Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
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Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
ai tony, deu azar meu camarada, este combustível que que colocaram no tanque da tua moto só pode estar batizado, porque aqui em S/C, nós usamos a comum numa boa.
nego- Admin
- Número de Mensagens : 978
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Tanque da Kansas
[img][/img]Edson Júnior escreveu:wandao.a escreveu:"Agora, a minha opinião é que, quem roda pouco ainda vale a pena usar a PÓDIM."
Eu também acredito que usar a PODIUM de vez em quando não faz mal para ninguém, ainda mais que na Kansas só cabem 8 litros.
A Kansas cabe 12 litros sendo 1,2 na reserva.
Então o arquivo com as especificações técnicas está errado.
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Não existe esse negócio de "motor limpo causa problema", então a minha era para dar problemas, pq só uso aditivada.cahlima escreveu:Fiz meu primeiro abastecimento com comum enchi o tanque, li aqui no forum sobre a PODIUM e o 2 tanque foi de PODIUM.
Despois lendo mais sobre o assunto, vi que esta gasolina é só para motores super potentes, minha motoca respondeu melhor mas começou engasgar, fui correndo e completei com a comum de boa qualidade, só shel ou texaco.
hoje eu diria que seria um gasto desnecessário com a PODIUM, alem que motor "limpo d+",causa alguns problemas.
Acho legal a cada tres tanques de comum uma adtivada da shell.
coyote de dafra- Novato
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Up ao topico!
wandao.a escreveu:
Então o arquivo com as especificações técnicas está errado.
Especificaços tecnicas:
Valor mostrado no SITE OFICIAL da DAFRA MOTORS:
Não que eO esteja, dizendo que voce está mentido, muito pelo contrario, eO tou mostrando o porque do Edson Júnior ter falado sobre os 12L da Kns 150.
* Primeiro post, dando um Up ao topico, com uma discursao diferente *
Mika[BigRed]- Novato
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Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
HIHIHIHIHI
Nada mais divertido que especificações técnicas divergentes, elas me fazem lembrar de um jogo de truco que participei onde não tinham separado direito os baralhos, resultado: 2 zaps na mesma rodada... a trucada chegou a 30!!!!!
Normalmente, via de regra, geralmente, as informações do manual do proprietário são as mais confiáveis. Ou não, como diria Caetano Veloso...
Nada mais divertido que especificações técnicas divergentes, elas me fazem lembrar de um jogo de truco que participei onde não tinham separado direito os baralhos, resultado: 2 zaps na mesma rodada... a trucada chegou a 30!!!!!
Normalmente, via de regra, geralmente, as informações do manual do proprietário são as mais confiáveis. Ou não, como diria Caetano Veloso...
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Qual gasolina eu devo usar?
Eai galera td bão?
É o seguinte, qual a melhor gasolina para as nossas motos, a aditivada ou a comum?
Mais um problema q eu estou tendo com a minha motinha: ela est´´a demorando demais para ligar dai eu puxo o afogador e ela fica parecendo q está afogada, e o cosumo de gasolina está muito alto, principalmente depois q veio da revisão. Então se alguém puder me ajudar, fico agradecido. valeu
É o seguinte, qual a melhor gasolina para as nossas motos, a aditivada ou a comum?
Mais um problema q eu estou tendo com a minha motinha: ela est´´a demorando demais para ligar dai eu puxo o afogador e ela fica parecendo q está afogada, e o cosumo de gasolina está muito alto, principalmente depois q veio da revisão. Então se alguém puder me ajudar, fico agradecido. valeu
wagner- Novato
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Data de inscrição : 15/09/2008
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
wagner escreveu:Eai galera td bão?
É o seguinte, qual a melhor gasolina para as nossas motos, a aditivada ou a comum?
Mais um problema q eu estou tendo com a minha motinha: ela est´´a demorando demais para ligar dai eu puxo o afogador e ela fica parecendo q está afogada, e o cosumo de gasolina está muito alto, principalmente depois q veio da revisão. Então se alguém puder me ajudar, fico agradecido. valeu
1ª hipotese... regulagem do carburador...
2ª - se a sua moto for nova o consumo é normal... até vc amaciar bem o motor o consumo irá diminuir gadativamente...
3ª tente abastecer em outro posto de confiança...
4ª - puxe o afogador, dê a partida... dpois q a moto pegou... solte o afogador...
5ª - tire mais dúvidas com o jeff, reclame na consessionária, e consulte seu mecanico tbm... talvez com a opinao do pessoal vc chege a uma conclusao exata (ou quase)
2 tanques já
Ola!
Minha moto esta com 460Km e fui para os egundo tanqui esta semana, bemm... o primeiro tanque eu enchi com gasolina da texaco com tecron, a moto trabalhou direitinho, mas notei um barulho no motor, como se estivesse com as peças lá dentro todas soltas se batendo uma nas outras, muito estranho, pensei que estava sem oleo, levei logo na oficina da dafra e o cara olhou e disse que tava normal, e disse que o problema era a valvula que tinha de regolar, pois bem, levei la outro dia e regularam, logo que sai da aoficina depois de 3 Km voltou o barulho, diminuiu mas voltou, nao dei bola pois em falaram pra voltar lá depois de 100Km pra regular a correia, passou 2 dias e o barulho sumio completamente, achei que tava legal, e agora depois de 20 dias terminou a gasolina (entrou an reserva) com 423Km rodados, fiquei feliz, pois deu uma media otima, bem como vi aqui no forum falarem de gasolina comun e aditivada pensei entao em colocar um tanque de gasolina comum pra ver o que dava, coloquei num posta da ipiranga a comum deles, enchi o tanque até o gargalo e deu 15,8 Litros (ou me roubaram ou o tanque tava vaziu) bem dai minha media já foi pro brejo e agor anao sei mais se vai dar emdia ou nao, só saberei depois que terminar este tanque, mas ai veio o probela depois de colocar a maldita comum, logo que sai do posto aquele barulho do motor veio com toda força, ta muito alto, fico com vergonha de passar perto das pessoas com a moto fazendo aquele barulho que parece que as peças tao tudo soltas dentro do motor!
Agora nao sei se foi o combustivel que fez isso, mas o mais provavel é que sim, o que vcs acham?
Minha moto esta com 460Km e fui para os egundo tanqui esta semana, bemm... o primeiro tanque eu enchi com gasolina da texaco com tecron, a moto trabalhou direitinho, mas notei um barulho no motor, como se estivesse com as peças lá dentro todas soltas se batendo uma nas outras, muito estranho, pensei que estava sem oleo, levei logo na oficina da dafra e o cara olhou e disse que tava normal, e disse que o problema era a valvula que tinha de regolar, pois bem, levei la outro dia e regularam, logo que sai da aoficina depois de 3 Km voltou o barulho, diminuiu mas voltou, nao dei bola pois em falaram pra voltar lá depois de 100Km pra regular a correia, passou 2 dias e o barulho sumio completamente, achei que tava legal, e agora depois de 20 dias terminou a gasolina (entrou an reserva) com 423Km rodados, fiquei feliz, pois deu uma media otima, bem como vi aqui no forum falarem de gasolina comun e aditivada pensei entao em colocar um tanque de gasolina comum pra ver o que dava, coloquei num posta da ipiranga a comum deles, enchi o tanque até o gargalo e deu 15,8 Litros (ou me roubaram ou o tanque tava vaziu) bem dai minha media já foi pro brejo e agor anao sei mais se vai dar emdia ou nao, só saberei depois que terminar este tanque, mas ai veio o probela depois de colocar a maldita comum, logo que sai do posto aquele barulho do motor veio com toda força, ta muito alto, fico com vergonha de passar perto das pessoas com a moto fazendo aquele barulho que parece que as peças tao tudo soltas dentro do motor!
Agora nao sei se foi o combustivel que fez isso, mas o mais provavel é que sim, o que vcs acham?
deivis- Novato
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Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Resposta ao Deivis:
Barulho de grilinho metálico que surge com troca de gasolina é a famiosa batida de pino, e é causada por gasolina batizada, fuja desse posto. Coloque gasolina de boa qualidade que o problema desaparece.
Resposta ao Wagner:
Transtornados, totalmente transtornados...
Barulho de grilinho metálico que surge com troca de gasolina é a famiosa batida de pino, e é causada por gasolina batizada, fuja desse posto. Coloque gasolina de boa qualidade que o problema desaparece.
Resposta ao Wagner:
Transtornados, totalmente transtornados...
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
CARACA, sério mesmo Jeff?jeff escreveu:Resposta ao Deivis:
Barulho de grilinho metálico que surge com troca de gasolina é a famiosa batida de pino, e é causada por gasolina batizada, fuja desse posto. Coloque gasolina de boa qualidade que o problema desaparece.
Resposta ao Wagner:
Transtornados, totalmente transtornados...
É que notei um barulhinho muito parecido com esse na minha speed e fiquei co o grilo atrás da orelha.
Resolvi tirar a dúvida e liguei o motor de madrugada, quando não houvesse ruído externo que atrapalhasse a percepção e não notei nada de diferente.
Mas outro dia notei de novo esse "grilo metálico" depois de uma rodada com a moto, que desapareceu depois de ficar um tempo desligada.
Nota: tudo isso com apenas 1 tanque de gasolina ainda, de um posto, digamos, confiável (alguns colegas abastecem la e nunca ouvi reclamações, por enquanto). E também tem um pouco mais de 1 litro misturado ali que veio com a moto da concessionária.
Abraços!
Tchello- Novato
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Localização : Interior SP
Data de inscrição : 14/11/2008
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
A causa da batida de pino é a detonação da mistura ar/gasolina antes da ocorrência da faísca da vela de ignição. Quando ocorre antes da hora, a explosão pega o pistão ainda subindo, o que causa um grande impacto do pistão contra o pino do pistão e biela, e da saia do pistão contra o cilindro, daí o ruído metálico característico.
A gasolina pode detonar antes da hora pelos seguintes motivos:
1) má qualidade (baixa octanagem ou falsificação/batismo, disparado a causa mais comum)
2) superaquecimento do motor (funcionamento do motor com a moto parada por tempo prolongado ou com pouco óleo). O nível deve ficar sempre próximo ao nível máximo do indicador da vareta com a moto totalmente nivelada, ou seja, no cavalete central. Não adianta medir com a moto apoiada no cavalete lateral. O óleo DEVE ser completado no período entre revisões, se houver necessidade. Nos carros com cárter de 3 litros, você completa quando o nível abaixa cerca de 0,5 litro. Na moto, você deve completar quando o nível abaixar no máximo 0,2 litro, ou seja, um copo. Caso contrário, a eficiência do arrefecimento do motor será grandemente comprometida, e você também notará problemas na troca das marchas
3) problema no CDI (o módulo eletrônico que controla o ponto exato de geração da faísca da vela). Essa causa é muito pouco provável hoje em dia, porque a eletrônica digital é altamente imune a variações, o que não ocorria com o antigo sistema de distribuidor/platinado. O CDI funciona ou não, mas é muito difícil que funcione incorretamente.
Um abraço,
Jeff
A gasolina pode detonar antes da hora pelos seguintes motivos:
1) má qualidade (baixa octanagem ou falsificação/batismo, disparado a causa mais comum)
2) superaquecimento do motor (funcionamento do motor com a moto parada por tempo prolongado ou com pouco óleo). O nível deve ficar sempre próximo ao nível máximo do indicador da vareta com a moto totalmente nivelada, ou seja, no cavalete central. Não adianta medir com a moto apoiada no cavalete lateral. O óleo DEVE ser completado no período entre revisões, se houver necessidade. Nos carros com cárter de 3 litros, você completa quando o nível abaixa cerca de 0,5 litro. Na moto, você deve completar quando o nível abaixar no máximo 0,2 litro, ou seja, um copo. Caso contrário, a eficiência do arrefecimento do motor será grandemente comprometida, e você também notará problemas na troca das marchas
3) problema no CDI (o módulo eletrônico que controla o ponto exato de geração da faísca da vela). Essa causa é muito pouco provável hoje em dia, porque a eletrônica digital é altamente imune a variações, o que não ocorria com o antigo sistema de distribuidor/platinado. O CDI funciona ou não, mas é muito difícil que funcione incorretamente.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Bom... entao terei de rever meus posts de agora em diante e comessa a escrever como fiz a mais de 5 anos quando fiz o vestibular kkkkk! senao fico sem respostas né! hahaha! mas beleza, vamos ao que interessa!
Bom sou de Floripa e eu abasteci ali no posto atraz do magestic (quem é de floripa sabe onde é) o posto é aparentemente de confiança, até porque ali quem abastece geralmente sao os da alta sociedade, e com carros que merecem respeito, nao acho que os caras do posto fariam isso, mas de qualquer modo vou trocar de posto, sei que o posto ali do Makro é bom e barato sendo que é BR a gasolina deles.
Vou ligar na oficina e informar o problema (dos grilinhos metalicos) e ver o que eles me aconselham, se tiro a gazoza ou se termino com ela andando, dai logo que tiver uma resposta eu aviso vcs! abraço a todos que leram e ao carinha ali que nao leu desculpe, mas achei que nao precisava de tanta frescura aqui!
Bom sou de Floripa e eu abasteci ali no posto atraz do magestic (quem é de floripa sabe onde é) o posto é aparentemente de confiança, até porque ali quem abastece geralmente sao os da alta sociedade, e com carros que merecem respeito, nao acho que os caras do posto fariam isso, mas de qualquer modo vou trocar de posto, sei que o posto ali do Makro é bom e barato sendo que é BR a gasolina deles.
Vou ligar na oficina e informar o problema (dos grilinhos metalicos) e ver o que eles me aconselham, se tiro a gazoza ou se termino com ela andando, dai logo que tiver uma resposta eu aviso vcs! abraço a todos que leram e ao carinha ali que nao leu desculpe, mas achei que nao precisava de tanta frescura aqui!
deivis- Novato
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Data de inscrição : 18/11/2008
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Cara, sou do Rio e passei 1 mês em Floripa justamente perto do Magestic. Abasteci o carro da empresa nesse posto algumas vezes sem problema algum e também naquele q fica atrás do El Divino.
Ouvi falar de um mecânico da Dafra de algumas Kansas com tuchos mal regulados e o Jeff tb já falou bastante sobre a importância do óleo q geralmente renegamos nas motocas.
Troca de posto e revisa o óleo que são as duas opções mais tranquilas. Se não resolver, parte pra concessionária msm
[]s
Ouvi falar de um mecânico da Dafra de algumas Kansas com tuchos mal regulados e o Jeff tb já falou bastante sobre a importância do óleo q geralmente renegamos nas motocas.
Troca de posto e revisa o óleo que são as duas opções mais tranquilas. Se não resolver, parte pra concessionária msm
[]s
will_santana- Guru
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Data de inscrição : 01/10/2008
2 tanques já
certeza, farei isso, amaha mesmo vou trocar o oleo dela, e já tiro esta duvida!
abraço ae!
abraço ae!
deivis- Novato
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Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Deivis,
Se o posto aparenta ser de confiança, eu verificaria primeiro o nível de óleo. Ele abaixa muito rápido no amaciamento, e muita gente está achando que só tem que colocar óleo na revisão. Não é bem assim, a capacidade de óleo desses motores é de pouco mais de 1 litro (na verdade, 1,2 litro)
A maioria das concessionárias coloca só 1 litro, por praticidade. Ou seja, as motos já saem da concessionária com o óleo no nível mínimo. Com a queda normal do nível de óleo durante o funcionamento (que é mais rápida durante o amaciamento), as motos atingem rapidamente a condição de superaquecimento (e a bater pino).
Como o dono é o maior interessado, recomendo a todos que monitorem rigorosamente essa questão. Isso não é um problema exclusivo das motos da Dafra, aprendi esse macete com minha antiga cg. E ela passou a rodar muito melhor depois que atentei para isso.
Um abraço,
Jeff
Se o posto aparenta ser de confiança, eu verificaria primeiro o nível de óleo. Ele abaixa muito rápido no amaciamento, e muita gente está achando que só tem que colocar óleo na revisão. Não é bem assim, a capacidade de óleo desses motores é de pouco mais de 1 litro (na verdade, 1,2 litro)
A maioria das concessionárias coloca só 1 litro, por praticidade. Ou seja, as motos já saem da concessionária com o óleo no nível mínimo. Com a queda normal do nível de óleo durante o funcionamento (que é mais rápida durante o amaciamento), as motos atingem rapidamente a condição de superaquecimento (e a bater pino).
Como o dono é o maior interessado, recomendo a todos que monitorem rigorosamente essa questão. Isso não é um problema exclusivo das motos da Dafra, aprendi esse macete com minha antiga cg. E ela passou a rodar muito melhor depois que atentei para isso.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
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Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Ola jeff!
Obrigado pelas dicas, já vou ver isso amanha mesmo!!!
Só quero deixar aqui mais umas anotaçoes que fiz,
Agora mesmo quando eu fui no mercado fiquei observando ela, bem no caso quando liguei e andei ela já fez o barulho, entao superaquecimento nao deve ser, pois seria muito rapido aquecer em menos de 1 min.
depois na volta, eu desliguei a moto na banguelinha que tem aqui no meu predio antes de chegar na garagem, desliguei ela e fui na banguela com ela em ponto morto a percebi que o barulho continuava, menos barulho que quando ligada, mas tinha barulho!
Obrigado pelas dicas, já vou ver isso amanha mesmo!!!
Só quero deixar aqui mais umas anotaçoes que fiz,
Agora mesmo quando eu fui no mercado fiquei observando ela, bem no caso quando liguei e andei ela já fez o barulho, entao superaquecimento nao deve ser, pois seria muito rapido aquecer em menos de 1 min.
depois na volta, eu desliguei a moto na banguelinha que tem aqui no meu predio antes de chegar na garagem, desliguei ela e fui na banguela com ela em ponto morto a percebi que o barulho continuava, menos barulho que quando ligada, mas tinha barulho!
deivis- Novato
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Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Se o motor não estava funcionando, não era batida de pino. Dá uma verificada se o tensor da corrente não está batendo no cavalete central, ou coisa parecida....
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
No Brasil existem três tipos de gasolina: Comum, Aditivada e Premium. As gasolinas Comum e Aditivada possuem mesma octanagem, o diferencial fica na capacidade de manter limpo o sistema de combustível devido aos aditivos adicionados a gasolina Aditivada. A galosina Premium nada mais é que uma gasolina Aditivada com alta octanagem para motores de alta performance.
Em busca de algo com conteúdo sério e completo, procurei na internet algum texto para podermos dar um fim, de certa forma, a esta discursão sobre gasolina Comum, Aditivada e Premium, e também assim trazer mais conteúdo tanto para os mais experientes quanto para os novatos.
Abraços a todos!
Gabriella Sandoval
Do G1, em São Paulo
Gasolina Comum, Aditivada ou Premium?
A poucos metros do posto de gasolina, a dúvida: em que bomba eu vou? E é aí que, muitas vezes, a escolha errada pode acarretar em um menor aproveitamento da potência do motor ou mesmo em problemas mecânicos. Isso mesmo. Abastecer subitamente com gasolina aditivada um carro que há anos recebe apenas a comum pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores.
Na relação custo-benefício, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação "anda e pára", vale à pena abastecer o carro com gasolina aditivada. Entretanto, as vantagens são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em auto-estradas. Neste caso, recomenda-se o uso da gasolina comum.
Já a BR, distribuidora da Petrobras, garante que a gasolina com maior octanagem é mais econômica quando recomendada. Não utilizá-la causa aumento do consumo, redução da potência e possíveis danos ao motor do veículo.
Por estas e outras, a escolha não é tão simples. No Brasil, existem três tipos de gasolina: a comum, a comum aditivada e a premium. Diferente do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, por força de uma lei federal, ela recebe a adição de álcool anidro, cujo percentual, hoje, é de 25%.
Mas, afinal, um carro acostumado a "beber" gasolina comum, poderá um dia se dar ao luxo de experimentar uma aditivada? Há algum mal em andar com o carro quase na reserva? Para responder a estas e outras perguntas, consultamos Izabel Tereza Lacerda Dutra, gerente de Marketing de Produtos da BR, distribuidora da Petrobras. Confira:
1. Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?
A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. A octanagem da comum e da aditivada é a mesma: 87, no mínimo. Já a gasolina premium possui octanagem superior quando comparada à comum: 91, no mínimo.
2. Como saber qual o melhor combustível para o meu carro?
A potência de um carro já foi definida no projeto do motor. Portanto, o desempenho dele vai depender da gasolina. Para saber qual o tipo de combustível mais indicado, deve-se consultar o manual do proprietário, que visa o total aproveitamento da potência do motor. Alguns fabricantes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem, cabendo ao usuário a escolha do tipo da gasolina dentre as opções disponíveis no país.
3. Um carro de alta performance pode receber gasolina comum?
Se veículos que exigem gasolinas de alta octanagem forem abastecidos com gasolina comum não terão um total aproveitamento da potência do motor.
4. A gasolina premium pode ser usada em qualquer carro?
Sim. A gasolina Podium, nome dado à premium da BR, por exemplo, traz benefícios ao motor pelo baixo nível de depósito, maior desempenho, menor impacto ambiental e pela baixa emissão de poluentes. O melhor desempenho nas retomadas de velocidade, porém, só será percebido pelos veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.
5. Um carro acostumado com gasolina comum pode experimentar a aditivada?
Sim, no entanto, recomendamos usar inicialmente uma mistura gradativa de ambas. Portanto, não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento. Comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, até atingir 100%. Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de utilizá-la.
6. Por que o reservatório de partida a frio deve receber gasolina aditivada?
Porque a gasolina aditivada evita o acúmulo no reservatório de goma, conhecida também como verniz, fruto de um processo natural de oxidação da gasolina.
7. Sempre abasteço com gasolina aditivada. Preciso usar aditivos?
Não. A gasolina aditivada já possui aditivos na medida certa.
8. Posso misturar álcool e gasolina em iguais proporções nos carros flex?
Sim. A tecnologia de motores flex permite qualquer combinação de álcool e gasolina.
9. Se eu misturar a gasolina ao álcool, qual o tipo mais recomendado?
Não há nenhuma recomendação. No entanto, teoricamente, seriam mais indicadas as gasolinas aditivadas e de alta octanagem pelos benefícios já apresentados.
10. Posso misturar gasolina comum à aditivada?
As gasolinas comum e aditivada podem ser misturadas. O único problema nessa mistura é que haverá uma diluição dos aditivos, causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasolina comum adicionada, o pacote de aditivos pode até perder o efeito.
11. Posso andar com o carro quase na reserva?
Não é recomendado andar com o combustível na reserva, tendo em vista que o usuário corre o risco de vir a ficar sem combustível. Caso isso aconteça, os seguintes transtornos e prejuízos podem ocorrer: queima da bomba de combustível, ficar parado em local não apropriado e aplicação de multa.
12. Por que não existe álcool aditivado?
Provavelmente porque não existe ainda nenhum aditivo que possa agregar algum benefício aos motores a álcool.
Um outro problema enfrentado pelo consumidor é a adulteração do combustível. Em geral, os produtos mais utilizados para adulterar gasolina são o álcool e solventes, como aguarrás e solvente para borracha. Também conhecido como benzina industrial, este último é citado informalmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do álcool.
Em busca de algo com conteúdo sério e completo, procurei na internet algum texto para podermos dar um fim, de certa forma, a esta discursão sobre gasolina Comum, Aditivada e Premium, e também assim trazer mais conteúdo tanto para os mais experientes quanto para os novatos.
Abraços a todos!
Gabriella Sandoval
Do G1, em São Paulo
Gasolina Comum, Aditivada ou Premium?
A poucos metros do posto de gasolina, a dúvida: em que bomba eu vou? E é aí que, muitas vezes, a escolha errada pode acarretar em um menor aproveitamento da potência do motor ou mesmo em problemas mecânicos. Isso mesmo. Abastecer subitamente com gasolina aditivada um carro que há anos recebe apenas a comum pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores.
Na relação custo-benefício, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) afirma que, em grandes centros urbanos, onde é comum a situação "anda e pára", vale à pena abastecer o carro com gasolina aditivada. Entretanto, as vantagens são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em auto-estradas. Neste caso, recomenda-se o uso da gasolina comum.
Já a BR, distribuidora da Petrobras, garante que a gasolina com maior octanagem é mais econômica quando recomendada. Não utilizá-la causa aumento do consumo, redução da potência e possíveis danos ao motor do veículo.
Por estas e outras, a escolha não é tão simples. No Brasil, existem três tipos de gasolina: a comum, a comum aditivada e a premium. Diferente do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, por força de uma lei federal, ela recebe a adição de álcool anidro, cujo percentual, hoje, é de 25%.
Mas, afinal, um carro acostumado a "beber" gasolina comum, poderá um dia se dar ao luxo de experimentar uma aditivada? Há algum mal em andar com o carro quase na reserva? Para responder a estas e outras perguntas, consultamos Izabel Tereza Lacerda Dutra, gerente de Marketing de Produtos da BR, distribuidora da Petrobras. Confira:
1. Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?
A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. A octanagem da comum e da aditivada é a mesma: 87, no mínimo. Já a gasolina premium possui octanagem superior quando comparada à comum: 91, no mínimo.
2. Como saber qual o melhor combustível para o meu carro?
A potência de um carro já foi definida no projeto do motor. Portanto, o desempenho dele vai depender da gasolina. Para saber qual o tipo de combustível mais indicado, deve-se consultar o manual do proprietário, que visa o total aproveitamento da potência do motor. Alguns fabricantes, principalmente de veículos importados, informam o valor da octanagem, cabendo ao usuário a escolha do tipo da gasolina dentre as opções disponíveis no país.
3. Um carro de alta performance pode receber gasolina comum?
Se veículos que exigem gasolinas de alta octanagem forem abastecidos com gasolina comum não terão um total aproveitamento da potência do motor.
4. A gasolina premium pode ser usada em qualquer carro?
Sim. A gasolina Podium, nome dado à premium da BR, por exemplo, traz benefícios ao motor pelo baixo nível de depósito, maior desempenho, menor impacto ambiental e pela baixa emissão de poluentes. O melhor desempenho nas retomadas de velocidade, porém, só será percebido pelos veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.
5. Um carro acostumado com gasolina comum pode experimentar a aditivada?
Sim, no entanto, recomendamos usar inicialmente uma mistura gradativa de ambas. Portanto, não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento. Comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, até atingir 100%. Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de utilizá-la.
6. Por que o reservatório de partida a frio deve receber gasolina aditivada?
Porque a gasolina aditivada evita o acúmulo no reservatório de goma, conhecida também como verniz, fruto de um processo natural de oxidação da gasolina.
7. Sempre abasteço com gasolina aditivada. Preciso usar aditivos?
Não. A gasolina aditivada já possui aditivos na medida certa.
8. Posso misturar álcool e gasolina em iguais proporções nos carros flex?
Sim. A tecnologia de motores flex permite qualquer combinação de álcool e gasolina.
9. Se eu misturar a gasolina ao álcool, qual o tipo mais recomendado?
Não há nenhuma recomendação. No entanto, teoricamente, seriam mais indicadas as gasolinas aditivadas e de alta octanagem pelos benefícios já apresentados.
10. Posso misturar gasolina comum à aditivada?
As gasolinas comum e aditivada podem ser misturadas. O único problema nessa mistura é que haverá uma diluição dos aditivos, causando uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo. Dependendo da quantidade de gasolina comum adicionada, o pacote de aditivos pode até perder o efeito.
11. Posso andar com o carro quase na reserva?
Não é recomendado andar com o combustível na reserva, tendo em vista que o usuário corre o risco de vir a ficar sem combustível. Caso isso aconteça, os seguintes transtornos e prejuízos podem ocorrer: queima da bomba de combustível, ficar parado em local não apropriado e aplicação de multa.
12. Por que não existe álcool aditivado?
Provavelmente porque não existe ainda nenhum aditivo que possa agregar algum benefício aos motores a álcool.
Um outro problema enfrentado pelo consumidor é a adulteração do combustível. Em geral, os produtos mais utilizados para adulterar gasolina são o álcool e solventes, como aguarrás e solvente para borracha. Também conhecido como benzina industrial, este último é citado informalmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do álcool.
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Muito bom, Fuzzy, me esclareceu certas coisas. Quando comprar a Speed vou usar comum inicialmente, afinal o tanque e motor estão novos e mal circulou gasolina, não há necessidade de se usar a aditivada. Só precisaria avaliar quando começar a usar a aditivada (km's rodados).
Vinicius Araujo- Forista
- Número de Mensagens : 430
Idade : 34
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Pessoal nesse mês de Maio resolvi fazer um teste com a Laser no que se refere ao tipo de gasolina consumida por ela.
Pois bem, no inicio de maio eu abasteci a Laser com gasolina comum do Posto Ipiranga. entre os dois tanques com essa gasolina eu obtive o seguinte resultado: 32km por litro.
Na segunda semana de Maio eu abasteci duas vezes com gasolina Podium do BR e obtive o resultado de 34,5km por litro
Nessa semana eu já abasteci duas vezes so que com a gasolina Supra da Texaco e obtive o resultado de 38km por litro.
Detalhe: o percurso foi sempre o mesmo...
No meu entender, a minha Laser se da melhor com a gasolina da Texaco!!
Pois bem, no inicio de maio eu abasteci a Laser com gasolina comum do Posto Ipiranga. entre os dois tanques com essa gasolina eu obtive o seguinte resultado: 32km por litro.
Na segunda semana de Maio eu abasteci duas vezes com gasolina Podium do BR e obtive o resultado de 34,5km por litro
Nessa semana eu já abasteci duas vezes so que com a gasolina Supra da Texaco e obtive o resultado de 38km por litro.
Detalhe: o percurso foi sempre o mesmo...
No meu entender, a minha Laser se da melhor com a gasolina da Texaco!!
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
ou o uso da podium limpou seu carburador deixando a moto mais economica
hehehehhe
tiranto gasolinas possivelmente batizadas, em veiculos carburados e msm nos injetados sem sensor de detonacao nao existe beneficio nenhum (alem dos aditivos) d usar gasolinas d maior octanagam (v-power e podium)
por exemplo, msm 1 corsa antigo 1.0 injetado nao s beneficia da podium mais q d 1 gasolina aditivada simples
jah 1 celta vhc sim
(isso pra ficar na esfera dos carros populares pq qse todo carro mais caro s beneficia)
[]s
hehehehhe
tiranto gasolinas possivelmente batizadas, em veiculos carburados e msm nos injetados sem sensor de detonacao nao existe beneficio nenhum (alem dos aditivos) d usar gasolinas d maior octanagam (v-power e podium)
por exemplo, msm 1 corsa antigo 1.0 injetado nao s beneficia da podium mais q d 1 gasolina aditivada simples
jah 1 celta vhc sim
(isso pra ficar na esfera dos carros populares pq qse todo carro mais caro s beneficia)
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
38km/l está mais que ótimo!
Vinicius Araujo- Forista
- Número de Mensagens : 430
Idade : 34
Localização : São Paulo/Capital
Moto : Smart 125
Data de inscrição : 04/04/2009
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
Pois é Vinicius, hoje fiz nova aferição e deu os 38km por litro... mas precisamente 37,7km...
GASOLINA PODIUN
Bom dia turma.
Estou a 8 meses abastecendo minha Laser com gasolina PODIUN que tem a maior octanagem que a gasolina comum!!
Fiz minha revisão dos 3000 km e tive que substituir o tanque de combustivel por ele ter descascado por dentro! Isso teve como resultado no entupimento do diaflagma que fica abaixo do tanque!! Na revisão, foi encontrado uma sujeira preta dentro do carburador!!
Em conversa com uma amigo que corre de motocross, ele me disse que uma época ele usava só a gasolina Podiun e teve problemas no carburador também, pois teve que subistituir as agualhas do carburador que estavam corroidas.
Alguem sabe e tem conhecimento sobre este tema?
Abraços.
Estou a 8 meses abastecendo minha Laser com gasolina PODIUN que tem a maior octanagem que a gasolina comum!!
Fiz minha revisão dos 3000 km e tive que substituir o tanque de combustivel por ele ter descascado por dentro! Isso teve como resultado no entupimento do diaflagma que fica abaixo do tanque!! Na revisão, foi encontrado uma sujeira preta dentro do carburador!!
Em conversa com uma amigo que corre de motocross, ele me disse que uma época ele usava só a gasolina Podiun e teve problemas no carburador também, pois teve que subistituir as agualhas do carburador que estavam corroidas.
Alguem sabe e tem conhecimento sobre este tema?
Abraços.
m_m_almeida- Forista
- Número de Mensagens : 219
Idade : 49
Localização : São Paulo - Zona Sul
Data de inscrição : 23/07/2008
Re: Qual gasolina utilizar: Comum, Aditivada ou Premium?
a culpa nao eh da podium e sim do alcool
deixando d lado o fato d q poduim eh literalmente queimar dinheiro nas nossas motos, a maior octanagem e os aditivos nao tem poder corrosivo (sao apolares)
o q pode ter atacado as peças eh o alcool presente na gasolina (msm a podium tem) e como nossas motos sao chinesas (e eu duvido q tenham adaptado as coisas pro nosso combustivel) e lah eles nao usam alcool na gasolina, o alcool pode ter atacado as pecas
s vc abastece sempre no msm posto, diria ateh q essa gasolina pode estar batizada com mais alcool q a media jah q eh o primeiro relato desses q temos
s sujeira no carburador nada mais eh q o resultado da limpeza q os aditivos promovem q lentamente vai sendo queimado com o uso da moto
[]s
deixando d lado o fato d q poduim eh literalmente queimar dinheiro nas nossas motos, a maior octanagem e os aditivos nao tem poder corrosivo (sao apolares)
o q pode ter atacado as peças eh o alcool presente na gasolina (msm a podium tem) e como nossas motos sao chinesas (e eu duvido q tenham adaptado as coisas pro nosso combustivel) e lah eles nao usam alcool na gasolina, o alcool pode ter atacado as pecas
s vc abastece sempre no msm posto, diria ateh q essa gasolina pode estar batizada com mais alcool q a media jah q eh o primeiro relato desses q temos
s sujeira no carburador nada mais eh q o resultado da limpeza q os aditivos promovem q lentamente vai sendo queimado com o uso da moto
[]s
will_santana- Guru
- Número de Mensagens : 2060
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008
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