Troca de Oleo.
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FÓRUM MOTOS DAFRA :: Speed 150 :: Speed 150 :: Dicas Úteis !
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Re: Troca de Oleo.
Opa,
Usando o MOTUL 3000, na motoca faço a troca a cada 1500 Km.
Usando YAMALUBE faço a troca a cada 1000 Km.
Abraço,
Usando o MOTUL 3000, na motoca faço a troca a cada 1500 Km.
Usando YAMALUBE faço a troca a cada 1000 Km.
Abraço,
Convidad- Convidado
ÓLEO SL SAE 25W60
bem, procurei no forum mas não encontri nada a respeito deste óleo.
Minha duvida é: qnto mairo é a variação de temperatura suportada por um oleo, melhor ele é, não é?
Alou Jeff e brothers.....li que a sigla SL referi-se a viscosidade e os numeros e letras 25w60 referen-se a uma variação de temperatura. ( foi o que eu entendi)
Então se assim for, esse oleo SL SAE 25W60 é pra ser melhor do que o yamalube SL SAE 20W50, não é não???
aguardando........
Minha duvida é: qnto mairo é a variação de temperatura suportada por um oleo, melhor ele é, não é?
Alou Jeff e brothers.....li que a sigla SL referi-se a viscosidade e os numeros e letras 25w60 referen-se a uma variação de temperatura. ( foi o que eu entendi)
Então se assim for, esse oleo SL SAE 25W60 é pra ser melhor do que o yamalube SL SAE 20W50, não é não???
aguardando........
Speed- Forista
- Número de Mensagens : 229
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Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Troca de Oleo.
Olá, Speed
A viscosidade é medida pela classificação SAE 25W-60, enquanto a categoria de serviço, que é definida pela aditivação, é indicada pela classificação SL.
Quanto maior a viscosidade, mais espesso o óleo; quanto mais elevada a categoria de serviço, melhor o óleo mantém suas propriedades por mais tempo.
Óleos para motores normais geralmente ficam na faixa 15W-40 a 20W-50. Um óleo 20W-50 significa que ele é um óleo 50 à temperatura normal e que não muda tanto de viscosidade em baixas temperaturas, ou seja, ele fica no máximo tão espesso quanto um óleo 20 no inverno (W = winter).
Porque essa classificação não faz muito sentido pra nós no Brasil? Porque somos um país tropical e nossos invernos não são como os de lá no hemisfério norte. Antigamente, até os anos 30 do século passado (não, eu não era nascido...), se você tinha um carro ou moto, e morasse em terras de tio sam, era obrigado a usar um óleo 15 no inverno e um óleo 40 no verão. Isso para o motor, porque câmbio e diferencial sempre usaram óleo 90, beeem mais viscoso.
Com o desenvolvimento desses óleos que não se deixam afetar tanto pela temperatura, a vida ficou mais simples, já que o mesmo óleo pode ser usado independente das condições climáticas. Vai variar um pouco, mas nada que afete o desempenho ou a proteção do motor.
Por que eu usei os óleos 15 e 40 (ou nos dias de hoje, o óleo 15W-40) como exemplo, e não 20 e 50 (20W-50)?
Por que o 20W-50 já seria um óleo muito viscoso para carros ou motos lá nos EUA e Europa. O 20W-50 é um óleo bom para as temperaturas típicas do Brasil. O mesmo motor que o fabricante recomenda 15W-40 na Europa, ele recomenda 20W-50 nos países mais quentes.
O gráfico abaixo ajuda a entender como funciona a coisa:
Já o óleo 25W-60 é ainda mais viscoso, o que já o torna um pouco problemático para ser usado no inverno, mesmo por aqui. Por isso que ele é vendido como "Alta Quilometragem". Sua maior viscosidade o torna mais indicado para motores mais desgastados, já que ele tem maior dificuldade para passar por entre os anéis, e também porque forma uma boa película de óleo nas folgas de um motor já bastante rodado.
Entretanto, nos dias de alto verão em terras brasileiras, ele acaba ficando numa viscosidade muito boa para viajar, ainda mais em nossas motos resfriadas a ar. Num carro resfriado a água, ele já ficaria mais viscoso do que o ideal.
Já usei esse óleo 25W-60 quando Jezebel era mais jovem e ela gostou muito. Hoje não uso mais porque fechei com o motul (que é 20W-50, mas desconfio que tenha algum H nisso, porque ele aparenta ser mais viscoso que os outros).
Mas em breve, quando Bél estiver começando a fumar, vou voltar a usar, independente de ser verão ou inverno, porque as folgas do motor vão pedir isso ou então vai ser aquela fumaceira que a gente vê nas motos muito rodadas.
E irei com ele até a hora de fazer o motor.
Um abraço,
Jeff
A viscosidade é medida pela classificação SAE 25W-60, enquanto a categoria de serviço, que é definida pela aditivação, é indicada pela classificação SL.
Quanto maior a viscosidade, mais espesso o óleo; quanto mais elevada a categoria de serviço, melhor o óleo mantém suas propriedades por mais tempo.
Óleos para motores normais geralmente ficam na faixa 15W-40 a 20W-50. Um óleo 20W-50 significa que ele é um óleo 50 à temperatura normal e que não muda tanto de viscosidade em baixas temperaturas, ou seja, ele fica no máximo tão espesso quanto um óleo 20 no inverno (W = winter).
Porque essa classificação não faz muito sentido pra nós no Brasil? Porque somos um país tropical e nossos invernos não são como os de lá no hemisfério norte. Antigamente, até os anos 30 do século passado (não, eu não era nascido...), se você tinha um carro ou moto, e morasse em terras de tio sam, era obrigado a usar um óleo 15 no inverno e um óleo 40 no verão. Isso para o motor, porque câmbio e diferencial sempre usaram óleo 90, beeem mais viscoso.
Com o desenvolvimento desses óleos que não se deixam afetar tanto pela temperatura, a vida ficou mais simples, já que o mesmo óleo pode ser usado independente das condições climáticas. Vai variar um pouco, mas nada que afete o desempenho ou a proteção do motor.
Por que eu usei os óleos 15 e 40 (ou nos dias de hoje, o óleo 15W-40) como exemplo, e não 20 e 50 (20W-50)?
Por que o 20W-50 já seria um óleo muito viscoso para carros ou motos lá nos EUA e Europa. O 20W-50 é um óleo bom para as temperaturas típicas do Brasil. O mesmo motor que o fabricante recomenda 15W-40 na Europa, ele recomenda 20W-50 nos países mais quentes.
O gráfico abaixo ajuda a entender como funciona a coisa:
Já o óleo 25W-60 é ainda mais viscoso, o que já o torna um pouco problemático para ser usado no inverno, mesmo por aqui. Por isso que ele é vendido como "Alta Quilometragem". Sua maior viscosidade o torna mais indicado para motores mais desgastados, já que ele tem maior dificuldade para passar por entre os anéis, e também porque forma uma boa película de óleo nas folgas de um motor já bastante rodado.
Entretanto, nos dias de alto verão em terras brasileiras, ele acaba ficando numa viscosidade muito boa para viajar, ainda mais em nossas motos resfriadas a ar. Num carro resfriado a água, ele já ficaria mais viscoso do que o ideal.
Já usei esse óleo 25W-60 quando Jezebel era mais jovem e ela gostou muito. Hoje não uso mais porque fechei com o motul (que é 20W-50, mas desconfio que tenha algum H nisso, porque ele aparenta ser mais viscoso que os outros).
Mas em breve, quando Bél estiver começando a fumar, vou voltar a usar, independente de ser verão ou inverno, porque as folgas do motor vão pedir isso ou então vai ser aquela fumaceira que a gente vê nas motos muito rodadas.
E irei com ele até a hora de fazer o motor.
Um abraço,
Jeff
Última edição por jeff em Seg Fev 20, 2012 4:25 pm, editado 1 vez(es)
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de Oleo.
Com direito a aula de hitoria e tudo...... Valeu parceiro Jeff, agredecido.
Minha Speed é de 2008, ta novinha ainda pelo menos pelo ano dela.
Mas eu castiguei tanto a bixinha que ela envelheceu precocemente. Ta de fato ta mais barulhenra, bebendo mais....
mas em confições normais ela ta bacaninha, vou pra todo canto.
Vou usar o 25w60 e verificar o funcionamento.....
Vlw Jeff.
Minha Speed é de 2008, ta novinha ainda pelo menos pelo ano dela.
Mas eu castiguei tanto a bixinha que ela envelheceu precocemente. Ta de fato ta mais barulhenra, bebendo mais....
mas em confições normais ela ta bacaninha, vou pra todo canto.
Vou usar o 25w60 e verificar o funcionamento.....
Vlw Jeff.
Speed- Forista
- Número de Mensagens : 229
Idade : 42
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Troca de Oleo.
Aí em Teresina vai funcionar muito bem.
O inverno aí não fica abaixo de 20 graus, correto?
Vi na wikipedia que os meses mais quentes do ano na tua cidade são setembro e outubro, diferente de cá no sul...
Mas experimente e diga o que achou.
Um abraço,
Jeff
PS: acrescentei um gráfico na postagem acima para exemplificar.
O inverno aí não fica abaixo de 20 graus, correto?
Vi na wikipedia que os meses mais quentes do ano na tua cidade são setembro e outubro, diferente de cá no sul...
Mas experimente e diga o que achou.
Um abraço,
Jeff
PS: acrescentei um gráfico na postagem acima para exemplificar.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de Oleo.
Este é o que eu estou usando atualmente e estou gostando Shell Advance AX5
Melhora o desempenho do padrão de motos, ciclomotores.Durante o ciclo de stop-start de viagens regionais, de médio porte motores exigem desempenho de óleo confiável sob uma variedade de condições. Shell Advance AX5 é um óleo ideal para motos padrão graças à sua confiabilidade óleo de alto desempenho que ajuda a proteger e limpar seu motor e prolongar a sua vida.
Principais características do Shell Advance AX5:
Proteção comprovada contra o desgaste trem de válvulas.
Remoção de lamas e depósitos do motor.
Fórmula especial mantém petróleo em série por mais tempo.
RCE Shell Advance de Tecnologia * ajuda a sua moto para realizar o seu potencial de pico e responder ao seu leve toque.
* = RCE Confiabilidade de óleo de desempenho, controle, passeio agradável.
Graus de viscosidade: 20W-50 API SL e JASO MA.
fonte: http://www.shell.com/home/content/products_services/on_the_road/oils_lubricants/motorcycles/find_right_bike_oils/4_stroke_engine_oils/shell_advance_ax5/
Melhora o desempenho do padrão de motos, ciclomotores.Durante o ciclo de stop-start de viagens regionais, de médio porte motores exigem desempenho de óleo confiável sob uma variedade de condições. Shell Advance AX5 é um óleo ideal para motos padrão graças à sua confiabilidade óleo de alto desempenho que ajuda a proteger e limpar seu motor e prolongar a sua vida.
Principais características do Shell Advance AX5:
Proteção comprovada contra o desgaste trem de válvulas.
Remoção de lamas e depósitos do motor.
Fórmula especial mantém petróleo em série por mais tempo.
RCE Shell Advance de Tecnologia * ajuda a sua moto para realizar o seu potencial de pico e responder ao seu leve toque.
* = RCE Confiabilidade de óleo de desempenho, controle, passeio agradável.
Graus de viscosidade: 20W-50 API SL e JASO MA.
fonte: http://www.shell.com/home/content/products_services/on_the_road/oils_lubricants/motorcycles/find_right_bike_oils/4_stroke_engine_oils/shell_advance_ax5/
Convidad- Convidado
Re: Troca de Oleo.
Quanto ta esse oleo da shell amigo?? eu usei por muito tempo o Repsol, troquei por conselho do mecanico pro castrol, mas ja to pensando em voltar, não confio muito no castrol não...
firefox- Guru
- Número de Mensagens : 1365
Idade : 43
Localização : São Paulo SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Troca de Oleo.
Firefox, olhe aqui na minha cidade comprei em um supermercado que costumo fazer compras e o preço estava muito bom, tanto é que comprei 2 litros, foi R$ 12,00 o litro, como vc é de S.Paulo vou te dar uma dica, procure o Walmart pois estive esta semana no Walmart de Marília que fica 75 km aqui de Tupã, e lá tinha, acredito que se tem aqui deve ter na rede de lojas ai de S.Paulo, não cheguei ver o valor mas não deve ser muito diferente.
https://dafra.forumeiros.com/viewimage.forum?u=https://2img.net/r/ihimizer/img28/5237/dsc02990t.jpg
https://dafra.forumeiros.com/viewimage.forum?u=https://2img.net/r/ihimizer/img28/5237/dsc02990t.jpg
Convidad- Convidado
Re: Troca de Oleo.
Deixa so eu colocar aki pro pessoas, o oleo dentro do Extra supermercado eh um preço, porem no posto do proprio extra, dentro do proprio supermercado eh mais em conta, por que sera
ALLT- Forista
- Número de Mensagens : 467
Idade : 37
Localização : Sorocaba - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
Re: Troca de Oleo.
seguindo as dicas coloquei 1,3 litro de óleo quando fiz a troca dos 10000km e os engates de marcha ficaram melhores
andré- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 67
Idade : 39
Localização : são paulo - são paulo
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 29/05/2012
Re: Troca de Oleo.
Hoje aconteceu algo engraçado e acho que se encaixa contar aqui.
Estava chegando no estacionamento um pouco atrás do dono de uma kawasaki que também estava estacionada ali. Estranhei que ele passou olhando para a Jezebel com um olhar assim meio diferente. Sabe aquela virada de pescoço para continuar olhando?
Cheguei e fiquei na minha, ele puxou assunto:
"Tive uma dessas!"
Tava explicado... Aí começamos a bater papo. De cara perguntei pra ele:
"Conhece a manha do óleo ou caiu no conto da dafra?"
"Caí duas vezes..."
"Como assim?"
"É 1,2 litro, né? Só fiquei sabendo depois. O motor fundiu duas vezes. Aí desisti. Até pensei em comprar aquela tipo ninja da dafra, mas comprei essa aqui."
Está resumido, mas essencialmente foi isso.
Por 250 ml de óleo, a dafra perdeu de vender uma roadwin.
Um abraço,
Jeff
Estava chegando no estacionamento um pouco atrás do dono de uma kawasaki que também estava estacionada ali. Estranhei que ele passou olhando para a Jezebel com um olhar assim meio diferente. Sabe aquela virada de pescoço para continuar olhando?
Cheguei e fiquei na minha, ele puxou assunto:
"Tive uma dessas!"
Tava explicado... Aí começamos a bater papo. De cara perguntei pra ele:
"Conhece a manha do óleo ou caiu no conto da dafra?"
"Caí duas vezes..."
"Como assim?"
"É 1,2 litro, né? Só fiquei sabendo depois. O motor fundiu duas vezes. Aí desisti. Até pensei em comprar aquela tipo ninja da dafra, mas comprei essa aqui."
Está resumido, mas essencialmente foi isso.
Por 250 ml de óleo, a dafra perdeu de vender uma roadwin.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de Oleo.
jeff escreveu:Hoje aconteceu algo engraçado e acho que se encaixa contar aqui.
Estava chegando no estacionamento um pouco atrás do dono de uma kawasaki que também estava estacionada ali. Estranhei que ele passou olhando para a Jezebel com um olhar assim meio diferente. Sabe aquela virada de pescoço para continuar olhando?
Cheguei e fiquei na minha, ele puxou assunto:
"Tive uma dessas!"
Tava explicado... Aí começamos a bater papo. De cara perguntei pra ele:
"Conhece a manha do óleo ou caiu no conto da dafra?"
"Caí duas vezes..."
"Como assim?"
"É 1,2 litro, né? Só fiquei sabendo depois. O motor fundiu duas vezes. Aí desisti. Até pensei em comprar aquela tipo ninja da dafra, mas comprei essa aqui."
Está resumido, mas essencialmente foi isso.
Por 250 ml de óleo, a dafra perdeu de vender uma roadwin.
Um abraço,
Jeff
Ponto para Kawa!
Dan Floripa- Guru
- Número de Mensagens : 4118
Idade : 44
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010
Re: Troca de Oleo.
jeff escreveu:Hoje aconteceu algo engraçado e acho que se encaixa contar aqui.
Estava chegando no estacionamento um pouco atrás do dono de uma kawasaki que também estava estacionada ali. Estranhei que ele passou olhando para a Jezebel com um olhar assim meio diferente. Sabe aquela virada de pescoço para continuar olhando?
Cheguei e fiquei na minha, ele puxou assunto:
"Tive uma dessas!"
Tava explicado... Aí começamos a bater papo. De cara perguntei pra ele:
"Conhece a manha do óleo ou caiu no conto da dafra?"
"Caí duas vezes..."
"Como assim?"
"É 1,2 litro, né? Só fiquei sabendo depois. O motor fundiu duas vezes. Aí desisti. Até pensei em comprar aquela tipo ninja da dafra, mas comprei essa aqui."
Está resumido, mas essencialmente foi isso.
Por 250 ml de óleo, a dafra perdeu de vender uma roadwin.
Um abraço,
Jeff
Hey Jeff, boa tarde...
Vejo que vc é um divulgador da quantidade ideal de óleo nas 150cc da Dafra.
Gostaria até de te agradecer pela dica - Obrigado! - afinal minha speed está com 1 ano e tenho usado o nível de óleo entre 1.200 ml/1.300ml.
Como a diferença entre o ideal e o indicado pela DAFRA foi descoberto? E quem identificou a discrepância???
Abraço!
Gabriel Nogueira- Forista
- Número de Mensagens : 175
Idade : 36
Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
Re: Troca de Oleo.
Olá, Gabriel
Procuro avisar todo mundo que encontro, é uma ótima maneira de fazer amigos!
Na verdade, quem descobriu que a quantidade de óleo das speed estava errada foi o Tuco Benedito, um dos primeiros frequentadores do fórum. Infelizmente, talvez pela estrutura de organização do fórum, acho que as pessoas não consultam as Dicas Úteis, ficam só nos assuntos em evidência.
O link é este aqui:
https://dafra.forumeiros.com/t97-como-medir-o-nivel-de-oleo-da-speed
Naquela época eu ainda estava no consórcio de uma speed, não prestei muita atenção a isso. Com o tempo começaram a aparecer muitas reclamações de problemas de câmbio na kansas, seção do fórum que comecei a frequentar com mais constância, e nem lembrava mais do que o Tuco havia postado.
Mas sabia que óleo baixo dava esses sintomas, minha primeira cg zero km (há 30 anos) começava a dar os mesmos problemas de câmbio duro quando o óleo afinava e baixava, então comecei a sugerir para o pessoal colocar um pouco a mais de óleo para ver se melhorava.
O pessoal das kansas que experimentou acabou redescobrindo que o certo era colocar no mínimo 1,2 litro de óleo, todo mundo gostou, mas mesmo assim os problemas continuaram a acontecer, como o caso do Paulinho Alma, que teve o motor travado 2 vezes na rodovia.
Um dia acabei comprando a Jezebel de um amigo aqui do fórum... sucedeu que acabei tendo problemas com o nível de óleo logo de cara, aí a charada acabou sendo matada de vez.
Essa história eu conto aqui:
https://dafra.forumeiros.com/t2106-o-novo-avatar
Depois disso ainda quebramos a cabeça, até todos descobrirmos como funcionava o visor do nível de óleo:
https://dafra.forumeiros.com/t2998-visor-do-nivel-de-oleo-nao-funcionando
E o Samio fez um ótimo tutorial a respeito com um filme ilustrando o procedimento numa speed, mas é idêntico na kansas:
https://dafra.forumeiros.com/t3763-tutorial-verificando-o-nivel-de-oleo-na-speed-pelo-visor-lateral
O triste é que bastava ter lido o manual do proprietário e fazer exatamente o procedimento descrito ali, como fez o Tuco, 4 anos atrás.
Fazendo isso, você constata que as motos tiradas da revisão com 1 litro de óleo já saem da concessionária sem o óleo suficiente para sujar a vareta. Coisa absurda.
Então não perco a chance de dizer que 1,2 litro é o mínimo, o ideal é 1,3 litro, porque se o nível abaixar por conta do consumo natural, você ainda está acima do limite até repor o que falta.
O Paulinho usava 1,2 litro de um óleo ruim e o motor dele travou, então o importante mesmo é não descuidar do nível, porque o consumo aumenta junto com a quilometragem da moto.
Um abraço,
Jeff
Procuro avisar todo mundo que encontro, é uma ótima maneira de fazer amigos!
Na verdade, quem descobriu que a quantidade de óleo das speed estava errada foi o Tuco Benedito, um dos primeiros frequentadores do fórum. Infelizmente, talvez pela estrutura de organização do fórum, acho que as pessoas não consultam as Dicas Úteis, ficam só nos assuntos em evidência.
O link é este aqui:
https://dafra.forumeiros.com/t97-como-medir-o-nivel-de-oleo-da-speed
Naquela época eu ainda estava no consórcio de uma speed, não prestei muita atenção a isso. Com o tempo começaram a aparecer muitas reclamações de problemas de câmbio na kansas, seção do fórum que comecei a frequentar com mais constância, e nem lembrava mais do que o Tuco havia postado.
Mas sabia que óleo baixo dava esses sintomas, minha primeira cg zero km (há 30 anos) começava a dar os mesmos problemas de câmbio duro quando o óleo afinava e baixava, então comecei a sugerir para o pessoal colocar um pouco a mais de óleo para ver se melhorava.
O pessoal das kansas que experimentou acabou redescobrindo que o certo era colocar no mínimo 1,2 litro de óleo, todo mundo gostou, mas mesmo assim os problemas continuaram a acontecer, como o caso do Paulinho Alma, que teve o motor travado 2 vezes na rodovia.
Um dia acabei comprando a Jezebel de um amigo aqui do fórum... sucedeu que acabei tendo problemas com o nível de óleo logo de cara, aí a charada acabou sendo matada de vez.
Essa história eu conto aqui:
https://dafra.forumeiros.com/t2106-o-novo-avatar
Depois disso ainda quebramos a cabeça, até todos descobrirmos como funcionava o visor do nível de óleo:
https://dafra.forumeiros.com/t2998-visor-do-nivel-de-oleo-nao-funcionando
E o Samio fez um ótimo tutorial a respeito com um filme ilustrando o procedimento numa speed, mas é idêntico na kansas:
https://dafra.forumeiros.com/t3763-tutorial-verificando-o-nivel-de-oleo-na-speed-pelo-visor-lateral
O triste é que bastava ter lido o manual do proprietário e fazer exatamente o procedimento descrito ali, como fez o Tuco, 4 anos atrás.
Fazendo isso, você constata que as motos tiradas da revisão com 1 litro de óleo já saem da concessionária sem o óleo suficiente para sujar a vareta. Coisa absurda.
Então não perco a chance de dizer que 1,2 litro é o mínimo, o ideal é 1,3 litro, porque se o nível abaixar por conta do consumo natural, você ainda está acima do limite até repor o que falta.
O Paulinho usava 1,2 litro de um óleo ruim e o motor dele travou, então o importante mesmo é não descuidar do nível, porque o consumo aumenta junto com a quilometragem da moto.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de Oleo.
Beleza Jeff...
Valeu pelo retorno... Realmente vemos muitas dicas úteis aqui no Fórum... Um excelente canal para proprietários da DAFRA...
Abraço!!!
Valeu pelo retorno... Realmente vemos muitas dicas úteis aqui no Fórum... Um excelente canal para proprietários da DAFRA...
Abraço!!!
Gabriel Nogueira- Forista
- Número de Mensagens : 175
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Localização : São Vicente - SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 05/01/2012
troca de óleo
Renatinho ou Jeff, falando em troca de óleo eu sempre ouvi falar que se troca óleo de moto pelo menos as de ate 250cc de 1000 em 1000 , agora tem os sintéticos que podem ser + duráveis, + o problema não é a durabilidade o óleo com o passar do tempo vai afinando quando quente perdendo as propriedades de lubrificação eu não tenho frescuras com marca pois troco quase todas as veses de 1000 em 1000 KM , agora esse mês meu cunhado precisou da moto o carro que ele trabalha tá na oficina pois já tem uns 20 dias que ele levou minha preta eu não tinha trocado o óleo delaia fazer uns 2 meses já estava com + de 1500 rodados, Domingo passei na casa dele e por um acaso perguntei se ele havia trocado o óleo coisa que depois eu já tinha avisado para trocar ele disse que não, dei uma olhada por aquele olho que fica na parte lateral do motor para ver o nível, ai tive a surpresa, tá abaixo da metade verifiquei com a vareta e cosntatei tá na ultima marcação de cima para baixo ou seja no final da vareta,P>Q>P! jeff na sua experiência será que vou perder meu motor, e agora o que faço depois que ele entregar mesmo já com óleo novo, devo mandar dá uma olhada no motor? e mandar a conta para aquele F. D.P?jeff escreveu:Renatinho,
Essa quilometragem de 1000 km eu acho muito pouco.
Eu acredito que um óleo feito para aguentar 5000 km no motor de um carro pode rodar uns 2000 km no motor de uma moto, sem prejuízo da qualidade. Mas aí vai do gosto de cada um, a despesa com óleo não chega a ser proibitiva para ninguém e ele acaba sendo reciclado mesmo.
O recomendável é sempre seguir as instruções do manual do proprietário.
Um abraço,
Jeff
Marcelão- Novato Avançado
- Número de Mensagens : 51
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/01/2011
Re: Troca de Oleo.
Marcelão,
O que você tem que fazer é conferir o nível do óleo pelo procedimento correto.
A frio, ligando o motor por 1 a 2 minutos no máximo, desligando e aí sim conferindo o nível pelo visor com a moto bem nivelada no cavalete central.
Se nessas condições o nível do óleo estava abaixo da metade do visor, problema nenhum, basta completar até passar da metade, chegando no máximo até a marca H (uns 3/4 do visor).
Se você simplesmente olhou o nível com a moto parada há muito tempo e o nível estava na metade, ao medir corretamente você vai descobrir que está faltando muito óleo.
De qualquer maneira, agora não há mais o que fazer. O que era para ser comprometido já o foi, e você só vai descobrir isso com o tempo. Sintomas: sua moto vai começar a queimar óleo ou o câmbio vai começar a dar problema.
Sugiro que não se preocupe com isso, simplesmente continue a abastecer sua moto até atingir o nível correto, confira o nível todos os dias pela manhã exatamente conforme o procedimento descrito no manual do proprietário. O fato de eventualmente ter rodado com óleo baixo por algum tempo não oferece riscos, o travamento do motor só acontece com óleo baixo.
Um abraço, e boa sorte,
Jeff
O que você tem que fazer é conferir o nível do óleo pelo procedimento correto.
A frio, ligando o motor por 1 a 2 minutos no máximo, desligando e aí sim conferindo o nível pelo visor com a moto bem nivelada no cavalete central.
Se nessas condições o nível do óleo estava abaixo da metade do visor, problema nenhum, basta completar até passar da metade, chegando no máximo até a marca H (uns 3/4 do visor).
Se você simplesmente olhou o nível com a moto parada há muito tempo e o nível estava na metade, ao medir corretamente você vai descobrir que está faltando muito óleo.
De qualquer maneira, agora não há mais o que fazer. O que era para ser comprometido já o foi, e você só vai descobrir isso com o tempo. Sintomas: sua moto vai começar a queimar óleo ou o câmbio vai começar a dar problema.
Sugiro que não se preocupe com isso, simplesmente continue a abastecer sua moto até atingir o nível correto, confira o nível todos os dias pela manhã exatamente conforme o procedimento descrito no manual do proprietário. O fato de eventualmente ter rodado com óleo baixo por algum tempo não oferece riscos, o travamento do motor só acontece com óleo baixo.
Um abraço, e boa sorte,
Jeff
jeff- Jedi
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Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de Oleo.
Conselho: Troca esse Oleo, coloca no minimo 1300mls de um Oleo bom, recomendo Yamalube, e fique atento nos proximos dias se ela não ta fumando e na proxima troca, verifica quanto de oleo vc vai tirar!!
firefox- Guru
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008
Re: Troca de Oleo.
Hoje coloquei 1,300ml de óleo pela primeira vez, e amanhã vou testar
guegonet- Forista
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Data de inscrição : 09/05/2012
Re: Troca de Oleo.
Pense como a moto ficou horrível ! ruim de trocar de marcha, o motor ficou amarrado , vou retirar uns 100 ml, pra testar , lembrando que sempre usei 1 litro e a moto estava boa
guegonet- Forista
- Número de Mensagens : 109
Idade : 37
Localização : Parnamirim RN
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/05/2012
Re: Troca de Oleo.
Ok,
Sua moto piorou com a quantidade certa de óleo, né?
Faz de conta que eu acredito.
Não esqueça de postar aqui quando o motor de sua moto abrir o bico.
Um abraço,
Jeff
Sua moto piorou com a quantidade certa de óleo, né?
Faz de conta que eu acredito.
Não esqueça de postar aqui quando o motor de sua moto abrir o bico.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de Oleo.
Sério mesmo Jeff, preciso mentir não, coloquei 1,300ml, vou remover 100ml e testar novamente, ficou muito ruim a troca de marcha .
guegonet- Forista
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Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 09/05/2012
Re: Troca de Oleo.
Gueguonet,
A única possibilidade que vejo é que você não escoou completamente o óleo do motor.
Só percebo o motor ficando um pouco amarrado quando coloco 1,4 litro de óleo (mas depois de escoar bem o óleo do motor).
Se havia óleo remanescente lá dentro (uns 200 ml), aí no seu caso o total ficou em 1500 ml, vai amarrar mesmo, tem que tirar o excesso.
Todo mundo se liga demais na quantidade, o certo é se pautar pelo nível.
Fazer isso é muito simples:
Fez a troca, coloca 1 litro de óleo, liga e desliga o motor, e aí vai completando até chegar no nível certo da vareta ou do visor. Invariavelmente, todas as vezes que eu troquei o óleo, precisei colocar 300 ml.
Boa sorte,
Jeff
A única possibilidade que vejo é que você não escoou completamente o óleo do motor.
Só percebo o motor ficando um pouco amarrado quando coloco 1,4 litro de óleo (mas depois de escoar bem o óleo do motor).
Se havia óleo remanescente lá dentro (uns 200 ml), aí no seu caso o total ficou em 1500 ml, vai amarrar mesmo, tem que tirar o excesso.
Todo mundo se liga demais na quantidade, o certo é se pautar pelo nível.
Fazer isso é muito simples:
Fez a troca, coloca 1 litro de óleo, liga e desliga o motor, e aí vai completando até chegar no nível certo da vareta ou do visor. Invariavelmente, todas as vezes que eu troquei o óleo, precisei colocar 300 ml.
Boa sorte,
Jeff
jeff- Jedi
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Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: Troca de Oleo.
Pergunta:
Você está colocando a moto no cavalete central para fazer as medições?
Você está colocando a moto no cavalete central para fazer as medições?
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
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Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
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