXA, ENFIM, TO MEIO PERDIDO EM SABER QUAL CONSELHO SEGUIR.
ATUALMENTE, VENHO TENTANDO TROCAR AS MACHAS, CLARO, DEPENDO DA INCLINAÇÃO DO TERRENO A MACHA IDEAL É DIFERENTE, MAS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO UM TERRENO PLANO, COSTUMO PASSAR PRA 2ª MACHA POUCO ANTES DE ATIGIR OS 20KM/H, A 3ª ANTES DOS 30KM/H, E A 4ª POUCO ANTES DOS 40KM/H EM DIANTE ( DETALHE, AINDA NÃO CONSEGUI PASSAR DE 45KM/H, NÃO FIZ NENHUMA MODIFICAÇÃO NELA, OU SEJA, O LIMITADOR DE VELOCIDADE ESTA ATIVO), O "BARULHO" DO MOTOR ENTRE AS TRANSIÇÕES É SEMPRE UM POUCO MAIS ALTO, MAS SINTO QUE TEM DIAS QUE ELE FAZ O "BARULHO" MAIS ALTO ANTES DAS VELOCIDADES QUE COSTUMO PASSAR.
ENTÃO ESTOU PREOCUPADO SE ESTOU FAZENDO ALGO ERRADO, POIS NÃO QUERO DANIFICAR O MOTOR DA MINHA ZIG 50, QUE NÃO É TÃO POTENTE COMO AS DE 100CC PRA CIMA.
GOSTARIA DE SABER A OPINIÃO DE VOCES SOBRE O ASSUNTO.
BOM, MAS O QUE EU GOSTARIA PRIMEIRAMENTE SABER DOS COLEGAS COM MAIS EXPERIENCIA É SOBRE A VELOCIDADE IDEAL PARA TROCAR AS MACHAS DE MODO A NÃO PREJUDICAR O MOTOR.
ALGUMAS PESSOAS ME DIZEM PRA QUE EU "ESTIQUE A TROCA", OU SEJA DEMORE MAIS, PRA AMACIAR A MOTO, OUTROS JA DIZEM QUE DEVO TROCAR LOGO A MACHA MESMO COM A VELOCIDADE BAIXA, ENFIM, TO MEIO PERDIDO EM SABER QUAL CONSELHO SEGUIR.
ATUALMENTE, VENHO TENTANDO TROCAR AS MACHAS, CLARO, DEPENDO DA INCLINAÇÃO DO TERRENO A MACHA IDEAL É DIFERENTE, MAS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO UM TERRENO PLANO, COSTUMO PASSAR PRA 2ª MACHA POUCO ANTES DE ATIGIR OS 20KM/H, A 3ª ANTES DOS 30KM/H, E A 4ª POUCO ANTES DOS 40KM/H EM DIANTE ( DETALHE, AINDA NÃO CONSEGUI PASSAR DE 45KM/H, NÃO FIZ NENHUMA MODIFICAÇÃO NELA, OU SEJA, O LIMITADOR DE VELOCIDADE ESTA ATIVO), O "BARULHO" DO MOTOR ENTRE AS TRANSIÇÕES É SEMPRE UM POUCO MAIS ALTO, MAS SINTO QUE TEM DIAS QUE ELE FAZ O "BARULHO" MAIS ALTO ANTES DAS VELOCIDADES QUE COSTUMO PASSAR.
ENTÃO ESTOU PREOCUPADO SE ESTOU FAZENDO ALGO ERRADO, POIS NÃO QUERO DANIFICAR O MOTOR DA MINHA ZIG 50, QUE NÃO É TÃO POTENTE COMO AS DE 100CC PRA CIMA.
GOSTARIA DE SABER A OPINIÃO DE VOCES SOBRE O ASSUNTO.
100% ZIG 50- Novato
- Número de Mensagens : 4
Idade : 38
Localização : CAMPINA GRANDE - PB
Moto : Zig 50cc
Data de inscrição : 11/02/2012
Re: QUAL A VELOCIDADE IDEAL PARA TROCAR AS MACHAS NA ZIG 50
100%,
No amaciamento você não deve esticar demasiadamente as marchas; a ideia é não forçar o motor até que todas as peças estejam bem ajustadas entre si.
O escalonamento das marchas é mais ou menos regular, então pegue a velocidade máxima da zig no velocímetro e divida pelo número de marchas. No amaciamento, evite passar da metade desses valores (mas se ultrapassar algumas vezes, não se preocupe, ninguém consegue amaciar o motor respeitando os limites o tempo todo);
assim se a velocidade máxima for de 90 km/h, os limites seriam 18 (arredondando 20), 35, 45, 60 e 75 para a troca. Durante o amaciamento, metade disso, ou um pouco mais.
o melhor critério é realmente o barulho do motor, quando a rotação é excessiva, você percebe o motor vibrando de uma maneira incômoda. com o tempo você pegará essa noção sem ter de pensar.
faça o amaciamento respeitando os limites, mas de vez em quando dê uma esticada por alguns poucos minutos para que o motor gire mais solto no futuro.
um abraço,
jeff
No amaciamento você não deve esticar demasiadamente as marchas; a ideia é não forçar o motor até que todas as peças estejam bem ajustadas entre si.
O escalonamento das marchas é mais ou menos regular, então pegue a velocidade máxima da zig no velocímetro e divida pelo número de marchas. No amaciamento, evite passar da metade desses valores (mas se ultrapassar algumas vezes, não se preocupe, ninguém consegue amaciar o motor respeitando os limites o tempo todo);
assim se a velocidade máxima for de 90 km/h, os limites seriam 18 (arredondando 20), 35, 45, 60 e 75 para a troca. Durante o amaciamento, metade disso, ou um pouco mais.
o melhor critério é realmente o barulho do motor, quando a rotação é excessiva, você percebe o motor vibrando de uma maneira incômoda. com o tempo você pegará essa noção sem ter de pensar.
faça o amaciamento respeitando os limites, mas de vez em quando dê uma esticada por alguns poucos minutos para que o motor gire mais solto no futuro.
um abraço,
jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: QUAL A VELOCIDADE IDEAL PARA TROCAR AS MACHAS NA ZIG 50
Como na zig não possui tacometro, complica um pouco saber o ritmo correto do motor....mas eu já vi alguns manuais de cubs como a kripton e bis que recomendam controlar o motor utilizando como base o giro do acelerador, ex:
até 500 Km: acionar o acelerador até a metade
de 500 - 1000 Km: acionar o acelerador até 2/3
e assim por diante, lembando de sempre estar variando a aceleração, já que velocidades constantes são inimigas de motores em amaciamento.
Eu pessoalmente, te recomendo dar uma olhadinha no manual e verificar qual é o procedimento adequado para o amaciamento da zig
Falow!
até 500 Km: acionar o acelerador até a metade
de 500 - 1000 Km: acionar o acelerador até 2/3
e assim por diante, lembando de sempre estar variando a aceleração, já que velocidades constantes são inimigas de motores em amaciamento.
Eu pessoalmente, te recomendo dar uma olhadinha no manual e verificar qual é o procedimento adequado para o amaciamento da zig
Falow!
Convidado- Convidado
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