FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumo riva

+12
Humberto Lopes
Mephisto
edneygoncalves
alanhigino
Maozinha03
Dan Floripa
arielmarteninghe
marcelogr
matheus.dias
ALLT
jeff
fredsilvaborges
16 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  fredsilvaborges Qua maio 30, 2012 5:08 pm

Alan
tenho uma riva há 4 meses e já tenho por volta de 8000 km/rodados. Ando na Dandara bastante e em estradas aqui na grande BH. Ando em velocidades um pouco altas entre 80 e 100km/h e por volta de 8000 rpm. Dandara faz de 30 a 33 km/l comigo. A moto pra mim é muito boa. Agora fica a seu critério. Não reclamo de quase nada dela se o consumo fosse acima dos 35km/l eu a acharia perfeita.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  alanhigino Qui maio 31, 2012 8:29 pm

fredsilvaborges escreveu:Alan
tenho uma riva há 4 meses e já tenho por volta de 8000 km/rodados. Ando na Dandara bastante e em estradas aqui na grande BH. Ando em velocidades um pouco altas entre 80 e 100km/h e por volta de 8000 rpm. Dandara faz de 30 a 33 km/l comigo. A moto pra mim é muito boa. Agora fica a seu critério. Não reclamo de quase nada dela se o consumo fosse acima dos 35km/l eu a acharia perfeita.

Cara tô numa grande dúvida entre a Riva e a Apache pelo que vi a apache é mais econômica, mais eu achei a riva mais bonita principalmente a branca, a vermelha e a preta respectivamente, porém quero economia, pelo amor Riva e pelo conjunto da razão seria apache.
alanhigino
alanhigino
Novato
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 39
Localização : Duque de Caxias
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 30/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  fredsilvaborges Sex Jun 01, 2012 12:21 pm

Existem outras diferenças. Eu iria comprar a Apache antes da Riva chegar, porém como ando muito, na faixa de 80km/dia eu preferi a Riva pela posição de pilotagem, mais adequada para meus fins. Também achei o painel mais bonito e outras coisas. Vejo, principalmente no fórum, pessoas falarem que a Apache é mais economica. Fica ao sue critério.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Peso X Potência

Mensagem  edneygoncalves Sex Jun 01, 2012 8:01 pm

A Apache talvez seja mais econômica por ter uns cavalinhos a mais...aí a relação peso x potência fique mais favorável, devido ao peso das duas serem bem parecidos.

Quanto a qual escolher, o que nosso amigo aí acima falou é correto, verifique que tipo de postura/posição de pilotar mais lhe agrada, pois a Apache tem a posição um pouco mais "esportiva" ficando um pouco mais curvado e na Riva fica mais ereto e confortável...nesse quesito minha coluna escolheria a Riva com certeza, mas o coração a Apache...rs

vlw
edneygoncalves
edneygoncalves
Novato
Novato

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty mesma duvida

Mensagem  marcelogr Sex Jun 22, 2012 8:47 am

alanhigino escreveu:
fredsilvaborges escreveu:Alan
tenho uma riva há 4 meses e já tenho por volta de 8000 km/rodados. Ando na Dandara bastante e em estradas aqui na grande BH. Ando em velocidades um pouco altas entre 80 e 100km/h e por volta de 8000 rpm. Dandara faz de 30 a 33 km/l comigo. A moto pra mim é muito boa. Agora fica a seu critério. Não reclamo de quase nada dela se o consumo fosse acima dos 35km/l eu a acharia perfeita.

Cara tô numa grande dúvida entre a Riva e a Apache pelo que vi a apache é mais econômica, mais eu achei a riva mais bonita principalmente a branca, a vermelha e a preta respectivamente, porém quero economia, pelo amor Riva e pelo conjunto da razão seria apache.
Também estou nessa dúvida entre riva, e apache. Fiz o teste drive na riva e gostei da posição de pilotagem, acho que vou fazer um teste drive na apache pra tirar a dúvida. Eu queria pegar a next, mas a grana tá f**a. Vendi minha comet GT pra comprar um carro e me arrependi. Carro dá despesa demais.

marcelogr
Novato
Novato

Número de Mensagens : 14
Idade : 44
Localização : df
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 07/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  Mephisto Seg Jul 23, 2012 12:18 pm

um tanque cheio faz qts km em media???

Mephisto
Novato
Novato

Número de Mensagens : 29
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  Convidad Seg Jul 23, 2012 8:10 pm

Opa,

Acredito que consiga rodar um pouco mais que 300 Km.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  Mephisto Seg Jul 23, 2012 8:22 pm

Edifrans escreveu:Opa,

Acredito que consiga rodar um pouco mais que 300 Km.


Abraço,

hmmmm estou com 2 pinos do tanque e andei 225 rs.. q medo kkk

Mephisto
Novato
Novato

Número de Mensagens : 29
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  matheus.dias Qua Jul 25, 2012 5:41 pm

eu li um comparativo da Fazer com a Riva e o comentarista escreveu que a Riva gasta mais e anda a mesma coisa, além de vibrar um pouco na final, parece que pedindo uma outra marcha. Um conhecido meu teve uma Sundown e ele alongou a relação, pois as motos chinesas sempre são um pouco reduzidas demais. No caso dele, a coisa funcionou bem. E na Riva, alguém já alongou a relação para ficar mais solta? Claro que vai dar diferença no velocímetro, pois ele não é ligado na roda...
matheus.dias
matheus.dias
Novato
Novato

Número de Mensagens : 19
Idade : 32
Localização : são paulo
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 19/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  edneygoncalves Qui Jul 26, 2012 11:08 am

matheus.dias escreveu:eu li um comparativo da Fazer com a Riva e o comentarista escreveu que a Riva gasta mais e anda a mesma coisa, além de vibrar um pouco na final, parece que pedindo uma outra marcha. Um conhecido meu teve uma Sundown e ele alongou a relação, pois as motos chinesas sempre são um pouco reduzidas demais. No caso dele, a coisa funcionou bem. E na Riva, alguém já alongou a relação para ficar mais solta? Claro que vai dar diferença no velocímetro, pois ele não é ligado na roda...

Fazer com Riva ??

Minha Kansas veio "reduzida demais" também, coloquei um pinhão de 16 e melhorou um pouco, leio essa reclamação da Comet e Mirage 150cc tb, o problema da Riva é o que vc falou, parece que o velocímetro não é ligado na roda, sei lá, é testar e ver no que dá


cheers
edneygoncalves
edneygoncalves
Novato
Novato

Número de Mensagens : 16
Idade : 56
Localização : São Paulo
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 24/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  Mephisto Qui Jul 26, 2012 9:20 pm

galera acho q minha riva está bebendo demais...

eu abasteci com gasolina aditivada vpower

andei a primeira vez 270km... e sobrou 1 pino... ai enchi denovo o tanque e agora andei apenas 30km e ja sumiu 1 pino...

oloko... era pra no minimo fazer mais q 350km nao era???

soh as vezes eu acelero... ela ta mt beberrona nao ta?

Mephisto
Novato
Novato

Número de Mensagens : 29
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  jeff Sex Jul 27, 2012 8:11 am

A marcação do painel não serve de referência para a medição do consumo.

A boia varia a indicação de acordo com o ângulo que ela está dentro do tanque. Apesar de o consumo ser constante, a indicação despenca rapidamente nos primeiros litros, permanece "econômica" por mais alguns litros e depois volta a indicar consumo rápido quando a boia fica abaixo da horizontal. Isso não quer dizer que o consumo variou, apenas que o mecanismo da boia induz a essa leitura.

Além disso, cada led ("pino") vai acender dentro de um intervalo, e isso acrescenta mais uma margem de erro.

Para medir o consumo com mais precisão, encha o tanque até a borda inferior do gargalo de abastecimento e use a moto normalmente durante uns 200 km, pelo menos. Quando for reabastecer, encha novamente até exatamente o mesmo nível da vez anterior.

Divida a quantidade de km percorridos pelos litros abastecidos, aí você terá uma ideia melhor do consumo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Next

Mensagem  Humberto Lopes Sex Jul 27, 2012 11:15 am


É isso ai não confie muito nesse marcador digital não. Engana muito.



jeff escreveu:A marcação do painel não serve de referência para a medição do consumo.

A boia varia a indicação de acordo com o ângulo que ela está dentro do tanque. Apesar de o consumo ser constante, a indicação despenca rapidamente nos primeiros litros, permanece "econômica" por mais alguns litros e depois volta a indicar consumo rápido quando a boia fica abaixo da horizontal. Isso não quer dizer que o consumo variou, apenas que o mecanismo da boia induz a essa leitura.

Além disso, cada led ("pino") vai acender dentro de um intervalo, e isso acrescenta mais uma margem de erro.

Para medir o consumo com mais precisão, encha o tanque até a borda inferior do gargalo de abastecimento e use a moto normalmente durante uns 200 km, pelo menos. Quando for reabastecer, encha novamente até exatamente o mesmo nível da vez anterior.

Divida a quantidade de km percorridos pelos litros abastecidos, aí você terá uma ideia melhor do consumo.

Um abraço,

Jeff
Humberto Lopes
Humberto Lopes
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 80
Idade : 58
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Next 250
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  Mephisto Sex Jul 27, 2012 5:38 pm

Galera eu dexei a moto com 1500rpm na lenta..

estava com um pouco mais... dei quase meia volta no parafuso do carburador

vamos ver o consumo agora...

Mephisto
Novato
Novato

Número de Mensagens : 29
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  marcosdafra Sáb Ago 04, 2012 6:26 pm

Tenho uma Apache e faz em media 36km....esse fim de semana que passou deixei minha Camylle com o mecanico e ele me emprestou a Riva dele ...passei 3 dias com ela e a media foi boa 35km /litro....peguei Dutra ...washington luis e linha vermelha............ anda bem nao doi as costas ...so a velocidade final que eu nao entendi....a minha faz no maximo 122 km/h ela so chegava a 108 km/h...
marcosdafra
marcosdafra
Forista
Forista

Número de Mensagens : 151
Idade : 35
Localização : Duque de Caxias
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 04/05/2011

http://dafracarioca.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  jeff Sáb Ago 04, 2012 7:04 pm

E as duas no painel digital, então o erro deve ser desprezível.

