FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM MOTOS DAFRA
Seja bem-vindo ao maior fórum aberto sobre as motos Dafra. Junte-se conosco e venha participar, tirar dúvidas e resolver problemas.
Clique em Registrar-se.
Obrigado!
Equipe do Fórum Motos Dafra
FÓRUM MOTOS DAFRA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

+25
asnobre
Dan Floripa
firefox
Dom Luiz
azenos
Ailton e Karina
nandinho
Macedo
maromali
jeff
joao vitor(speed preta)
fulô
BOOMERANG
Rafael.RS
neo_ext3
Speed
Henri-Sanfer
Marcelo Soares Calçada
xello 81
Marcelinho speed
rss_sis
Petrucelli
Roch@
Tuco Benedito
tonywalker
29 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  tonywalker Ter maio 06, 2008 7:46 am

Atenção pessoal! Esta dica está relacionada com um item de segurança da moto.
Ela pode melhorar o desempenho e o conforto ao corrigir um problema de revisão da moto.
Portanto ao realizar os ajustes aqui descritos faça com responsabilidade, e teste a moto em um local sem trânsito antes de andar em vias movimentadas. Wink Com segurança não se brinca.
Se não se sentir a vontade, leve a moto na oficina DAFRA e peça o ajuste ao mecânico, é um direito seu.


Pessoal, eu tive sérios problemas com o freio da Speed justamente por falta de ajuste.
Minha moto não estava rendendo e quando pegava carona então virava um lixo, até que um dia a moto simplesmente não queria arrancar, desci e vi que a lanterna do freio estava acesa.
Regulei o freio atrás e fui embora. Depois de uns dias o mesmo problema.

Em casa dei uma olhada com mais calma e percebi o que estava acontecendo. Atrás do pedal do freio, entre a peça onde fica presa a pedaleira do carona e o cano de descarga, tem um parafuso paralelo com o chassi que serve para regular a altura do pedal. Olhando a moto de lado não tem como ver, é preciso olhar de cima para baixo. Veja na foto mais ou menos onde você vai encontrá-lo (AJUSTE DO PEDAL):

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Freio10

Este parafuso tem uma contraporca que serve para evitar que ele se mova, e no caso da minha moto esta contraporca estava solta ou mal apertada.
Então você anda com a moto, a contraporca gira e o parafuso sai do lugar! Quando você aperta o freio com o a moto em movimento o parafuso anda e o pedal não volta 100% à sua posição original pois o parafuso vai encostando nele. Em pouco tempo dependendo do terreno em que você anda o pedal estará totalmente acionado e você terá que regular o parafuso de ajuste do freio para compensar, só que de tanto folgar o ajuste do freio duas coisas podem acontecer:
1 - O freio vai ficar muito "solto" e você não vai conseguir parar a moto com ele.
2 - O pedal do freio ficará extremamente baixo podendo inclusive causar acidentes em curvas para a direita.

Para resolver este problema podemos usar as chaves que compõe o conjunto de ferramentas da moto e regular não só a altura do pedal como também apertar a contraporca para que eles não saiam mais do lugar.
É um pouco chato pois as chaves que vem com a moto são pequenas e o espaço que você tem para fazer o ajuste é pouco. É até possível remover a peça onde fica preso a pedaleira do carona mas não quis arriscar minha garantia Very Happy.

A primeira coisa a saber é: que altura você irá querer o pedal do freio?
Para pessoas baixas ou de pernas mais curtas o ideal é que o pedal esteja da altura da pedaleira ou um pouco mais alto. Originalmente ele vem regulado assim, pelo menos na minha.

Para pessoas mais altas ou de pernas compridas como eu, fica mais confortável quando o pedal está mais baixo que a pedaleira. Uns 2cm ficou ótimo para mim. Mais do que isto é perigoso que o pedal toque o chão ao curvar para a direita.

Nas fotos abaixo eu usei um truque vagabundo com o a imagem para vocês terem uma idéia mais ou menos de como é:

Pedal alinhado com a pedaleira (posição padrão):
AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Alinha11

Pedal cerca de 2cm mais alto que a pedaleira para pessoas mais baixas:
AJUSTE DO FREIO TRASEIRO 2cmalt10

Pedal cerca de 2cm mais alto que a pedaleira para pessoas mais altas:
AJUSTE DO FREIO TRASEIRO 2cmbai10

Logicamente, ao terminar de ajustar o pedal aperte a contraporca para fixar o parafuso!
Terminado o ajuste, você deve agora apertar ou soltar o parafuso de ajuste do freio que fica próximo à roda de trás da moto (AJUSTE DO FREIO):

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Freio10

Monte na moto e confira se o ajuste ficou bom, e se a moto está freiando direitinho.
Se a lanterna do freio estiver acesa mesmo sem o pedal estar acionado, confira se você não colocou o pedal muito alto, ou solte um pouco o parafuso de ajuste do freio.

Não saia pilotando por qualquer lugar sem conferir se o freio ficou bom! Afinal com os freios não se brinca!

Espero ter ajudado! Até mais a todos!
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Ótimas dicas Tony

Mensagem  Tuco Benedito Ter maio 06, 2008 11:55 am

Tópico muito bom, parabéns Tony.
Apenas para completar: Não esqueçam que, ao garupar a moto, o freio traseiro tende a ser acionado, por conta do movimento da balança traseira. Então, se for utilizar com carona, não deixe o freio muito justo. Levei a minha na concessionária e, sem que eu pedisse, o pessoal ajustou o freio traseiro. Ficou muito bom, mas só para o piloto, quando coloquei a minha esposa na garupa a moto ficou freiada, não rendia. Tive que ajustar a haste na roda traseira.
Tuco Benedito
Tuco Benedito
Forista
Forista

Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  tonywalker Ter maio 06, 2008 1:50 pm

Opa! Valeu pelo complemento!
Agora pergunto, isto é normal em qualquer moto ou é um problema na Speed?
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Roch@ Ter maio 06, 2008 7:48 pm

Esse Tony é Fera!


Parabéns - mais um tutorial rico em informações uteis!

Valeu!
Roch@
Roch@
Admin
Admin

Número de Mensagens : 295
Idade : 50
Localização : Guarulhos.
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 01/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Tuco Benedito Ter maio 06, 2008 8:06 pm

tonywalker escreveu:Opa! Valeu pelo complemento!
Agora pergunto, isto é normal em qualquer moto ou é um problema na Speed?

Isto é normal em qualquer moto com acionamento do freio traseiro por haste, não é exclusividade da Speed não.
Tuco Benedito
Tuco Benedito
Forista
Forista

Número de Mensagens : 170
Idade : 49
Localização : Curitiba
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 15/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Ajustei o meu....

Mensagem  Petrucelli Qui maio 08, 2008 5:19 pm

Olha aí Tony....Regulei o freio nhj...Valeu pelas dicas!!!!
Petrucelli
Petrucelli
Forista
Forista

Número de Mensagens : 361
Idade : 57
Localização : Pindamonhangaba/SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 16/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  tonywalker Qui maio 08, 2008 5:37 pm

Beleza gente! Fico feliz de ter ajudado Very Happy.
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  rss_sis Ter Out 28, 2008 9:08 pm

tonywalker,
vc é 10 man!
eu sei algumas coisinhasa basicas, mais com suas dicas ae vou até virar mêcanico!
rss_sis
rss_sis
Novato
Novato

Número de Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : salvador
Data de inscrição : 09/07/2008

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=9116683684492139014

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  tonywalker Qui Out 30, 2008 2:53 pm

Huhahaha cuidado, eu não mandava minha moto num mecânico formado por mim mesmo Razz
tonywalker
tonywalker
Admin
Admin

Número de Mensagens : 634
Idade : 46
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 14/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty salve...

Mensagem  Marcelinho speed Ter Jan 13, 2009 10:46 am

Maluco baita dica tava ezatamente com esse problem..... cheers

Marcelinho speed
Novato
Novato

Número de Mensagens : 1
Idade : 40
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 13/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  xello 81 Ter Jan 13, 2009 9:15 pm

outra dica... quando viajarem solte duas voltas a porca de regulagem... assim a roda moto fica mais solta e nao prende muito nas subidas... quando voltar pra cidade... aprete as duas voltas novamente......
xello 81
xello 81
Membro Senior
Membro Senior

Número de Mensagens : 874
Idade : 38
Localização : presidente prudente-sp
Moto : Outra marca ou ainda não tenho
Data de inscrição : 23/09/2008

http://www.100fronteirasmotoclube.com.br/index.html

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Marcelo Soares Calçada Ter Jan 20, 2009 7:20 am

Isso pode ser perigoso Xelo, pois você estará mais veloz e consequentemente irá precisar mais de freio, caso aconteça algo inesperado a sua volta. é preferível consumir um pouco mais de combistível do que ter menos freio.
Marcelo Soares Calçada
Marcelo Soares Calçada
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1087
Idade : 57
Localização : Pechincha - Jacarepagua - Rio de Janeiro
Moto : Laser 150cc
Data de inscrição : 18/05/2008

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Henri-Sanfer Ter Jan 20, 2009 7:32 am

Xello, então vc esta regulando o seu freio de maneira errada.

Porque até dentro da cidade o correto é deixa a roda solta. Claro que o freio deve estar bem regulado, mas a roda não deve ficar presa.
Henri-Sanfer
Henri-Sanfer
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 81
Idade : 41
Localização : Aracaju / SE
Data de inscrição : 13/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Speed Ter Fev 03, 2009 1:41 pm

[quote="tonywalker"]
Atenção pessoal! Esta dica está relacionada com um item de segurança da moto.
Ela pode melhorar o desempenho e o conforto ao corrigir um problema de revisão da moto.
Portanto ao realizar os ajustes aqui descritos faça com responsabilidade, e teste a moto em um local sem trânsito antes de andar em vias movimentadas. Wink Com segurança não se brinca.
Se não se sentir a vontade, leve a moto na oficina DAFRA e peça o ajuste ao mecânico, é um direito seu.

Olha pessoa, vcs num têem idéia da importância deste tópico.
Eu fiquei desesperado ao ver minha moto perdendo força rapidamente num trajeto que eu "diariamente" faço de 5ª marcha, quase que foi preciso eu botar a 3ª, só pra vcs terem uma idéia do quanto o freio tava travando a moto.
Eu fiquei muito nervoso na hora, pois era horário de "pico". Ai eu percebi que o freio estava alto e muito duro. Ai eu supus que o freio estivesse freando sozinho, sem falar no barulho que a moto estava fazendo, pois eu tava forçando muito.

E vejam só, tudo isso pq ao tirar a folga da corrente e centralizar a roda, eu apenas ajustei o freio, e esqueci do outro ajuste. Num deu outra amigos, na hora em que eu saí com minha esposa eu num andei 4 km e a moto começou a perder rendimento e graças a ajuda do Tony e dos colegas aqui eu regulei o ajuste do freio e pedal, uffa!! que alivio, pensei que fosse o motor!!!
Speed
Speed
Forista
Forista

Número de Mensagens : 229
Idade : 41
Localização : Teresina - PI
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 31/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Speed 150

Mensagem  neo_ext3 Sex Mar 06, 2009 1:04 pm

Pessoal, parabéns pelo fórum....... Muito bom..... Tenho uma moto bem antiga e to pesquisando pra trocar..... Gostei muito das condições da Speed 150, mas olhei já me falaram que ela consome muito, vi um comentário dela MotoSpace
E fiquei com um pezinho atrás, que vcs acham, vale a pena? Ela bebe muito mesmo? Valeu Wink

neo_ext3
Novato
Novato

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Rafael.RS Sex Mar 06, 2009 2:35 pm

bom velho a minha ta com 6,000 e a media q ela faz é de 32 a 34 por litro .. sei la eu acho q ta bom o desempenho da minha ao menos
Rafael.RS
Rafael.RS
Novato Avançado
Novato Avançado

Número de Mensagens : 90
Idade : 40
Localização : Rio Grande do Sul / Porto Alegre
Data de inscrição : 08/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  BOOMERANG Sex Mar 06, 2009 5:15 pm

neo_ext3 escreveu:Pessoal, parabéns pelo fórum....... Muito bom..... Tenho uma moto bem antiga e to pesquisando pra trocar..... Gostei muito das condições da Speed 150, mas olhei já me falaram que ela consome muito, vi um comentário dela MotoSpace
E fiquei com um pezinho atrás, que vcs acham, vale a pena? Ela bebe muito mesmo? Valeu Wink

Olha amigo Neo...única coisa que tenho pra te dizer é que a minha speed nunca me deixou na mão...faz 30km/litro na cidade...tem design...e é completa!!!!
Agora, se alguem te disse que ela bebe muito, uma Titan na mão dessa pessoa tbm vai beber bastante, ou mesmo uma FAN, ou uma YBR...
Tudo se depende de como acelera!!!! Pense bem, se comprar uma Speed vc não vai se arrepender!!!!!
BOOMERANG
BOOMERANG
Forista
Forista

Número de Mensagens : 102
Idade : 57
Localização : SÃO PAULO-SP
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 22/01/2009

http://www.start-tuning.fotoflog.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  fulô Sex Set 11, 2009 2:16 pm

Obrigado Tony,

A roda realmente tava um pouco presa (rodando com a mão)

soltei o freio e agora tá blz, é claro que tem freio, mas abaixei um pouco...

Agora é a roda dianteira...srsr... vou procurar um tópico...srs
fulô
fulô
Forista
Forista

Número de Mensagens : 101
Idade : 49
Localização : Caculé-Bahia
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 18/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  joao vitor(speed preta) Sáb Out 03, 2009 7:48 pm

me ajudem minha speed ta fraca quando coloca carona, como regular o freio
?

joao vitor(speed preta)
Novato
Novato

Número de Mensagens : 10
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 30/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  jeff Dom Out 04, 2009 7:44 pm

Bom,

Antes de regular o freio, regule a suspensão para a dureza máxima.

Se mesmo assim não resolver, afrouxe um pouco aquela porca que fica na vareta do freio traseiro.

Qualquer dúvida, dê uma lida no manual do proprietário, que lá explica direitinho.

Inté,

Jeff
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  maromali Seg Fev 08, 2010 6:39 am

Gostaria aqui de repassar o problema que tive com o freio traseiro. A minha speed 150 chegou finalmente nos 1.000 km rodados e tive que levar para a primeira revisão. Tudo bem. A moto macia, econômica e lubrificada. Depois de pegar minha mulher no serviço, notei que a moto estava amarrada, eu já sou pesado e com a minha mulher na garupa, a moto não passava dos 30 Km/h. Primeira, segunda...primeira, segunda.... deixei ela no cidade e voei (ou quase) para a loja da Dafra. Chegando lá expliquei o problema e na hora resolveram. Quando levei para a revisão, eles regularam o freio traseiro de acordo com a regulagem padrão de fábrica, mas o certo, é regular o freio de acordo com o peso do motorista, porque que com o peso, o eixo traseiro desceu em cima do amortecedor e esticou o cabo do freio traseiro, freiando a roda e quase queimando a lona traseira toda. Servi de exemplo. Ainda bem que não aconteceu nada. que susto, seria a 1ª vez que eu teria problema com essa moto.
maromali
maromali
Novato
Novato

Número de Mensagens : 40
Idade : 52
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Convidad Seg Fev 08, 2010 8:38 am

.
. .
Normal meu amigo....infelizmente é normal.Acontece muito aqui no fórum.

Lonas de freio de primeira qualidade alem de frear melhor e ter maior progressividade e durar mais aceitam também uma folga maior na regulagem.

Lonas de freio vagabundas chinesas por terem menor poder de frenagem têm de ficar beeeem apertadas e não deixam muito espaço para regulagem, se você deixar espaço folgando para regulagem ela simplesmente não freia.

Faça como os usuários mais experientes aqui do fórum e troque a lona de freio traseiro que vem na sua moto por uma de primeira qualidade encontrada no mercado paralelo beeem mais barata que na “autorizada”.

Se levar para garantia eles colocam outra IGUAL a que estava.....

A sua vida é mais importante que economizar alguns dinheiros.

Smile


Última edição por affonso em Seg Fev 08, 2010 11:37 am, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  jeff Seg Fev 08, 2010 10:29 am

maromali escreveu:Gostaria aqui de repassar o problema que tive com o freio traseiro. A minha speed 150 chegou finalmente nos 1.000 km rodados e tive que levar para a primeira revisão. Tudo bem. A moto macia, econômica e lubrificada. Depois de pegar minha mulher no serviço, notei que a moto estava amarrada, eu já sou pesado e com a minha mulher na garupa, a moto não passava dos 30 Km/h. Primeira, segunda...primeira, segunda.... deixei ela no cidade e voei (ou quase) para a loja da Dafra. Chegando lá expliquei o problema e na hora resolveram. Quando levei para a revisão, eles regularam o freio traseiro de acordo com a regulagem padrão de fábrica, mas o certo, é regular o freio de acordo com o peso do motorista, porque que com o peso, o eixo traseiro desceu em cima do amortecedor e esticou o cabo do freio traseiro, freiando a roda e quase queimando a lona traseira toda. Servi de exemplo. Ainda bem que não aconteceu nada. que susto, seria a 1ª vez que eu teria problema com essa moto.
Maromali,

Esse é o tipo de coisa que tem que ser verificada por cada piloto. Nós gordinhos somos minoria, e o procedimento é elaborado de forma padrão para atender a maioria da população.

Não conheço nenhuma concessionária de qualquer marca que anote o peso do piloto e, mesmo que o fizesse, esse não é o tipo de informação que chegaria até o mecânico.

De qualquer forma, é melhor perceber que a lona está prendendo e soltá-la, do que deixar o pedal muito longe de acionar o freio e acabar sofrendo um acidente.
jeff
jeff
Jedi
Jedi

Número de Mensagens : 10955
Idade : 63
Localização : Santo André / Biritiba - SP / Florianópolis - SC
Moto : Kansas 150cc
Data de inscrição : 27/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  maromali Seg Fev 08, 2010 11:27 am

Gente valeu pelas dicas....vou pensar sério no assunto. Obrigado.
maromali
maromali
Novato
Novato

Número de Mensagens : 40
Idade : 52
Moto : Speed 150cc
Data de inscrição : 06/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Convidad Seg Fev 08, 2010 11:58 am

maromali escreveu:Gente valeu pelas dicas....vou pensar sério no assunto. Obrigado.



.
. .



Pense mesmo, com a vida, (freio) não se arrisca.!!!!!!

Seja feliz com sua moto.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AJUSTE DO FREIO TRASEIRO Empty Re: AJUSTE DO FREIO TRASEIRO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos