[DICA] Riva
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[DICA] Riva
Hoje resolvi realizar uma revisao basica na Riva, troca de oleo, limpeza do filtro de ar, colocação do filtro de combustivel, troca do fluido de freio.
Para fazer o serviço, não e necessario profundos conhecimentos, usei ferramentas basicas ate mesmo as que vem na moto e 6 doses de vodka.
Com relação a troca de oleo da Riva ela tem uma particularidade que e o seguinte, ela so tem o dreno lateral, ele esta localizado no lado esquerdo da moto "seta vermelha" proximo ao pedal do cambio.
Ao abrir voce vai ter acesso aos seguintes componentes, tampa, mola, vedação e filtro de tela. IMPORTANTE: coloque a moto no cavalete central, para escoar o oleo voce deverá inclinar a moto umas 3 vezes no sentido do dreno.
Estes são os componentes que citei.
Filtro de tela extremamente sujo.
Filtro apos a limpeza, para limpar e bem simples, não use nada de escova ou algo do tipo, faça a limpeza apenas com agua a detergente, coloque ele no dedo como se fosse um dedal, coloque detergente e va retirando a sujeira que se trata de limalha do ferro e goma.
Na montagem coloque a vedação primeiro na tampa, as outras partes e filtro de tela e mola, nesta ordem.
Na sequencia realizei a troca do fluido de freio, troquei o mesmo pois achei o que veio com a moto meio que instavel, parecia agua, não respondia a altura, resolvi trocar por um Dot4, que ja conheço, a sangria e normal, abre o parafuso proximo a pinça de freio e espera ele escoar.
Abre tambem o reservatorio para facilitar a saida, na sequencia coloquei o fluido novo, para retirar o ar do sistema eu uso uma seringa, injeto fluido no parafuso da pinça e o ar vai subindo para o reservatorio, quando esta apenas saindo fluido, fecho parafuso da pinça e completo no reservatorio.
Tambem troquei o filtro de combustivel.
Isso que fiz tambem e bem valido, coloquei oleo nas articulações do cambio, isso deixa as trocas de marcha melhores, tambem pode ser usado grafite em po. São 3 as articulações na imagem indiquei apenas duas, mais a outra não tem como errar o lugar.
Limpeza do filtro de ar, ele esta localizado no lado esquerdo da moto, remova a carenagem lateral esquerda da moto, a tampa abaixo e o local dele, remova os 5 parafusos, na imagem aparecem fios "setas vermelhas" que não tem na Riva de vocês, explico, estes fios são do acionamento automatico do farol, alarme e gps.
Apos remover os parafusos, puxe o elemento que e formado por duas grades plasticas e espuma "seta lilas".
Abra os parafusos, tire a espuma com cuidado, lave com agua e detergente, deixe secar depois banhe a espuma com oleo retire excesso, monte e coloque no lugar.
Para fazer o serviço, não e necessario profundos conhecimentos, usei ferramentas basicas ate mesmo as que vem na moto e 6 doses de vodka.
Com relação a troca de oleo da Riva ela tem uma particularidade que e o seguinte, ela so tem o dreno lateral, ele esta localizado no lado esquerdo da moto "seta vermelha" proximo ao pedal do cambio.
Ao abrir voce vai ter acesso aos seguintes componentes, tampa, mola, vedação e filtro de tela. IMPORTANTE: coloque a moto no cavalete central, para escoar o oleo voce deverá inclinar a moto umas 3 vezes no sentido do dreno.
Estes são os componentes que citei.
Filtro de tela extremamente sujo.
Filtro apos a limpeza, para limpar e bem simples, não use nada de escova ou algo do tipo, faça a limpeza apenas com agua a detergente, coloque ele no dedo como se fosse um dedal, coloque detergente e va retirando a sujeira que se trata de limalha do ferro e goma.
Na montagem coloque a vedação primeiro na tampa, as outras partes e filtro de tela e mola, nesta ordem.
Na sequencia realizei a troca do fluido de freio, troquei o mesmo pois achei o que veio com a moto meio que instavel, parecia agua, não respondia a altura, resolvi trocar por um Dot4, que ja conheço, a sangria e normal, abre o parafuso proximo a pinça de freio e espera ele escoar.
Abre tambem o reservatorio para facilitar a saida, na sequencia coloquei o fluido novo, para retirar o ar do sistema eu uso uma seringa, injeto fluido no parafuso da pinça e o ar vai subindo para o reservatorio, quando esta apenas saindo fluido, fecho parafuso da pinça e completo no reservatorio.
Tambem troquei o filtro de combustivel.
Isso que fiz tambem e bem valido, coloquei oleo nas articulações do cambio, isso deixa as trocas de marcha melhores, tambem pode ser usado grafite em po. São 3 as articulações na imagem indiquei apenas duas, mais a outra não tem como errar o lugar.
Limpeza do filtro de ar, ele esta localizado no lado esquerdo da moto, remova a carenagem lateral esquerda da moto, a tampa abaixo e o local dele, remova os 5 parafusos, na imagem aparecem fios "setas vermelhas" que não tem na Riva de vocês, explico, estes fios são do acionamento automatico do farol, alarme e gps.
Apos remover os parafusos, puxe o elemento que e formado por duas grades plasticas e espuma "seta lilas".
Abra os parafusos, tire a espuma com cuidado, lave com agua e detergente, deixe secar depois banhe a espuma com oleo retire excesso, monte e coloque no lugar.
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