FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

+12
Cássio Fernandes
jeff
BOOMERANG
adrianocvc
wagner mota
will_santana
Marcelo Soares Calçada
Speed
marcelo_rsb
tonywalker
tos3719
Tuco Benedito
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  Tuco Benedito Sáb maio 03, 2008 9:16 pm

Olá pessoal, resolvi compilar alguns dos cuidados que os iniciantes devem ter antes de adquirir sua Dafra, desde a
primeira visita à loja até a entrega da moto. Logicamente não é um "manual de compra da Dafra", mas deve servir para ajudar àqueles
que pretendem adquirir uma Dafra, usando como base os principais problemas encontrados pelos primeiros compradores e tentar alertar e evitar que os novatos passem pelos mesmos problemas.
O tópico está aberto, todos podem (e devem) colaborar, até porque tenho certeza que vou esquecer alguma coisa (sempre esqueço).
Vamos lá:

--Primeiro contato com a moto--
- Admire-a, ela é bonita mesmo, mas contenha-se diante do vendedor. Se ele for dos bons e você estiver empolgado,
ele vai te convencer a fechar o negócio na hora. Vá pra casa e faça as três perguntas:
"Eu quero?" "Eu preciso?" e "Eu posso?". Faça as contas e se a resposta for "Sim" para as 3 perguntas, ótimo, você está prestes a se tornar um feliz proprietário de uma Dafra.

--Decidido a fechar o negócio--
- Faça tudo com calma. Analise o contrato (no caso do financiamento), que na verdade é o normal para qualquer financiamento, o Itau já está há anos no mercado, duvido que tenha alguma cláusula que prejudique o comprador. Mas fique atento ao valor das prestações, deve ser exatamente o valor combinado com o vendedor. Não esqueça da TAC (Taxa de Abertura de Crédito), normalmente ela é embutida no financiamento, e aí são juros sobre ela também, aumentando a prestação. Verifique a possibilidade (sua e da loja) de quitar a TAC por fora, à vista. O valor é em torno de R$350,00. Há um tópico específico com dicas sobre o financiamento;
- Se for pagar à vista, certifique-se com o vendedor e peça por escrito o prazo de entrega, que tem sido um dos grandes problemas da Dafra. Nada pior que desembolsar 5 mil dinheiros e esperar 30 dias pela moto.
Se possível, convença-o de que você só pagará após a chegada da moto, ou, pelo menos, dê um sinal do negócio comprometendo-se a pagar o restante somente contra-entrega.
- Deixe acertado, também, a forma como será feita a documentação junto ao Detran/Ciretran. O despachante da loja costuma cobrar, e bem, pelo serviço de emplacamento, então sugiro que você informe-se com o órgão de trânsito da sua cidade sobre os valores e os procedimentos para o emplacamento por conta própria. Tem até um tópico dando o passo-a-passo do emplacamento em BH.
VOCÊ NÃO É OBRIGADO A FAZER O EMPLACAMENTO COM O DESPACHANTE DA LOJA. Isso é venda casada e está previsto no CDC (Código de Defesa do Consumidor).
- Dê uma choradinha, quem sabe você não ganha o emplacamento? Ou um capacete? Ou, pelo menos, o tanque cheio? O importante é deixar tudo DOCUMENTADO, aquilo que o vendedor prometer TEM QUE ESTAR NO PAPEL. No fio do bigode não dá!

--A moto chegou--
Maravilha, o sonho está quase realizado! Mas ainda tem alguns passos.
Verifique antes de sair da loja:
- O numero do chassi da moto e veja se bate com o que está na NF;
- Riscos na pintura, peças enferrujadas ou tortas. Não temos nenhum relato desse tipo, mas é bom não vacilar. Depois que você sair da loja fica difícil provar que o risco no tanque não foi você quem fez;
- Nível do óleo do motor;
- Lubrificação da corrente;
- Luzes (meia-luz, farol, pisca, luz de freio, painel);
- Funcionamento do painel (principalmente o marcador de combustível);
- Funcionamento dos comandos dos punhos;
- Bocal do tanque;
- Buzina;
- Regulagem da marcha lenta, afogador, acelerador, etc...

Faça uma boa inspeção visual na moto. A minha, por exemplo, estava com a arruela que fica sob a porca principal da mesa do guidão enferrujada, pedi a troca e o mecânico trocou na hora da entrega.

De resto, é só curtir a motoca. Com responsabilidade, é claro.

Acho que é isso, se alguém lembrar de mais alguma coisa....
Tuco Benedito
Tuco Benedito
Forista
Forista

Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty jogo de ferramentas

Mensagem  tos3719 Qua maio 21, 2008 1:23 am

Pedir para ver o jogo de ferramentas.
A minha veio faltando algumas, e agora nem tenho como reclamar. Mad
tos3719
tos3719
Forista
Forista

Número de Mensagens : 236
Idade : 42
Localização : Osasco-SP
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  tonywalker Qua maio 21, 2008 6:53 am

- Pedir um chaveiro e capinha do manual! lol! a minha veio sem, peguei depois! Very Happy
- Colocar a moto no cavalete e conferir se as rodas giram livremente, se os freios não estão mal ajustados.

Este tópico devia ser fixo no topo!
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  marcelo_rsb Dom maio 25, 2008 11:43 pm

Opa ainda em clima de suspeita mas vai uma dica, dá uma conferida na roda!

Após ver a turma relatar roda amassada, esse fds dando uma lavada na motoca reparei que minha moto tb tem um amassado, porém felizmente é algo que não compromete a estabilidade, nem cheguei a perceber enquanto dirigia, porém me surgiu outra coisa, não me lembro de hora alguma ter dado uma pancada o suficiente pra isso(ou então a roda é macia de mais!, lembrando que peso só 55Kg), logo tenho suspeitas do transporte ou montagem do pneu(até porque tem um leve raladinho exatamente onde esta amassado... aumentando as suspeitas da montagem), mas agora pra mim já é tarde.

Como verificar: Coloca a moto no cavalete e gira, só de girar você vai perceber caso tenha algum amassado e talz.
Já na dianteira fica mais complicado inspecionar...
marcelo_rsb
marcelo_rsb
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Uberlândia-MG
Moto : Kansas 250cc
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Churrasqueira....

Mensagem  Speed Seg Ago 11, 2008 12:27 am

ddjrenat escreveu:Não esquecer também da churrasqueira, que é um acessório que vem a parte... (gratuito)

eu li que muitos não receberam na compra, e depois foram solicitar.

Abraços Wink
O q é essa "CHURRASQUEIRA", é algo parecido com aquela garupinha da super100?
Aonde ela seria instalada, no lugar dos dois pegador?
Eu ñ recebi a minha churrasqueira, ja vai fazer um mês q recebi a minha, será q ainda posso obte-la? affraid
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Seg Set 08, 2008 5:55 pm

Speed escreveu:
ddjrenat escreveu:Não esquecer também da churrasqueira, que é um acessório que vem a parte... (gratuito)

eu li que muitos não receberam na compra, e depois foram solicitar.

Abraços Wink
O q é essa "CHURRASQUEIRA", é algo parecido com aquela garupinha da super100?
Aonde ela seria instalada, no lugar dos dois pegador?
Eu ñ recebi a minha churrasqueira, ja vai fazer um mês q recebi a minha, será q ainda posso obte-la? affraid

A churrasqueira nada mais é do que o bagageiro... agora se você correr atras, acredito que possa conseguir sim...
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  will_santana Ter Out 21, 2008 3:26 pm

s liga soh em 2 detalhes

algumas (as primeiras 2008) nao vinham com o cavalete central (importante pra manutencao e parar em ladeiras)
outra coisa eh q, ao menos aqui no rio, as 2008 nao vem com a capa q esconde o comeco do escape q sempre amarela ainda na primeira semana. jah as 2009 q eu vi, todas tinham

e nao s liga muito nesse desconto magico nao, q na pratica a diferenca entre o preco das 2 a vista eh d uns 250 reais. paguei 5990 na minha contra 5760 q tinha conseguido na 2008. mas como nao tinha mais 2008 preta pra vender aqui (segundo as 2 lojas q fui o estoque eh integrado), acabei pegando a 2009 msm pq alem da capinha ainda teria q pagar pra pintar e seriam elas por elas

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  wagner mota Ter Out 21, 2008 3:40 pm

Valew Will...ótimo vc ter comentado pois vou argumentar quando voltar na loja (estive lá sabado passado), e preço e condições ele me passou hoje por tel. R$ 5.990 numa 2008. Como ele me disse que na loja tem 2008 e 2009 (a 2009 só preta) já vou logo vendo as diferenças entre as duas (apesar dele ter falado que não existe). Lembro que vi um tópico aqui tipo "o que ver antes de pegar sua moto"...quando for tirar a minha vou lá com a listinha e ver passo a passo os ítens. Infelizmente como consumidor e novato, terei que ser chato..rss....abraços.
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  will_santana Ter Out 21, 2008 3:46 pm

s for pagar a vista como eu paguei, pode chorar esse preco da 2008 q tah cara
agora s for financiar, aih sao outros 500
pq jah tem taxa d juros nova por causa da crise e nao vao dar desconto pra ver o dinheiro soh daqui a 48 meses dependendo do financiamento

vao meter tb o kao do preco d tabela mais alto e vao mostrar no sistema a 2009 a mais d 7 mil. nao s esqueca q vc tem a grana e o poder Wink

e bem-vindo, mais 1 kansado pra galera Very Happy

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  will_santana Seg Nov 24, 2008 12:58 pm

ateh onde eu sei, nao vai existir diferenca entre os modelos 2008 e 2009 da dafra
tanto q os chassi 2009 jah estao a venda

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  adrianocvc Seg Nov 24, 2008 1:24 pm

will_santana escreveu:ateh onde eu sei, nao vai existir diferenca entre os modelos 2008 e 2009 da dafra
tanto q os chassi 2009 jah estao a venda

[]s
Valeu Will.
Então não vou esperar mais não, estava lendo o pessoal falar sobre as motos de 2009, e não sei porque achei que teria alguma diferença na Speed. scratch
adrianocvc
adrianocvc
Novato
Novato

Número de Mensagens : 25
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  will_santana Seg Nov 24, 2008 2:37 pm

devem chegar novos modelos pra 2009 segundo o chefao da dafra
mas nao deve haver mudanca nos modelos atuais

a unica mudança q aconteceu (ateh onde eu sei) eh q as kansas 2009 jah vem com descanso central e uma capa na famosa curva do escape q amarela. mas muitos donos d 2008 estao ganhando isso nas revisoes (qnd reclamam, claro)
d resto, nao houve mudança significativa

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  adrianocvc Ter Nov 25, 2008 6:32 am

Alô Galera!
Ontem estava saindo do trabalho e ví um cidadão pegando sua capa de chuva no baú de sua Speed.
aproveitei logo e perguntei pro cara se a moto tinha dado/ estava dando dor de cabeça.
Ele disse que não teve problemas nenhum com a moto e que a consecionária em que ele comprou era muito boa.
O único problema que ele teve foi com o freio da moto mas ele a levou na consecionária e arrumaram pra ele no ato.
Perguntei da churrasqueira, ele disse que tem que pedir mesmo, senão a galera não coloca.
Ele falou muito bem do vendedor e do mecânico da consecionária em que comprou a moto.
A consecionária é a de Vicente de Carvalho aqui no Rio, se alguém morar por perto e for comprar uma... Não custa nada dar uma passadinha lá. Agora o nome do vendedor eu vou ficar devendo, porque é um nome um pouco diferente e eu me esquecí... rsrs
Foi mal!
adrianocvc
adrianocvc
Novato
Novato

Número de Mensagens : 25
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  will_santana Ter Nov 25, 2008 9:08 am

essa d vicente d carvalho fica na frente da green
dah pra ver a concorrente tb

[]s
will_santana
will_santana
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2060
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  BOOMERANG Sáb Mar 14, 2009 8:57 pm

Dafra Speed 150: De mansinho, ganha o consumidor
Com design moderno, preço competitivo, uma boa campanha na mídia e planos convidativos de financiamento, a Dafra Street Speed 150 vem conquistando o consumidor brasileiro.

A Dafra, do Grupo Itavema, chegou no mercado brasileiro assustando a concorrência. Apresentou bons produtos e com uma ousada campanha em todos os meios de comunicação. Além disso, os preços competitivos e financiamentos atraíram os consumidores. Entre as preferidas da marca, com 60% das vendas, está a Street Speed 150 cc que ocupa até meados de dezembro o décimo lugar no ranking das motos mais vendidas de 2008.

Uma moto com design moderno, robusto, com motor de 150 cilindradas e com preço sugerido de R$ 4.990. A extensa campanha na mídia e os planos de venda para a Speed 150 cc deu certo. Para ter uma idéia, em novembro último foram vendidas 3.965 unidades do modelo da Dafra, contra 1.575 unidades da concorrente Yamaha Fazer. Consequência do financiamento a longo prazo que atraiu os compradores. A moto da Dafra, por exemplo, pode ser adquirida em 48 prestações de R$ 185,00 (ref. dezembro de 2008), totalizando R$ 9.747,12. Para não sofrer com os juros, pode-se comprar a Speed 150 pelo Consórcio Nacional Dafra com planos de 60 meses, sem juros, taxa de adesão ou fundo de reserva, ou seja, 60 prestações de R$ 105,18.

A Street Speed 150 cc é uma moto com proposta urbana, resistente para o trabalho e para o lazer. É movida com o motor de origem chinesa da marca Lifan, de 149,4 cm³, 4 tempos, monocilindrico, OHV, refrigerado a ar que desenvolve 13,2 cavalos de potência máxima a 7.700 rpm e 1,31 mkgf de torque máximo a 7.000 rpm. Embora econômico, falta nesse propulsor um pouco de torque nas baixas rotações e seu nível de vibração é bastante elevado. "Culpa" dos suportes grandes que prendem o motor, que foi reestruturado para a versão vendida no Brasil.

Pensando em oferecer mais conforto para o motociclista brasileiro, a engenharia da Dafra decidiu colocar motor e pedaleiras mais para baixo. Embora a Speed 150 tenha ficado com um motor mais elástico, por conta do centro de gravidade que também ficou mais baixo, e o condutor fique numa posição mais confortável, qualquer curva que se faça mais forte, a pedaleira bate no chão, assustando os desavisados e comprometendo a segurança.

A posição de pilotagem é boa, confortável, em função das pedaleiras baixas e do desenho do tanque que encaixa perfeitamente nas pernas do condutor. Falando em conforto, o conjunto de suspensões absorve bem as irregularidades do piso. Na dianteira, telescópica de 120 mm e na traseira, braço oscilante, bi-amortecida com 75 mm.

Para uma moto de 150 cm³, os freios são eficientes, tanto dianteiros quanto traseiros. Funcionaram bem quando exigidos durante o teste com a Speed 150, na cidade e na descida da Serra da Cantareira, em São Paulo. A engenharia da Dafra optou pelos freios a disco, sendo hidráulico na frente e mecânico por haste atrás.

O design da Speed 150 é moderno, chamando a atenção, principalmente, pelo desenho e acabamento do escapamento, colocado na altura do centro da roda traseira, pelas rodas de liga leve de 18 polegadas, pelo tanque com capacidade para 15 litros com faixas nas laterais e a indicação Dafra na parte superior, e pelo assento único para condutor e garupa.

A parte traseira dessa moto também conta com um desenho comum, porém moderno, com a ponta do assento estreita e a lanterna logo abaixo das alças emborrachadas para o garupa. A carroceria traseira se une com a lateral em uma única peça, formando um bonito formato, onde está localizado o logo Speed 150. Essa Dafra é oferecida nas cores preta, vermelha, amarela e prata. Para calçar a Speed 150, escolheram rodas de liga leve aro de 18 polegadas com pneus Pirelli 18 42P na dianteira e 18 57P na traseira.

O painel de instrumentos é simples, com fundo branco, mas oferece boa visibilidade dos comandos. Tem velocímetro, hodômetros (parcial e total), conta-giros, marcador da marcha engatada, marcador do nível de combustível e luzes-espia. Vem, ainda, com partida elétrica e no pedal. Um destaque: conta com lampejador de farol alto, muito útil e que falta em outras motos da categoria. A Dafra chegou de mansinho, porém de forma ousada, e vem cativando os consumidores. Fechará 2008 entre as dez motos mais vendidas neste ano no mercado brasileir e em 2009 deverá brigar ainda mais forte. É aguardar para ver sua próxima tacada.

FONTE: REVISTA ELETRÔNICA MOTORCAR
BOOMERANG
BOOMERANG
Forista
Forista

Número de Mensagens : 102
Idade : 57
Localização : SÃO PAULO-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/01/2009

http://www.start-tuning.fotoflog.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty retomando as dicas para antes de comprar sua dafra

Mensagem  jeff Qua Fev 09, 2011 5:15 am

Retomando o assunto:

Aí vai uma dica fundamental para quem compra uma kansas ou speed:

É muito provável que você retire sua moto da concessionária com menos óleo do que deveria. Explicação:

O sistema de medição do nível de óleo da kansas e da speed é diferente de todas as outras motos.

O nível tem de ser medido com o motor frio, preferencialmente pela manhã, depois de ligar o motor por 1 ou no máximo 2 minutos. Então desligue o motor, retire a vareta, limpe-a e introduza de novo, sem rosquear. É o procedimento recomendado pela Dafra no manual do proprietário, pode conferir.

O nível de óleo deverá estar entre as marcas de máximo e mínimo da vareta ou do visor de nível (H e L). Quanto mais próximo do nível máximo, melhor.

Essa medição tem de ser feita logo após ligar e desligar o motor, antes que ele se aqueça demais. Se esperar muito tempo, o óleo que estava preso no cabeçote volta para o cárter e a medição não significa mais nada. Também não pode ser feita com o motor totalmente aquecido, porque o óleo quente se dilata, aumentando o volume e dando um resultado incorreto.

Caso este procedimento não seja realizado e você simplesmente retire a vareta logo de manhã, encontrará o óleo acima do nível máximo do medidor e o visor cheio de óleo, mas isso não significa nada. (Conheça o funcionamento do visor no tópico Visor de Nível de Óleo Não Funcionando).

O grande problema é que os mecânicos das concessionárias da dafra desconhecem esse procedimento básico e entregam as motos com apenas 1 litro de óleo, o que é insuficiente para o motor funcionar bem. O câmbio fica duro, difícil de passar as marchas, a moto superaquece e a vida útil do motor é severamente prejudicada.

Outro problema é que existem óleos que afinam depois de algum tempo e são consumidos, abaixando o nível diariamente. Alguns são de marcas muito boas, lubrificam muito bem, mas têm essa característica. Então, se você já estiver com o óleo baixo e ele diminuir ainda mais, seu motor será bastante danificado, podendo vir a travar com risco para os ocupantes, além de necessitar de reposição dos componentes principais (pistão, cilindro, biela, virabrequim, câmbio).

Não tenha medo de repor o óleo no período entre revisões, isso não anula a garantia.

Esta última informação é válida para qualquer moto, de qualquer modelo ou fabricante. Lubrificação deficiente é fator de risco para a moto e seus ocupantes. A boa lubrificação define a vida útil de seu motor, não descuide dela.

A cada troca, kansas e speed precisam de 1,25 litro de óleo, não menos que isso. E dependendo do tipo de óleo e da quilometragem percorrida, o nível terá que ser verificado e completado todos os dias. Essa é a experiência prática de proprietários de motos já há 2 anos, sem qualquer problema no motor. Saiba mais no tópico Dicas Para Sua Dafra.

Um abraço, e felicidades com sua moto nova,

Jeff


Última edição por jeff em Qua Fev 09, 2011 4:00 pm, editado 1 vez(es)
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  Convidado Qua Fev 09, 2011 3:55 pm

Sigo esta dica do óleo desde que tirei a moto da loja.... nunca tive nenhum problema de motor... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  jeff Qui Fev 10, 2011 7:43 am

Outra dica que é fundamental para quem está comprando uma speed ou kansas, ou qualquer moto que use o sistema de embreagem do mesmo tipo:

Normalmente, o primeiro contato que se tem com uma moto é com uma honda ou yamaha. O que se aprende com elas na moto-escola não se aplica necessariamente à kansas e à speed.

A lubrificação foi explicada no tópico anterior, mas tem outra coisa muito importante:

A regulagem do cabo da embreagem funciona ao contrário das outras motos, porque o sistema de fixação do cabo no motor é diferente. Um sistema usa porca e contraporca do mesmo lado, o nosso usa uma porca de cada lado do suporte no motor. Isso muda tudo.

Então, para regular o cabo da embreagem no ajustador do manete, você precisa soltar a porca e parafusar o ajustador para dentro do manete. Quanto mais perto do manete, mais tenso estará o cabo. Essa é a direção correta para compensar o alongamento do cabo e o desgaste da embreagem.

Funciona exatamente ao contrário das outras motos, onde você afasta o ajustador do manete para tensionar o cabo.

Se você fizer numa kansas ou speed o que aprendeu a fazer nas outras motos, estará piorando a regulagem da embreagem ao invés de melhorá-la. Apanhei muito com isso quando peguei minha kansas pela primeira vez, e olha que sou macaco velho.

Esse macete fez com que muita gente falasse mal da regulagem da embreagem dessas motos. Mas esse desconhecimento a gente encontra até mesmo nos mecânicos de concessionária, que aprendem a mexer e estão acostumados com motos de outras marcas.

Não se iluda, apesar do treinamento que a dafra faz, até alguns instrutores estão tão acostumados a fazer sempre do mesmo jeito que não atentam para esses detalhes.

Um abraço,

Jeff

jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  Cássio Fernandes Qui Fev 10, 2011 7:52 am

Jeff,

O ajustador da Carol é igualzinho o que tinha na cgzoca de antigamente, se der, poste uma foto pois o meu eu não tive dificuldades em ajustar. Será que o seu manete é diferente do meu? scratch scratch
Lá embaixo, tem a porca e a contra porca, e não sei se confunde isso também não.

Abraços

PS: Depois vou postar uma foto do manete e da regulagem lá no motor, é mais ou menos parecido com as outras motos.
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  jeff Qui Fev 10, 2011 8:06 am

Visualmente, o ajustador superior é idêntico, mas o funcionamento é oposto.

Meu cabo de embreagem foi instalado na concessionária, e foi instalado com sistema de porcas opostas. Agora, você mencionando isso, me ocorreu uma idéia:

Mudando o sistema de fixação para porca e contraporca, como é nas outras motos, devo ganhar uma faixa adicional de regulagem e prolongar o uso de minha embreagem atual.

Boa idéia, Cassio!

Um abraço,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  Cássio Fernandes Qui Fev 10, 2011 8:37 am

jeff escreveu:Visualmente, o ajustador superior é idêntico, mas o funcionamento é oposto.

Meu cabo de embreagem foi instalado na concessionária, e foi instalado com sistema de porcas opostas. Agora, você mencionando isso, me ocorreu uma idéia:

Mudando o sistema de fixação para porca e contraporca, como é nas outras motos, devo ganhar uma faixa adicional de regulagem e prolongar o uso de minha embreagem atual.

Boa idéia, Cassio!

Um abraço,

Jeff
scratch scratch scratch scratch
Idéia minha?
Acho que a idéia foi sua jeff. Very Happy


Abraços
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty desabafo

Mensagem  jeff Qui Fev 17, 2011 8:14 am

Hoje estive na concessionária e tive a sorte de encontrar uma proprietária retirando sua kansas 0 km, 2011/2011.

Já está saindo com as rodas de "harley" e escapamento preto.

Pude orientá-la sobre os macetes da moto, particularmente essa questão do óleo.

Os vendedores e mecânicos continuam não orientando os compradores sobre o procedimento de medição do nível de óleo. Medi junto com a proprietária, e constatamos que a moto ainda sai da concessionária com aquela quantidade mínima insuficiente para uma boa lubrificação. Se o dono não ficar esperto quanto ao nível correto, vai dançar.

O resultado desse descaso apareceu no ato:

O mecânico havia saído para ralar dar uma volta com a moto para ver se tudo estava normal. Deixou a moto quente para a dona retirar.

A proprietária simplesmente não conseguia mudar as marchas. Não entrava a primeira, e quando entrava, não passava para a segunda sem muito esforço, um esforço inadmissível. Situação perigosa e capaz de provocar um acidente no trânsito.

Até quando os proprietários terão que passar por essa situação potencialmente perigosa por descaso da dafra? Até quando permanecerão insensíveis a esse tipo de problema, tantas vezes relatado aqui neste fórum e comunicado pessoalmente a eles?

Por coincidência ou não, o gerente (que está de férias...) telefonou na agência e pude falar com ele, cobrando esse assunto e aquele outro do quadro. Aquele que teria resposta assim que eles voltassem de férias no fim de janeiro.

Ele disse que perdeu meu email, por isso que o assunto não teve andamento. Que eu enviasse novamente para que eles possam analisar.

Me desculpem, mas não sou palhaço. O que eu tinha a dizer foi dito aqui no fórum para que todos pudessem ler, foi tornado público. Eles acompanham este fórum. Se não acompanham, são incompetentes ao extremo, porque é o melhor meio de contato com a clientela.

Fica o alerta para quem for comprar uma kansas ou speed:

Faça a medição do nível de óleo exatamente como manda o manual, pegue a moto com o motor frio pela manhã e siga exatamente o que está escrito no manual do proprietário.

Não adianta fazer essa medição com o motor totalmente aquecido, porque o óleo se dilata e dá uma leitura enganosa. E nunca confie na quantidade de óleo que eles colocam na concessionária, isso vale para uma moto 0 km.

É um absurdo eu ainda ter que escrever isso 2 anos depois que o alerta foi publicado aqui mesmo neste fórum, e a fábrica não tenha tomado nenhuma providência para corrigir esse "erro" de procedimento que causa prejuízo aos clientes e queima a imagem da empresa.

Só quem vende peças está satisfeito com essa situação.

Felizmente, aquela moto de hoje pôde ser salva dessa negligência.

Um abraço, e perdoem a indignação,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  wagner mota Qui Fev 17, 2011 8:34 am

Jeff
sorte da proprietária que já ia começar a reclamar da moto saindo com nível baixo de óleo
realmente não entendo porque os caras ainda não tomaram as devidas providências quanto a isso...

mais falando sobre a moto achei mto lindo o escape novo da kansas...e detalhe, vem com o protetor (mto bom isso)
é uma excelente moto tomando os devidos cuidados assim como o do óleo!
lembro que o chicote também era ruinzinho..será que melhoraram hein?

Gerente perdeu seu e-mail?
Comédia!!!!!!
Aliás, vai aí uma idéia..que tal mandar uma proposta pra Dafra...gerencie uma das lojas que vai se dar bem!

abraços
wagner mota
wagner mota
Guru
Guru

Número de Mensagens : 2072
Idade : 60
Localização : São Paulo, SP
Moto : Apache 150cc
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  Dan Floripa Qui Fev 17, 2011 9:32 am

É Jeff, continuam fazendo besteira e não assumem os erros e não melhoram o serviço de oficina (salvo alguns raros casos), por mais criticados que sejam.

Vovô tinha um ditado muito válido para a Dafra: 'Errar é humano, persistir no erro é burrice!'

Abraço!

Dan.
Dan Floripa
Dan Floripa
Guru
Guru

Número de Mensagens : 4118
Idade : 43
Localização : Florianópolis
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 27/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  Cássio Fernandes Qui Fev 17, 2011 9:44 am

wagner mota escreveu:Jeff
sorte da proprietária que já ia começar a reclamar da moto saindo com nível baixo de óleo
realmente não entendo porque os caras ainda não tomaram as devidas providências quanto a isso...

mais falando sobre a moto achei mto lindo o escape novo da kansas...e detalhe, vem com o protetor (mto bom isso)
é uma excelente moto tomando os devidos cuidados assim como o do óleo!
lembro que o chicote também era ruinzinho..será que melhoraram hein?

Gerente perdeu seu e-mail?
Comédia!!!!!!
Aliás, vai aí uma idéia..que tal mandar uma proposta pra Dafra...gerencie uma das lojas que vai se dar bem!

abraços
O chicote foi melhorado sim, meu problema com o chicote foi ter colocado o banco em cima de alguns fios, dai com o tempo, pegou fogo Razz Razz Razz
Abraços
Ainda não vi um chicote antigo, mas, o meu parece ser de boa qualidade Cool
Cássio Fernandes
Cássio Fernandes
Guru
Guru

Número de Mensagens : 1914
Idade : 34
Localização : Belo Horizonte-MG
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 14/11/2010

http://cassiofernandes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA Empty Re: DICAS PARA ANTES DE COMPRAR SUA DAFRA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos