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Alguem e ajuda a identificar onde é o problema eletrico

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jeff
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Mensagem  Whootdf Qua Jun 16, 2010 5:20 pm

Pessoal é o seguinte, ja faz um ano que estou usando minha moto Kansas 150, logo no primeiro mês tive um problema quando chovia, a moto parava e não ligava mais ate secar.

Levei na autorizada (garantia) e eles arrumaram dizendo q era o CDI, dizem q trocaram o CDI...blz

Hoje ja um ano depois esto tendo um problemas muito estranho, as vezes a moto começa a dar uns pipocos no escapamento, ele perde velocidade com rotação intermediaria não chegando a desenvolver toda a macha, quando dou seta a moto começa a pular...tipo perder velocidade e voltar com o ritimo da seta....se ligo o farol não consigo passar de 80 pq a moto começa a pipocar e tal...mas isso acontece umas 3 vezes durante uma viagem de 25k ai para do nada e volta ao normal....estou desconfiando do CDI de novo, pois acho q da alguma pane dele e ela acha q estou com a rotação limite e começa a cortar ou algo na seta, porem desliguei o rele da seta para testar e não era...quando ligo a moto e o farol ela não passsa de 80 e mesmo com o farol desligado ela começa a perder foça e tb não passa de 90km

como posso fazer para identificar o problema...fico na duvida se é o CDI ou o retificador.....alguem me de uma luz??
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Mensagem  jeff Qua Jun 16, 2010 5:38 pm

Whootdf,

Esses pipocos e perda de rotação são sintomas de de que a faísca não está boa. Isso pode acontecer porque a tensão que chega até a vela de ignição está baixa, OU porque a própria vela está com problemas.

A gente tende a pensar primeiro nas soluções mais complicadas, como o retificador/regulador de voltagem, mas uma vela suja ou desgastada também vai causar os mesmos sintomas.

Experimente trocar a vela antes de partir para uma solução mais cara.

Um abraço,

Jeff
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Mensagem  oalexandre Qua Jun 16, 2010 7:11 pm

Se for o CDI, exija que o prazo de garantia dele seja contado como 1 ano após a troca do CDI e não da compra da moto. Talvez ainda dê tempo...
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http://www.reclameaqui.com.br/

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Mensagem  Whootdf Qui Jun 17, 2010 10:33 am

oalexandre escreveu:Se for o CDI, exija que o prazo de garantia dele seja contado como 1 ano após a troca do CDI e não da compra da moto. Talvez ainda dê tempo...

Boa idéia
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Mensagem  Whootdf Qui Jun 17, 2010 10:36 am

jeff escreveu:Whootdf,

Esses pipocos e perda de rotação são sintomas de de que a faísca não está boa. Isso pode acontecer porque a tensão que chega até a vela de ignição está baixa, OU porque a própria vela está com problemas.

A gente tende a pensar primeiro nas soluções mais complicadas, como o retificador/regulador de voltagem, mas uma vela suja ou desgastada também vai causar os mesmos sintomas.

Experimente trocar a vela antes de partir para uma solução mais cara.

Um abraço,

Jeff

Jeff,

Sabia que estava pensando nisso pela manha, a vela....vou fazer o seguinte vou trocar a vela que deve ser na faixa de R$11,00 para baixo....e vamos ver no que dá....

Fiquei pensando que de repente a vela pode estar entrando em curto ou algo no cabo dela tb....vamos ver vou trocar testar e posto aqui

Valeu pessoal.

Abraços,

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Mensagem  Dan Floripa Qui Jun 17, 2010 4:08 pm

Whootdf escreveu:Pessoal é o seguinte, ja faz um ano que estou usando minha moto Kansas 150, logo no primeiro mês tive um problema quando chovia, a moto parava e não ligava mais ate secar.

Levei na autorizada (garantia) e eles arrumaram dizendo q era o CDI, dizem q trocaram o CDI...blz

Hoje ja um ano depois esto tendo um problemas muito estranho, as vezes a moto começa a dar uns pipocos no escapamento, ele perde velocidade com rotação intermediaria não chegando a desenvolver toda a macha, quando dou seta a moto começa a pular...tipo perder velocidade e voltar com o ritimo da seta....se ligo o farol não consigo passar de 80 pq a moto começa a pipocar e tal...mas isso acontece umas 3 vezes durante uma viagem de 25k ai para do nada e volta ao normal....estou desconfiando do CDI de novo, pois acho q da alguma pane dele e ela acha q estou com a rotação limite e começa a cortar ou algo na seta, porem desliguei o rele da seta para testar e não era...quando ligo a moto e o farol ela não passsa de 80 e mesmo com o farol desligado ela começa a perder foça e tb não passa de 90km

como posso fazer para identificar o problema...fico na duvida se é o CDI ou o retificador.....alguem me de uma luz??

Caro Whootdf tudo bem? Pergunta: a tua moto pega bem com motor frio? e com motor quente ela mastiga um pouco no arranque ou pega normal? vc percebeu aumento no consumo?
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Mensagem  Whootdf Sex Jun 18, 2010 8:51 am

Dan Floripa escreveu:
Caro Whootdf tudo bem? Pergunta: a tua moto pega bem com motor frio? e com motor quente ela mastiga um pouco no arranque ou pega normal? vc percebeu aumento no consumo?

Dan Floripa,

Com motor frio na terceira ou quarta tentativa(acelerrando) a moto pega, ja com motor quente de primeira, porem em uma arrancada, tipo saida rápida no semaforo..as vezes ela engasga ai ja era demora a voltar a funcionar em alta rotação...fica perdendo velocidade....demopois de uns 20 minutos ela volta ao normal...tipo a sessação é que a gasolina entra mas a energia que a vela gera é perdida ou vai pela mentade.

O complicado e que não tenho segurança em fazer uma utrapassagem....pq nunca sei se vai ou não dar as engasgadas
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Mensagem  jeff Sex Jun 18, 2010 8:59 am

Whootdf,

Trocar a vela é muito fácil, o único cuidado é não instalar a nova vela torta para não estragar a rosca do cabeçote. Faça isso com a mão até a vela encostar completamente e somente depois disso dê o aperto com a chave de vela.

Não aperte em demasia. Depois que encostou a vela com a mão , basta 1/4 a no máximo 1/2 volta da chave.

Um abraço,

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Mensagem  Whootdf Sex Jun 18, 2010 2:21 pm

Jeff, a vela ta feia viu! tirei ela agora e verifiquei q esta um tanto enferrujada.
Pode ser isso mesmo! vou trocar...hj ou amanha pela manhã
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Mensagem  jeff Sex Jun 18, 2010 4:04 pm

Essa vela já está com quantos mil km?
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Mensagem  Whootdf Sex Jun 18, 2010 4:41 pm

6600km
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Mensagem  jeff Sex Jun 18, 2010 4:54 pm

Rodou pouco, a minha também está com mais de 6 mil e por enquanto está redonda.
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Mensagem  Dan Floripa Sex Jun 18, 2010 6:13 pm

Bom, com minha speed150, aconteceu algo parecido, porém no meu caso foi a bobina - sintomas: no inicio apenas perda de rendimento e aumento no consumo (quase imperceptível, mas gradativo), depois falhas com motor funcionando e engrenado, depois dificuldade em partida a quente. Cansado disso, fui medir a resistência da bobina onde constatei o defeito ( pois já tinha trocado a vela e o carbura estava ok, fui seguindo o protocolo: 1° trocar vela, problema persiste, 2° medir resistência bobina ( de 100 a 300 ohms) com motor frio, foi onde achei o problema.
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Mensagem  Dan Floripa Sex Jun 18, 2010 8:34 pm

Whootdf escreveu:Pessoal é o seguinte, ja faz um ano que estou usando minha moto Kansas 150, logo no primeiro mês tive um problema quando chovia, a moto parava e não ligava mais ate secar.

Levei na autorizada (garantia) e eles arrumaram dizendo q era o CDI, dizem q trocaram o CDI...blz

Hoje ja um ano depois esto tendo um problemas muito estranho, as vezes a moto começa a dar uns pipocos no escapamento, ele perde velocidade com rotação intermediaria não chegando a desenvolver toda a macha, quando dou seta a moto começa a pular...tipo perder velocidade e voltar com o ritimo da seta....se ligo o farol não consigo passar de 80 pq a moto começa a pipocar e tal...mas isso acontece umas 3 vezes durante uma viagem de 25k ai para do nada e volta ao normal....estou desconfiando do CDI de novo, pois acho q da alguma pane dele e ela acha q estou com a rotação limite e começa a cortar ou algo na seta, porem desliguei o rele da seta para testar e não era...quando ligo a moto e o farol ela não passsa de 80 e mesmo com o farol desligado ela começa a perder foça e tb não passa de 90km

como posso fazer para identificar o problema...fico na duvida se é o CDI ou o retificador.....alguem me de uma luz??

Caro whootdf, teste a bobina (a que fica em baixo to tanque) pegue um multímetro, selecione na escala ohms, e ponha a ponta de teste negativa (preta) onde está o fio verde (se não me engano) ou no metal da carcaça da bobina onde o parafuso a fixa no quadro e a ponta de teste positiva dentro do cachimbo da vela ou também onde entra o fio positivo (preto e amarelo ou vermelho e preto não me recordo), terá que marcar entre 100 e 300 ohms com motor frio também meça ( com motor quente, não terá uma leitura correta, pois a temperatura irá alterar os valores)

Abraços!!

Daniel.
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Mensagem  Whootdf Dom Jun 20, 2010 9:07 am

jeff escreveu:Whootdf,

Trocar a vela é muito fácil, o único cuidado é não instalar a nova vela torta para não estragar a rosca do cabeçote. Faça isso com a mão até a vela encostar completamente e somente depois disso dê o aperto com a chave de vela.

Não aperte em demasia. Depois que encostou a vela com a mão , basta 1/4 a no máximo 1/2 volta da chave.

Um abraço,

Jeff
Jeff,
ontem troquei a vela.....fui a loja e não achei a D8EA acabei pegando a DR8EA q trabalha na mesma temperatura....não troquei na hora, preferi trocar em casa! Mas no caminho de volta a moto começou a dar aqueles problemas....parei em um posto e troquei vela...a moto parece outra...ate o momento não apresentou mais o problema....vamos ver como ela se comporta durante a semana...mas valeu!

Como disse com essa vela nova a moto ta respondendo muito bem, ou melhor nunca respondeu tão bem!
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Mensagem  jeff Dom Jun 20, 2010 11:45 am

Whoodt,

Fico contente que tenha funcionado bem.

A diferença entre elas é que a DR8EA é resistiva (código R) para eliminar a interferência em rádios de carros. Como o comprimento da rosca (código E) e o grau térmico (8 ) são iguais nas duas velas, não haverá problemas decorrentes do uso.

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Seg Jun 21, 2010 12:50 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  nandinho Dom Jun 20, 2010 6:39 pm

jeff escreveu:Whoodt,

Fico contente que tenha funcionado bem.

A diferença entre elas é que a DR8EA é resistiva (código R) para eliminar a interferência em rádios de carros. Como o comprimento da rosca (código E) e o grau térmico (Cool são iguais nas duas velas, não haverá problemas decorrentes do uso.

Um abraço,

Jeff


Interferencia em radios de carros... poxa... pensei que o R indicava que a mesma possui um resistor em seu interior, aumentando a intensidade do pulso elétrico vindo do CDI pra vela!

Vejo que aprendi mais uma, vou colocar uma vela dessas do lado minha televisão pra ver se melhora o sinal.
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Mensagem  jeff Dom Jun 20, 2010 6:48 pm

Explicando o smiley de óculos escuros: era para ser um 8 e um ), mas o programa assumiu como um smiley...

Quanto ao resistor, o único efeito é suprimir os picos de alta tensão capazes de gerar interferência eletromagnética. Uma resistência não pode aumentar uma tensão ou pulso elétrico, pode apenas diminui-los.

É o oposto de uma bobina, mas aí o efeito é indutivo. Ou de um capacitor, que acumula carga, onde o efeito é capacitivo.

Um abraço,

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Mensagem  will_santana Dom Jun 20, 2010 11:26 pm

uso a vela tipo R tem uns 2 meses sem problema
soh fez a moto melhorar
nao por ser resistiva, e sim por ser nova

[]s
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Mensagem  Whootdf Seg Jun 21, 2010 9:19 am

will_santana escreveu:uso a vela tipo R tem uns 2 meses sem problema
soh fez a moto melhorar
nao por ser resistiva, e sim por ser nova

[]s


Concordo...a vela nova deu vida a moto...mais pelo fato de ser nova mesmo...agora chego facil aos 120km, ando muito na br e os carros empurram a gente, isso ajuda a não ficar no sufoco...porem ainda to meio cabrero e prefiro testar a semana toda para ver...

Mas valeu pessoal pela ajuda!!
Abraços
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Mensagem  Whootdf Ter Jun 22, 2010 8:08 am

Jeff,

Seguinte a vala deu vida nova a moto! porem hojem pela manha o mesmo problema anterior acontecu...

O que eu percebi é que quando a moto chega a +ou- 3000rmp ela não consegue mais gerar energia suficinente para subir mais a rotação, ela não passa de 80km quando começa a dar esses problemas...isso na minha percepção ignorate...kkk... é como se a força gerada para a vela fosse perdida, ou a bobina não conseguisse gerar tal força...não sei se funciona assim...mas é o q parece....talvez o neutro da bobina esteja com mau contato ou o cabo da vela perdendo corrente....não sei....alguem me da uma luz por onde começar?
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Mensagem  jeff Ter Jun 22, 2010 8:22 am

Whootdf,

Certamente você já descartou o uso de gasolina batizada. Sujeira e mau-contato do cachimbo ou do cabo de vela também vão prejudicar a faísca.

Outra coisa que acarreta sintomas parecidos e pode ser confundido com um problema de ignição é o filtro muito sujo. Aliás, o fato de o problema aparecer somente em rotações mais elevadas parece ser um problema de afogamento por falta de ar.

Na Kansas, é impossível inspecionar o estado do filtro, porque ele filtra de dentro para fora e aquele difusor plástico impede a visão. Como o elemento filtrante é barato, experimente trocá-lo antes de partir para componentes mais caros como o cdi.

Um abraço,

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Mensagem  Dan Floripa Ter Jun 22, 2010 8:32 am

Whootdf escreveu:Jeff,

Seguinte a vala deu vida nova a moto! porem hojem pela manha o mesmo problema anterior acontecu...

O que eu percebi é que quando a moto chega a +ou- 3000rmp ela não consegue mais gerar energia suficinente para subir mais a rotação, ela não passa de 80km quando começa a dar esses problemas...isso na minha percepção ignorate...kkk... é como se a força gerada para a vela fosse perdida, ou a bobina não conseguisse gerar tal força...não sei se funciona assim...mas é o q parece....talvez o neutro da bobina esteja com mau contato ou o cabo da vela perdendo corrente....não sei....alguem me da uma luz por onde começar?

Pergunta: A moto pega bem?, abaixo dessa rotação como o motor se comporta? tem oscilações na marcha lenta? você tem um multímetro?
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Mensagem  Whootdf Ter Jun 22, 2010 8:40 am

Dan Floripa escreveu:
Pergunta: A moto pega bem?, abaixo dessa rotação como o motor se comporta? tem oscilações na marcha lenta? você tem um multímetro?

Dan Floripa,
O motor pega bem...em baixa rotação ela ta normal....mas é só subir a rotação para começar a complicar...quando ela esta assim quando ligo a seta e o farol e acelero a aceleração começa a pular no ritmo da seta. Não tenho um multimetro...porem meu colega tem um...so não sei direito como fazer para testar.

Jeff,
Vou trocar esse filtro....ja tirei ele uma vez para limpar...me parece q ele é barato mesmo...acho q um 5 reais aqui em brasilia....ai deve ser mais barato...vou fazer isso tb
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Mensagem  Dan Floripa Ter Jun 22, 2010 9:01 am

Whootdf escreveu:
Dan Floripa escreveu:
Pergunta: A moto pega bem?, abaixo dessa rotação como o motor se comporta? tem oscilações na marcha lenta? você tem um multímetro?

Dan Floripa,
O motor pega bem...em baixa rotação ela ta normal....mas é só subir a rotação para começar a complicar...quando ela esta assim quando ligo a seta e o farol e acelero a aceleração começa a pular no ritmo da seta. Não tenho um multimetro...porem meu colega tem um...so não sei direito como fazer para testar.

Jeff,
Vou trocar esse filtro....ja tirei ele uma vez para limpar...me parece q ele é barato mesmo...acho q um 5 reais aqui em brasilia....ai deve ser mais barato...vou fazer isso tb

ôpa!, se a rotação está variando, devido ao pisca, temos um curto no chicote
Faça um teste: desligue o relê do pisca, e ligue o motor, veja se o problema persiste
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