FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para sua Dafra

+9
moreno
nandinho
LeoMoulin
SergioSSR
firefox
tiagho
will_santana
Fuzzy Logic
jeff
13 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Dom Jan 03, 2010 8:41 am

Gosto de ver que os irmãos têm muita experiência em óleo.

Mais afinal, como o tópico é: dicas para a sua Dafra.

Qual o fabricante de óleo que os irmão sugerem PARA A DAFRA?????

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Dom Jan 03, 2010 9:13 am

Eu recomendaria qualquer óleo de marca famosa que fosse API-SJ, SL ou SM... Desde que o fabricante do óleo indique o produto para utilização em motos... Menos que SJ acho até jogar dinheiro fora se for ver custo x benefício, pois pagar uns R$11,00 num óleo SF (por exemplo) e poder pagar uns R$13,00 em uma SJ, o custo x benefício do SJ é superior e a diferença compensa... Marcas seriam: Havoline, Lubrax, Repsol, Motul, Yamalube e outros que já foram citados no tópico sobre óleos... Fugir do Selenia, VS/FL e agora Valvoline... Mobil pode até usar, dependendo do seu API, mas se puder evitar é bom.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Dom Jan 03, 2010 10:37 am

Assino embaixo do Fuzzy.

SF e SG não atendem ao que a moto precisa para funcionar bem neste país tropical. Podem funcionar bem na China, que a esta hora deve estar debaixo de neve e no verão chega no máximo aos 30 graus.

Mesmo o Havoline SG, que é específico para motos, é inferior ao Havoline SL = Yamalube.

A propósito, Bebél parou de fumar agora que voltou para o Yamalube SL. Decididamente, não tem problema de anéis.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Dom Jan 03, 2010 12:21 pm

Jeff, Jeff... Para com este papo de anéis da Bebél, isso já tá virando indício de sacanagem... Essa intimidade toda com a moto, tu já colocou ela por cima de você na frente de um monte de motoboys, olha lá, o pessoal vai pensar besteira!!!


Eu ainda acho que a fumada é devido aos aditivos dos óleos, por serem de menor desempenho os óleos SF, SG e SH tendem a gerar esta fumaça e sujar o motor por dentro, daí rola uma descarbonização de motor, troca de vela e etc... Por isso acho que não vale a pena econommizar uns 2,00 ou 3,00 Reais comprando óleos SF, SG e SH, se existem no mercado óleos SJ, SL e SM que superam (graças aos novos aditivos utilizados) o desempenho dos óleos já com API defasado.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Dom Jan 03, 2010 1:13 pm

Eu e ela somos maiores de idade, o que rola entre eu e Bebél não é da conta de ninguém... Embarassed

E há uma falha na sua teoria: há óleos SF e SG que não fumam.

Como já disse, o problema é a origem do óleo, há poços que produzem petróleo mais volátil (maior conteúdo naftênico) e outros menos (maior teor de parafina).

Dependendo do petróleo que você usa para produzir seu lubrificante, você obtém um óleo fumão ou não.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  will_santana Dom Jan 03, 2010 5:09 pm

jeff escreveu:Eu e ela somos maiores de idade, o que rola entre eu e Bebél não é da conta de ninguém... Embarassed

E há uma falha na sua teoria: há óleos SF e SG que não fumam.

Como já disse, o problema é a origem do óleo, há poços que produzem petróleo mais volátil (maior conteúdo naftênico) e outros menos (maior teor de parafina).

Dependendo do petróleo que você usa para produzir seu lubrificante, você obtém um óleo fumão ou não.

exemplo do pq temos q importar petroleo msm sendo autosuficientes

o petroleo nacional nao eh bom para fazer certos combustiveis como querosene de aviacao, por ex

eh td petroleo, mas a composicao...

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Dom Jan 03, 2010 10:20 pm

Meus amigos.

Quando um motor “fuma” e porque o óleo passou pelos anéis de raspagem de óleo e também passou pelos anéis de compressão e entrou na câmera de combustão tendo queimado junto com o combustível provocando fumaça e baixando o nível no reservatório de óleo.

Isto é um fato físico, motivado por folgas em excesso, provocadas por desgaste (muito uso), ou material de baixa qualidade (desgaste rápido).

Óleo não evapora tão fácil assim. Se esta baixando ou esta vazando ou esta sendo queimado (fumando).

Pergunte a qualquer retifica de boa qualidade ou um bom mecânico.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Dom Jan 03, 2010 10:37 pm

Pessoal,

O Affonso está certo.

O que eu disse que acontece, não acontece. Eu que alucinei.

Mas não se preocupem, amanhã cedo estarei procurando um bom mecânico que vai me convencer que eu não vejo o que eu vejo.

Ou um sanatório.

Agora eu vou dormir que eu ganho mais.

Inté,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Seg Jan 04, 2010 12:05 am

affonso escreveu:Meus amigos.

Quando um motor “fuma” e porque o óleo passou pelos anéis de raspagem de óleo e também passou pelos anéis de compressão e entrou na câmera de combustão tendo queimado junto com o combustível provocando fumaça e baixando o nível no reservatório de óleo.

Isto é um fato físico, motivado por folgas em excesso, provocadas por desgaste (muito uso), ou material de baixa qualidade (desgaste rápido).

Óleo não evapora tão fácil assim. Se esta baixando ou esta vazando ou esta sendo queimado (fumando).

Pergunte a qualquer retifica de boa qualidade ou um bom mecânico.
Affonso, faz o seguinte:

Você não precisa acreditar em mim e nem fazer o teste do óleo em sua própria moto.

Pergunte a qualquer retífica de boa qualidade ou a um bom mecânico, em quem você acredite, se eles já ouviram falar de óleo que afina (diminui a viscosidade) mais rápido que outros, depois de algum tempo de uso, e que por isso acaba atravessando os anéis e sendo queimado, fazendo o motor fumar.

Depois, por favor, poste a resposta deles aqui no fórum para o pessoal.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Seg Jan 04, 2010 7:13 am

Jeff

Realmente você tem razão quanto a afirmação de que tem óleo que afina (diminui a viscosidade) mais rápido que outros, depois de algum tempo de uso.isto é uma verdade.

Porem todo motor (de moto, carro, caminhão etc.) em boas condições, não vai “fumar” nem tão pouco “baixar óleo” apenas porque colocou outro óleo (que também atende as especificações da fabrica).

Também vejo muito aqui em minha cidade alguns motoboys que “detonam” seus motores. Os motores muito gastos começa a fumar. Os mecânicos recomendam colocar um óleo mais grosso para assim compensar as folgas internas e deixar de fumar.

E não é que funciona este, velho truque do oleo mais grosso. Quando o desgaste esta começando a troca de óleo por um mais grosso resolve (no momento) deixando de “fumar”.

Pergunte a qualquer retífica de boa qualidade ou a um bom mecânico, em quem você acredite. E seja Feliz.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Seg Jan 04, 2010 7:59 am

Affonso,

Faltou clareza de minha parte. Vi Bebél fumando e relatei o fato, mas deixei de mencionar que não foi no primeiro dia que coloquei o óleo. Não achei que seria necessário.

Bebél começa a fumar quando usa óleo que afina depois de uns 300 km. E pára de fumar quando uso óleo sem essa característica assim que eu troco, permanecendo sem fumar até a nova troca.

A propósito, minha primeira moto era zero km, não tinha problema de desgaste de anéis. Minha segunda moto comprei com 3600 km, não sou e nunca fui motoboy, não detono motores. Esta moto também não tem desgaste de anéis.

Mas se você quiser continuar insistindo nisso, tudo bem.

Eu estou feliz com minha moto e resolvo os problemas dela, que são típicos de qualquer moto, de qualquer fabricante. Em 40 dias, já percorri 3 mil km, já fui com ela para o interior e para as belas praias do litoral norte de SP, sem um único problema.

Depois de quase 3 mil posts, acho que já falei tudo que tinha para falar neste fórum. O que eu tinha que passar de experiência para os outros, já passei. Gasto um tempo excessivo tentando ajudar outras pessoas via postagem de minhas experiências, e isso consome um tempo que eu poderia estar produzindo em proveito próprio e ganhando dinheiro (tradutores ganham por produtividade), ou curtindo e tratando de minha moto.

E além do tempo empregado no fórum, ainda acabo tendo de perder um tempo que não tenho para explicar que não sou mentiroso nem maluco. Ou tendo que justificar novamente minhas afirmações desmentidas por você, como no tópico da revisão dos 1000 km. Esta definitivamente será a última vez que faço isso.

Não preciso consultar um bom mecânico para aprender o que já sei, porque não sou desconhecedor do que falo. Sou técnico mecânico com estágio em manutenção industrial, e nesse estágio fiz o curso de lubrificação de um dos maiores fabricantes mundiais de lubrificantes, então acho que entendo um pouco do assunto.

Eu poderia entrar nessa discussão com detalhes técnicos chatos sobre conteúdos naftênico e parafínico, ponto de fulgor, viscosidade, detergência e aditivação dos óleos lubrificantes, mas considero que estaria perdendo ainda mais do meu tempo, já que, segundo você, as coisas não são como eu digo e qualquer retífica ou bom mecânico poderia confirmar.

Assim, não vejo mais porque relatar minhas experiências. Não há sentido em publicar o resultado do teste que pretendia fazer com o óleo 25W-60, já que isso será visto apenas como o velho truque do óleo mais grosso (queria saber o motivo do negrito...) compensando as folgas internas que você insiste em dizer que meu motor apresenta.

Apesar de estar a alguns milhares de km, você fala como se soubesse mais do que eu a respeito de minha própria moto.

Quer saber?

Ninguém é obrigado a acreditar em nada do que eu falo. Não pretendo ser o dono da verdade.

E que todo mundo seja feliz.


Última edição por jeff em Seg Jan 04, 2010 8:32 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementado com a revisão dos 1000 km)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Seg Jan 04, 2010 8:33 am

Caro amigo Jeff

Em momento algum falei de sua moto especificamente, falei de características gerais de motos, aqui no nordeste, no sudeste e no resto do mundo.

Sei de sua paixão por sua moto, aliais também sou apaixonado por motos (a minha é claro).

Sei que você não é um motoboy, não e mentiroso e muito menos maluco, não sei como algum poderia chegar a tal conclusão!!??!!.

Amigo, não me entenda mal, continue compartilhando de suas experiências.

Quanto ao negrito é apenas para que seja observado com mais ênfase evitando assim o mal entendido. (obs. uso também o sublinhado e o itálico).

Desestresse, trabalhe menos e viva mais, sorria, e seja feliz com a sua moto.


Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  jeff Seg Jan 04, 2010 8:58 am

Farei isso, obrigado.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Seg Jan 04, 2010 9:13 am

Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidado Ter Jan 05, 2010 8:47 am

Xiiiiiiiii!

Calma, calma galera! Vamos tomar uma aguinha de coco ou um cafézinho e dapois dar uma volta de moto para desentressar!

O tópico está ótimo, mas vamos deixar esquentar apenas o motor de nossas motocas.

Falow

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  LeoMoulin Ter Jan 05, 2010 8:56 am

Samio escreveu:Xiiiiiiiii!

Calma, calma galera! Vamos tomar uma aguinha de coco ou um cafézinho e dapois dar uma volta de moto para desentressar!

O tópico está ótimo, mas vamos deixar esquentar apenas o motor de nossas motocas.

Falow

Faço de suas palavras as minhas amigão!
Eita "velhinhos" estressado ! kkkkkkkkk
Não podemos deixar este tópico morrer! Dicas dos "velhinhos" são sempre preciosas! Podem acreditar já aprendi muito com vocês aqui pow!
Abraços
LeoMoulin
LeoMoulin
Forista
Forista

Número de Mensagens : 100
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Ter Jan 05, 2010 11:23 am

OPA!!!!!!!!!!

VELHINHO NÃO......

Coroa cheio de experiência sim heheheheheh

Tenho dois filhos com a idade de vocês (a maioria dos irmão do fórum).

Os veículos deles são: *onda e *uzuky

Perai.....deixa eu explicar:

Meu filho mais novo tem um *onda civic e o mais velho tem um *uzuky Samurai. Só eu que tenho carro e moto. Oba!!

Velhinho não. Coroa legal ai sim heheheheh




Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy Smile Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Jan 05, 2010 11:41 am

Affonso,

Não tem estresse de falar Honda, Yamaha, Suziki, Sundown e etc, não precisa ficar colocando asterístico nos nomes!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Ter Jan 05, 2010 11:55 am

ok

Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  LeoMoulin Ter Jan 05, 2010 12:15 pm

Falou "Coroinha" kkkkkk
Já viram este tópico sobre um fabricante de peças para Speed????
http://www.reggioindustria.com.br/
Será que é fato mesmo?
Se for é uma pena que não entregue pois moro no RJ dai fica complicado buscar em SP!
LeoMoulin
LeoMoulin
Forista
Forista

Número de Mensagens : 100
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidado Ter Jan 05, 2010 12:39 pm

He he
Laughing
Realmente as dicas destes veinhos são preciosas!

Mas vamos tocar pra frente e lembre-se sempre respeite os idosos!
Senão o bom velhinho irá colocar vc na lista dos travessos. santa

LeoMoulin escreveu:
Samio escreveu:Xiiiiiiiii!

Calma, calma galera! Vamos tomar uma aguinha de coco ou um cafézinho e dapois dar uma volta de moto para desentressar!

O tópico está ótimo, mas vamos deixar esquentar apenas o motor de nossas motocas.

Falow

Faço de suas palavras as minhas amigão!
Eita "velhinhos" estressado ! kkkkkkkkk
Não podemos deixar este tópico morrer! Dicas dos "velhinhos" são sempre preciosas! Podem acreditar já aprendi muito com vocês aqui pow!
Abraços

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Convidad Ter Jan 05, 2010 6:13 pm

Navegando na net encontrei este blog.....

http://kansas150.blogspot.com/

Achei muito bom. Opinem

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  moreno Seg Fev 22, 2010 9:39 am

Bom d+ esse forum...parabéns a galera pelas dicas!!!!
moreno
moreno
Novato
Novato

Número de Mensagens : 43
Idade : 54
Localização : Tubarão / SC
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  LUIZ FERNANDO_Lima Seg Dez 05, 2011 12:46 pm

Um óleo de boa qualidade e o condutor sempre trocando aos exatos 5.500 ajudam bastante ... ate ... de primeira marcha ,,, sei que não se estica muito pra não foder com o motor ... mas quando se troca com o giro alto a 2 marcha engata numa medida só! Atualmente, Gegê !!! Geruza está com 11000, e sempre passo as marchas com 5500. Graças as dicas aqui do fórum ! Passo bastante tempo aqui analisando cada dica, defeitos e melhorias ... e assim vou obtendo conhecimento e repassando para os nossos amigos dafreiros aqui de Maceió Alagoas. Bom mesmo era se todos os proprietários de motos da dafra acompanhassem os tópicos. Em vez de sair dizendo que a moto não presta. Mudei meu jeito de pensar ... to feliz com minha moto e agradeço a Deus por não ter mais que andar de ônibus. Preservo o bem que tenho e tenho orgulho dela. Não ligo mais para os comentários ... oxi .. vc n tem moto... tem uma dafra... Falam demais ... que nem podem ter uma speed; outra coisa ... um parceiro aqui tem um factor ... botou pra correr comigo crente ele que iria ganhar ... poxa ... a Geruza deu a loka ... voou baixo... ele nao conseguiu me pegar... fiquei atras dele ... e quando a moto esticou passei dele ... ele botou atras e nao passou... veio com a desculpa que o óleo dele estava baixo ... por isso não me passou. .... rsrs ...

um abraço a todos !
LUIZ FERNANDO_Lima
LUIZ FERNANDO_Lima
Novato
Novato

Número de Mensagens : 47
Idade : 34
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 08/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para sua Dafra - Página 3 Empty Re: Dicas para sua Dafra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos