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Mensagem  jeff Ter Dez 08, 2009 8:36 am

Hoje completei 1000 km com a Bebél, minha Kansas ex-Lobo&Loba, que agora está com 4700 km. Nesse meio tempo, aprendi algumas coisas sobre ela que acredito que possam ser aplicadas nas Speed (e talvez também nas Super100, levando em conta que o motor é menor).

Vamos lá:

PARTIDA E MARCHA LENTA

A moto tem uma marcha lenta muito estável, é possível manter a regulagem em uma rotação muito baixa, o que torna a moto econômica e a pilotagem agradável. Os mecânicos de concessionária adoram deixar o motor nessa rotação baixa para mostrar que a moto foi bem regulada, mas isso causa problemas.

Por exemplo, essa regulagem funciona bem apenas quando a moto está quente. Com a moto fria pela manhã, ou mesmo depois de uma pausa para o almoço, ela poderá apresentar dificuldades para dar partida e manter uma rotação estável, morrendo com facilidade.

O Lobão nunca teve problemas para dar a partida no Rio, mas aqui em SP a temperatura média é mais baixa, e é impossível não usar o afogador. Este, por sinal, não é 100% eficiente, porque não mantém a moto acelerada enquanto acionado, apenas permite maior passagem de gasolina.

Então aqui vai a Dica nº 1:

Para dar partida pela manhã em um dia frio, regule o parafuso de aceleração na lateral do carburador para manter a rotação um pouco mais elevada, aplique o afogador e abra um pouco o acelerador. Na medida que a moto for esquentando, vá retornando o afogador para a posição original e, depois que a moto esquentar, não esqueça de retornar o parafuso de aceleração para uma posição de marcha lenta econômica.

Essa regulagem do parafuso de aceleração pode ser feita facilmente com os dedos. O truque é abrir um pouco o acelerador durante a regulagem para não marcar/desgastar a ponta do parafuso/assento no pistonete do carburador.

EMBREAGEM

Com a embreagem bem regulada, a roda traseira fica totalmente parada com a moto no cavalete central e o motor no neutro. Se estiver mal regulada, ela ficará girando arrastada pela embreagem patinando. Isso gera calor dentro do motor, além de desgaste excessivo.

Essa outra eu aprendi com meu guru de mecânica, o Alemão:

A regulagem da embreagem da Kansas e da Speed funciona ao contrário da Titan. Então, na medida em que houver necessidade, o regulador do manete tem de ser girado para dentro, e não para fora!!!

Todo mundo faz o contrário (até eu), pode apostar que muito mecânico de concessionária também, e por isso a gente tinha dificuldade para chegar em uma regulagem satisfatória. O certo é ir aproximando o regulador do manete, e depois afastar e ajustar no regulador inferior (a porca e contraporca junto do motor).

Fazendo isso, a troca de marchas melhora muito.

O cabo da minha está desregulando com frequência, e isso é sintoma de que está chegando ao final da vida útil. Vou trocar por um cabo mais resistente, 5 mil km é pouco. Mas minha antiga CG também comia cabo de embreagem no café da manhã. Isso também tem a ver com a mão pesada do dono.

TROCA DE ÓLEO

A quantidade recomendada pelo manual do proprietário é de 1,0 litro após drenagem e 1,2 litro após desmontagem do motor. Infelizmente, está errado.

A moto trabalha melhor com mais óleo, porque ele ajuda a abaixar a temperatura do motor. Troquei o óleo da minha neste final de semana e medi a quantidade retirada e a colocada. 1,35 litro de óleo após uma drenagem completa fazem o motor trabalhar redondo, o que coincide com o preenchimento total do visor de nível.

Dica nº 2:

Mantenha o nível de óleo sempre no máximo do visor, medido com a moto no cavalete central após uma noite em repouso. Se apareceu bolha no visor, pode colocar 100 marcha lenta (meio copo de óleo). Mantendo o nível sempre no máximo a moto trabalhará muito melhor.

Mas não exagere: entupir a moto de óleo pode causar calço hidráulico, você dá a partida e o motor estoura...

PROBLEMAS NA TROCA DE MARCHAS

O cuidado acima ajuda a eliminar boa parte dos problemas de troca de marchas porque impede que o motor fique muito quente. A boa nova é que ele não precisa esquentar tanto. Causas para o aquecimento: temperatura ambiente elevada, marcha lenta muito acelerada, embreagem patinando por regulagem incorreta e motor trabalhando com pouco óleo.

Mas se você pegar um daqueles congestionamentos paulistanos, o câmbio ficará mais difícil de trocar de marcha. Não pense que isso é um problema exclusivo das Dafra, pesquise nos fóruns por aí e você verá que tem muito dono de moto japonesa reclamando desse tipo de problema.

É provável que eles também não se preocupem em manter o nível de óleo sempre no máximo...

ESTALOS NA TRANSMISSÃO

Os estalos na transmissão não são nenhum mistério, nem defeito da moto, e não adianta culpar a Dafra:

Eles acontecem por erro de pilotagem do piloto (assim mesmo, com redundância. Sei que deve ter gente p*ta da vida, mas é verdade...)

O problema é o seguinte, e aí vai a Dica nº 3:

Não pilote uma moto da mesma maneira que você dirige um carro. Os motores das motos não são feitos para trabalhar em baixa rotação.

O câmbio das motos não é sincronizado como o dos carros. Isso quer dizer que a troca deve ser feita com rapidez, porque se você demorar, não existe um mecanismo para amortecer o atrito das engrenagens. Não pode ir soltando o manete lentamente, isso tem que ser feito rapidamente.

Outra coisa: motos trabalham em rotações mais elevadas do que automóveis. Exceto as Harley-Davidson, que possuem motores de baixa rotação, todas as outras motos trabalham com motores de rotação elevada. Não dá para querer andar lentamente em uma marcha alta, o motor não terá torque suficiente e a moto irá engasgar e estalar a transmissão.

Você não pode acelerar um pouquinho e já trocar a marcha, o motor da moto precisa atingir uma rotação elevada para que nosso único pistãozinho tenha força (torque) suficiente para empurrar a moto.

Se você não elevar a rotação até uns 5 mil rpm, no mínimo, e não fizer a troca com rapidez, soltando o manete e já acelerando, a transmissão irá estalar.

Dica nº 4:

Faça o teste você mesmo: experimente pilotar esticando mais as marchas, fazendo as trocas em um estilo mais agressivo.

Você verá que a moto ganha outra vida e esse problema de estalo na transmissão desaparece.

Como eu descobri isso? Errei muita marcha por causa da dificuldade para a troca enquanto não descobria o problema do nível de óleo. Agora ocorre raramente, mas muito mais por descuido (e idade...)

PEÇAS QUE SE SOLTAM

A trava do guidão tem a tendência de se soltar. Percebi quando fui travar o guidão e o o conjunto estava frouxo. Como não sou mané, peguei a chave phillips e apertei, problema resolvido. Aliás, é por isso que a moto vem com um jogo de ferramentas muito completo, só falta mesmo a chave para remover o filtro de óleo, mas esse é um serviço típico de concessionária.

Dica nº 5:

Esse tipo de cuidado de verificar parafusos frouxos todo dono tem que ter. Apertar um parafuso não tira a virilidade de ninguém.

BORRACHAS

Algumas peças de borracha se deterioram mais rapidamente que outras. É o caso dos protetores do regulador de embreagem e do regulador do acelerador. Já estão abrindo o bico, o custo dessas duas peças é ridículo, não precisariam ser feitas de uma borracha tão ruim. Mas o restante das borrachas está normal, só essas duas que deram problema.


VAZAMENTOS

Há um vazamento de óleo quase insignificante pelo retentor do pinhão. Em uma moto, isso é normal. Retentores são peças sujeitas a desgaste devido ao atrito constante e não vou esquentar a cabeça com isso, porque toda moto tem pequenos vazamentos. Costumamos achar que só nossa moto tem isso, mas olhe por aí. Normal.

PLACA QUEBRADA

Minha moto está com a placa quebrada. Esse problema não ocorre por vibração excessiva da moto. Na verdade, a Kansas vibra muito menos que minha antiga CG, porque o motor é dotado de balanceiro.

O problema que afeta todas as placas de alumínio, de todas as motos, de todos os fabricantes, é que a chapa é muito fina e o material é de má qualidade.

Para sanar o problema, aí vai a Dica nº 6:

Se puder, invista na placa certa para motocicletas, confeccionada em inox.

Custa mais caro, mas resolve definitivamente o problema. Alternativamente, instale a placa sobre um suporte adequado que proporcione apoio para evitar que a força do vento faça com que ela se quebre.

Um abraço,

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Mensagem  jeff Qua Dez 09, 2009 12:17 pm

Hoje troquei o cabo da embreagem.

Estava sentindo necessidade de regular a embreagem diariamente, o que entendo por sintoma de cabo em vias de se romper. Como é difícil de inspecionar visualmente e a quilometragem já se aproximava daquela faixa da morte súbita relatada aqui no fórum, optei por trocar preventivamente.

O cabo removido aparentava estar em perfeitas condições, talvez uma simples lubrificação resolvesse o problema. No final, paguei 31 reais pelo cabo e 15 pela mão de obra, trabalho executado de imediato.

O cabo antigo agora será o cabo reserva. O acionamento da embreagem melhorou e a boa notícia é que o cabo novo vem com uma nova borracha, aquela de que falei mal, bem mais resistente. O flange é bem mais espesso, deve durar bem mais que a anterior.

Demora, mas eles chegam lá...
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Mensagem  Fuzzy Logic Qua Dez 09, 2009 2:10 pm

jeff escreveu:O cabo removido aparentava estar em perfeitas condições, talvez uma simples lubrificação resolvesse o problema. No final, paguei 31 reais pelo cabo e 15 pela mão de obra, trabalho executado de imediato.
Tu só esqueceu de mencionar se estes preços foram praticados pela Dafra ou mecânico externo... Se o cabo foi original Dafra ou se foi paralelo ou de outra moto. Very Happy
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Mensagem  jeff Qua Dez 09, 2009 4:14 pm

Esqueci de falar, foi na concessionária Dafra daqui de Santo André.

Cabo original que, olhando melhor, acho que não está com borracha diferente não, o meu é que estava detonado mesmo...
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Mensagem  will_santana Qua Dez 09, 2009 4:37 pm

troquei o meu cabo pelo da cg 125
coube perfeitamente
o mal eh q nao vem com a campana (a tal borracha q protege o regulador) e nao tem o "joelho" d metal na parte inferior
o 2o caso eh melhor pra mim q tenho guidao de rx180
o guidao m obrigou a esticar 1 pouco mais o cabo da embragem e aquele joelho o deixava muito perto do escape
com o atual, nao tenho problema algum

jeff, vc q eh praticamente 1 aposentado ocioso (q zueira) bem q podia fz 1 tutorial com fotos da regulagem da embreagem
a minha nunca ficou com a roda parada no cavalete central (soh em neutro, claro)
agora apos a troca do cabo nao cheguei a conferir

e com essa sua dica da regulagem inversa, fiquei mais confuso ainda

alias, kansita tah precisando urgente de um banho (jah q hj tava mais pra moto sub-aquatica d tanta poça e rio q peguei)
durante o "banho" tenho q dar 1 jeito na seta traseira esquerda q tah quebrada (e m cobraram 50 pilas fora MO na dafra) e rever o isolamento do controle esquerdo
hj pela primeira vez em mais de 1 ano d moto m ocorreu o q a galera falava da moto ligar o alerta sozinha na chuva
era soh RELAMENTE ligar e desligar q ela parava. entao eh a prova q o problema tah no comando e nao em qq outro lugar
alem disso, uma cera, kaol e rost-off nao vao fazer mal
heheheheh

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Mensagem  jeff Qua Dez 09, 2009 4:55 pm

Meu problema não é estar ocioso, meu problema é que tenho que baixar arquivos que demoram horas e depois não abrem. Aí, enquanto abaixo, vou escrevendo no fórum. E depois que eles não abrem, vou até a padoca tomar café, comer, tomar café, tomar cerveja (sem álcool, claro Wink )....

Cara, hoje particularmente foi soda. Se não fosse a moto, já tinha enfartado.

Olha só como são as coisas, tive que parar de digitar para atender a porta. Patrão ficou penalizado com meu drama e gravou tudo em CD para eu não me estressar mais. Agora ferrou de vez... confused

Quanto ao tutorial, fico devendo, teria que instalar o CD do telefone no computador, tirar fotos, instalar cabo USB, tentar baixar as fotos, xingar o fabricante do telefone, o programador, a micosoft, etc....

Mas é muito simples:

Quando a embreagem começar a ficar ruim, afrouxe a porcona redonda e aproxime o ajustador superior do manete. Aperte novamente a porcona para fixá-lo nessa regulagem.

Quando o regulador chegar a encostar e não der mais extensão de regulagem, retorne ele quase todo para fora (não mais que 1 cm) e ajuste o cabo lá embaixo, afrouxando uma porca e apertando a outra.

E a brincadeira recomeça.

Um abraço,

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Mensagem  tiagho Qui Dez 10, 2009 5:44 pm

e ai jeff blz?

kra c lembra daquele problema q eu tinha, a moto engasgando e morrendo, levei na dafra e ele colocou o filtro d gasolina e a moto tava filezim... soh q hj tava indo pra fabrica ond minha mae trabalha, e ia mais ou menos com uns 120 de velocidade "retao,pista um tapete, etc.." qndo fui reduzindo e peguei uma subida a moto engasgou e eu pensei q era gasolina e girei a torneira, soh q ela continuou engasgando e morreu, entao desliguei ela um pedaço e logo dpois ela pegou, andei mais 50km e ela engasgou d novo e morreu, girei a torneira para baixo "tanque cheio" e ela pegou e voltou ao normal.

qndo xeguei em ksa verifiquei toda a gasolina, no tanque normal tinha mais ou menos uns 2 litros, na reserva tbm tava normal...
e ai kra tem alguma ideia do q seja?

o mecanico no dia q ele ajeitou a moto, disse q podia c CDI q tah cortando, mais ele tinha feito o teste da faisca com o caximbo da vela e e o mesmo tava normal... sera q eh o filtro d combustivel q tah um pouco pra cima e nao tah xegando gasolina ate ele?
ou sera o CDI?

serei muito gratooo se mim deres umas dicas.
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Mensagem  jeff Qui Dez 10, 2009 7:04 pm

Tiagho,

Até agora, todos os sintomas de sua moto são de água na gasolina. Ela é mais pesada e fica acumulada no fundo do tanque, quando você usa a reserva a água vai junto.

Sua moto pegou muita chuva, ficou debaixo de goteira, você lavou o tanque e esguichou água em cima da tampa? Choveu na sua região e o posto onde você abastece fica em uma baixada, foi alagado, coisa do tipo? Aqui em SP isso acontece muito, uma enchente atrás da outra nos últimos dias.

Gasolina velha também dá problema, usar gasolina estocada há semanas é muito ruim.

Seus problemas só irão acabar quando você drenar toda essa gasolina misturada com água do tanque e começar a abastecer em um posto com gasolina boa. A melhor coisa será remover o tanque e chacoalhar até sair a última gota, porque sempre fica um resto preso no fundo.

Boa sorte,

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Mensagem  firefox Qui Dez 10, 2009 8:21 pm

Drena tudo, poem uma gasosa boa v-power, podium, supra e faça o teste....
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Mensagem  jeff Sáb Dez 12, 2009 2:15 pm

Agora há pouco não consegui fazer Bebél pegar de jeito nenhum.

Cansei de dar partida e nada. Verifiquei novamente a posição do corta-corrente e da torneirinha de gasolina, tudo certo. Moto em ponto morto. Nem sinal de querer pegar.

Acabei apelando para o mesmo recurso que usei com minha primeira moto:

Desci a rua e tentei fazer pegar no tranco. Nada de pegar.

Quando começava a coçar a cabeça para tentar descobrir o que estava acontecendo, veio o estalo:

Será que a safada da Bebél deixou para pedir reserva logo agora, só para me sacanear?

Viro a torneirinha para a reserva, dou partida e ela pega normal, balançando o rabinho, como diria o Will....

É, moto tem dessas coisas.... pude ver um sorrisinho malandro no cantinho daquele farol matreiro...

E a coitada da Dafra levando a culpa pelas patices que todos nós cometemos....


Última edição por jeff em Sáb Dez 12, 2009 2:17 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : título)
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Mensagem  firefox Sáb Dez 12, 2009 4:31 pm

kkkkk, porisso q é bom abastecer bem antes do esperado, conforme nossas contagens...
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Mensagem  jeff Sáb Dez 12, 2009 5:50 pm

É, mas acho que me roubaram gasolina mesmo. Lembro de ter brigado com o frentista porque encheu demais o tanque, e isso foi nesta semana, no máximo fim de semana passado. Não rodei o suficiente para esvaziar um tanque.

Alguém deve ter soltado a mangueirinha e feito a festa no estacionamento onde deixei a moto....
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Dicas para sua Dafra Empty ATENÇÃO, PESSOAL:

Mensagem  jeff Qui Dez 17, 2009 3:47 pm

ATENÇÃO, PESSOAL:

Hoje eu joguei fora o óleo SF que havia colocado pessoalmente e troquei pelo SL.

Como fiz a troca em uma loja/oficina, mandei colocar 1 litro e levei outro para colocar aquele 0,25 litro adicional que recomendo.

Deixei a moto no cavalete central e fui almoçar. Na hora de completar, conferi o nível no visor.

Visor totalmente preenchido, sem bolha!!!! affraid

Se foi colocado apenas 1 litro (e eu vi colocar somente 1 litro), como se explica que o nível chegou na altura que eu havia medido e para a qual seria necessário exatamente 1,25 litro? Como o Will mediu e também chegou no mesmo valor?

Só há uma explicação:

Tudo depende de quem e como se faz essa troca.

Eu e o Will, que somos um pouco mais chatos, como vocês já perceberam, deixamos o óleo escoar completamente até a última gota e chegamos no valor de 1,25 litro.

A Kansas demora para escorrer todo o óleo, o mecânico da loja não teve a mesma paciência e fechou o bujão ainda com um restinho de óleo preso lá dentro. Um restinho de aproximadamente 0,25 litro.

Então, muito cuidado na hora de fazer a troca: a diferença pode ser significativa, dependendo do cuidado que você tomar para escoar todo o óleo.

O melhor critério continua sendo abastecer o óleo até atingir o nível superior do visor. Se a troca for feita nessa condição rápida e pouco recomendável (porque vai sobrar óleo velho lá dentro), aquele 1 litro recomendado pela Dafra será suficiente para isso.

Se a troca for cuidadosa, feita corretamente como manda o figurino, à moda de Will & Jeff (bom nome para uma dupla sertaneja), você vai precisar de 1,25 litro de óleo para chegar ao nível superior do visor.


Não é recomendável andar com o óleo acima desse nível porque pode forçar o motor.

Um abraço,

Jeff
Revisando este tópico:

a explicação correta é a seguinte:

o óleo do cabeçote baixa completamente para o cárter. por isso que precisa dar aquela ligadinha básica para o óleo ficar preso no cabeçote (que é o nível para o qual a vareta e o visor estão calibrados).

O assunto foi discutido e melhor entendido no tópico "Visor de nível de óleo não funcionando".

Um abraço,

Jeff 20/01/2012


Última edição por jeff em Sex Jan 20, 2012 10:26 am, editado 1 vez(es)
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Dicas para sua Dafra Empty ANTES DE CHAMAR O GUINCHO

Mensagem  jeff Sáb Dez 19, 2009 2:52 pm

Moto tem dessas coisas.

Imagina a situação:

Tirei o dia para dar um trato em Bebél, lavagem completa com direito a pretinho no pneu (não na banda de rodagem) e até inspeção do filtro de ar (limpinho, aproveitei para limpar tudo em volta e aplicar wd-40 nas peças plásticas em volta do filtro para ajudar a prender a poeira).

Saí para dar uma volta, mas Bebél não estava 100%. Ontem já achei ela meio abatida, tanto é que achei que fosse filtro sujo.

Passo na frente da casa do Alemão, o cara que realmente entende de mecânica. Alemão saindo de casa com sua moto, cumprimento e sigo em frente, pensando em limpar a vela quando chegasse em casa.

Bebél se irrita e me diz daquele jeitinho só dela: "Que mané limpar vela o quê" e apaga totalmente. Nada de querer pegar. Emburrou a ponto de parar o trânsito, tive que empurrar pra calçada.

Será a gasolina? Mas não podia ser, eu tinha abastecido esta semana, e não rodei muito. Abro o tanque e chacoalho, confirmo que tem gasolina. Além disso, ela parou de repente, não foi a gasolina. Quando ela vai pedir reserva, ela vai avisando, dando umas falhadas.... com certeza não era gasolina. Talvez uma pane elétrica?

Já pensando em fazer o teste de faísca e pensando, "será que vou pagar a língua lá no fórum?", faço uma última tentativa com a torneirinha virada para a reserva.

Pegou de primeira.

Segunda vez que ela apronta uma dessas comigo.

Pensa que acabou? Tem mais.

Como estava perto do nosso pódium predileto, já vou lá completar o tanque. 17 réau, uns 7 litros.

Saio do posto e lá vai Bebél, toda faceira. Como ela disse, que mané limpar vela o quê...

Moral da história:

1) O rendimento do combustível do fundo do tanque é sensivelmente pior porque a gasolina evapora e vai ficando só o álcool;

2) Motos têm personalidade própria e se divertem fazendo você passar vexame na frente dos amigos e desconhecidos;

3) Cabacice não tem idade.

Pense nisso antes de pensar em xingar a Dafra e chamar o guincho. lol!
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Mensagem  will_santana Sáb Dez 19, 2009 5:41 pm

apenas 3 coisas:

1 - qnd troco o oleo, eu SEMPRE deixo a moto no cavalete lateral e com ela toda desligada dou umas 4 ou 5 pedaladas com a mao
isso ajuda a mover o oleo q estah nas camaras internas do motor e nas pas da bomba. isso nao tem risco de estragar o motor pq a quantidade de giros eh minima e as paredes do cilindro ainda tem 1 minimo de oleo aderido sobre elas

2 - bebél pediu reserva e vc completou com 7 litros? estranho. qnd a minha moto pede reserva, eh o tempo de chegar no posto e mandar colocar religiosamente 11 litros. fica tocando o gargalo por baixo as vezes (s demorei pouco pra chegar no posto) mas NUNCA transborda.m assusta a diferenca de volume pois estamos falando de 4 litros, uma autonomia aproximada de 140km. algo BEM relevante

3 - nao lembro agora ponto de ebulicao e fulgor dos combustiveis, mas sou capas de apostar q o alcool eh mais volatil q a gasolina soh analisando seu peso molecular (coisas de quimico Wink)

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Mensagem  jeff Dom Dez 20, 2009 2:40 pm

Comentando seu comentário (vou usar letras só para o Fuzzy se atrapalhar):

a) Na próxima vez vou fazer isso, realmente deixei de drenar a bomba de óleo e isso que você falou é fato, não estraga o motor.

b) Também achei 7 litros muito pouco. A apagada que ela deu foi totalmente diferente das vezes em que ela pede reserva, porque estancou de repente. Desconfio que passou sujeira pelo carburador, já comprei aquele filtro que sempre falei que é imprescindível.

Ou então ela fez só pra me sacanear, mesmo...

c) Concordo contigo que a evaporação do álcool puro em condições normais será mais rápida devido ao peso molecular menor. Mas a densidade do álcool é maior que a da gasolina, e uma mistura de álcool e gasolina deixada em repouso tende a se separar, o álcool migrando para o fundo porque tem maior densidade.

Gasolina Comum e Aditivada:
Densidade Mínima a 20/4ºC = 0,7200 – 0,7600

Álcool Etílico Hidratado Carburante:
Densidade Mínima a 20/4ºC = 0,8075 (93,8º INPM) – 0,8110 (92,6º INPM)*

A gasolina por cima faz o papel de uma manta protetora, que evapora, enquanto as moléculas de álcool no fundo do tanque precisam vencer a barreira da gasolina acima delas para ficarem livres para a atmosfera.

Outra explicação possível para essa piora da qualidade da gasolina no tanque, caso essa teoria não o convença:

O álcool anidro é higroscópico, ou seja, tem grande tendência de absorver água. Que vai se acumulando no fundo do tanque.

Então, nessa condição de mistura, a prática prova que a gasolina evapora mais rápido que o álcool (coisas da vida real Wink )

Um abraço,

Jeff
*Fonte: http://www.portaldepostos.com.br/paginas/gest.materia7.html
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Mensagem  SergioSSR Seg Dez 21, 2009 10:24 am

Oh poderoso Jeff,

Sabadão dei um trato na motoca e percebi que a coroa estava frouxa, bem estranho pois os 4 parafusos externos(visíveis) estão muito apertados. Será que terei que desmontar a roda para acertar isso? Vc já viu algo parecido?
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Mensagem  jeff Seg Dez 21, 2009 11:12 am

Poderoso agora foi dose, hein? Very Happy

A coroa é fixada firmemente em um flange, mas esse flange é apenas encaixado no cubo da roda e se apoia em meia dúzia de coxins de borracha que amortecem o tranco na troca de marchas (e naquelas vezes que você reduz quando pensa que está jogando uma marcha mais alta... ou só eu faço isso?)

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Quem une todo esse sanduíche é o parafuso do eixo.

Uma pequena folga é normal, mas pode ser que os coxins estejam gastos, essa troca deve ser um serviço barato.

Com quantos km está sua moto?

Pode valer a pena desmontar a roda e aproveitar também para inspecionar o desgaste das sapatas e tambor de freio do outro lado do cubo.


Um abraço,

Jeff
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Mensagem  SergioSSR Seg Dez 21, 2009 11:44 am

Olha só Jeff, minha moto está com 15k, mas sabe como é nosso velocímetro, na verdade de ter seus 13k, devo me preocupar? Outra coisa que me irrita, é que toda hora tenho que esticar a corrente, isso é dose....será que algum problema ou é assim mesmo?

Valeu!!!




jeff escreveu:Poderoso agora foi dose, hein? Very Happy

A coroa é fixada firmemente em um flange, mas esse flange é apenas encaixado no cubo da roda e se apoia em meia dúzia de coxins de borracha que amortecem o tranco na troca de marchas (e naquelas vezes que você reduz quando pensa que está jogando uma marcha mais alta... ou só eu faço isso?)

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Quem une todo esse sanduíche é o parafuso do eixo.

Uma pequena folga é normal, mas pode ser que os coxins estejam gastos, essa troca deve ser um serviço barato.

Com quantos km está sua moto?

Pode valer a pena desmontar a roda e aproveitar também para inspecionar o desgaste das sapatas e tambor de freio do outro lado do cubo.


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Mensagem  LeoMoulin Seg Dez 21, 2009 12:00 pm

Rapaz seguinte, minha motoca está hoje com 10.500 Km e sempre estava eu lá sujando a mão toda esticando a corrente!
Resolvi seguir algumas dicas lidas aqui no fórum principalmente as do Jeff e praticamente mudei minha forma de guiar a moto.
- Troquei o óleo para um de ótima qualidade (API-SL)
- Regulei a corrente e lubrifiquei.
- Estico as marchas até uns 5.500 Giros e só depois troco de marcha ou seja troco as marchas sempre com giro alto
Rapaz pode acreditar as marchas são trocadas mais suavemente e praticamente não existe mais aquele solavanco na troca de marcha e os estalos.
conclusão: A muito tempo eu não regulo a minha corrente e a mesma se encontra reguladinha.

Na minha opinião os solavancos e os estalos faziam com que a corrente desregulasse
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Mensagem  jeff Seg Dez 21, 2009 1:34 pm

Isso que o Leo falou eu não tinha pensado, mas pode ser sim.

Minha corrente ainda não deu sinal de precisar de regulagem (mas só tenho 2 mil km com ela).

E aquele dono de Titan com que falei, que nunca havia lubrificado nem regulado a corrente, veio me falar no domingo que acabou trocando pinhão, coroa e corrente com 8 mil km. Aposto que ele também não pilota com esses macetes, não é o jeitão dele.

E agora, associando os fatos, o famoso estralar ocorre justamente por causa desse trabalho dos coxins internos do cubo:

Quando você faz a troca na hora errada, força os coxins e a corrente acaba "encavalando" no pinhão, o que gera aquele ruído. E quanto mais frequentemente você força os coxins, mais rápido eles, a corrente, o pinhão e a coroa se desgastam.

Então, acho que a maneira de pilotar realmente influencia significativamente o desgaste da transmissão. Some a isso a falta de lubrificação e ajuste, e a vida da corrente vai cair à metade.

Um abraço,

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Dicas para sua Dafra Empty ANTES DE PENSAR EM POR FOGO NA SUA MOTO

Mensagem  jeff Seg Dez 21, 2009 4:01 pm

Como relatei, no sábado Bebél pediu reserva e tive dificuldade para ligar a moto. Domingão viajei até Campinas e hoje estava esperando ela pedir reserva novamente. Isso aconteceu agora há pouco, e novamente tive dificuldade para fazer a moto pegar.

Um novato pensaria em uma série de providências, como chamar o guincho, ligar para a imprensa, contratar uma banca de advogados, reclamar aqui no fórum, atear fogo na moto, etc.

Como esta não é minha primeira moto, sei que essas coisas acontecem e me preocupo em repassar minhas experiências para a moçada, que pode ficar nervosa parada no meio do trânsito.

O negócio é o seguinte:

O normal é a moto pedir reserva rateando e apagando aos poucos, aí basta virar a torneirinha para a reserva e ela segue funcionando normalmente até você abastecer de novo (ou esquecer, e aí terá que ir empurrando até o posto. Não recomendo.)

Mas também pode acontecer de ela não emitir esse alerta e apagar totalmente de uma vez só, sem avido. Nesse caso, a mangueirinha entre o tanque e o carburador fica vazia e demora um pouco para a gasolina encher novamente a cuba do carburador. Se você se afobar e começar a dar partida insistentemente antes que a gasolina volte ao nível normal no carburador, poderá se complicar afogando o motor.

Se insistir ainda mais, vai descarregar a bateria e provavelmente seu motor de partida vai pedir manutenção mais cedo (ele tem umas escovinhas que precisam ser substituídas depois de algum tempo de uso). E aí sim a situação ficará difícil.

Há duas maneiras de evitar esses problemas:

1) Você aciona a reserva e aguarda uns 10 segundos antes de tentar dar partida. Deverá pegar na primeira.

2) Você não espera a moto pedir reserva e reabastece sempre antes que isso aconteça. Medi a autonomia de minha Kansas em 340 km. A partir de agora, por precaução, sempre reabastecerei a cada 300 km, um número fácil de lembrar.

3) E, claro, a qualquer momento que desejar você poderá atear fogo na sua moto. Não é uma atitude muito inteligente, mas a moto e o dinheiro são seus mesmo, não tenho nada a ver com isso...

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  SergioSSR Ter Dez 22, 2009 6:45 am

Jeff,

* Seguinte, no próprio manual da moto é mencionado que vc deve aguardar uns segundos antes de tentar ligar a moto após ficar sem gas e acionar a reserva.
* Minha moto engasga ao entrar na reserva, mas notei que tenho tempo suficiente para acinar a torneira, ela nunca apagou.
* Quando meu odômetro registra 350KM, sei que entrará na reserva, faça um teste na sua moto tb, acredito que isso deva variar em cada equipa//, mas é um bom termômetro.
* Num tópico anterior, vc menciona a troca de marchas a 5.5k, mas eu acho que o motor grita muito e por consequencia, deve bebera mais, vou acompanhar.

Abs
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Mensagem  jeff Ter Dez 22, 2009 7:33 am

Sergio,

Vou confessar:

Já escrevi tanto manual de proprietário, que nem me dei ao trabalho de ler completamente o da Kansas...

É uma coisa vergonhosa, mas tenho esse atenuante, convivo com isso há muitos anos, então só procurei coisas específicas sobre as quais tinha dúvidas.

Essa é uma informação valiosa que poderia ter poupado muita dor de cabeça para os novatos. Por isso que fico cada vez mais p*to da vida com esse pessoal que reclama sem nem sequer ter feito o básico, que é ler o próprio manual de instruções da motocicleta...

Pois é, essa questão de ir engasgando sempre foi assim, até essas duas últimas vezes, quando ela apagou de repente. Vou dar uma olhada no famoso respiro do carburador, desconfio que exista alguma restrição impedindo a entrada de ar, então a cuba chega a ficar completamente vazia... será isso? não sei...

Eu deixei a moto pedir reserva porque queria medir exatamente a autonomia em viagens. Já tinha uma referência da primeira vez, quando fiz 300 km sem reabastecer, mas não pude deixar chegar a zero porque estava longe de casa em uma região desconhecida. Desta vez fui até Campinas, que é perto, e deixei acabar propositalmente para ter um número exato. Cheguei a 348 km, o que considero muito bom, porque sou pesado, é como se a moto estivesse sempre com garupa. 300 km é um número redondo bom para lembrar.

Com essa troca a 5500 rpm a troca de marchas vai ocorrer na faixa de torque boa do motor. Se ele é para 8000 rpm, ele só vai estar gritando de verdade aos 7000... Fica difícil falar um número exato porque a Kansas não tem contagiros, então falo por estimativa e uma vaga lembrança de 30 anos atrás...

O que compensa na troca em marchas mais altas é que você chega na velocidade desejada mais rapidamente, depois é só aliviar o acelerador. Pilotando do jeito que te falei, e na maior parte do tempo pegando estrada a 100 - 110 com pinhão de 16 e pneu original, fiz 40 km/litro... estou surpreso com esse resultado, mas é isso mesmo... até refiz a conta, o valor exato é 39,95... estou muito satisfeito.

Um abraço,

Jeff
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Dicas para sua Dafra Empty DE NOVO O NÍVEL DE ÓLEO

Mensagem  jeff Seg Dez 28, 2009 5:49 pm

Bom, para quem ainda duvidava, hoje tive a prova definitiva (de novo!) de que o nível de óleo praticado pelas concessionárias é injustificavelmente abaixo do necessário para que as motos funcionem bem.

Tirei a moto da revisão dos 6000 km, onde foi colocado apenas 1 litro de óleo.

Coloquei uma quantidade adicional (0,2 litro), apenas suficiente para atingir o nível máximo do visor, e medi o nível pelo processo recomendado pelo manual do fabricante (ligar a moto por 1 minuto, desligar, retirar a vareta, limpar, recolocar sem rosquear) (Esse procedimento é da Kansas — não li o manual da Speed, não sei se é igual):

Exatamente metade da vareta....

Se não tivesse colocado esse meu adicional, já ao sair da revisão o motor trabalharia no nível mínimo da vareta e assim que abaixasse, o motor entraria no sacrifício. Isso seria ruim para o dono da moto. No caso, eu.

Com metade da quantidade que recomendo, o nível de óleo chegou na metade da vareta. É o suficiente para o motor trabalhar, mas não se pode descuidar e deixar abaixar. Como sei que não há problema, vou colocar os 150 ml restantes para que o motor trabalhe sempre no nível máximo recomendado da vareta.

E terei motor por muito tempo.

Não entendo porque essa insistência em colocar pouco óleo nas motos... eles não ganham nada com isso, não é mesmo? Evil or Very Mad
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