Soquete das lâmpadas do Painel da Kansas
+4
will_santana
Lessa
Cássio Fernandes
Gilberto Crespo
8 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Soquete das lâmpadas do Painel da Kansas
O que acontece é o seguinte....
As luzes estão funcionando "perfeitamente" (do velocimetro), só que está com mal contato. Quando viro guidão pra um lado acende uma, quando viro pro outro apaga...
E o painel de marchas funciona normal, só que a luz da quarta marcha fica aceso direto.
As luzes estão funcionando "perfeitamente" (do velocimetro), só que está com mal contato. Quando viro guidão pra um lado acende uma, quando viro pro outro apaga...
E o painel de marchas funciona normal, só que a luz da quarta marcha fica aceso direto.
Cash!- Membro Senior
- Número de Mensagens : 520
Moto : Kansas 150cc
Opa,
Defeitos elétricos, perceptíveis ao virar o guidão... vamos partir pelo mais simplese barato olhe o chicote bem a frente do tanque e entre as bengalas (mais precisamente a parte de chicote que fica sobrando para que o guidão vire sem problemas). Repare bem o isolamento desses fios e o do chicote como um todo. Nesse local os fios devido ao atrito com a parte da frente do quadro tendem a descascar.
Caso esteja tudo ok aí... uma coisa que certamente irá resolver os problemas de mau contato pra sempre é a substituição do chicote principal...
Para troca desse chicote irá gastar umas 1:30 hs de mão-de-obra (incluso o tempo pra dar uns goles na cerveja) e é relativamente fácil. O chicote novo você já encontra da marca magnetron (muito bom por sinal) em algum tópico desse fórum existem postagens detalhando essa troca de componente.
Quando comprei o chicote novo pra motoca gastei aprox. 85 pila na aquisição e mais uns 20pilas de cerveja.
Abraço,
Defeitos elétricos, perceptíveis ao virar o guidão... vamos partir pelo mais simples
Caso esteja tudo ok aí... uma coisa que certamente irá resolver os problemas de mau contato pra sempre é a substituição do chicote principal...
Para troca desse chicote irá gastar umas 1:30 hs de mão-de-obra (incluso o tempo pra dar uns goles na cerveja) e é relativamente fácil. O chicote novo você já encontra da marca magnetron (muito bom por sinal) em algum tópico desse fórum existem postagens detalhando essa troca de componente.
Quando comprei o chicote novo pra motoca gastei aprox. 85 pila na aquisição e mais uns 20pilas de cerveja.
Abraço,
Convidad- Convidado
Valeuzão Edifrans!
E a respeito do painel da luz das marchas?
Como que eu faço pra fazer com que a luz da quarta marcha apague e tudo volte ao normal?
Como que eu faço pra fazer com que a luz da quarta marcha apague e tudo volte ao normal?
Cash!- Membro Senior
Cara, certa vez tive um problema em que o pisca esquerdo ficava aceso o tempo todo, e o problema era fio descascado pegando em outro fio descascado, logo, o fio da lanterna alimentou o do pisca.JonasM escreveu:Valeuzão Edifrans!
Provavelmente está acontecendo o mesmo com sua moto, por sorte está juntando positivo com positivo, mas pode juntar positivo com negativo e provavelmente queimará o fusível e pelo que me lembro do sistema elétrico, ele protege somente a bateria, não irá proteger o restante do sistema (posso estar enganado), podendo ir para o além o retificador, estator derreter os fios em contato, entre outros problemas que podem surgir desse curto. Na Mirage por exemplo, queimou o fusível das lâmpadas (nas Mirages mais novas tem um só pra elas) e as lâmpadas de freio e iluminação de placa foram para o Hades também. Mesmo o fusível fazendo o trabalho dele, as lâmpadas se foram, imagina se não tivesse esse fusível, poderia ter sido a ECU, painel e tantos outros componentes eletrônicos. O mesmo vale para a Kansas, você pode perder as Lâmpadas CDI e ainda ter partes além da fiação principal danificadas. |
Arrume um banquinho (ou um PC velho) e bote a mão na massa... digo nos fios. Solte o chicote e desenrole a fita isolante e vá conferindo se existem fios descascados, emendas quebradas, etc. Outra coisa que pode estar acontecendo, é estar havendo algum retorno de uma lâmpada, mas isso normalmente faz acender mais fraco. O mais provável é o que aconteceu na minha. |
Isso para as luzes do painel né?
E em relação às luzes das marchas? Alguma Sugestão?
Cash!- Membro Senior
Então, você tem uma lâmpada acesa direto, é um sintoma semelhante ao que tive na minha, só que com o pisca.JonasM escreveu:Isso para as luzes do painel né?
Provavelmente o "vira revira" do guidon deu atrito nos fios e tem algo descascado.
O guidão não tem nada a ver com o problema do marcador de marchas não....
O marcador de marchas já estava assim quando o problema do painel começou.
O marcador de marchas já estava assim quando o problema do painel começou.
Cash!- Membro Senior
Por isso falei para você desmontar tudo e conferir, pode até começar conferindo a partir do chicote do marcador.
Existe algo que nunca se apaga alimentando a lâmpada da quarta marcha, ou seja, em algum momento o fio dessa lâmpada, quer seja alí perto do "sensor" (junto com o pinhão) quer seja na fiação principal está encostando em uma fonte de energia.
Inclusive, um bom teste é desconectar o sensor da fiação principal, nisso vc pode até isolar o problema.
Foi desconectando a traseira da moto que me dei conta de que estava desmontando o chicote da minha toa.
Existe algo que nunca se apaga alimentando a lâmpada da quarta marcha, ou seja, em algum momento o fio dessa lâmpada, quer seja alí perto do "sensor" (junto com o pinhão) quer seja na fiação principal está encostando em uma fonte de energia.
Inclusive, um bom teste é desconectar o sensor da fiação principal, nisso vc pode até isolar o problema.
Foi desconectando a traseira da moto que me dei conta de que estava desmontando o chicote da minha toa.
O sensor fica perto do pinhão?
O problema deve estar ai então....
A luz não acendeu mais depois que minha corrente soltou por estar muito bamba. Deve ter pegado em algum lugar por ali....
A luz não acendeu mais depois que minha corrente soltou por estar muito bamba. Deve ter pegado em algum lugar por ali....
Cash!- Membro Senior
Opa,
Sendo assim basta retirar a tampa que cobre o pinhão, dar uma boa lavada (pois ali fica uma crosta de graxa, areia e um monte de outras coisas) e verá uns fios coloridos... verifique quanto a isolação dos mesmos...
Abraço,
JonasM escreveu:O sensor fica perto do pinhão?
Sendo assim basta retirar a tampa que cobre o pinhão, dar uma boa lavada (pois ali fica uma crosta de graxa, areia e um monte de outras coisas) e verá uns fios coloridos... verifique quanto a isolação dos mesmos...
Abraço,
Convidad- Convidado
Vc terá que meter a mão na graxa, literalmente kkkkkkJonasM escreveu:O sensor fica perto do pinhão?
Apenas um detalhe prezados, o fio não tem nenhum contato com o pinhão diretamente, já que ele fica protegido pela tampa do pinhão, então, o que poderia ocasionar seria a montagem da tampa forçando algum fio, mas, seria difícil, já que existe espaço suficiente para todos os fios ali com sobra. Isso é claro, sem considerar que em algum momento a corrente tenha se soltado e danificado a tampa do pinhão junto com algum fio.
Abraços
Abraços
Opa,
Com base nesse "possível" acontecimento que fiz minha postagem anterior.
Abraço,
Cássio Fernandes escreveu:Isso é claro, sem considerar que em algum momento a corrente tenha se soltado e danificado a tampa do pinhão junto com algum fio.
Abraços
Abraço,
Convidad- Convidado
Mesmo pq já li um relato (acho que do Will) sobre o uso de pinhão de 17 que danificou essa tampa quando a corrente caiu.Edifrans escreveu:Opa,Cássio Fernandes escreveu:Isso é claro, sem considerar que em algum momento a corrente tenha se soltado e danificado a tampa do pinhão junto com algum fio.
Abraços
Abraço,
Valeu galera, parece que agora está começando a clarear....
Vou ver o que resolvo da Iolanda e volto pra contar o que rolou...
Abraços
Vou ver o que resolvo da Iolanda e volto pra contar o que rolou...
Abraços
Cash!- Membro Senior
Página 2 de 2 • 1, 2