FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freio dianteiro fazendo barulho...

+2
Cássio Fernandes
e-zenith
6 participantes

Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  e-zenith Ter Mar 29, 2011 10:28 pm

Olá pessoal eu por aqui outra vez. A novidade é seguinte, após passar por uma rua de paralelepípedos, percebi que o freio dianteiro está fazendo um barulho que parece está enroscando, isso só dar para perceber em ruas irregulares. Alguém já passou por isso? desde já abraço a todos!
e-zenith
e-zenith
Novato
Novato

Número de Mensagens : 46
Idade : 45
Localização : Campinas
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 11/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Cássio Fernandes Qua Mar 30, 2011 8:34 am

Esse freio pode estar com terra ali entre a pastilha e o disco, quando passo na lama ou rua com buracos (cada vez mais comum por aqui), eu escuto um barulho, parece que está "lixando", mas, logo passa, uma coisa que tem me deixado grilado é aquele barulho que faz quando eu freio (barulho chato, agudo, parece freada de caminhão, só que mais baixo e mais fino), talvez uma lixadinha na pastilha poderia resolver se problema, só não entendo porque acontece só em ruas que tem paralelepipedo.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Convidad Qua Mar 30, 2011 9:29 am

Cassio Fernandes escreveu:Esse freio pode estar com terra ali entre a pastilha e o disco, quando passo na lama ou rua com buracos (cada vez mais comum por aqui), eu escuto um barulho, parece que está "lixando", mas, logo passa, uma coisa que tem me deixado grilado é aquele barulho que faz quando eu freio (barulho chato, agudo, parece freada de caminhão, só que mais baixo e mais fino), talvez uma lixadinha na pastilha poderia resolver se problema, só não entendo porque acontece só em ruas que tem paralelepipedo.

Abraços

Cassio,

Experimente umedecer o disco de freio com fluído de freio e fazer com que esse fluido limpe a pastilha (passando por ela). Tenha cuidado para que não molhe demais o disco e o fluído escorra para o cubo ou para a roda. Fique esperto ta,bém pois logo após feito isso seu freio ficara muito bom (quer dizer ao acionar ele com muita força ele irá travar, frear de verdade nas primeiras acionadas, depois normaliza). Mas acredito que isso resolva o problema do barulho.
Com esse procedimento voce evita ter que desmontar a pinça para lixar as pastilhas.
Se acaso o fluído escorrer para outras partes da roda lave imediatamente.

Abraço,


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  wandao.a Qua Mar 30, 2011 9:39 am

Com a minha estava acontecendo com o freio traseiro (250), como tive de passar na concessionária no sábado para resolver umas questões burocráticas aproveitei e perguntei ao mecânico e ele me disse que o que ocorre é que com chuva, mais areia da ruas a areia acaba vitrificando na pastilha e quando você freia faz barulho, mas com o uso normal do freio esta areia vitrificada vai gastando e o barulho some.
wandao.a
wandao.a
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1075
Idade : 35
Localização : Santa Bárbara d'Oeste - SP
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 11/08/2008

http://wilddogs40.wix.com/wd40

Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Convidad Qua Mar 30, 2011 9:46 am

Isso mesmo,

Se tiver a paciência de aguardar o barulho some naturalmente sim. E não demora muito não viu.

Mas se quiser resolver na hora é só limpando ou lixando mesmo.
Se bem que lixar vc estará gastando a pastilha, com isso reduzindo a vida útil dela. Será como se vc estiver lixando seu dinheiro.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Cássio Fernandes Qua Mar 30, 2011 9:50 am

Edifrans escreveu:Isso mesmo,

Se tiver a paciência de aguardar o barulho some naturalmente sim. E não demora muito não viu.

Mas se quiser resolver na hora é só limpando ou lixando mesmo.
Se bem que lixar vc estará gastando a pastilha, com isso reduzindo a vida útil dela. Será como se vc estiver lixando seu dinheiro.


Abraço,

Tai uma duvida que eu sempre tive e nunca encontrei onde perguntar, quantos km em média dura uma pastilha em uso comum urbano? Um mecanico aqui perto de casa disse que tem que verificar a cada 3 mil km e a troca geralmente ocorre nos 15, 20 mil km, mas, freio pra mim é mais importante que arrancada... Cool
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Convidad Qua Mar 30, 2011 10:00 am

Com certeza Cassio,

Freio deve ser tratado com mais importância que o motor mesmo.

Uma forma de verificar se uma pastilha esta boa ou não é atentar para o visor de nível de fluído. (conforme a pastilha vai afinando o nível de fluído tende a baixar, pois esse fluído vai preenchendo o espaço deixado pelo pistão que pressiona a pastilha contra o disco)
Pode-se também ir olhando diretamente a pastilha. Repare bem em uma nova e ira ver quando a pastilha da moto precisa ser trocada. Não fique adiando uma troca de pastilha desgastada pois isso poderá fazer com que seu disco de freio seja riscado.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Ailton e Karina Qui Mar 31, 2011 9:39 am

Edi, tempo de duração dos freio você tem alguma base?


A troca de lona é a cada? 3 - 5 - 7 mil km?

A troca de pastilha, 5 - 10 - 15 mil km?

( eu acredito que a lona é a cada 5 mil, e a pastilha a cada 12 mil )

Abraço - Ailton
Ailton e Karina
Ailton e Karina
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 526
Idade : 40
Localização : Mauá - SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 17/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Convidad Qui Mar 31, 2011 10:10 am

Ailton e Karina Amendola escreveu:Edi, tempo de duração dos freio você tem alguma base?


A troca de lona é a cada? 3 - 5 - 7 mil km?

A troca de pastilha, 5 - 10 - 15 mil km?

( eu acredito que a lona é a cada 5 mil, e a pastilha a cada 12 mil )

Abraço - Ailton

Ailton,

Tudo vai de acordo com a forma de pilotar, a marca/qualidade do material usado e as condições externas (estradas de terra, chuva e etc..). Devido principalmente a marca a vida útil da lona pode variar bem. Uma das marcas que sempre gostei e uso é a FISCHER. (Tive o prazer de conhecer os proprietários dessa empresa, são muito bacanas).
Já ouvi comentários que existem lonas que são mais duras "essas duram bem mais", mas em contra-partida acabam danificando "riscando" o cubo com mais facilidade. Já outras são mais macias "tendo sua vida útil menor". Essa FISCHER, na minha opinião é um meio termo. Como não precisei ainda mexer nos freios da minha motoca nem sei que marca é.

Sou da seguinte opinião (opinião minha): Não me prendo muito a km para saber o momento exato da troca dos freios, seja a pastilha ou a lona, essa de KM ajuda a se saber uma aproximação mas não o momento certo.

No meu caso, por exemplo, minha moto esta com 10500 km aproxim. a lona e a pastilha ainda estão OK "são originais" e estão na moto desde que a comprei.

Note que no cubo traseiro existe uma setinha fixa e, no braço de acionamento do freio uma outra que se move quando é acionado o pedal de freio, estas setas ajudam a saber com maior precisão quando é o momento de se trocar as lonas "quando com o freio acionado as duas se encontram [-> <-] é hora de trocar as lonas". (não é exato, mas é mais preciso que se basear nos KM).

No caso do freio dianteiro, é possível saber aproximadamente o momento em que haver a troca das pastilhas, olhando o nível do fluído no visor que fica no reservatório do mesmo. Quando perceber que esse nível baixar é que as pastilhas estão gastas, para ter a certeza de deve trocar ou não faça uma inspeção visual nas pastilhas vc verá que as mesmas estão muito finas e se estiverem´, é hora de trocar.

Espero ter lhe ajudado.

Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Dan Floripa Qui Mar 31, 2011 10:35 am

Ailton e Karina Amendola escreveu:Edi, tempo de duração dos freio você tem alguma base?


A troca de lona é a cada? 3 - 5 - 7 mil km?

A troca de pastilha, 5 - 10 - 15 mil km?

( eu acredito que a lona é a cada 5 mil, e a pastilha a cada 12 mil )

Abraço - Ailton

Ailton os feios são trocados conforme o desgaste, no freio dianteiro você pode olhar as pastilhas e ver a espessura, o limite de uso é de 2mm de espessura, o freio traseiro tem um indicador de desgaste e limite de uso no eixo de acionamento do freio traseiro.

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Edu Clown Qua Abr 11, 2012 7:17 pm

Lá vou eu desenterrar outro tópico, to até parecendo com uma certa pessoa aí Razz Razz
Enfim, meu freio dianteiro estava com o mesmo problema citado nesse tópico: sempre que eu acionava, fazia um barulho de algo lixando e talz. Levei ela na oficina e o mecânico disse isso da sujeira também, maaaaaaaaaaaaaaas...
Quando ele foi abrir pra dar uma limpada em possiveis pedrinhas ou sei lá o que, acabou descobrindo que tinha uma peça solta lá (a surpresa foi tanta que nem lembrei de perguntar direito o que foi,rsrs), até ele ficou espantado, disse que isso é um caso de 1 em 1000,rsrs (que bom que isso foi descoberto na ofina e não na estrada pale ). Mas me parece que era um pino que estava solto.
Resumindo, ele deixou o freio no jeito e o barulho sumiu! cheers

Abraço.
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Freio dianteiro fazendo barulho... Empty Re: Freio dianteiro fazendo barulho...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos