FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para sua Dafra

+9
moreno
nandinho
LeoMoulin
SergioSSR
firefox
tiagho
will_santana
Fuzzy Logic
jeff
13 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty A ÚLTIMA VEZ QUE FALO DO ÓLEO (EM 2009)

Mensagem  jeff Sex Jan 01, 2010 11:55 am

Fim de ano, ao contrário de Papai Noel, eu estava com o sa*o tão cheio que resolvi passar a virada na estrada com Bebél. Saí na hora do almoço para o litoral, sem destino, sem mala e sem ferramentas, para o que Deus quisesse.

Desci a serra rumo a Santos, só quem já fez pode falar a delícia que é descer a via Anchieta com pouco trânsito (o congestionamento ficou para trás do pedágio). Ao chegar no trevo embiquei para Bertioga, e insatisfeito tomei o rumo do litoral norte, passei por Boissucanga, Maresias, segui em frente e a b*nda pediu arrego em Baraqueçaba, praticamente centro de São Sebastião.

Parei por lá, reabasteci pensando que tinha baixado bastante e descobri que só couberam 4 litros de gasolina. Criei vergonha e aprendi a zerar o hodômetro. Aí já eram 6 horas da tarde, resolvi voltar e ficar por Boissucanga mesmo, a praia para onde fui em minha primeira viagem com minha primeira moto. Sou um sentimental.

À noite desabou um toró e cheguei à conclusão de que não valia a pena permanecer ali. Fui para a estrada a caminho de casa. Houve momentos em que não enxergava absolutamente nada, viseira e óculos embaçados. Ia desistir e parar no primeiro posto, mas a Rio-Santos é incrivelmente pobre de postos, segui em frente e o tempo limpou. Só voltou a chover em Cubatão e depois na subida da Serra.

Mas vamos ao assunto deste post:

A moto saiu da revisão geral com Valvoline SF, aumentei o nível para o máximo da vareta medido conforme o manual do proprietário e verifiquei novamente antes de descer. Nível máximo da vareta.

A moto se comportou perfeitamente, foi um passeio muito bom. Mas (e há sempre um mas...)

Na volta, ao passar pelo pedágio da Piaçaguera-Guarujá (e aqui vai um alerta: CUIDADO com os pedágios nas rodovias estaduais paulistas... eles te obrigam a passar por um corredorzinho estreito, alguns com chicana. Se você passar acima de uns 20 - 30 km/h, corre risco de a moto esbarrar em alguma coisa e tomar chão. Só não digo que é uma coisa criminosa porque foram os "home" que fizeram. Mas que é criminoso, é.)

Ao passar pelo pedágio e ser obrigado a reduzir a velocidade, não consegui engatar a 5ª marcha novamente por algum tempo.... Era noite, o motor não poderia estar tão quente a ponto de ocorrer esse problema, a menos que o óleo estivesse muito baixo. Como já havia visto Bebél fumando em marcha lenta, deduzi que o óleo tinha baixado muito.

Em casa comprovei: óleo na metade da vareta, conforme o procedimento-padrão de medição após rodar aproximadamente 440 km (224 km só na volta). Bebél voltou para casa com exatos 6.666,6 km.
Exatamente a condição de minha primeira viagem.

Disso chegamos a três coisas:

1) Há óleos que desaparecem mais rápido do cárter. O Valvoline e o Mobil têm essa característica: fumam, somem e provavelmente deixam borra no cabeçote. Ao contrário do Yamalube/Havoline SL.

2) Em uma viagem, é necessário verificar e completar o nível do óleo ao chegar ao local de destino. Não deixe para fazer isso na volta, o motor já estará sendo prejudicado.

3) Para evitar ter de comprar 1 litro e deixar o resto por lá, leve um frasco bem fechado com 150 a 200 ml de óleo preso junto ao compartimento de ferramentas.

Se alguém ainda duvidava que o óleo no meio da vareta indica óleo insuficiente no motor, essa experiência acaba com a dúvida. Sorte de quem leva a sério estas dicas.

Para daqui a 300 km, estou preparando um teste-surpresa surpreendente... hehehe
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  will_santana Sex Jan 01, 2010 3:37 pm

continuo m surpreendendo com o seu oleo baixando tanto

pra vc ter ideia, troquei meu oleo eu msm antes de 1 passeio com o fuzzy domingo passado
1,2l de lubrax gp api sl como manda o figurino
aproveitei e limpei, lubrifiquei e estiquei a corrente q jah estava tao frouxa apos 6000km sem faze-lo q estava batendo na balança e fz 1 barulho insuportavel

domingao, fomos nos pela estrada mas eu, acompanhado
nao sei exatamente o peso total, mas imagino q chegou a uns 160kg
petropolis, morro acima, giros altos afinal eh apenas uma 150

ida e volta deram cerca de 200km nas condicoes citadas. o nivel do oleo continua religiosamente o msm

tem coisa errada com bebel, jeff... seja o tipo de oleo ou ela tah com "corrimento" Razz
s vc jah viu ela fumando em baixa, soh tem 1 explicacao e eh o anel d segmento problematico

melhor abrir e trocar logo. ao menos eh o q eu faria

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Sex Jan 01, 2010 3:58 pm

Jeff

Assim como você, gosto muito de viajar de moto, é uma delicia mais admiro sua coragem, mão tenho este tua coragem de viajar a noite. A noite não viajo de jeito nenhum, enquanto mais chovendo, ai sim, que eu não viajaria. Neste ponto eu sou covarde mesmo, não viajo a noite de jeito nenhum e principalmente se tiver chovendo. Você é um destemido (no bom sentido).

Fico contente que você tenha feito quase metade da viagem com 4 litros de combustível, mesmo descendo a serra, como você disse, a quilometragem (consumo) esta muito boa.

Fiquei muito preocupado quando você disse que viu a sua moto fumando em macha lenta, e com o relato que baixou óleo em apenas 440 km. Um motor de moto 150cc com 6000km esta praticamente novo, jê vi muitos motores de 150cc com 70 000km sem fumar e sem baixar óleo.

No seu caso você esta corretíssimo, mantendo o nível do óleo um pouco acima do normal, para que quando a moto consumir (queimar) óleo, mesmo assim ela se manter no nível bom e não ficar abaixo do nível mínimo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Sex Jan 01, 2010 4:04 pm

Não é isso não, will... Bebél não está com problemas ginecológicos... Razz

O problema é o óleo. O Mobil e o Valvoline têm essa característica de afinar e queimar mais rápido que o Havoline. Foi assim na minha CG, e depois que mudei para o óleo da Texaco o consumo diminuiu muito.

Também já havia usado o Valvoline antes, com o mesmo resultado. Mas gente idosa experiente só recorda depois de vivenciar os fatos novamente....

Você vai ver como o resultado será diferente na próxima troca.

Apostado?

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Sex Jan 01, 2010 4:08 pm

Jeff, concordo com Will, também acho beber óleo com 440Km rodados muito estranho... Mas quem sou eu pra julgar! hehehe

Agora, isso pode ter relação com óleo API-SF, daí não é culpa de ser Valvoline (nunca ouvi falar) ou Mobil, é culpa de ser API-SF e assim ter menor desempenho... Se fosse um óleo API-SJ ou API-SL, talvez isso não tivesse acontecido... Dá uma experimentado no Repsol, tenho gostado dele na minha Green Sport 150, ao menos até agora não tive destes problemas de baixar óleo devido viagens, nem mesmo naquela viagem a Volta Redonda! E a marcha está redondinha também!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Sex Jan 01, 2010 4:24 pm

Comentando o post do Affonso e aproveitando para incluir o comentário do Fuzzy:

Só dois óleos que já usei fizeram uma moto com o motor novo fumar: o Mobil e o Valvoline. Só topei colocar o Valvoline porque não lembrava desse fato ocorrido com minha primeira moto. Mas o Mobil eu nunca esqueci.

Acho que não tem a ver com ser SF, mas com a variedade de óleo que eles usam na origem (mais parafínico ou mais naftênico, o Will pode falar melhor sobre isso que eu).

Para a próxima troca vou aproveitar para fazer mais uma experiência que acredito que o pessoal que mora aí no Nordeste vai gostar muito de saber....

Esperem só a novidade... hehehe

Quanto à quilometragem, ela está boa, mas o texto dá a impressão de que foi muito melhor do que na realidade.

É que foram 4 litros e alguma coisa (digamos 4,5 litros). E o frentista do segundo posto não encheu o tanque tanto quanto o primeiro, então provavelmente caberia mais um litro.

Assim, o cálculo correto seria 5,5 litros para 220 km, 40 km/litro, o mesmo que medi na ida a Campinas.
*Corrigindo a informação: o google informa que o trajeto estimado em 220 km tem apenas 185 km.... conferi o trajeto de volta, e o google deu 201 km para o que meu hodômetro marcou 224 km. Tomando como base esse segundo valor, o erro do hodômetro é de 11%, o que é coerente com o que já discutimos aqui no fórum. Então, a quilometragem real deve ter sido de 206 km para 5,5 litros, ou seja, 37,5 km/litro. Mesmo assim, não está mal. Amanhã vou abastecer nas mesmas condições para chegar a um valor exato.

Viajar à noite assusta um pouco, mas as estradas aqui em São Paulo costumam ser muito bem sinalizadas, com um material refletor muito bom. O truque é viajar bem próximo da faixa demarcatória do lado direito da pista e dar passagem aos carros indo para o acostamento quando necessário. Isso só é possível porque os acostamentos por aqui costumam ter um asfalto quase tão bom quanto o da pista, com um desnível muito pequeno.

Em outras estradas, seria impossível fazer isso e eu também não arriscaria.


Última edição por jeff em Sex Jan 01, 2010 4:47 pm, editado 2 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  will_santana Sex Jan 01, 2010 4:32 pm

jeff escreveu:...Para a próxima troca vou aproveitar para fazer mais uma experiência que acredito que o pessoal que mora aí no Nordeste vai gostar muito de saber....

Esperem só a novidade... hehehe...

lah vai o jeff fazer acarajeh com o oleo velho ou colocar dende na moto Razz
hehehehe

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Sex Jan 01, 2010 4:37 pm

will_santana escreveu:domingao, fomos nos pela estrada mas eu, acompanhado
nao sei exatamente o peso total, mas imagino q chegou a uns 160kg
petropolis, morro acima, giros altos afinal eh apenas uma 150
Na próxima vez tu mistura chumbo no seu combustível pra andar mais! tongue

Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Sex Jan 01, 2010 4:52 pm

Jeff

Troque de óleo o mais rápido possível, ponha um óleo de boa qualidade, com óleo não se brinca.

Tente utilizar o Yamalub, recomendo por ser um óleo de primeira qualida.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Sex Jan 01, 2010 4:59 pm

will_santana escreveu:
jeff escreveu:...Para a próxima troca vou aproveitar para fazer mais uma experiência que acredito que o pessoal que mora aí no Nordeste vai gostar muito de saber....

Esperem só a novidade... hehehe...

lah vai o jeff fazer acarajeh com o oleo velho ou colocar dende na moto Razz
hehehehe

[]s
Essa foi boa...

Pena que agora vai ficar mais difícil chegar a uma conclusão:

Comprei um óleo Castrol GTX Alta Quilometragem, SAE 25W-60 API SL.

O problema é que não comprei porque vi Bebél fumando, nem acho que ela esteja com problema de anéis, porque sei que aquelas duas marcas de óleo têm essa característica. Comprei porque acho que o óleo 25W-60 pode ser uma opção muito boa para enfrentar o verão.

Explicando:

Nos EUA e Europa, antigamente eles tinham vários tipos de óleo que eram usados de acordo o clima da estação. Assim, quando chegava o inverno (inverno de verdade, com neve), era hora de escoar o óleo do cárter e colocar um óleo SAE 20, 15 ou 10 (o W vem de Winter, inverno), que assim engrossava menos em baixa temperatura. Chegava o verão (e o verão deles é igual à nossa primavera), era hora de escoar e colocar um óleo SAE 40 ou 50.

Os óleos multiviscosos têm esse código porque simplificaram a vida da moçada de lá, um 20W-50 engrossa tanto quanto um SAE 20 no inverno (W) e afina tanto quanto um SAE 50 no verão. Aqui, salvo nos estados abaixo do Paraná, a gente só precisa se preocupar com a viscosidade de verão.

Como nosso verão é muito pior que o deles lá, acredito que o óleo 20W-60 pode apresentar um resultado muito bom em nossas motos, independente de desgaste por quilometragem. Quando chegar o inverno, volto para o 20W-50... ou até continuo com o 25W-60, vou deixar para decidir na hora.

O triste é que sempre vai ficar a dúvida, será que a Bebél está com problema de anel? Eu tenho certeza que não, porque ela não fumou nem um tiquinho com o Yamalube.

Curiosos para ver o resultado?

Inté,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Sex Jan 01, 2010 5:31 pm

Jeff

Bem que eu te disse, com o Yamalub o motor fica mais “redondo”.

Independente da verdadeira sopa de letrinhas eu recomendo Yamalub e olhe que aqui no nordeste esta muito quente.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  nandinho Sáb Jan 02, 2010 8:01 am

Fera, o óleo indicado pelo fabricante é o SAE 20w50, utilizar o SAE 25w60 no nordeste até aí tudo bem... Mais deve ser API SF ou SG. O API SL é excelente para o motor devido aditivo de redução de atrito, mais pode fazer patinar os discos de embreagem. Para utilizar óleos superiores ao SF deve-se trocar os discos de embreagem de cortiça por discos de papel.

Abraço!
nandinho
nandinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 118
Idade : 38
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 07/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Sáb Jan 02, 2010 10:25 am

Campineiro escreveu:Fera, o óleo indicado pelo fabricante é o SAE 20w50, utilizar o SAE 25w60 no nordeste até aí tudo bem... Mais deve ser API SF ou SG. O API SL é excelente para o motor devido aditivo de redução de atrito, mais pode fazer patinar os discos de embreagem. Para utilizar óleos superiores ao SF deve-se trocar os discos de embreagem de cortiça por discos de papel.

Abraço!

Amigo, eu mão entendi muito bem, será que você, que vejo que entende bastante de óleo e principalmente de embreagem, pode me explicar melhor?

Aproveitando: meus amigos, aonde posso pegar os manuais da Dafra na internet?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Sáb Jan 02, 2010 12:08 pm

Essa embreagem de discos de papel eu não conheço.

Mas o desempenho com óleo SL posso garantir que é muito bom, conforme experiência própria, depoimentos do pessoal do fórum e, aproveitando o assunto, hoje mesmo fui jogar fora o Valvoline SF (com 700 km já estava fino a ponto de dificultar a troca de marchas). Coloquei o Yamalube SL e a moto está perfeita.

Por coincidência, na minha frente tinha um motoboy também comprando o Yamalube para trocar antes da quilometragem programada. Estava muito fulo da vida reclamando que não ia perder o motor por causa de uma porcaria de 9 reais (se referindo a um óleo de marca famosa que ele havia comprado em promoção e se arrependido, marca essa de que também não gosto).

Assim, adiei para a próxima troca essa experiência com o 25W-60 para quando estiver ainda mais quente que agora, e aproveito para comprovar que realmente Bebél não está com problemas de anéis ou desgaste precoce.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Sáb Jan 02, 2010 1:16 pm

Jeff.

Existe um verdadeiro mercado em torno da indicação do óleo por parte deste ou daquele fabricante.

Merchandising

Como também existem “fabricantes e importadores” que não tão nem ai com a qualidade do óleo que usam e indicam, querem mesmo e ganhar dinheiro com um contrato com o fornecedor que indicam, e o mane seu cliente é que paga o pato.

Independente disto, e muito embora seja uma indicação de um grande fabricante, o óleo YAMALUBE é excelente. Pode esquecer a sopinha de letras que são as “famosas” indicações do fabricante e use este óleo sem medo de ser feliz.

OBS 1. não estou ganhando nada com isto, mais se a fabrica do óleo quiser me pagar.tudo bem , recebo de bom grado.

OBS 2. Alguém esta ganhando muito dinheiro indicando outra marca de óleo mão tão boa.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Jan 02, 2010 1:33 pm

Pow! Fala sério... O cara chega aqui e manda umas paradas sem fundamento e geral cai dentro?... Você estão brincando! Só pode!

O próprio YAMALUB é API-SH, já sendo superior aos citados pelo rapaz aí acima.

Fora que a rapaziada não vai gastar anos desenvolvendo um óleo superior para motocicletas que venha a predujicar a moto desta forma que o rapaz quis expor (afinal, o que ele expos é dano sério), então seja qualquer API desde que seja indicado pelo fabricante a utilização em moto e desde que a categoria esteja dentro do recomendado pelo fabricante da motocicleta, é só tacar no cárter e sair rodando!

O que não pode, como no meu caso, o recomendando é API-SH e eu colocar um API-SF e deixar pra lá, isso não pode pois o nível vai baixar mais rápido já que o desempenho do óleo é inferior... A categoria API é diretamente ligada ao desempenho do óleo, seu rendimento e tal, e a SAE ligada a sua viscosidade, ponto! Bola pra frente! Não há novidade!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Sáb Jan 02, 2010 2:07 pm

Fuzzy Logic

Amigo continue usando o óleo que lhe convêm.

Já que você é o feliz proprietário de uma Yamaha Fazer 250, por favor, me tire uma duvida. Qual o óleo que a fabrica de sua moto recomenda?

Tentei baixar da internet os manuais da Dafra e o manual da Fazer e não estou conseguido.

Por favor, aonde posso baixar os devidos manuais?

De antemão agradeço pela gentileza prestada ou seu irmão.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Jan 02, 2010 2:48 pm

Affonso, no link abaixo tem alguns manuais da Fazer 250, não lembro se são todos Manuais de Serviço ou se tem ali Manual do Proprietário também.

http://ineedfile.com/manual-da-fazer-250


Logicamente a Yamaha vai recomendar YAMALUBE (não iriam recomendar Mobil, né? hehehe), que tem as seguintes características técnicas:
YAMALUBE 4 Tempos 20W50 API-SH JASO MA T903 ou superior

Atenção, no próprio manual diz "ou superior", então é mais uma prova de que o papo do nosso companheiro lá acima está bem equivocado.


Affonso, não se estressa comigo não, mas sou assim mesmo... Leio, não gostei, não vi fundamento, ou algo do gênero, eu falo mesmo! hehehe
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Sáb Jan 02, 2010 3:52 pm

Fuzzy Logic escreveu:Pow! Fala sério... O cara chega aqui e manda umas paradas sem fundamento e geral cai dentro?... Você estão brincando! Só pode!
Exatamente o que você quis dizer com isso? Quem caiu dentro e quem está brincando?

Poderia ser um pouco mais claro?
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Sáb Jan 02, 2010 3:56 pm

Fuzzy Logic escreveu:O próprio YAMALUB é API-SH, já sendo superior aos citados pelo rapaz aí acima.
E vê se pára de dar informação furada aqui no fórum!!! Evil or Very Mad

O Yamalube é SL.

SL é melhor ainda que SH.

Seu manual do proprietário está desatualizado. Twisted Evil
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Sáb Jan 02, 2010 3:57 pm

E EU NÃO AGUENTO MAIS VER TANTO QUADRADINHO !!!!!!!!!!!! lol!
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Jan 02, 2010 7:41 pm

jeff escreveu:
Fuzzy Logic escreveu:O próprio YAMALUB é API-SH, já sendo superior aos citados pelo rapaz aí acima.
E vê se pára de dar informação furada aqui no fórum!!! Evil or Very Mad

O Yamalube é SL.

SL é melhor ainda que SH.

Seu manual do proprietário está desatualizado. Twisted Evil
Não passei informação errada coisa nenhuma, eu disse que no manual diz para ser usado óleo 20W50 API-SH JASO MA T903 ou superior, e que informa que o YAMALUBE é 20W50 API-SH JASO MA T903... Agora se o YAMALUBE já é API-SL está ótimo, isso significa que em 2006, quando foi lançada a FAzer 250, já era reoendado API-SH para uso, então usar YAMALUBE ou qualquer outro superior é recomendado.


Abaixo segue a página do manual, para não dizer que estou errado/equivocado:

Dicas para sua Dafra - Página 2 Semttulo1y.th

geek
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Jan 02, 2010 7:44 pm

jeff escreveu:
Fuzzy Logic escreveu:Pow! Fala sério... O cara chega aqui e manda umas paradas sem fundamento e geral cai dentro?... Você estão brincando! Só pode!
Exatamente o que você quis dizer com isso? Quem caiu dentro e quem está brincando?

Poderia ser um pouco mais claro?
De dar crédito a informação do companheiro sobre o uso dos óleos SH, SJ, SL ou SM... O cara pode até ter outras informações ou experiências legais para nos passar, mas nesta postagem ele foi infeliz... study ...Coisa típica de quem chega e sai postando sem nem mesmo ler antes que o já foi postado, e acaba repassando informação errada para o restante do pessoal... Aliás, tem muita gente que faz, né? chega no tópico e fica com preguiça de ler tudo que já se passou e acaba jogando coisa já mais que rebatidas/discutidas ou então informação já defasada.

Tipo eu e você, achávamos que óleo de moto e de carro era a mesma coisa, e estávamos certos até certo ponto... Só quem discordava era o Will, mas também não sabia explicar o motivo da diferença, e também não estava completamente certo.
Tu, pesquisando na internet, achou um texto muito legal e explicativo onde concluímos que óleos SF podemos usar qualquer um, seja de moto ou de carro, serve para rodar. Mas que óleo acima de SF possuem diferença devido ao tipo de aditivo utilizado, então óleos SH, SJ, SL e SM podem ser utilizados nas motos desde que o fabricante do óleo especifique este uso. Tanto nós, quanto o Will, estávamos certos, cada um numa parte, mas o principal é que encontramos uma explicação plausível e evoluímos no conhecimento.


Última edição por Fuzzy Logic em Sáb Jan 02, 2010 8:04 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Sáb Jan 02, 2010 8:03 pm

Sugiro calibrar seu detector de ironias.... ele está um pouco falho. Twisted Evil
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Jan 02, 2010 8:06 pm

jeff escreveu:Sugiro calibrar seu detector de ironias.... ele está um pouco falho. Twisted Evil
Estou esperando a próxima revisão para ver isso! hehehehehehehe
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 2 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos