FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moto cansada quando esquenta

+23
alexandream1
will_santana
Kaiser Marcellus
firefox
davidevh
Cleber Garcia
coyote de dafra
jeff
HugoSA
pulatampinha
tecnicomauricio
carlos vicente
De Boer
SuporteDafra
shinecrazy
marcelo_rsb
Tuco Benedito
Danrsp RJ
coyote182
Roch@
Veiga
Petrucelli
tonywalker
27 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Moto cansada quando esquenta Empty Moto cansada quando esquenta

Mensagem  tonywalker Sex maio 09, 2008 6:05 pm

Pessoas, estou tendo um probleminha aqui que ainda não consegui identificar a causa.
Minha moto está andando bem, passa muito fácil dos 100km/h mas quando estou em um trânsito mais pesado, parando muito e o motor esquenta, a moto parece ficar cançada! Shocked é como se perdesse potência.
Não é o mesmo problema que tive com o freio, a moto anda, mas em um morro por exemplo, tenho que esguelar o acelerador ou ela ameaça morrer scratch Uma vez andando ela rende bem.
Notei que as marchas ficam mais soltas, difíceis de engrenar, principalmente a 1ª e a 2ª.
Alguém tem alguma idéia? Já regulei a embreagem. Num primeiro momento pareceu resolver, depois voltou de novo..... Mad Mad socorro!
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634

Ir para o topo Ir para baixo

Moto cansada quando esquenta Empty Interessante...

Mensagem  Petrucelli Sáb maio 10, 2008 12:53 pm

tonywalker escreveu:Pessoas, estou tendo um probleminha aqui que ainda não consegui identificar a causa.
Minha moto está andando bem, passa muito fácil dos 100km/h mas quando estou em um trânsito mais pesado, parando muito e o motor esquenta, a moto parece ficar cançada! Shocked é como se perdesse potência.
Não é o mesmo problema que tive com o freio, a moto anda, mas em um morro por exemplo, tenho que esguelar o acelerador ou ela ameaça morrer scratch Uma vez andando ela rende bem.
Notei que as marchas ficam mais soltas, difíceis de engrenar, principalmente a 1ª e a 2ª.
Alguém tem alguma idéia? Já regulei a embreagem. Num primeiro momento pareceu resolver, depois voltou de novo..... Mad Mad socorro!

A minha tem um problema semelhante...Ou quase...
Quando em rotações mais altas a embreagem fica "alta"...É só tocar bem de leve na manopla que "patina"!!!! Ao rodar em velocidades/rotações mais baixas...A manopla precisa ser acionada até o fim...Já perto do guidon...Ou seja, está variando a altura em função da rotação/velocidade.
Mas não chega a morrer.
Outro dia estava chovendo e quando cheguei entre 90-100/h começou a patinar, sozinha!! Do nada!
A impressão que tenho é que os discos estão com alguma folga com relação a mola e com a força centrífuga gerada pela alta rotação , arremessa os discos ao contrario, causando essa variação horrivel...Sei lá...
Petrucelli
Petrucelli
Forista
Forista

Número de Mensagens : 361
Moto : Speed 150cc

Moto cansada quando esquenta Empty Veiga

Mensagem  Veiga Sáb maio 10, 2008 1:24 pm

Provavelmente a embraiagem está afinada em demasia!!! Desafinem um pouco e vejam como fica! Quem sabe melhora!

Veiga
Forista
Forista

Número de Mensagens : 143

Moto cansada quando esquenta Empty Re: Moto cansada quando esquenta

Mensagem  tonywalker Sáb maio 10, 2008 1:35 pm

Veiga escreveu:Provavelmente a embraiagem está afinada em demasia!!! Desafinem um pouco e vejam como fica! Quem sabe melhora!
Valeu pela ajuda, mas não entendi, o que quer dizer desafinar? Seria desapertar? Não falo português muito bem huahahaha !
Na manete tem aquele ajuste da embreagem que eu já testei em várias posições mas não adiantou. QUando a moto esquenta volta o problema.
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Mensagem  Roch@ Sáb maio 10, 2008 5:40 pm

Uma pergunta meio besta.....

Tony vc anda de bermuda ?

Eu não sinto esse aquecimento na minha, inclusive ela está ótima, será que não regulagem do motor?
Roch@
Roch@
Admin
Admin

Número de Mensagens : 295

Mensagem  tonywalker Sáb maio 10, 2008 5:56 pm

O "esquenta" que eu falei não é que a moto fica super-quente. É o aquecimento normal mesmo que eu estou falando. Como a moto depende do ar passando pelo motor para resfriar, no trânsito parado ela esquenta mais, é ai que ela inicia a perda de potência e estes problemas da marcha que eu falei.
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Mensagem  coyote182 Sáb maio 10, 2008 6:11 pm

Mas este lance de eskentar mais no trânsito é normal, posé justamente nestas condições em q a maioria dos carros param por superaquecimento, pois como ele necessita do ar gerado pela velocidade para se resfriar, qd fica parando e andando ñ acontece o resfriamento correto.

Eu como praticamente só ando em estrada ñ consigo sentir este problema.
coyote182
coyote182
Admin
Admin

Número de Mensagens : 407

Moto cansada quando esquenta Empty veiga

Mensagem  Veiga Sáb maio 10, 2008 8:01 pm

exacto! quando digo desafinar é desapertar. aliviar um pouco a tensão da embraiagem,pois embraiagem mto apertada (afinada ) pode fazer com que patine!

Veiga
Forista
Forista

Mensagem  Danrsp RJ Sáb maio 10, 2008 9:53 pm

tonywalker escreveu:Pessoas, estou tendo um probleminha aqui que ainda não consegui identificar a causa.

A minha tava com um problema parecido assim que peguei....Toda vez apois sair de uma estrada com uma rotação elevada, quando parava no sinal ou reduzia a moto morria, mas depois dos 200mk parou...Só ta com um barulho na frente da moto quando passa em buracos que não sei oq e....mais não levei ainda na loja...
Danrsp RJ
Danrsp RJ
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 89

Mensagem  Tuco Benedito Sáb maio 10, 2008 10:19 pm

Danrsp RJ escreveu:
A minha tava com um problema parecido assim que peguei....Toda vez apois sair de uma estrada com uma rotação elevada, quando parava no sinal ou reduzia a moto morria, mas depois dos 200mk parou...Só ta com um barulho na frente da moto quando passa em buracos que não sei oq e....mais não levei ainda na loja...

A minha fez isso de morrer depois de um longo trecho em rotações altas, mas regulei a lenta e não aconteceu mais. O barulho na frente também tinha, mas levei na concessionária e eles resolveram o problema. Parece que é uma folga na caixa de direção (junção entre o quadro e o garfo).
Tuco Benedito
Tuco Benedito
Forista
Forista

Número de Mensagens : 170

Mensagem  marcelo_rsb Dom maio 11, 2008 12:06 am

Opa, a embreagem da minha é meio chata mesmo... demorei um belo tempo até pegar as mãnhas, eu era costumado com a embreagem funcionando efetivamente no exato meio do curso, pra mim é o ponto ideal, mas com a dafrinha regulada assim, quando parava a moto ficava querendo andar mesmo com a embreagem totalmente puxada(isso em marcha lenta, se acelera some), e esse problema realmente parece aumentar com o motor já mais quente!
Diríamos que a a Dafra-Speed tem dois estágios de embreagem um meio cedo de mais que no fim de contas praticamente só atrapalha que é esse de querer andar quando parada mesmo tudo puxado(se regulado o acoplamento no meio da embreagem) e de as trocas ficarem meio duras, e o segundo ponto que é onde realmente tudo se acopla!

A solução que eu consegui foi: deixar a embreagem mais alta, não teve como, o acoplamento verdadeiro da embreagem teve que ficar em 1/4 da manete puxada, pro meu ponto de vista meio cedo mas ai os problemas desse pré acoplamento sumiram!

Inclusive esse "pré acoplamento" aparece tb quando vai arranca mais devagar e tanta sair sem acelerar muito, a moto vai meio que de soquinho, ai você acelera pouco mais e solta mais ai a moto anda direitinho.

Creio que isso seja do próprio sistema de embreagem empregado no motor ou talvez ainda relativo ao período de amaciamento do motor... é usar pra ver, e por enquanto o que indico é deixar a embreagem trabalhar mais alta mesmo...

Minha experiência com outra moto é a CB 450 do meu pai na qual o ponto é exato, mas ai é um motor já MUITO rodado e de um porte bem diferente!

Esse problema da moto morrer, pode ser do amaciamento tb(pelo que o danrsp falou) , como o motor quente ocorre uma dilatação do cilindro/pistão-anéis, e estes não dilatam na mesma proporção e ainda funcionam meio justos até o correto assetamento, pode ser que o atrito fique meio alto e se a marcha lenta tiver baixa corre o risco da moto morrer, ahhh sim, lógico que o motor tem que esquentar muito/esfriar e tudo mais, pois fazem parte do processo de amaciar... Agora uma boa regulagem bem feita no carburador é essencial pra moto andar redondinha, inclusive marcha lenta baixa gera esforço excessivo da bateria! *essa de dilatar desigualmente é uma teoria minha que poderia explicar, mas não garanto ser o que ocorre não viu!

O problema de bater ao passar em buraco pode ser muito provavelmente na caixa de direção como ocorreu na minha! Diagnóstico super simples: Coloque a moto no cavalete, e pegue a roda e empurre pra frente e pra tras, se ela movimentar tendo uma folguinha com quase certeza é caixa de direção, um auxilio pra ver a folginha??!?! coloque a mão diretamente no rolamento inferior da caixa e sentirá movimentar!
Solução: Solta a mesa superior soltando aquela porcona enorme que fica em cima, solte as mesas superior das duas bengalas, puxa a mesa pelo guidão para cima chacoalhando o guidão, aperta a mesa com uma chavinha que veio no jogo de ferramentas(chave semelhante a de regular suspensão traseira) aperta a porca(parece uma arruela com duas ranhuras) que pressiona os rolamentos contra eles, só o suficiente pra tirar o jogo, então pegue um martelo de borracha e vai batendo na mesa até ela encostar nessa porca, ai é parafusar a porcona de volta, apertar bem mas sem exageiro, e então apertar a bengala! Pronto resolvido o problema! Porém isso é com o mecânico da concessionária pra não perder a GARANTIA!!!! O pulo do gato é que a mesa tem que ficar bem pressionadinha contra a porca(por isso de dar as batidinhas "clínicas" e com muito jeito com o martelo de borracha) que pressiona os rolamentos, caso contrário ela com as vibrações solta e lá vai folga de novo....

Agora tonywalker quero o "net-curso" de regular o freio a disco!!! Sinto a manete do meu muito alta... o ponto onde melhor conseguimos controle e força é onde a manete tá quase no meio do curso, ponto onde a minha nem chega...
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Moto : Kansas 250cc

Mensagem  tonywalker Dom maio 11, 2008 6:43 am

Tuco Benedito escreveu:
A minha fez isso de morrer depois de um longo trecho em rotações altas, mas regulei a lenta e não aconteceu mais. O barulho na frente também tinha, mas levei na concessionária e eles resolveram o problema. Parece que é uma folga na caixa de direção (junção entre o quadro e o garfo).
A marcha lenta da sua tá regulada para quantas rpms? Na minha o conta-giros mostra um pouquinho mais de 1000rpms.
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Mensagem  tonywalker Dom maio 11, 2008 6:51 am

marcelo_rsb escreveu:Opa, a embreagem da minha é meio chata mesmo... demorei um belo tempo até pegar as mãnhas, eu era costumado com a embreagem funcionando efetivamente no exato .....
mmmm combinando as respostas de vocês, vou fazer uns ajustes na marcha lenta e na embreagem e esperar o amaciamento completo. A minha está com 700km e acho que na próxima semana já levo ela para fazer a revisão.
A sua teoria do dilatamento faz todo sentido, pois o motor sendo varetado, apresenta mais partes móveis que dilatando mesmo que muito pouco interferem sim no funcionamento. Boa dica! Very Happy Obrigado a todos!
Qualquer novidade falo aqui com vocês.
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Mensagem  Veiga Dom maio 11, 2008 9:02 am

isso é normal. Com a minha enquanto esteve em rodagem acontecia o mesmo, pois como já disse algumas vezes estes motores vem muito justos, Daí a importancia fundamental de uma rodagem feita com muito cuidado. Eu sei que é dificil andarmos tanto tempo devagar coma a moto, mas depois vao ver que compensa!

Em relaçao ao ralenti, a minha mesmo agora que está com quase 15 mil, acontece o seguinte:

Quando vem da revisão ela vem afinadinha a andar que é uima delicia, depois conforme vou rodando com ela e quando passa +- 3000 kms... e ela se vai aproximando da próxima revisao o ralenti por vezes fica um pouco baixo e ela depois vai abaixo. Nada mais simples, pegar numa chave e dar um toquezinho no parafuso no carburador. Aumentar um pouco o giro do motor e ela volta ao normal. Mas não pensem que isto é caracteristica unica da Speed pois tenho uma Cg na empresa e acontece o mesmo! Será que as duas estão combinadas???? Very Happy Very Happy

Já agora, aí como aqui a 1ª revisão é aos 1000, e as outras?

Aqui em portugal a 1ª revisão é aos 1000 km e depois as outras são sempre de 4000 em 4000 !!

Veiga
Forista
Forista

Mensagem  Tuco Benedito Dom maio 11, 2008 2:56 pm

tonywalker escreveu:
Tuco Benedito escreveu:
A marcha lenta da sua tá regulada para quantas rpms? Na minha o conta-giros mostra um pouquinho mais de 1000rpms.

A minha veio regulada com quase 2000 rpm, acelerada. Levei na concessionária e o mecânico deixou com uns 1500. Ainda assim achei acelerada e achei o parafuso no carburador e deixei com exatos 1000 rpm com o motor quente. Se deixar com 1000 enquanto o motor está meio frio, quando esquenta sobe um pouco.
Achei que esta é a regulagem ideal.
Tuco Benedito
Tuco Benedito
Forista
Forista

Mensagem  coyote182 Dom maio 11, 2008 6:32 pm

tonywalker escreveu:
Tuco Benedito escreveu:

O Tuco tah certo Tony, este problema é regulagem da lenta, peguei a minha ontem na Dafra, estava com uns probleminhas o famoso barulho na dianteira q eh folga na cx de direção mesmo, e a lenta estava alta na casa dos 2mil rpms, dae o cara flw q assim consome mais e tals, regulou ela...agora fica na casa dos 1mil, mil e pokinho, mas agora ela morre depois de trechos de longa rotação, vou pedir no sabado (qd espero levar a minha pra revisão, ela está com 700km) pra ele regular isso.

=) E Tony vlw mesmo pelos tutorias eu ñ teria esta paciência q vc tem..rs
coyote182
coyote182
Admin
Admin

Mensagem  Tuco Benedito Dom maio 11, 2008 7:52 pm

coyote182 escreveu:

O Tuco tah certo Tony, este problema é regulagem da lenta, peguei a minha ontem na Dafra, estava com uns probleminhas o famoso barulho na dianteira q eh folga na cx de direção mesmo, e a lenta estava alta na casa dos 2mil rpms, dae o cara flw q assim consome mais e tals, regulou ela...agora fica na casa dos 1mil, mil e pokinho, mas agora ela morre depois de trechos de longa rotação, vou pedir no sabado (qd espero levar a minha pra revisão, ela está com 700km) pra ele regular isso.

=) E Tony vlw mesmo pelos tutorias eu ñ teria esta paciência q vc tem..rs

Ei Coyote, regula em casa mesmo, é muito fácil! É um parafusinho que fica no carburador, pelo lado direito da moto, próximo do cabo do acelerador, não tem erro. Ligue a moto e regule (depois de quente) de acordo com a sua necessidade.
Tuco Benedito
Tuco Benedito
Forista
Forista

Mensagem  coyote182 Seg maio 12, 2008 7:45 am

Vou tentar Tuco, é q tenho experiências ruins com regulagem de marcha lenta hahahaha uma vez eu ferrei a minha de tanto fuçar, se bem q jah tava meio zuada mesmo...rs

Mas acho q vou fazer sim, só quero subir o giro um pokinho, mesmo q o consumo aumente, ontem depois de andar uns 50km entre 80/100km qd fui parar a moto morreu linda...rs

Flw
coyote182
coyote182
Admin
Admin

Mensagem  shinecrazy Seg maio 12, 2008 8:59 am

No manual diz que a rotação em marcha lenta é de 1.000 a 1.500 rpms!!!
Abraços!!
shinecrazy
shinecrazy
Admin
Admin

Número de Mensagens : 454

Mensagem  coyote182 Seg maio 12, 2008 11:54 am

shinecrazy escreveu:No manual diz que a rotação em marcha lenta é de 1.000 a 1.500 rpms!!!
Abraços!!

É eu tô ligado...mas ela tah morrendo em altas rotações, em paradas meio bruscas, vou tentar regular ela e depois posto o resultado.

Flw
coyote182
coyote182
Admin
Admin

Mensagem  Veiga Seg maio 12, 2008 3:47 pm

Và se lá saber porque, quase todos os mecanicos tem a mania de deixarem o ralenti dos motores bem baixo!!!!!!!!

No caso da minha Speed, ele vem sempre baixo da oficina e dpois nada como da rum toque no parufuso! O ideal é por volta das 1200/1250 mais coisa menos coisae outra coisa, afinem sempre com as luzes ligadas de preferencia com os máximos ligaods, pois assim o motor está a trb com carga plena.

Não deixem o vosso ralenti muito baixo pois isso só prejudica o motor, noemadamente ao nivel da biela, cambota e rolamentos,pois ao não trabalhar certo as "pancadas" dadas pelo pinston são muito fortes e todas transmitidas á parte debaixo do motor.

Resumindo, mais vale o ralenti um pouco mais alto (sem exageros, claro!!!)do baixo!

Boas curvas

Veiga
Forista
Forista

Mensagem  tonywalker Ter maio 13, 2008 2:04 pm

Pessoal valeu mesmo a ajuda! Vou dar umas verificadas aqui e logo logo posto os resultados!

Um abraço!
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Mensagem  SuporteDafra Seg Jun 16, 2008 11:36 am

Oi tonywalker

Mande um e-mail para suportedafra@gmail.com explicando exatamente seu problema para tentarmos ajudá-lo.

Muito Obrigado

Equipe Externa Dafra
SuporteDafra
SuporteDafra
Novato
Novato

Número de Mensagens : 13
Moto : Smart 125

http://www.daframotos.com.br

Mensagem  De Boer Qui Jun 26, 2008 8:40 pm

Caro colega, este problema com certeza e válvula mal regulada, a minha estava assim até morria no transito, isso ocasiona devido à dilatação das varetas + válvulas.... Espero ter ajudado.....Valeu
De Boer
De Boer
Novato
Novato

Número de Mensagens : 10

Mensagem  carlos vicente Sex Jun 27, 2008 8:30 pm

comprei uma speed no ipiranga dia 13/06 e depois de resolvido todos os doc. peguei a moto hoje dia 27/06 na mesma loja Av. Nazare pois bem fui até o posto para encher o tanque e qual minha surpresa quando sai do posto engatei 1° e 2° e ela travou o cambio ai mesmo nao engatou mais nada...voltei pra loja com a impressao de ser defeito na alvanca(pedal) mas nao ela travou dentro do motor...e o vendedor e mecanico da loja informou que estaria abrindo o motor nesta segunda feira ...desde já fica meu descontentamento de ter uma moto 0k com o motor feito acredito que seria mais bonito da parte de vcs a troca do motor e outra coisa comprei a moto para poder me deslocar entre meu trabalho e minha casa, como ficará esse meu prejuiso já que dia 13 provavelmente estará vencendo minha primeira parcela...ACREDITEI EM UMA MARCA NOVA E ESPERAVA NAO TER DOR DE CABEÇA...
carlos vicente
carlos vicente
Novato
Novato

Número de Mensagens : 25

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte