FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

+22
andré
rodrigo_cataldi
Cassius
L340
fredsilvaborges
Pliniodasmotoca
ALLT
wandao.a
will_santana
Cássio Fernandes
Edu Clown
Lessa
firefox
lord_nyo
danyew2000
Louise
Pasetto
Dan Floripa
jeff
wagner mota
nego
Familia
26 participantes

Página 16 de 23 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 19 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Familia Dom Jul 15, 2012 6:27 pm

Vou aproveitar este mesmo topico para responder a algumas perguntas que me foram feitas.

1ª) Familia, voce ganha quanto da Dafra por mes?
R- Nada, zero real, sou um usuario comum, não tenho apenas Dafra, tenho outras marcas tambem.

2ª) Porque não entra mais no forum?
R- Sempre estou antenado no forum, mais atualmente procuro não me logar constantemente, pois o espaço para mim esta fechado, por causa de pessoas igual a voce "o interessado".

3ª) Voce e o Nego são a mesma pessoa?
R- Não.

4ª) Porque voce não se junta a galera para cobrar da Dafra da forma que estão cobrando, malhando e colocando a marca para baixo?
R- Cada um cobra e tem o livre arbitrio de cobrar como quer, a minha forma, não funciona deste jeito, quem sabe mais na frente.

5ª) Nunca teve uma moto com problemas?
R- Sim, duas vezes, e não foram Dafras.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em aberto agora, e por este e por outros motivos pessoal que eu me afastei um pouco do forum, neguinho compra a moto ou nem compra como tem um viral aqui no forum, e fica falando mal, e neguinho fica engolindo corda e entrando na onda viral tambem, faço parte de outro forum e la ja houve neguinho que me perguntou se realmente as pessoas aqui são proprietarios de dafra de verdade, respondi que sim, algums tem a intensao de melhorar o padrao com reclamacoes e dicas, ja outros fazem as vezes do viral mesmo, apenas espalhando a discordia.

Atualmente adquiri a Riva e a Next, ja estou com as duas, mais mesmo estando com elas ainda não entrei aqui para passar nenhum tipo de impressão ou sugestao de uso, pois tem muita gente mais especializada.

A parte boa, ainda não sera desta vez que irei desistir deste forum.

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Caveiraani
Familia
Familia
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 663
Idade : 47
Localização : Maceió
Moto : Super 50cc
Data de inscrição : 15/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Dan Floripa Dom Jul 15, 2012 6:38 pm

Familia escreveu:Amanha vou desmontar um motor de uma Kansas de um amigo. Até ai nada demais, o problema e que ja foi diagnosticado que o motor bateu devido a causo hidraulico/mecanico, ja vi a moto e esta travada realmente.

A algum tempo atras, cerca de 1 ano ele viu na internet, num sei onde (pode ter sido até aqui mesmo), que o motor da Kansas tinha que ter 1400ml de oleo para funcionar normalmente, na ocasiao eu questionei ele e disse que o nivel bom para um funcionamento gostoso do motor seria 1200ml, ele não confiou e continuou usando a quantidade, o motor comecou apresentar os seguintes problemas, embreagem patinando, vazamento no braço da embreagem e vazamento na tampa do motor, outra coisa que chamou a atenção do meu colaborador foi que ele havia reclamado que a moto estava baixando muito o nivel do oleo chegando ate mesmo ter que completar com 300ml, cicero o meu colaborador o alertou que poderia ser a quantidade de oleo que poderia estar sendo queimada no motor, detalhe os problemas segundo ele comecaram a aparecer depois de 4 meses que ele iniciou a receita do oleo, a moto ja estava rodada 35000km em 2 anos, isso usando 1 litro.

O atestado de causo foi dado por 2 mecanicos, o atestado foi dado sem nem ao menos abrir o motor completamente, apenas um dos mecanicos abriu a tampa para ver a cabeça do pistão, Cezar o dono da Kansas me disse que o pistão estava embeiçado no cilindro, vou abrir o motor da moto dele para ter a certeza, ambos os mecanicos tambem se espantaram ao saber que ele coloca 1400ml de oleo.

Vou abrir o motor e depois volto a informar o que realmente ocorreu, tambem vou tirar algumas fotos para postar.

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Caveiraani


Se for realmente calço hidráulico é fácil de ver (se mão drenaram o óleo), ao remover o conjunto cabeçote/cilindro, o óleo deverá estar na altura da saia do pistão e o pistão deverá ter fraturas no pino de pistão (geralmente são arrancados do pistão).
Quanto ao motor estar baixando óleo, a minha Speed começou a baixar bastante óleo (cerca de 450ml em 1000km), tudo isso pelo bracinho de acionamento da embreagem, sinal que o o'ring foi dessa para melhor e terei que substituí-lo. Outra coisa o calço hidráulico dá na hora em que se dá a partida no motor assim que é feita a troca de óleo. Nos motores arrefecidos a líquido quando há vazamento do líquido de arrefecimento para o cárter pode ocorrer o calço hidráulico por baixo (arranca o pino de pistão acabando com o pistão) ou por cima, quando há vazamento para dentro do cilindro (empena a biela e dependendo da quantidade líquido acaba com pistão/cabeçote).

Um Abraço!!

Dan.

Ps. Geralmente o excesso de óleo sai pela ventilação positiva do cárter (pela mangueira de dreno/cx. filtro de ar)
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  ernesto walter Dom Jul 15, 2012 6:58 pm

Não creio que 1,400 litro de óleo provoque calço hidraulico,pois o calço hidraulico é provocado pela entrada de liquido na camara de combustão,e no momento do pistão subir,no tempo de compressão,com as valvulas fechadas,o liquido impede o movimento de subuda do pistão.Normalmente o liquido que entra é agua que entrou pelo filtro de ar ou pelo escapamento.
Eventualmente pode ser gasolina que vazou do carburador para dentro do cilindro,mas eu acho isso improvavel,pois a gasolina iria descer lentamente,e daria tempo dela escorrer pelos anéis até o carter.
Para dar um calço hidraulico por excesso de óleo,teria que colocar óleo até vazar pela vareta,para o pistão ao chegar no PMI encontrar a resistencia do óleo,e mesmo assim,acima do nivel do local aonde se abastece o óleo,ainda tem um bom espaço com ar que seria o suficiente para o nivel subir caso o pistão afunde no óleo ao atingir o PMI.
Com relação a vazamentos,pela tampa de valvulas definitivamente excesso de óleo,não pode ser a causa,pois o óleo que sobe até o cabeçote é bobeado pela bomba de óleo,e a vazão não aumenta conforme aumenta a quantidade de óleo no motor.Pelo braço da embreagem tambem não,pois ele fica acima do local por onde se abastece o óleo.
Se hovesse algum vazamentopor excesso de óleo,seria pelo retentor do pinhão,pois ele não depende da bomba de óleo para ser lubrificado,mas os retentores são projetados par aguentar uma pressão bem maior do que simplesmente 0,400 ou 0,150 litro de óleo pode causar.
Digo isso por experiencia própia,pois uso 1,400 litro desde que minha moto tinha 3000 km e atualmente tem 35500km e NUNCA vazou uma gota de óleo
Abraços

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Convidado Seg Jul 16, 2012 12:54 pm

detalhe os problemas segundo ele começaram a aparecer depois de 4 meses que ele iniciou a receita do oleo, a moto ja estava rodada 35000km em 2 anos, isso usando 1 litro.
Familia, eu acho que a explicação está neste trecho acima. Acho que não adianta colocar a quantidade de óleo correta depois de já ter detonado o motor por esta quantidade de uso. Creio que talvez não tenha sido calço hidráulico, mas sim rolamentos estourados ou engrenagem do cambio triturada, já que máquinas não são como os seres biológicos que se recuperam após cessados os estress físicos. Como vc citou, a quantidade de 1200 é o suficiente para rodar tranquilo, mas deve-se ter muito cuidado para não fique abaixo disto, é por isto que a maioria aqui adepta deste "receita" recomenda e usa entre 1250 e 1300 que é a quantidade mais confiável. Estas conclusões foram alcançadas não só como base no "eu acho" mas pela experiencia de muitos usuarios e também por meio de pesquisa, afinal se em manuais de motos chinesas dizem 1300 em cada troca e 1400 após o desmontagem, enquadram-se nesta categoria as kasinski (mirage 150), e também a green sport.
Eu particularmente não acho que vazamento em guarnições sejam critério confiável para afirmar que o nivel de óleo está muito alto, principalmente para motos dafra (lifan e zongshen). Já que já ví diversas motos dafra que presentavam este problema, até dos que usavam apenas 1 L. Quando a minha apresentou este vazamento com 19000 Km, providenciei logo a troca e constatei que o o-ring esta esfarelando, não por causa da possivel "pressão elevada" mas sim a qualidade do material.
Quanto a qualidade, ressalto a questão dos rolamentos. Os rolamento destes motores não apresentam critério de qualidade, ou seja, dentro de um motor pode ter 5 rolamentos de excelente qualidade, mas 1 "pirento" no meio. Foi isto que ocorreu com a minha, o rolamento direito do balanceiro se gastou precocemente enquanto seu par estava intacto, o que não é normal em rolamento que são expostos a esforços similares, igual o da biela que já apresentava folga excessiva mesmo o pistão e o pino estando intactos, resultado: troquei todos os rolamento para evitar qualquer dor de cabeça.

Espero que vc consiga dar uma solução à moto de seu amigo Familia
Abraço a todos, até!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Cássio Fernandes Seg Jul 16, 2012 5:58 pm

Descontraindo...
Alguém pode ver algo familiar com a kansas no video abaixo?

São 2 itens...

Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz


É a kansas em criações nacionais.

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  jeff Qui Jul 19, 2012 12:30 pm

Olá, pessoal!

Que bom que esse assunto do calço hidráulico saiu justamente agora depois da última viagem que fiz.

Não sei se estão sabendo, ainda não vi postagens aqui no fórum, mas desde maio estávamos combinando uma visita surpresa ao nosso amigo Cassius, o Pai Fresco.

Saí daqui na última terça-feira e só estou retornando hoje, os detalhes eu contarei numa postagem exclusiva.

Mas o importante é o seguinte:

Saindo daqui na terça passada de Floripa para Santo André, notei um consumo elevado de óleo na minha kansas. Após o primeiro pernoite, encontrei a moto com óleo abaixo do nível mínimo. Troquei o óleo em Santo André e usei o Castrol Alta Quilometragem 25W-60 na esperança de minimizar o consumo.

Na quinta-feira fiz uma viagem curta para ver minha filha, e para minha surpresa a moto continuou consumindo óleo. Fui para o Rio preocupado, verificando o óleo constantemente, sempre notando que o óleo estava sendo consumido, apesar de a moto não fumar nem gotejar, e acabei adicionando um pouco de óleo a cada parada por precaução, imaginando que poderia estar ocorrendo um problema sério que pioraria muito por falta de óleo.

O fato é que eu avaliei incorretamente o consumo de óleo 25W-60. O óleo mais viscoso não estava sendo consumido na mesma taxa de antes, eu é que estava paranoico preocupado demais. Ao voltar do Rio, fui trocar novamente o óleo (viagem a Campinas + viagem ao Rio = 1160 km).

Devido à burrada de ter adicionado óleo indevidamente, acabei tirando do motor 2,1 litros de óleo. E na última perna, do PE em São José dos Campos até em casa, a moto estava andando muito bem. E neste momento estou postando de casa aqui em Santa Catarina.

Se alguém conseguiu ter um calço hidráulico usando 1,4 litro de óleo, parabéns.

Eu não consegui com 2,1 litros.

Um abraço de consciência tranquila,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Cassius Qui Jul 19, 2012 12:56 pm

affraid
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Dan Floripa Qui Jul 19, 2012 1:02 pm

jeff escreveu:Olá, pessoal!

Que bom que esse assunto do calço hidráulico saiu justamente agora depois da última viagem que fiz.

Não sei se estão sabendo, ainda não vi postagens aqui no fórum, mas desde maio estávamos combinando uma visita surpresa ao nosso amigo Cassius, o Pai Fresco.

Saí daqui na última terça-feira e só estou retornando hoje, os detalhes eu contarei numa postagem exclusiva.

Mas o importante é o seguinte:

Saindo daqui na terça passada de Floripa para Santo André, notei um consumo elevado de óleo na minha kansas. Após o primeiro pernoite, encontrei a moto com óleo abaixo do nível mínimo. Troquei o óleo em Santo André e usei o Castrol Alta Quilometragem 25W-60 na esperança de minimizar o consumo.

Na quinta-feira fiz uma viagem curta para ver minha filha, e para minha surpresa a moto continuou consumindo óleo. Fui para o Rio preocupado, verificando o óleo constantemente, sempre notando que o óleo estava sendo consumido, apesar de a moto não fumar nem gotejar, e acabei adicionando um pouco de óleo a cada parada por precaução, imaginando que poderia estar ocorrendo um problema sério que pioraria muito por falta de óleo.

O fato é que eu avaliei incorretamente o consumo de óleo 25W-60. O óleo mas viscoso não estava sendo consumido na mesma taxa de antes, eu é que estava paranoico preocupado demais. Ao voltar do Rio, fui trocar novamente o óleo (viagem a Campinas + viagem ao Rio = 1160 km).

Devido à burrada de ter adicionado óleo indevidamente, acabei tirando do motor 2,1 litros de óleo. E na última perna, do PE em São José dos Campos até em casa, a moto estava andando muito bem. E neste momento estou postando de casa aqui em Santa Catarina.

Se alguém conseguiu ter um calço hidráulico usando 1,4 litro de óleo, parabéns.

Eu não consegui com 2,1 litros.

Um abraço de consciência tranquila,

Jeff


Calço hidráulico por cima (dentro da câmara de combustão) em moto de baixa cilindrada só vi um e que vazou óleo para dentro do cilindro por montagem incorreta do conjunto cilindro/cabeçote, mas já vi uma Suzuki em que o eletro injetor travou aberto, deixou a biela bem empenada e acabou com o cilindro/pistão, agora em motor de carro (foi um dos maiores estragos que vi em um motor) um carro que pegou um trecho alagado e o motor aspirou água, como o motorista estava mantendo o motor em alta rotação para não deixar o motor apagar, quando aspirou a água demoliu o motor. Foi um parcial novo (bloco+pistões+bielas) todas as válvulas/guias de válvulas novas. Sorte que vão danificou a árvore de manivelas e os mancais fixos, o cabeçote foi plainado.
Como foi postado, para ter um calço hidráulico por baixo tem que ter muito líquido dentro do cárter, e como o Jeff postou com um pouco mais de 2L dentro do cárter não encheu o bloco para que ocorresse o calço.

Agora quanto ao consumo de óleo, minha Speed também está baixando bastante óleo sem fumar, o único suspeito visível é o vazamento pelo braço de acionamento da embreagem. Outro suspeito é a queima de óleo mesmo, porém não é tanta a ponto de deixar resíduos visíveis no escape/fumaça, mas mais alta do que o normal!

Um Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  jeff Sex Jul 20, 2012 5:06 pm

Dan,

Pela quilometragem da sua, a solução é o 25W-60. O óleo para de baixar e o motor fica redondinho.

A propósito, marcaste e não apareceste ... espero que esteja tudo bem.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Dan Floripa Ter Jul 24, 2012 2:37 pm

jeff escreveu:Dan,

Pela quilometragem da sua, a solução é o 25W-60. O óleo para de baixar e o motor fica redondinho.

A propósito, marcaste e não apareceste ... espero que esteja tudo bem.

Um abraço,

Jeff

Não para parar de baixar o óleo bastou eu fazer um o'ring no braço de acionamento da embreagem como te mostrei hoje. O problema estava apenas no vazamento que parecia ser bobo, mas em pouco mais de 200km baixou praticamente 1L, sem pingar no chão, apenas sujou um pouco a lateral do motor.

Um abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  jeff Ter Jul 24, 2012 3:04 pm

Valeu,

Vou experimentar esse "O-ring" adicional antes de adotar o óleo mais viscoso.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Dan Floripa Ter Jul 24, 2012 3:43 pm

jeff escreveu:Valeu,

Vou experimentar esse "O-ring" adicional antes de adotar o óleo mais viscoso.

Um abraço,

Jeff

Viu que é praticamente gratuito e não exige experiência para instalar!!
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  ernesto walter Ter Jul 24, 2012 10:09 pm

Jeef,em algum post passado,voce falou que com 1,4 litro de óleo sua moto ficava amarrada e decidiu usar 1,25(se não me falha a memória,
a qual não é das 10 melhores),obtendo um melhor funcionamento.Como ela se comportou com 2,1 litro?

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  jeff Ter Jul 24, 2012 10:22 pm

Ernesto,

Tive a sensação que ela se portou melhor foi no trecho entre o PE de São José dos Campos e Santo André, quando ela estava com 2,1 litros...

Todas as vezes que eu colocava óleo, tinha a impressão de que o motor passava por 3 etapas:

Assim que colocava uns 200 ml, a moto parecia render menos; depois de algumas dezenas de km, eu notava que ela funcionava muito bem; e então tinha a impressão de que o motor ficava mais barulhento, o que me dava a certeza de que o nível tinha abaixado.

Mas foi tudo ilusão, coisa fabricada pela minha cabeça. Na verdade era isso o que eu esperava que acontecesse, então descobri que não posso confiar muito na minha própria percepção.... ela pode ser enganosa.

O curioso é que todas as vezes antes de colocar óleo eu repetia o mesmo ritual: nivelava, ligava e desligava. Se houvesse bolha no visor, indicava falta de óleo, então completava com um pouco de óleo.

O engraçado é que todas as vezes eu tinha a impressão de ver a tal bolha... mas os fatos provam que ela não devia estar lá. Não acredito que a viscosidade do óleo quente fosse atrasar tanto assim a descida do óleo.

Essa é uma daquelas coisas que acontecem e a gente não entende direito. Mas felizmente aconteceu justamente quando saiu essa discussão do calço hidráulico, então fico feliz de poder falar com propriedade do assunto, 1,4 litro não causa calço hidráulico. Mas não pretendo continuar a usar uma quantidade excessiva de óleo, porque isso teria efeito a longo prazo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  ernesto walter Sex Jul 27, 2012 9:42 pm

Jeef
Eu também poss falar com propiedade,pois uso 1,4 litro desde os 3000 km,a diferença é que eu uso um óleo bem mais fino (15W40) do que os recomendados normalmente para motos.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Cássio Fernandes Sex Jul 27, 2012 10:03 pm

jeff escreveu:Ernesto,

Tive a sensação que ela se portou melhor foi no trecho entre o PE de São José dos Campos e Santo André, quando ela estava com 2,1 litros...

Todas as vezes que eu colocava óleo, tinha a impressão de que o motor passava por 3 etapas:

Assim que colocava uns 200 ml, a moto parecia render menos; depois de algumas dezenas de km, eu notava que ela funcionava muito bem; e então tinha a impressão de que o motor ficava mais barulhento, o que me dava a certeza de que o nível tinha abaixado.

Mas foi tudo ilusão, coisa fabricada pela minha cabeça. Na verdade era isso o que eu esperava que acontecesse, então descobri que não posso confiar muito na minha própria percepção.... ela pode ser enganosa.

O curioso é que todas as vezes antes de colocar óleo eu repetia o mesmo ritual: nivelava, ligava e desligava. Se houvesse bolha no visor, indicava falta de óleo, então completava com um pouco de óleo.

O engraçado é que todas as vezes eu tinha a impressão de ver a tal bolha... mas os fatos provam que ela não devia estar lá. Não acredito que a viscosidade do óleo quente fosse atrasar tanto assim a descida do óleo.

Essa é uma daquelas coisas que acontecem e a gente não entende direito. Mas felizmente aconteceu justamente quando saiu essa discussão do calço hidráulico, então fico feliz de poder falar com propriedade do assunto, 1,4 litro não causa calço hidráulico. Mas não pretendo continuar a usar uma quantidade excessiva de óleo, porque isso teria efeito a longo prazo.

Um abraço,

Jeff

Apenas para esclarecimento, quando você diz não utilizar quantidade excessiva de óleo, quer dizer que vai continuar com 1,4L ou menos?? Acredito que o único problema que poderia ser causado com óleo a mais era o vazamento pelas juntas, nunca calço hidráulico. E a Carol está completando 21 mil km sempre com quantidade acima do recomendado, comecei com 1,2L e agora com 1,350L e o câmbio parece uma manteiga, as vezes eu acabo subindo duas marchas pois vai muito fácil, relacionado ao motor, está muito bem, obrigado!!

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  jeff Sáb Jul 28, 2012 8:26 am

Sim, continuarei usando 1,3 a 1,4 litro de óleo, porque isso não configura excesso, o nível fica dentro do limite estabelecido pelo fabricante.

Aliás, acho risível o argumento de quem coloca só 1 litro dizendo que se deve respeitar o que diz o manual do proprietário.

O importante é manter o nível correto entre as marcas, é isso que diz o manual. Então o pessoal diz que tem que respeitar o manual quanto a uma coisa, mas não outra. E acabam optando pela pior opção, aquela que vai sacrificar o motor. Na minha opinião, o fabricante fica dando risada e fazendo as contas...

Respondendo ao Ernesto:

O uso de um óleo menos viscoso que o recomendado vai acabar sacrificando a vida útil das engrenagens do câmbio da sua moto.

Num carro, onde o óleo do motor é um e o da transmissão é outro, usa-se óleo 15W-40 no motor e óleo 90 no câmbio e diferencial. Nas motos, onde é tudo junto e o fabricante é obrigado a usar um único tipo de óleo, usa-se o 20W-50 que é o mais viscoso que ainda atende aos requisitos do motor.

Em transmissões automáticas se usa óleo fino porque o mesmo óleo também aciona o corpo de válvulas, que tem orifícios pequenos e folgas estreitas. Mas essa é uma solução de compromisso que não é ideal, porque os dentes das engrenagens fazem muita força e necessitam de uma película de óleo mais resistente para evitar o contato metal-metal.

Mesma coisa no caso do motor da moto, ainda mais se você mora num local de clima quente. O uso de óleo menos viscoso em locais de clima permanentemente ameno não seria problemático, tanto é que o óleo 15W-40 é usado na Europa sem problemas.

Mas moramos num país tropical...

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Sáb Jul 28, 2012 6:59 pm, editado 1 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  L340 Sáb Jul 28, 2012 5:27 pm

jeff escreveu:Sim, continuarei usando 1,3 a 1,4 litro de óleo, porque isso não configura excesso, o nível fica dentro do limite estabelecido pelo fabricante.

Aliás, acho risível o argumento de quem coloca só 1 litro dizendo que se deve respeitar o que diz o manual do proprietário.

O importante é manter o nível correto entre as marcas, é isso que diz o manual. Então o pessoal diz que tem que respeitar o manual quanto a uma coisa, mas não outra. E acabam optando pela pior opção, aquela que vai sacrificar o motor. Na minha opinião, o fabricante fica dando risada e fazendo as contas...

Respondendo ao Ernesto:

O uso de um óleo menos viscoso que o recomendado vai acabar sacrificando a vida útil das engrenagens do câmbio da sua moto.

Num carro, onde o óleo do motor é um e o da transmissão é outro, usa-se óleo 15W-40 e óleo 90 no câmbio e diferencial. Nas motos, onde é tudo junto e o fabricante é obrigado a usar um único tipo de óleo, usa-se o 20W-50 que é o mais viscoso que ainda atende aos requisitos do motor.

Em transmissões automáticas se usa óleo fino porque o mesmo óleo também aciona o corpo de válvulas, que tem orifícios pequenos e folgas estreitas. Mas essa é uma solução de compromisso que não é ideal, porque os dentes das engrenagens fazem muita força e necessitam de uma película de óleo mais resistente para evitar o contato metal-metal.

Mesma coisa no caso do motor da moto, ainda mais se você mora num local de clima quente. O uso de óleo menos viscoso em locais de clima permanentemente ameno não seria problemático, tanto é que o óleo 15W-40 é usado na Europa sem problemas.

Mas moramos num país tropical...

Um abraço,

Jeff
Eu acho risível também e será ainda mais risível, mas da forma sádica quando essas pessoas tiverem problemas mesmo tendo sido avisadas.
Principalmente gente que fala: "Eu uso apenas um litro, tenho a moto há dois anos, já rodei 10 mil km e não tive problemas, então vou continuar usando um litro e pronto".
Já vi esse tipo de comportamento com outros manuais...
Acho que acompanha também aquele lance do argumento e do contra argumento, onde você explica coisas dentro de um raciocínio lógico e tem como resposta algo como:
"Eu estou certo e você está errado"
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Cássio Fernandes Dom Jul 29, 2012 9:03 am

Vou colocar uma placa em uma loja em frente a cc dafra com a informação, bem grande, pra chamar atenção. Já estou vendo com o dono de uma loja de eletrônicos que fica em frente a cc e colocar o aviso, assim eles não poderão tirar. Escrever uma mensagem que causa impacto, tipo:
"A kansas/speed precisa de pelo menos 1,2L de óleo no motor para funcionar com o nível mínimo, cuidado, isso pode travar o motor e matar você"

Vou tentar divulgar o link do fórum, fazer panfletos, na lan house do meu primo a página inicial é o fórum, já que a Dafra não assume de forma oficial o problema, vamos empurrar garganta abaixo deles. Me aguardem Twisted Evil Twisted Evil

Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  jeff Dom Jul 29, 2012 12:15 pm

Continuo achando que a única solução de fato seria eles virem a público no Brasil inteiro.

Mas não acredito mais que venham.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  jeff Seg Jul 30, 2012 2:37 pm

Para entender melhor como funcionam as coisas neste país, leia a entrevista de Caio Blat abaixo.

http://www.starlounge.com.br/br/lifestyle/caio-blat-fala-de-cinema-e-detona-globo-enojado-horrorizado

Ele ficou enojado, horrorizado.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  L340 Seg Jul 30, 2012 5:43 pm

por isso muitas vezes dá vontade de pular fora desse barco...
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  jeff Ter Jul 31, 2012 11:22 am

Para entender melhor como funcionam as coisas neste país, leia a retratação de Caio Blat abaixo.

http://www.starlounge.com.br/br/cine-e-tv/apos-detonar-globo-caio-blat-se-desculpa-e-diz-estar-arrependido

Ele está arrependido.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  L340 Ter Jul 31, 2012 11:34 am

e na próxima novela das 8...
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  L340 Ter Jul 31, 2012 11:43 am

ah não, me equivoquei:
"O próximo filme de Caio Blat também conta com a parceria da Globo Filmes."
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Heim? Como foi? Não entendi?!?!? - Página 16 Empty Re: Heim? Como foi? Não entendi?!?!?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 16 de 23 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 19 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos