FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca de Oleo.

+27
guegonet
Gabriel Nogueira
andré
ALLT
MaxwellSousa
Speed
rodrigostaley
Edu Clown
lord_nyo
Marcelão
Tiago Leal
cristianobj470
Dan Floripa
will_santana
wagner mota
luanzao
tecnicomauricio
nego
Macedo
renatinho_sjc
jeff
xello 81
firefox
Alexandre Bicalho
amsbetinho
Fuzzy Logic
leozinho
31 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Troca de Oleo.

Mensagem  leozinho Ter Jul 28, 2009 4:41 pm

Galera sou marinheiro de primeira viagem quando o assunto eh moto, bem ja fiz a revisao dos 1000km onde so foi trocado o oleo, minha moto ta uma blzinha... mas agora surgiu a duvida, de quantos em quantos km eu devo trocar o oleo?
abraços
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Jul 28, 2009 6:44 pm

Isso é meio variável... No meu manual a minha Sport diz que devo trocar a cada 2.000Km... Já o Will disse que no manual da Kansas 1.500Km... Mas se você colocar óleo MOTUL consegue fácil trocar a cada 3.000Km, só que o litro de óleo é coisa de R$30,00 (ao menos na internet, pois já pesquisei e não é óleo pra qualquer bolso).

O período de troca também depende da qualidade do óleo, a maior categoria de desempenho API atualmente é SM, os SL e SJ também são atuais, já os anteriores (SF, SG, etc) podem começar a ser evitados pois já estão bem antigos, e a diferença de preço em certos locais nem existe, quando existe é coisa de R$1,00 ou menos. Você também pode perceber o período de troca através do câmbio, conforme as trocas de marchas se comportam.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  leozinho Ter Jul 28, 2009 8:35 pm

entaum Fuzzy perguntei pq ao ler o manual ele informava q devia ser feita a cada 1000km, mas logo mais a frente numa tabela de revisoes ele dizia q podia ser feita a cada 1.500km depois da revisao dos 3000 se nao me engano.
e qual o oleo recomendado sintetico? semi sintetico? mineral?
so consegui entender a especificaçao 20w50 rs...
sou bem leigo no assunto...
abraços.
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  Fuzzy Logic Ter Jul 28, 2009 10:17 pm

leozinho escreveu:entaum Fuzzy perguntei pq ao ler o manual ele informava q devia ser feita a cada 1000km, mas logo mais a frente numa tabela de revisoes ele dizia q podia ser feita a cada 1.500km depois da revisao dos 3000 se nao me engano.
e qual o oleo recomendado sintetico? semi sintetico? mineral?
so consegui entender a especificaçao 20w50 rs...
sou bem leigo no assunto...
abraços.
Mineral SAE 20W50 API SJ em diante (SJ, SL ou SM), evite ao máximo classificações anteriores a SJ, como SG e SF, pois além de estarem bastante obsoletas, a diferença de preço geralmente não compensa em nada.

Sintético, só se for específico para uso em motos, do contrário dê preferência ao Mineral... Por exemplo, o Motul é um ótimo óleo, se não for o melhor, e é 100% Sintético, daí também se dá seu alto preço e qualidade.

Use óleos de grandes marcas, tipo Shell, Texaco, Castrol, Repsol, Lubrax, Mobil... Apesar de muitos não gostarem do Mobil, o Will já rodou por 1.300Km tranquilamente, já dos 1.300Km aos 1.400Km ele disse que as trocas de marchas começaram a ficar ruins.

Agora evite Selenia, VS, FL, e outras porcarias que existem por aí, pois vai acabar tendo que trocar aos 1.000Km ou antes.

Eu, particularmente, não acredito que haja diferença entre óleos de carros e óleos de motos, pois ambos seguem as mesmas classificações SAE e API, então, ao meu ver, desde que os óleos respeitem as classificações exigidas pelo manual do fabricante do motor, que vem no manual da moto e no geral é SAE 20W50 e API SF, todos funcionarão normalmente... Mas isto é um ponto de vista meu, coisa que, por exemplo, o Will não concorda e o Jeff já concorda, então você vê que é algo meio que pessoal de cada um.


Última edição por Fuzzy Logic em Qua Jul 29, 2009 6:23 pm, editado 1 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  leozinho Qua Jul 29, 2009 3:28 pm

valeu fuzzy ja fico esperto entaum para a proxima troca de oleo...
agora so estou com duvida de uma coisa se eu levar o oleo para eles na dafra sera q vao usar o oleo q eu deixar com eles ou vao usar algum vagabundo..
isso q eh o medo rs...

abraços!
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Jul 29, 2009 5:08 pm

Eu acho muito dificil eles aceitarem colocar seu óleo, além de que eles ganham uns $$$ em cima de cada litro que vendem, e ainda mais se tratando de Dafra... É capaz até de quererem tirar sua garantia! hehehe

Mas, se você já fez a revisão dos 1.000Km, sua próxima será aos 3.000Km, e nesse meio tempo você terá que no mínimo fazer uma troca de óleo, a qual pode ser feita fora da concessionária. As trocas de óleo que contam na garantia são as que estão no manual, conforme cada revisão, aos 3.000Km, 6.000Km, 9.000Km, 12.000Km, e assim por diante... Então as trocas que vêm nesses intervalos não são contadas, não ganham carimbo e assim não interferem na garantia.

Você pode fazer a troca do óleo em casa mesmo, seria bem mais legal, né?!... Acho que vale a pena e é algo bem simples de se fazer.

Só lembre-se de não contaminar o solo, fazer uso de vasilhame para recolher o óleo velho e depois repassar este óleo para uma garrafa plástica e entregá-lo em algum posto de gasolina que trabalhe com troca de óleo, ou alguma loja especializada nisso, pois nestes locais existem recipientes próprios para o armazenamento e posteriormente há o recolhimento do produto por empresas que dão um fim ecologicamente correto a este "lixo".


Última edição por Fuzzy Logic em Qua Jul 29, 2009 6:19 pm, editado 2 vez(es)
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  amsbetinho Qua Jul 29, 2009 5:51 pm

Esse assunto é velho e bem discutido aqui no Forum, mas vale a pena relembrar para os recém-chegados.

Minha dica é simples e objetiva:

Compre óleo para moto 4 tempos que seja bom (Castrol Actevo, Mobil, Yamalub, etc), dentro da especificação do manual (20W50 e 1 litro) e faça a troca a cada 1500km rodados, independente de ser mineral, sintético, da marca A ou B. Troque no tempo certo que sua moto vai rodar bem e durar bastante.
Só a segunda troca é que você faz com 1000km, depois faz com 3000km e em seguida a cada 1500km.
Compre também uma chave 17 boa e maior do que a que vem com o kit de fábrica (um funil também ajuda) e faça você mesmo as trocas intermediárias.

Ah! Mesmo que leve seu óleo e eles não se incomodem de usa-lo na revisão, você será obrigado a comprar o óleo deles. Pelo menos era assim que funcionava aqui em Salvador. No entanto, acho que eles estão mais rigorosos com relação a isso e agora já não é mais permitido levar o próprio óleo. O pessoal da garantia e os chefes da mecânica estavam reclamando com os mecânicos.

Um abraço.
amsbetinho
amsbetinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 496
Idade : 45
Localização : Salvador - Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Boa Noite Fuzzy

Mensagem  Alexandre Bicalho Qua Jul 29, 2009 6:16 pm

Fuzzy Logic escreveu:Eu acho muito dificil eles aceitarem colocar seu óleo, além de que eles ganham uns $$$ em cima de cada litro que vendem, e ainda mais se tratando de Dafra... É capaz até de quererem tirar sua garantia! hehehe

Mas, se você já fez a revisão dos 1.000Km, sua próxima será aos 3.000Km, e nesse meio tempo você terá que no mínimo fazer uma troca de óleo, a qual pode ser feita fora da concessionária. As trocas de óleo que contam na garantia são as que estão no manual, conforme cada revisão, aos 3.000Km, 6.000Km, 9.000Km, 12.000Km, e assim por diante... Então as trocas que vêm nesses intervalos não são contadas, não ganham carimbo e assim não interferem na garantia.

Você pode fazer a troca do óleo em casa mesmo, seria bem mais legal, né?!... Acho que vale a pena e é algo bem simples de se fazer.

Só lembre-se de não contaminar o solo, fazer uso de vasilhame para recolher o óleo velho e depois repassar este óleo para uma garrafa plástica e entregá-lo em algum posto de gasolina que trabalhe com troca de óleo, ou algo loja especializada nisso, pois nestes locais existem recipientes próprios para o armazenamento e posterior há o recolhimento do produto por empresas que dão um fim ecológicamente correto a este "lixo".

Achei esse tópico muito interessante e instrutivo, foi muito bom pois eu, assim como o amigo que postou a duvida tb sou de "primeira viagem". Como posso trocar eu mesmo o óleo de minha Kansas 150cc?
Alexandre Bicalho
Alexandre Bicalho
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Idade : 54
Localização : Marataizes/ES
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Jul 29, 2009 6:40 pm

Honestamente óleo de moto ainda não troquei, só troquei de carros, mas acredito que não haja nada de muito diferente.

A troca deve ser feita com o óleo quente, pois daí ele escorre melhor e limpa melhor o interior do motor, trazendo toda a sujeira com ele.

Para tal se faz uso do cavalete central, se não tiver terá que arrumar um jeito de colocar a moto apoiada em algo em posição reta.

A retirada do óleo é como nos carros, através da retirada de um parafuso que existe abaixo do motor, no cárter, e como o óleo estará quente (assim como o motor), pode ser algo meio incômodo, então é bom tomar certos cuidados e não meter a cara embaixo do motor enquanto estiver desaparafusando.

Depois que sair o óleo todo, pode dar uma balançada na moto sobre o cavalete, pois normalmente as motos ficam caídas para a frente quando estão nesta posição, e confere se saiu tudo que poderia sair.

Daí coloca o parafuso no lugar novamente, mas neste caso eu não sei se tem que efetuar a troca a arruela, aliás, não sei se em moto existe arruela neste parafuso do cárter, em carros existe.

Coloca o óleo novo pelo buraco onde fica a vareta de medição e vai acompanhando, o 1º litro pode colocar todo de uma vez, mas o 2º você terá que ir colocando e medindo pela mareta até que o nível de óleo chegue na escala máxima da vareta... feito isso já está pronto!

Quanto ao filtro de óleo, não sei como é, tem que ver se é algo descartável ou reutilizável... Como acabei de sair da minha 1ª revisão, ainda não comecei a futucar a criança.
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  firefox Qua Jul 29, 2009 7:54 pm

A troca de oleo em motos é relativamente facil, eu troco a minha a muito tempo,n tem nenhuma arruela de vedação,basta tirar o parafuso do carter e escorrer o oleo e colocar novamente, nas speeds só vai 1 litro de oleo,então é mais facil ainda.
firefox
firefox
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  Alexandre Bicalho Qua Jul 29, 2009 8:06 pm

Fuzzy Logic escreveu:Honestamente óleo de moto ainda não troquei, só troquei de carros, mas acredito que não haja nada de muito diferente.

A troca deve ser feita com o óleo quente, pois daí ele escorre melhor e limpa melhor o interior do motor, trazendo toda a sujeira com ele.

Para tal se faz uso do cavalete central, se não tiver terá que arrumar um jeito de colocar a moto apoiada em algo em posição reta.

A retirada do óleo é como nos carros, através da retirada de um parafuso que existe abaixo do motor, no cárter, e como o óleo estará quente (assim como o motor), pode ser algo meio incômodo, então é bom tomar certos cuidados e não meter a cara embaixo do motor enquanto estiver desaparafusando.

Depois que sair o óleo todo, pode dar uma balançada na moto sobre o cavalete, pois normalmente as motos ficam caídas para a frente quando estão nesta posição, e confere se saiu tudo que poderia sair.

Daí coloca o parafuso no lugar novamente, mas neste caso eu não sei se tem que efetuar a troca a arruela, aliás, não sei se em moto existe arruela neste parafuso do cárter, em carros existe.

Coloca o óleo novo pelo buraco onde fica a vareta de medição e vai acompanhando, o 1º litro pode colocar todo de uma vez, mas o 2º você terá que ir colocando e medindo pela mareta até que o nível de óleo chegue na escala máxima da vareta... feito isso já está pronto!

Quanto ao filtro de óleo, não sei como é, tem que ver se é algo descartável ou reutilizável... Como acabei de sair da minha 1ª revisão, ainda não comecei a futucar a criança.

Obrigado Fuzzy me ajudou bastante suas dicas, vou me interar mais !
Alexandre Bicalho
Alexandre Bicalho
Novato
Novato

Número de Mensagens : 9
Idade : 54
Localização : Marataizes/ES
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 22/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  Fuzzy Logic Qua Jul 29, 2009 10:03 pm

Firefox escreveu:A troca de oleo em motos é relativamente facil, eu troco a minha a muito tempo,n tem nenhuma arruela de vedação,basta tirar o parafuso do carter e escorrer o oleo e colocar novamente, nas speeds só vai 1 litro de oleo,então é mais facil ainda.
E qual é a do filtro de óleo da Speed?... É de manutenção ou é descartável?

Tipo, este 1L de óleo na Speed é sem trocar/tirar o filtro de óleo né?... E tipo, tu colocando só 1L bate no nível máximo da vareta? Pergunto porque o Xello coloca 1,2L pra bater no máximo.


Abraços!
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  xello 81 Qui Jul 30, 2009 9:14 am

coloco 1,2 por causa do barulho das vareas... oesses 200ml a amais ode oloe ele lubrifica as varetas perfeitamente...
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  jeff Qui Jul 30, 2009 9:55 am

Pô, Fuzzy... Até tu?

Esse assunto da troca do filtro é pré-jurássico no fórum, acho que foi a primeira coisa que o pessoal começou a perguntar na época da revisão dos 1000 km.

Dá uma lida no tópico Troca de óleo (dãã)

https://dafra.forumeiros.com/todas-f2/troca-de-oleo-t781.htm

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  Fuzzy Logic Qui Jul 30, 2009 12:21 pm

jeff escreveu:Pô, Fuzzy... Até tu?

Esse assunto da troca do filtro é pré-jurássico no fórum, acho que foi a primeira coisa que o pessoal começou a perguntar na época da revisão dos 1000 km.

Dá uma lida no tópico Troca de óleo (dãã)

https://dafra.forumeiros.com/todas-f2/troca-de-oleo-t781.htm

Um abraço,

Jeff
Foi mal... Acontece... Embarassed
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  leozinho Qui Jul 30, 2009 12:31 pm

li no manual e parece relativamente facil,
ele manda deixar a moto ligada em marcha lenta cerca de 2 minutos, com a chave na posiçao off acionar o kick algumas vezes, depois colocar um recipiente embaixo do motor e cuidadosamente desaparafusar o bujao e deixar escorrer (cuidado pois vai estar mto quente). no manual diz q ha uma especie de vedaçao um o-ring ou arruela ou algo parecido que deve ser trocado a cada troca de oleo. depois do bujao colocado adicionar um litro de oleo pelo local da vareta, medir o nivel do oleo e pronto ta feita a troca de oleo.
leozinho
leozinho
Forista
Forista

Número de Mensagens : 198
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 14/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  jeff Qui Jul 30, 2009 12:36 pm

Tá perdoado, Fuzzy! Razz

Mas foi bom para mostrar como tópicos interessantes ficam escondidos na seção Todas.

O pessoal procura coisas nos fóruns de cada modelo e nem imagina que a informação já existe, mas está difícil de achar (tem que pesquisar pelo nome do assunto, mas essa ferramenta de busca é muito ruim -- basta uma letra fora de lugar e ela não encontra).

Prefiro digitar forumais dafra assunto no google.

Um abraço,

Jeff


Última edição por jeff em Qui Jul 30, 2009 12:40 pm, editado 1 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  jeff Qui Jul 30, 2009 12:39 pm

leozinho escreveu:li no manual e parece relativamente facil,
ele manda deixar a moto ligada em marcha lenta cerca de 2 minutos, com a chave na posiçao off acionar o kick algumas vezes, depois colocar um recipiente embaixo do motor e cuidadosamente desaparafusar o bujao e deixar escorrer (cuidado pois vai estar mto quente). no manual diz q ha uma especie de vedaçao um o-ring ou arruela ou algo parecido que deve ser trocado a cada troca de oleo. depois do bujao colocado adicionar um litro de oleo pelo local da vareta, medir o nivel do oleo e pronto ta feita a troca de oleo.
É isso, só tem que tomar cuidado com essa vedação (na dafra provavelmente é uma arruela de alumínio).

Se não trocar, ela não vai vedar bem. Aí a tendência do cara é apertar com mais força para compensar. E o perigo é trincar a carcaça ou espanar a rosca. Isso vale para motos de qualquer fabricante.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  renatinho_sjc Sáb Ago 01, 2009 11:35 am

vou trocar hj o oleo da moto..
comprei o Mobil 20w50 SM . parece que esse oleo é muito bom.
na dafra eles usam o selenia.

na dafra daki eles cobram 19,00 reais o litro e comprei o Mobil po 12,00. e trocar o oleo é facil.

aconselho a trocar o oleo com mil KM.. no meu caso como trampo com a moto, eu acabo trocando o oleo toda semana.
usando um oleo bom e trocando sempre.. com certeza o motor tera uma durabilidade maior..

valeu..

renatinho_sjc
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  jeff Sáb Ago 01, 2009 1:30 pm

Renatinho,

Essa quilometragem de 1000 km eu acho muito pouco.

Eu acredito que um óleo feito para aguentar 5000 km no motor de um carro pode rodar uns 2000 km no motor de uma moto, sem prejuízo da qualidade. Mas aí vai do gosto de cada um, a despesa com óleo não chega a ser proibitiva para ninguém e ele acaba sendo reciclado mesmo.

O recomendável é sempre seguir as instruções do manual do proprietário.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty troca de óleo

Mensagem  Macedo Sáb Ago 01, 2009 6:29 pm

Hoje fiz a troca de oleo na minha speed com 2000 km utilizei castrol actevo 1lt. Quando retiramos o oleo antigo verifiquei que o mesmo estava muito escuro, sinal que na revisão de 1000 km realizado na loja de Cpo. Grande/RJ, com certeza o mesmo não foi trocado.Outrossim de acordo com o manual e preciso colocar 1.1 lt. Alguem utiliza esta medida???

Macedo
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 55
Idade : 67
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  Fuzzy Logic Sáb Ago 01, 2009 8:54 pm

Macedo escreveu:Hoje fiz a troca de oleo na minha speed com 2000 km utilizei castrol actevo 1lt. Quando retiramos o oleo antigo verifiquei que o mesmo estava muito escuro, sinal que na revisão de 1000 km realizado na loja de Cpo. Grande/RJ, com certeza o mesmo não foi trocado.Outrossim de acordo com o manual e preciso colocar 1.1 lt. Alguem utiliza esta medida???
Companheiro, não se guia pelo manual não... Por exemplo, meu motor é igual ao seu, no meu manual diz 1,4L, já o Xello se dá muito bem colocando 1,2L na Speed dele... Recomendo-lhe a adotar a seguinte condição: Esquece o manual e vai colocando óleo até que o nível alcance o ponto máximo da vareta medidora, assim você terá certeza de não estar com pouco óleo. E sempe verifique o nível, pois em moto 200ml abaixo já é muita coisa, uma 250cc utiliza 2L de óleo, então 200ml equivalem a 10% menos óleo, imagine na sua 150cc, assim sempre verifique e quando o nível baixar do máximo já vai completando até o ponto máximo novamente.

Óleo muito escuro não significa que eles não fizeram a troca, isso depende e muito do rítmo de trabalho do motor, rítmo não é quilometragem percorrida, pois se você percorre 2000Km numa média de 4500rpm e seu amigo faz a mesma distância numa média de 8500rpm, é lógico que o óleo dele ficará bem mais escuro que o seu ao final do percurso, pois o rítmo de trabalho do motor dele foi muito maior, assim houver mais esforço e também mais calor (praticamente o dobro).
Fuzzy Logic
Fuzzy Logic
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty troca de óleo

Mensagem  Macedo Seg Ago 03, 2009 6:42 pm

Valeu Fuzzy pela sua orientação. Abraços...

Macedo
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 55
Idade : 67
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  nego Seg Ago 03, 2009 8:10 pm

Aí pessoal só uma dica sobre como trocar o óleo sem danificar e sem troca de vedação: não troquem o óleo pelo bujão embaixo do bloco pois este parafuso é de aço e ao aperta-lo corre-se o risco de espanar a rosca no bloco do motor, usem para drenar o óleo o tampão ao lado do bloco perto da alavanca de cambio, pois este tampão é de aluminio e se acontecer de se exeder no torque o que vai ser danificado é esta peça, que é barata e encontra-se em qualquer moto peças ( é a mesma usada nas CGs), outra coisa é que ao se trocar o óleo desse modo aproveita-se para a limpesa do filtro que é um copinho de tela, que fica alojado ali. espero ter ajudado, se não entenderem dê um toque, ok. um abraço.
José Luiz.
Ps; a medida da chave para este uso é boca 24m/m
nego
nego
Admin
Admin

Número de Mensagens : 978
Idade : 68
Localização : Joinville, S/C
Moto : Super100
Data de inscrição : 02/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  jeff Ter Ago 04, 2009 7:20 am

Só complementando a dica do Nego:

Trocando o óleo com a remoção do filtro, observe muito bem a sequência de instalação das peças para não montar nada invertido nem esquecer alguma peça.

E vale dar uma inclinada para facilitar escorrer todo o óleo, senão vai ficar um pouco de óleo sujo dentro do motor.

Qualquer dúvida, perguntem para o Nego Razz

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de Oleo. Empty Re: Troca de Oleo.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos