filtro de ar
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jeff
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filtro de ar
Ainda não vi ninguém aqui comentando sobre a importância de se manter o filtro de ar limpo.
Fundamental para impedir a entrada de poeira no motor, o filtro precisa estar em boas condições de limpeza para permitir um fluxo adequado de ar para o motor.
Se estiver obstruído, menos ar entrará no motor com a mesma aplicação do acelerador, e haverá a tendência de o motor sugar mais combustível, resultando em perda de desempenho com maior consumo.
Não improvise na manutenção do filtro, siga as recomendações do manual. E nem sequer pense em andar sem filtro.
Alguém aqui já deu uma olhada nesse item?
Um abraço,
Jeff
Fundamental para impedir a entrada de poeira no motor, o filtro precisa estar em boas condições de limpeza para permitir um fluxo adequado de ar para o motor.
Se estiver obstruído, menos ar entrará no motor com a mesma aplicação do acelerador, e haverá a tendência de o motor sugar mais combustível, resultando em perda de desempenho com maior consumo.
Não improvise na manutenção do filtro, siga as recomendações do manual. E nem sequer pense em andar sem filtro.
Alguém aqui já deu uma olhada nesse item?
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
No meu caso Jeff, ã moto é relativamente nova, (3.000kms), segunda revisão em andamento, certamente irão trocar o filtro. Acredito que todos estejam na mesma situação, ou seja, como a moto ainda é relativamente nova, com revisões com 1000 kms, 2000kms, ainda não falaram sobre isso.
Não que isso impeça do piloto sempre verificar se está tudo em ordem antes de sair ou quando estiver dando um trato na maquina.
Não que isso impeça do piloto sempre verificar se está tudo em ordem antes de sair ou quando estiver dando um trato na maquina.
Re: filtro de ar
Essa é a idéia, não se deve descuidar disso só porque a moto está na garantia e/ou no intervalo entre revisões.
Um abraço,
Jeff
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
Opa, realmente é algo importante!!!!
Agora eu acho que apenas vão limpar e dar uma nova embebida em óleo, filtro de espuma dura enormes períodos se não me engano...
Agora eu acho que apenas vão limpar e dar uma nova embebida em óleo, filtro de espuma dura enormes períodos se não me engano...
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: filtro de ar
Esse enorme é relativo... pega uma estradinha de terra das boas para ver como fica o danado...
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
É, realmente Jeff, mas teoricamente a dafra não é nem pra pegar estradão de terra.... Espero eu que ela ande na boa em um estradão mas não é pra isso mesmo...
Agora andando normalmente em estrada e cidade ela deve rodar uns 20mil Km no mínimo pra poder trocar o filtro!
Agora andando normalmente em estrada e cidade ela deve rodar uns 20mil Km no mínimo pra poder trocar o filtro!
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: filtro de ar
Opa... trocar é uma coisa, limpar é outra... se esse filtro da dafra é de espuma, precisa ser limpo, lavado e embebido em óleo periodicamente... esperar 20 mil km não vai ser bom para seu motor.
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
E quanto ao estradão de terra, eu também não pretendo. Mas escrevo para alertar algum colega que precise. Afinal, nosso Brasilzão ainda tem muito chão para asfaltar. Sem contar das estradas que têm mais buraco (e poeira) que asfalto...
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
Ae Jeff você me entendeu mal, eu quis dizer que trocar com certeza vai ser no mínimo depois dos 20mil Km, agora a limpeza e embebe-lo em óleo tem que ser de uns 3-8mil Km de periodicidade de acordo com o uso. No manual deve ter uma indicação média de Kmetragem.
marcelo_rsb- Membro Senior
- Número de Mensagens : 515
Idade : 36
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: filtro de ar
Agora tá belê!
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
Marcelo, eu acho que o filtro não se troca, dê uma olhada no manual, pq no meu manul diz que é só limpar e embeber em óleo.Marcelo Soares Calçada escreveu:No meu caso Jeff, ã moto é relativamente nova, (3.000kms), segunda revisão em andamento, certamente irão trocar o filtro. Acredito que todos estejam na mesma situação, ou seja, como a moto ainda é relativamente nova, com revisões com 1000 kms, 2000kms, ainda não falaram sobre isso.
Não que isso impeça do piloto sempre verificar se está tudo em ordem antes de sair ou quando estiver dando um trato na maquina.
coyote de dafra- Novato
- Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/08/2008
Re: filtro de ar
Boas Dicas, Valeu Jeff e Marcelo RSB.
Cada vez aprendendo mais com vcs.
Eu sou do tipo que não lê manual nem com reza brava. O manual deveria vir em DVD para a gente assistir as dicas e as recomendações. Eles poderiam bolar uma espécie de filme e passando tudo que eles escrevem no manual em filmes explicativos para o pessoal.
Aí sim, um montão de gente iria ler, digo assistir e entender sobre os produtos que compram.
Ainda bem que temos amigos mais interados no assunto para compartilhar essas dicas uteis.
Ah!... pelo que eu entendi, O Jeff disse que devemos dar uma verificada periodicamente no filtro e a dica serve de uma maneira generalizada (para todos os proprietários). Sabendo-se que alguns enfrentam terrenos diferentes das condições normais.
E o nosso amigo Marcelo, referiu-se nas condições de uso da maioria da galera. (urbano)
Me corrigem se eu estiver errado.
Valeu galera.
Cada vez aprendendo mais com vcs.
Eu sou do tipo que não lê manual nem com reza brava. O manual deveria vir em DVD para a gente assistir as dicas e as recomendações. Eles poderiam bolar uma espécie de filme e passando tudo que eles escrevem no manual em filmes explicativos para o pessoal.
Aí sim, um montão de gente iria ler, digo assistir e entender sobre os produtos que compram.
Ainda bem que temos amigos mais interados no assunto para compartilhar essas dicas uteis.
Ah!... pelo que eu entendi, O Jeff disse que devemos dar uma verificada periodicamente no filtro e a dica serve de uma maneira generalizada (para todos os proprietários). Sabendo-se que alguns enfrentam terrenos diferentes das condições normais.
E o nosso amigo Marcelo, referiu-se nas condições de uso da maioria da galera. (urbano)
Me corrigem se eu estiver errado.
Valeu galera.
Roch@- Admin
- Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008
Re: filtro de ar
Exato, Rocha
O filtro de ar das motos (não das scooters, Marcelão) é pequeno e tende a ficar sujo mais rapidamente que o de um carro pela própria forma construtiva.
Enquanto o filtro do carro é um papel seco com poros muito pequenos, o da moto é uma espuma com poros bem maiores embebida em óleo 90. Toda a poeira que entra fica presa nele. Quando há um excesso de poeira, há dificuldade para a passagem do ar e o óleo perde a capacidade de reter as partículas.
Além disso, com o filtro semi-obstruído, o motor começa a aspirar o próprio óleo do cárter através da mangueira de respiro, fazendo com que o nível abaixe mais rapidamente e carbonizando a vela, o que pode causar uma pane. Sem falar no maior consumo de combustível para um desempenho prejudicado.
Por isso, não deixo de revisar os 7 itens fundamentais nessa ordem: óleo, filtro de ar, vela de ignição, cabos, corrente, freios e luzes. Nem menciono o combustível porque disso todo mundo lembra.
Um abraço,
Jeff
O filtro de ar das motos (não das scooters, Marcelão) é pequeno e tende a ficar sujo mais rapidamente que o de um carro pela própria forma construtiva.
Enquanto o filtro do carro é um papel seco com poros muito pequenos, o da moto é uma espuma com poros bem maiores embebida em óleo 90. Toda a poeira que entra fica presa nele. Quando há um excesso de poeira, há dificuldade para a passagem do ar e o óleo perde a capacidade de reter as partículas.
Além disso, com o filtro semi-obstruído, o motor começa a aspirar o próprio óleo do cárter através da mangueira de respiro, fazendo com que o nível abaixe mais rapidamente e carbonizando a vela, o que pode causar uma pane. Sem falar no maior consumo de combustível para um desempenho prejudicado.
Por isso, não deixo de revisar os 7 itens fundamentais nessa ordem: óleo, filtro de ar, vela de ignição, cabos, corrente, freios e luzes. Nem menciono o combustível porque disso todo mundo lembra.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
Romilson,
Não saia por aí falando bobagem, fica feio para você.
Já parou para pensar que antes da sujeira aspirada pelo carburador sem filtro chegar ao óleo, a poeira teve de passar entre os anéis do pistão e a parede "espelhada" do cilindro?
Os anéis viram uma lixa cheia de grãos de poeira e areia. Você tem idéia do que é ter uma lixa sendo esfregada nessa parede espelhada 8 a 9 mil vezes por minuto?
Vá procurar conhecer um pouco o assunto antes de sair gritando (maiúsculas) no fórum.
Passar bem.
Jeff
Não saia por aí falando bobagem, fica feio para você.
Já parou para pensar que antes da sujeira aspirada pelo carburador sem filtro chegar ao óleo, a poeira teve de passar entre os anéis do pistão e a parede "espelhada" do cilindro?
Os anéis viram uma lixa cheia de grãos de poeira e areia. Você tem idéia do que é ter uma lixa sendo esfregada nessa parede espelhada 8 a 9 mil vezes por minuto?
Vá procurar conhecer um pouco o assunto antes de sair gritando (maiúsculas) no fórum.
Passar bem.
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
Romilson,
Se vc quer curtir o barulho, use um filtro esportivo ... mas andar sem filtro já é ignorancia sobre o funcionamento da coisa.
Depois vai ser mais um reclamando que Dafra não presta.
[]´s
PATO
Se vc quer curtir o barulho, use um filtro esportivo ... mas andar sem filtro já é ignorancia sobre o funcionamento da coisa.
Depois vai ser mais um reclamando que Dafra não presta.
[]´s
PATO
PATO- Novato
- Número de Mensagens : 45
Idade : 46
Localização : Cachambi - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 28/07/2009
Re: filtro de ar
Galera, infelizmente ainda tem usuário postando em caixa alta. Diante disso e tendo em vista as normas no forum, a mesma foi deletada. Abraços!
Re: filtro de ar
Alguns filtros, tem de várias cores!
Um exemplo de tabela de aplicação, onde pode-se ver as medidas que deve-se relevar na hora de escolher o filtro para a moto.
Uns Exemplos do filtro esportivo aplicado em motos.
Um exemplo de tabela de aplicação, onde pode-se ver as medidas que deve-se relevar na hora de escolher o filtro para a moto.
Uns Exemplos do filtro esportivo aplicado em motos.
Fuzzy Logic- Guru
- Número de Mensagens : 1823
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/RJ
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 25/09/2008
Eu tenho uma laser 150 eu não gostei do filtro de ar dela é muito garnde.
Os filtro esportivos presta para a laser, alguem sabe? Eu nã gostei do filtro dela de espuma o mesmo solta pequenas paretes dele, e eu uso a minha laser em estrada de chão, e ñao tive problema ela tá com quase 4mil km o motor tá amaciando agora, só faltava nela ter injeção eletronia.
robsonmend- Novato
- Número de Mensagens : 1
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 23/11/2009
Re: filtro de ar
Boa tarde!
Troquei o filtro de ar da minha kansas, coloquei um esportivo. Mas a moto ficou com falha da baixa rotação para a alta. Acelerando rapido ela falha e chega até apagar.
Alguem sabe se preciso trocar alguma peça do carburador?
Já mechemos na regulagem da mistura e a agualha do pistonete ja está na ultima regulagem.
Troquei o filtro de ar da minha kansas, coloquei um esportivo. Mas a moto ficou com falha da baixa rotação para a alta. Acelerando rapido ela falha e chega até apagar.
Alguem sabe se preciso trocar alguma peça do carburador?
Já mechemos na regulagem da mistura e a agualha do pistonete ja está na ultima regulagem.
Nanwild- Novato
- Número de Mensagens : 14
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/07/2009
Re: filtro de ar
OLá,
Se a regulagem da agulha não resolve, será necessário colocar um giclê maior para deixar entrar mais gasolina na mistura (e retornar a agulha para uma posição mais baixa para evitar afogar o motor).
E prepare o bolso, que a moto vai ficar gastona.
Um abraço,
Jeff
Se a regulagem da agulha não resolve, será necessário colocar um giclê maior para deixar entrar mais gasolina na mistura (e retornar a agulha para uma posição mais baixa para evitar afogar o motor).
E prepare o bolso, que a moto vai ficar gastona.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
Vlw Jeff. Amanhã vou verificar isso.
Nanwild- Novato
- Número de Mensagens : 14
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 09/07/2009
Re: filtro de ar
Peraí,
Normalmente o filtro de ar de papel e o de espuma não são intercambiáveis, não se encaixam um no lugar do outro.
Em teoria, a mudança de vazão iria sim alterar o consumo. O filtro que permitisse mais ar permitiria maiores rotações do motor, gerando maior potência e aumentando o consumo de gasolina proporcionalmente.
Um abraço,
Jeff
Normalmente o filtro de ar de papel e o de espuma não são intercambiáveis, não se encaixam um no lugar do outro.
Em teoria, a mudança de vazão iria sim alterar o consumo. O filtro que permitisse mais ar permitiria maiores rotações do motor, gerando maior potência e aumentando o consumo de gasolina proporcionalmente.
Um abraço,
Jeff
jeff- Jedi
- Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008
Re: filtro de ar
Jeff, acredito que normalmente não, mas vi na internet, um cara que trocou o filtro de espuma da Virago 250, por um de papel, que se encaixa no lugar, precisando apenas de uma chapinha de metal para prendê-lo; segundo ele com este filtro o consumo diminuiu, sem o inconveniente de pingar óleo quando se faz a lavagem do filtro de espuma.
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