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Um pequeno guia sobre os pneus de motocicletas e de scooters (1ª PARTE)

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Um pequeno guia sobre os pneus de motocicletas e de scooters (1ª PARTE) Empty Um pequeno guia sobre os pneus de motocicletas e de scooters (1ª PARTE)

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Dom Jul 20, 2008 7:46 pm

Senhores, como aqui existe proprietários de vários modelos de motocicleta, resolvi postar mais umas dicas sobre os pneus das motocicletas e scooters. Espero que seja útil para todos.

"A única coisa que separa o imperdoável e duro asfalto e o piloto são os seus pneus. É melhor conhecê-los, respeitá-los e tratá-los bem..."


OS PNEUS DA MOTO - MANUTENÇÃO

Dica: tenha um calibrador do tipo "caneta" em suas ferramentas. Meça a pressão pelo menos 1 vez por semana, ou sempre antes de longas viagens. Se não for possível, cheque sempre ao abastecer.

Mantenha os pneus sempre na pressão correta. Um pneu com baixa pressão gera excesso de calor, podendo ocasionar até um estouro. Pneus em alta temperatura também gastam mais rápido. O defeito que mais pára a motocicleta é o dano ao pneu.
Troque os pneus antes do tempo, nunca depois. Se os sulcos tem de 1 a 2mm, é hora de trocá-los.
A aparência ressecada ou rachada da borracha geralmente indica que o pneu está velho ou foi mal cuidado - e mesmo com sulcos suficientes, deve ser trocado. Rachaduras mínimas podem ser aceitáveis, mas se os pneus apresentar ressecamento e rachaduras em excesso, é hora de arranjar novos pneus.

CUIDADOS E DICAS
Pneus de motocicletas, como em qualquer outro veículo, fazem parte diretamente da performance, dirigibilidade e segurança. Muitas vezes tendemos a ignorar a manutenção necessária para mantê-los em ordem. Nas motociclteas, existem apenas 2 pequenas áreas de contato para nos apoiarmos - por este motivo é muito importante mantê-los em perfeitas condições.

Qualquer pneu, independentemente da perfeição de sua fabricação, pode vir a ter falhas resultantes de perfurações, impactos, pressão iincorreta, sobrecarga ou qualquer outra condição inapropriada provinda de mal uso ou descuido. Falhas nos pneus podem gerar prejuízos patrimoniais, danos físicos e até a morte. Para reduzir esses riscos, leia atentamente estas dicas.

É altamente recomendável aos pilotos fazer a inspeção periódica dos pneus, retirando pequenos objetos em oficinas especializadas. Muitas falhas também podem ser ocasionadas devido a vibrações excessivas, lombadas, buracos ou pistas irregulares - portanto, qualquer anormalidade, consulte assistência qualificada.

É extremamente incomum um pneu bem cuidado explodir enquanto você pilota. Muito mais comum, se houver perda de ar, será gradual. Se lhe acontecer uma explosão ou perda repentina da pressão de ar, as informações a seguir serão valiosas: quando a falha ocorrer, baixe vagarosamente a aceleração, segure fortemente o guidão e tente manter-se equilibrado. Somente com a motocicleta em baixa velocidade e totalmente à mercê de seu controle comece a freiar gentilmente. Gradulamente dirija-se ao acostamento (ou área segura da pista) até parar.

PRESSÃO DOS PNEUS
Mantenha sempre a pressão indicada pelo fabricante em ambos os pneus. Este é um dos mais importantes procedimentos para manter a segurança e durabilidade dos mesmos. O Manual do fabricante fornece os dados para a perfeita calibragem - feita sempre a frio. Lembre-se: em alguns modelos, a pressão dos pneus dianteiro e trazeiro são diferentes. A pressão indicada na lateral de alguns pneus é a pressão máxima que o mesmo aguenta - e não a indicada pelo fabricante. Portanto, consulte sempre o manual.

Pilotar com baixa pressão nos pneus é perigosíssimo. Isso gera calor excessivo, podendo ocasionar danos.
Uso de baixa pressão pode, ainda:
- danificar o pneu levando à defeito
- prejudicar a dirigibilidade em curvas
- reduzir a vida útil do pneu
- aumentar o consumo decombustível
- ocasionar rachaduras por fadiga da borracha

Pilotar com pressão excessiva também é perigoso. Os pneus ficam mais suscetíveis à furos e cortes, ou podem ainda estourar devido a impactos.

VÁLVULAS, BICOS & TAMPINHAS
Válvulas e bicos velhos ou com defeito podem causar perda de ar. Troque-os sempre que montar novos pneus. Use as tampinhas - elas impedem que sujeira, poeira e óleo estraguem a válvula.

CHECANDO A PRESSÃO DOS PNEUS
- cheque a pressão dos pneus quando os mesmos estiverem frios. Os pneus estão frios quando usados em dias não muito quentes, em baixa velocidade e menos de 1,5 km - ou quando a moto estiver parada por pelo menos 3 ou mais horas;
- se for extremamente necessário inflar os pneus a quente, adicione 4psi (28kPa) acima do indicado pelo fabricante. Calibre novamente com os pneus frios logo que possível;
- nunca esvazie um pneu quente para alcançar a calibragem indicada pelo fabricante; pilotagem em condições normais faz com que o pneu aumente sua temperatura e consequentemente a pressão; esvaziá-lo fará com que o pneu trabalhe abaixo da pressão;
- se o pneu perde mais do que 2psi (14kPa) por mês, em uso normal, o pneu, a câmara, a válvula ou o aro estão com algum problema; faça uma inspeção em oficina qualificada;
- use sempre as tampinhas nas válvulas, evitando sujeira, poeira, óleo e conservando as mesmas sempre em perfeito estado;

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Para que os seus pneus novos proporcionem uma performance otimizada, você deve pilotar cautelosamente durante os 150 primeiros quilometros, isso para que a superfície do pneu fique mais áspera e trabalhe apropriadamente. Logo após a montagem dos novos pneus, acelerações e freiadas bruscas além de curvas extremas devem ser evitadas. Além de ser útil ao piloto para adaptar-se às características do novo pneu, é essencial para que o mesmo adquira a aspereza para atingir a aderência máxima.

CARGA EXCESSIVA
A utilização da motocicleta com carga acima do especificado também ocasiona o superaquecimento dos pneus, podendo ocasionar danos imediatos ou a longo prazo, tanto na superfície quanto na estrutura interna do pneu.

CARGA SEGURA
Consulte o Manual do fabricante para saber com exatidão a carga máxima suportada pela motocicleta (determinada juntamente com o uso do pneu original). Altere a calibragem com carga máxima, também de acordo com o Manual.
Quando planejar uma viagem, tenha sempre em mente o peso do piloto, garupa e bagagem - bem como a distribuição desse peso.
Fique atento às restrições de peso quando for instalar e utilizar acessórios (alforjes, bagageiros e malas).

PNEUS DANIFICADOS
Nunca pilote com pneus danificados - qualquer irregularidade (objetos espetados, bolhas, alterações na borracha, deformidades na estrutura) devem ser inspecionadas por uma oficina especializada.

BUSCANDO VESTÍGIOS DE DANOS
Após esbarrar ou passar por cima de algo incomum, sempre leve sua moto para ter os pneus verificados. Um pneu pode não ter aparentemente nenhum dano, mas pode deixá-lo na mão dias, semanas ou meses depois.
Inspecione seu pneu atrás de cortes, furos, rachaduras, bolhas na banda de rodagem e laterais. Bolhas ou inchaços podem representar problemas sérios. Leve o pneu a uma oficina especializada - às vezes ele deverá ser desmontado para um diagnóstico correto.
Verifique a profundidade dos sulcos - abaixo de 1mm - ou se há exposição das lonas, troque-o imediatamente.
Inspecione também como os pneus se desgastam. Um desgaste indevido de um lado somente pode ser ocasionado por problemas do pneu ou do veículo - consulte um especialista.
Verifique periodicamente os aros também - amassados, rachaduras ou oxidação - troque-os sempre que for preciso.

CONTINUA!!! no tópico https://dafra.forumeiros.com/todas-f2/um-pequeno-guia-sobre-pneus-de-motocicleta-e-scooters-2-parte-t423.htm?highlight=pneus
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