FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

+13
lord_nyo
Dan Floripa
L340
Cassius
wandao.a
Edu Clown
Anderson Rodrigues
Ailton e Karina
Hiago123
cristianobj470
jehvih
SergioSSR
oalexandre
17 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Edu Clown Qua Jul 13, 2011 11:43 am

Tô pensando em colocar LED no stop e deixa a cor da lampada do velocimetro vermelha! Será que tem essa cor? Não saco muito disso ( como não saco de muita coisa xD ) Pena que não dá pra colocar no marcador de marchas né? =/ Ia ficar MUITO show Cool
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Convidad Qua Jul 13, 2011 12:07 pm

EduClown escreveu:Tô pensando em colocar LED no stop e deixa a cor da lampada do velocimetro vermelha! Será que tem essa cor? Não saco muito disso ( como não saco de muita coisa xD ) Pena que não dá pra colocar no marcador de marchas né? =/ Ia ficar MUITO show Cool

Opa,

Com relação a cor. aqui em SP se encontra tudo que é cor Azul, Amarelo, Branco, Vermelho, Verde e por aí vai.... acredito que por aí não seja diferente não.

Mas, uma vez que exista variações de tamanho da própria ESMAGADINHA recomendo que tire uma das lâmpadas (no painel "velocímetro" são três) e a leve em mãos no ato em que for comprar os LEDs.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando leds no velocímetro da Kansas.

Mensagem  wandao.a Qua Jul 13, 2011 8:54 pm

EduClown escreveu:Tô pensando em colocar LED no stop e deixa a cor da lampada do velocimetro vermelha! Será que tem essa cor? Não saco muito disso ( como não saco de muita coisa xD ) Pena que não dá pra colocar no marcador de marchas né? =/ Ia ficar MUITO show Cool

Edu, pelo que vi na postagem anterior do Anderson ele colocou no marcador de marcha também.

"Coloquei 3 no Velocímetro e as duas q sobrou eu colokei no marcador de Marcha, na 1º e 5º marcha." by Anderson
wandao.a
wandao.a
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1075
Idade : 35
Localização : Santa Bárbara d'Oeste - SP
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 11/08/2008

http://wilddogs40.wix.com/wd40

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Edu Clown Qui Jul 14, 2011 11:59 am

Valeu pela dica Edifrans Smile
E wandao, eu nem tinha percebido isso,rs. Vou ver se acho por aqui a vermelha =D
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Cassius Seg Out 24, 2011 12:37 pm

Tem um nome mais especifico que "led para painel de carro" para procurar tais leds???

é a tal lampada led pingo esmagada?
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Convidad Seg Out 24, 2011 1:02 pm

Cassius, o padawan! escreveu:Tem um nome mais especifico que "led para painel de carro" para procurar tais leds???

é a tal lampada led pingo esmagada?

Opa,

Acássius, as lâmpadas do painel de nossas Kansas, aqui em Sto. André são conhecidas como "ESMAGADINHAS". Seja lâmpada ou LED.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  L340 Sex Out 28, 2011 12:26 am

Depois de algum tempo dois dos 3 LEDs brancos que eu havia instalado no painel começaram a piscar, nada problemático, mas apurrinhava, daí substituí por LEDs vermelhos.
Primeiro ficaram fortes demais, pois eram Leds de Mouses Ópticos, então eu tive a idéia de coloca-los apontado para o lado. Ficou até que legal, mas o tamanho deles dificultou que ficassem de lado. Ainda tem o fato de o ponteiro ser vermelho, então o contraste era mínimo.
Então comprei 6 unidades de LEDs de alto brilho de 3mm, soldei um sobre o outro e de costas um para o outro, dessa forma:
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00052
O principal problema de usar LEDs em paineis, é que o foco dele é direcionado unicamente para frente, então fica muito forte logo na frente do LED e no restante deixa a desejar.
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00056
Porém, quando olhamos de lado, o brilho é bem menos intenso:
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00055
Colocando dois LEDs,
dessa forma, temos
iluminação para dois
sentidos que serão
refletivos na parte
interna do Painel, o
resultado é esse.
Contra esse:
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00057Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC02725
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00069Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC02735b-1
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Cassius Sex Out 28, 2011 6:25 am

Muitro bom!
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Convidad Sex Out 28, 2011 7:38 am

Opa,

Leão na minha motoca (nem sei se você já viu, mas faz tempo que tenho) o painel é iluminado com LED (imitação da lâmpada) na cor azul. A noite me incomodava um bocado pois eram muito fortes e ficavam desviando a atenção, enfim, incomodavam mesmo (ainda mais eu que sou Mrs. Magoo). Sabe como resolvi isso.

Parei numa dessas lojas de tunning e insul-film e "comprei" (o cara nem cobrou) um pedaço de insul-film. Recortei ele +ou- no desenho da parte branca do painel da motoca "C" e colei sobre o painel. Durante o dia não fica muito escuro (consigo enxergar e anoite a iluminação não incomoda mais.

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Fotoqh
Não ficou LINNNDO, mas foi mais fácil que ter que abrir novamente o velocímetro (ou ficar teimando com as luzes "que queimam direto")


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Dan Floripa Sex Out 28, 2011 7:53 am

L340 escreveu:Depois de algum tempo dois dos 3 LEDs brancos que eu havia instalado no painel começaram a piscar, nada problemático, mas apurrinhava, daí substituí por LEDs vermelhos.
Primeiro ficaram fortes demais, pois eram Leds de Mouses Ópticos, então eu tive a idéia de coloca-los apontado para o lado. Ficou até que legal, mas o tamanho deles dificultou que ficassem de lado. Ainda tem o fato de o ponteiro ser vermelho, então o contraste era mínimo.
Então comprei 6 unidades de LEDs de alto brilho de 3mm, soldei um sobre o outro e de costas um para o outro, dessa forma:
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00052
O principal problema de usar LEDs em paineis, é que o foco dele é direcionado unicamente para frente, então fica muito forte logo na frente do LED e no restante deixa a desejar.
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00056
Porém, quando olhamos de lado, o brilho é bem menos intenso:
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00055
Colocando dois LEDs,
dessa forma, temos
iluminação para dois
sentidos que serão
refletivos na parte
interna do Painel, o
resultado é esse.
Contra esse:
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00057Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC02725
Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC00069Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Th_DSC02735b-1

Bem pensado!
Ficou uma boa iluminação!!

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Dan Floripa Sex Out 28, 2011 7:54 am

Edifrans escreveu:Opa,

Leão na minha motoca (nem sei se você já viu, mas faz tempo que tenho) o painel é iluminado com LED (imitação da lâmpada) na cor azul. A noite me incomodava um bocado pois eram muito fortes e ficavam desviando a atenção, enfim, incomodavam mesmo (ainda mais eu que sou Mrs. Magoo). Sabe como resolvi isso.

Parei numa dessas lojas de tunning e insul-film e "comprei" (o cara nem cobrou) um pedaço de insul-film. Recortei ele +ou- no desenho da parte branca do painel da motoca "C" e colei sobre o painel. Durante o dia não fica muito escuro (consigo enxergar e anoite a iluminação não incomoda mais.

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Fotoqh
Não ficou LINNNDO, mas foi mais fácil que ter que abrir novamente o velocímetro (ou ficar teimando com as luzes "que queimam direto")


Abraço,


Bem mais prático em Edi!!

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Convidad Sex Out 28, 2011 8:08 am

Dan Floripa escreveu:
Edifrans escreveu:Opa,

Leão na minha motoca (nem sei se você já viu, mas faz tempo que tenho) o painel é iluminado com LED (imitação da lâmpada) na cor azul. A noite me incomodava um bocado pois eram muito fortes e ficavam desviando a atenção, enfim, incomodavam mesmo (ainda mais eu que sou Mrs. Magoo). Sabe como resolvi isso.

Parei numa dessas lojas de tunning e insul-film e "comprei" (o cara nem cobrou) um pedaço de insul-film. Recortei ele +ou- no desenho da parte branca do painel da motoca "C" e colei sobre o painel. Durante o dia não fica muito escuro (consigo enxergar e anoite a iluminação não incomoda mais.

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Fotoqh
Não ficou LINNNDO, mas foi mais fácil que ter que abrir novamente o velocímetro (ou ficar teimando com as luzes "que queimam direto")


Abraço,


Bem mais prático em Edi!!

Abraço!

Dan.

Opa,

Até a preguiça tem seu lado bom!
kkkkk


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Dan Floripa Sex Out 28, 2011 8:18 am




Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz é verdade Edi!!Razz Razz Razz Razz
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  L340 Sex Out 28, 2011 12:00 pm

Edi, eu lembro de você dizendo que faria isso, na verdade eu assisti o nascimento da idéia, deu até pra ver uma lâmpada sobre a sua cabeça :-)
Só não sabia que você tinha feito e ficou bacana.
Eu pensei nessa sua idéia, mas, eu já precisava trocar dois dos LEDs, então parti para a solda e tudo mais.
Uma dica, se suportam calor, façam esse tipo de coisa nessa época do ano, o ferro de solda parece que está na ladeira Razz
Se não, façam no frio, assim o ferro de solda ajuda a esquentar.
E olha que é o de 30, imagina se fosse o de 80...
Eu ia fazer o break Light do bauleto, mas que nada, deixa para um dia frio.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Cassius Sex Out 28, 2011 12:20 pm

Em trindade no encontro anual dos WD±40 vocês precisam me ensinar essas paradas.... (não a soldar e trocar lâmpadas, mas os esquemas, onde liga o que para transformar um led em break light, farol auxiliar, etc, me mostrem so onde tem que ir o que, quem encaixa em quem, ai em casa eu me viro no por onde passará e onde ficara preso)
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Convidad Sex Out 28, 2011 1:30 pm

L340 escreveu:Edi, eu lembro de você dizendo que faria isso, na verdade eu assisti o nascimento da idéia, deu até pra ver uma lâmpada sobre a sua cabeça :-)
Só não sabia que você tinha feito e ficou bacana.
Eu pensei nessa sua idéia, mas, eu já precisava trocar dois dos LEDs, então parti para a solda e tudo mais.
Uma dica, se suportam calor, façam esse tipo de coisa nessa época do ano, o ferro de solda parece que está na ladeira Razz
Se não, façam no frio, assim o ferro de solda ajuda a esquentar.
E olha que é o de 30, imagina se fosse o de 80...
Eu ia fazer o break Light do bauleto, mas que nada, deixa para um dia frio.

Opa,

Pois é Leão, foi naquele dia mesmo (Voltando de Americana néh!?!?!?). A idéia inicial era colocar insul-film em todo o painel (pra ficar uma coisa só).
Até fiz isso, só que em dias nublados não enchergava nada. Daí otimizei o insul-film restringindo-o a apenas a parte que ofuscava.
Digo a você, ficou uma beleza em termos de uso.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  L340 Sex Out 28, 2011 3:11 pm

Cassius, o padawan! escreveu:Em trindade no encontro anual dos WD±40 vocês precisam me ensinar essas paradas.... (não a soldar e trocar lâmpadas, mas os esquemas, onde liga o que para transformar um led em break light, farol auxiliar, etc, me mostrem so onde tem que ir o que, quem encaixa em quem, ai em casa eu me viro no por onde passará e onde ficara preso)
Olha, o que eu souber eu tiro suas dúvidas a respeito das lâmpadas e tudo mais, mas mas na parte do quem encaixa em quem estou fora.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Cassius Seg Out 31, 2011 6:28 am

po**a, acabei esquecendo de falar lá, depois das mordidas e goles... (mordida do pit bull da lan house e goles na vodka/conhaque/amarula/charope de milho/cerva) mas qual é o diabo da lampada que eu uso, fui pedir uma lampada "esmagadinha" nas lojas aqui e ninguém sabia qual era, digo, esmagadinha tem, mas tem 3 tamanhos diferentes... e led que é bom ninguém tinha também, passei por 3 lojas diferentes.
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  L340 Seg Out 31, 2011 7:57 am

Cara, eu tenho alguns links de lojas que vendem essa esmagadinha já em Led.
Depois que postar todas as histórias, aventuras e etc, eu procuro e te passo.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty leds

Mensagem  lord_nyo Qui Nov 10, 2011 5:01 pm

Olas

Aki em Bh foi facil axar os leds certos... Cool
E com este Otimo Tutorial ficou facil instalar eles.

agradeço ao colega por disponibilizar informação tão valiosa e util a todos nós.

Otimo Tutorial!

Parabens Smile Smile Smile
lord_nyo
lord_nyo
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 575
Idade : 39
Localização : Betim Minas Gerais
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 15/08/2010

http://www.flogao.com.br/kikonyo

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Cassius Sex Nov 11, 2011 5:26 am

Bem, eu abri o "painel" e vi o tamanho certo da lampada. agora fica mais fácil.
Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  L340 Sex Nov 11, 2011 7:49 am

as aspas deveriam estar em "abri", não "painel" hehehhehehe
Poxa cara, acabei esquecendo desse assunto, se não achar por aí, me avise que tem um auto peças aqui perto que deve ter.
Ah, vi uma coisa legal na lâmpada do painel da Intruder que pode nos ser útil.
Ela tem uma treco no topo dela que impede da luz ir direto no foco e espalha para os lados, tipo o que tem na ponta da lâmpada do farol.
Tanto que ela usa uma única lâmpada para cada lado do painel.
Então, e se colar um pedaço pequeno de papel alumínio no topo do led? Será que teríamos um efeito de espalhar a luz?
Pensei em fazer esses pedaços com furador de papel.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Convidad Sex Nov 11, 2011 8:02 am

Cassius, o padawan! escreveu:Bem, eu abri o "painel" e vi o tamanho certo da lampada. agora fica mais fácil.

Opa,

Já que abriu o painel só espero que tenha ficado com uma dessas lâmpadas (que lá estão) em mãos, pois existe uma grande variação de tamanhos e todos eles são bem próximos. Facilmente pode acntecer de comprar uma na "certeza" que serve e na hora H não servir.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Convidad Sex Nov 11, 2011 8:04 am

L340 escreveu:
Então, e se colar um pedaço pequeno de papel alumínio no topo do led? Será que teríamos um efeito de espalhar a luz?
Pensei em fazer esses pedaços com furador de papel.

Opa,

Ótima idéia Leão!
Um dos Leds do painel da minha motoca esta com mal contato (portanto terei que "abrir" o painel pra arrumar). Aproveitarei o ensejo e farei essa experiência.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Edu Clown Sex Nov 11, 2011 9:39 am

Parece que na cc daqui tem a lâmpada pro painel já na cor vermelha (cor que eu quero). Se o vendedor falou a verdade, então acredito que possa ter em outras cores né?!
Vou ver melhor com ele e falo com vocês.
Abraços
Edu Clown
Edu Clown
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1007
Idade : 34
Localização : Paragominas - PA
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando Leds no velocimetro da Kansas. - Página 2 Empty Re: Instalando Leds no velocimetro da Kansas.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos