FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Erro do Manual de Instruções

4 participantes

Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Erro do Manual de Instruções

Mensagem  Got@ Sex Ago 29, 2008 5:43 pm

Boa noite pessoal...

Sou novo por aqui mas gosto muito de colocar a "mão na massa", cuidar da minha SUPER 100.

Com os 2.000 Kms, fui fazer a troca de óleo, bem no estilo faça você mesmo.
Resolvi então dar uma olhada no manual de instruções (pessoal lembre-se, o manual de instruções é um parceiro muito útil para você e principalmente para a sua moto).
Fui até a página 41, que é referente a manutenção "Troca do Óleo", passando o procedimento e as informações de torque de aperto do "Bujão do Dreno", que é de 08Nm (0,8 kgf).
Até aí tudo estava uma maravilha, para soltar o bujão é fácil e para apertar o maior problema seria o torquímetro.
Bem de posse do torquímetro surgiu a dúvida, quanto os valores de torque e aperto...
Vamos consultar o manual de intruções... E para minha supresa na página 20 tem as especificações técnicas de "Torque de Aperto" e estava uma informação diferente.

  • Bujão de drenagem de óleo = 25Nm (2,5 kgf)


Bem para tirar a minha dúvida entrei em contato com o 0800 77 32372 e fui muito bem atendido. Porém a atendente não tinha as informações técnicas para me passar naquele momento, e solicitou o numero do meu telefone para retornar mais tarde.
Quize minutos depois tocou o meu telefone... Era a atendente me informando que os dados corretos de estavam na página 20 e que existia um erro de impressão no manual.

Daí foi só alegria, troquei o óleo e fiz o aperto conforme o manual e tudo funcionou perfeitamente.

Portanto é bom ler o manual de intruções com atenção, pois podemos tirar muitas informações importantes para o bom funcionamento e conservação da sua moto.

Um abraço a todos.
Got@
Got@
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 47
Localização : Jundiaí
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Re: Erro do Manual de Instruções

Mensagem  nego Sex Ago 29, 2008 5:58 pm

é isso aí Got@, vivendo e aprendendo, então o aperto correto para o bujão do dreno do óleo, é de 25 Nm (2,5kgf), mais uma para a minha coleção de conhecimento, muito obrigado, e é bom saber que nem tudo no manual é 100%, correto.
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Re: Erro do Manual de Instruções

Mensagem  jeff Sex Ago 29, 2008 6:30 pm

Os manuais tentam contar com a informação mais atualizada no momento da publicação. Só quem conhece o processo sabe o quanto é difícil conciliar prazos e informações confiáveis/atualizações/alterações de projeto e, porque não, erros.

Afinal, somos todos humanos falíveis...

Caso encontre alguma informação estranha, faça como o Got@, verifique com o pessoal.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Re: Erro do Manual de Instruções

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 06, 2008 12:42 am

Boa noite,

Eu já não concordo muito, aliás não admito erros em manuais de instruções e muito menos a posição tomadas pelos fabricantes após constatado o erro.

Ao se fazer um manual o mesmo deve passar por verificações quanto a erros, uma, duas, seja quantas verificações forem necessárias para garantir que o manual não contenha erros, principalmente erros grosseiros como este, de um fator referente ao mesmo item com dois valores absurdamente diferentes.

Claro que estamos somos todos passíveis de erros, agora de certa forma a descaso dos fabricantes também após descobrirem o erro. Um usuário comum (vamos considerar assim nosso amigo Got@) descobriu incoerencia no manual e entrou em contato com o fabricante informando-o disto, acredito ser obrigação do fabricante repassar tal informação no mínimo por carta para so demais consumidores que também adquiriram o determinado produto, informando a devida correção. Pois da mesma forma que os compradores não têm a menor obrigação de procurar informações sobre erros no manual na internet, da mesma forma que houve erro no manual nesta informação poderia haver erro na informação de montagem da roda, regulagem do freio, e desta forma colocar a vida de alguém em risco e para chegar no ponto em que um determinado acidente ocorreu por manutenção mal feita devido a erro manual, bem, acredito ser muito dificil. Inclusive acho que deveria haver Lei obrigando a disponibilização por parte do fabricante de atualizações e correções de manuais gratuitamente para proprietários de certos produtos, como carros, motos, veículos em geral, armas de fogo, bicicletas, e outros produtos que podem trazer perigo a vida de alguem caso a manutenção seja feita de forma incorreta.


Abraços a todos!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Re: Erro do Manual de Instruções

Mensagem  jeff Seg Out 06, 2008 10:00 am

Olá, Fuzzy,

Vou defender um pouco (mas só um pouco) os fazedores de manuais.

Normalmente, todo mundo na empresa se preocupa com o lançamento do veículo (seja moto, carro, o diabo) e só lembram que o manual faz parte do "pacote" em cima da hora.

Eles repassam a incumbência no último segundo, mas não sem antes pressionar para obter o menor custo com a maior qualidade. Preço, prazo e qualidade são fatores impossíveis de conciliar. Você sempre poderá obter dois deles, sacrificando o terceiro. Por uma lógica estranha dos departamentos de compras, dá-se mais valor aos dois primeiros.

Já os fazedores de manuais (os sérios) prezam o terceiro, até por um fator de sobrevivência no mercado. Como você vê, é complicado.

Sem contar com as coisas pitorescas que acontecem no meio do caminho... tipo a equipe do manual recebe o veículo na última hora para elaborar o manual. Começa a preparar para as fotos. Aí alguém lá de cima fala:

"Não pode fotografar."
"Como assim, não pode fotografar? O veículo foi enviado para fazer o manual."
"Não, eles só autorizaram o envio do veículo. Mas não autorizaram fotos."
"E como querem que a gente faça o manual sem fotos?"
"Vamos ter de convocar uma reunião."

Parece Dilbert. Devia ser. E é depois dessa dificuldade toda de comunicação entre os departamentos que surgem os erros no manual, recebendo nós os pobres fazedores de manual toda a culpa por essas mancadas. Ô, mundo injusto Wink

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Re: Erro do Manual de Instruções

Mensagem  Fuzzy Logic Seg Out 06, 2008 11:57 pm

Boa noite Jeff,

Agora quem vai ter que descordar sou eu! Laughing Laughing Laughing

Mas vejamos, você diz que no lançamento de algo o pessoal só lembra do manual no final... Mas acho que não poderiam esquecer né, afinal o manual de instruções é parte integrante obrigatória por Lei de qualquer probuto desde 11 de setembro de 1990.

Mas é claro que concordo com o fato da pressão, da correria, das autorizações e tudo mais, tudo isso colabora para erros, da mesma forma que colabora para erros de projetos quando os engenheiros são pressionados para lançarem um novo produto.


Abraços Jeff!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Re: Erro do Manual de Instruções

Mensagem  jeff Ter Out 07, 2008 7:49 am

Fuzzy Logic escreveu:o manual de instruções é parte integrante obrigatória por Lei de qualquer probuto desde 11 de setembro de 1990.

HEHEHE

E essa lei "pegou"? Very Happy Very Happy Very Happy
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Mais uma falha no manual...

Mensagem  Got@ Ter Out 07, 2008 11:48 am

Pessoal,

Temos que levar em considerações os comentários do Jeff e do Fuzzy, muitas vezes a pressa é inimiga da perfeição...
Mas temos que levar em consideração que informações técnicas não podem ter erro e se quando tiver deve ser feita uma errata ou uma comunicação ao consumidor.

Localizei, mas um erro (ou uma confusão) no manual da SUPER 100. Na página 41, informa que a troca de óleo do motor é a cada 1.000kms, informando que "conforme especificado na Tabela de Manutenção".

Já na página 56 "Programa de Manutenção Preventiva", é indicado que o óleo seja trocado com 1.000Kms, 2.000Kms, 3.000Kms, 4.500Kms (aqui o intervalo já aumentou para 1.500Kms), 6.000Kms e depois a cada 1.500Kms.

A minha SUPER 100, esta chegando a 4.500kms e conforme orientação na revisão dos 3.000Kms (inclussive com um bilhete) que a próxima substituição do óleo do motor seria com 4.500Kms.

Entrei em contato com a DAFRA (0800) e não me responderam até agora.

Mas todo a certeza é mais uma falha do manual.

Vamos aguardar a resposta da DAFRA.

============================================================
GOT@ - SUPER 100 - 4415 kms
Got@
Got@
Novato
Novato

Número de Mensagens : 5
Idade : 47
Localização : Jundiaí
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Re: Erro do Manual de Instruções

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Out 07, 2008 2:06 pm

"Art. 50 - A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.
Parágrafo único - O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada, em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe
entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso de produto em linguagem didática, com ilustrações."

A Lei de 11 de setembro de 1990 a qual me referi é a Lei n° 8.078 chamada C.D.C. (Código de Defesa do Consumidor)... E pegar pegou, mas os fabricantes e fornecedores ainda não cairam na real, mas onde tinha que pegar, já pegou... É dificil você abrir uma ação contra uma empresa e sair de mãos abanando, pelo menos até agora nunca saí.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Re: Erro do Manual de Instruções

Mensagem  jeff Ter Out 07, 2008 2:36 pm

Ô, Fuzzy, falei brincando.

Mas o que você disse é verdade, todos deveriam dar o devido peso ao manual de proprietário, a começar pelas empresas.

No entanto, a pressão sobre os funcionários de uma montadora, às vésperas de um lançamento, só se conhece vivenciando. O que não justifica, mas pelo menos permite entender.

Liga não, estou numa fase zen.

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Erro do Manual de Instruções Empty Re: Erro do Manual de Instruções

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos