FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Migração kansas -> Horizon

+7
jeff
Cassius
alex.ilha
L340
artfurt
Dan Floripa
martt
11 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  Convidad Qua Set 25, 2013 1:51 pm

Opa,

martt escreveu:Bom, quando comprei estava no nivel aceitavel proximo a marca de cheio da vareta!
Mais tarde posto as informações do manual pois não estou com ele aqui no tabalho!
Aliás se alguem ja tiver o de serviço e de peças dela todos agradeceremos!!
Se não me falha a memória e me corrijam se eu estiver erradao mas a fabricante
da kansas é a zongshen e da horizon é a daelim, apesar da daelim ser fabricante também de motores
já não acho que seja herança como havia falado, começo a pensar que seja um ajuste
de embreagem.
Já fiz um pequeno ajuste perto da manete para afrouxar mais o cabo e ela sair com meia manete,
pois estava saindo com a manete inteira solta.
PS.: Então pessoal, peço a compreensão pois tenho apenas 4 meses de moto mas sou esforçado!!!

Valew

Os fabricantes de Kansas e Horizon, são distintos sim... Nada a ver um outro!
E Daelim também não é um fabricante ruim não, quanto a isso pode ficar tranquilo. O perigo mesmo é a Dafra!

Por ser uma moto nova as engrenagens ainda estão bem "vivas". Com o uso a tendência é ficar mais macio mesmo. Esteja sempre atento ao nível de óleo e as trocas nos períodos indicados... O óleo é o sangue de um motor.

Suas postagens estão sendo bem legais... (até mesmo por ser novato esta entendendo bem do riscado) Pode continuar e assim todos nós aprendemos um pouquinho.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  Cassius Qua Set 25, 2013 1:51 pm

deve ser 4 semanas.

Cara, me perdoe a rispidez ou qualquer bobeira que eu tenha dito.

Pelo que entendi você será um grande diferencial na opinião da galera, pois não conhecemos ninguém que também tenha um Horizon para fazer essas perguntas e tentar compreender mais sobre essa bela moto.

O problema é que a galera do fórum em sua maioria já está saturada da DAFRA (não da kansas, nem da speed, nem da Riva, nem da Apache...) mas qualquer problema ou dificuldade que possa surgir, o último lugar que se deve consultar é um representante DAFRA, pois sabemos a política do "consumidor que se f**a" dela, má fé, descaso, omissão, etc...


Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  L340 Qua Set 25, 2013 3:26 pm

Cassius, o Pai Fresco! escreveu:Sei não, se eles conseguiram errar uma quantidade de quase meio litro de óleo na kansas 150 e dizer que essa diferença é insignificativa, por que não pode haver um engano na tradução do manual, na leitura das especificações técnicas em mandarim ou qualquer dialeto chinês que venha o motor da Kansas 250, e eles simplesmente colocaram 1 litro e acham que está bom e vão morrer dizendo que não tem problema?
Eu ainda tenho dúvidas.
De qualquer forma, sendo a regulagem da embreagem ou a falta de óleo, eu que não me arrisco me aborreço mais com uma Dafra.
Não importa a dor de cabeça, pretendo subir de cilindrada pra uma Shadow 600 roxa 2002 (ou uma HD883, Vulcan)  mas não vou carregar mais a bandeira Dafra...
Claro que aida estou juntando as moedinhas de R$1,00 pra isso, mas...
Ps.: só faltam 29.920 moedas agora!
Pelo que o Jeff comenta, os manuais chineses vem escrito em "inglês da China" Razz
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  L340 Qua Set 25, 2013 3:28 pm

martt escreveu:
alex.ilha escreveu:
martt escreveu:Bom, quando comprei estava no nivel aceitavel proximo a marca de cheio da vareta!
Mais tarde posto as informações do manual pois não estou com ele aqui no tabalho!
Aliás se alguem ja tiver o de serviço e de peças dela todos agradeceremos!!
Se não me falha a memória e me corrijam se eu estiver erradao mas a fabricante
da kansas é a zongshen e da horizon é a daelim, apesar da daelim ser fabricante também de motores
já não acho que seja herança como havia falado, começo a pensar que seja um ajuste
de embreagem.
Já fiz um pequeno ajuste perto da manete para afrouxar mais o cabo e ela sair com meia manete,
pois estava saindo com a manete inteira solta.
PS.: Então pessoal, peço a compreensão pois tenho apenas 4 meses de moto mas sou esforçado!!!

Valew

4 meses com a Horizon?
Não, não... peguei minha primeira moto a kansas em junho!!!
A Horizon tem 2 semana!!!!
Valew
Rapaz, mas tu é apressado hein.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  L340 Qua Set 25, 2013 3:28 pm

Edifrans escreveu:Opa,

L340 escreveu:
martt escreveu:Falaí galera!!! Blz...

Então, tô aqui novamente pra continuar os relatos sobre minha Horizon!
Depois de uma semana de uso continuo emplgado com ela.
A luz de reserva acendeu depois que o ponteiro analógico ja estava quase colado
no E (empty,vazio), não liguei muito pra essa falta de sincronismo, pois em todo
carro que tem indicador analógico de gasolina a luz nunca acende no momento
em que o ponteiro do indicador chega na marca vermelha da reserva.
E devido a luz ser baseada nos sensores do tanque é nela que vou me guiar!
Abasteci 10,9L e rodei 279,8KM o que dá 25,66km/l de média! o que para o primeiro tanque eu aceitei
pois preciso amaciar o motor ainda!
Com relação ao aquecimento percebi que a refrigeração a agua faz uma diferença incrivel, pois
não da pra sentir o calor do motor nas pernas e quando paro a moto a temperatura do motor
está muito mais fria que a kansas que ficava estralando o escapamento!
Nas marchas percebi um pouco de herança da kansas pois se não tiver no tempo adequado ela fica
com o engate menos preciso, mas isso é costume e caracteristica delas e apesar disso as marchas são alongadas
e como ela é bem silenciosa é preciso tomar cuidado para não alongar demais, gostei muito disso heim,,, a 100km de 4ª
tranquila e com torque pra rodar e engatar a 5ª e continuar subindo foi show de bola... assim como as retomadas!
O único defeito que achei nela, defeito mais ou menos, foi o sensor da embreagem que estáva com mal contato e ela
estava dando partida de primeira engatada e tava dando um tranco! ja foi solucionado por mim mesmo, encaichei direito
o sensor da manete e já era!!!
Peguei um pouco de chuva com ela e me agradou a estabilidade graças aos pneus novos e largo da traseira e os freios a disco
que funcionam muito bem.

Valew

O consumo está na média de uma 250 injetada e tende a piorar depois de amaciado caso você se sinta a vontade para torcer o cabo Razz

Sobre a velocidade, só tome cuidado por enquanto, pois a 100 você está próximo da máxima divulgada (125km/h), isso em quinta, você deve estar com o giro um pouco alto para o período de amaciamento.

Sei como é a empolgação de pegar uma moto mais forte, falo pois também migrei da Kansas para um 250, dá vontade de acelerar tudo o que você não acelerou até então, mas toma cuidado para não judiar da mocinha.

E ainda tem gente que acredita que o conta-giros seja um mero acessório!!!! Na minha opinião isso deveria ser obrigatório!


Abraço,
Principalmente nesse período o conta giros é importante.
Fiz um teste na Mirage pra ter uma noção e em quarta, 100 está a um pouco mais de 7 mil.
Só que a quarta dela vai longe, então não sei até que ponto dá pra ter uma noção em comparação com a Horizon, pois são motos distintas, mas acredito que esteja a Horizon esteja a mais.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  L340 Qua Set 25, 2013 3:33 pm

Cassius, o Pai Fresco! escreveu:
L340 escreveu:
Cara, se você tem alguma vontade de ter o carro, fique longe da 1200, vai por mim.
Só de dar um voltinha na 883 eu já quis vender um rim, imagina a 1200.
EU SABIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz 

Cara, o ronco daquilo grudou na mente igual jingle de comercial.
"potato potato potato potato potato potato potato"
Ah se eu pudesse...
Vou juntar moedinhas, igual vc.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  martt Qua Set 25, 2013 3:35 pm

L340 escreveu:
martt escreveu:
alex.ilha escreveu:
martt escreveu:Bom, quando comprei estava no nivel aceitavel proximo a marca de cheio da vareta!
Mais tarde posto as informações do manual pois não estou com ele aqui no tabalho!
Aliás se alguem ja tiver o de serviço e de peças dela todos agradeceremos!!
Se não me falha a memória e me corrijam se eu estiver erradao mas a fabricante
da kansas é a zongshen e da horizon é a daelim, apesar da daelim ser fabricante também de motores
já não acho que seja herança como havia falado, começo a pensar que seja um ajuste
de embreagem.
Já fiz um pequeno ajuste perto da manete para afrouxar mais o cabo e ela sair com meia manete,
pois estava saindo com a manete inteira solta.
PS.: Então pessoal, peço a compreensão pois tenho apenas 4 meses de moto mas sou esforçado!!!

Valew

4 meses com a Horizon?
Não, não... peguei minha primeira moto a kansas em junho!!!
A Horizon tem 2 semana!!!!
Valew
Rapaz, mas tu é apressado hein.
O problema é que tenho 1,80 e a kansas tava muito pequena pra mim,,,, tava incomodando ter que sentar na garupa!
e se colocasse alongador pra marcha e freio não ia conseguir fazer curvas.... ja com a Beyonce é outra coisa!!!!kkk

valew

martt
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 43
Localização : Brasilia - DF
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  Convidad Qua Set 25, 2013 3:42 pm

Opa,

martt escreveu:
L340 escreveu:
martt escreveu:
alex.ilha escreveu:
martt escreveu:Bom, quando comprei estava no nivel aceitavel proximo a marca de cheio da vareta!
Mais tarde posto as informações do manual pois não estou com ele aqui no tabalho!
Aliás se alguem ja tiver o de serviço e de peças dela todos agradeceremos!!
Se não me falha a memória e me corrijam se eu estiver erradao mas a fabricante
da kansas é a zongshen e da horizon é a daelim, apesar da daelim ser fabricante também de motores
já não acho que seja herança como havia falado, começo a pensar que seja um ajuste
de embreagem.
Já fiz um pequeno ajuste perto da manete para afrouxar mais o cabo e ela sair com meia manete,
pois estava saindo com a manete inteira solta.
PS.: Então pessoal, peço a compreensão pois tenho apenas 4 meses de moto mas sou esforçado!!!

Valew

4 meses com a Horizon?
Não, não... peguei minha primeira moto a kansas em junho!!!
A Horizon tem 2 semana!!!!
Valew
Rapaz, mas tu é apressado hein.
O problema é que tenho 1,80 e a kansas tava muito pequena pra mim,,,, tava incomodando ter que sentar na garupa!
e se colocasse alongador pra marcha e freio não ia conseguir fazer curvas.... ja com a Beyonce é outra coisa!!!!kkk

valew
kkkkkkkkkkkkkkkk

Tenho 1,86.... rsrsrsrsrsrs


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  L340 Qua Set 25, 2013 3:45 pm

Edifrans escreveu:Opa,

martt escreveu:Bom, quando comprei estava no nivel aceitavel proximo a marca de cheio da vareta!
Mais tarde posto as informações do manual pois não estou com ele aqui no tabalho!
Aliás se alguem ja tiver o de serviço e de peças dela todos agradeceremos!!
Se não me falha a memória e me corrijam se eu estiver erradao mas a fabricante
da kansas é a zongshen e da horizon é a daelim, apesar da daelim ser fabricante também de motores
já não acho que seja herança como havia falado, começo a pensar que seja um ajuste
de embreagem.
Já fiz um pequeno ajuste perto da manete para afrouxar mais o cabo e ela sair com meia manete,
pois estava saindo com a manete inteira solta.
PS.: Então pessoal, peço a compreensão pois tenho apenas 4 meses de moto mas sou esforçado!!!

Valew

Os fabricantes de Kansas e Horizon, são distintos sim... Nada a ver um outro!
E Daelim também não é um fabricante ruim não, quanto a isso pode ficar tranquilo. O perigo mesmo é a Dafra!

Por ser uma moto nova as engrenagens ainda estão bem "vivas". Com o uso a tendência é ficar mais macio mesmo. Esteja sempre atento ao nível de óleo e as trocas nos períodos indicados... O óleo é o sangue de um motor.

Suas postagens estão sendo bem legais... (até mesmo por ser novato esta entendendo bem do riscado) Pode continuar e assim todos nós aprendemos um pouquinho.


Abraço,
Hoje em dia não sei mais nada, já acharam até cópia da Trudinha sendo feita pela ZongShen Razz
Tudo bem que na China ninguém é de ninguém, mas aí apelaram.

Mas vindo da Coreia, acredito que possa haver mais semelhanças com peças Coreanas (até mesmo de carros) ou algumas peças fornecidas pela China (já que hoje em dia se um Alien invadir a terra estará usando uma nave com peças chinesas), mas não de projeto.

Já vi muita gente falando bem das antigas Daelims, se esta manteve a qualidade, tende a ser tranquilo.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  L340 Qua Set 25, 2013 3:46 pm

Edifrans escreveu:Opa,

martt escreveu:
L340 escreveu:
martt escreveu:
alex.ilha escreveu:
martt escreveu:Bom, quando comprei estava no nivel aceitavel proximo a marca de cheio da vareta!
Mais tarde posto as informações do manual pois não estou com ele aqui no tabalho!
Aliás se alguem ja tiver o de serviço e de peças dela todos agradeceremos!!
Se não me falha a memória e me corrijam se eu estiver erradao mas a fabricante
da kansas é a zongshen e da horizon é a daelim, apesar da daelim ser fabricante também de motores
já não acho que seja herança como havia falado, começo a pensar que seja um ajuste
de embreagem.
Já fiz um pequeno ajuste perto da manete para afrouxar mais o cabo e ela sair com meia manete,
pois estava saindo com a manete inteira solta.
PS.: Então pessoal, peço a compreensão pois tenho apenas 4 meses de moto mas sou esforçado!!!

Valew

4 meses com a Horizon?
Não, não... peguei minha primeira moto a kansas em junho!!!
A Horizon tem 2 semana!!!!
Valew
Rapaz, mas tu é apressado hein.
O problema é que tenho 1,80 e a kansas tava muito pequena pra mim,,,, tava incomodando ter que sentar na garupa!
e se colocasse alongador pra marcha e freio não ia conseguir fazer curvas.... ja com a Beyonce é outra coisa!!!!kkk

valew
kkkkkkkkkkkkkkkk

Tenho 1,86.... rsrsrsrsrsrs


Abraço,
E eu sou pouca coisa mais baixo que o Edi, mas achei uma ótima desculpa pra comprar uma moto maior. Razz
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  martt Qua Set 25, 2013 3:50 pm

L340 escreveu:
Edifrans escreveu:Opa,

martt escreveu:
L340 escreveu:
martt escreveu:
alex.ilha escreveu:
martt escreveu:Bom, quando comprei estava no nivel aceitavel proximo a marca de cheio da vareta!
Mais tarde posto as informações do manual pois não estou com ele aqui no tabalho!
Aliás se alguem ja tiver o de serviço e de peças dela todos agradeceremos!!
Se não me falha a memória e me corrijam se eu estiver erradao mas a fabricante
da kansas é a zongshen e da horizon é a daelim, apesar da daelim ser fabricante também de motores
já não acho que seja herança como havia falado, começo a pensar que seja um ajuste
de embreagem.
Já fiz um pequeno ajuste perto da manete para afrouxar mais o cabo e ela sair com meia manete,
pois estava saindo com a manete inteira solta.
PS.: Então pessoal, peço a compreensão pois tenho apenas 4 meses de moto mas sou esforçado!!!

Valew

4 meses com a Horizon?
Não, não... peguei minha primeira moto a kansas em junho!!!
A Horizon tem 2 semana!!!!
Valew
Rapaz, mas tu é apressado hein.
O problema é que tenho 1,80 e a kansas tava muito pequena pra mim,,,, tava incomodando ter que sentar na garupa!
e se colocasse alongador pra marcha e freio não ia conseguir fazer curvas.... ja com a Beyonce é outra coisa!!!!kkk

valew
kkkkkkkkkkkkkkkk

Tenho 1,86.... rsrsrsrsrsrs


Abraço,
E eu sou pouca coisa mais baixo que o Edi, mas achei uma ótima desculpa pra comprar uma moto maior. Razz
vai que cola né!!!!Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing 

martt
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 43
Localização : Brasilia - DF
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  martt Qua Set 25, 2013 7:10 pm

Então, o manual fala o seguinte na pagina 50:

Óleo aprovado e recomendado pela DAFRA:
Tipo: Semissintético PETRONAS SYNTIUM
Viscosidade SAE: 10W-40
Classificação API: SL
Classificação JASO: MA/MA2

Capacidades:
Quantidade após drenagem: 1,3L
Quantidade após drenagem c/ filtro: 1,35L
Quantidade após desmontagem: 1,5L

ATENÇÃO: Danos causados por uso de óleo não
recomendado nao serão cobertos pela garantia!

martt
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 43
Localização : Brasilia - DF
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  Convidad Qui Set 26, 2013 7:45 am

Opa,

martt escreveu:Então, o manual fala o seguinte na pagina 50:

Óleo aprovado e recomendado pela DAFRA:
Tipo: Semissintético PETRONAS SYNTIUM
Viscosidade SAE: 10W-40
Classificação API: SL
Classificação JASO: MA/MA2

Capacidades:
Quantidade após drenagem: 1,3L
Quantidade após drenagem c/ filtro: 1,35L
Quantidade após desmontagem: 1,5L

ATENÇÃO: Danos causados por uso de óleo não
recomendado nao serão cobertos pela garantia!
Óleo semi-sintético?!?!?!?! Bom pro motor e ruim para a embreagem!!!!
Agora eles DAFRA enjoaram de vender peças para motor e câmbio (Kansas e Speeds) e agora preferem vender peças de embreagem!!!! scratch scratch scratch 

Até tem um lógica néh.... Na desmontagem de motor para reparo de motor ou câmbio a mão-de-obra é (de certa forma demorada). Já a troca de embreagem é mais simples... A moto fica pronta mais rápido, é devolvida ao cliente antes e o mesmo fica "feliz" com a atenção e rapidez no atendimento no roubo.

Na boa...

Se fosse minha eu usaria o bom e velho Yamalube...

Faria exatamente assim... Na próxima revisão da moto (mandaria na DAFRA, por questões de garantia - apesar que garantia DAFRA é totalmente duvidosa). Chegando em casa... esgotaria o óleo (já aproveitava pra medir quanto eles tinham colocado) e colocaria o Yamalube.
To até pra te dizer que a embreagem ficará mais macia. Até a primeira revisão fique atento a embreagem... e caso faça isso que eu comentei preste atenção em como ficou com o óleo que falei.


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  jeff Qui Set 26, 2013 9:51 am

martt escreveu:Então, o manual fala o seguinte na pagina 50:

Óleo aprovado e recomendado pela DAFRA:
Tipo: Semissintético PETRONAS SYNTIUM
Viscosidade SAE: 10W-40
Classificação API: SL
Classificação JASO: MA/MA2

Capacidades:
Quantidade após drenagem: 1,3L
Quantidade após drenagem c/ filtro: 1,35L
Quantidade após desmontagem: 1,5L

ATENÇÃO: Danos causados por uso de óleo não
recomendado nao serão cobertos pela garantia!
Só vi esta postagem hoje (estou novamente naquela maré de não receber avisos de atualizações do fórum).

Minha opinião sobre esse óleo é a seguinte (que está mais estendida no blog minha primeira moto, postagem Ética e Troca de Óleo do Motor:

Atualmente se padroniza o que vem de fora apenas traduzindo o manual.

Uma equipe de engenharia competente faria testes de adequação para as condições brasileiras e determinaria o que pode ficar e o que precisa mudar.

Traduzi manuais de proprietário para muitos fabricantes de motos. Antigamente, os manuais vinham do Japão (em inglês) especificando o óleo a ser usado no Japão, Europa e EUA como sendo 15W-40 ou 20W-40, aí o departamento de engenharia da empresa competente aqui no Brasil alterava tudo para 20W-50, porque o Brasil é um país de temperatura média mais elevada que aqueles e o 20W-50 vai melhor.

Atualmente, curiosamente, misteriosamente, todo mundo recomenda esse óleo mais fino.

De uma hora para outra, algo que era fundamental para garantir o bom desempenho do óleo, a adequação de sua viscosidade às condições ambientais do local de uso, deixou de valer.

Ao mesmo tempo, óleos que eram recomendados para troca a cada 1000 km, e a gente sabe o estado do óleo que sai do motor aos 1000 km, começaram a ser recomendados para troca aos 3, 4 e até 5 mil km.

Eu me pergunto que mágica é essa.

No caso da horizon, roadwin e next até existe um fator para minorar o desgaste do óleo, o arrefecimento líquido.

Mas no caso das apaches e rivas.... ou mudaram as leis da Física e não me informaram, ou falta critério técnico de gente capacitada e interessada em garantir a longa vida dos motores e não a voracidade por lucro com a venda de peças de reposição.

Se algum dia eu comprar uma dessas motos que recomendam óleo 10W-30 ou 10W-40 (e não será uma dafra), eu não usarei.

Mas essa é uma decisão minha baseada no que conheço sobre lubrificação. Não estou recomendando que ninguém desrespeite as determinações do fabricante, porque amanhã a moto queima a lâmpada do farol e vão dizer que a culpa foi da minha sugestão para trocar de óleo.

Outra coisa:

Tirar óleo semissintético e colocar mineral vai dar problema se o cárter não for lavado com o novo óleo para eliminar completamente os resíduos do semissintético.

Esses tipos diferentes reagem quimicamente e formam uma borra que entope as galerias e pode até fundir o motor, então a coisa é séria.

Se alguém for pensar em mudar de óleo, pesquise o assunto antes de tomar uma decisão que causará arrependimento e prejuízo.

PS: Mesmo porque você perderá a garantia se usar outro óleo.

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  Convidad Qui Set 26, 2013 10:22 am

Opa,

Ainda mantenho minha opinião e opção....

Arrancaria essa erda de semi-sintético, colocaria um óleo de confiança (mineral) andaria com a moto por uns 70~100 Km (num tempo não superior a 4~5 dias). Arrancaria esse óleo e o descartaria. E colocaria novamente um óleo do mesmo tipo (mineral - de confiança). A partir disso utilizaria a moto normalmente respeitando as trocas periódicas.

Sabe o que é você possuir um caminhão por mais de 10 anos (já adquirido usado - de segunda mão - ano 1980), rodando com ele pelo Brasil a fora por mais de 900.000 Km e quando resolve fazer esse motor (por conta do desgaste natural do uso) ver que todo seu interior ainda esta limpinho e em condições ótimas, haja vista a quilometragem avançada. É com base nessa experiência que tomo a atitude descrita nas linhas acima.

O contrário disso também já verifiquei sofri (a uns 5 dias atrás) quando peguei um veículo (carro) de único dono e com 120.000 Km rodados ao longo de 10 anos (apenas 10 anos de uso total). E que ao precisar trocar a correia dentada, por garantia de evitar um mal pior (que é necessário travar os comandos de vávulas - Marea 2.4) ver que os mancais e demais partes superiores do cabeçote motor estão impregnadas por uma borra maldita (semelhante a pó de café usado) e isso ocorrido por conta de simples relaxo, não respeitando ao mínimo os limites de quilometragem e padronização do tipo de lubrificante utilizado. É uma economia que sai caro viu!!!

Só espero que todos os leitores por aqui, que considero como amigos... todos mesmo, inclusive os que ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, mas que será um prazer poder conhecê-los, entendam que isso é uma opinião minha, com base em uma experiência que eu vivi. E acima de qualquer coisa respeito a forma de pensar e agir dos demais.


Abraço,

P.S. É mais ou menos o que o Jeff diz mesmo... De uma hora pra outra os óleos ficaram superpoderosos... os motores ficaram indestrutíveis e as Leis da Física (atrito e etc...) caíram por terra. E esqueceram de me avisar. Sad Sad Sad Sad Sad Sad

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  martt Qui Set 26, 2013 10:38 am

Então pel oque vejo, não devo confiar na fabricante da moto com relação também a viscosidade do óleo recomendado!!!

Valew

martt
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 43
Localização : Brasilia - DF
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  alex.ilha Qui Set 26, 2013 10:51 am

martt escreveu:Então pel oque vejo, não devo confiar na fabricante da moto com relação também a viscosidade do óleo recomendado!!!

Valew
Bem, eu não mudaria o óleo especificado no manual, pois a moto ainda está na garantia.

Até pq eu sempre usei a especificação recemomendada recomendada e nunca tive problemas, não só com minha Dafra, mas com a Honda que tinha tb.

O que eu recomendaria a você é que realmente atente para a quantidade de óleo. Isso sim é motivo para ter atenção por causa das quantidades equivocas das Kansas e Speeds q colocam em nossas motocicletas.

Abraços!


Última edição por alex.ilha em Qui Set 26, 2013 12:11 pm, editado 1 vez(es)
alex.ilha
alex.ilha
Forista
Forista

Número de Mensagens : 279
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 25/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  Cassius Qui Set 26, 2013 11:49 am

Edifrans escreveu: Marea 2.4)
POOOOOOOOOOOOOOTA QUE PARTIU!!!
Isso e muito carro!
Carácoles!
Na minha humilde opinião só perde pros V8/V6 que circularam a umas décadas atrás.

Cassius
Cassius
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1810
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 18/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  jeff Qui Set 26, 2013 12:49 pm

Veja, Martt

Nossa bronca como donos de kansas e speeds é que a dafra errou feio na quantidade de óleo e nunca corrigiu isso. Pelo contrário, se fez de morta, colocou a quantidade errada nas revisões e os donos que se lascaram. Para nós é impossível ter qualquer sentimento por essa empresa que não seja o de aversão.

Com a sua moto você não terá esse problema, porque ela começou com a quantidade certa de óleo. Monitorando o nível para não deixar faltar quando o óleo for consumido naturalmente, seu motor vai ter uma duração que não chegará a ser bizarramente curta, como são os de kansas e speeds tratadas em concessionárias.

Agora essa questão do tipo de óleo, é o que o Edi falou, o olhar do dono é que engorda o gado.

A formação de borra nesses motores novos é fato amplamente conhecido no mercado, e não é por desleixo dos donos não, Edi. Se não me engano, o manual fala para trocar o óleo do Marea com 10 mil km, eu e o Dan falamos sobre isso outro dia.

O Marea é um dos carros que mais apresenta esse tipo de problema por causa dessa nova tendência dos engenheiros de formação recente que não têm experiência prática de vida (ou escrúpulos em se submeter aos interesses comerciais dos fabricantes) e dilatam os prazos de troca de óleo porque assim se ganha mais dinheiro, já dizia Cazuza.

Quanto antes o motor começar a dar problema, mais cedo você pensa em trocar de carro/moto.

O azar que eles deram (Fiat, VW, dafra) é que os pepinos começaram a brotar ainda no período de garantia.

E sabe o porquê?

Porque vivemos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.

Óleo muito fino não aguenta o mesmo tranco por aqui que aguentaria na Zoropa. Mas os engenheiros da nova safra, ou desconhecem isso, ou não estão nem aí, porque a ordem para aumentar o período de troca e dizer que o veículo é "mais eco-friendly" veio da matriz e são eles que pagam o salário...

Para quem sobra a bucha?

Para o proprietário desavisado.

Eu sei disso, O Dan Floripa sabe disso, mais alguns mecânicos da velha geração sabem disso.

Mas os novos mecânicos logo se acostumarão com a ideia de que o "motor de carro só dura 60 mil km, depois disso não vale a pena", e ninguém lembrará dos chevettes e opalas que passaram dos 600.000 km sem fazer a primeira retífica.

O fato é que todo mundo está sendo feito de trouxa e sendo espoliado, no Brasil ainda mais; paga-se caro demais por um carro ou uma moto, que logo precisará de manutenção cara porque já nasceu feito(a) para acabar em pouco tempo.

"Veja quem tem olhos para ver, ouça quem tem ouvidos para ouvir", já dizia o Homem (aliás, ninguém deu atenção até hoje).

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  Convidad Qui Set 26, 2013 1:17 pm

Opa,

Cassius, o Pai Fresco! escreveu:
Edifrans escreveu: Marea 2.4)
POOOOOOOOOOOOOOTA QUE PARTIU!!!
Isso e muito carro!
Carácoles!
Na minha humilde opinião só perde pros V8/V6 que circularam a umas décadas atrás.

É 5 cilindros... bebe mais que eu... em contra partida, se tiver coragem...

Jeff escreveu:
A formação de borra nesses motores novos é fato amplamente conhecido no mercado, e não é por desleixo dos donos não, Edi. Se não me engano, o manual fala para trocar o óleo do Marea com 10 mil km, eu e o Dan falamos sobre isso outro dia.
Por isso que, terminado o período de reabilitação farei as trocas de 5 em 5 mil, óleo mineral.

E já que estamos falando de carro (Marea, mais precisamente) um grande erro desses veículos foi serem trazidos para o Brasil na mesma configuração de arrefecimento usado nas Zoropa. Ou seja, aqui o carro trabalha sempre no limite de fervura da água (ou do líquido que esteja dentro do radiador). Junto do mecânico, um verdadeiro artesão estou resolvendo isso de uma vez por todas... Estamos melhorando a circulação interna na vávula do termostato, trocamos a colmeia do radiador (a antiga possuía dutos finíssimos que com um resíduo ainda que seja mínimo entupiria) por uma com dutos mais largos e substituindo as tubulações externas em ferro, por flexíveis mais duráveis.
Fim de ano esta chegando e como foi uma oportunidade muito interessante pra mim, vale a pena ajeitar ele pra pegar a estrada e ver se anda mesmo! he he he Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil 

O triste Jeff é justamente isso mesmo que comentou... O antigo proprietário sabia dar na partida e andar... leu o manual e seguiu a risca... enquanto era 0 Km tudo era festa... Com o passar do tempo e o desgaste natural algumas coisas começaram a se tornar aborrecimentos pra ele (que dispunha de um numerário um pouco maior que o nosso). O que ele fez... Passou o carro a preço de banana e comprou outro 0 Km.


Observando diversas áreas na atualidade percebe-se claramente que as gerações de hoje em dia esta mais para a "tentativa e erro" do que para colocar um bem "de fato" durável no mercado.
Trocando em miúdos: Outrora um produto passava por N testes e simulações de uso, na intenção de detectar e sanar qualquer problema que pudesse ocorrer em sua utilização... Por isso um bem durava tanto.
Hoje em dia, com a voracidade do mercado e do consumo se um produto passar 6 meses em testes (laboratório e etc) o concorrente lança um outro com X,
Y,Z de recursos a mais que esse que ficou em testes... Com isso a empresa (que testou tanto) perde fatia de mercado e ainda leva a fama de estar obsoleta ao lançar um produto novo, mas que já esteja ultrapassado.

Veja casos como a Microsoft, que lança um Windows que seja e após algum tempo solta um Service Pack para corrigir erros apresentados pelo produto. Uma empresa que após lançar um carro faz recall (por terem detectado um defeito besta). E assim vai....

Infelizes daqueles que são informados por problemas em seus produtos, são informados da solução e ainda assim teimam em fazer vistas grossas... Para esses NÃO TEM PERDÃO!


Abraço,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  martt Qui Set 26, 2013 2:09 pm

Entendi o que estão querendo dizer, quando falam que as inovações são mais "recicláveis" e menos duradoura que
antigamente, entendo também o desejo de termos todos produtos com as mesmas qualidades e durabilidade
de antigamente, mas isso não se dá somente no ramo automobilistico é assim em tudo, nos calçados, nos brinquedos,
nas maquinas de lavar, enfim,,,,
Que realmente desejo que minha negona dura pra sempre mas não sei se posso abrir mão da garantia, pois
minha média é de 250km/semana, ou seja devo trocar de óleo uma vez por mês e tenho que faze-lo na cc
para nao perder a garantia!!!

valew


Última edição por martt em Sex Set 27, 2013 1:17 pm, editado 2 vez(es)

martt
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 43
Localização : Brasilia - DF
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  alex.ilha Qui Set 26, 2013 2:12 pm

martt escreveu:Entendi o que estão querendo dizer, quando falam que as inovações são mais "recicláveis" e menos duradoura que
antigamente, entendo também o desejo de termos todos produtos com as mesmas qualidades e durabilidade
de antigamente, mas isso não se dá somente no ramo automobilistico é assim em tudo, nos calçados, nos brinquedos,
nas maquinas de lavar, enfim,,,,
Que realmente desejo que minha negona dura pra sempre mas não sei se posso abrir mão da garantia, pois
minha média é de 250km/semana, ou seja devo trocar de óleo uma vez por mês e tenho que faze-lo na cc
para nao perder a garantia!!!

valew
Apoiado!
alex.ilha
alex.ilha
Forista
Forista

Número de Mensagens : 279
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro, RJ
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 25/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  martt Qui Set 26, 2013 2:12 pm

Então pepepessoar!!!!

Fiz hoje o segundo abastecimento da motoca e abaixo estão os dados
Rodei 326,7km e abasteci 10,186L o que da a ótima média de 32,07KM/L...
Fiquei muito feliz,,,, lógico que ando na manhã... mas de vez em quando lembro de
torcer um pouquinho o cabo pra sentir o vento!!!
Outro detalhe,,,, com a regulagem da altura da manete da embreagem percebi
que as marchas estão engatando melhor!!! mas da 1ª pra 2ª ainda é a mais enjoada!!!
Percebi também que na volta pra casa ela esquenta mais que na vinda pro trampo e chega até
a disparar a ventoinha do radiador!!! Estranho pois o liquido está no nível maximo!! e começou nesses
dois ultimos dias!!!
Aindo continuo empolgado com a beyonce e recomendo a todos!!!
Vamos ver na revisão!!!!

Valew

martt
Novato
Novato

Número de Mensagens : 31
Idade : 43
Localização : Brasilia - DF
Moto : Horizon 250
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  L340 Sex Set 27, 2013 4:39 pm

martt escreveu:Entendi o que estão querendo dizer, quando falam que as inovações são mais "recicláveis" e menos duradoura que
antigamente, entendo também o desejo de termos todos produtos com as mesmas qualidades e durabilidade
de antigamente, mas isso não se dá somente no ramo automobilistico é assim em tudo, nos calçados, nos brinquedos,
nas maquinas de lavar, enfim,,,,
Que realmente desejo que minha negona dura pra sempre mas não sei se posso abrir mão da garantia, pois
minha média é de 250km/semana, ou seja devo trocar de óleo uma vez por mês e tenho que faze-lo na cc
para nao perder a garantia!!!

valew
Peraí, a garantia é amarrada à troca de óleo também?
No caso da Kansas era só a revisão.
L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  L340 Sex Set 27, 2013 4:51 pm

Tenho lá minhas ressalvas com Recall, acho bem melhor que façam do que escondam embaixo do tapete ou resolvam as escuras caso você faça revisão nas CCs.
E Recall pode acontecer por vários motivos, mesmo uma empresa testando tudo o que produz, mesmo uma empresa testando seu projeto exaustivamente. E são diversas empresas envolvidas na produção de um carro, cada uma com sua política de qualidade.

Mas falando do óleo, já vi em vários manuais uma tabelinha em que se mostrava os tipos de óleo e as temperaturas.
Não achei a mesma que aparece costumeiramente nos manuais, mas as informações são as mesmas.
Migração kansas -> Horizon - Página 2 V-001

Para usar óleo semi sintético não deveria ser um motor com transmissão "separada"? Como o Evolution?

L340
L340
Guru
Guru

Número de Mensagens : 3821
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 07/10/2010

http://leaoesuamoto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Migração kansas -> Horizon - Página 2 Empty Re: Migração kansas -> Horizon

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos