PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Kansas 150 :: Kansas 150 :: Defeitos
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Velocímetro marcando acima
Galera, verifiquei que passando na barreira eletrônica a 60 por hora tá registrando 45! Fui na Dafra e eles falaram que todas as Kansas tão com este defeito isto procede?
alexsteeve- Novato
- Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/08/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Aki em Goiânia não vi nenhuma barreira que paga moto! mas acredito que não procede não!
ddc- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 56
Idade : 49
Localização : Goiania - GO
Data de inscrição : 14/07/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
É normal que todo velocímetro de carro ou moto saia de fábrica com uma tolerância a fim de evitar que o motorista/piloto tome uma multa e ponha a culpa no fabricante do veículo.alexsteeve escreveu:Galera, verifiquei que passando na barreira eletrônica a 60 por hora tá registrando 45! Fui na Dafra e eles falaram que todas as Kansas tão com este defeito isto procede?
O normal é um erro na casa dos 10%. Confiando que a lombada eletrônica esteja calibrada corretamente, o normal seria você passar na lombada com o velocímetro marcando 60 e a lombada acusar uns 55 km/h.
Um erro de 25% como esse não é aceitável. Faça novas medições em outras lombadas para descartar a possibilidade de erro da própria lombada. Faça várias por que existe também o erro do próprio piloto.
Se você passar na lombada a 57 km/h (5% a menos da velocidade que pretende medir), somando esse valor com a margem de 10% do velocímetro, a lombada registrará 51 km/h, o que poderia ser interpretado injustamente como um erro de 15% do velocímetro.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Velôcimetro marcando acima
Esta semana eu fiz um comparativo com a minha Kansas e um amigo junto de carro (Fox 2005). Combinamos que quando eu estivesse a 80k/h, eu iria ligar o pisca alerta da moto. Após isto eu iria aumentar até 100K/h e novamente ligaria o pista alerta.
Resuitado: Quando eu cheguei aos 80k/h e mantive, no carro estava marcando 70k/h. Quando cheguei aos 100k/h, no carro estava marcando 90k/h. É isto ai. Não sei se dá para servir de parâmetros, mas dá para ter uma idéia. Resumindo, eu já estava desconfiado das marcações do velôcimetro, realmente ele marca uns 10 a 15% a mais da velocidade real. Obrigado caro companheiro Jeff, por estar sempre passando informações úteis ao pessoal do Fórum. Abraços a todos os amigos do Fórum. Realmente esta troca de idéia é muito util a todos os dafreiros. Valeu!!!
Resuitado: Quando eu cheguei aos 80k/h e mantive, no carro estava marcando 70k/h. Quando cheguei aos 100k/h, no carro estava marcando 90k/h. É isto ai. Não sei se dá para servir de parâmetros, mas dá para ter uma idéia. Resumindo, eu já estava desconfiado das marcações do velôcimetro, realmente ele marca uns 10 a 15% a mais da velocidade real. Obrigado caro companheiro Jeff, por estar sempre passando informações úteis ao pessoal do Fórum. Abraços a todos os amigos do Fórum. Realmente esta troca de idéia é muito util a todos os dafreiros. Valeu!!!
Tião- Novato
- Número de Mensagens : 36
Idade : 57
Localização : Itapevi - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/06/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Tião escreveu:Esta semana eu fiz um comparativo com a minha Kansas e um amigo junto de carro (Fox 2005). Combinamos que quando eu estivesse a 80k/h, eu iria ligar o pisca alerta da moto. Após isto eu iria aumentar até 100K/h e novamente ligaria o pista alerta.
Resuitado: Quando eu cheguei aos 80k/h e mantive, no carro estava marcando 70k/h. Quando cheguei aos 100k/h, no carro estava marcando 90k/h. É isto ai. Não sei se dá para servir de parâmetros, mas dá para ter uma idéia. Resumindo, eu já estava desconfiado das marcações do velôcimetro, realmente ele marca uns 10 a 15% a mais da velocidade real. Obrigado caro companheiro Jeff, por estar sempre passando informações úteis ao pessoal do Fórum. Abraços a todos os amigos do Fórum. Realmente esta troca de idéia é muito util a todos os dafreiros. Valeu!!!
Bom dia!
Pelo que entendi da citação do Jeff e de sua citação, seu velocimetro estaria marcando mais de 20% acima da velocidade real.
Vejamos, você diz que você estava na moto e seu amigo no carro, acredito que os 10% de margem de erro valha para ambos, carros e motos, sendo assim se seu amigo estava a 70Km/h na verdade ele estaria a 63Km/h, e no seu caso a moto estaria a 80Km/h e tirando os 10% a real da moto seria 72Km/h, mas como supostamente sua moto está marcando errado devemos entender que o carro esteja certo, então continua tendo uma diferença de 10Km/h (arredondando) entre os dois que vale mais uns 15% de diferença, somando as porcentagens teremos uma margem de 25%.
Veja:
MOTO: 80Km/h menos 21% igual a 63,2Km/h
CARRO: 70Km/h menos 10% igual a 63Km/h
Se fosse você iria numa autorizada e alegava este erro no velocímetro, ainda mais porque isso não é algo que dê para qualquer um corrigir. Depois que devolvessem a moto, testava novamente para ver se houve alguma modificação, para ver se os caras mexeram mesmo ou só pegaram a moto e devolveram no mesmo estado.
Dependendo do resultado do teste, caso não tenha mudado nada, partiria para outra autorizada e alegava a mesma coisa, e dizia que levou na autorizada "blablabla" e não deram jeito.
Abraços e boa sorte!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Olá, Fuzzy
Desconfio que esse problema de velocímetro somente será resolvido definitivamente quando nacionalizarem os instrumentos. Talvez seja mais garantido do que colocar um inspetor lá no fornecedor controlando a qualidade dos lotes.
Um abraço,
Jeff
Desconfio que esse problema de velocímetro somente será resolvido definitivamente quando nacionalizarem os instrumentos. Talvez seja mais garantido do que colocar um inspetor lá no fornecedor controlando a qualidade dos lotes.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Velocímetro marcando acima
Caros companheiros Fuzzy e Jeff! Eu já fui até a concessionária reclamar da marcação do velocímetro da minha kansas. O mecânico me explicou que a marcação das motos em geral nunca conferem com o velocímetro dos carros. O mesmo afirmou que todas as motos sempre marcam menos que os carros e é por isso que os radares nunca pegam as motos em movimento. Como eu não tenho muita experiência com motos, conto com os esclarecimentos dos companheiros do fórum. Abraços a todos companheiros.
Tião- Novato
- Número de Mensagens : 36
Idade : 57
Localização : Itapevi - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/06/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Boa noite Tião,
Com certeza lhe trazer problemas isso não vai, alias, pode até lhe trazer alguns beneficios... Mas você deve manter em mente que está marcando 20% acima da real, tendo isso em mente, o resto é só curtir.
Particularmente eu acho 20% muita coisa, seja para carros ou motos, é muita coisa, mas você poderá escapar dos radares, afinal você marcando no velocímetro a velocidade permitida no radar, estará sempre bem abaixo dela, sem preocupações... Mas antes de tirar proveito disto, verifique em outras lombadas/radares se a diferença persiste.
Abraços!
Com certeza lhe trazer problemas isso não vai, alias, pode até lhe trazer alguns beneficios... Mas você deve manter em mente que está marcando 20% acima da real, tendo isso em mente, o resto é só curtir.
Particularmente eu acho 20% muita coisa, seja para carros ou motos, é muita coisa, mas você poderá escapar dos radares, afinal você marcando no velocímetro a velocidade permitida no radar, estará sempre bem abaixo dela, sem preocupações... Mas antes de tirar proveito disto, verifique em outras lombadas/radares se a diferença persiste.
Abraços!
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Tião,Tião escreveu:Caros companheiros Fuzzy e Jeff! Eu já fui até a concessionária reclamar da marcação do velocímetro da minha kansas. O mecânico me explicou que a marcação das motos em geral nunca conferem com o velocímetro dos carros. O mesmo afirmou que todas as motos sempre marcam menos que os carros e é por isso que os radares nunca pegam as motos em movimento. Como eu não tenho muita experiência com motos, conto com os esclarecimentos dos companheiros do fórum. Abraços a todos companheiros.
Esse negócio de não pegar moto em movimento... não é bem assim.
Primeiro, porque estou para ver motoqueiro que respeite limite de velocidade... E é comum ver placas adulteradas/encobertas para não serem registradas, uma conduta verdadeiramente criminosa.
Depois, é preciso diferenciar duas coisas:
Radar de verdade é somente o radar "móvel" (que fica fixo no acostamento) e aquela "pistola" que a polícia rodoviária costuma usar em propagandas na TV (eu nunca vi uma em uso na estrada). Esses realmente emitem ondas de rádio que são refletidas e permitem calcular a velocidade do veículo, ou seja, são propriamente um radar. Desses dois, em trânsito normal, acredito que somente a pistola conseguirá flagrar uma moto, já que o policial estará apontando o radar diretamente para ela. Para ser flagrada pelo radar "móvel", a moto terá que passar sozinha.
O que costumamos chamar de radar "fixo" na maioria das vezes é apenas uma lombada eletrônica e não um radar de verdade. Pode reparar que existem três sensores enterrados no chão junto à câmera fotográfica. Quando a roda passa por cima do primeiro sensor, emite um sinal que é registrado. A passagem sobre o segundo sensor serve para calcular o tempo desde a passagem sobre o primeiro sensor, o que permite calcular a velocidade do veículo. Se não me engano, a passagem sobre o terceiro sensor serve para confirmar os dados e disparar (ou não) a foto.
Como a calibração (cálculo dos tempos) é feita para pegar automóveis (entre-eixos maior), esse poderia ser um motivo para as motos não serem registradas nesses "radares". Se é que essa informação de motos não serem pegas é verdadeira. Com a palavra, os já multados...
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
alha só Jeff, não é mito os radares fixos com lombada eletronica, pega moto também, já recorri,tô esperando o resultado.
Última edição por nego em Ter Out 07, 2008 12:59 pm, editado 1 vez(es)
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
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Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
hehehe
Mais uma informação de mexânico detonada...
Abraço,
Jeff
Mais uma informação de mexânico detonada...
Abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
nego escreveu:
olha só Jeff, não é mito os radares fixos com lombada eletronica, pega moto também, já recorri,tô esperando o resultado.
Essa velocidade de 40km/h eh ridicula em certos lugares.
Vai recorrer pq ein nego? (se eh q posso saber neh?! )
mi_jones- Forista
- Número de Mensagens : 477
Localização : OSASCO
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/06/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
pode sim Miojo, recorri porque o setor que controla o transito na cidade havia feito uma mudança no sentido das vias, implantando um tipo de binário, e eu com pressa para chegar em casa e dar remédio à dona nega, nem percebi que o radar era de limite de 40km, por isso recorri, vamos ver no que vai dar.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
e ai Jeff, hoje eu me senti melhor, por saber que existe pessoas como você, valeu amigão, fico te devendo essa!
um abraço.
um abraço.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Se for que nem aqui na minha cidade, a causa já é ganha!!!, pelos radares....
Aliás, essa frase é ultra comum em parachoques de carro aqui:
"Visite Uberlândia e ganhe uma Multa!"
Aqui é uma verdadeira merda! Meu protesto é semanal... todo fim de semana tomo uma multa e bato uma fotinha à 50Km/h num radar de 40Km/h estando de bicicleta... huauhuhahuahuhua, tem o lugar certo que a gente passa no sensor que pega as bikes...
Aliás, essa frase é ultra comum em parachoques de carro aqui:
"Visite Uberlândia e ganhe uma Multa!"
Aqui é uma verdadeira merda! Meu protesto é semanal... todo fim de semana tomo uma multa e bato uma fotinha à 50Km/h num radar de 40Km/h estando de bicicleta... huauhuhahuahuhua, tem o lugar certo que a gente passa no sensor que pega as bikes...
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Para mim essa é surpresa... já passei por radares com velocidades superiores e nunca fui multado...
wcsantos- Novato
- Número de Mensagens : 22
Idade : 51
Localização : Niterói/RJ
Data de inscrição : 01/09/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Pois é...
A gente de moto, tomando multa e aprendendo que o agente multa, tomando e apreendendo a moto...
Estou filosófico hoje.
A gente de moto, tomando multa e aprendendo que o agente multa, tomando e apreendendo a moto...
Estou filosófico hoje.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Pessoal, espero dar uma contribuição para esse dilema do velocímetro e da real..... realmente nossas Kansas marcam muito a mais do que o real. Fiz várias medições...estão em outro tópico.. mas para acabar com o dilema:
Velocidades essas aferidas com GPS
Detalhe: o odômetro marca 9,14% a mais, vamos deixar por 10%. A cada 1100 km é que deveríamos trocar o óleo.
[/img][img]
Velocidades essas aferidas com GPS
Detalhe: o odômetro marca 9,14% a mais, vamos deixar por 10%. A cada 1100 km é que deveríamos trocar o óleo.
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Última edição por Pietsch em Seg Dez 01, 2008 7:34 pm, editado 1 vez(es)
Pietsch- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 65
Idade : 66
Localização : Botucatu / SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/10/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
arrebentou, Pietsch
agora entendo pq eu achando q to voando com a moto marcando 110 tem carro piscando na minha traseira
o problema fica na forma d acertar isso:
1 - pneu traseiro maior pra q a moto ante mais msm (jah q eh relativamente torcuda) e ver o velocimetro passar do max
2 - pneu dianteiro maior pra moto marcar direito e a gente morrer d desgosto - hehehehe
3 - troca dos 2 pneus usando as relacoes certas
a diferenca d velocidade eh grotesca. na menor diferenca, a 120km/h ela eh de 18%. na média eh de 22.2%. eh PREOCUPANTEMENTE grande
isso na estrada pode representar serios riscos
nao sei s caberia 1 recall, mas fiquei realmente preocupado com essa diferenca tao alta. ateh msm pq mascara o real desempenho da moto
[]s
agora entendo pq eu achando q to voando com a moto marcando 110 tem carro piscando na minha traseira
o problema fica na forma d acertar isso:
1 - pneu traseiro maior pra q a moto ante mais msm (jah q eh relativamente torcuda) e ver o velocimetro passar do max
2 - pneu dianteiro maior pra moto marcar direito e a gente morrer d desgosto - hehehehe
3 - troca dos 2 pneus usando as relacoes certas
a diferenca d velocidade eh grotesca. na menor diferenca, a 120km/h ela eh de 18%. na média eh de 22.2%. eh PREOCUPANTEMENTE grande
isso na estrada pode representar serios riscos
nao sei s caberia 1 recall, mas fiquei realmente preocupado com essa diferenca tao alta. ateh msm pq mascara o real desempenho da moto
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
HAHAHAHA
E tem gente que já deu 140 km/h...
De repente, o colega que está chiando porque a moto não passa de 90 por hora só tem um problema: o velocímetro está marcando para menos... ou está correto, vai saber...
E tem gente que já deu 140 km/h...
De repente, o colega que está chiando porque a moto não passa de 90 por hora só tem um problema: o velocímetro está marcando para menos... ou está correto, vai saber...
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
tu imagina...
o cara teoricamente tah a 72.5 REAIS e ainda reclama q nao passa dos teoricos 90
nem s estivesse puxando 1 ancora
hehehe
[]s
o cara teoricamente tah a 72.5 REAIS e ainda reclama q nao passa dos teoricos 90
nem s estivesse puxando 1 ancora
hehehe
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
É até simples, teoricamente, o cabo é ligado na roda dianteira, o pneu da Kansas é 2.75-18 Pirelli City Demon. Se colocarmos o 90/100-18 City Demon da Pirelli vamos praticamente (em termos) zerar a diferença. O que acontece é que o velocímetro da moto foi projetado para um diâmetro maior da roda ( o que quer dizer pneu mais alto, consequentemente mais largo tb) como convém a uma custon, mesmo q seja 150 cc e foi colocado um pneu de moto city. Então cabe a nós consumidores exigirmos que: ou se reveja a relação do pinhão do velocímetro na roda dianteira ou que se troque o pneu dianteiro de todas as Kansas, por razões de segurança e de direito a informações verdadeiras. Abraços.
Pietsch- Novato Avançado
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/10/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
exato. s eu jah tinha vontade d trocar os pneus da kansas, agora ela eh gigantesca
o problema eh sempre a maldita garantia da dafra q s vc peidar no banco invalida o chassi e motor
ehehheh
[]s
o problema eh sempre a maldita garantia da dafra q s vc peidar no banco invalida o chassi e motor
ehehheh
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Ah esqueci de um detalhe...na revisão dos 1.000 km reclamei do fato, com a maior boa vontade trocaram o velocímetro sem mesmo eu pedir, e o novo velocícmetro é tão bom quanto o primeiro, o problema (acho eu) é o diâmetro total da roda dianteira.
Pietsch- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 65
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/10/2008
Re: PAINEL E VELOCIMENTRO DA KANSAS
Eu jah estava percebendo isso a um tempo.. mas axei q era impressao... entao quando estamos a 140km no velocimetro estamos no real 120km...intao a moto pega 120km real xorano e penano...
Mas entra em conrtradiçção tbm.. pq sempre ando nos 100km nas rodovias q seria os 80km na faixa da eskerda ou no meio msm,..,. ultrapassando os carros...
Agora uma coisa q eh f**a eh com vento e a noite assim.. a moto naum anda nem ferrando naum passa de 110km no painel.. noss ateh desanimei agora auhauhauhahuuhauha
Legal auhauhauhauhauhhaua
Mas entra em conrtradiçção tbm.. pq sempre ando nos 100km nas rodovias q seria os 80km na faixa da eskerda ou no meio msm,..,. ultrapassando os carros...
Agora uma coisa q eh f**a eh com vento e a noite assim.. a moto naum anda nem ferrando naum passa de 110km no painel.. noss ateh desanimei agora auhauhauhahuuhauha
Legal auhauhauhauhauhhaua
james_hetfield- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 86
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Data de inscrição : 21/07/2008
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