Afinal de contas o que é Scooter?
5 participantes
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Laser 150 :: Laser 150 :: Dicas Úteis
Página 1 de 1
Afinal de contas o que é Scooter?
Pessoal, devido aos tremendos absurdos que os vendedores estão falando para os clientes, mitos estão sendo criados, e toda sorte de especulações sobre essa "coisa".. com cambio automático (é? não sabia) (Por Alex Fazendeiro do Scooter Clube do Brasil)
Scooter um breve resumo
A tradução literal do nome é "patinete", devido as primeiras lembrarem bastante esses brinquedos que eram febre nos EUA na época. O grande diferencial, era a inovação de se NÃO MONTAR e pilotar SENTADO, o assoalho a frente para os pés, a carenagem típica é uma das marcas principais de reconhecimento de uma scooter, outra inovação foi a troca de marchas na manopla (com embreagem no manete, junto). Utilizavam um pequeno motor, mas potente de 2 tempos, e tem uma durabilidade notável, levando a um verdadeiro Cult, associada a aventureiros e a jovens revoltados. As marcas mais conhecidas são Vespa, Lambretta e Carina.
Com a modernização, foram criados projetos mais modernos, mas tradicionalmente de 50cc, algumas eventuais acima disso, mas no Brasil eram muito raras (Como a Majesty da Yamaha), durante muito tempo a scooter não precisava CNH, e foi a febre entre os adolescentes que mexiam nos motores para conseguir melhor desempenho.
No mercado existiam apenas importadas como a Peugeout Speedfight, entre outras, manutenção cara era um sinônimo de scooter. O tempo passou e só recentemente ela voltou aos holofotes com a vinda da Suzuki Burgman An125 e Sundown Future, a Yamaha percebendo o grande interesse lançou a NEO CVT em 2007, e em 2008 a DAFRA chega no mercado com um marketing de peso, também se registra alguns importadores que pipocaram o mercado com nomes diferentes do mesmo modelo de scooter, parecidos com a Sundown Future.
Mas o que define uma Scooter?
A Honda BIZ/POP, não é considerada uma scooter, devido a se pilotar sentado e se trocar de marchas como uma moto, o que na verdade ela é, apenas tem uma pequena carenagem a frente. "Mas a NEO não é igual?" Só consideramos a NEO CVT 2007> como sendo scooter, com o acréscimo do cambio CVT, maior area carenada, e novo design, anteriores a ela, o nome técnico seria UNDERBONE, ou CUB.
Qual o maior diferencial em uma Scooter?
Em primeiro lugar o cambio CVT(nas modernas), e em segundo o assoalho dianteiro, pela facilidade de transportar objetos, de se montar e para as mulheres a utilização de salto.
Destaque também para os porta-objetos, e da já preparação para bauleto, que praticamente faz parte do visual de uma scooter, não destoando do design/estilo.
A carenagem dianteira protege do vento e de respingos de agua frontais e vindos do piso, sem se preocupar em sujar os pés ou a calça, ela também dá uma relativa proteção devido as pernas não ficarem expostas em caso de acidentes, mas ressaltando que claro, em acidentes você é jogado longe e ai a carenagem não significa nada.
Capacete fechado sempre!
Pode se ressaltar também a baixíssima incidência de roubos, mas claro que com a popularização em massa essa situação pode mudar.
Outra vantagem é que como o CVT é contínuo, o motor sempre trabalha na rotação ideal, e com isso teoricamente vai durar mais do que uma moto comum onde se "estica" as marchas o tempo todo.
Qual o maior problema em uma Scooter?
Primeiro lugar a carenagem, se você cair, ralar, tombar, encostar.. ela se risca, quebra, trinca... e apesar de se venderem peças em separado, o valor chega facilmente nos R$200,00, pode-se consertar em oficinas
especializadas em para-choques de veículos ( com o problema de não se encontrar a cor de fábrica), ou comprar na concessionária.
Segundo o cambio CVT, é sua vantagem, mas seu projeto é extremamente preciso, o que demanda em perda de desempenho ou mal funcionamento se alguma das partes estiver gasta ou degradada, o que acontece em torno de a cada 15milkm em média, muitas partes são feitas de borracha (correia), teflon/nylon (roletes), liga-aluminio (variador), que sofrem bastante com atrito e o calor gerado. Deve se ressaltar também que a potência gerada no motor não é 100% transmitida a roda, o CVT com correias é o sistema que mais tem perda, em torno de 20 a 25%, por este motivo não é incomum ver scooters que tem velocidade final muito abaixo de outras motos com transmissão de corrente que tem perda de 5 a 10%.
Terceiro a carburação. A maioria das scooters modernas, utiliza um sistema de carburação baseada em vácuo, diferente das motos "comuns" onde se utiliza o próprio cabo de aço para fazer o acionamento direto da agulha central, com isso pequenas sujeiras e vazamentos em mangueiras de ar, prejudicam o sistema.
Quarto, desgaste de pneus. Devido ao tamanho reduzido em comparação com as motos "comuns", ele dá mais voltas e claro, se desgasta mais rapidamente, no caso da Laser que utiliza aro 13' o desgaste é maior ainda, sendo trocado a cada 9~12mil km.
Scooter precisa de CNH?
Sim, todo que qualquer veículo automotor necessita de habilitação, seja ela 50cc ou 400cc.
Claro que na prática é comum os policiais fazerem "vista grossa" para as cinquentinha, tanto nos grandes centros ou pequenas cidades, mas na estrada motos abaixo de 100cc são proibidas e sujeitas a apreensão.
No brasil todas scooters são chinesas?
Sim, a grande maioria, onde são importadas e montadas no Brasil (entenda "montadas" como pequenos ajustes, troca do óleo de transporte, ativação da bateria e pneus, na prática ela vem prontinha), alguns fabricantes tentam enganar dizendo que não são chinesas ( a suzuki diz tecnologia do japão - o que pode ser o projeto, mas são fabricadas na china), a NEO é fabricada na Tailândia com projeto japonês do tempo da nossa bisavó.
Todo produto chinês tem tipos de qualidade/durabilidade, e não obrigatoriamente são ruins, nem a identificação de seus fabricantes é garantia de bons ou maus produtos.
Porque algumas scooters de marcas diferentes são muito parecidas?
Na china o que manda é a produtividade, e uma das peculiaridades de lah, é a descentralização, onde é comum achar pequenas fábricas de peças de "fundo de quintal" que fornecem para as grandes, e uma saída encontrada para o problema de compatibilidade foi uma padronização, conhecida como GY6, específica para scooters 125~150cc, com isso um chassi único pode aceitar vários tipo de carenagens, normalmente com algumas nuances, os motores tem encaixe padrão, também facilitando, e por ai vai.
O grande diferencial acaba ficando pelo tipo de MATERIAL e PRECISÃO DE ACABAMENTO, em cada peça, o que pode ser uma verdadeira salada de peças boas e duvidosas.. mas teoricamente elas são divididas em 5 grupos (cf relatos de 1ª mão) do péssimo ao melhor (leia durabilidade), e o principal indicador, mas não via de regra é o carburador e CVT personalizado. ítens como carenagem, freios e rodas não são bons indicadores pois justamente podem maquiar o que está por dentro.
Scooters se dão bem com estradas e longas distâncias?
Não. Scooters são veículos urbanos, feitos e projetados para isso, exceto as clássicas que seguram bem a onda devido a seu projeto robusto e simples.
Claro que pequenos trajetos ela vai dar conta, mas fique claro que a utilização contínua, estressa os componentes do CVT que tem sua vida abreviada e tempo de manutenção encurtado.
O motor apesar de trabalhar em RPM alto, com as devidas manutenções, não tem diferenças em relação a motos comuns.
Vale uma ressalva de scooters mais parrudas, 250, 400 e 650cc, que claro, tem fôlego suficiente para enfrentar longos trajetos sem reclamar, afinal todo o conjunto dessas motos é mais robusto.
Scooter consome muita gasolina?
Depende de qual modelo e de como você acelera!, temos variações muito grandes até no mesmo modelo/marca.
Mas qual a velocidade máxima?
Das 125/150cc, é de 105km/h, com máximas em descidas a favor do vento, etc.. de 115km/h, mas os velocímetros não são nada precisos, e tem bastante margem de erro de um para outro, na prática os valores são os mostrados acima. Motorização mais forte já foi implementada, mas apenas deixa a saída mais "esperta". Scooter dentro do projeto a que foi feita, deve respeitar esses limites de velocidade. Acredite, scooters não são seguras em altas velocidades.
E a garupa?
Notadamente scooters conseguem transitar nos centros urbanos sem grandes problemas com garupas, o que fica uma resalva é claro grandes ladeiras, que exigem do CVT e da habilidade do piloto em dominar a sua aceleração. Outro detalhe é o conforto, que é ruim na maioria delas ficando entre a Burgman a pior garupa e a Jonny Atlantic/Dafra Laser, a mais confortável. Das Maxi-scooters, tanto garupa como o piloto não sofrem quase nada, é praticamente um sofá.
Scooter serve para o meu propósito?
Scooters são bastante flexíveis, e muito utilizadas por universitários, executivos, empresários e uma infinidade de pessoas que buscam uma moto prática, fácil, bonita, não muito visada e principalmente barata, pois a maioria não quer gastar rios de dinheiro para utilizar o dia a dia.
Scooters vieram pra ficar e hoje já fazem parte da rotina urbana.
Por Alex Fazendeiro Scooter Clube do Brasil
Scooter um breve resumo
A tradução literal do nome é "patinete", devido as primeiras lembrarem bastante esses brinquedos que eram febre nos EUA na época. O grande diferencial, era a inovação de se NÃO MONTAR e pilotar SENTADO, o assoalho a frente para os pés, a carenagem típica é uma das marcas principais de reconhecimento de uma scooter, outra inovação foi a troca de marchas na manopla (com embreagem no manete, junto). Utilizavam um pequeno motor, mas potente de 2 tempos, e tem uma durabilidade notável, levando a um verdadeiro Cult, associada a aventureiros e a jovens revoltados. As marcas mais conhecidas são Vespa, Lambretta e Carina.
Com a modernização, foram criados projetos mais modernos, mas tradicionalmente de 50cc, algumas eventuais acima disso, mas no Brasil eram muito raras (Como a Majesty da Yamaha), durante muito tempo a scooter não precisava CNH, e foi a febre entre os adolescentes que mexiam nos motores para conseguir melhor desempenho.
No mercado existiam apenas importadas como a Peugeout Speedfight, entre outras, manutenção cara era um sinônimo de scooter. O tempo passou e só recentemente ela voltou aos holofotes com a vinda da Suzuki Burgman An125 e Sundown Future, a Yamaha percebendo o grande interesse lançou a NEO CVT em 2007, e em 2008 a DAFRA chega no mercado com um marketing de peso, também se registra alguns importadores que pipocaram o mercado com nomes diferentes do mesmo modelo de scooter, parecidos com a Sundown Future.
Mas o que define uma Scooter?
A Honda BIZ/POP, não é considerada uma scooter, devido a se pilotar sentado e se trocar de marchas como uma moto, o que na verdade ela é, apenas tem uma pequena carenagem a frente. "Mas a NEO não é igual?" Só consideramos a NEO CVT 2007> como sendo scooter, com o acréscimo do cambio CVT, maior area carenada, e novo design, anteriores a ela, o nome técnico seria UNDERBONE, ou CUB.
Qual o maior diferencial em uma Scooter?
Em primeiro lugar o cambio CVT(nas modernas), e em segundo o assoalho dianteiro, pela facilidade de transportar objetos, de se montar e para as mulheres a utilização de salto.
Destaque também para os porta-objetos, e da já preparação para bauleto, que praticamente faz parte do visual de uma scooter, não destoando do design/estilo.
A carenagem dianteira protege do vento e de respingos de agua frontais e vindos do piso, sem se preocupar em sujar os pés ou a calça, ela também dá uma relativa proteção devido as pernas não ficarem expostas em caso de acidentes, mas ressaltando que claro, em acidentes você é jogado longe e ai a carenagem não significa nada.
Capacete fechado sempre!
Pode se ressaltar também a baixíssima incidência de roubos, mas claro que com a popularização em massa essa situação pode mudar.
Outra vantagem é que como o CVT é contínuo, o motor sempre trabalha na rotação ideal, e com isso teoricamente vai durar mais do que uma moto comum onde se "estica" as marchas o tempo todo.
Qual o maior problema em uma Scooter?
Primeiro lugar a carenagem, se você cair, ralar, tombar, encostar.. ela se risca, quebra, trinca... e apesar de se venderem peças em separado, o valor chega facilmente nos R$200,00, pode-se consertar em oficinas
especializadas em para-choques de veículos ( com o problema de não se encontrar a cor de fábrica), ou comprar na concessionária.
Segundo o cambio CVT, é sua vantagem, mas seu projeto é extremamente preciso, o que demanda em perda de desempenho ou mal funcionamento se alguma das partes estiver gasta ou degradada, o que acontece em torno de a cada 15milkm em média, muitas partes são feitas de borracha (correia), teflon/nylon (roletes), liga-aluminio (variador), que sofrem bastante com atrito e o calor gerado. Deve se ressaltar também que a potência gerada no motor não é 100% transmitida a roda, o CVT com correias é o sistema que mais tem perda, em torno de 20 a 25%, por este motivo não é incomum ver scooters que tem velocidade final muito abaixo de outras motos com transmissão de corrente que tem perda de 5 a 10%.
Terceiro a carburação. A maioria das scooters modernas, utiliza um sistema de carburação baseada em vácuo, diferente das motos "comuns" onde se utiliza o próprio cabo de aço para fazer o acionamento direto da agulha central, com isso pequenas sujeiras e vazamentos em mangueiras de ar, prejudicam o sistema.
Quarto, desgaste de pneus. Devido ao tamanho reduzido em comparação com as motos "comuns", ele dá mais voltas e claro, se desgasta mais rapidamente, no caso da Laser que utiliza aro 13' o desgaste é maior ainda, sendo trocado a cada 9~12mil km.
Scooter precisa de CNH?
Sim, todo que qualquer veículo automotor necessita de habilitação, seja ela 50cc ou 400cc.
Claro que na prática é comum os policiais fazerem "vista grossa" para as cinquentinha, tanto nos grandes centros ou pequenas cidades, mas na estrada motos abaixo de 100cc são proibidas e sujeitas a apreensão.
No brasil todas scooters são chinesas?
Sim, a grande maioria, onde são importadas e montadas no Brasil (entenda "montadas" como pequenos ajustes, troca do óleo de transporte, ativação da bateria e pneus, na prática ela vem prontinha), alguns fabricantes tentam enganar dizendo que não são chinesas ( a suzuki diz tecnologia do japão - o que pode ser o projeto, mas são fabricadas na china), a NEO é fabricada na Tailândia com projeto japonês do tempo da nossa bisavó.
Todo produto chinês tem tipos de qualidade/durabilidade, e não obrigatoriamente são ruins, nem a identificação de seus fabricantes é garantia de bons ou maus produtos.
Porque algumas scooters de marcas diferentes são muito parecidas?
Na china o que manda é a produtividade, e uma das peculiaridades de lah, é a descentralização, onde é comum achar pequenas fábricas de peças de "fundo de quintal" que fornecem para as grandes, e uma saída encontrada para o problema de compatibilidade foi uma padronização, conhecida como GY6, específica para scooters 125~150cc, com isso um chassi único pode aceitar vários tipo de carenagens, normalmente com algumas nuances, os motores tem encaixe padrão, também facilitando, e por ai vai.
O grande diferencial acaba ficando pelo tipo de MATERIAL e PRECISÃO DE ACABAMENTO, em cada peça, o que pode ser uma verdadeira salada de peças boas e duvidosas.. mas teoricamente elas são divididas em 5 grupos (cf relatos de 1ª mão) do péssimo ao melhor (leia durabilidade), e o principal indicador, mas não via de regra é o carburador e CVT personalizado. ítens como carenagem, freios e rodas não são bons indicadores pois justamente podem maquiar o que está por dentro.
Scooters se dão bem com estradas e longas distâncias?
Não. Scooters são veículos urbanos, feitos e projetados para isso, exceto as clássicas que seguram bem a onda devido a seu projeto robusto e simples.
Claro que pequenos trajetos ela vai dar conta, mas fique claro que a utilização contínua, estressa os componentes do CVT que tem sua vida abreviada e tempo de manutenção encurtado.
O motor apesar de trabalhar em RPM alto, com as devidas manutenções, não tem diferenças em relação a motos comuns.
Vale uma ressalva de scooters mais parrudas, 250, 400 e 650cc, que claro, tem fôlego suficiente para enfrentar longos trajetos sem reclamar, afinal todo o conjunto dessas motos é mais robusto.
Scooter consome muita gasolina?
Depende de qual modelo e de como você acelera!, temos variações muito grandes até no mesmo modelo/marca.
Mas qual a velocidade máxima?
Das 125/150cc, é de 105km/h, com máximas em descidas a favor do vento, etc.. de 115km/h, mas os velocímetros não são nada precisos, e tem bastante margem de erro de um para outro, na prática os valores são os mostrados acima. Motorização mais forte já foi implementada, mas apenas deixa a saída mais "esperta". Scooter dentro do projeto a que foi feita, deve respeitar esses limites de velocidade. Acredite, scooters não são seguras em altas velocidades.
E a garupa?
Notadamente scooters conseguem transitar nos centros urbanos sem grandes problemas com garupas, o que fica uma resalva é claro grandes ladeiras, que exigem do CVT e da habilidade do piloto em dominar a sua aceleração. Outro detalhe é o conforto, que é ruim na maioria delas ficando entre a Burgman a pior garupa e a Jonny Atlantic/Dafra Laser, a mais confortável. Das Maxi-scooters, tanto garupa como o piloto não sofrem quase nada, é praticamente um sofá.
Scooter serve para o meu propósito?
Scooters são bastante flexíveis, e muito utilizadas por universitários, executivos, empresários e uma infinidade de pessoas que buscam uma moto prática, fácil, bonita, não muito visada e principalmente barata, pois a maioria não quer gastar rios de dinheiro para utilizar o dia a dia.
Scooters vieram pra ficar e hoje já fazem parte da rotina urbana.
Por Alex Fazendeiro Scooter Clube do Brasil
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Muito legal marcelao, gostei de saber mais sobre as scooters!!!!!!!!!
Na minha opiniao,as scooters tem que vim pra ficar, eu particularmente amo o modelo e o estilo,acho a motocicleta mais linda do mundo,por mim so existia scooter na face da terra. hahaha
Adoro muito elas tem que pegar pra valer,pena que a maioria descrimina e nao da um pingo de valor, mas fazer o que ne???? Enquanto isso vamos levando a vida numa boa, e de scooter, é claro!!!!!!!!!!
Abs.
Na minha opiniao,as scooters tem que vim pra ficar, eu particularmente amo o modelo e o estilo,acho a motocicleta mais linda do mundo,por mim so existia scooter na face da terra. hahaha
Adoro muito elas tem que pegar pra valer,pena que a maioria descrimina e nao da um pingo de valor, mas fazer o que ne???? Enquanto isso vamos levando a vida numa boa, e de scooter, é claro!!!!!!!!!!
Abs.
Folego- Forista
- Número de Mensagens : 143
Idade : 47
Localização : Mauá SP
Data de inscrição : 15/07/2008
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Pense pelo lado positivo! Ainda não temos relatos de roubo delas hehehe!!!
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
bom pessoal no meu ponto de vista o mercado tem tudo para esquentar.
bom veja estes modelos 250 cc é praticamente as mesmas peças Laser 150
abç p/ todos
Jorge
bom veja estes modelos 250 cc é praticamente as mesmas peças Laser 150
abç p/ todos
Jorge
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Pior que essa vermelha é show de bola!!! mas isso não acontecerá por esse ano, segundo informações que me deram, éla poderá vir somente no meado do ano que vem. Abraços!!!
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
já se pode dizer que sou o primeiro da fila
esse modelo tem até um radinho
tem refrigeração agua.
belezzzzzzzzzzzzzzza
pelomenos vem !
Abç p/ todos
esse modelo tem até um radinho
tem refrigeração agua.
belezzzzzzzzzzzzzzza
pelomenos vem !
Abç p/ todos
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Na última Duas Rodas tem um reportagem sobre lançamentos, a Yamaha está pensando em trazer uma 250cc, a Honda vai lançar uma scooter tb, e diz que a dafra já está trabalhando numa 250cc. Parece que o mercado vai aquecer nesse segmento e quem vai se dar bem somos nós.
Haverá muita oferta de modelos e cc.
Haverá muita oferta de modelos e cc.
mcaccia- Forista
- Número de Mensagens : 106
Localização : Fortaleza
Data de inscrição : 20/08/2008
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Pessoal vcs estão lembrados daquela marca que não emplacou no Brasil,e a Daelim, lembram?????
Pois entrem no google e digitem Daelim,entrem no site deles e vejam as scooters que eles tem nos EUA,kraka muluque,e uma mais linda que a outra!!!!!!!!!!!!!
Infelismente no Brasil estamos muito longe de termos umas motocas parecidas com a que existem nos paises ai fora!!!!!!!!!!!!!!
Para nos ou e 150cc ou 400cc,ta faltando uma 250cc pra gente,nao é???????
Espero que alguma marca acorde o mais rapido possivel,e faça com que nossos sonhos virem realidade, eita vontade,heim??????????????????
Abs.
Pois entrem no google e digitem Daelim,entrem no site deles e vejam as scooters que eles tem nos EUA,kraka muluque,e uma mais linda que a outra!!!!!!!!!!!!!
Infelismente no Brasil estamos muito longe de termos umas motocas parecidas com a que existem nos paises ai fora!!!!!!!!!!!!!!
Para nos ou e 150cc ou 400cc,ta faltando uma 250cc pra gente,nao é???????
Espero que alguma marca acorde o mais rapido possivel,e faça com que nossos sonhos virem realidade, eita vontade,heim??????????????????
Abs.
Folego- Forista
- Número de Mensagens : 143
Idade : 47
Localização : Mauá SP
Data de inscrição : 15/07/2008
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
É já existe uma 250 aqui no Brasil... a Piaggio... meio retrô mas bem lindona!!!
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
So acho que ela deveria ser um pouco maior,pois ela parece ser 125cc!!!!!!!!!!!!!!!
Abs.
Abs.
Folego- Forista
- Número de Mensagens : 143
Idade : 47
Localização : Mauá SP
Data de inscrição : 15/07/2008
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Tbm pelo preço,a qualidade tem que ser bem superior mesmo!!!!!!!!!!!!!!!
Abs.
Abs.
Folego- Forista
- Número de Mensagens : 143
Idade : 47
Localização : Mauá SP
Data de inscrição : 15/07/2008
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Se Deus quiser até o fim do ano eu pego uma Piaggio ou uma B400!!!
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Boa Marcelo,estou partindo para uma B400 tbm!!!!!!!!!!!!
Abs.
Abs.
Folego- Forista
- Número de Mensagens : 143
Idade : 47
Localização : Mauá SP
Data de inscrição : 15/07/2008
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Ótimo tópico Marcelo, sinceramente não sabia que a Biz não era uma Scooter. Juraria de pé junto que era. A POP por sua vez eu considero uma Cub, estaria correto?
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Para quem se enteressou na scooter 250cc ja existe aqui no rio.
Fox Scooters do Brasil.
www.foxs.com.br
Abç.
Fox Scooters do Brasil.
www.foxs.com.br
Abç.
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
tonywalker escreveu:Ótimo tópico Marcelo, sinceramente não sabia que a Biz não era uma Scooter. Juraria de pé junto que era. A POP por sua vez eu considero uma Cub, estaria correto?
Em partes Tony.
A Pop por incrivel que pareca não é uma cub e sim uma motocicleta de baixa cilindrada, uma vez que ela tem embreagem e o cambio normal como uma moto comum.... a Biz possui cambio automático e sem embreagem, mas sua relação é normal com corrente e etc...
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Desculpe Marcelo, mas Biz automática?????? Ela tem cambio semi-automático, ou seja, dispensa apenas o uso da embreagem, continuando a troca de marchas a ser feita pelo piloto. Abraços.
mcaccia- Forista
- Número de Mensagens : 106
Localização : Fortaleza
Data de inscrição : 20/08/2008
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
É isso mesmo mcaccia, obrigado por me corrigir!!! a Biz ´´e semi automática mesmo, eu é que falei besteira! é tanta moto e tanta mensagem que eu acabo por me confundir... Valeu!!
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
Istendido meu caro Marcelo!
tonywalker- Admin
- Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008
Re: Afinal de contas o que é Scooter?
A embreagem da biz,fica no proprio pedal de mudança de marchas,assim que uma vez acionado para efetuar a troca de marcha,a embreagem e acionada!!!!!!!!!!!!!
Abs.
Abs.
Folego- Forista
- Número de Mensagens : 143
Idade : 47
Localização : Mauá SP
Data de inscrição : 15/07/2008
Tópicos semelhantes
» A RECEITA...
» LASER 2009. AFINAL: É ARRISCAR OU CORRER PARA O ABRAÇO?
» Valores para licenciamento e seguro obrigatório - 2009 (por Estado)
» Substituindo a bateria original
» ANTENA PARA LINHA DE PIPA
» LASER 2009. AFINAL: É ARRISCAR OU CORRER PARA O ABRAÇO?
» Valores para licenciamento e seguro obrigatório - 2009 (por Estado)
» Substituindo a bateria original
» ANTENA PARA LINHA DE PIPA
FÓRUM MOTOS DAFRA :: Laser 150 :: Laser 150 :: Dicas Úteis
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|