A resposta para isso está aqui:

apache: 14 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,27 kgf.m de torque máximo a 6.000 rpm

riva: 12,1 cavalos a 8.250 rpm e 1,11 mkgf a 6.600 rpm

esses 2,1 cv e a melhor aerodinâmica fazem a diferença.

Um abraço,

jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  Convidado Sáb Ago 04, 2012 9:42 pm

Bom,
última medição, 31 km/l, fiquei mais satisfeito agora. Detalhe, usei gasolina comum.

Abração.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  jeff Sáb Ago 04, 2012 10:10 pm

Experimente uma boa aditivada, como a v-power, a br ou a ipiranga, e você vai notar a diferença.

Nas motos monocilíndricas de baixa cilindrada, a diferença de rendimento com aditivada é sensível.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  Convidado Dom Ago 05, 2012 8:30 am

jeff escreveu:Experimente uma boa aditivada, como a v-power, a br ou a ipiranga, e você vai notar a diferença.

Nas motos monocilíndricas de baixa cilindrada, a diferença de rendimento com aditivada é sensível.

Um abraço,

Jeff

Assino em baixo!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  ernesto walter Dom Ago 05, 2012 6:50 pm

jeff escreveu:Experimente uma boa aditivada, como a v-power, a br ou a ipiranga, e você vai notar a diferença.

Nas motos monocilíndricas de baixa cilindrada, a diferença de rendimento com aditivada é sensível.

Um abraço,

Jeff
Só não posso confirmar isso por que nunca usei gaslina comum,então não tenho referencia.Mas posso afirmar que realmente mantém o sistema limpo,pois com 36000 km nunca limpei o carburador,apenas troco o filtro.

ernesto walter
Forista
Forista

Número de Mensagens : 188
Idade : 56
Localização : guarulhos-SP
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 21/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  jeff Dom Ago 05, 2012 9:10 pm

A última vez que mandei limpar o carburador acho que faz uns 25 mil km...

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  fredsilvaborges Seg Ago 06, 2012 12:11 pm

Então você é magico. Conheço muitos proprietários de Riva que afirmam que nunca deu 35 km/l. Quem disse que ele daria esse consumo foi o vendedor e o sac da Dafra. Porém os proprietários, aqui e em outros fóruns nunca conseguiram mais de 30 km/l com gasolina comum. Só se o mecânico deu uma ajeitada diferente na Riva que te emprestou. Se não for o caso, só acredito vendo.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  jeff Seg Ago 06, 2012 12:27 pm

Uma coisa que pode estar acontecendo com a riva é que ela está bastante reduzida na relação, tanto é que empina facilmente nas arrancadas.

Colocar um pinhão com um dente a mais vai deixar essa moto mais econômica.

Outra coisa:

O pessoal costuma medir o consumo de uma titan com base no velocímetro. Mas ninguém leva em conta que o velocímetro analógico tem um erro na casa de 10%.

Então, quando o cara diz que a titan carburada dele faz 35 km/l, ele não sabe que na verdade ela está fazendo 31,5 km/litro.

Mas o velocímetro digital da riva indica um valor mais exato, então os 31 km/l são praticamente reais.

Isso acaba parecendo uma desvantagem para a riva, quando na verdade ela está sendo penalizada por fornecer uma informação mais correta do que a concorrência com a qual o pessoal está acostumado.

PS: Claro que não dá para comparar o consumo com uma moto com injeção eletrônica, que sempre será mais econômica. Mesmo assim, 40 km/l com erro de 10% são iguais a 36 km/litro.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  fredsilvaborges Seg Ago 06, 2012 2:44 pm

Isso pode ser levado em conta Jeff.
Estou pensando em mudar minha relação por uma maior. Porém como sou frango inexperiente terei que achar um que faça isso para mim sem avacalhar a Dandara. Falei que não dava o que o marcosdafra comentou porque nunca vi ninguem fazer 35km/l com uma riva. Já medi com o hodometro parcial, com a altura da gasolina pelo tanque e tudo mais que me recomendararm aqui no fórum. Fiz medições continuas ate os 11000 km e sempre dá a mesma coisa. Vamos ver se alguem arriscar modificar a relação dela dará resultados.
fredsilvaborges
fredsilvaborges
Forista
Forista

Número de Mensagens : 103
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  Mephisto Ter Ago 07, 2012 10:08 pm

Minha riva está bebendo bastante... está com 570km..

ja regulei ela para ficar em 1500rpm...

ja é a 3 vez +- q encho o tanque.. e está chegando nos 300km com um tanque....

tomara q na revisao dos 1000km eles dao uma regulada

soh estou colocando gasolina no posto ipiranga v-power

Mephisto
Novato
Novato

Número de Mensagens : 29
Idade : 36
Localização : Ribeirão Preto
Moto : Riva 150cc
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo riva - Página 2 Empty Re: Consumo riva

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos