FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

+2
Cássio Fernandes
ailtonsilva2000
6 participantes

Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  ailtonsilva2000 Sex Jul 20, 2012 5:09 pm

estes dias fui na cc trocar para darem uma olhada nos punhos e ouvi: tem que trocar os dois e ainda tinha que esperar o pedido. Estava planejando este painel deste janeiro com um colega que manja. Com um chapa de ferro, recortei o local do velocimetro para encaixe e ele fez as ligações e deu uma geral na parte eletrica, foram 2 dias. Depois posto fotos norturnas do painel.,

Botão on-of - farol de milha - não tinha quem fazia funcionar direito, sempre dava problemas

preto abaixo: pisca alerta - ja estava com mal contato no punho

as três leds - verde (carga normal da bateria), amarela carregando bateria e vermelha carregando, se por acaso tiver andando e nao acender a amarela, é porque a bateria não está em carga

botão verde - aciona a led vermelha do lado direito, falso alarme, fica piscando com a moto desligada e andando também, legal

bussola - para não me perder como o Vasco da Gama, que mesmo com uma errou o caminho das ìndias

botão vermelho - sirene de alarme, seis sons, fixada no mesmo lugar do painel, no pé do velocimetro

botão grande vermelho - corta corrente

led vermelho acima - falso alarme

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Dsc07047u



novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Dsc07046h



novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Dsc07045v




novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Dsc07044mv



novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Dsc07043e



novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Dsc07042lg



novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Dsc07041l


O duro é o apelido: "caminhão das casas bahia"


ailtonsilva2000
ailtonsilva2000
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 62
Idade : 53
Localização : presidente prudente
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/11/2009

http://ailtonsilva2000.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jul 22, 2012 4:52 am

Tenho uma observação a fazer, você pensou na chuva?
Este sistema me parece bem funcional, mas, parece que vai ficar muito exposto a chuva, então corre o risco de ter problemas elétricos. Relacionado ao design, acho que vai acabar atrapalhando ali o acionador do hodômetro parcial, mas a idéia é bastante válida. Eu estou pensando em utilizar este espaço para instalar um rádio/leitor de cartão de memória. Fico preocupado com a chuva e vou adiando os planos.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  jeff Dom Jul 22, 2012 9:45 am

Taí, bússola é uma coisa que sempre pensei em colocar... não que eu me perca com frequência, longe disso... hehehe

Mas é útil quando você pega várias bifurcações e não tem mais certeza de estar indo na direção correta... ou quando você se muda para uma cidade nova e não sabe se está na BR ou na via expressa...

Não que isso algum dia tenha acontecido comigo... hehehe

Mas falando sério, para quem viaja a bússola é realmente útil e um dia pretendo instalar uma na minha moto. O indicador de carga da bateria também pode salvar uma boa grana evitando que a bateria queime por carga excessiva, isso já aconteceu comigo.

Um abraço, e parabéns pela criatividade,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  ernesto walter Dom Jul 22, 2012 6:44 pm

ailtonsilva2000 escreveu:

as três leds - verde (carga normal da bateria), amarela carregando bateria e vermelha carregando, se por acaso tiver andando e nao acender a amarela, é porque a bateria não está em carga

Muito legal essas luzes espia da bateria.Passa o esquema de ligação para nós.
Ja pensei em fazer uma luz para o óleo,colocando uma cebolinha na tampa de valvulas,naquele furo que tem um parafuso virado para parte de tras do motor.Quando tirei a tampa para verificar a folga das valvulas,percebi que este parafuso serve somente de tampão para um furo feito para passagem de óleo para lubrificar os balancins,creio que o volume de óleo deve criar pressão suficiente para acionar uma cebolinha.Mas eu preciso levar a tampa para achar uma cebolinha que tenha a mesma rosca.
Alguem sabe se laguma moto tem cebolinha de óleo?

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  jeff Dom Jul 22, 2012 7:16 pm

Tem várias, a partir da virago e motos de alta cilindrada.

Mas para escolher a cebolinha, você terá de levar uma tampa e testar.

Tome cuidado para que o sensor de pressão ("cebolinha") não prejudique a circulação do óleo, senão o que seria um benefício se transformará na causa do problema que você queria evitar.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  ernesto walter Dom Jul 22, 2012 7:32 pm

Jeef
Não creio que a cebolinha prejudique a circulação de óleo,pois nada mais é do que um parafuso com um furo no centro para que o óleo entre e faça apagar a luz.
A não ser que a cebolinha tenha uma rosca mais comprida do que o parafuso que serve de tampão.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  jeff Dom Jul 22, 2012 8:56 pm

Exatamente, esse é o risco, uma rosca muito longa obstruindo a passagem do óleo.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  Dan Floripa Ter Jul 24, 2012 5:31 pm

jeff escreveu:Tem várias, a partir da virago e motos de alta cilindrada.

Mas para escolher a cebolinha, você terá de levar uma tampa e testar.

Tome cuidado para que o sensor de pressão ("cebolinha") não prejudique a circulação do óleo, senão o que seria um benefício se transformará na causa do problema que você queria evitar.

Um abraço,

Jeff

O problema está justamente nisso, a pressão, para a luz de óleo (cebolinha) funcionar, precisa de uma determinada pressão que não vai conseguir ali por ter várias saídas de óleo. Para fazer um sistema de pressão de óleo, terá que fazer um furo no bloco do motor na saída da bomba de óleo. Mas dá para fazer um sistema de temperatura de óleo sem muito esforço, e é bem simples de ser feito. Basta um termômetro, um sensor de temperatura MTE3005 (o mesmo dos motores Volkswagen AP usados para medir a temperatura da água.

Um Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  jeff Ter Jul 24, 2012 5:37 pm

Está certo...

O que o Dan está dizendo é que não há pressão forte o suficiente naquele ponto para acionar o sensor. O óleo apenas passa por ali e já é descarregado no cabeçote.

Para haver pressão, o sensor teria de ser instalado logo após a bomba e antes de uma válvula de retenção que gerasse pressão suficiente para o óleo vencer a molinha do sensor. Ou seja, não é só levar a tampa e instalar, a coisa é mais complicada.

Não havia pensado nisso, valeu Dan!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  Cássio Fernandes Ter Jul 24, 2012 5:44 pm

Acho que talvez, talvez o motor em rotação mais alta pode atingir a pressão para acionar a cebolinha. Só testando pra ter certeza.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  jeff Ter Jul 24, 2012 5:49 pm

Negativo, na tampa não há contrapressão porque o duto é aberto, como o Dan observou.

Mesmo que a alta rotação gerasse uma contrapressão muito pequena, ela seria insuficiente para vencer a força da mola do sensor.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  Dan Floripa Ter Jul 24, 2012 5:50 pm

Cássio Fernandes escreveu:Acho que talvez, talvez o motor em rotação mais alta pode atingir a pressão para acionar a cebolinha. Só testando pra ter certeza.

Abraços

Não atinge não Cássio, na tampa de válvulas existem 3 orifícios de saída de óleo isso impossibilita a criação de pressão, como já falei antes, para medir pressão de óleo tem que ser na saída da bomba, antes da distribuição.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  ernesto walter Ter Jul 24, 2012 9:24 pm

A cebolinha de óleo dos motores AP fica no cabeçote,na parte de tras do motor,mas não sei se o furo onde se fixa a cebolnha é final do circuito de lubrificação,ou é simplesmente um furo no meio do circuito.Creio que deve ser no meio,pois o óleo precisa lubrificar o comando,mas o óleo chega até o comando por meio dos mancais por onde ele gira,sendo mais facil criar pressão.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  Dan Floripa Ter Jul 24, 2012 9:32 pm

ernesto walter escreveu: A cebolinha de óleo dos motores AP fica no cabeçote,na parte de tras do motor,mas não sei se o furo onde se fixa a cebolnha é final do circuito de lubrificação,ou é simplesmente um furo no meio do circuito.Creio que deve ser no meio,pois o óleo precisa lubrificar o comando,mas o óleo chega até o comando por meio dos mancais por onde ele gira,sendo mais facil criar pressão.

O que eu falei foi sobre fazer um termômetro para saber a temperatura do motor usando o sensor MET 3005 (sensor de temperatura usado nos motores AP), e ela vai no lugar do bujão de dreno inferior, sensor de pressão é outro.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  ernesto walter Ter Jul 24, 2012 9:50 pm

Dan Floripa escreveu:

O que eu falei foi sobre fazer um termômetro para saber a temperatura do motor usando o sensor MET 3005 (sensor de temperatura usado nos motores AP), e ela vai no lugar do bujão de dreno inferior, sensor de pressão é outro.

Um abraço!

Dan.
Acho que Entendi Exclamation Exclamation Exclamation ,substitui o bujão que fica embaixo do motor pelo sensor MET 3005,para verifica a temperatuira do óleo/motor.Agora a duvida:qual marcador de temperatura poderia ser usado numa moto,com um design que combine com o painel da kansas(como o voltimetro da MIZA drago).

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  jeff Ter Jul 24, 2012 10:01 pm

Existem acessórios para motos chinesas. A dayun e a mvk têm uns instrumentos para colocar ao lado do velocímetro, de menor diâmetro, acho que têm um marcador de temperatura. OU pelo menos dá para aproveitar o caneco para instalar um marcador lá dentro.
novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Painelmvk


Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  ALLT Qua Jul 25, 2012 10:34 pm

[quote="ailtonsilva2000"]estes dias fui na cc trocar para darem uma olhada nos punhos e ouvi: tem que trocar os dois e ainda tinha que esperar o pedido. Estava planejando este painel deste janeiro com um colega que manja. Com um chapa de ferro, recortei o local do velocimetro para encaixe e ele fez as ligações e deu uma geral na parte eletrica, foram 2 dias. Depois posto fotos norturnas do painel.,

Botão on-of - farol de milha - não tinha quem fazia funcionar direito, sempre dava problemas

preto abaixo: pisca alerta - ja estava com mal contato no punho

as três leds - verde (carga normal da bateria), amarela carregando bateria e vermelha carregando, se por acaso tiver andando e nao acender a amarela, é porque a bateria não está em carga

botão verde - aciona a led vermelha do lado direito, falso alarme, fica piscando com a moto desligada e andando também, legal

bussola - para não me perder como o Vasco da Gama, que mesmo com uma errou o caminho das ìndias

botão vermelho - sirene de alarme, seis sons, fixada no mesmo lugar do painel, no pé do velocimetro

botão grande vermelho - corta corrente

led vermelho acima - falso alarme

[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/687/dsc07047u.jpg/][img]https://2img.net/r/ihimizer/img687/619/dsc07047u.jpg[/img][/URL]



[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/685/dsc07046h.jpg/][img]https://2img.net/r/ihimizer/img685/491/dsc07046h.jpg[/img][/URL]



[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/715/dsc07045v.jpg/][img]https://2img.net/r/ihimizer/img715/986/dsc07045v.jpg[/img][/URL]




[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/4/dsc07044mv.jpg/][img]https://2img.net/r/ihimizer/img4/3772/dsc07044mv.jpg[/img][/URL]



[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/687/dsc07043e.jpg/][img]https://2img.net/r/ihimizer/img687/8200/dsc07043e.jpg[/img][/URL]



[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/19/dsc07042lg.jpg/][img]https://2img.net/r/ihimizer/img19/7894/dsc07042lg.jpg[/img][/URL]



[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/88/dsc07041l.jpg/][img]https://2img.net/r/ihimizer/img88/2158/dsc07041l.jpg[/img][/URL]


O duro é o apelido: "caminhão das casas bahia"


[/quote]

Sei la, acho q ficou meio brega! Parece o painel do torno velho que tinha la na fabrica!
ALLT
ALLT
Forista
Forista

Número de Mensagens : 465
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  ailtonsilva2000 Qui Jul 26, 2012 7:34 am

rs, olhando melhor agora, não é que ficou mesmo! parece também aqueles painéis da Enterprise. O negocio é amador, valew
ailtonsilva2000
ailtonsilva2000
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 62
Idade : 53
Localização : presidente prudente
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 28/11/2009

http://ailtonsilva2000.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

novo painel caseiro para kansas - desejo antigo Empty Re: novo painel caseiro para kansas - desejo antigo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos