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Dicas para Motorista (De carro, lógico)

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coyote de dafra
Fernando Moreira
6 participantes

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Dicas para Motorista (De carro, lógico) Empty Dicas para Motorista (De carro, lógico)

Mensagem  Fernando Moreira Sex Set 05, 2008 12:48 pm

Primeiro, as definições:
1. Moto é PILOTADA, não DIRIGIDA. Você dirige seu carro, mas moto você pilota. E isso nada tem a ver com excesso de velocidade ou corridas e rachas.
2. Moto: Veículo motorizado de duas rodas plenamente capaz de circular pelas ruas.
3. Motoqueiro: Pessoa que sabe colocar uma moto em movimento e acha que sabe pilotar.
4. Motociclista: Pessoa que sabe pilotar uma moto e pilota com prudência.
5. Cachorro-louco: Motoqueiro que anda desrespeitando o maior número possível de leis de trânsito. Raramente para em um semáforo, sempre está acima do limite de velocidade da via, e muito acima do limite de velocidade segura da moto que está pilotando.
6. Motoboy: Pessoa que trabalha no ramo de transporte de mensagens e encomendas. É um trabalhador que usa uma moto como ferramenta de trabalho. Motoboys podem ser Motoqueiros ou Motociclistas, inclusive alguns são Cachorros-Loucos.
7. Bandido: Pessoa que subtrai os pertences (ou tenta) de outra pessoa, por meio de intimidação, coação ou violência.
Agora, os fatos:
1. Quem pilota moto não necessariamente é motoqueiro.
2. Quem pilota moto não necessariamente é motoboy.
3. Quem pilota a moto não necessariamente é bandido.
4. Quem pilota moto raramente quer morrer (exceto se for Cachorro-louco ou Bandido)
5. Motociclistas trabalham, tem família, e usam a moto para ir e vir, ou passear, da mesma forma que você faz com seu carro.
6. Bandidos não trabalham, sua renda vem principalmente por meio da subtração dos pertences e dinheiro de outras pessoas.
7. Motos são pequenas e rápidas, por isso são muito usadas por bandidos, mas isso não faz com que toda e qualquer pessoa em cima de uma moto seja um bandido.
8. Motos têm os mesmos direitos que os carros.
9. Motos têm SIM o direito de andar pelos corredores. O Artigo 56 do CTB, que proibia as motos de circular pelos corredores foi VETADO pelo então Sr. Presidente Fernando Henrique Cardoso.
10. Motos NÃO são perigosas. Perigosos são os pilotos irresponsáveis e os motoristas irresponsáveis em volta.
11. Motos devem ser estacionadas a um angulo de 90 graus (ou próximo disso) em relação à guia. Desta forma, ela ocupará a mesma largura que um carro ocuparia se estivesse lá, com a vantagem de ocupar pouco espaço no comprimento. No espaço de um carro podem estacionar até seis motos pequenas ou quatro grandes.
12. Existem motos de todos os tamanhos e preços, assim como carros. Motos podem estar em perfeito estado de funcionamento e conservação, ou quebradas, ou com problemas mecânicos, assim como carros. Motos exigem manutenção, assim como carros. Motos quebram, assim como carros. Motos são duráveis boas, assim como carros.
Agora, as dicas:
1. Procure não chamar qualquer pessoa que usa uma moto de Motoqueiro. Você pode acabar ofendendo esta pessoa.
2. Procure não demonstrar pena, raiva, ódio, ira ou preocupação ao saber que alguém de seu meio usa uma moto. Isso não faz sentido. Se for uma boa pessoa sobre os dois pés, será também sobre uma moto.
3. Procure não falar sobre os perigos de andar de moto. Acredite, ele ouve isso o tempo todo, já está cansado de tanta perseguição e provavelmente ele nem se importa com a sua opinião sobre isso.
4. Procure não fechar uma moto no trânsito, da mesma forma como não faria se fosse um carro.
5. Procure manter o corredor entre a primeira e a segunda faixas da esquerda livre para que as motos passem. Você está de carro e já está preso no transito, não há o que fazer a não ser esperar. Seja paciente. Fechar o corredor não vai fazer o transito andar mais rápido. Pelo contrário, acabará por piorar a situação.
6. Se você precisar trocar de faixas com seu carro, olhe no retrovisor antes, para ver se vem vindo uma moto. Se vier, aguarde que a moto passe antes de trocar de faixa. Dê a seta para sinalizar a sua intenção. Quando for trocar, faça-o rapidamente, evite demorar e ficar entre uma faixa e outra. As motos se aproximam muito rapidamente. Lembre-se da dica número 5 – Mantenha o corredor livre.
7. Em auto-estradas, motos podem andar na mesma velocidade dos carros. Motos não precisam costurar os carros para fazer ultrapassagens. Se uma moto pedir passagem, dê. Não espere que ela desista e o ultrapasse pela direita, afinal, isso é proibido de acordo com o CTB.
8. Se uma pessoa de moto bater em seu carro, ela deve pagar seu prejuízo. Você tem todo o direito de anotar a placa e procurar uma delegacia. Se você danificar uma moto, o proprietário também tem o direito de procurar uma delegacia e exigir ressarcimento. Não resolva nenhum problema deste tipo na rua. A polícia existe para isso.
9. Se você derrubar uma pessoa em uma moto, ou se uma moto simplesmente aparecer e bater em seu carro, PARE E PRESTE O SOCORRO. Por pior que seja a situação, ainda é melhor do que fugir sem prestar socorro. Sua obrigação é prestar socorro em qualquer situação, e não apenas quando você é o errado na história. Se precisar, peça ajuda a outros motoristas. Eles também são obrigados a ajudar, e se eles se omitirem, anote a placa e denuncie.
É isso, espero ter deixado as coisas um pouco mais claras.

por Daniel Ribeiro
Fernando Moreira
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Mensagem  coyote de dafra Sáb Set 06, 2008 11:42 pm

Gostei cara, ainda estou tirando a habilitação para moto, mas eu dirijo carro e sei como é, quando vejo moto eu até saio de perto porque eu sei como é ser fechado por um carro. Todo motorista deveria andar de moto um dia e assim ele terá mais respeito com os motociclista.

coyote de dafra
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Mensagem  Roch@ Dom Set 07, 2008 11:28 am

Isso mesmo Coyote DD,

A maioria dos motoristas (carros) não tem a minima noção dos perigos que os motociclistas passam todos os dias.

As vezes, só estando no lugar de um de nós, a maioria compreenderia como deveriam abrir mais os corredores e respeitar uma distância segura.
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Mensagem  amsbetinho Seg Set 08, 2008 9:01 am

Mudando um pouco de assunto, mas ainda falando de pessoas que deveriam um dia pilotar uma moto para saber quais são as nossas dificuldades no trânsito... Toda secretaria de obras e infra-estrutura das cidades deveria fiscalizar obras em pistas para que elas não ficassem com muitas irregularidades depois de um reparo. Aqui em Salvador, por exemplo, o atual prefeito resolveu dar um "banho de asfalto" em diversas ruas e avenidas (ele quer se reeleger) e o resultado disso é que todas as bocas de lobo ficam a uns 15 cm abaixo do nível da pista. Sem falar de obras da engenharia de tráfego ou empresa de água e esgoto que quando cortam o asfalto e refazem o trecho deixam um sulco transversal na pista, às vezes profundo, outras bem saliente... O resultado disso é que tenho que pilotar com uma atenção quadruplicada e por vezes cair nesses esparros por não ter outra opção. Ainda recebo reclamação da minha namorada que diz que eu fico catando buraco e ela é quem sofre com os solavancos. Esses caras nunca andaram de moto pra saber o quão desconfortável é pilotar na cidade como se estivesse num rally.
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Mensagem  jeff Seg Set 08, 2008 9:46 am

Cuidado com as rodas, betinho.

Em SP a gente chama isso de panelas. Elas têm a medida certa para amassar/trincar a roda.

Quanto aos sulcos/desníveis de pista/acostamento, o melhor é tentar cruzar em vez de deixar a roda se alinhar com eles. Para ambos os casos, manobra em S e muito cuidado com pedras soltas e cascalho miúdo/areia que costumam acompanhar esse tipo de obra.

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  mi_jones Seg Set 08, 2008 10:23 am

Agora com as novas regras para obtenção de habilitação a vida dos motociclistas melhorará! Smile
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